OS BURAQUINHOS DE ROSS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 13 de abril de 2012 - 16:05Colunas Warm Up

OS BURAQUINHOS DE ROSS

SÃO PAULO (agora é assim) – A Coluna Warm Up de hoje, que volta a ser publicada ininterruptamente às sextas, já está no ar. O tema: a engenhosidade de Ross Braws e os buraquinhos em sua asa móvel. Um trecho:

É uma pena que essa história dos dutos instalados a partir de buraquinhos na asa traseira da Mercedes não transformou os carros de Schumacher e Rosberg no que foram os Brawn da primeira metade de 2009. É uma ideia genial, essa de reduzir a pressão aerodinâmica da frente usando uma traquitana que a FIA inventou para diminuir o arrasto atrás.

São as armas de Ross Brawn contra a sofisticação aerodinâmica de Adrian Newey. Três anos atrás, ele inventou os difusores duplos que transformaram carros brancos de uma equipe à beira da extinção em máquinas imbatíveis que conseguiram a façanha de conquistar o título em seu único ano de vida.

Para continuar lendo, clique aqui. E comentem, claro!

20 comentários

  1. Jordhy Khostha disse:

    Disputo um campeonato de F1 virtual(brazucasgp4.com) off-line, e na etapa de sepang, como todos sabem o qualyfing foi em pista seca, porem a corrida com piso molhado, o que e permitido mudar do qualy pra corrida qdo acontece esse fenomeno??? Agradeço e desejo todo sucesso em seus eventos…

  2. Rogério Magalhães Coelho disse:

    NA Brawn, literalmente, o buraco era mais embaixo.

  3. Sandro disse:

    vitoria surpreendente da Mercedes e de Rosberg!
    os pneus aguentaram, nada de se deteriorar rapidamente!
    estou surpreso com a conquista das Flechas de Prata! ^-^ :p

  4. Gustavo Gomes disse:

    Por isso que o Schumacher estava tao preocupado com o carro naquele video que o Flavio postou no GP da australia.

  5. jorge disse:

    Isso tudo eh algo mto silmples, canos de pvc (tigre) alguns joelhos, veda rosca, e pronto serve para qualquer carro,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  6. Carlos disse:

    O Ross Brawn não inventou o difusor duplo. Ele mesmo admitiu que foi criado por um japonês engenheiro junior da Honda, que teve seu contrato renovado por uma bôa quantia para que não fosse levado por outras equipes. Ross Brawn é um fantástico engenheiro mas seu maior mérito não é “inventar” mas sim saber selecionar o competente pessoal que trabalha sob sua supervisão além de ser um estrategista muito competente.

  7. Lucas disse:

    Poxa, sério que o FG queria que os buraquinhos fizessem da Mercedes a Brawn de 2009? Estamos vendo um dos campeonatos mais equilibrados dos últimos anos, na classificação ontem teve hora em que os dez primeiros estavam separados por uma merreca, o campeonato está sendo liderado por um cara cujo carro é um lixo completo (pelo visto o Massa vai sofrer até pra pontuar esse ano), a Red Bull agora está mostrando suas fraquezas, Lotus e Sauber entraram na briga, e alguém preferia ver um campeonato chatíssimo com uma equipe só dominando? Vá entender…

  8. Marcelim disse:

    O Koba se mexeu….

  9. Raphael Gallo disse:

    É ilegal. Se quem aciona a abertura da asa é o piloto e ela se fecha no momento em que ele pisa no freio – e a abertura da asa é quem faz o duto funcionar -, então se conclui que é o piloto que aciona o duto aerodinâmico, pois este depende da ação daquele. Isso é muito claro… mas, trata-se de Ross Brawn e suas invencionices, coincidência ou não, ao lado do alemão heptavigarista, e vê-se que é mais uma trapaça pra coleção dos dois, algo que começou no longinquo 94 e que todos sabem como terminou…

  10. Eduardo disse:

    Não aguento mais esse picareta fantasiado de Ayrton Senna chamado Bruno…. O cara é ridiculo. O cara dizer que é produtivo ficar 6 decimos abaixo de um Maldonado da vida…Erra toda corrida e vem com desculpa que é normal, que ta aprendendo, que precisa de mais bagagem….. Tomou toco do Petrov ano passado, e esse ano ta tomando toco do Maldonado e do Bottas que é piloto reserva e tem muito menos experiencia do que ele. Até mesmo Hulk e Grosjean tem menos experiencia e tão mostrando muito mais talento…. Para mim ele é abaixo da média e tá só desfilando o Sobrenome nas pistas……. mas esse ano ele se lascou porque tem um carro razoavel e vai ter que mostrar resultado….

  11. A verdade disse:

    Esses buraquinhos da Mercedes servem para compensar a ferrugem dos braços de Vovô Schumacher e a apatia do Nico Rosberg, que como Valentino Rossi também, está padecendo do Mal de Massa, este ano.

    • Lucas disse:

      O mal do qual Rossi está padecendo chama-se “falta de moto” – com a Ducati fica difícil lutar por alguma coisa, prova disso é que o Hayden também não tá fazendo nenhum milagre e terminou a temporada passada sete pontos atrás do Vale. Já o Massa, embora também esteja num carro péssimo, tem um companheiro que não cansa de extrair leite de pedra – coisa que o Massa nunca fez na vida, suas performances são sempre um retrato exato do potencial do carro ou até menos que isso, mas nunca mais. Rosberg é bem melhor que Massa nesse sentido, já que tem 5 pódios com carros fracos (dois com a Williams de 2008, carro que ficou só em oitavo no campeonato de construtores, e três com a Mercedes de 2010, que ficou em quarto). A título de comparação, até Schumacher nunca conseguiu fazer um pódio com um carro que não estivesse entre os três primeiros, então não dá pra dizer que o Rosberg é ruim não – o problema é que ele nunca teve carro bom.

  12. Gerson disse:

    Só peço um carro para disputar de igual para igual com McLaren e Red Bull, na mão do Schumacher.

    Só isso.

  13. mauricio disse:

    FG está mesmo fissurado pelos buraquinhos do Ross (ui).

  14. LUZ PRATA disse:

    boa tarde Gomes e galera.

    para a Lendaria MB; que tem por Lema…O Melhor…ou Nada !!! somente a Vitoria Interessa…se nao fosse esse ridiculo regulamento a la Indy,que padronizou quase tudo,feito para conter sua Tecnologia Anos Luz a Frente de Todos…ela ja teria Vencido logo de Cara…em 98 e 99 ela mostrou ao Mundo seu Fantastico V 10 de Berilio Radioativo que pesava 40 quilos e falava + Alto que Todos,enquanto os motores concorrentes pesavam 90…controles de traçao,estabilidade,frenagem,Incrivelmente Perfeitos…ai ela venceu 98…99… e comtinuaria a vencer todo ano…+ ai veio a Virada de mesa… Padronizar Tudo por Baixo…retirando a Tecnologia Extraterrestre MB da pista…senao seria Covardia…ela Esmagaria Todos !!! quanto a W 03 acredito que neste gp da China ela e Candidata a Pole e Vitoria…se os pneuzinhos de carros populares 1.0 Pirelli suportarem sua velocidade…e os pilotos Acordarem que estao andando de MERCEDES…eles tem Obrigaçao de Honrar a Estrela de 3 Pontas,mais nao e isso que vem acontecendo…1 ponto em 2 GPS e Brincadeira !!! valeu.

    • Pe. Antonio Vieira disse:

      Se fossem assim tão bons, fariam tudo que você diz dentro dos limites traçados pelo regulamento. F1 não é tão simples. Precisa de muita grana, gente e tempo. Vejam os touros vermelhos: contrataram o melhor da aerodinâmica e demoraram quatro anos até fazer o espólio da Jaguar virar algo que prestasse. Daí arrumaram um piloto decente e pronto: taça no armário. Quero ver se a mercedes será capaz de feito similar ao da turma do Didi. Da minha parte, duvido. Embora, como cliente que sou, tenha grande simpatia pela Companhia.

      • LUZ PRATA disse:

        caro Padre Antonio… o Melhor Motor da f 1 atual e o MB…o Fraco V oitinho 2.4 l de hj pesa 95 kilos…veja que retrocesso…seu peso e materiais sao padronizado pela fia…o Melhor e + eficiente kres e MB…todo o equipamento da MB/F1 e Bem Superior aos demais…so esta faltando o Chassi…e o da W 03 ja mostrou Grande Evoluçao…eu acredito em Vitorias ja este ano…Grana $$$ e Tecnologia para evolui-lo…nao falta… vc que conhece e e proprietario de carros MB,como eu,nao deveria duvidar que as Flechas de Prata voltaram para dar PAU Geral…e nao para fazer numero no grid…valeu.

  15. Marques disse:

    Torço pelo sucesso da Mercedes pois gosto da marca, mas principalmente para que ela permaneça na F1. Sua saída como equipe seria ruim para a categoria. Quantos aos pilotos, Rosberg não importa muito haha, e não torço pelo Schumacher (apesar de admirá-lo como grande piloto que foi e que é. Assim seria legal vê-lo conquistar melhores resultados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>