TEM DE GOSTAR MUITO

SÃO PAULO (pau neles, claro) – O e-mail que recebi do Luiz “Guima” Guimarães ontem mostra como é a vida de quem gosta de automobilismo em São Paulo. E explica por que as arquibancadas de Interlagos vivem desertas no Campeonato Paulista. Segue:

Flavio, boa noite.

Estive sábado em Interlagos, com meu filho, minha nora e minhas netas. Sou o “talvez pai” da frase abaixo, extraída do comentário de Bernardo Costa (19:47) no seu post “P 11”. “Havia um homem que levou a família, mulher e duas filhas, e foi o maior responsável pelo aumento do público. Depois chegou um senhor amigo dele, talvez o pai.”

O passeio teve dois momentos distintos: as corridas e a revolta. Quanto às corridas, tudo de acordo com a expectativa. Assistimos à Força Livre (grid decepcionante, 10 carros!), à Classic Cup (belo grid, belo desempenho do Meiano e do Puma vencedor, depois de bela disputa com o Maveco). As netinhas adoraram tudo e gostaram muito do Meianov. Na sequência, assistimos à Formula Vee e à tomada de tempos do Brasileiro de Marcas – belos carros de verdade (ao invés dos chassis tubulares e bolhas da Stock), pena que não usam os motores correspondentes às marcas…

Quanto à revolta: frequento Interlagos desde a década de 50, como aficionado. Entre 1989 e 1993, fui “paitrocinador” de meu filho, nas categorias Speed 1600, Turismo “N”, Turismo “A” e Força Livre até 1.600. Na época, as arquibancadas não ficavam lotadas, mas também não eram desertos de concreto.

A revolta começou quando um segurança nos impediu (gentilmente, é bom ressaltar) de estacionar de ré (porta-malas aberto, se chovesse as crianças teriam um abrigo) na área fronteiriça ao portão 2, altura da faixa de entrada dos boxes. Motivo? “Não é permitido, senhor”. Suponho que estaríamos perturbando o enorme público presente. Ok, vamos estacionar na área das quadras, à esquerda do portão 7. Afinal, estamos aqui para nos divertir e não nos aborrecer por um detalhe tão pequeno. Mas chegou uma hora que as meninas pediram para “fazer xixi”. Sem problemas, basta ir ao banheiro, certo? Errado! O banheiro existente estava fechado a cadeado. Nisso chega outro segurança, de moto. Pergunto se ele tem a chave ou sabe quem tem. “Não, senhor, banheiro, só nos boxes”. Ou seja, o público, que era de 19 pessoas, se fosse de 190 ou 1.900, que se vire. Por sorte, meu filho, macaco velho de Interlagos, levava no porta-malas um peniquinho de quando elas eram menores. Colocamos o tal peniquinho atrás do prédio do banheiro. É um lixo só.

Desculpe-me pela extensão deste e-mail, mas esses fatos, aliados aos demais já conhecidos — falta de promoção, interesse único dos clubes em faturar com inscrições e carteirinhas, total descaso dos administradores do autódromo com sua conservação (só realizada por ocasião da F-1, assim como a “maquiagem” do entorno do autódromo e das vias que a ele levam) etc, etc — servem para afastar cada vez mais os admiradores do verdadeiro automobilismo. Como dificilmente algo será feito para reverter a atual situação, só nos resta “botar a boca no trombone” através dos meios que dispomos. Seu blog é um deles.

Forte abraço e, mais uma vez parabéns pela sua tocada de ontem com o Meianov. P11 merecida.

Luiz Guimarães

O Fabiano, filho do Guima, conta mais um pouquinho com outras fotos aqui. Nem é preciso me estender demais. Apenas acrescento que as coisas pioram quando temos, agregadas ao Paulista, provas de categorias nacionais, como o Brasileiro de Marcas. Elas restringem o acesso aos boxes e paddock, onde o parco público tem alguma estrutura e diversão, onde há alguma vida, sem oferecer, do lado de lá da pista, nas arquibancadas, o mínimo necessário para que se possa assistir a um treino ou corrida. É como se o público de arquibancada atrapalhasse. O automobilismo paulista faz questão de ser secreto.

Não vejo luz no fim desse túnel.

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Rafael Vieira
11 anos atrás

Pessoal, certa vez gastei algumas linhas debatendo com um outro reporter essa mesma questão, pois realmente me senti agredido quando vi um post dele dizendo que o brasileiro tem “Interesses Artificiais” no automobilismo. Expliquei exatamente a situação e foi usada a tosca comparação com futebol, onde abandonei a discussão, pois é o caminho mais fácil para aplicar a culpa em nós Fãs de Automobilismo. Todavia segue o link dessa conversa alguém esteja curioso em ver: http://www.totalrace.com.br/blog/brunovicaria/2011/08/19/interesses-artificiais/

Abraços e é realmente triste o futuro do automobilismo nacional.

Enko
Enko
11 anos atrás

ainda bem que ele e sua péssima administração irão embora no fim do ano, e podemosa contribuir e muito para que isso aconteça, não votemos no partido que ele apoiará.
nunca na história deste municipio tivemos um prefeito tão estrela e incompetente.
gostaria de saber dele porque colocar coronéis nas subprefeituras e cargos de confiança em detrimento aos, funcionários, de carreira?
no que esses senhores aposentados da PM são melhores?
atéw hoje não descobrimos quem é a primeira dama; ou damo

Marcão
Marcão
Reply to  Enko
11 anos atrás

Enko???
Dizem as “”boas linguas por aí na grande SP. que!!!
Ele é a grande, no joguinho de damas…

Enko
Enko
Reply to  Marcão
11 anos atrás

boa essa marcão, o pior é que dois dos candidatos a prefeito tambe´m jogam dama, um deles, aquele do partidão eu vi pessoalmente fiscalizando uma reciclagem de lixo e digo aquela cocacloa é fanta, uva

borduna
borduna
Reply to  Enko
11 anos atrás

Enko, eu também não consegui saber os verdadeiros motivos dos 30 coronéis (PM) da reserva na direção das subprefeituras da nossa metrópole (30 de um total de 31 subprefeituras) pois em todas as notícias que li a respeito (bom, foram 3 vezes e sempre no mesmo jornal, não sei de outros) essa história não era discutida ou sequer comentada, apenas mencionada.
imagino que deva haver alguns motivos obscuros para isso, e também vejo como uma forma dos policiais militares incorporarem um poder político na administração da cidade, que antes não tinham.
sabendo-se que há na corporação soldados vinculados ao crime (veja os recentes e numerosos casos de assalto com participação estratégica de PMs), e que de modo geral as punições a esses ‘elementos’ são brandas – por um natural corporativismo inerente às atitudes dos comandantes – o que sinto a respeito é temeridade apenas.

imagino se esse sujeito chegar um dia à presidência da república, vai cooptar todas as polícias militares do país. PQP! militares (e policiais) de volta ao mando do país, através dum picareta populista eleito democraticamente – nós brasileiros não merecemos isso.

Marcão
Marcão
Reply to  borduna
11 anos atrás

Nós não merecemos mais “”pensar” em reviver aqueles dias…
Nunca mais….
Então quanto ao coronelismo nessas “””empresas”””é que::
Dizem que certas “”damas”” tem uma forte queda por fardas….
Será esse o causo??????
Enko!!!
Acertou na mosca, pousada na fanta, ”uva”

borduna
borduna
Reply to  Marcão
11 anos atrás

acho difícil tal ‘admiração’ ser o único motivo para essa nova forma de ‘coronelismo’ – faz pensar em motivações masi torpes, criminais mesmo.
e quanto á ‘não-intenção’ de obter poder político, dois ex-comandantes da corporação vão se candidatar a vereador na metrópole este ano – um deles ex-comandante da ROTA, indivíduo com 36 mortes e 8 processos no currículo.

roberto zullino
roberto zullino
11 anos atrás

confesso que fiquei chocado com o episódio contado pelo Srs. Marcão, Luiz e Fabiano. um dos projetos da Formula Vee é o de levar gente para o autódromo, temos falado com muita gente sobre isso, agências de propaganda, empresas e sentimos que há uma possibilidade de um programa de divulgação facilmente financiável usando ferramentas simples de divulgação e marketing.
agora com esse tipo de relato é melhor parar tudo, não vamos enganar as pessoas e atraí-las a uma armadilha. não queremos convidar um monte de gente e fazê-las passar por sofrimento ao invés de se divertirem. como pudemos ser tão ignorantes a ponto de sequer desconfiar de uma coisa dessas? mera arrogância de quem está do lado de dentro da cerca, acho que nos comportamos como Marias Antonietas.
sinceramente, não achamos ser a obrigação dos organizadores de fazer marketing ou divulgação, estou me referindo à Fasp/Clubes, deixemos que organizem as corridas e isso fazem bem com um ou outro pecadilho, mas fazem. Tanto não achamos que fomos fazer de moto próprio a divulgação e o marketing das corridas e mais dia menos dia teremos sucesso, mas nosso projeto está abortado enquanto não se resolver essa história da arquibancada. as corridas são um espetáculo não cobrado, é aberto ao público, o mínimo que a prefeitura teria que fazer é ser decente e ter um comportamento decente tratando dignamente seus munícipes que resolverem ir ver ou fazer outra coisa dentro de um Parque Municipal como qualquer outro.
essa é a coisa prioritária agora, achávamos que a arquibancada era aberta e mantida, nos enganamos redondamente. acho que o que temos a fazer é procurar a SPTuris e colocar essa coisa a pratos limpos antes de fazer algum trabalho de marketing para levar público ao autódromo.

Marcão
Marcão
Reply to  roberto zullino
11 anos atrás

Mesmo com esses problemas Sr. Roberto, continue com o projeto de levar mais gente para o templo nos regionais, principalmente…
O esporte precisa de gente lá, nós precisamos de gente assistindo esses eventos…
Á maneiras sim, sempre á!!
Nem que seja nescessário negociar na locação da pista e box uma parte das arquibancadas….
Conte com agente se nescessário, o autodromo, é nosso o nosso “quintal”, nossa sala de “estar”.. Estão precisando mesmo de uma reforma.
Então..
Vamos partir pra reformar o que tá estragado….

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  Marcão
11 anos atrás

Marcão, não abro mão de princípios e nem do que acredito nem por decreto, tenho 63 anos e não vai ser agora que vou mudar. Muita gente não me topa, mas não vim ao mundo para agradar, vim para fazer o que acho certo, eu disse acho, não significa que seja o certo, é o meu certo.
Separo muito bem a parte da organização, Fasp/Clubes, a arquibancada não é problema deles, fazem muito bem de não alugar e serem explorados pela SPTuris. No final, a conta sempre sobraria para os pilotos. A Fasp e Clubes organizam as corridas, calendário, segurança, serviço médico, sinalização e mais um monte de coisas que são necessárias para uma corrida. Corro há muitos anos e valor de carteirinha e inscrição é dinheiro que pago rindo. Prefiro pagar e saber que se estiver virado com o carro pegando fogo vem alguém me acudir e apagar. Nessa hora, o preço da inscrição vira irrisório, quem não tem R$ 1000 por ano para pagar uma carteirinha, dá menos de R$ 100 por mês, e R$ 550 a R$ 1000 para para pagar de inscrição por corrida é melhor não se meter a correr, carro de corrida anda com dinheiro e não com gasolina. Se os caras ganham dinheiro com isso melhor, vão trabalhar para não perder as receitas, assim que o mundo funciona, saco vazio não fica de pé.
A promoção e divulgação não é problema deles, nesse caso é nosso, nós da Formula Vee somos os promotores das corridas e é nossa obrigação divulgar e fazer o marketing da categoria que é o que fazemos a duras penas e praticamente sem dinheiro. Temos que fazer isso para arrumar patrocinadores. Pergunta se dividimos receitas de patrocínios com a Fasp e Clubes? Claro que não, nunca vi piloto, equipe ou categoria patrocinada dar dinheiro para a organização. Deu para entender? Cada um na sua.
A Lei da Cidade Limpa nos causa muita dificuldade, antigamente simples faixas na 23 de Maio resolviam, hoje não pode mais. Não reclamamos, vamos encontrar um jeito de chamar público, anúncios no Metro estão sendo estudados. Tenho vergonha de convidar um patrocinador e o camarada ver que nem mendigo se abrigando da chuva tem na arquibancada.
A Formula Vee é uma categoria diferente, 25% das receitas de patrocínio da empresa Formula Vee Brasil Ltda tem que ir para os pilotos que são os astros do show. Foi o que fizemos quando promovemos a Copa Mobil em Piracicaba, separamos R$ 6 mil e demos como prêmio aos pilotos. Podíamos ter ficado com o dinheiro, mas escolhemos distribuir. Se não temos receita de patrocinadores, e geralmente não temos, fazemos questão de ter a Sala 107 para nossos pilotos e suas famílias, lá colocamos sanduíches a metro, água e refrigerantes, pagamos do bolso e não reclamamos de nada, eles merecem pelo sacrifício que fazem. Temos pilotos ricos e pilotos remediados que gastam o que não podem, mas fizemos uma categoria para gastar pouco e por essa razão conseguem realizar seus sonhos. A Formula Vee não é categoria escola, não é diversão, não é nada disso e ao mesmo tempo é tudo isso, quem não for bom na Formula Vee pode ir jogar peteca, daí para a frente não vai ser bom em nenhuma categoria de carro. Foi feita para que as pessoas realizem seus sonhos, apenas isso nos move. Se nossos pilotos dão show virando em 2:04 é mero detalhe. Por mim se virarem em 2:24 tanto faz, o que quero é gente contente por ter andado de monoposto em Interlagos. Aliás, me preocupa muito o nível de desempenho e competitividade da Formula Vee, o Ernesto tem nos ajudado muito nos briefings e direção das corridas, os briefings da Formula Vee não são nem um pouco agradáveis aos pilotos, como também não são as vistorias severíssimas, já houve caso de se desmontar motores até o último parafuso. Punições são muito severas, quem corre de roda aberta tem que levar porrete se fizer besteira.
Agora, não abro mão de meus direitos como cidadão desta cidade, não quero nem saber se tem corrida ou não, aquela merda de arquibancada vai ter que ser mantida e os banheiros abertos nem que seja na marra.
No meu entender é direito dos cidadãos paulistanos entrar no Parque Municipal e sentar na arquibancada e assistir o que estiver passando, pode ser corrida de cachorro que tanto faz, ou mesmo não estar ocorrendo nada, é nosso direito ficar bundando na arquibancada meditando sobre a vida ou fazer um cooper nas ligações externas da pista. O que não pode é a prefeitura não colocar a estrutura do Parque Municipal à disposição dos cidadãos. Aqui não estamos falando de corrida de carro, estamos falando de cidadania, coisa muito diferente.
Vou lá dar uma de palhaço e gastar o pouco que temos para fazer marketing das corridas e atrair público? Só se fosse doido. Vem o público e não tem a menor estrutura porque a SPTuris alega que a arquibancada não foi alugada. E daí? Justamente por não ter sido alugada a obrigação deles de manterem o Parque Municipal não cessa. E se um grupo de 1000 pessoas resolvesse ir apenas meditar na arquibancada? O Parque está lá para isso, para os cidadãos fazerem o que lhes der na telha. Se tem corrida ou não é detalhe.
Saindo do Parque Municipal vemos que a prefeitura não está à altura de suas tarefas. Onde estão os banheiros públicos em nossa cidade? Isso mostra a falta de civilização que há aqui. Eu trabalhei há muitos anos na Emurb, Metro, CET e sei como funciona, outro dia me admirei que uma estação da Linha Norte Sul que conheço como a palma da mão não tinha banheiros. Um absurdo, conheço o projeto de cor, sumiram com os banheiros, um acinte. Se bem que Metrô é do governo do estado, mas a prefeitura pode obrigar a que mantenham banheiros funcionando, a prefeitura tem autoridade para fechar a estação e impedir o funcionamento.
Lamentavelmente, a frase do Dr. Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, um grande fdp, mas que sabia das coisas, ainda é verdadeira: “Somos um país de botocudos”, os governantes são os piores. Iremos para o fim do mundo em 2012 sem nunca ter passado pela civilização.

Marcão
Marcão
Reply to  roberto zullino
11 anos atrás

Pode contar comigo pro que der e vier!!
Entendi seu recado..
Espero que mais pessoas tenham entendido o assunto
“””Cidadania”””
E apoiem também…..
Pode ter certeza que no próximo regional procuro vc lá nos boxes da Vee…
Ai a gente troca umas idéias… Se assim vc permitir, é claro!

BSL
BSL
11 anos atrás

Acabei não lendo os demais posts, vou apenas deixar um comentário (pessimista). No dia que não houver mais F1 em Interlagos, a pista estarrá condenada assim como foi a pista de Jacarepaguá no Rio.

roberto zullino
roberto zullino
11 anos atrás

Acho importante essa contribuição do Luiz e do Fabiano, é um relato desconhecido por quem está nos boxes. Para nós as arquibancadas e o resto sempre estiveram abertas inclusive os banheiros.
Ao meu ver e dentro da lei orgânica do município Interlagos é um Parque Municipal como o Ibirapuera, o fato de ter uma pista é detalhe, cabe à prefeitura a operação e manutenção desse Parque, inclusive dando comodidades aos frequentadores como o faz em outros como o Ibirapuera e Aclimação.
Vamos entender, antiga administração da SPTuris inventou uma tabela onde cobra por assento, todas as partes do Parque são alugadas separadamente. A tabela é um primor de “non sense”, feita por “pilotos de escrivaninha” da SPTuris.
A Fasp fez muito bem em não alugar as arquibancadas. Teria que pagar uma fortuna por assento existente seja ele ocupado ou não, “do the math”, são milhares de assentos que teriam que ser pagos ocupados ou não. Fora que o inquilino ainda teria uma enorme despesa com banheiros e segurança.
A Fasp aluga apenas a pista e os boxes e lá coloca estrutura nos banheiros, o papel e o sabão são colocados pela Fasp/Clube, se são bons ou ruins se discute depois.
A continuar a tabela da SPTuris jamais haverá um maluco que alugue as arquibancadas. Ao meu ver se as arquibancadas não foram alugadas cabe à prefeitura abrir os banheiros e colocar equipamentos dentro dos mesmos e segurança no Parque Municipal, abandonar simplesmente é crime de prevaricação, se a Prefeitura não alugou não cessou sua obrigação de cuidar dessa parte do próprio municipal, inclusive o de dar conforto aos frequentadores que podem nem estar interessados com corrida, podem estar andando de bicicleta ou fazendo cooper. O inquilino da pista não alugou essa parte, não tem nada a ver com isso, a prefeitura que cuide do que é seu e de seus munícipes como o faz com outros Parques Municipais. A parte não alugada continua fazendo parte da responsabilidade da prefeitura e não do inquilino que não a alugou. Estou me referindo à arquibancada.
Isso posto vamos ao que fazer. Estou imaginando um plano onde haverá uma entidade pluripartite. É apenas uma “ação entre amigos” para fazer pressão e fazer a prefeitura cuidar do que é seu e oferecer conforto aos contribuintes, é apenas fazê-la cumprir suas obrigações. Se os munícipes vão ver corrida ou contemplar a paisagem é irrelevante, a arquibancada está lá, é da prefeitura, tem que estar aberta e cuidada pela sua proprietária que é a prefeitura.
Ao meu ver é assim que se resolvem os problemas, separando-os. Os problemas já estão identificados e tem uma síndrome de Tostines, não vai público porque se não se divulga e não se divulga porque se for público será um desastre pela falta de estrutura mínima. Pelo relato apenas uma família de menos de 10 pessoas já teve que passar agruras mesmo tendo a arquibancada apenas para si. Imaginemos 1000 famílias, seria o caos.
Estrutura existe e de razoável qualidade, mas de nada adianta se ter bons banheiros por exemplo se os mesmos ficam trancados. O que está acontecendo não tem nada a ver com corrida de automóvel, que é um mero detalhe, imagine se fechar os banheiros do Parque do Ibirapuera simplesmente por achar que a entidade que alugou a Bienal teria obrigação de cuidar dos banheiros de todo Ibirapuera mesmo que estejam a kilômetros de distância, é isso que acontece em Interlagos. Em Interlagos é o que a SPTuris e a Prefeitura fazem, alugam a pista e os boxes que são cuidados pelo inquilino e por causa disso a Prefeitura e a SPTuris abandonam o resto.
Se a Fasp e outras entidades esportivas pensam só em carteirinhas ou inscrições é outro problema para ser discutido em outro forum. Misturar arquibancadas com organização de corridas é a melhor forma de não resolver o problema. A prefeitura tem que cumprir suas obrigações dentro de todos os Parques Municipais, Interlagos é apenas mais um deles.

marcão
marcão
Reply to  roberto zullino
11 anos atrás

Então tá.. Entendi!!!
O negocio é a famosa tabela de locação, é isso!!!
Essa prefeitura viu!!!!
Esse prefeito vô te coontá!!!
Essa SPTuris, que coisa!!!
Vamos falar de numeros então, qúe é o que tá interessando muito pra esse povo prefeitural…
O Sr. poderia nos dizer quanto a prefeitura cobra de aluguel da pista e box??
Depois desse valor, podemos fazer as contas de quanto se arrecadou neste fim de semana pelo clube organizador…
Sim, já que quem organiza não fala de dindim por é falta de educação falar em dinheiro recebido, né!!!
Poderiamos calcular pelo montante de carros envolvidos no final de semana…
Há um detalhe daqueles sem importancia nenhuma..
Teve etapa de Brasileiro!! Tanto aluguel quanto inscrição são mais caras nesse caso… É vero isso????
Ai a gente vai saber quem tá recebendo de quem e quanto….
Saberemos também que com ou sem banheiro tem gente ganhando e muito com isso tudo…
A prefeitura sabe, a Fasp sabe, os clubes sabem, a SPTuris também sabe..
E todo mundo fica mudo nisso de dindim…
Por que???
Porque recebem alguma gorja por fora? É isso!!!
Puta polemica essa do regional e pior é que não tem fim isso, entra ano sai ano é a mesma ladainha….
É Máfia, só pode ser…. Nenhum orgão é tão incopemtente ao ponto de nunca saber do movimento de grana viva por lá nos fins de semana…
Sr Roberto uso seu texto, para perguntar á quem tem a obrigação de responder por essas e outras tantas perguntas não repondidas….
Nem sei quem é o sr., mas já ouvi seu nome lá no templo….
A verdade é que algo precisa e deve ser feito, a respeito dessa bandalheira toda..
A prefeitura´não se mexe porque alugou, o clube ou a federação, diz que aluga só um pedaço do bolo todo..
E a administração do autodromo, o que fala a respeito disso tudo…
Fica calada, como sempre…
Sei
Melhor, sabemos bem de como são essas coisas de quanto pior melhor….

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  marcão
11 anos atrás

Acho que aqui não é o post para discutir quem cobra o quê e quem ganha o quê, vamos separar os problemas. Estamos discutindo da cerca para lá e não da cerca para cá. Misturar os problemas é a melhor maneira de não resolvermos.
O motivo do post é para discutir algo que me interessa e muito, é da cerca para lá, as arquibancadas e sobre elas é que devemos falar. Assuntos como organização de corridas podem ser discutidos em outro post se o blogueiro dono do espaço assim o quiser.
O inquilino alugou apenas uma parte do Parque Municipal, se faz corridas ou terreiro de macumba, se ganha ou perde é irrelevante. O que não pode é a prefeitura abandonar a parte que não foi alugada, bem grande por sinal.
É inadimissível que mesmo uma pessoa que odeie o automobilismo não possa fazer um cooper em um Parque Municipal porque encontrará banheiros fechados, independente de gostar disso ou daquilo tem que ter a coisa pública à sua disposição e funcionando direitinho. Que eu saiba, o Parque do Ibirapuera e o da Aclimação não tem pista e nem por isso não tem banheiros e outros equipamentos.
Aquilo é coisa pública e tem que estar à serviço da população independente do que esteja acontecendo dentro.

marcão
marcão
Reply to  roberto zullino
11 anos atrás

Sr. Roberto, conheço bem do problemaa em questão, o da cerca pra lá!!!
Sou freguentador do templo desde sei lá quando..
Nesses ultimos tempos tenho levado minha netinha sempre que ela quer, só que da ultima vez foi terrivel….
estavamos andando por lá, ora vendo algum treino ou corrida ora passeando mesmo, pra que ela trocasse um pouco de ares. Afinal é uma criança ainda, precisa mudar a distração de tempos em tempos durante um dia…
Nessas idas e vindas pelos caminhos do templo algo que comemos fez muito mal para a menina…
Corri com ela até um banheiro próximo, estava fechado, e ela aquentando.. Achei uma senhora ali perto dos banheiros femininos embaixo das arquibancadas. Contei rápidamente o caso, pedi a chave do local, e nada da senhora (que é funcionária do autodromo) me atender..
Conclusão: A neta não aquentou e…. Bom, ainda bem que tem um hotel ali perto, lá minha neta tomou um banho, se enrrolou numa toalha do estabelecimento, e voltamos pra casa.. Minha sorte e a dela é que estavamos de carro naquele dia, muitas vezes vamos de trem, pois depois do passeio pelo autodromo vamos até o shopping do parque da xuxa, pra ela se divertir um pouco mais…
É isso senhor, esse problema é um velho conhecido de quem freguenta o templo, e desde a muito tempo mesmo…
ano passado por ex: nosso prefeito jurou de pé junto de que as reformas efetuadas eram mais estruturais e de aparelhamento, tais como logradouros, banheiros, arquibancadas etc…
mas cade os tais banheiros? estão fechados com cadeados.. cade as tais arquibancadas novas? Essas permanecem fechadas com os mesmos cadeados…
Ou o prefeito é um zombador de primeira ou eu é que não entendo patavina de nada do que diz ele…
Bom, falo no dindim pois acho inadimissivel tanto dinheiro gasto por pilotos e equipes pagando esse monte de taxas dentro das dependencias do templo para seu uso .. E o que esse pessoal ganha em troca? Nada.. Afinal carro de corrida, macacão de piloto normalmente estampa a marca de patrocinadores, e esses precisam ser vistos….
Esse é o motivo de que acho sim que o dinheiro investido por lá, seja motivo para uma ampla discussão dos problemas do lado de cá!!!
Afinal, se não tem o lado de cá, pra que patrocinador, não é?
Só que esse raciocinio não vem de pilotos e de equipes, vem de quem administra o local, não impotando muito se é a SPTuris, a Prefeitura de SP. ou quem quer que seja..
Fato é que: Tá mal cuidado fisicamente, e sempre está, está mal administrado, sempre esta,, também…É mal gerido financeiramente também….
Bastando ver por ex: que pro lado de lá, pra quem está a pé, calçadas recentes estão rachando, estão obstruidas com entulhos ou pedras deixados por quem as construiu, já estão faz um tempão,, Me refiro aquelas construidas entre o portão do Kartodromo e o portão principal…..
Mas é isso, se não misturar os dois casos o sr. acha que teremos a solução dos problemas encontrados por quem usa o complexo pro lado de lá??
Se assim for conte comigo.. Mas e se não for???

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  marcão
11 anos atrás

meu caro, sua história de horror merece ser contada. é inadimissível se ter um acontecimento desses em um Parque Municipal. isso é de dar vergonha.
a prefeitura de uma das maiores cidades do mundo, riquíssima por sinal, apesar da miséria da desigualdade social, trata seus munícipes como gado. é nessas coisas que não aparecem que se vê a arrogância e descaso do poder. sem dúvida votamos muito mal e há muito tempo, são paulo coleciona os piores bandidos do mundo e que foram eleitos prefeitos.
como disse antes, tanto faz o que está ocorrendo da cerca para dentro, Interlagos é um Parque Minuicipal e tem que ser mantido para desfrute dos munícipes.
a SPTuris tem que aprender que ela existe para administrar um Parque, para isso tem uma enorme estrutura, eufemismo para cabidaço de empregos, basta analisar a folha de pagamento disponível em seu site. o que exigir de uma empresa que ganha para administrar um carnaval e deixa sumirem com as notas, esse foi o desrespeito máximo com as pessoas.
detesto carnaval, mas é um crime se jogar fora o trabalho de muita gente que se sacrificou para fazer carros alegóricos e fantasias, além de desfilar na avenida. uma reles nota, mesmo que baixa, é o mínimo que mereciam, ou seja, saber se foram bem ou foram mal.

Marcão
Marcão
Reply to  roberto zullino
11 anos atrás

Sr. Roberto, procurei e descobri que o Sr. é um dos que nos protagonizam a formula Vee..
Muito legal por sinal, e vem provando a cada etapa que automobilismo não se faz só com muito dinheiro, claro é nescessário o capital mas não como se divulgam por todos os lados.. Basta ver o sucesso alcançado por esse empreendimento.. Digo sempre que no regional só se salvam as corridas de classic. Agora tenho dito em posts mais recentes que temos a Formula- Vee também…..
Voltando ao assunto em questão, realmente isso aconteceu mesmo e me deixou até envergonhado na época, fiquei revoltadissimo com esse acontecimento, cheguei a procurar a administração do autodromo na mesma semana, deixei vários recados, só que ali nunca tinha ninguem ou responsável pra falar comigo sobre o assunto…O tal do velho cabide de empregos….Mesmo assim deixei por escrito minha reclamação, fui orientado por um amigo para que fosse até o DP lá fora pra prestar algum tipo de queixa sobre isso..Depois vi que nada seria resolvido por ninguem.. Deixei pra lá… ainda assim depois desse problema todo vivido ela , a netinha ainda pede que a leve até lá, já voltou a ver um regional, acho que foi a segunda etapa..
E toda vez que sou convocado pra trabalhar como voluntário em interlagos tenho que sair de casa por volta das 5,15 da manhã.. Parece que ela precente que estou indo para o templo e acorda e pede que eu a leve pra trabalhar comigo…
É uma paixão que ela recebeu do vô, não da pra explicar…
E sei também que esse pessoal todo que hoje tem alguma ligação com a administração do templo vão deixar um dia essas atribuições… Espero que seja logo, e quem receber essa missão seja dígno da história do nosso querido templo, que faça por merecer essa posição, e que resolva problemas simples como esses.. Afinal aparelhado está e sempre esteve o autodromo.. O único problema mesmo e de gestão, é de administração.. O que falta ali é simplesmente bom censo nas atitudes mais simples…Á arrogancia e prepotencia estão acima dos direitos mais básicos do cidadão, esse é tratado como de 3 classe, como eram tratados na época da recessão que vivemos no passado…
Mas é isso..Uma hora ou outra as coisas mudam, tomara que pra melhor… Eu acredito muito no esporte com esporte…
O esporte e as pessoas de bem que vivem dele ou pra ele vivem merecem ter gente ligada diretamente com ele para geri-lo com a dignidade merecida..Principalmente o nosso “Templo” O autodromo de Interlagos, o Autodromo José Carlos Pace….
Valeu…

Wallace
Wallace
11 anos atrás

Meus Caros,

Eu costumo dizer que qualquer cidade é a cara de quem trabalha ou finge trabalhar nas prefeituras, estado e união…. Eles se acham, mas é o retrato do gari ao prefeito ou governador….
Tanto o Rio como Sampa tudo é assim, um desleixo só, com qualquer coisa pública que se vê.
Penso que o voto, é uma forma como outra qualquer de contratar um ” empregado” para gerir o bem público. Portanto ninguém é governador e nem prefeito. Ele “está” governador ou prefeito, que são cargos temporários e só deveriam ter um mandato e NUNCA mais. Se não fizer em 4 anos, não será em 5 ou 10 que fará. Já dançou, até nunca mais, simples assim. Mas a tristeza maior é que tudo está se acabando, e desconfio que o TEMPLO como diz o Marcão está sendo cozinhado em banho maria e vai virar o jacarepaguá de amanhã. Cansei de usar mato como banheiro e ficar sem ter opção de comida quando ia aos “autódromos” brasileiros…. Isso sem falar da sujeira por toda parte. Em qualquer lugar que se ande numa cidade, se vê o retrato dos “servidores públicos do Brasil”….A cidade é mesmo a cara deles….. Um lixo!!!!!!

José Rubens Cardoso
José Rubens Cardoso
11 anos atrás

Automobilismo nacional? RIP!!!!

O melhor é mudar para Buenos Aires…… Lá sim!!!!!!

LUCARO
LUCARO
11 anos atrás

CADÊ O SR. FRANCISCO??????????????

Araujo
Araujo
11 anos atrás

Estamos próximos do fim. Com exceção de pequenas e tímidas iniciativas, aqui e ali, no geral o nosso automobilismo está morrendo. Rapidamente.

Romero
Romero
11 anos atrás

Quase fui pasear em São Paulo no fim de semana com minha namorada. Esta corrida estava nos meus planos. Ainda bem que não deu certo, não sabia dessa situação por aí. Moro em Curitiba o autódromo daqui não é uma maravilha mas banheiros tem.

Fernando Linhares
11 anos atrás

Tem solucao sim: nao da para ver o automobilismo Brasileiro morrer desta forma. Um dos caminhos e uma turma seria se candidatar e assumir a FPA. Outra e ir no Procon. Outra e processar o autodromo. Outra e fazer um mutirao por mes e fazer o trabalho que estes picaretas nao fazem. Desistir de correr e ir pra casa, nao vai dar certo. Todos vcs adoram Interlagos e vao sentir mais falta do que os pusilanimes que o destroem diariamente.

Luis Tucci
Luis Tucci
11 anos atrás

Pena ver direitos básicos dos contribuintes serem desrespeitados. Banheiro aberto e em condições de uso, para qualquer evento e ainda mais em um local importante como Interlagos, é o mínimo que se pode esperar.

Pena também ver que a graça de ir ao autódromo para as provas da Classic, F-Vee e demais da paulistada está acabando. Quando fui com meus amigos (somos do Sul de MG) ficamos muito felizes de ir aos boxes e ver o trabalho dos mecânicos e até mesmo poder conversar com pilotos no local – coisas impensáveis em outras categorias como a Stock, onde se paga para dar uma passeada no pit lane e uma olhada (de longe) nos carros.

Essa proximidade é o tipo de coisa que acolhe, cativa e faz com que apareçam novas gerações de apaixonados pelo esporte. É muito ‘frufru’ restringir este acesso, ainda mais quando o público não é tão grande, que chegue ao ponto de atrapalhar o trabalho das equipes.

Pena mesmo.

Luis F Salomão
Luis F Salomão
11 anos atrás

Bom senhores,
Creio que só venho acrescentar com reclamações sobre como somos tratados pelos que estão lá “à serviço”.
Eu fiz o que eles querem; deixei de ir em Interlagos. Venceram!
Levava minha filha de 4 anos e meu sobrinho de 8. Fazíamos piquenique nas areas do autódromo, que não oferecessem perigo, areas desativadas. Até que em qualuer lugar que eu fosse, aparecia um qualquer me dizendo que ali não podia ficar ou estacionar ou qualquer coisa que eu estivesse fazendo. Praticamente era obrigado a ficar sentado na arquibancada e quieto de preferência.
Fui certa vezsz em uma etapa uma semana após a F1. Que nojo! Já haviam faturado, então para que pressa em varrer, recolher ou fazerqualquer limpeza. Deixa para lá.
Bem fazem 2 anos que não piso dentro do autódromo. Se é isso que eles queriam, conseguiram. Mas podem contar comigo para qualquer ato que necessitem da minha ajuda.

Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
11 anos atrás

É meu povo, o Kassab é muito bom quando o assunto é proibir. O que dá mídia é tratado de uma maneira, e o resto… é apenas resto! Triste!

José Leão
Reply to  Jonathas Nascimento
11 anos atrás

Prefeito patético, incompetente, interesseiro, traiçoeiro. Não dá pra falar mais deste sujeito.

Luiz Morais
Luiz Morais
11 anos atrás

Pois é. Sou arquiteto, com inscrição na PMSP e, quando tenho qualquer projeto para requerimento do alvará de aprovação, sou obrigado a cumprir com uma penca de leis de acessibilidade, lotação dos espaços, banheiros masculinos e femininos obedecendo a regras de lotação e número de vasos, lavatórios e o escambau. O autódromo que é público e de propriedade da prefeitura não apresentar, no mínimo o cumprimento das leis, que a própria prefeitura exige é o fim do mundo. Aliás isso vale para qualquer prédio de uso público.
Se fosse eu teria ligado para a policia e teria feito um escarcel, para aparecer na imprensa e cobrar desse energúmeno desse prefeito uma atitude. Ai dele se berrasse que sou vagabundo, era capaz de eu meter a mão no safado!

Eduardo Dias
Eduardo Dias
11 anos atrás

Salve, blogueiros…

Esse ano me aventurei a participar do Campeonato Brasileiro de Superbike, na categoria Light, uma categoria para “iniciantes”, apesar de que com motos de 1.000cc não se pode dizer que a pessoa é totalmente “iniciante”, tanto assim que minha melhor volta em Interlagos é 1.52.2s…

Neste ano já aconteceram 2 etapas em Interlagos, e fiquei realmente surpreso com a organização… por volta de 35 mil pessoas estavam nas arquibancadas, tenho fotos pra quem quiser ver, e lógico que isso é muito emocionante para quem está participando do lado de dentro da pista…

Enviei inclusive e-mail para a organização ( http://www.superbike.com.br ) inclusive parabenizando pelo asseio dos banheiros nas áreas dos box… ( não sei se aconteceu o mesmo do outro lado da pista, onde as 4 arquibancadas estavam lotadas…

Seria o caso de alguém entrar em contato com os organizadores desse evento para saber o “segredo do sucesso”… acredito que não deve ser dificil… pois ELES TAMBÉM NÃO COBRAM INGRESSOS PARA ARQUIBANCADAS… e para ter acesso aos box, custa R$ 35,00…

Neste final de semana estarei lá novamente… acelerando meu brinquedão… e se alguém tiver a fim de ver várias corridas de diversas categorias, estão convidados… ( Ninja 250, Copa CB 300, Superbike Pro, Superbike Light, Copa Honda 600cc e 600 livre )

Abçs

Edu

Andre
Andre
11 anos atrás

Tb não vejo luz no fim desse túnel.

O governo, autoridades públicas fazem questão de não dar nenhum apoio quando o assunto é automobilismo.
Automobilismo no Brasil é marginalizado, é tido como esporte de burguês, supérfluo, etc…
Autodromos cheios de funcionarios robos que não resolvem nada, são “paus-mandados”… quando questionamos algo para eles, escutamos um: “Não é permitido, senhor” ou “Só recebo ordens, senhor”. Um lugar com pouca liberdade, e muitas proibições. Será que o publico do automobilismo é perigoso? As regras, exigencias e proibições “brotam” do nada, nunca se sabe quem deu as ordens, nunca se consegue falar com o(s) responsavel(is) porque eles próprios simplesmente não sabem o o que dizer… é isso e pronto.

Brasil, um país em que poucas coisas faz sentido.

AVBastos
AVBastos
11 anos atrás

Isso tudo parece igual ao que vem acontecendo com o Autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. O desfecho, todos conhecem.

Aldemir Gouveia
Aldemir Gouveia
11 anos atrás

a arquibancada do autódromo internacional Virgílio Távora no Eusébio(região metropolitana de Fortaleza que de internacional só tem o nome) foi demolida (era muito baixa só tinha 5 degraus,mas estava lá para o publico, principalmente, da arrancada) pelos promotores da F-truck com a promessa de ser construida nova arquibancada no decorrer dos anos(quando eles enchessem os bolsos de dinheiro). a F-truck deixou de vir para Fortaleza e não foi construido porra nenhuma no local. o problema do descaso com o automobilismo não é só de São Paulo. e viva a CBAas FAU’S e seus dirigentes….e a gente Pilotos.Torcedores,Amantes do automobilismo que se FODA se,se….duas vezes ou mais. abs

MMK
MMK
11 anos atrás

Não sei quem é pior, nós que insistimos em assistir uma corrida, ou eles( prefeitura, administradores, organizadores, clubes, etc…) que não fazem absolutamente NADA! pelo autodromo, mas que fique claro que uma oportunidade de mudança (pelo menos na prefeitura) está aí na próxima eleição municipal, talvez não dê em nada, mas pelo menos estaremos tentando.

Marcão
Marcão
11 anos atrás

Por essa do Guimarães, e as outras do povo aqui que:
Quando vc falou no “”Francisco”” !!!
Todo mundo ficou contente,afinal essa seria a verdadeira luz no fim do tunel. ou o “”buraco”” comentado aqui por um colega…
O Templo hoje se resume a as atividades de pista, a estrutura pra isso é fornecida pelos clubes no caso dos regionais ou dos próprios promotores dos eventos dos diversos Brasileiros que temos..Quando não competitivos também é fornecido por quem promove..
Banheiro??? É limpo se o promotor ou o clube pagarem para uma empresa terceirizada mante-los..
Na epoca do seu ‘Chico” e do “Seixas”, coisas assim não aconteciam, ou “se”, eram em escala bem menor e pontuais… Agora não, com esse povo, “Gestor”e da área de “turismo”. Nada, mas nada é feito para que o usuário seja beneficiado com os direitos básicos de um orgão público.. E pior ainda é que quando o assunto sai do banheiro ou da falta de proteção na hora do toró e vai pra área de segurança ai é que vem o ápice do pesadelo do cidadão… O cara sai de casa cedo, vai até lá, é assaltado na hora de estacionar o carro. Eu particularmente acredito que esse monte de “”flanelinha” dentro dos estacionamentos do autodromo seja contratados por “”alguem”” que tem como proporcionar a entrada desses por lá e depois devem rachar meio a meio o “”lucro” dos que foram acharcados…Por que não é possível tanta gente lá dentro “cuidando ” do carro alheio, e de olho, no carro do alheio quardado pelo outro “alheio.. Entenderam???Um rouba o do outro, assim ninguem fica sem o materiá..Pra comercializá na segunda despois do armoço….
É isso, o que quem vai recebe de agradecimento por ter ido ao “”templo”” cuidado principalmente por gente Kassabiana no modo de viver…
Os seguranças então nem se fala, não tô aqui falando daqueles de dentro dos boxes não, falo daqueles uniformizados de ”otoridades” locais com prenos puderes. e assim se sentem mesmo.. Alem de não tratarem bem ninguem, ainda fazem questão de “atrapalhar” a vida de quem por lá aparece, e a de quem está lá para “”trabalhar nos eventos””;; Nunca sabem qual é o evento, não são informados de nada e nem tem ordem pra abrir nenhum portão, nem o dos boxes, nem o da ambulancia. Todo final de semana pela manhã é aquela correria pra liberar todo tipo de pessoas que tem que estar trabalhando por lá….
Essa é sim uma segurança de ‘”VANGUARDA””
Noutro dia mesmo num treino privado, houve um acidente com um equipamento de ar comprimido que acabou ferindo um mecanico e seu ajudante, e a ambulancia com os feridos depois de atende-los dentro dos boxes simplesmente não podia sair, pois o segurança não tinha recebido autorização da “”chefia” pra liberar a saida da ambulancia..
Ora essa ambulancia estava levando pessoas feridas para o hospital fora das dependencias do autodromo, e não podia sair dos boxes…
Perceberam o problema??? E pior que isso não se tratou de um caso isolado, em outas ocasiões já houveram relatos parecidos…
Ouitro que presenciei foi que um piloto de moto que se acidentou lá no café, um pouco antes ou depois, mas por ali.. Foi socorrido pelo corpo médico e colocado numa ambulancia UTI, e ao chegar nos boxes essa ambulancia se dirigiu até a saida usada por elas normalmente, o segurança barrou , e disse que se fosse pra sair do autodromo teria que usar a saida dos boxes e entrar pelo portão de abastecimento….
Coisas assim que acontecem no nosso “”Templo””,, seguranças “mandam”lá por que hoje não tem quem o faça, nem mal feito fazem, o mato continua na sua batalha de crescer sempre, e quando cortam cortam aquilo que a TV mostra, atráz da pista até escorpião tem…
Esse é o legado deixado pelo Kassabg e seus noemados, esse é o presente que a SPturis dá a quem vai até lá.. Alguem ja tentou beber uma água, um refri, ou comer alguma coisa lá dentro??? É não tem, quando tem é caro, preço é de primeiro mundo, e a qualidade é dos quintos dos infernos….Isso quando tem….
Tá na hora, já passou da hora, ou melhor, tem que ser agora, pra melhorar.. Senão não melhora mais….
Há tava esquecendo que tem além dos carros dos seguranças , da moto e dos cães tem também uma picape com o logotipo do autodromo que fica pra lá e pra cá, passeando o dia inteiro ao redor da pista, e quando tem um acidente mais grave eles aparecem por perto, tiram uma fotos, pescoçam um pouco e vão queimar combustível pra cima e pra baixo até o horario de ir bater o “ponto”..
Não fazem absolutamente nada, e quando fazem fazem pra atrapalhar,, Pois antes eram os motoqueiros da segurança que cruzavam a pista no meio das atividades, hoje não fazem mais, quem tem essa obrigação hoje é essa picape e mais um carrinho cinza prestador de deserviço á quem alugou o complexo…..
E tem mais .. Muito mais.. mas deixa pra depois…..
Por isso é que a gente torçe muito a favor do Chico, e torce muito mais ainda pra essa adm atual picar a mula de lá o mais breve possível…..

Ed
Ed
11 anos atrás

Revoltante, revoltante… outro dia, conversando com um velho automobilista aqui de Pernambuco, revivi minha adolescencia, quando ia assistir corridas no circuito de rua. Pois o tal senhor veio dizer que o atual presidente da CBA é ” gente boa”. – Ah, tá. Só pq ele é teu amigo? Apertei o foda-se e mandei ele agradecer ao amigo por tudo o que não está sendo feito pelo automobilismo no Brasil.

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
11 anos atrás

Valeu, Flavio.
Muito obrigado pela força e registro da “bronca”.
Acho difícil, mas tomara que haja alguma repercussão….
Abraço.

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Ué…sem banheiros? só no box?? Que ridículo. Já era.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

O maior do país e é este descalabro.Gostaria que a F1 trocasse o Brasil pela Argentina por uns 3 anos para ver se alguem criava vergonha na cara neste nosso Brasssiiiillllllll

Marcelovk
Marcelovk
11 anos atrás

Bom, sem contar o ridículo estacionamento de 60,00 na ultima etapa da GT3 ano passado, flanelinhas cobrando 20,00 pra deixar seu carro na rua, cambistas assediando e não deixando o pessoal comprar ingresso na frente (!) da bilheteria, falando merdas e merdas pra quem tava tentando comprar ingresso normalmente, e o kartódromo ridículo, que tinha banheiros em péssimas condições, péssima iluminação e na época que estava em pseudo-reforma pela CBA tinha entulho perto da área de escape da pista. A liga de kart que corro mensalmente, a Kartmasters, corria todas as etapas por lá e simplesmente moveu o campeonato inteiro pra granja vianna, ainda bem.

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Sempre a lesma lerda ….

Danilo Cândido
Danilo Cândido
11 anos atrás

O autódromo virou uma “putaria” faz tempo, já passei por situações semelhantes várias vezes. A mesma “administração” que tranca os banheiros é aquela que também, dentre outros inúmeros absurdos, mantinha as até então “não inauguradas” e inacabas novas arquibancadas da reta dos boxes, plenamente abertas, mesmo com a falta de grades de proteção e parapeitos, num risco absurdo de ocorrerem acidentes graves e até fatais. É a mesma também que permite o livre acesso de pessoas não autorizadas às áreas de escape, postos de banderinhas, proteções de pneus, arquibancadas tubulares em processo de desmonte etc…tudo isso DURANTE as provas, de GT3, F3, Paulista etc (presenciei isso várias vezes)…
Deixei de ir faz tempo também, antes acompanhava in loco até corrida de biga, se houvesse…não vale mais a pena.
Infelizmente.

P.S.:

fernando carvalho
fernando carvalho
11 anos atrás

que luz ? que tunel ? autentica viagem ao centro da terra(inferno ? não!!!! inferno é aqui em cima mesmo)
Depois reclamam de falta de apoio(patrocínio) e por aí vai….É uma roda viva… Sem publico não patrocínio e sem patrocínio sem ” carreras ” e …..

Michel
Michel
11 anos atrás

Bom dia Flavio,

O curioso eh COMO conseguem deixar tudo tao secreto. Toda hora leio reclamacoes em varios cantos e nenhum dirigente mexe uma palha (se sou o presidente, e leio um post desse, me mato de vergonha) … faltar banheiro e o fundo do poco.

Abs,

Marcelo
Marcelo
Reply to  Michel
11 anos atrás

Eu já trabalhei em em Interlagos com falta de água no banheiro dos boxes. E segundo o que apuramos naquele dia, não era falta de água na região, era problema restrito à aquela rede de encanamento. Não preciso nem dizer sobre a condição que lá se encontrava à um determinado momento. Agora entendo porquê existe uma legião de funcionários e uma frota de caminhões da Sabesp, grande parte com credencial de amplo acesso, nos dias de Fórmula Um.

Leonardo Contesini
11 anos atrás

Flavio
Você não vê luz porque esse túnel, na verdade, é um buraco.

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Também fui ao autódromo neste fim de semana só que ontem no domingo, com frio, chuva e tudo, fomos eu, minha mulher e um casal de amigos. Pagamos R$ 15,00 para estacionar, assistimos a segunda prova do brasileiro de marcas, grande corrida com belos carros e bem rápidos, e ficamos para ver ainda a clássicos que tinha muito poucos carros, uns 15 se não me engano e a marcas e pilotos que tinham pra lá de 30 carros. Ficamos na arquibancada em frente aos boxes e no intervalo de uma prova e outra tentamos visitar os boxes, mas só estava liberado para quem tinha credencial, um saco, porque já tinha acabado o brasileiro e podiam ter liberado, já que somando todo mundo que estava na arquibancada tinham umas 200 pessoas, acabou o brasileiro de marcas 150 foram embora, acabou o clássicos mais uns 30 foram embora, e quando nós resolvemos ir embora só um grupo de 8 pessoas que estavam torcendo para um celta que ganhava a prova nos fazia companhia na arquibancada…..

Fernando Chaves
Fernando Chaves
11 anos atrás

Por incrível que pareça…eu tenho saudades de Interlagos dos anos 60, quando não havia arquibancadas, box de luxo, portões, seguranças e guard-rail…..
A única dificuldade era conseguir estacionar o carro dentro do autódromo, tal era o número de gente que ia assistir as corridas. E era qualquer corrida….
É lastimável…… não há divulgação, é só formula 1 e stok car ……..
Coitado dos patrocinadores, divulgam os seus produtos para quem?…

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Administrar um equipamento urbano, do tamanho do autódromo de Interlagos é algo muito complexo para a Prefeitura de São Paulo.
Não existe gente capacitada lá para isso.
Sou a favor da sua privatização, através de um contrato de concessão com edital priorizando o conforto do público e que respeite sua importância histórica, propondo inclusive, um projeto que compartilhe os dois traçados, o restauro do circuíto antigo com a manutenção do novo.
Sob o ponto de vista arquitetônico e de engenharia, isso é plenamente possível.

jrg
jrg
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Concordo, tem que encontrar gente disposta a investir e que goste realmente de automobilismo como o pessoal do Velopark. Dava pra fazer tanta coisa ligada a carros e motos ali dentro daquele espaço. Museu, kartodromo arrumado, kartodromo em terra, pista de radio controle, autorama, putz..n coisas! Mas deixar na mão de políticos sempre vai dar m…. infelizmente.

borduna
borduna
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

seria muito interessante mesmo essa possibilidade de se privatizar o autódromo – apesar que fatalmente os clubes terminariam envolvidos e aí duvido a que a administração viesse a ser bem realizada – mas me parece altamente improvável que a prefeitura da metrópole aceite se desfazer da área para que continue sendo um autódromo, embora com história longa e riquíssima, como todos sabemos.

está mais para destino semelhante ao de jacarepaguá, como disse um colega acima, nos comentários.
o prefeito atual deixa claro, embora nunca diretamente, que não se importa com a continuidade da existência do autódromo, que tem a mesma idade do estádio do Pacaembu.
até criou uma corrida automobilística de rua, utilizando um equipamento urbano de primeira destinação nada a ver com o automobilismo, e pela qual, importante notar, a prefeitura dispende muito menos do que com a ‘taxa’ usual para receber o circo da F1.
ou seja, arranjou uma nova utilização para um equipamento urbano que boa parte do ano permanece ocioso; para quê ele haveria de manter outro que é mais ainda subutilizado?
e duvido que qualquer um dos candidatos à eleição vindoura do segundo semestre tenha grande interesse em manter a corrida da F1 em SP havendo a condição de pagar tal abusiva taxa – duvido mesmo que se comprove um aporte de dinheiro (gastos dos espectadores visitantes) superior ao valor da tal taxa (acho impossível que seja muito maior que a taxa).

não por acaso a seguidamente exigida, ano apos ano, modernização de Interlagos, nunca é iniciada – além da taxa anual de ‘presença’ do circo, a FOM demanda uma reforma multimilionária do velho autódromo? duvido que aceitem, seja qual for o eleito que tomar posse ano que vem.

o destino do GP em Interlagos, e portanto da existência do autódromo, é tenebroso a meu ver.
o do GP em si, creio que há chance que seja transferido pra algum outro lugar do país, especialmente agora que haverá um GP argentino, facilitará muito a vinda do circo pra cá podendo dividir certas despesas com o país vizinho (bem, estou só presumindo – antigamente compensava, vai saber se ainda será assim hoje em dia).

borduna
borduna
Reply to  borduna
11 anos atrás

ops, só uma correção na escrita, faltou uma vírgula importante num trecho – o correto é: ‘duvido, mesmo que se comprove..’.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

O Kassabosta não vai querer privatizar o Autódromo pois a Prefeitura ganha muito dinheiro com o aluguel da pista. De onde esse canalha vai tirar dinheiro para os cofres do PSD? Só a inspeção veicular e as multas não chegam para sustentar o pior prefeito da história da República.

Guilherme
Guilherme
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Ai é que voce se engana, o Clube organizador da etapa paga a SPTuris R$ 12.000,00 para usar a Pista e o Box de Interlagos por 3 dias (Sexta, Sabado e Domingo). Se voce acessar o site oficial de Interlagos verá que na tabela esta R$ 20.083,03 por dia ou seja R$ 60.249,09 pelos 3 dias. Um desconto de 80% sobre o valor de tabela!

Não defendo que a SPTuris tenha que cobrar o valor “cheio” para realização do Regional, pois certamente estaria acabando com o automobilismo em Interlagos, só que os Clubes deverião rever os valores da inscrição, já que estão pagando um valor reduzido pera a Prefeitura.

Por outro lado a Prefeitura não pode vetar banheiro e acesso ao publico.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
11 anos atrás

A explicação é muito simples meus caros Flávio e Guimarães, público não paga carteirinha, portanto é apenas um peso para a organização, assim ela não precisa se preocupar com custos como limpeza (e abertura) dos banheiros ou uma cobertura que proteja o público do sol e chuva. É o automobilismo brasileiro…

Guilherme
Guilherme
Reply to  Eduardo Melo
11 anos atrás

Eduardo,

O problema não é só com o publico, os Pilotos, que pagam a conta, também são tratados da mesma forma.

O proprio Flavio pode confirmar, os banheiros no Box normamente não tem papel e sabão, as condições de higiene são bem precarias. Veja que as taxas cobrada dos Pilotos não é pequena, no treino livre de quinta-feira paga-se uma taxa de R$ 650,00 e para corrida R$ 1.020,00, no caso da Categoria Marcas e Pilotos.

Na quarta etapa estava menos pior, pois alem do regional tinha a Copa Petrobras, pois normalmente não tem nem lanchote, ficamos com fome e sede.

A falta de respeito em Interlagos é muito democratica!!!!

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

Realmente Guilherme, a coisa está feia. Seria muito interessante ler a prestação de contas de cada prova (se é que existe uma) para eles explicarem onde enfiaram o dinheiro de tais taxas (eu não sabia que eram altas assim). A taxa de um piloto daria para comprar papel higiênico suficiente para limpar a “cagada” que fazem com os pilotos?