MENU

quinta-feira, 25 de outubro de 2012 - 11:43Automobilismo brasileiro

BUA, 1970

SÃO PAULO (raro, raro) – Imagens desenterradas pelo Alessandro Neri e sua turma. Torneio de F-Ford BUA, 1970, Rio. Quero ver quem se lembra o que era “BUA”… Vídeo espetacular. Arqueologia pura. Identificar alguns pilotos é o grande barato. Ver o povo em volta da pista também, mas dá até arrepio. Sensacional.

26 comentários

  1. Nino Achcar disse:

    https://www.youtube.com/watch?v=QM4BjA70XjU
    - Nesta edição, estão imagens complementares em fotografias oriundas do acervo particular do Carioca Ricardo Achcar.
    - Esta edição foi motivada pela minha imensa indignação, ao encontrar um comentário do (em minha opinião) pseudo historiador/jornalista carlos de paula (e é letra minúscula, pois assim êle me mostra), onde afirma que Achcar teve atuação “apagada”no torneio BUA (o show avassalador de Achcar no Rio, foi fulgurante e pulverizou adversários quando ainda em pista) .
    - A ausência de imagens filmadas do que se vê em fotografias, se deram em virtude de o operador da câmera dos valorosos irmâos Neri nesta competição, ter sido o Sr. Antonio Carlos Scavone (e aqui em maisúculo,por respeito a sua ausência desde o Varig/Orly/França/1973) que sempre antagonizou contumaz e determinantemente o Carioca Achcar (assim como vários outros fanáticos bairristas de São Paulo).
    - Recomendo à todos que assistirem o “BUA resposta 2″, que assistam e re-assistam, leiam e re-leiam os comentários do autor (Ricardo Achcar) e todos os meus diversos para vossa melhor informação e entendimento.
    - E afirmo convictamente que Ricardo Achcar, o Carioca Piloto/Construtor Multi Campeão, foi o mais importante automobilista Carioca, muitíssimo importante e determinante, para as possibilidades profissionais dos pilotos brasileiros (assim afirmou e reconheceu José Carlos Pace o “Moco”).
    - Lembrando que Nelson Piquet, Carioca de nascimento, muito foi “candango”por existência” e em seu tempo no automobilismo, passou por caminhos pavimentados por Achcar à frente e seus colegas contemporâneos de competições.
    - E afirmo convictamente, que Achcar só não trilhou naturalmente o rumo à F1, porque muito e demais lhe puxaram o tapete. Pois rapidez e diversa competência lhe sobravam !

  2. williams james cabelinho disse:

    sou aficcionado por automobilismo e moto velocidade,comecei minhas andanças pelos autódromos do rio e sp,em 67.tenho muitas fotos históricas que gostaria de públicar,inclusive as minha de campeão de moto velocidade,e minhas histórias e as que ouvi,coisas desde 54
    parabéns pelo seu trabalho que sou fã.

  3. Rossa disse:

    O público na pista realmente era sensacional, mas hj é inadmissível. Dá pra fazer uma comparação com santinhos em eleições. Era sensacional, mas hoje, em 2012, inadmissível.
    Fora a “inovação” dos santinhos plásticos.

  4. Paulo Emilio disse:

    Sensacional as imagens no Rio ! Emerson no pódio, Luiz Pereira Bueno, Wilson, Pace ! Imagens que só conhecia em revistas como a 4 Rodas e Auto Esporte , além dos jornais como o Auto Postal, lembram-se ?Agora se eu fosse carioca eu começava era a chorar de vergonha ! A não ser claro que eu fosse milionário e pretenda comprar umas das belas coberturas que serão, oportunamente, construidas neste mesmo local !

  5. Hugo Borges disse:

    Como curiosidade, a mulher do Emerson, na época, a charmosíssima Maria Helena Fittipaldi, havia trabalhado na BUA, British United Airways, patrocinadora do torneio em questão.

  6. Roberto Martinez disse:

    Impossivel esquecer deste torneio. A final em Interlagos, com Emerson campeão, foi minha primeira corrida “in loco” , do alto da lage da casa de um tioi (na verdade tio do meu pai)
    BUA = British United Airways….Tinha 6 anos , mas lembro, mas o BUA fui saber muito depois , após pesquisar essa corrida (final de Interlagos) , que causou um congestionamento enorme !

  7. Fernando Kesnault disse:

    E ainda tevimos por duas vezes o torneio internacional de f-2….só feras…creioque em 71 e 72…tinha até a equipe Rondel (ron dennis) com 4 pilotos…G.Hill, R.Peterson, T.Schencken e H.Pescarolo….feras

  8. Victor Serrão disse:

    É isso mesmo, British United Airways, BUA, que patrocinava a F-Ford brasileira na época.

    • Nino Achcar disse:

      - Certamente que não !
      - O torneio BUA, aconteceu com integrantes das competições da Formula Ford inglesa e foi o que então desencadeou a implantação da F.Ford no Brasil.
      - Assista, re-assista o vídeo youtube “Bua resposta 2″, leia e re-leia o comentário do autor e todos os meus para saber muito mais sobre este importantíssimo evento pioneiro.

  9. Marcos Júnior disse:

    Imagens maravilhosas. Uma curiosidade. Parece (quase certeza) que é o ator Claudio Marzo, em 1min12s.

  10. beto ariano disse:

    British United Airways(line?) Voei com eles em 1969 até Amsterdã. Um avião muito estranho, 4 turbinas na cauda.

  11. Patric disse:

    BUA = British United Airways. Patrocinou a F-Ford internacional que teve algumas etapas aqui no Brasil na decada de 70 com participação de Wilsinho Fittipaldi e Chico Lameirão…

    Easy like sunday morning…

  12. bruno valente disse:

    Seria pq era patrocinado pela British United Airlines?
    Flavio eu encontrei uma foto do Piquet Pai Testando uma MAcLaren, se não me engano década de 70. Como te envio?
    Abraços
    Bruno Valente

  13. Falcão Azul e Bionicão disse:

    Era porque o barrichello ja participava e quando nao vencia chorava? BUAAA!!! BUAAA!!!?

  14. disse:

    Espetacular. Vencedor. Luizinho Pereira Bueno. 22/02/1970

    • disse:

      O vídeo é da 1ª prova do torneio BUA, em 01/02/1970. Emerson levou essa. Depois deram uma passeada pelo Brasil. Rio>Curitiba, Curitiba>Fortaleza, Fortaleza>Rio e terminou em Interlagos. Luizinho contava sempre de Fortaleza, dando risadas: O Marivaldo chegou assustado, falando que a polícia estava armada e queriam nos prender no autódromo para a corrida sair. Foi esse torneio que abriu as portas do Brasil para receber a F1 até hoje.

  15. Luiz Guimarães disse:

    BUA = British United Airways….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>