FIM DA LINHA

SÃO PAULO (vários minutos de silêncio) – Jason Vôngoli me manda o press-release que recebeu do pessoal que toca o Estadual do Rio. Só o primeiro parágrafo:

Desde o anúncio de seu fechamento para as obras do Pan-Americano, em 2007, o autódromo de Jacarepaguá foi mantido em atividade, com provas estaduais e nacionais. Mas, no próximo domingo, o circuito que leva o nome do tricampeão de F-1 Nelson Piquet terá sua última disputa, com a rodada de encerramento do Estadual de Marcas. Serão duas corridas. A primeira delas, válida pela 17ª etapa do campeonato, começa às 10h15. A segunda, às 12h50. O Regional de Arrancada, com competições no sábado e domingo, também faz parte da programação.

Uma prova de arrancada, pois, será a derradeira do único autódromo do mundo, ao lado de Indianápolis, que recebeu Indy, F-1 e MotoGP.

Indianápolis segue firme e forte. Despeçam-se de Jacarepaguá por mim, vocês aí do Rio.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Silva
Jorge Silva
11 anos atrás

Não entendo como D. Platinada não fez nada. Será que não há esperança de que novos e bons pilotos venham a ocupar lugares de destaque nos cenários nacional e mundial?
Será que um autodromo é suficiênte para dizer que há automobilismo no país?
Talvez seja por que é muito mais difícil manipular o automobilismo que aos demais esportes pois, o mesmo vive de paixão.

Alfredo Junior
Alfredo Junior
11 anos atrás

O Brasil não respeita a memória do seu esporte, a não ser o futebol .

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
11 anos atrás

Ironicamente, o carioca Fábio Konrad venceu hoje o Red Bull Kart Fight. Triste, o representante do país na final mundial virá de um estado sem autódromo.

Humberto
Humberto
11 anos atrás

Pulhas, calhordas, sacripantas, filhos de uma rampeira, malditos sejam Cesar Maia, Cabral, Paes e todos os seus asseclas de merda.

Fernando Bonato
Fernando Bonato
11 anos atrás

falta planejamento e tecnicos estrategistas no brasil. Como pode um pais gigantesco ter falta de espaço fisico p autodromos, aeroportos, casas, “apertamentos” etc?

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

Bem, morto ele já estava à muito tempo, só que o sepultamento é agora. Uma pena pois curti muito este autódromo….

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Amigo Flavio,
Vou fugir um pouco do foco – vi muitos cariocas criticarem o Eduardo Paes e sua trupe por muitas coisas que ele fez no Rio, inclusive a fatos ligados ao Maracanâ e Olimpíada…
E o “Cára” foi reeleito e em primeiro turno!
Ele não era prefeito quando mutilaram Jacarepaguá mas acho que era secretário, confesso que eu não sei qual o grau de responsabilidade dele com o autódromo…
Esta é a grande realidade do automobilismo brasileiro, infelizmente estamops passando por uma administração de “pinteiro”…
Abraços,
Marcelo

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Esporte neste país de merda e sem memoria, só o futebol mesmo. Creeeddddo! Marcha funebre é pouco, Gomov, muito pouco! Baaaahhhhhhhhh…

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Vendo de longe a politica do Rio e o resultado disso nas ruas percebe-se como essa bela cidade é maltratada.
A pacificação das favelas é fachada pra render voto e dizer que fazem algo contra a criminalidade. Não passa de um acordo para viabilizar a Copa e as Olimpíadas…
Ver as cenas do pessoal correndo atras dos consumidores de crack é outra tentativa canhestra de mostrar serviço. O certo seria correr atras também daqueles que vendem a droga, acabar com os pontos de distribuição…
Em termos gerais, a politica do Rio se baseia em fachadas. Em marketing. Foi a única coisa que realmente melhorou, a imagem da cidade. Por que a cidade real está como sempre. Suja, violenta, desorganizada…

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

O triste é você ver nas mídias sociais milhares dispararem críticas contra a gestão atual, e o sujeito ser reeleito em primeiro turno.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Seria muito cinismo da minha parte acreditar que, findadas as Olimpíadas e demais eventos esportivos que decorrerão nesta década, o Complexo Esportivo que substituirá o finado autódromo ficará abandonado e também será demolido para que, finalmente, seja entregue à especulação imobiliária?

Felipe Lima
Felipe Lima
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Na verdade, o Complexo ali instalado será desmontável (a tal da sustentabilidade, instalações que podem ser realocadas!). Aí sim, o espaço necessário para mais condomínios surgirá.

André Decourt
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Vão demolir as instalações esportivas. No lugar subirá mais um condomínio da Carvalho Hosken que vem.fazendo altas picaretagens com o zoneamento da região vide a Península

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

Fico triste, mas a verdade é que o autodromo esta morto desde a dec de 90.Novo autodromo só em sonho pois em Deodoro é impossivel, por causa do terreno.OS CULPADOS SOMOS NÓS CARIOCAS QUE ELEGEMOS PREFEITO,GOVERNADOR E VEREADORES QUE SÓ OLHAM OS PROPIOS INTERESSES.

Aliandro Miranda
11 anos atrás

É com profundo pesar que comunicamos o desaparecimento do Autódromo de Jacarepaguá e do automobilismo carioca.

Convidamos amigos e parentes para o sepultamento, que ocorrerá às 10h15.

Desde já o automobilismo agradece o comparecimento a este ato de solidariedade.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
11 anos atrás

Da vontade de chorar só de lembrar, tive minha infancia perto de autodromo, pois fui criado na Freguesia e meu condominio ficava a apenas 6 Km de lá, assisti porva de tudo lá quando adolescente. Aprendi a dirigir no estacionamento em frente ao portão, ensinei minha esposa a dirigir lá. Meu irmão disputou provas de arrancada na grande reta.

E o mais inesquecivel, trabalhei em algumas provas como bandeirinha pra Rio Racing, quantas lembranças.

Provas com arquibancadas abertas, cheias de gente de verdade, apaixonados pelo esporte.

So me resta passar por lá hoje em dia e encher os olhos de lagrimas.

abs

Alexandre Reis

Marcos André - Rj
Marcos André - Rj
11 anos atrás

Vou lá hoje ou amanhã me despedir …Dei mole e perdi a data…marquei uma viagem e não tenho como adiar. Vou tentar fazer uma coisa que nunca consegui nesses 30 anos que fequento o autódromo, dar uma volta completa na na pista a bordo do Jean Pirre, o meu Laguna.

Paulo Barros
Paulo Barros
11 anos atrás

É de partir o coração. RIP automobilismo brasileiro.

Alvaro
11 anos atrás

Lamentável o que estão fazendo com os autódromos.
Interlagos só não foi totalmente esquecido por causa da F1.

Infelizmente o automobilismo não é mais levado a sério nesse país. Lembro de quando tinha 14 anos, colocavam faixas e anunciavam na TV as provas de Marcas e Pilotos em Interlagos. Geralmente com uma etapa da também extinta Fórmula Ford. Passei muitos domingos inesquecíveis por lá!

Imagino quantas histórias inesquecíveis Jacarepaguá não tem… Quantos não foram infectados por essa paixão por automobilismo lá! Como já foi dito, um local que recebeu F1, Indy e Moto GP, acabar de uma maneira tão insignificante, como se fosse um terreno abandonado.

Infelizmente, quem tem o automobilismo no coração nesse país, sofre com um amor que estão tentando destruir.

Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Doi ver o outrora melhor traçado do Brasil virar escombros. E tudo por causa de uma disputa politica idiota.

Mas bem, esse é o Brasil. Se fosse campo de futebol, a midia e o povo ia cair em cima. Nao é, entao dane-se….

Maurício Filho
Maurício Filho
11 anos atrás

Não há muito o que acrescentar nos textos publicados aqui, e, como acompanho isso tudo desde 1999, também não tenho mais forças para escrever nada. Ao longo de todos esses anos eu perdi completamente a confiança em acordos jurídicos, e na figura de advogados, procuradores, ministério público estadual, leis… tudo isso isso não funciona, ou não quer funcionar (fico com a 2ª opção, pois experimentem dever algo, um impostinho de renda, um aluguel).

Segunda-feira, começam a cobrir tudo com cal. Talvez, o pior momento para mim, seja a queda/demolição da torre de cronometragem. De alguma forma, durante todos esses anos, aquilo representou um sinal de resistência, algo que dizia: “Hei, isso aqui ainda é nosso, e respira…”, mas a partir de segunda-feira, terá seus aparelhos desligados.

Não teremos automobilismo em 2013. Acabo de ler, que pateticamente a Faerj acredita que a prefeitura irá ajudar os pilotos do Rio, a fazerem 5 rodadas duplas em Belo Horizonte, e a mesma prefeitura que sempre mentiu, mais uma vez, como nós aqui no Rio dizemos, “aplicou esse Kaô”, e a Faerj acreditou. Falarei o óbvio para quem acompanha isso tudo: Não acontecerão as 5 rodadas duplas em BH. Se acontecerm 2, já será muito, e, provavelmente teremos pouquíssimos carros do Rio, pois a prefeitura que nunca mais investiu 1 centavo no automobilismo carioca, livrando-se do maior problema que ela tinha, o autódromo e nós que sempre a criticamos, não vai de uma hora para outra, ajudar. Não, isso não vai cacontecer.

Enfim, Eduardo Paes, Sergio Cabral, Cesar Maia e Carlos Arthur Nuzman, o último me dá ânsia de vômito: Vocês conseguiram. Calaram. Silenciaram. Venceram.

Legado. Palavra da moda.

Que legado? De corrupção, mentiras, roubalheira, desmando e desobediência a justiça?

Esse é o legado que vocês deixam para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

Mais, Cabral e Paes: Não serão esquecidos jamais.

Domingo chegarei cedo e ficarei o máximo de tempo lá dentro. Vou tirar fotos, e diferente da maioria dos meus amigos, não vou pegar nada de recordação. Não. Por mais que eu queira, eu não levarei. Levar qualquer pedaço do autódromo comigo, é remoer um sentimento ruim de frustração, triteza e amargura. É olhar para esse pedaço, e lembrar das pessoas que eu elenquei nesse texto. Não.

Depois de domingo, tentarei esquecer tudo – será muito difícil – que passei nesse lugar.

Depois de domingo, como diz um amigo meu: “Vida que segue”.

Maurício Moreira de Carvalho Filho
Rio de Janeiro – Brasil

Andre Decourt
Andre Decourt
Reply to  Maurício Filho
11 anos atrás

clap clap clap

Mauricio
Mauricio
Reply to  Maurício Filho
11 anos atrás

Belo texto mesmo.
Vendo de longe a politica do Rio e o resultado disso nas ruas percebe-se como essa bela cidade é maltratada.
A pacificação das favelas é fachada pra render voto e dizer que fazem algo contra a criminalidade. Não passa de um acordo para viabilizar a Copa e as Olimpíadas…
Ver as cenas do pessoal correndo atras dos consumidores de crack é outra tentativa canhestra de mostrar serviço. O certo seria correr atras também daqueles que vendem a droga, acabar com os pontos de distribuição…
Em termos gerais, a politica do Rio se baseia em fachadas. Em marketing. Foi a única coisa que realmente melhorou, a imagem da cidade. Por que a cidade real está como sempre. Suja, violenta, desorganizada…

Ricardo Otto
Ricardo Otto
11 anos atrás

A última prova vai ser mesmo de arrancada…arrancada de asfalto por retroescavadeiras!!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
11 anos atrás

Triste. Como disseram acima, é uma vergonha!

Abdel
Abdel
11 anos atrás

VERGONHA!!!!

Renan Moura - São Gonçalo - RJ
Renan Moura - São Gonçalo - RJ
11 anos atrás

Estado de Choque… Perder um Patrimônio para criação de ‘elefantes brancos’ que depois dos jogos serão apenas lembranças…

Marcelo Melo
Marcelo Melo
11 anos atrás

A sensação de impotência é a pior sensação do mundo…

Triste ver que neste país não se preserva a história, seja em qual nível for.

Como bem disse o Flavio…. Indianápolis está lá com 101 anos, quatro curvas para a esquerda e pronto. Jacarepaguá, um dos melhores traçados que tinhamos, se vai.

Que descanse, em paz.

Aquele asfalto abrasivo merece.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
11 anos atrás

Isso é de cortar o coração… E a cambada responsável por esse crime está aí, como se fossem os guardiões do esporte no Brasil, posando de bonzinhos.

E Goiânia, alguém tem alguma notícia da tão prometida reforma?

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Fim das esperanças. Se o Rio de Janeiro, a cidade mais bambambã do Brasil, tem coragem de sepultar um autódromo desse quilate, como esperar um grande autódromo aqui em BH ou região?

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Gente que investe em sua gente(Indianápolis é uma prova-cabal), diferente do país do faz de conta…

Países que lideram prêmio Nobel: Física, Química, Medicina, Literatura, da Paz e Economia.

1) USA,337
2) Inglaterra,116
3) Alemanha,102
4) França,65
5) Suécia,30
6) Rússia,27
7) Suíça,26
8) Canadá,21
9) Itália e Japão,20
10) Áustria e Holanda,19

Na América do Sul, além da Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia(com populações muito menores que a nossa) já tiveram Prêmios Nobel. Argentina tem cinco(dois de Medicina, um de Química, dois da Paz); Chile tem dois de Literatura; Venezuela tem um de Medicina; Colômbia um de Literatura.

Mesmo a África, com todas suas limitações sociais, educacionais e extrema pobreza, já produziu 18 Prêmios Nobel (Egito – 4, Quênia – 1, Nigéria – 1, Gana – 1, Argélia – 2 e África do Sul – 9).

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Nobel_laureates_by_country

Brasil tem tudo que qualquer país deseja ter(riquezas naturais) e é de graça, porque não investe em educação, pesquisa, ensino de qualidade, mais qualificação? Segue exemplo dos países acima, ou vou continuar tendo vergonha de ser brasileiro e somente ganhar o prêmio Nobel da corrupção?

Lista de escândalos políticos no Brasil:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_esc%C3%A2ndalos_pol%C3%ADticos_no_Brasil

Anos 70 – 02 casos
Anos 80 – 03 casos
Anos 90 – 15 casos
Anos 2000 – 38 casos

Brasil sequer investe em Educação, Saúde e Segurança….e o que dizer do Esporte em geral no país? Uma vergonha!!! Brasileiro só quer saber de “futibor”, gastam-se bilhões em estádios, mas e o resto? Oras, o resto que se foda!

É pra onde esta indo Jacarepaguá…

No Brasil o que vale é criar heróis de gelo(Pelé, Senna, Ronaldo-fenômeno, Neymar, etc…Pura Ilusão! Não é a toa que vivemos em um circo romano na base do pão e circo! “Come um paõzinho aí otário e se divirta com a Copa do Mundo”

Vídeo do otário comemorando:
http://www.youtube.com/watch?v=nJsqxzZpNkg

Parabéns aos americanos por chegarem a Marte…

Alan
Alan
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Grandes verdades. Infelizmente.

J.Ramalho
J.Ramalho
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Beleza, Marcelão… fechou a questão.

Nelson
Nelson
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Continua escrevendo certo.No caso do Rio,a partir do Brizola,que foi o pior de todos os tempos,só pintaram politicos lixo……

Horse
Horse
11 anos atrás

Jogaram a última pá de cal num dos melhores circuitos do mundo.

Em Jacarepaguá já vi MotoGp, Stock e até arrancadas, que apesar de não curtir fui para agradar a amigos.
Quem não mora no Rio pensa que o autódromo Nelson Piquet acabou com por conta das obras dos jogos Pan Americanos e Olimpíadas, não foi, ele já vinha agonizando há tempos sofrendo com o total abandono dos IRRESPONÁVEIS por ele. Acho que foi um milagre que durante esses anos de despreso não acontecer um acidente com as arquibancadas enferrujadas, principalmente da reta principal.

Lamentável :-((

Thiago Leal
11 anos atrás

Quem está sendo “arrancada” mesmo é a história do automobilismo nacional e a memória do esporte brasileiro. Ah, mas que bem esse Pan, essa Copa e as Olimpíadas fazem ao esporte, não…? =/ Sem mais.

J.Ramalho
J.Ramalho
11 anos atrás

Ah, mas não liguem para esse pequeno detalhe. A copa 2014 e as “olimpiadas” 2016 estão chegando, e vão trazer absolutamente tudo aquilo que o Rio – e porque não dizer, o Brasil – precisa.
Toda a infraestrutura mínima necessária à uma vida (minimamente) cidadã virá com esses eventos maravilhosos e salvadores.
Transporte público, segurança pública, saúde pública, lazer público – enfim, TODA A FAMÍLIA PÚBLICA – vão atingir níveis de primeiro mundo.
Veja as favelas, por exemplo.
Durante décadas os governantes “não sabiam bem o que fazer” com elas, até que “AS FESTINHAS” apareceram e tudo se resolveu. Agora o “estado” está lá na favela para dar aos favelados o que eles mais necessitam para tornarem-se “cidadãos”: UM GRANDE E BEM ARMADO CONTINGENTE DE SOLDADOS!
DEUS nos enviou homens “da ação” como SÉRGINHO CABRAL, EDUARDINHO PAES, RICARDO TEIXEIRA, RONALDO “FENÔMENO-GORDO”, AQUELE SUJEITO COM CARA DE CAMINHONEIRO QUE É DO CORÍNTHIANS, O VELHOTE QUE É O PREPOSTO DO RICARDO TEIXEIRA, e, claro, o mais modernizador, empreendedor, incentivador e refinado dirigente da história do país, CARLINHOS ARTHURZINHO NUZMANZINHO.
A questão agora é já irmos pensando nas próximas “FESTINHAS” que iremos promover depois de 2016, para que o país continue a crescer como o verdadeiro gigante que é. Que aliás, a Johnnie Walker até já acordou, de tanta empolgação e estardalhaço, né?
Isso sem mencionar as VULTOSAS OBRAS de infraestrutura futebolística que o país SEMPRE PRECISOU, e que os torcedores SEMPRE SONHARAM: cadeiras estofadas, banheiros limpos e cheirosos e, claro, uma coisa que o torcedor comun sempre se ressentiu de não ter, UM BOM RESTAURANTE FRANCÊS COM VISTA PANORÂMICA DO GRAMADO!
Esse autódromo já estava mesmo “defasado” e feioso. Além disso, corrida de carros e motos é “coisa de rico”, e, depois da morte do Senna, quase ninguém assiste mesmo.
Os cariocas que gostavam de corridas – pouquíssimos, aliás – devem ir pra praia, ao invés de passar calor no Nelsão.
VIVA O BRASIL!
UM PAÍS DE TOLOS, É VERDADE, MAS DE TOLOS FESTEIROS!!