PIQUET E SENNA

SÃO PAULO (o tempo voa) – Hoje, 30 de outubro, é dia de lembrar de dois títulos. O tri de Piquet, em 1987, é o primeiro deles. Foi numa sexta-feira (corrigido!), em Suzuka. Mansell bateu, ficaria fora da corrida do dia seguinte e, assim, Nelson foi para o grid já na condição de campeão. Faz 25 anos.

E o primeiro título de Senna, em 1988, no mesmo circuito. Foi, talvez, a melhor corrida de sua carreira. Na pole, patinou e despencou para 16° na primeira volta. Recuperou-se soberbamente até passar Prost para vencer a prova e ficar com a taça.

Piquet e Senna foram duas dádivas que o destino deu ao esporte brasileiro. Depois a fonte secou. Mas é claro que nada acontece por acaso, e não há razão nenhuma para agradecer apenas ao “destino”. Este foi bastante ajudado por um automobilismo vigoroso que havia no país nos anos 60 e 70, e estiveram na origem do surgimento de muitos talentos. Num oceano de gente boa, sempre aparecem alguns melhores que os outros. E esses melhores, com alguma sorte e muita dedicação, acabam chegando lá.

Sendo assim, reformulo a frase. Piquet e Senna não foram dádivas do destino coisa nenhuma. Foram filhotes de uma época em que correr de carro no Brasil era, por incrível que pareça, coisa muito séria. E, graças ao seu talento, se transformaram em estrelas universais de um esporte dificílimo.

Alguém há de argumentar que Senna nem correu no Brasil de carro. Verdade. Suas primeira aventuras fora do kart se deram na Inglaterra. Mas foi no kart daqui que ele começou. Um kart que era verdadeiramente uma escola. Partiu para a Europa com uma base invejável.

Esta que já foi, de certa forma, uma pátria sobre rodas, não é mais.

Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Bonato
Fernando Bonato
11 anos atrás

Ha videos do piquet no youtube (supermotor com Piquet) onde ele afirma que o ideal seria os politos votarem p presidentes das confederações. Hoje em dia só ha corruptos e interesses pessoais. Ha muitos pilotos talentosos mas sem chance de se desenvolverem. Bem semelhante ao q ocorre c politica brasileira.
http://www.youtube.com/watch?v=iG0Xj7XK-Es&feature=relmfu

Felipe
Felipe
11 anos atrás

Flavio, tu não achas que além da falta de investimento e valorização do automobilsmo nacional, não há uma carência de pilotos realmente talentosos/qualificados para Fórmula 1 e Indy? Ou será que esses talentos existem, mas por interesses pessoais de outros suas careiras são “bloqueadas”?
Acredito que mesmo com toda bagunça do automobilismo brasileiro é impossível que não há sequer um jovem piloto promissor. Veja o exemplo do Senna, existiam outros jovens bons pilotos na mesma época dele, porém, embora ele tenha iniciado sua carreira na europa, ele se destacou dos demais brasileiros.

Micromax
Micromax
11 anos atrás

Bom mesmo seria ver os dois disputando um título, o que na prática, não aconteceu……..uma pena!

Ale
Ale
11 anos atrás

Parabéns aos nossos campeões!!
SENNA THE BEST !!!!!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
11 anos atrás

Entre final de 1990 e começo da temporada de 91 , eles venceram seguidamente 6 GPs…salvo engano

Fabiano
Fabiano
Reply to  Roberto Martinez
11 anos atrás

Exato, Piquet venceu com a Benetton no Japão (dobradinha com Moreno) e na Austrália (a corrida da fechada de porta no Mansell na última volta) em 1990 e Senna venceu as quatro corridas inicias de 1991 nos EUA, Brasil, San Marino e Mônaco.

FTrack
FTrack
Reply to  Fabiano
11 anos atrás

Foi engano, foram sete. Piquet venceu a do Canadá em 1991, sua última vitória, aquela que o motor do carro do Mansell desligou por falta de rotação na última volta

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Roberto Martinez
11 anos atrás

E de 1981 até 1991, 11 campeonatos, os dois venceram 6 deles. Os brasileiros da F1 naquele tempo eram de outro nível.

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Não sinto tristeza alguma pelo país não ser mais celeiro de grandes pilotos.
Eu gosto de corrida de monoposto. Não de gozar com o pau dos outros.
“…É o Brasil minha gente!”, narrou o pai de Fittipaldi. Que Brasil -que isso aqui nunca foi uma nação-?
A F1 está lotada com alguns dos melhores pilotos que já existiram. A F1 hoje é outra, claro: se colocassem esses pilotos na época do Piquet ninguém terminava nenhuma prova.
A F1 só tem um problema: Tilke.
“Eu dedico este título para Nelson Piquet!”, já dizia um ser pensante chamado Nelson Piquet.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Luciano
11 anos atrás

Nao somos uma nação? Discordo completamente. Um dos diferenciais do nosso Brasil eh que, seja você dos pampas ou de um igarapé amazônico, todos sentimos parte de uma só nação.

Almeida
Almeida
11 anos atrás

E na Lotus também!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Almeida
11 anos atrás

É verdade.

Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Bela foto!

Nao so era coisa seria correr de carro aqui. Havia uma base formadora de pilotos decente, com campeonatos organizados, mesmo que apenas estaduais. Hj, é esporte para quem tem dinheiro para gastar e nada mais. Pq doi ver gente boa como Nelson Merlo sem carro para correr, pq nao tem um bom patrocinio. E ainda temos a sorte de ter um milagre como Felipe Nasr na pista….

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Emerson, Piquet e Senna não tem jeito eles vão ser os únicos campeões brasileiros por muito tempo, e o próximo brasileiro que quiser entrar nessa lista vai ter que suar o macacão e ter grande força política e atitude de macho para encarar os inimigos dentro e fora da sua equipe. Esse título de Nelson Piquet em 1987 foi conquistado só por ele e até em cima dele mesmo, isso porque ele teve que driblar o acidente grave nos treinos do GP de San Marino, chegando a sentir dores em alguns GPs, e enganando os médicos com seu estado delicado dizendo que estava tudo bem. Agora a equipe Williams era 100% Nigel Mansell e o próprio Mansell só pilotava os bons carros acertados pela equipe indo contra a suspensão ativa, porque não tinha técnica de acerto e configuração do carro, e por trás do Mansell estava o seu Patrick Head co-fundador da equipe. Do lado do Piquet só tinha ele mesmo e mais uns três mecânicos, com isso ele acabou adotando a tática de dois acertos, sendo que um falso para driblar a equipe e outro verdadeiro para ele mesmo momentos antes da corrida. No GP do Japão o treino durou uma semana e aí o Piquet dominou pelo menos uns cinco dias conquistando umas Cinco Poles seguidas em cima do Mansell, e com isso o Mansell ficou nervoso e acabou batendo e jogando a toalha. Se você está conhecendo agora essas histórias de Emerson, Piquet e Senna ou até sobre o finado autódromo de Jacarepaguá pesquise no Google e no Youtube. Agora essas histórias ricas do automobilismo brasileiro não passam de Lendárias.

Alexandre Medeiros
Alexandre Medeiros
11 anos atrás

Flavio…

Legal o post…Piquet é um cara diferente…poucas pessoas são assim.

Olha isso ai
http://www.youtube.com/watch?v=yHSANRM9UpE

kkkkk
O Tas ficou meio perdido.kkkkk

Tudo de bom rapaiz!

Alexandre Luiz
Natal.RN

Gabriel Izar
Gabriel Izar
11 anos atrás

Esse carro do Piquet que ilustra o post é mais bonito que todos os F1 atuais…

daniel
daniel
11 anos atrás

Ai sim !!! Agora escreveu a verdade ,so que na epoca seja pela midia ou pelos fatos (oque eu acho mais provavel)o Senna era espetacular sempre e o Piquet , quando ele queria !!!
Espron BMW minha primeira vez em interlagos , tava no G e vi com meus olhos o Piquet largando la no rabo da vaca , e na oposta ele passou uns 6 carros no corredor do meio , isso ai !!! No corredor !!! Estava em segundo ,pra passar e o carro quebrou , acho… espetacular !!! Pra nos isso acabou , infelizmente !!! Espetacular !!!

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Amigo Flavio,
Excelente texto (mais uma vez)!
E o mais importante – valorizou 2 ídolos brasileiros, sem falar se “esse” ou “outro” foi o melhor…
O Brasil teve o privilégio de ter 3 pilotos campeões mundiais, cada um na sua época, cada um com um estilo, cada um com um tipo de carro.
Tenho 36 anos, quando fui entender o que era F1, tinha uns 10 anos, o Piquet já era bi.
Claro que o piloto que mais acompanhei foi o Senna, mas lamento não ter visto os títulos do Emerson (só vi do EMMO nos EUA) e os dois primeiros do Piquet.
Abraços,
Marcelo

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Quando comecei a acompanhar a F-1 em ’81, achava a Brabham e o capacete do Piquet o máximo.
Show de bola esse post.

John McClane
John McClane
11 anos atrás

Quem quiser mate a saudade:

http://www.youtube.com/watch?v=0bDzPoR9VJU&feature=g-vrec

P.S.: A Katherine era muito gatinha.

John McClane
John McClane
11 anos atrás

FG, uma pequena correção: 30/10/1987 foi uma sexta-feira. O Mansell bateu nos treinos livres da sexta. O Piquet disse uma vez que ele não sofreu nada no acidente e que amarelou por achar que iria tomar ferro na pista. Frank Williams e Patrick Head passaram umas dez horas tentando convencer o Mansell a correr, mas não conseguiram. Aí, ele foi embora pra Londres, Piquet foi oficializado como campeão e uns dias depois estava jogando golfe.

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  John McClane
11 anos atrás

Piquet jogando golfe? Tá doido?

John McClane
John McClane
Reply to  Ronaldo
11 anos atrás

Não, o Mansell. O Piquet estava fazendo evento promocional da Honda após a corrida em Suzuka. Mas meu texto não ficou legal mesmo.

http://m.youtube.com/index?&desktop_uri=%2F#/watch?v=mgUpuZlvtGY

De nada.

Antônio Henriques
Antônio Henriques
11 anos atrás

Linda foto! Saudades demais da F1 predominante européia, nas manhãs (e não madrugadas) de domingo. Dos duelos épicos entre Senna, Piquet, Mansell e Prost, verdadeiros ases do volante em uma época que, se já não era romântica, estava longe dessa Fórmula 1 asséptica em que a categoria se transformou. Sempre fui um piquetista, mas também me alegrei demais com os triunfos de Senna.

magid lauar filho
11 anos atrás

Na boa,a data é referência ao “tri campeonato” do Nelson Piquet.Porque falar do Senna?
Vamos falar do “tri” do Nelson,de como foi esta conquista e toda a dificuldade que foi o ano de 87 depois do acidente.Na data do outro “tri” brasileiro,falamos dele com todo o respeito que merece.

Erick Breder
Erick Breder
Reply to  magid lauar filho
11 anos atrás

Tem certeza que você não sabe porque não só o Flávio mas toda a imprensa falou do Senna no dia 30/10, porque no dia 30/10/1988 Senna conquistava seu primeiro titulo mundial, no mesmo lugar, na mesma data do Tri no Nelson Piquet. “Só” por isso.

Ou você acha que ninguém ia aproveitar tal “marco”.. de dois pilotos brasileiros serem campeões (Piquet Tri, Senna ganhando seu primeiro), num mesmo circuito, no mesmo dia, do mesmo mês, um em 87 e outro no ano seguinte, em 88?

Dá até pra fazer uma tese, que o Tri do Piquet, foi o encerramento de uma fase, e o primeiro titulo do Senna em 88, abriu outra fase de um piloto brasileiro na F1.

É muito cara lerdo no mundo, né.. fala sério.

magid lauar filho
Reply to  Erick Breder
11 anos atrás

Você tá certo,”é muito cara lerdo no mundo,né”?

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Parabéns. Teu melhor texto até hoje. Sem nenhum toque ranzinza. Abraço.

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Pois é, hoje tudo é saudade e não vemos perspectiva de ver brasileiros campeões na F1. Nossas bases também não são algo que podemos dizer que teremos um futuro brilhante. Se um dos brasileiros que estão na base (Razia e Nasr, por exemplo) terão que mostrar que são fodas e chegar chegando, se um dia eles chegarem na F1 é claro. Se fosse rico, iria investir em minha filha para correr e chegar futuramente na F1. Mas o caminho é arduo e exige muito “money”. Saudades dos bons tempos que ficava até de madrugada esperando o GP do Japão pra ver os títulos dos nossos pilotos. Saudades das vitórias e do alto nível que a categoria tinha. Lembranças, oh! lembranças!!!!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

Piquet e Senna foram os balas o resto é coadjuvantes.

Vieirablu
Vieirablu
Reply to  Celio Ferreira
11 anos atrás

Então Emerson Fittipaldi seria um coadjuvante? Afirmação um tanto injusta para com este que fora o “pai” de todos….

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Reply to  Celio Ferreira
11 anos atrás

Bom, eu ajuntaria aí, entre os brasileiros, o Emerson e o Moco…eram feras !

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

Eu sou do tempo que quando menino , ouvia F1 pelo radio, e ainda o nosso maior idolo
Emerson abriu caminho para os nossos eternos campeões Piquet e Senna , Infelizmente
talentos hoje em dia do nosso automobilismo se perde já na base , pois a CBA e uma
federação INÓCUA.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

A fonte de grandes pilotos secou. Estamos condenados a 100 anos de azar. Azar? Ou serão 100 anos de miopia sobre o automobilismo?
Quanto ao final do texto, discordo. A pátria continua sobre rodas: sobre os rodas-duras do trânsito.

Guzz
Guzz
11 anos atrás

Foi, talvez, a melhor corrida de sua carreira.

Gomes, tudo bem que você não liga a vitória diretamente ao fato de “ter sido a melhor corrida de Senna”. Óbvio que foi uma corrida brilhante, mas eu tenho uma porção de “melhores corridas” de inúmeros pilotos, corridas onde não obtiveram a vitória.

Maurício MV.
Maurício MV.
11 anos atrás

O automobilismo brasileiro deu à Fórmula 1 o mais completo e talentoso piloto de todos os tempos: Nélson Piquet. Fim de papo.

Carlos Tavares
Reply to  Maurício MV.
11 anos atrás

É, viúva tem pra todo tipo de marido.

André Almeida
11 anos atrás

Tudo culpa do Hamilton.

Lince
Lince
11 anos atrás

Piquet é o campeão dos sábados. Seus títulos foram todos neste dia da semana seja nas corridas ou no caso do tri nos treinos.

Tom
Tom
11 anos atrás

Nenhum dos dois estariam no nível de 2 pilotos atuais(Alonso,Vettel),Senna era rapido , mas arriscava em horas erradas,ate parece o Hamiltom mesmo,o Piquet,que comecei a ver em 1980,era muito lento em circuitos travados e péssimo na chuva,tomava pau de iniciantes .

locha primo do chunda
locha primo do chunda
11 anos atrás

barrichello so nao foi mais alem e nem campeao pq cruzou com o pelé, o michael jordan das pistas, o alemao fodaço ….foi como a geraçao da fernanda venturini de volei que pegou o melhor time de todos os tempos de volei, a tri-olimpica seleçao cubana…

Tom
Tom
Reply to  locha primo do chunda
11 anos atrás

fernanda venturini nem chegou em final de campeonato,,e barrichelo ,nunca disputou um titulo pra valer,foi vice campeão pelo acaso de estar na melhor equipe,mas levou pau ate do Button,,,afff

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  locha primo do chunda
11 anos atrás

Não foi alem por motivos pessoais,não técnicos,ou seja :Não tem perssonalidade de vencedor,não peita o chefe ,não se colocou como posssivel campeão sempre foi obidiente e cordato,não teve coragem de ir para outra equipe e mostrar suas possibilidades ficou por anos a fio numa equipe em que era sabido que jamais seria mais que um escudeiro e que só serviria para atrapalhar os adverssários do Dick Alemão(Ou sera que no fundo ele mesmo sabia que jamais seria mais veloz que o alemão,só era mesmo um brasileirinho mentiroso que iludiu seus torcedores por quase duas decadas). A lembrar, ele perdeu tambem para o Buton.Acho que a segunda ipotese pode ser a mais realista.

Humberto Toscano
Humberto Toscano
Reply to  locha primo do chunda
11 anos atrás

Que pérola, Pelé assinaria

Nik
Nik
Reply to  locha primo do chunda
11 anos atrás

O Problema do Rubinho foram suas escolhas… Praticamente todas erradas no sentido de se tornar um piloto vencedor na F1. Se tivesse aceitado as ofertas de Ron Dennis, que o procurou em diversas ocasiões no seu período de subalterno da Ferrari e de segundão da Brawn GP, com certeza teria disputado vários títulos correndo pela McLaren contra M. Schumacher e talvez estaria até hoje disputando campeonatos pela McLaren contra Alonso e Vettel, mas não, para o Rubinho o dinheiro sempre falou mais alto e ele preferiu os milhões de dólares em troca de sua honra como piloto.

Joca
Joca
11 anos atrás

Escreveu a história recente do automobilismo Brasil/Mundial e o automobilismo atual brasileiro.
Ainda bem que vivo no Sul onde ainda há gente descente fazendo automobilismo ou pelo menos tentando.
No ultimo final de semana os gaúchos tiveram uma escolha dificil em qual dos autódromos iriam assistir “corridas”, temos eventos praticamente todos os finais de semana.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

fOI culpa do governo ficar incentivando BRASIL GRANDE!!!!!

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

Corrigindo: o Brasil é, sim, um país sobre rodas – é o 3º maior mercado no mundo, menina dos olhos das montadoras mundiais. Poucos lugares no mundo vendem tanto carro quanto aqui, e nossas ruas vivem atoladas de carros. Gostaria que um pouco dessa energia fosse direcionada para o esporte a motor.
É no mínimo intrigante que um país com uma rica história no automobilismo e que venda tanto carro tenha um automobilismo tão fraco. Seria um prato cheio para as montadoras. Mas acho que, como eles estão vendendo tão bem, não devem ver necessidade de investir nesse tipo de coisa. Deve ser isso. Some-se a isso a incompetência generalizada da CBA, e o cenário é esse que estamos presenciando.

AS
AS
Reply to  EduardoRS
11 anos atrás

Vende tanto carro ???!!! Qual ? Gol e Uno MIlle ? … hahahaha… tá de brincadeira.

Mauricio
Mauricio
Reply to  AS
11 anos atrás

Em que mundo você vive?

Até catador de lata na rua tem carro hoje em dia. São carros velhos, caindo aos pedaços, mas têm carro.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

Hoje, o Brasil é o país sobre ferraduras, pois é uma jumentice só!

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  RENE FERNANDES
11 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  RENE FERNANDES
11 anos atrás

Obrigado por alegrar meu dia.

Nelson
Nelson
Reply to  RENE FERNANDES
11 anos atrás

Infelizmente tenho que concordar!!!!!!

Yuri Nehy
Yuri Nehy
11 anos atrás

Piquet e senna foram os últimos pilotos brasileiros de alto nível.
E lá se vão 20 e tantos anos sem termos um piloto campeão na categoria máxima.
Tivemos o massa batendo na trave, é verdade.
Raros bons momentos do barrichello.
Agora a esperança está no felipe nasr e no razia.
Lamentavelmente…
Há que se investir mais na base.
Assim vamos esperar mais 20 e tantos anos por um novo campeão.

NILO
NILO
11 anos atrás

Que saudades da era Piquet…
E lá se vão 25 anos… parece outro dia!
Não me esqueço das manchetes dos jornais (tenho um guardado comigo) com a cara do Mansell (o queridinho da Willians) após ter batido e o Nelson recebendo a notícia no Box…
Parabéns, Flávio, por relembrar-nos estes fantásticos momentos da F1 !!!

Rafael Schelb
Rafael Schelb
11 anos atrás

Grande Nelsão! Grande Ayrton! Dois gênios, fruto de uma mentalidade que, infelizmente, não existe mais em nosso país…

scapra
11 anos atrás

nos eramos muito felizes
porem não sabíamos ,
o quanto hoje seria interessante
e importante que pudéssemos
contar com “ídolos” deste quilate.

Resgatem o automobilismo brasileiro.

Paulo Z.
Paulo Z.
11 anos atrás

Hoje o povo quer saber de MMA….estamos mal, muito mal….

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

FW11B – essa foi a Williams mais bonita que Sir Frank construiu!

Pablo
Pablo
Reply to  Cristiano
11 anos atrás

Concordo! Acho mais bonita que o FW14 do Mansell em 1992

George McCrae
George McCrae
Reply to  Cristiano
11 anos atrás

Cara, sou apaixonado pelas Williams de 1986 e 1987. Tenho wallpapers desses modelos. Show de bola!!!

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

O melhor de lembrar dessa época, além do fato em si, é contra quem ele competia.

Era um quarteto de monstros ao volante: Piquet, Senna, Mansell e Prost. Cada fim de semana era diversão garantida.

Agora um comentário adicional. Muito do que se pilota na F1 vem do estilo de pilotar um kart. Os melhores pilotos da F1 foram quando mais jovens excelentes pilotos de kart. Essa influência no estilo do Mansell era notável. Em Piquet também.

Quanto a nossa atual anemia de talentos no automobilismo, concordo com você. Houve no pais uma queda geral, os dirigentes vêem apenas as entidades como meio de exercer seu poder e ganhar muito dinheiro fácil, aliada a uma ganancia por vitórias a qualquer preço da parte dos competidores. Neste cenário, a primeira coisa que morre é o talento.

RChubter
RChubter
11 anos atrás

Aqui no Rio de Janeiro, em um futuro breve teremos jovem ricos q terão orgulho de dizer, eu moro onde era o Autodromo de Jacarepaguá. Pilotos ? Nunca mais, pois acabaram com o autodromo para construir condominio de apartamentos.

André Candreva
André Candreva
11 anos atrás

Salve Piquet, Salve Senna…

boa lembrança Flávio…

abs…

Edson Del Rio
Edson Del Rio
11 anos atrás

Sequer uma única indústria automobilística é nacional. Nosso Brasil não possuí uma única montadora de carro, todos as atuais fabricantes não são nacionais. Mesmo o atual governo trabalhista evita, a todo custo, tocar no assunto (inclusive os jornalistas), pois nos é muito vergonhoso que nossa grande nação apresente uma competência tão limitada em conseguir estabelecer pelo menos uma única indústria montadora de veículos nacional. O automobilismo é dependente de muitas fontes de recursos, inclusive das montadoras. Se não existem montadoras nacionais, essa fonte de recurso é muito limitada e então a prática de competições esportivas a motores fica muito restrita em território nacional. Adicionalmente, uma parte das empresas investem pesado na Fórmula 1 e deixam de investir no automobilismo nacional. O público consumidor (compradores de carros) aceita de bom grado tal situação. Se os compradores reclamassem as empresas se movimentariam. Como os consumidores estão calados as empresas evitam cumprir suas responsabilidades. Enquanto isso os jornalista passeiam a convite e participam de jantares e outros mimos para manterem suas bocas completamente lacradas.

AS
AS
Reply to  Edson Del Rio
11 anos atrás

Se alguma empresa brasileira furasse o chão, plantasse ou escavasse e fosse encontrado um carro, certamente o Brasil seria ‘bam-bam-bam’ na industria automobilistica… hahahaha

Jr.
Jr.
Reply to  Edson Del Rio
11 anos atrás

O governo trabalhista tem lutado para que o brasileiro deixe de ter esse “complexo de vira-latas”, e aí, com amor próprio, passe a valorizar o que se faz aqui. Por isso a luta para trazer as Olimpíadas e a Copa para nosso país. Por isso é que a grande mídia bate todos os dias no governo. A grande mídia segue os interesses externos. Uma empresa fabricante de carros nacionais hoje em dia não conseguiria muita coisa, na forma que estamos hoje. Lembra-se da Gurgel?

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Jr.
11 anos atrás

O governo trabalhista também tunga 48% do valor de venda do automóvel. Só para lembrar.

Weber
Weber
11 anos atrás

Concordo. Apenas um detalhe. É importante lembrar que Senna fez Kart no Brasil e depois foi pra Europa. O Piquet seria realmente o representante de uma época em que o automobilismo brasileiro era levado a sério. Vide o atual descaso com Jacarepaguá.

Clay
Clay
11 anos atrás

Linda foto, FG !!!
E GRAAAAANDE Piquet !!!

EU
EU
11 anos atrás

Que saudades deste tempo tinhamos pilotos de primeira linha, parabens Piquet pelo Tri,

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Não acredito! Vai começar o chororô e véus ao vento das “viúvas” e os saudosismos com rasgadas sedas das “divorciadas”.

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Fittipaldi, Piquet e Senna, nunca mais teremos uma sequencia como esta na F1. Ficamos mau-acostumados e agora, saudosos!

Magos
Magos
11 anos atrás

Esse é o jornalista que aprendi à admirar…(que saudades do formula JP aos sábados!)mas, vc poderia complementar e dar a resposta que vale US$1M. Quando foi que a coisa degringolou? ou melhor, por quê?

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Parabéns e Obrigado, Nelson Piquet!!

Tom
Tom
Reply to  Gerson
11 anos atrás

noivinha fedendo naftalina.

Fabio Spardeloto
Fabio Spardeloto
Reply to  Tom
11 anos atrás

viuva com teia de aranha…