SUZUKETES (3)

LONDRINA (pode, Arnaldo?) – Que coisa… Uma das corridas menos empolgantes do ano acabou sendo aquela cujo resultado foi o mais determinante para o que veremos daqui para a frente.

E sabem o que é? Vettel tricampeão. Lamento, ferraristas empedernidos. El Fodón de las Astúrias se fodió.

Mas falemos de quem tem o que comemorar primeiro. Tragédias para depois. E comecemos do terceiro lugar: o doido Kobayashi com seu pódio espetacular. Que legal isso… Primeiro pódio japonês desde o terceiro de Takuma Sato no GP dos EUA de 2004 pela BAR, e repetindo diante de seu público o que fez Aguri Suzuki em 1990, de Lola.

Desta vez, Koba-mito não teve o azar de Spa, onde largou na primeira fila e quase foi decepado por Grosjean. Terceiro no grid, não se envolveu em nenhuma confusão e, exceto pela pressão forte de Button nas últimas voltas, não teve grandes problemas para levar a primeira tacinha para casa. O torcedor japonês delirou, sushis e sashimis voaram pelas arquibancadas. Alegria autêntica, de um povo que come o pão que o diabo amassou com seus tufões, tsunamis e terremotos. Grande Koba! Merecido. Ele vinha sendo ofuscado por Pérez neste ano, conseguiu a virada. Foi a coisa mais bacana da corrida.

E Massa foi o segundo colocado. Depois de 35 GPs de jejum, desde a Coreia/2010, conseguiu um pódio. Ufa. Uma prova muito boa do brasileiro. Boa mesmo, construída a partir de uma largada excepcional. Era décimo no grid, passou em terceiro na primeira volta. E disse: “Foi uma corrida sensacional, largando em décimo. Não fiz uma boa classificação, larguei muito bem, passei o Hamilton, na primeira curva eu consegui ultrapassar mais dois carros e me livrei dos problemas. Consegui um ritmo bom atrás do Button e do Kamui. Quando Button parou, o ritmo melhorou ainda mais, na hora da troca de pneus passei os dois carros e estou muito feliz. Eu estava precisando, com certeza. É motivo para mostrar que tenho muito que fazer aqui na F-1. É importante para mim, para meu futuro. E motivado para fazer mais ainda pela frente.”

Sabem o que notei em suas palavras? Não mencionou a Ferrari. E disse “aqui na F-1”, e não “aqui na Ferrari” ao se referir ao futuro. O que isso significa? Nada, possivelmente. Mas sei lá, sabem como é. Apenas reparei. Felipe, de fato, estava precisando muito de um resultado assim. Fica, desta maneira, mais perto de renovar por um ano. Acho. Mas fiquei com a pulga na ponta do nariz depois de suas palavras. É no nariz que ficam as pulgas?

Button foi o quarto e, fechando a zona dos pontos, vieram depois dele Hamilton, Raikkonen, Hülkenberg, Maldonado, Webber e Ricciardo.

Alonso see-foo na primeira curva. Foi tocado de leve por Raikkonen e imediatamente começou a tocar Tim Maia no toca-fitas de bandeja sob o painel de seu carro. Pneu furou, acende o farol, acende o farol. Nunca entendi porque Tim Maia dizia para acender o farol quando o pneu furava. Mas foi isso que aconteceu. Na sequência, Grosjean tocou em Webber. Coitado. Largou retinho, não virou o volante um milímetro para não acertar ninguém, mas quando o Canguru Desolado apareceu na sua frente, bateu para não perder o costume. Tomou um stop & go. Triste sina, a desse rapaz. Já falei: tem de largar na segunda volta.

Ainda no comecinho, Senna-sobrinho estampou Rosberguinho. Também foi punido. Mas nada se compara à tragédia alônsica. Zerar nessa altura do campeonato? Com Tião Alemão voando? Resultado: de 29 pontos, a diferença caiu para quatro. Y ahora, Rossê? Ahora vai dar una mierda federal. São cinco corridas, um carro que não Ford nem sai de Simca e um inimigo bem claro e conhecido. Porque a McLaren, apesar de tudo, do carrão pós-férias, deixou de ser ameaça. Hamilton está de saída, Button está fora da briga, a maionese desandou de vez.

Como Alonso vai segurar Vettel, depois dessa? Como fazer para que a Ferrari não fique cabisbaixa, macambúzia e deprimida? Ele mesmo respondeu no Twitter:

5 great races coming! If the enemy thinks in the mountains, attack by sea, if they think in the sea, attack by the mountains. #Leaders

Não entendi porra nenhuma, parece que ele quer subir na montanha para mergulhar no mar, ou tomar um banho de mar e depois subir na montanha, mas o fato é que o asturiano precisa manter o moral do time elevado. O que não será fácil. É o óbvio ululante que neste momento a Red Bull passou a ser a maior favorita ao título, muito pela estagnação ferrarista, muito por ter, aparentemente, encontrado alguma coisinha para melhorar sua performance em pistas de alta.

E o campeonato que começou com sete vencedores diferentes tem nos dois, agora, seus únicos candidatos à taça de fim de ano. Alonso passou a maior parte da temporada vendo meio de longe o revezamento de vice-líderes. Esses, por sua vez, se enroscavam com quebras, erros, abandonos. Enquanto isso, El Fodón somava seus pontinhos.

Agora, porém, o vice-líder está perto demais.

PS fora de hora: ainda não falei disso, mas é uma boa oportunidade. Esses pódios padronizados com bandeiras eletrônicas são uma merda. Obrigado, podem voltar a dormir.

Subscribe
Notify of
guest

255 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Vettel já começou a polir o troféu do Tri. É só caprichar um pouco mais.
Massa, para variar, continua polindo seu escudo. Já deve estar brilhando!
Kobayashi é um estranho mito. Vai precisar polir muita “pratinha” para poder renovar.

Aí estão os pilotos desse interessante pódio, por assim dizer, bastante diversificado.

luis
11 anos atrás

flavinho gomes genial o comentario a respeito da frase emblematica do alonso antes de ler sua conclusao sobre motivacao da equipe estava me mijando de rir e uma frase de filme de guerra oriental do clint estwood 2 guerra tipo se nao estou enganado meio filosofia da tatuagem dele impagavel cara parabens !!=) muito legais os posts

Micromax
Micromax
11 anos atrás

“muito por ter, aparentemente, encontrado alguma coisinha para melhorar sua performance em pistas de alta”.
Essa coisinha foi realmente decisiva…..20 segundos de vantagem em Suzuka……..concerteza o Newey arrumou alguma falcatrua!!!

ms
ms
Reply to  Micromax
11 anos atrás

que nada meu chapa , não teve falcatrua nenhuma….. Vettel é gênio e gênio coloca 20 segundos de vantagem com facilidade nos adversários…

Micromax
Micromax
Reply to  ms
11 anos atrás

Gênio é o Newey….este sim!!

ms
ms
Reply to  Micromax
11 anos atrás

os dois na mesma equipe chega a ser covardia……

Cléber Fabbri
Cléber Fabbri
11 anos atrás

Não vi se alguém fez este cálculo aqui, mas se pegarmos as últimas quatro corridas Brasilino Pacheco ficaria até feliz. Veja:

1- Vet 68
2- But 55
3- Mas 44
4- Rai 41
5- Ham 35
6- Alo 30
7- Per 19
8- Hul 18
9- Kob 17
Dir 17
11- Ros 16
12- Msc 14
13- Web 10
14- Gro 6
16- Ric 5
17- Mal 4
Ver 4
18- Sen 1

PS: quer dizer, se Brasilino não for sennista…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Cléber Fabbri
11 anos atrás

Bem lembrado!
Nas últimas quatro provas o Massa fez mais pontos que o Alonso…
Realmente o cara ta querendo mostrar serviço para garantir permanência na F1, por que Ferra-ri já era.

toni
toni
Reply to  Cléber Fabbri
11 anos atrás

Massa 44 x 30 Alonso
o que a ferrari quer mais para renovar com ele ..
alonso tá comendo poeira do massa

Arthur Schieck
Arthur Schieck
11 anos atrás

Flávio, sabe o que notei em suas palavras? Felicidade pela saída de Massa. E eu estou assim também. Acho ótimo isso! Ser o segundo numa Williams, numa Sauber ou em qualquer outra equipe (de verdade) da F1 é melhor que ser segundo na Ferrari. São duas equipes dentro da mesma. A impressão que eu tenho é que o segundo carro serve para o primeiro o tempo inteiro. Se duvidar eles fazem teste com Massa durante a corrida pra ver se dá pra aplicar alguma modificação no “pit del fodon”.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Arthur Schieck
11 anos atrás

Não é impressão, é fato!

ms
ms
11 anos atrás

sei não….a melhora da Reb Bull nessa altura do campeonato, a pole e vitória de Vettel no fim de semana me fizeram lembrar a adaptação daqueles conhecidos versos de Drumond que o Flávio Gomes fez em 2010 pra falar da situação de Alonso no final daquele campeonato …..”no meio do caminho havia um Vettel….havia um Vettel no meio do caminho….” enfim, Alonso que se cuide pq não basta ter um bom carro, estar numa equipe de ponta e ser um dos melhores pilotos do grid pra vencer um campeonato de f1…. tem também que ter sorte e Alonso sabe muito bem disso…..é só lembrar aquele campeonato que conquistou quando “caiu do céu” aquela quebra do motor da Ferrari de Schumacher numa das ultimas corridas da temporada …

Fernando Passos
11 anos atrás

Com isso que você mencionou sobre o Massa Flávio, também fiquei pensando.

Massa deve estar conversando com outras equipes, isso parece ser óbvio, afinal ele não tem garantia alguma de ficar nos vermelhos de Maranello.

Óbvio que a primeira opção dele seja a Ferrari, porém se ele for pra outra equipe, diferente da maioria que crê em Sauber e Force Índia, eu apostaria na Lotus.

Apesar de ser queridinho de todos da “francesa” Lotus, ex Renault, Grosjean tem feito muita asneira. Haja patrocínio para bancar as inúmeras asas, suspensões, assoalhos e afins que ele destruiu em 2012. Pior do que danos materiais diretos, como os citados, cada vez que ele sai na primeira curva de uma corrida ou no começo de um treino é um baita prejuízo para o time com relação ao desenvolvimento do carro, ainda mais nestas épocas de restrição de treinos.

Acho que Grosjean já deu para a Lotus e não sei se ele tem contrato para 2013, se não tiver creio que o rápido, porém inconstante aprendiz de piloto “será convidado a se retirar da sala de aula”.

Daí, quem contratar pra correr com Kimi?

Massa!

Segundo piloto de carteirinha que aceita bem esse papel; muito experiente; com muito conhecimento técnico da Ferrari; ex-parceiro de Kimi; e que vem retomando seu bom ritmo de outrora. Massa seria uma boa opção, ainda mais porque não deve estar podendo pedir um salário muito alto por causa do seu passado recente abaixo da média.

Se a Lotus quer passar do patamar de coadjuvante de luxo e virar equipe de ponta, precisa de dois pilotos experientes, rápidos e constantes. Se continuar com Grosjean porque ele tem bom patrocínio e é amigo da garotada, esquece, vai continuar isso que é.

Veja a Mercedes, cansou de ser uma coadjuvante de luxo, de ter um carro pro Schumacher brincar e outro pro Rosberg não evoluir. Apostou grande, trouxe um cara jovem e ao mesmo tempo experiente, rápido, de uma equipe de ponta e que tem em Rosberg, seu amigo, um ótimo segundo piloto.

Sei lá, pode ser muita viagem ou uma grande estupidez de minha parte, a chance é grande, mas eu, se fosse da Lotus, iria atrás do Felipe. Contratinho de um ano pra ver o que que dá…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fernando Passos
11 anos atrás

Isso que você escreveu parece, mas não é devaneio.
Falou besteira não.

Jackspeed
Jackspeed
11 anos atrás

coisas de suzuka:
-palco de muitas decisões na F1, ela decidiu em 2012 da mesma forma que em 2006, zero pontos para Michael numa improvável quebra da usina italiana tirou o octa do alemão schumi e agora zero para el fodon na pior hora, adeus tri.

-a pista de traçado fantástico não proporcionou uma boa prova, eu só não durmi porque o fanatismo pela F1 não deixa.

agora falando no campeonato a sorte abandonou el fodon na pior hora, mas a Ferrari tinha nada que deixar o cara sair na ultima volta do treino?resultado:não teve chance de tentar de novo, o carro é fraco na classificação obrigando os pilotos a usar mais borracha do que querem na Q2, fazer o que. eu torço para a Ferrari mas essa equipe redbull de tão competente chega a irritar, o maledetto do newey é phoda e vettel com um carro azeitado é phoda too.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Exercício de futurologia:
-Depois da mancada com o Ligeirinho, acho que o Bolivariano vai pra Ferrari
-Massa ou vai para Sauber ou Para Lotus
-Grosjean vai para Sauber
– O resto vai correr atras da vaga que sobrou, leva quem tiver mais dindim

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

FG, o Massa está querendo se garantir mesmo é na F1, acho que Ferra-ri já era.

Outro que está querendo mudar de ares é o Venezuelano.

Quem ta dando pinta de que vai ser demitido no fim de ano: Grosjean e Senna.

Resta saber quem vai para onde.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Ah!
Pelas declarações da Monisha, a batata do Koba também já tá assada. A não ser que faça milagre… Mas acho que nem assim.

b
b
11 anos atrás

Flavio,escreve ai:MASSA NA SAUBER.

Renato
Renato
11 anos atrás

Torço para que Vettel seja Tri. Assim todos verão que não é o número de títulos que determina quem é melhor. Alonso é melhor que o alemão.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Renato
11 anos atrás

É melhor começar a admitir o tri do Vettel. Quanto à outra parte, vai chorar na cama, que é lugar quente.

Micromax
Micromax
Reply to  Carlos Ribeiro
11 anos atrás

o cara disse: “torço p/ o tri de Vettel” ou vc não entendeu???? que chororô

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Como já havia comentado antes, eu já apostava em Vettel. E se o tri vier pra ele, será um campeonato diferente, de quem não começou uma temporada avassaladora com o melhor carro, ou seja, será adicionado um título mais brigado à coleção do alemãozinho. Pra Ferrari, em se confirmando o tri do Sebastião, fica um alento, pois um vice-campeonato pra quem começou o ano com um carro disparadamente inferior e doente, não é de todo ruim não. À meu ver seria inclusive um puta incentivo pro ano que vem, que aliás, terá de volta carros mais bem apresentados, uma vez que o ressalto do bico poderá ser carenado. Vettel papão.

C arlos
C arlos
11 anos atrás

Concordo inteiramente com o PS Fora de hora.
Sobre o rumo que o campeonato tomou, uns pitacos:
O carro da RBR deve ter um compartimento especial para alojar o rabo do Vettel. Em 2010 tudo indicava que Alonso conseguiria seu tri, mas naquela última corrida naquela pista horrorosa anti-ultrapassagem o espanhol ficou encaixotado atrás do russo e babau. Deu Vettel
Desta vez o alemão deveria considerar dividir o bicho com a dupla dinâmica da Lotus. Afinal Grosjean tirou Alonso de uma corrida e agora Raikkonen tirou de outra. Como consequência a vantagem caiu a quase nada.
O espanhol precisa se benzer…

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  C arlos
11 anos atrás

A sorte do Alonso uma hora iria acabar. E o azar do Vettel também. A natureza sempre tende ao equilíbrio.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Massa é outro quando Alonso não está na pista! Tomara que assine com a Sauber.
El Fondon dessa vez, não teve a sorte de campeão.
E o Senna Sobrinho heim? Azar ou afobação? Ele é até rápido mas, acontece de tudo com o rapaz!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

SE ele sair da Ferra-ri, a chance maior é com Lotus e não Sauber.

GASTÃO
GASTÃO
11 anos atrás

Eu tenho a solução para a Ferrari: montar motores Renault…

Antonio Eduardo Gomes
Antonio Eduardo Gomes
11 anos atrás

FG, merece uma citação a ultrapassagem do Senna-Boy sobre o Romão Granjão, na 130 R, por fora. Tudo bem que foi um fds para esquecer, mas foi abusada…..

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  Antonio Eduardo Gomes
11 anos atrás

imagina um toque de rodas ali, senninha iria dividir o morumbi com titio e papai.

Frank
Frank
Reply to  Antonio Eduardo Gomes
11 anos atrás

Foi a passada do fim de semana.

Christian
Christian
11 anos atrás

O El cagon de las Asturias, não merece entrar para o seleto rol dos Tri, é um cagão de merda que em 2005 somente foi campeão porque o Kimi era o maior azarado da F1. Em 2006, novamente foi campeão porque o motor da Ferrari deixou apé o Sapateiro, quando não poderia. O Vettel e o Hamilton, são os merecedores, o Alonso, repito é um cagão de merda e um puta de um mau caráter, ou já esqueceram do Cingapura-gate ? Ao meu ver, o Seb já superou sua fase de vaga-brava, vai ser Tri, e merece. CHUUUUUPA ALONSO !

Mauricio
Mauricio
Reply to  Christian
11 anos atrás

Tive de limpar a tela do meu PC depois de ler essa…
Era muita a baba.

fagner andre
fagner andre
11 anos atrás

é !vai ter segundo turno na f1, e provavelmente as alianças irao definir o futuro,se o felipe mantiver esta postura pode ajudar, ja o canguru…, sei lá, mas a vida do felipe sem o alonso fica mais facil, quem sabe outra equipe entao né!

Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Nossa, vc tb nao gostou das bandeiras assim? Acabou com a tradiçao ne…

Pedro Azze
Pedro Azze
11 anos atrás

Massa, na Ferrari em 2013?? se ele quiser parar em 2013 é só renovar com os vermelhos..porque viver a sombra de Alonso é pedir aposentadoria da F1, foi assim com todos os segundões do Espanhol. E que seja dito, a chegada de Alonso não trouxe nada de melhor pra Ferrari que continua a patinar desde a saída de Jean Todt e Ross Mercedão da Silva. Felipe precisa de motivação e na Ferrari, no comodismo e no carimbo de Segundo Piloto não terá.

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Flávio o Koba é muito mito, durante entrevista depois do pódio o carinha dá uma cantada na repórter com direito a piscadela e tudo, mito, muito mito: http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/10/07/terceiro-em-casa-piloto-japones-aproveita-para-passar-cantada-em-reporter-assista/ Abraços

Luiz G
Luiz G
Reply to  Carlos
11 anos atrás

hahahaha…muito bom.
Li, certa vez, uma entrevista com Koba na qual qual ele dizia que se tornou piloto de Formula 1 porque não conseguiu ser comediante.

O sujeito é uma figura msmo…

Ricardo.
Ricardo.
11 anos atrás

rsrsrsrsrsrsrsrsrs #### feeteel de nuevo.o madre de dios.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Me parece que os Deuses Gregos largaram o Alonso de lado, e resolveu dar uma ajudinha ao Massa através dos strikes nas largadas. Para o Massa que estava praticamente dois anos fora do pódio, foi uma corrida com sabor de campeonato, e com isso tentando ficar desesperadamente em 2013 na Ferrari, o que não muda nada em relação ao Alonso.O Vettel encostou e deve assumir a liderança na Coreia do Sul, eu acho que ele só fica fora da liderança se as forças malignas não o deixarem. É Fernando Alonso, eu acho que só uma força sobrenatural vai fazer você ganhar esse campeonato.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Não há força sobrenatural que supere as deficiências do carro Ferrari, parceiro. Um projeto péssimo que teve um lampejo de desenvolvimento, mas que parou à medida que os outros continuaram evoluindo. Seria muita injustiça que um carro desse fizesse fosse quem fosse, campeão. Nenhum demérito para o Alonso.

Micromax
Micromax
Reply to  Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Por que vc não assiste um campeonatos de arros guiados por controle remoto então??? se o Alonso vencer este campeonato é merito dele!

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Flávio, nos já falamos sim das bandeiras eletrônicas aqui, mas nunca é demais repetir
UM LIXO

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Sabe de uma coisa. Se eu fosse o Felipe Massa, falaria com a Ferrari, e correria ano que vem pela Sauber. Seria muito bom pra ele, sair da Ferrari de Alonso, e correr por uma ótima equipe como a Sauber. Eu faria isso. Nem tudo na vida é dinheiro. A Ferrari está enrolando e na verdade, no fundo no fundo, não quer mais o Felipe em suas linhas, gostaria de estar preparando alguém pra quando o Don Fodon se aposentar.
É apenas um palpite. A vaga na Sauber é mais interessante neste momento do que na Lotus, Mercedes, e por que não na McLare que está mais com foco nos automóveis de passeio do que nas corridas.

Burn baby Burn..
Burn baby Burn..
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Amigo Wolfpack, concordo com vc, realmente seria uma opção bem interessante para o Massa, porque na Ferrari ele será escudeiro enquanto por lá estiver pilotando.. seja lá quem for o 1o piloto. e na sauber teria a oportunidade de pilotar sem pressão.. mostrar sua capacidade com uma equipe realizando estratégias sempre com previsão de ponta.

Já na Ferrari as estratégias aplicadas para o Massa sempre dependem muito se o Alonso estiver, atras “ALONSO IS FASTER THAN YOU”, na frente”IRRELEVANTE CLARO”, ou fora da prova como vimos na corrida passada. “ECONOMIZE PNEUS”.. rsrsr

Mas a Ferrari foi sempre assim, desde a fase Schumacher..

Fato..

1k7pro6
11 anos atrás

Alonso é o Messi da F1 atual, não é brasileiro, mas é o melhor, porém vai perder o reinado no final do campeonato para Vetel. Vetel é um piloto fantástico, mas não tem ainda a genialidade de Schumacher. Como é jóvem ainda tem muitos anos para se igualar e até a superar seu mestre. Alonso, pobre Alonso vai ficar na Ferrari enquanto esta o quiser, mas não acredito que ganhará nenhum título lá, muito dinheiro sim, e se dinheiro for tudo ele terá atingido seus objetivos na vida.

Andrew
Andrew
11 anos atrás

Alonso não tem o melhor carro, mas tem a equipe na mão. Hamilton nem um nem outro.Vetel tem os dois.
Fui,

Thiago basílio
Thiago basílio
Reply to  Andrew
11 anos atrás

Apoiado.

Felipe S.
Felipe S.
11 anos atrás

Eu tenho a impressão que o Alonso ia andar muito bem nessa corrida, é só ver o desempenho do Massa. Falando em Massa, a Sauber ainda não divulgou o piloto que vai ser companheiro do Kobayashi né? Seria uam equiper bem legal para ele correr.

Felipe S.
Felipe S.
Reply to  Felipe S.
11 anos atrás

Ops: Seria uma equipe bem legal para ele correr. (digitar apressado dá nisso)

PAULO MOREIRA
PAULO MOREIRA
11 anos atrás

Essas bandeiras “FUTURÍSTICAS e CONGELADAS” nos pódios são uma M….. mesmo!!!! Deixa o vento fazer tremular as originais…

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
11 anos atrás

Concordo… eu que torcia pelo Alonso tb já acho que desandou legal..

Sobre o pódio tb… ô coisa cafona…. o único legal é ter as assinaturas dos campeões, but still…

Roberto
Roberto
11 anos atrás

Não estou tão certo como você FG de que Tião leva essa.
Na corrida, o ritmo da FERRARI foi surpreendente.
Você sabe que Massa não tem o ritmo de corrida do Alonso.
Massa acabou com 20 segundos de diferença para Vetel.
Será que Fernando teria essa diferença?
Outra coisa. Hoje formei juízo que Bonitton não é esse desenvolvedor de carro que pensava. Fez teste de aerodinâmica e nada. Para desenvolver um carro você precisa levá-lo ao limite. Como levar ao limite um carro com a tocada limpa?
Com Seu Hamilton e a Mal-k-Laren cometendo um erro enorme (quase pornográfico) no ajuste do bólido, ele ficou com menos de 20 segundos para Bonitton.
Ou seja, digamos que Alonso e Vettel não pontuem na Coréia. E seu Hamilton vença.
Pega ou não pega fogo o campeonato? Tudo pode acontecer.
Por que nesse campeonato acontece de tudo.
Não podemos esquecer do FATOR GROSJEAN – o MALUCO DA PRIMEIRA VOLTA.
Essa foi a melhor coisa que o Canguru lento (webber) fez no ano. A melhor definição de um piloto que já tinha ouvido.
Roberto.

julio cesar
julio cesar
11 anos atrás

Opa blz adorei o comentario,pra mim o Alonso veio o campeonato inteiro tendo aquela velha sorte que ele sempre teve na qual foi predominate pros outros titulos dele,pq pra mim ele não é tudo aquilo que falam,é bom piloto mais tá atraz de muita gente,tomara que tenha acabado a sorte, e que o Vettel seja tri e não ele.

Lucio
Lucio
11 anos atrás

O Alonso venceu 2 das 3 provas este ano na cagada. Tem tido muita sorte esse ano mas é muito ajudado também. Esse Alonso é muito mariquinha, reclama de todos que o atrapalham na frente e faz pressão para que a Ferrari o ajude nos bastidores. Torço para o Vettel até o fim. É o melhor piloto da atualidade. Mais veloz que o El Fudido. Mais audacioso que o El Fudido. E não fica resmungando e chorando como faz o espanholzinho de merda.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Lucio
11 anos atrás

“Espanholzinho de merda”. Olha o nível destes “comentaristas”. Vai assistir futebol, idiota.

Jr.
Jr.
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Olha só quem falando de nível de comentaristas!!!
Faz-me rir.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Lucio
11 anos atrás

Sinceramente, prefiro o Kimmi. Esse é muito mais!

Lio Campos
11 anos atrás

AGORA que o KIMI foii um grande FILHO DA PUTANA isso foi …cara 80 % da fortuna que Ele tem foi a Ferrari que deu …não esta disputando NADA …não custava ir uns centimetros para esquerda tinha muito muito espaço …o FILHO da PUTANA GELADA não moveu um milimetro …é LÓGICO que a asinha ia cortar o pneu do Alonso…muito filho da puta esse KIMI …NÃO TEM UM PINGO DE CONSIDERAÇÃO COM NINGUÉM…a FIA deverir rever esta asinha…arredondar sei la …aquilo é uma faca…e o Kimi sabe disso fez de propósito..infeliz..

1k7pro6
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

Ui! Menina onde está doendo?

Michel
Michel
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

O Kimi é um cara na dele! Um dos pilotos mais honestos em pista, nunca o vi jogar sujo, se colocou alguém pra fora de corrida nessa ou alguma outra vez foi absolutamente desproposital, puro acidente de corrida!
Acho que nem o Alonso ta se doendo como você…boneca!!!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Michel
11 anos atrás

cara o KIMI PHUDEU a trairinha…hahahaharssssss VETTEL TRI !!!! valeu ?

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

Tá…o Alonso jogar o carro dele quase na grama tudo bem ??? Assiste a corrida inteira rapaz. O espanhol tentou segurar o Kimi. Que que ele ia fazer se jogar nas arquibancadas pra dar espaço ???
Cada um…..

Mauricio
Mauricio
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

Até o torcedor do Fodón se acha…
Vixe!

claude bes
claude bes
11 anos atrás

se Alonso nao tivesse parado
o logico seria chegar na frente do Massa. e brigar pelo 1o lugar.

Mauricio
Mauricio
Reply to  claude bes
11 anos atrás

Teria sido um pódio mais simples, uma RBR e duas Ferraris…E o Koba não estaria tão feliz hoje.

enio
enio
11 anos atrás

Sobre o ‘acende o farol’ de Tim Maia -> não que isso vá te fazer entender o lance do farol com pneu furado: na barra da tijuca dos anos 80 tinha um point de pegaçao onde a deixa pro treco era acender o farol :)

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  enio
11 anos atrás

Se o pneu furou e o carro não anda, acende o farol e vai para o “treco”, como o enio falou.

Mauricio
Mauricio
Reply to  enio
11 anos atrás

Cuidado que te pega!

samuel.aju
samuel.aju
11 anos atrás

Bastou o macumbeiro particular do Alonso tirar uma folga pra vir votar na Bahia que a “sorte” do rapaz fez uma greve. Daí que o Chucrutinho Mimado recebeu de bandeja 25 pontos… Se o Hamilton esperasse um pouco mais antes de chutar o balde, talvez faturasse tb por conta.
Mas o que tá rolando é uma sucessão de pontos herdados por excesso de azar, erros e mal agouro e uma dose ínfima de disputas inesquecíveis.
Um campeonato assim ficará muito bem no colo de FFETTTEL.

André Mendonça
André Mendonça
11 anos atrás

Olha só, notícia eleitoral espetacular:

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/eleicoes/2012/noticia/2012/10/flavia-gomes-e-eleita-prefeita-de-orlandia-com-37-dos-votos-validos.html

Flávia Gomes é o nome da prefeita. Será que ela tem um Lada?

Marcog
11 anos atrás

FG, se nao entendeu o que o Alonso disse, é porque está trabalhando demais. Vá caminhar na praia que vc entende (mar à direita, montanha à esquerda, e vice-versa…).

Francisco
Francisco
11 anos atrás

Flávio,

Uma outra coisa: Massa, quando cruzou a meta foi felicitado pela equipa pelo rádio mas não se ouviu qualquer resposta da parte do piloto, os festejos foram também muito pouco efusivos, nem sequer chegou o carro para junto do muro das boxes para festejar perto da equipa. Foi algo que me despertou atenção no próprio momento, as declarações posteriores parecem, de facto, sugerir que a renovação não está garantida!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Francisco
11 anos atrás

Sei não, mas acho que o Massa esta correndo não para garantir Ferrari, mas para impressionar alguma outra equipe do grid… E não é de hoje!

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Eu gostei do novo pódio, achei feio o lance das bandeiras, mas o pódio com os nomes dos vencedores é maneiro. Eu vi mto pouco da corrida, estava mto cansado pq tive uma corrida de kart a tarde num traçado travado, cansativo, mas fiquei feliz com a batida do Alonso, vitoria do Vettel, 2º do massa, 3º do koba e como ficou o campeonato agora, voltou a ser disputado novamente.

Francisco
Francisco
11 anos atrás

Profecia de Flávio Gomes há duas semanas:

– Resumo da ópera: Alonso vai ser campeão.

Profecia de Flávio Gomes esta tarde:

– Vettel tricampeão.

waldson
waldson
11 anos atrás

Com certeza, Massa fala de seu futuro na formula 1 sem citar a ferrari.podem ter certeza, se ele assinar mesmo com a ferrari pra mais 1 ano, e isto esta perto de se concretizar, ele nao vai ficar na ferrari em 2014.Vettel vai seguir o caminho de schumi e tentar repeti-lo com o carro vermelho.Massa tem metade do ano que vem pra convencer outra boa equipe a contrata-lo.

Micromax
Micromax
11 anos atrás

Vettel Tri campeão????? ainda não acredito, mas se acontecer será a vitória do melhor equipamento……pois o que se vê é isto!!! Alonso que é merecedor do mundial de pilotos, pois mostra sua maestria sem o melhor carro……Vettel, Button, Schumacher só vencem quando possuem o melhor carro disparado…..e a corrida de hoje????? a RBR com 20 segundos de vantagem, quer melhor prova??? RBR sobrando…..

1k7pro6
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Deixe de mimimi e aceite o fato: Vetel tri, para alegria dos Alemães e da F1. Se apenas um bom equipamento vencesse corrida, Webber sempre chegaria colado no Vetel, mas tem uma diferença muito grande entre eles: qualidade de pilotagem, concentração, motivação, etc, etc, etc.
Enfim é isso, bom carro é importante sim,mas não vence corrida sem um piloto a altura. A Ferrari que o diga, será que teria sido penta campeã com aquele carro e sem Schumacher para ajudar a desenvolvê-lo?

Micromax
Micromax
Reply to  1k7pro6
11 anos atrás

Até o Flávio gomes seria campeão naquela Ferrari….se tivesse um escudeiro como o Dick teve!!!

Tevez
Tevez
11 anos atrás

O Gomes pra variar leu certinho…
Zacarias vai a Sauber? Quem sobe na Ferrai no lugar dele?

Acontecendo isso o Galvão vai dizer que foi uma injusticia porque o Massa acho agora o acerto do carro…Legal deixando ele lá em 2013 ele só vai acertar de novo o carro no japao de novo?

El Fodon já era

Atento Alerta
Atento Alerta
11 anos atrás

1. As pulgas ficam atrás da orelha, diz o ditado.
2. Vc já falou sim sobre as bandeiras no pódio/podium/pódium padronizado. É realmente meio brega, mas a padronização evita cagadas, como a sempre clássica bandeira brasileira com o círculo azul bem menor que o real (volta e meia tinha isso…).
3. O castelo das Astúrias caiu…
4. Quem diria? Deve ter sido a corrida mais chata do ano! Até o pódio/podium/pódium (qual é o certo?) do Koba foi meio sem sal.

Sem desmerecer o Massa, mas ele só foi segundo porque houve um erro estratégico crasso das equipes Sauber e McLaren, que deveriam ter segurado Kobayashi e Button na pista para que não voltassem atrás do Kovalainen depois da 1ª parada. Os dois perderam muito, mas muito tempo mesmo atrás da Caterham, o que fez com que o Massa ganhasse as duas posições, pois parou bem depois.

O lance do Alonso com o Raikkonen me pareceu normal, o espanhol ficou encaixotado e o finlandês já estava ocupando o espaço que o Alonso quis ocupar, enfim sifu. Uma hora a sorte iria mudar de lado, o espanhol esteve largo demais até a Bélgica. A transmissão da tv japonesa foi muito ruim, demoraram duas horas para mostrar o replay da largada, não vi direito como foi a batida do Grosjean com o Webber e não mostraram o enrosco do Bruno com o Rosberg (não dá nem pra palpitar sobre o que aconteceu).

O melhor da fraca corrida foi o duelo entre Perez e Hamilton. O mexicano passou com facilidade no começo, perdeu a posição no pitstop e, na tentativa de recuperá-la, forçou a barra (o inglês não vacilou) por fora de modo ridículo e caiu fora. Parece que já há um climinha entre os dois…

Mas Suzuka é assim mesmo, às vezes ninguém passa ninguém, fica uma corrida chata, mas no final dá um resultado incrível para o contexto do campeonato ou para a história. Como em 1990, que foi uma corridinha chata, mas que foi importantíssima pelo resultado: Senna campeão na batida na largada com Prost, dobradinha Piquet-Moreno (a última do Brasil), Suzuki no pódio (primeiro japonês).

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Não assisti o GP, mas legal saber que o Mito subiu no pódio sushimi hashi, repetindo o Suzuki em 1990 (aquela que considero junto com a prova do Brasil de 2008 as melhores que assisti, dobradinha Piquet e Moreno e Senna Bicampeão). Legal ver o Massa de novo no pódio e chego acreditar que voltará a ganhar um GP, no Brasil. Seria muito MASSA ver o Massa ganhar em casa. E eu disse uma merda um mês atrás aqui no blogov do Gomov Flaviov que o Vettel era um sujeito fora da disputa do título (disse que Alonso e Hamilton seria os concorrentes ao título), mas parece que o tri de Alonso vai pro Tião.

Dav
Dav
11 anos atrás

Koba merece um apoio maior dos patrocinadores espero que continue na F1 torci por ele no final,deu ate para ver mesmo que por 1 segundo que ele usou a ultima “gota” do kers

Fernando Linhares
11 anos atrás

Continuo torcendo para o Button me Man. Tá difícil, mas não impossível. Hamilton já não quer mais nada. Tá de férias. O pódio achei meio Russo-Futorístico-Retrô. Achei que você ia gostar.