VETTEL, MASSA, FERRARI ETC

SÃO PAULO (muita fumaça) – A semana vai ser agitada. Amanhã a Ferrari deve anunciar oficialmente que Massa fica em 2013. Um encontro com Montezemolo, aquela coisa para inglês ver, está marcado em Maranello.

Ao mesmo tempo, esquenta a história de Vettel na Ferrari em 2014. Um contrato até já teria sido assinado. O presidente ferrarista, no entanto, diz que não vai colocar “dois galos no mesmo galinheiro”. E é, mesmo, o estilo da equipe. Ultimamente, essa coisa de dois pilotos de ponta sob o mesmo teto é coisa de McLaren, apenas.

Por fim, Hülkenberg e Gutierrez parece ser mesmo a dupla da Sauber para o ano que vem. Kobayashi está dançando.

Massa confirmado amanhã: acredito, vai acontecer.

Vettel na Ferrari com Alonso: duvido muito.

Kobayashi a pé: um pecado. Mas acho que alguém pega o japonês.

Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio
Fábio
11 anos atrás

Independentemente de qualquer juizo de valor ou teoria que se queira desenvolver… alguém lembra de algum outro contrato de apenas uma ano na F1 ?

Nikolas Spagnol de Oliveira
Nikolas Spagnol de Oliveira
Reply to  Fábio
11 anos atrás

O Webber tem renovado de ano em ano há tempos. O Senna renovava POR CORRIDA em 1993.

Daniel Medeiros
Reply to  Fábio
11 anos atrás

Um só não. Vários Fábio.

Neste ano temos alguns exemplos: Hülkenberg, Senna, Petrov, o maluco da primeiro volta, Grosjean, NO ano passado um desses exemplos, Maldonado, que novamente renovou por apenas um ano, OU SEJA meu caro, é super normal, ainda mais nos dias de hoje.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
11 anos atrás

Amigos infelizmente Koba Sam dançou…quem sabe se a Honda voltar ele arruma uma boquinha.

Christian
Christian
11 anos atrás

Em primeira mão: Massa acaba de ter seu contrato assinado com a Ferrari para a temporada 2013. O anúncio foi feito há pouco tempo, em Maranello. Estiveram presentes Luca di Montezemolo, Felipe Massa, Fernando Alonso, Domenicalli, o Papa Bento XVI, Silvio Berlusconi e Al Capone, este através de holograma.

Tirando essa gente toda, desejo boa sorte ao brasileiro. Parece que Felipe está se reencontrando com o carro e consigo mesmo. As corridas de volta das férias vêm mostrando esta evolução. Isso é bom, tanto para ele quanto para aqueles que torcem por ele.

Alexandre Novaes
Alexandre Novaes
11 anos atrás

Bom dia Flávio e colegas.

1 – Eu particularmente não acredito numa dupla Alonso – Vettel.
Mesmo com o espanhol tendo contrato até 2016, eu não ficaria de todo surpreso se o Alonso decidisse encerrar a carreira no final de 2013 (ainda mais se até lá for tricampeâo). Neste caso, aí sim o alemão iria para a Ferrari em 2014.
Se o Alonso seguir mesmo até 2016, Vettel e a Ferrari esperariam. Não tem pressa, o alemão é bem jovem ainda.
E não parece, mas Alonso já tem uns 200 GPs e mais de 10 temporadas na F-1.
Simplesmente para mim não faz sentido a Ferrari colocar dois pilotos deste nível competindo na equipe. Não é da filosofia dela.

2 – A que ponto a F-1 chegou. Kobayashi ficar a pé, procurando emprego, e correndo o risco de não competir em 2013. Fechem a F-1.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

A Ferrari e Sebonso foram feitos um para o outro. Sendo assim, cisca meu garoto e cacareja baixo pra não quebrar a concentração do Galo….

GAY
GAY
11 anos atrás

S2 Eu pegaria o Koba… Acho ele uma gracinha… Ai ai… S2

Winston
Winston
11 anos atrás

Massa na Williams hoje!!!, isso sim seria uma notícia decente. Na Ferrari? um ano e fim de carreira. Infelizmente, Ele na Ferrari só vai servir pra provar que foi de Alonso a ideia de Mandar Nelsinho Piquet bater em Singapura, Piquet só não falou isso porque o Bernie Pediu para não fuder a F1 de vez, mal carater eu conheiço pela televisão, mas esse ano a boneca vai chorar denovo o título é de Vetel!!!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Winston
11 anos atrás

Pelo jeito houve fuga em massa do Mobral hoje. Algum funcionário esqueceu a cocheira aberta.

Hallan
Hallan
11 anos atrás

E o Senna? Rua?

ERICK GROSSO
ERICK GROSSO
11 anos atrás

Boas,

Sou neto de Ferrarista, filho de Ferrarista e sou Ferrarista, porém, o Massa já passou o tempo dele na Ferrari faz muito tempo. E com todo respeito para que acha ele um bom piloto, eu acho e sempre achei ele fraco.
E tem uma boa parte da mídia que tem interesse nele na Ferrari, pois, pegam a declaração do Alonso e fazem a conveniência do Massa, pois, na verdade o Alonso quis dizer ” É melhor o Massa, pois, esse não me dá trabalho, já essa garotada….. ”

Abs,

Arthur
Arthur
Reply to  ERICK GROSSO
11 anos atrás

Não está com nada: sou neto de sauberista, filho de sauberista e sou sauberista e digo que o Kobayashi não deveria sair da equipe. Fico espantado comigo do quão fanático, sou pela equipe sauber, pensa bem são três gerações. Como faço parte de uma linhagem sauberista meus comentários são mais aceitos pela comunidade.

Raphael donida
Reply to  Arthur
11 anos atrás

E eu que sou da 4ª geração de Marussianos não me conformo ainda com os caras andarem tão atrás… Chama o Di Grassi devolta pow!!!

Thomas Graef
Thomas Graef
Reply to  Raphael donida
11 anos atrás

E eu que sou da 3ª geração de HRTistas…. TRAGAM DE VOLTA O LIUZZI!

Emerson Neves..
11 anos atrás

Legal Se o Massa renovar com a ferrari o brasil vai continuar levando ferro na f1..

puxa vida não era melhor ele cair fora da ferrari onde não pode vencer…

Felipe Goltz
Felipe Goltz
11 anos atrás

Imaginem se for realmente verdade a notícia ( ou boato ) que Sebastian Vettel tenha assinado com a Ferrari para 2014, como iria reagir Fernando Alonso? É fato público, notório e registrado em cartório que o ex-Fodón de las Asturias não admite nem que companheiro de equipe ande muito próximo da sua asa traseira, como na Coreia do Sul, para não lhe “tirar a tranquilidade”. Queria só ver a Ferrari ter coragem de dizer isto para Vettel, como fez com Massa, que só aceita este tipo de ordem porque também é público, notório e registrado em cartório que Felipe não teria emprego em equipe alguma a não ser na Ferrari, caso fosse dispensado por Luca di Montezemolo. Por isso esculacham o brasileiro desta maneira. “Ah, mas Alonso está lutando pelo título e tal”. Título? Que título? Pelamor…
Mais uma coisa, antes que me esqueça: Alonso, vá catar coquinhos e distribua-os aos pobres da Andaluzia e toda a Espanha, para não lhe dizer outra coisa mais pesada e merecida…

José Augusto Rocha F°
José Augusto Rocha F°
Reply to  Felipe Goltz
11 anos atrás

A Ferrari não está disputando o título? E se a RBR quebra na próxima corrida?
Nunca assistiu campeonatos de automobilismo e suas viradas?

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  José Augusto Rocha F°
11 anos atrás

Pois é. Uma virada já deu, que foi agora com o Vettel se tornando líder, já que antes o Alonso tinha uma vantagem gorda para o segundo colocado. Isso pode acontecer de novo.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Felipe Goltz
11 anos atrás

Tem que avisar o Doutor Pacheco acima que o Alonso está a míseros 6 pontos da liderança do Mundial e que há ainda 100 possíveis.

michi
michi
Reply to  Felipe Goltz
11 anos atrás

Com certeza o Alonso vai ler sua mensagem e ficar muito chateado com o q vc disse!!

Zolli
Zolli
11 anos atrás

É… a pachecada é foda mesmo, eita saudade de quando piloto brasileiro largava equipe de ponta e procurava outra só porque o chefe ou alguém olhava feio, Emerson, Piquet e até o bebê chorão do Senna fizeram isso, estavam lá (F1) pra ganhar, hoje… piloto briga pra andar atrás de companheiro de equipe. É Flavio Gomes parece que tem alguma coisa errada nesse mundo mesmo.

Levi Davet
Levi Davet
11 anos atrás

Sinceramente, acho burrice essa estratégia da Ferrari. Dois pilotos de ponta, com um carro veloz, poderiam monopolizar o campeonato e tornar as conquistas muito mais fáceis.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Levi Davet
11 anos atrás

Também acho, desde que não deixem virar um caos como a McLaren deixou em 2007.

Hugo
Hugo
11 anos atrás

O Kobayashi sem emprego nao fica, como ele mesmo falou…Cairia como uma luva para reerguer a Toro Rosso, que passou os últimos 4 anos com duplas inexpressivas, mostrando que esses programas de equipes para revelar pilotos nao tem muito sentido…basta contratar os bons pilotos que vão surgindo…A Mclaren investiu um tempão no Paul Di Resta, e na hora H contratou o Perez..talvez aí a Red Bull tenha sacado que não é sempre que se revela um Vettel, e tenha mudado a política para os pilotos da Toro Rosso

Nikolas Spagnol de Oliveira
Nikolas Spagnol de Oliveira
Reply to  Hugo
11 anos atrás

Mas o propósito da Toro Rosso não é servir de porta de entrada pros pupilos da Red Bull? Acho que Koba tem lugar por exemplo na Force India (com a saída do Hulkenberg pra Sauber) ou na Williams (no lugar do Bruno Senna, se não decidirem lançar o Bottas). Em último caso, na Caterham, ao lado do Kova, mas aí a equipe precisa melhorar.

Flávio Gomos
Flávio Gomos
11 anos atrás

Vixe…Chamou o massa de galinha na caruda. pó pó pó pó (massa). Cócoricóoooor (Alonso)

André Almeida
11 anos atrás

Imaginem se a Ferrari será estúpida de dizer que o Massa não será mais seu piloto para 2013…

Em reta final de campeonato, o Alonso disputando ponto a ponto contra o Fêttel, precisando mais do que nunca da ajuda dele para garantir o mundial de construtores e, de quebra, tentar tirar pontos do alemão…

Vejam o cenário:

“Massa, infelizmente você não será mais nosso piloto para 2013. Obrigado pela sua ajuda, e desejamos o melhor para o seu futuro, porém precisamos de você motivado para o final do campeonato do Alonso.”

– “Certo gente! Contem comigo!”

O Massa iria responder assim?

A Ferrari não é a Red Bull, que já deveria ter definido a sua meta para 2012 na Coréia, ou seja: Webber deveria ajudar o piloto com maior chance de título.

É como o FG definiu em 2010: se a equipe não se definir, é melhor ser chamada de Red Burra.

Rafael
Rafael
11 anos atrás

O Massa deveria procurar vida fora da Ferrari, bater na porta da Lotus seria uma boa opção.

Marcio Souza
Marcio Souza
11 anos atrás

Pelo menos uma qualidade Massa demonstrou nessa temporada . O cara consegue aguentar a pressão de ser um ferrarista. O que ele foi criticado, humilhado pela imprensa internacional, xingado e ainda assim conseguiu meio que dar a volta por cima nas últimas corridas o credenciam a continuar na Ferrari. isto não muda o fato do Alonso ser bem melhor, mas o Massa demonstrou que não se abala facilmente.

Vanderlei Santos Ricobom
Vanderlei Santos Ricobom
11 anos atrás

Estou impedido de seguir a sua conta no twitter. Poxa! Raramente eu falo mal da Portuguesa.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Ou o Fernando Alonso vence na Índia, ou que pelo menos chegue na frente do Vettel, para ao menos manter alguma esperança. O Vettel já pode ser considerado um virtual campeão, e ele já venceu um quarto dos seus GPs disputados na carreira e deve ser o mais jovem TRICAMPEÃO, deixando o Fernando Alonso traumatizado com duas derrotas em relação a ele. O Felipe Massa deve renovar, mas o seu status na equipe continuará como segundo piloto de Alonso, e será que esse lance do Vettel em 2014 na Ferrari é verdade, só vendo para crer. Se o Bruno Senna sair da Williams eu acho que é fim de carreira, e só deve sobrar uma nanica para ele pilotar no ano que vem, e seria melhor ele vir para Stock Car disputar a corrida do milhão.

Filipe Augustus
11 anos atrás

Eu já vejo tudo isso de forma diferente.
O Felipe até agora não foi mais rápido que o Alonso e ponto.
Se ele for a Ferrari vai priorizar ele assim como foi com o Kimi quando o Felipe disputou o título em 2008.
Todos sabem que o Felipe sofreu um sério acidente, ficou em coma, quase faleceu.
Falar que ele é fraco que ele é ruim é muito vago e pra mim é coisa de gente que não tem argumentos.
Eu acho o Felipe um piloto rápido quando ele tem um carro confortável a forma de pilotar dele, e parece que o carro dele está adaptado de novo a forma dele pilotar, solucionando alguns problemas que ele tem com os pneus, assim como o Michael.
Pra mim o Felipe está voltando, como se fosse do começo da carreira de novo até a forma que ele se encontrou em 2008.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  Filipe Augustus
11 anos atrás

Quem precisa ver isso é o Steve Wonder……Vc está pior que o grande cantor dublê de ploto na F1…….Massa é pior que o véio estive……

Mauricio
Mauricio
Reply to  Luiz Oliveira
11 anos atrás

Porem ele está certo e você sem argumentos, por isso ofende.
Critica sem argumentos e só com xingamentos é como grafite em muro. É chamada de pichação por que não passa de um simples borrão que só o autor entende… Às vezes nem ele.

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Ferrari 2014: entra Vettel, sai Alonso. A Espanha está falindo, o que deve arrastar o “Bancodosjuntos”, assim como o mercado de Ferrari ibérico. Em compensação Maranello deve estar sentindo queda na venda de seus superesportivos no país mais rico da Zona do Euro. Nada mais lógico, troca-se o falido chiliquento por um jovem talento que acaricia seus carros, e vindo de um país rico.
Simples assim…
… e de repente até Massa fica…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Se o Santander concentrasse suas atividades na Espanha até seria plausível essa sua afirmação, mas como não é o caso, será muito difícil que a situação da Espanha o arraste.
Portanto essas sua afirmação não tem nada a ver!!

Fábio Peres (@fps3000)
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Por esse critério, Massa tem tudo para ficar, e só seria substituído por outro brasileiro (Bruno Senna?). Afinal o Santander e a FIAT tem muitos negócios no Brasil, certo?

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Que análise de conjuntura, hein? Quer dizer que o Santander depende da economia espanhola? A Ferrari depende das vendas na Espanha? Sabia que onde se vende mais Ferraris a F1 nem é conhecida (EUA)? Cara, vai ler um pouco de jornal, pelo menos. Informe-se e poupe os outros de suas análises.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Grande Burrinho!!!
Se eu não me engano, o Santander na Espanha representa o décimo maior mercado deles (Brasil, China, Inglaterra, EUA e Mexico estão na frente não necessariamente nesta ordem).
Se o “Mercado Espanhol” ditasse regra, a maioria dos pilotos da Moto GP, Moto 2 e Moto 3 estaria fora, juntamente com a Repsol…
Eu concordo com o José Brabham em uma coisa – não vejo Alonso e Vettel correndo juntos.
Abraços,
Marcelo

Surpreso
Surpreso
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

Caralho, Zé… A cúpula do FMI se reuniu para cornetar seu comentário! Todos com doutorado em Harvard, Cambridge, MIT, Sorbonne e sei-lá-mais-o-quê…
ha ha ha ha

Ó us cara, aí!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Surpreso
11 anos atrás

Nossa experiência em Harvard, FMI etc. tem que equilibrar e elevar o nível de um mobral e ignorante como você, não é parceiro?
Estou até “Surpreso” de você omitir seu nome, cara-pálida…
Cada um viu…

Luís
Luís
11 anos atrás

Montezemolo não perde a chance de se expressar mal.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Luís
11 anos atrás

Ele é italiano.

Italianos são famosos por sua falta de tato ao falar.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
11 anos atrás

Ainda é cedo para a fofocagem…..mas não levo fé na continuação do massakayan

Enquanto isso no mundo da roda…….O Diumar está na UTI, sem risco de vida, com 52 fraturas e vai demorar a andar e muito menos, dirigir……Está até no New Zeland Herald

http://www.nzherald.co.nz/sport/news/article.cfm?c_id=4&objectid=10840877

1k7pro6
11 anos atrás

Quanta maldade. Massa não é uma galinha, é um rato. Segundo piloto vendido.

Pedro Barrio
Pedro Barrio
Reply to  1k7pro6
11 anos atrás

E você? O que você é?

Douglas
Douglas
11 anos atrás

Pra mim o Kobayashi já tem contrato assinado com outra equipe, só isso pode explicar o fato da Sauber não renovar com ele.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
11 anos atrás

Koba vai arrumar uma Toro Rosso, que tem 2 fedelhos que não fedem nem cheiram, A “STR” é uma aposta até interessante, já que o Webber vai se aposentar ano que vem e, se for bem, arruma vaga no primo rico.

Bruno Senna, tenta uma vaga na DTM ou WTCC, ou comentarista ao lado do Burti e vai ser feliz.

Coitado, nessas alturas, é do Pastor Maldonado. Ele tem futuro, tem grana, mas amarrou demais o burro na Williams com a PDVSA.

E o Sutil, volta pra Force India?

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Marcio Vieira
11 anos atrás

Sutil na Force India seria uma boa opção! O cara é um bom piloto e merece um carro bom!

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Foi que disse esses dias atrás e repito, Massa fica na Ferrari só pra fazer a transição de vaga pro Vettel em 2014, mas se o Alonso não ser campeão ano que vem. Vai chegar a hora que a Ferrari vai questionar a capacidade do Fodón se ele não trazer o título de pilotos pra Maranello. Porque se ele não ser campeão até 2016 (fim do contrato dele) vai ser um tempo bastante desperdiçado por um piloto de primeiro escalão da Ferrari.

Luiz
Luiz
Reply to  George McCrae
11 anos atrás

…se ele não for,,,,

celso
celso
11 anos atrás

Seria muito triste ver o Koba a pé em 2013.

Uma temporada no WEC pela Toyota não seria nada mal.

Uma volta em 2014 pela Red Bull (Infiniti – Nissan) no lugar do Webber seria ótimo.

Abraço!

Burn BABY bURN..
Burn BABY bURN..
11 anos atrás

Bom.. Se o Luca “merda no ventilador” Montezemolo disse dois galos ou dois pilotos de ponta juntos… realmente os “adjetivos” para o Massa não são dos melhores.. Massa que parece estar voltando a velha forma..depois da Mola fatídica.

Já o Vettel, ganhou.. Hip Hip Hurra!! Hurra?? Para mim não fez mais que a obrigação..aliás “quase” a obrigação, porque esta pole do Webber realmente virou carne de pescoço.. Quem é o melhor afinal? O pulverisador de recordes Vettel ou o Canguru Webber..

Igual aconteceu no ano passado, quando Webber fez uma pole em uma hora espírita, eliminando as chances de Vettel, tentar chegar perto das 6 poles consecutivas..e que nem record seria ..pois consecutivas são 8.. e são do Senna

Logo pondero.. e esta é minha opinião pessoal.. que ele é bom.. mas não é para tudo isso que muitos tecem por aí..

Mais méritos para o Genio Adrian, que com algumas janelas de arejamentol nas laterais das asas http://formula1techandart.files.wordpress.com/2011/12/rw-red-bull-rb7-rw-winter.jpg Muito parecidas com as de arejamento da tampa dos motores de fuscas” http://www.cladofusca.com.br/Imagens/FuscahistoriaPrototipo.jpg , ao que parece arremessou novamente as Red para a frente do pelotão de novo..

“Se for só isso no pacote claro”

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Alonso disse certa vez, que assim que conquistar o tricampeonato, pára com a F1. Pode ser campeão em 2013 e assim, parar.

Ou pode sair da equipem 2014. Voltar pra McLaren ou Lotus/Renault.

Nos dois casos, Vettel na Ferrari em 2014.

Não é tão difícil de acontecer…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Eu também li algo a respeito quando ele foi para a Ferrari. De que pararia quando conquistasse o tricampeonato.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio Alves
11 anos atrás

Então ele deve parar daqui a uns cinco anos ou mais…

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Me parece, preciso confirmar, que Alonso tem contrato até 2015. Acredito que em caso da Ferrari produzir outra carroça, o que não é difícil enquanto mantiver diretoria e depto técnico, ele mande Domenicali se foder. Se for campeão em 2013, sinal de que a charanga veio melhor, acho que o mais normal seria permanecer e tentar o tetra lá mesmo em 2014. Emfim, acho que vai depender da barata que os vermelhos vão dar pra ele guiar.

Henrique
Henrique
11 anos atrás

Vocês aqui vivem a idolatrar Koba, mas até agora não fez nada por merecer ficar na F!, salvo uma ou outra ultrapassagem. Piloto mediocre.

David
David
Reply to  Henrique
11 anos atrás

Verdade mas se vc olhar tirando os pilotos da Mclaren, Raikonen, Alonso e Vettel o resto é bem medíocre! Pelo menos esse não tem medo de disputar com ninguém!

JP
JP
11 anos atrás

É regra primordial na F-1 e na gestão de empresas de uma maneira geral.
Engraçado é ver o povão nos comentários dos outros sites, dizendo que é absurdo, que a Ferrari facilita pro Alonso, que Massa é o novo Barrichello, bla-bla-bla e tal. Pra esse povo, a equipe tinha que botar os dois touros no pasto.
É como alguns: brasileiro não gosta e não entende porra nenhuma de F-1, automobilismo e esporte.

David
David
Reply to  JP
11 anos atrás

Cara, esportivamente falando a Ferrari tinha de liberar a disputa como faz a Mclaren. Mas acho que o Alonso só ia ter mais dificuldade no campeonato pois teria um a mais pra passar na pista. Eu não gosto do modo como a Ferrari conduz sua equipe (parece pensamento de time pequeno). Agora dizer que todo mundo que da uma opinião diferente da sua aqui, não entende nada de F1, é vc se achar mais que os outros e só. Cada um tem sua opinião vc gostando ou não!

Leonardo
Leonardo
11 anos atrás

a Ferrari tentou colocar “doi galos no mesmo galinheiro” algumas vezes. Pironi\Villeneuve deu numa tragédia. Prost\Mansell acabou com o Leão fazendo o “drama da aposentadoria” antes de voltar pra Williams, e ambos perderam pra Senna. acho que pelo menos esses dois erros (preguiça de procurar outros casos) serviram pra Ferrari aprender muito, depois de Prost\Mansell, não me recordo de outra dupla vermelha que tenha dois pilotos de ponta, campeões (ou que mereciam ser campeões)

PS: vão falar de Schumacher\Barrichello, com certeza. eu prefiro não comentar.

David
David
Reply to  Leonardo
11 anos atrás

Na época Rubens até era piloto de ponta mas quando olhava pra outra ferrari no box… Não da pra comparar.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
11 anos atrás

Logo, Massa é a galinha.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Rodrigo Moraes
11 anos atrás

Não, é raposa

A galinha… Melhor não falar.

William
William
11 anos atrás

Acredito que caso Alonso não emplaque um campeonato na Ferrari até 2013, a Ferrari trará Vettel e Newey pra fazer a equipe dos sonhos. Estou achando que a falta de títulos na Ferrari esta desgastando a relação de ambos (Ferrari x Alonso).

William
William
Reply to  William
11 anos atrás

Caso azede a relação Alonso e Ferrari por falta de titulo até 2013, deve pintar Vettel e Massa em 2014, o alemãoi já declarou admiração por Massa, e o isentou de culpa por atrapalha-lo na Coreia, e antes foi muito solidario ao piloto brasileiro declarando reconhecimento ao que Massa ja fez na F1.

Gerson
Gerson
Reply to  William
11 anos atrás

“sonho meu, sonho meu…”

Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves
Reply to  William
11 anos atrás

Seria uma boa para o Massa bater o recorde do Barrica e quem sabe fazer 20 temporadas sem títulos.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcos Gonçalves
11 anos atrás

Esse é o recorde dos escudeiros.

Thiago
Thiago
11 anos atrás

O Alonso tem contrato até quando?

William
William
Reply to  Thiago
11 anos atrás

Contratos na F 1 são rasgados normalmente.

TERCIO KENKO
TERCIO KENKO
11 anos atrás

Flavio, o Koba tem algum patrocínio que possa bancar ele em outra equipe ?
Abraços.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Embora seja mais a filosofia da McLaren, os últimos títulos conquistados por essa galera de Woking, foi com apenas um piloto “bão mesmo” e outro “marromenos” ou despretensioso: Olha só, em 2008, o campeão foi Lewis Hamilton e o parceiro de equipe era Heikki Kovalainen; 1999, campeão Mika Hakkinen, parceiro David Coulthard; 1998: Mesma formação; 1991: Ayrton Senna, parceiro Berger. Em 2007 a dupla era perfeita com Hmilton e Alonso, mas na prática vimos no que deu. A atual é a mais forte da categoria, mas o campeonato que é bom, subiu no telhado. Acho que é mais a cara da Red Bull mesmo. Se bem que considero o Webber um “marromenos”.

Eric
Eric
11 anos atrás

Gente….será que só eu acho que o Koba-mito merece o lugar do Massa?

E o pior é que além de não ser promovido pelos 2 anos impecáveis numa equipe meia boca, os caras querem fazer a cagada de mandaro cara embora? O único piloto nipônico que sabe andar como os melhores desde o começo da F1….ninguém percebe o lado marketeiro disso aí? Se não gostam do estilo de pilotagem dele, pelo menos se prendam ao que realmente vale na F1…a grana. Alguem sabe citar fãs mais alucinados e gastões do que os Japoneses? Alguem pode prever a festa que teremos ano que vem se eles tiverem um piloto da casa numa equipe de ponta?

Imperador Akihito: SOCORRO! Põe a mão no ombro do todo poderoso Bernie Ecclestone e mexe uns pauzinhos (hashis?) pelo Koba-mito, pô!!!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Eric
11 anos atrás

Baixou o santo…

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Koba Sam… só se a Honda voltar.

Fernando Passos
11 anos atrás

Flávio, não foi o Alonso que disse, acho que no ano passado, que ele não pretende correr por mais muito tempo? Sei não, mas acho que Don Ex-Rabudo das Astúrias vai picar a mula da F1 no final do ano que vem…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fernando Passos
11 anos atrás

Não, só no final de 2014 quando acaba o contrato.

Antes só se for demitido por incompetência ou algo similar, coisa que ele está muito longe de ser.

Marcos Araujo
Marcos Araujo
11 anos atrás

Não vai colocar dois galos no mesmo galinheiro? Isso quer dizer que a Ferrari quer apenas um galo (Alonso) e uma galinha (Massa).

Mauricio
Mauricio
Reply to  Marcos Araujo
11 anos atrás

Opção dele ora pois!

Pedro Pina
Pedro Pina
11 anos atrás

Montezemolo diz que não quer dois galos no mesmo galinheiro, se referindo a Alonso e Vettel. E o massa seria o que então??? uma galinha????

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Quero desabafar…

Não compensa colocar dois pilotos fortes na mesma equipe, sempre acaba em brigas, muitas vezes compromete o título, vimos isso na Williams e Mclaren algumas vezes! A Mclaren dominou em 88/89, mas o que adianta se o clima dentro do time foi o pior possível(e quem começou a confusão foi Senna no GP de Imola 89, o brasileiro foi burro, sem confusão na equipe ele e Prost iam dominar por anos a F-1).

Pra torcida essa rivalidade é o máximo, mas lá dentro da equipe o clima é muito ruim! Isso muitas vezes derruba a equipe pra uma séria crise! Se a Mclaren ficasse com Prost e a Williams com Piquet, eles iam dividir títulos por anos, ninguém ia superar os dois até 92/93! O nível técnico de Prost e Piquet pra ajudar a organizar times e desenvolver carros só vi se repetir com Schumacher na Benetton e Ferrari. Depois ocorreu o mesmo com Alonso na Renault(e agora se repete na Ferrari). Até Vettel começou por baixo na RBR e chegou aos títulos! O alemão conta com Newey, mas Piquet teve projetistas do “calibre” de G.Murray, F.Dernie e P.Head. Prost teve J.Barnard, G.Murray, S.Nichols, além de Newey em 93. Schumacher teve sucesso por anos com R.Brawn e R.Byrne! Alonso teve Bob Bell em 05/06, hoje na Ferrari o espanhol conta com uma estrutura muito maior que a RBR, uma coisa compensa a outra. Alonso vive dizendo que a Ferrari é a melhor equipe do grid.

Ninguém observou? Nesse GP da Coréia um dos carros da Ferrari estava fortíssimo(caso de Massa). O problema é que dessa vez Alonso não achou o acerto ideal no carro. Não se iludam, ele pode vim forte para as próximas corridas. RBR deve ter perecebido isso: “Se Massa estava forte, então Alonso deve ter errado algo no acerto no carro”

R.Leme ficou “endeusando” Jim Clark no GP da Coréia(colocando acima de Niki Lauda, que teve Mauro Forghieri ao lado), mas Clark só foi bicampeão graças a genial Colin Chapman. Ninguém pode meter o pau em Vettel por contar com Newey, se ambos chegarem ao tricampeonato seguido, vão fazer melhor que a dupla Chapman-Clark nos anos 60. Vettel venceu três corridas seguidas, mas isso é raro na Formula 1, se o piloto não for veloz, preciso e cerebral jogar tudo fora…Vettel também leva mérito, e não é pouco porque esse ano ele fez muita diferença quando o carro estava em baixa!

Vários campeões no passado dependeram de grande projetistas. Hamilton vai começar por baixo na Mercedes, mas ele vai ter ao seu lado R.Brawn, que ganhou nada menos que 8 mundiais de pilotos e 8 de construtores, isso desde 1994. Curiosamente mesmo número de Newey desde 1992.

Ninguém faz nada sozinho na Formula 1, mas em alguns casos a coisa se torna muito mais fácil. Percebendo que nunca ia ser campeão pela Lotus, Senna se transferiu para a Mclaren que dominava os anos 80.

Quando chegou no time em 88, Senna pegou tudo de mão beijada(isso é extremamente abafado na mídia), quem organizou o time e desenvolveu aquela fantástica Mclaren de 88/89 foram Prost, Murray e Nichols(o motor Honda já chegou desenvolvido na Mclaren graças a Piquet na Williams, esse motor foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Mclaren entre 88 e 91). Aquele carro era tão formidável que ainda teve forças para disputar os títulos de 90/91. Um dos pontos fortes era a confiabilidade, fora o trabalho de boxes que raramente deixava o piloto na mão. Tudo isso, aliado ao talento de Senna resultou em títulos, mas isso também se repetiu com Schumacher, Alonso e Vettel. Só que, os três últimos tiveram participação pra “levantar” o time!!! Isso não ocorreu com Senna na Mclaren, quando ele chegou na equipe a Mclaren dominava desde 84(o carro só não foi bem em 87 por causa do motor Porsche, trocou pelo Honda, voltou a dominar). Mas quando ela caiu de nível técnico em 92/93 Senna pulou fora indo para a Williams que dominava. Oras, assim é fácil chegar aos recordes e títulos…

Não é a toa que Hamilton se mudou para a Mercedes! Ele observou nos últimos anos que Schumacher, Alonso e Vettel fizeram muito mais que sentar e pilotar, todos fizeram história ajudando a “transformar” times, e isso faz uma grande diferença, com o tempo forma um piloto completíssimo!

Depois do caso Pironi x Villeneuve em Imola 82, Enzo Ferrari comentou:

“Uma equipe é ideal quando tem dois tipos de piloto! O veloz e sábio(Schumacher ou Senna), e aquele que somente compõe a equipe(Rubinho ou Berger). Quando o time tem dois fora-de-série ocupando o mesmo espaço, a coisa sai fora de controle, dias difíceis pela frente”.

Em seguida, Villeneuve morreu na Bélgica e tudo foi concentrado em Pironi, mas esse sofreu gravíssimo acidente deixando a Ferrari fora de combate em 82.

Com a dupla Alboreto x Johansson já havia primeiro piloto e ordem de equipe, no GP do Canadá 85(quinta prova na temporada). Alboreto liderava, mas começou a ter problemas no carro, Johansson descontou a diferença e ia ultrapassar Alboreto. A equipe Ferrari logo colocou a placa “slow”, impedindo o suéco de vencer a primeira corrida na F1.

F1 1985 FIA Review 05 Canada
http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY

No GP da Bélgica 98, Ralf Schumacher na chuva andava forte, também descontou a diferença para o companheiro e lider de corrida D.Hill. A ordem pelo rádio a Ralf foi bem clara: “Ralf mantenha a posição, não ultrapasse Hill, é uma ordem da equipe”

Ralf Schumacher recebe ordens para não tirar vitória de Hill
http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10&feature=related

Gilles Villeneuve teve que engolir uma ordem de Enzo Ferrari no grid no GP de Monza 79. Gilles não podia disputar posição muito menos a vitória com o companheiro Scheckter. Curioso o comentário de R.Leme aos 3:22 do vídeo abaixo, fala sobre a situação de Gilles no campeonato, com certeza ele não sabia do favorecimento a Jody. Gilles ficou mais de 90% da corrida atrás de Jody, sem poder fazer nada, e foi assim até a bandeirada.

Fórmula 1 1979 – GP da Itália(Rede Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=t9z9dKV9uKo

Um ano antes, Peterson foi impedido por contrato de disputar o título com Andretti, e olha que Ronnie levou patrocinador para a equipe em 78. Gilles e Peterson tinham boas chances de serem campeões, nem Ferrari e Lotus permitiram. Era comum ver Peterson na “cola” de Andretti, mas ultrapassar seria motivo pra justa causa!

Melhor fazer como a Ferrari, que não precisa avisar quem é primeiro ou segundo piloto!

Hilário vai ser ouvir o Galvão soltar a pérola:
“Essa é pra esfregar na cara dos críticos(eu, eu), Felipe Massa renovou com a Ferrari e esta muito feliz”

Oras, mas não era o Galvão que sempre criticou duramente a Ferrari por favorecer somente um piloto? E a cruzada que ele fez para o Brasil odiar essa equipe, não vale mais nada?

Galvão, GP da Itália 2012:

“Eu não consigo ser purista nesse tipo de coisa, eu queria a opinião do Emerson Fittipaldi, é uma equipe chama-se Ferrari. Um é líder do campeonato, o outro não foi bem na primeira parte da temporada. Nesse momento Massa entregando a posição para o espanhol levaria os dois ao pódio, esta me parecendo absolutamente normal. O que vc acha Emerson?

“TEM QUE FAVORECER O FERNANDO ALONSO!!!

Aí vem a melhor parte da corrida, o espanhol encosta de vez no Felipe, a Ferrari avisa pelo rádio e tome Galvão Bueno:

“É melhor que seja logo, que passe logo e que Felipe vá atrás…se não tem solução, que passe logo e que o Alonso puxe o Felipe. Veja que o Felipe ABRE SEM NENHUM PROBLEMA para a ultrapassagem do Alonso”.

“Gente, é uma coisa do ESPORTE absolutamente NORMAL, eu sei que vai CHOVER CRÍTICAS que vai ser um PROBLEMA. Mas é uma coisa do ESPORTE, fazer o que? O Felipe chegou a comentar: “EU VOU AJUDAR MEU COMPANHEIRO DE EQUIPE!!!”, e assim a coisa funciona. Aí vc esta vendo TIRIRICA no boxe da Ferrari, ele é AMIGÃO do Felipe, e o TIRIRICA faz aquela cara: “Fazer o que, de circo eu entendo muito por isso estou aqui”

ed
ed
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

marcelo, esqueceu de tomar seu remédio?

Francisco M
Francisco M
Reply to  ed
11 anos atrás

Alguém lê as teses de doutorado do Marcelo?

Aldo Gomes
Aldo Gomes
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

Esse cara polui o blog do Seixas também, só pode ser maluco. Vai ser Prolixo assim na China.

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
Reply to  Aldo Gomes
11 anos atrás

Em todo post ele coloca as falas d Galvão, pqp… KKKKKKKKKKKKK

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Aldo Gomes
11 anos atrás

Aldo Gomes, seus posts poluem mais que os do Marcelo.

David
David
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Vc só esqueceu de mencionar quem levou os motores Honda pra Mclaren foi Senna! A Lotus ia perder os motores Honda mas a montadora japonesa resolveu seguir o Piquet e permaneceu na Lotus deixando a Willians na mão. Também esqueceu que Ross Brawn não leva o mérito sozinho pelo carro na Benetton e Ferrari pois o projetista dos carros era Rory Byrne! Foi ele quem fez todos os carrors campeões do Schumacher. Este sempre ganhou com o mesmo carro pois sempre teve o mesmo plantel lhe servindo. Isso não é demerito mas não é o genialismo que muita gente pinta. Eu posso te dizer que vi Senna, Schumacher, Prost, Piquet ao vivo mesmo, não só tv e quem viu vai concordar comigo, Senna foi o melhor na condução do carro, assim como Piquet no desenvolvimento, Schumacher agrupando talento ao seu redor, prost na sabedoria. Apesar de não ser fã de Alonso, ele tem muitas características desses caras. É um dos melhores de todos os tempos mas o pesssoal pela dor de cotovelo nacional nunca vai admitir. Oruim é que seu comentário como na maioria que se ve é tendencioso, desmerece alguem pra elevar outro. Isso é coisa bem do pessoal da globo.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Tu não merece mas mesmo assim vou redigir:

2o parágrafo…..A Mclarem optou por Senna e NÃO Prost, pois sabia que Senna era mais piloto, e conquistou tudo com ele lá…… Prost correu do PAU!!!!! e correu denovo em 1993. A Williams não precisava de Piquet pra ser campeã em 92 e 93, tanto que foi com mansell e prost e nenhum dos dois desenvolveu aquele carro robotizado…..para de escrever asneira cara……pensas que engana a quem? pode ser uma 6 dúzia de desinformados…..Nem em 87 a Williams precisava de Piquet pois tinha os foguetes mais confiaveis….. Quem foi o responsável pelo domínio das Mclarens entre 88 e 91 ?????? Dois fatores: 1- O Talento de Senna nas pistas(Prost vinha de carona quando senna quebrava ou errava) 2 – Senna de novo quando em 87 convenceu os Japoneses da Honda á levar seus motores p/ Woking a partir de 88……Prost e Ron já havian tentado antes sem sucesso……como Senna conseguiu???? era um talento fora das pistas também…. Percebeu que o fator principal era o motor Honda??? e não esta babaquice de prost/murray/nichols……..o motor era tão bom que empurrava aquele chassis ultrapassado da Maclarem em 90 e 91……

7o- Parágrafo: quem dominou em 86 e 87 foi a Williams que não soube domar seus pilotos em 86…..Prost não ganhou aquele título, Mansell e Piquet é que conseguiram perder entendeu? Prost fez questão que Senna viesse p/ o time em 88 somente por causa do benefício do motor honda, pois a Mclarem seria coadjuvante sem aqueles propulsores……só que se fudeu, pois não imaginou o quão consistente e rápido era Senna……Só levou pau….fato….a única corrida que Prost realmente foi melhor que Senna foi na em Paul Ricard/88 só!!!!

marcelo……..para de falar M E R D A !!!!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Esse idiota não tinha ido para a caixinha de SPAM?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Já disse antes e vou repetir….quando ver meu nick, passe direto sem ler, não enche o saco,se não lhe agrada…………
agora, parece que vc gosta naummmmm???

Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Mas dois fora de série na equipe permitem a existência de momentos épicos e inesquecíveis e que dão mais retorno para a equipe, do que simples títulos Schumaquistas, por exemplo. Vide a histórica Mclaren de Senna x Prost. Graças em parte a essa disputa a Mclarem é hoje tão ou mais clássica que a Ferrari.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Está se sentindo melhor agora, Marcelo?

Marcelo Uchoa
Marcelo Uchoa
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Sério que vc escreveu tudo isso pra por aqui nos comentários?

Marcelo Nazi Deutsche-pacheco Schumakete
Marcelo Nazi Deutsche-pacheco Schumakete
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

A fama de Schummy desenvolvedor de carro já foi pra cucuias…. Quem fez aquela Ferrari maravilhosa de 2000-2004 foi Brawn e Byrne, simples assim. Quando Byrne se aposentou, a festa acabou. Na Mercedes, no que o alemão ajudou a desenvolver o carro? Teve 3 anos pra isso…

Segafredo
Segafredo

A mesma situação ocorre hoje em dia na RBR com Newey, qualquer um vence naqueles carro…….qualquer um dos medianos, digo..
O Webber já deu alguns tocos este ano no Tiãozinho, hehe

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra

Segapeido comentando com outro nome e respondendo seu próprio comentário. O estilo imbecil com um monte de reticências “………” com duzentos pontos não nega a origem.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Parece que a verdade lhe incomoda amigo,…….não se ofenda com meus comentários. Não são para vc, ok?

vitão
vitão
11 anos atrás

como dizem lá em Birigui, muito peido e pouca merda. Tá tudo dominado.

Alexandre Alves Andrade (@alex_alves81)
11 anos atrás

É uma possibilidade pouco provável (beeeeeem pouco), mas será que o Alonso já não sinalizou pra Ferrari que ano que vem é o último dele? Assim, a informação da BBC estaria correta e o Montezemelo também não estaria mentindo ao dizer que não colocaria 2 galos no mesmo galinheiro (e de quebra ainda chamou Felipe Massa de franga).

henrique
henrique
11 anos atrás

Se o presidente da ferrari diz 2 galos, automaticamente chamou o zacarias do massa de galinha, não acham ???? por quanto milhões de dólares vc aceitaria ser chamado de galinha ?

Parmera até na Tercera
Parmera até na Tercera
Reply to  henrique
11 anos atrás

O Massa ganha 10 milhões de euros por ano da Ferrari.

Pelo que já li, ele é um dos raros casos em que a família não é tão milionária.

Então, eu, sendo pobretão como sou, aceito os 10 milhões e até cacarejo pros repórteres, se o Monte de Zemolo pedir, rsrs

Leandro Giannetti
Leandro Giannetti
11 anos atrás

Acho que a Lotus poderia ceder o lugar do Romain ao Koba…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Leandro Giannetti
11 anos atrás

Faz sentido: dois lambões.

Aldo Gomes
Aldo Gomes
11 anos atrás

E o pecado do Kobayashi ficar fora ainda é maior por dar lugar a um piloto mediano da GP2. Pra mim os três: Valsechi, Razia e Gutierrez são medianos. A F1 nunca esteve tão chata fora das pistas.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Aldo Gomes
11 anos atrás

Nessas equipes pequenas e médias só fica quem pode pagar.

O resto assiste.

Rogerio M.S.
Rogerio M.S.
11 anos atrás

Incrível. No mesmo dia que anuncia a tal reunião para, ao que tudo indica, anunciar a renovação do contrato do Felipe Massa, chama-o de galinha, ou não?

A Ferrari terá, então, Galonso e Massalinha para 2013.