VINTE E CINCO
SÃO PAULO (putz) – Isso mesmo: 25. Por extenso, porque se eu colocar só os algarismos dá pau no título e é capaz de o blog sair do ar. Foram 25 carros que bateram ontem em Talladega no final da corrida da Nascar. A panca de respeito está aqui. É impressionante.
QUE iiiiiiiiiiiISSOOOOO!!
Teve um cara que ganhou 25 posições na última volta, deve ter sido um record.
Mas, cá entre nós… pode ser “espetaculoso”, hipnótico, incrível… mas automobilismo não é. Ficar andando em “parzinhos” onde o carro da frente vai tirando o ar e o de trás retribui empurrando, fazendo curvas flat apenas para a esquerda, onde é impossível defender a posição (estar em primeiro nessa categoria não quer dizer nada), nego espreme o outro no muro e tá tudo certo…
É uma atração no estilo daqueles big-foots que vão amassando os carros dentro de uma arena, ou aqueles motoqueiros que ficam girando com a moto em chamas no globo da morte, enfim…
NASCAR é automobilismo de verdade…. Quem critica é otário alienado em F1
A Nascar passou a ser uma referência em segurança, ainda que não imune à fatalidade, após o acidente de um piloto chamado Russell Phillips em 96. Pra dar uma ideia, a batida do Gordon Smiley foi bolinho perto dessa. Um outro carro bateu no dele, que levantou voo até a cerca. O teto mais o cockpit, e o piloto, foram esmerilhados. Ele foi desmembrado, sua mão ficou pendurada na cerca e a cabeça – dentro do capacete – chegou rolando na entrada do pit area. Trágico. Tem no youtube.
Essa descrição tá bem errada. Na verdade, foi nos treinos da Indy 500 e não na Nascar (o texto dá a entender isso, até porque menciona um teto do carro que não existe). Ninguém bateu nele, ele perdeu a traseira sozinho e, tentando recuperar, virou pro lado de fora da curva e bateu de frente no muro, a uns 30 graus. Aí o carro se desintegrou. O capacete foi arrancado da cabeça dele no momento da batida e ao bater no alambrado, muro e pista, ele acabou perdendo parte da cabeça e e espalhando cérebro pela pista. Nada de capacete rolando no pitlane com a cabeça dentro.
Talvez você esteja se referindo a outro acidente parecido na Nascar, ou tenha misturado dois ou mais acidentes nesse relato.
O acidente que eu descrevi foi o do Russell Phillips mesmo. Você que descreveu, me parece, o do Gordon Smiley nos treinos pra Indy 500 em 82. Eu apenas comparei os dois, que foram horrendos.
abs
O relato do Russel Phillips está correto. Uma das piores batidas que eu já vi.
Digna de ir praquela coletânea “Havoc”. Eu delirava com aquelas fitas quando era moleque!!
25 porrando, o cara perde a vitória na última volta, e ninguém vai ser punido, pq todo mundo ta no mesmo rolo….mostra isso pros almofadinhas da F1…..
Para todos refletirem: Ok, não se discute que as imagens impressionam e, como ‘n’ pilotos falaram: ‘That’s Dega’ (mal comparando, é como se alguém dizesse: ‘faz parte, em se tratando de Talladega). Porém… e SE similar acidente acontecesse aqui no Brasil? Não custa lembrar que, no dia 22/07/ 2001, por ocasião da sexta etapa da Copa Caixa Stock Car (Interlagos, SP), aconteceu um grave acidente na largada — Chico Serra, Jorge Neto, Paulão Gomes, Sandro Tannuri, Augusto Faletti, David Muffato e, salvo engano, até o Beto Giorgi envolveu-se na batida coletiva. Na época, tal acidente não teve grande repercussão — inexistiam as chamadas redes sociais e blogs. SE algum de vocês tiver imagens, por favor compartilhem. Para relembrarmos e comentarmos algo do tipo, abre aspas e dois pontos: ” E se tal acidente acontecesse em 2012? Já pensaram a repercussão e teor de reportagens/análises?
With kind regards,
Paulo McCoy Lava
A cada dia, mais me encanto com a NASCAR…e esses Super Ovais são coisa de MALUCO. Onde se vê 4 filas de carro, todos a mais de 300 Km/h durante TODA a volta? Do primeiro ao Ultimo, em 30º lugar, não dá mais que 2,5 segundos…ESPETACULAR e a TRUCK foi a mesma coisa.
Não dá mais de 2,5 segundos entre eles porque tem bandeira amarela a cada peido que o torcedor emite na arquibancada. Daí fica fácil juntar os carros o tempo todo.
Estava assistindo ao vivo, minha ficha demorou pra cair! Foi um Sr. BIG ONE!!
Interlagos, a seu modo, também já teve seu “Big One”: http://lucmonteiro.blogspot.com.br/2012/10/highlights_5.html
O mais legal é a disputa acirradíssima! Todo mundo junto na mesma toada, a diferença do primeiro para o último certamente é inferior a um segundo! Sensacional! Mais emocionante que ver F1.
Foi um senhor strike………É o que motiva e é a esperança de todos que vão a Talladega…. Ver um big one histórico……O azar do Stewart foi ter ficado sozinho naquele momento…….Waltrip (na minha opinião o culpado) vinha com um carro atrás empurrando, com muito menos arrasto que o 14……e o pegou em cheio…..Mais um final como Talladega gosta.
Adoro Nascar. Esse negócio de faltando 4 ou 5 milhas ainda terem vários pilotos com chances de vitória é sensacional. Infelizmente o fã do automobilismo Nascar é tratado como lixo pela FoxSports que prefere passar jogos insignificantes do futebol europeu e ás vezes até VT.
Neste domingo por exemplo, deixaram de passar a prova inteiro por causa de Milan x Inter. Tudo bem eu concordo que é um dos maiores clássicos do futebol mundial, mas jogo de campeonato italiano no primeiro turno, isto é, não vale porra nenhuma.
Enquanto a Nascar nas suas 10 últimas provas, temos que assistir um pedaço ou VT na madrugada, é muita sacanagem.
Quando vi o começo da coisa já pensei: Vai dar merda!
Quantos carros estavam naquele grupo? 30? 40?
Todos juntos, na mesma velocidade, enfileirados em quatro linhas…
Bastou um errar e strike!!
Não deixa de ser emocionante.
É preciso ser muito doido para correr nesta categoria…
Mamãe! Eu quero um carro destes!!!
Quanto será que custa correr nesta categoria?
US$ 8/10 milhões/Ano…isso na Sprint Cup…na Truck, US$ 1,5 a 2,0 Milhões/ano.
“Foi culpa do Grosjean”
hahahahahaha!!! Me divirto com os comentários aqui!! Pra pilotar na Nascar, balls are deeply required.
Esses carros de corrida são extremamente seguros
A categoria está de parabéns
Como sempre os americanos ditando como será o futuro ! No caso do automobilismo ! Tó fora ! É o engarrafamento das ruas transferido para as pistas ! 30 carros disputando posições em uma mesma curva ! Tó fora de novo !
Covarde!
Tá certo que a F1 tem uns comissários bundões ultimamente.
Mas pelo jeito, aqui tem mais gente que assiste corrida pra ver confusão e acidente do que ver ultrapassagem e manobras de talento (sem perder o controle do carro).
Gostar da Nascar, tudo bem. Mas nem se compara o nível dos melhores pilotos da F1 com os melhores da Nascar, me desculpem.
Tem muito piloto”pasta de amendoim” de braço duro no grid da Nascar. Muito “Zé”, piloto tosco, alinhado para a corrida/campeonato. Por isso, que sugeri o Grosjean pra lá. Esse faz lambança sem medo. Tem velocidade. E só.
A F1 tem que ter mais cuidados. Simplesmente pelo fato que são monopostos e os pilotos estão mais expostos, correm mais riscos do que os pilotos da Nascar nesses “tanques” cobertos de proteção.
Digamos assim. A Nascar “foi feita” pra ter toque, porrada, acidentes. A F1 para ser o mais rápido possível e vence o mais habilidoso e veloz.
Discordo…quantos já tentaram ficar lá e nada conseguiram? Montoya venceu na F1, fez poles, deu pau no Schumacher em algumas provas…depois de 6 anos na NASCAR, venceu UMA prova só, na Nationwide… e corre numa das melhores equipes…Chegar e vencer, só em Formulas e foram poucos: Clark, Hill e Emerson…depois que os Mistos entraram em cena, aí vieram outros, mas a dificuldade era muito pequena.
São duas competições diferentes, ambas boas…F1 atualmente VIVE de enganar trouxas…pra passar tem que abrir a asa…isso é uma babaquice falsa…prefiro quem tem CUJONES e tente…apenas minha opinião.
Só falta você dizer agora que pilotar esse caminhão de 1600 kg em um circuito oval demanda mais técnica de pilotagem do que dar uma volta com um F1 em Spa.
A maneira como o carro do Tony Stewart foi jogado para o muro foi decisiva para essa monstruosidade. Segurou de tal forma que prendeu todos os de tras e de cima num bloco só. Nem quem tava 20 posiçoes atras tinha como escapar disso, se estava na linha de cima.
Nunca vi nada parecido, nao nessa disposiçao. Vai sim entrar para o hall dos maiores Big Ones da historia, sem duvida!
Se fosse com os carros da nossa Stock, teríamos uns 10 óbitos aí. A Nascar está de parabéns pela segurança dos carros.
10 não, 25…
Mais algum fiscal que foi mal-orientado e ficou no lugar errado, perto demais do local fatídico.
Isto é Taladega
dicas de fisica. existem algumas definições de grandeza, kilo, mega e tera.
neste caso foi a tera porrada, so comparavel ao cara que deixou uma vila na frança sem luz com a porrada que deu.
Esta foi boa mesmo, o piloto deliberadamente eletrizou o publico rsrsr
Foi o Grosjean que começou a batida!!!!
Carrificina total.
havia visto de manhã, mas agora vendo novamente tenho a impressão que o carro 14 desceu um pouco na sua trajetória, sendo atingido pelo outro que não aliviou nada, coisas de corida.
Amigo Enko, há quanto tempo!
Quem começou foi o carro 55 que perdeu a frente do carro, provavelmente por bloqueio do vácuo pois ele tava na fila do meio…
Mas concordo contigo que o Tony Stewart (14) baixou um pouco a linha, fazendo com que o 55 entresse e causasse o strike!
Alguns amigos já comentaram aqui e vou comentar seu outro post – tem que ser homem para correr de Nascar, se acontecesse isso no “torneio organizado pela Vicar e pessoas que são “amigos” do Flavio Gomes”, teríamos um assassinato em massa!!!
Abraços,
Marcelo
Culpa do Grosjean certeza!!
não há o que comentar, as imagens mostram toda a resistencia desses vewrdadeiros tanques de guerra com motores preparados.
fosse a nossa stock hoje teríamos alguns pilotos faltando para a corrida do.milhão, ( oi que ajudaria e muito o barrica),
como eu sempre postei; a nascar é corrida para homens, e eles ontem mostraram isso.
Qual seria o resultado de um strike similar se os carros fossem os stocks tupiniquins?
Dez mortos e muitos feridos. Creio que sobraria até para o público das arquibancadas.
Provas desta categoria, não dão sono como na Indy, este negócio de empurrar o carro da frente, devidamente combinado através dos spootters que acompanham com binóculos no teto do autódromo é sensacional.. Lembra muito as estratégias de ciclismo.
Espero que o Piquet Jr, continue sua escalada de sucesso, e que com mais alguns anos faça parte desta categoria incrível. Torço por ele, aliás o que ele fez na Truck Series semana passada foi sensacional. Pedigree ele tem, talento também.. Mas quilometragem, e ele será um expoente da Nascar certamente.
E a Fox (lixo) não transmite mais ao vivo…. Que saudade do speed.
Essa FOX é uma bo#*@ …
e o mais impressionante de tudo…
o Brad Keselowski não foi o culpado! e o pior de tudo é que saiu da porrada…
Culpa do carro 55, mas o carro 14 diminuiu demais, e eles não fazem questão de evitar o choque, acho que a segurança é boa nesses carros e a proporção de mortes por acidentes é muito pequena, demolição total do jeito que americano gosta.
Rafael, vi a corrida inteira parte por streaming e o final pela Fox Sports. O Tony “Bola” Stewart assumiu o erro assim que foi entrevistado. Quanto as mortes, depois do acidente fatal de Dale Earnhardt Sr., o “Ayrton Senna deles”, em Daytona a Nascar teve prioridade zero em evoluir na segurança. Criaram os soft walls, outras colunas de reforço nos carros, sistemas anti capotagem (veja no vídeo umas “asinhas” no teto e lateral dos carros que sobem quando os carros rodam para evitar que saiam voando) dentre outros. Lógico, não deixa de ser um esporte de risco e uma caca pode acontecer, mas 25 monstros de 1,5 tonelada, mais de 750hp a quase 350km/h baterem como bateram e ninguém se machucar com gravidade mostra que estão acertando no aspecto segurança…
A 2000 anos as corridas de bigas no Coliseum o homem ja arriscava a vida , hoje pelo jeito
não vale nada tambem , 4 filas a 300 por hora manos estão loucos!!!!!!!!!
O letreiro atrás da curva diz tudo: THIS IS TALLADEGA
A Nascar tá dando de 10 a zero na F1 a muito tempo.
Mas a Fox aqui no Brasil matou o Speed pra passar jogo de sub-20 com estádio vazio.
E quando o jogo acabou, botaram a hora final da nascar com uma interminável entrevista por telefone com o nelsinho piquet. O piquet tava louco pra desligar e ninguém se tocava, nem durante o acidente. Marmelada.
Tambem fiquei chateado… é uma falta de respeito com o publico fa de automobilismo.
Quer transmitir os “futebois” da vida, transmita mas não fode com quem gosta de corridas… abram um outro canal tipo “Fox Speed” (sugestao) que possa SUBSTITUIR o extinto canal Speed
faltando meia pista pra acabar. o povo tinha que pagar outro ingresso só pra sair de lá. que porrão incrível. e incrível todos empilhados em 4 filas descendo a lenha.
MANDA O GROSJEAN PRA LÁ!!!
Isto me lembrou a rodovia Bandeirantes, sentido interior-capital, no final de tarde de domingo, quando aparecem alguns jumentos querendo ir mais rápido que todos os demais viajantes.
Lembra as antigas 500Milhas da Granja Viana… onde os karts iam se empurrando… só que aí o buraco é bem mais embaixo… todo mundo se empurrando a quase 300KM/hora.
Os americanos são muito melhores… rs rs rs
Imperador
Olha no 5:00. Tem um cara, num carro rosa e branco, número 16 com a propaganda da 3M no capô, que está grudado no muro, vai freiando e vindo pro meio, consegue sair ileso e chegou na P9. Antes ele era o P23.
É o Greg Biffle, piloto que eu torço na Nascar desde que comecei a acompanhar. Ele chegou em quinto na verdade. Caso Biffle ganhe esse ano a Sprint Cup será o único piloto da história da Nascar a ter pelo menos um título em cada uma das três categorais principais: Camping World Truck, Nationwide e Sprint Cup.
Oi, Pablo. Boa tarde. Muito raro encontrar por aqui um admirador do Greg. Sim, também torço por ele. Aliás, em 2003, quando ele ingressou na categoria — tendo em seu currículo os títulos na Truck (2000) e Nationwide (2002) –, eu pensei: “Vou ficar de olho neste sujeito. E não é que em 2005 ele quase chegou lá? Como ele sempre diz: não fosse aquele pneu furado na prova do Texas daquela temporada…”. Vale citar que, independente do Biffle, também torço pelo time Wood Brothers. Um abraço.
See ya,
Paulo McCoy Lava
É a selvageria da Nascar em todo o seu esplendor.
S E N S A C I O N A L ! ! !
quatro filas de carros, um empurrando o outro a mais de 300km/h, deve ser respeitado!
Melhor ainda o Jr. dando carona pro companheiro de equipe naquela carroça estrupiada. na fórmula 1 daria prisão perpétua pros dois!
Eu pensei a mesma coisa….ou perpetua ou forca…….o grosjean não faria melhor…