JÁ, JAC?
SÃO PAULO (eu, hein…) – A JAC Motors, chinesa, vai construir uma fábrica em Camaçari, na Bahia, e enterrou um modelo J3 numa “cápsula do tempo” para ser desenterrado daqui a 20 anos.
Fizeram isso nos EUA um tempão atrás, até coloquei um post sobre isso no blog na época em que tiraram o carro. Foi em Tulsa, Oklahoma. Um Plymouth ficou debaixo da terra por meio século, de 1957 a 2007. Alguém sabe o que foi feito dele depois que exumaram o corpo metálico?
Não creio que o J3 será um clássico algum dia, mas vá lá. Fica o registro.
A JAC só tem a crescer a partir do momento em que a fábrica estiver concluída. Apesar de serem novos, são bons carros, que com o tempo se adaptarão ao gosto brasileiro – mas diferente dos demais são completos. A garantia é longa. São mais baratos. É questão de tempo até eles dominarem uma boa parcela do mercado!!
Sobre o carro não sei.
Mas se estão construindo uma fábrica no Brasil, dando emprego para brasileiros e pagando impostos aqui já é uma grande vantagem.
Vão construir um estádio em volta.
O capeta vai vomitar essa merda…
Isso aí Ricardo! Acompanhei a exumação da Belvedere de Tulsa em 2007 e escrevi a reportagem para a Classic Show. Talvez tenha sido o único Brasileiro presente ao evento e a Classic foi única revista que não usou a matéria pronta da United Press. Seguem alguns filminhos que postei, para relembrar o evento. Abraços, Wander.
http://youtu.be/EX79QB-n5b8
http://youtu.be/elw6Ci5q7Tw
O carro vai estar inteiro, leva tempo para a decomposição do plástico.
Hahaha, muito boa observação. Estes carros novos são tudo lixo, não só os JAC. Realmente plástico demoram até 400 anos para sumir…
Não acho uma idéia muito boa não, vai que vinga, germina e “dá cria”.
Tem uma fábrica de tratores que fez isso também ali na Marginal Tietê, não?
A sra. Monteiro conhecia o tratorista.
Coitado dese JAC…..Eu acho que ele pode até ser um “clássico”, ou um carro raro. Provavelmente, em 20 anos não restaram muitos JAC J3 rodando por ae….
precisam encher o buraco com gasolina e botar fogo.. se é que merda queima…
Preconceito idiota esse em cima da JAC.
Pelo visto, o J3 não vai se tornar um carro importante da dinastia Jac.Podem até desententerrá-lo amanhã ou depois, mas não vai passar de um simples objeto de curiosidade.
deviam enterrar todos os modelos chineses , principalmente o que imita porcamente o grande mini cooper!
Enterrando? O carro está enterrado à dois anos, desde o lançamento…..
UÉ FLAVIO????!!! MAS O MUNDO NAO ACABA AGORA DIA 22?????
Tá ficando bonito de novo… http://www.thewll2.com.br/new/img/image/Plymout%20Belvedere%2057/Miss-Belvedere-Two-Year-Result.jpg
Além de entupir o planeta desse metal rolante na superfície, agora inventa de enterrar o dito na terra. Eta ser humano pretensioso! Eca!!
Deve ser daquelas coisas do tipo… Daqui 20 anos quando abrirem o sarcofago, alguém vai dizer, Meus Deus, fabricavamos isso ai… Pois os China vão dominar tudo…
Eu não sei O QUANTO, mas é sabido que a JAC, é a unica chinesa q fabrica carros com alguma qualidade.
Dado ao “padrão chines”, a JAC está bem acima da média.
Mas quanto dura um JAC? Sei lá! Talvez o mesmo que os primeiros Fiats, ou os primeiros Chevettes, mas é fato que a JAC está indo no caminho certo.
A unica coisa triste é que, depois que ganhar mercado, seus preços vão subir tb.
O J3, J5 ou J6 são modelos que eu pretendo ter um dia… espero que os primeiros proprietarios e mecânicos falem bem deles.
O carro irá ou está em um museu no Tennesse.
em 6 meses ou menos já vai estar todo podre, em 20 anos só vai sobrar restos de plastico e os pneus.
Pô, vão enterrar só esse?
Sua irmã talvez saiba.
kkkkkkkkk
Os chineses vão cavar um túnel da China até o buraco e vão mantê-lo zerado até a exumação…
Será que a JAC Motors quer ter um futuro tão promissor quanto o da Plymouth?
J3, isso é lá nome de carro?
Embica que é macumba!
Vinte anos atras, Hyundai e Kia eram JACs piorados… daqui a vinte anos, a JAC vai ser vista com outros olhos. Quem não anda para frente é só empresario brasileiro.
Vai sim, vai ser vista com outros olhos: com os do C….!
Flávio,
O Plymouth Belvedere, 0 km, enterrado, deu errado, a cápsula do tempo teve infiltração e o carro ficou submerso.
Saiu uma matéria, acho que na Classic Show, mas você pode dar uma olhada nesse link da 4 rodas….
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/faixa/conteudo_249142.shtml
ou nesse blog, que tem mais fotos…
http://motocasecarangos.blogspot.com.br/2011/02/capsula-do-tempoplymouth-belvedere.html
Assim é participar, sabendo do assunto e melhorando, com boas informações.
Tem muitos que comentam só para espinafrar… melhor é lerem gibis.
Isso aí Ricardo! Acompanhei a exumação da Belvedere de Tulsa em 2007 e escrevi a reportagem para a Classic Show. Talvez tenha sido o único Brasileiro presente ao evento e a Classic foi única revista que não usou a matéria pronta da United Press. Seguem alguns filminhos que postei, para relembrar o evento. Abraços.
http://youtu.be/EX79QB-n5b8
http://youtu.be/elw6Ci5q7Tw
Não dura dois anos, haha!
O JAC costuma fazer isso pelo mundo? Como muitas outras, vai é enterrar a rede de distribuidores.
Assim que for sepultado, será esquecido permanentemente, ninguém nem na fábrica irá lembrar de tirar esse lixo plástico da sepultura.
Vai estar praticamente integro, exceto algumas partas da carroceria e a eletronica embarcada….não esqueçam que o PLASTICO não se degrada
Não precisa exumar este cadáver…
Deixa lá para sempre.
Sabe como os carros da JAC são conhecidos em Moçambique? – Sabonete.
Desmancha todo e só precisa de um pouco de água.
Maurício, você também está em Moçambique?
Trabalho no Norte de Mozambique e aqui tem poucos JAC, todos caminhões apenas, e todos cópias descaradas dos caminhões da Toyota.
Estive em Tete por sete meses no inicio do ano passado.
Na cidade, além dos micro-ônibus, haviam vários J3 e caminhões pequenos.
E como você observa, tanto os ônibus, como os caminhões são cópias descaradas da Toyota. Já os carros copiam descaradamente a linha FIAT.
E como o bom humor local intitulou, todos os veículos de forma geral sofriam de grandes infiltrações de água, e seus acabamentos simplesmente despencavam com a vibração, muitas vezes com poucas horas de uso. Abraços e boa sorte com o calor ai.
Uma empresa fabricante de removedor de ferrugem assumiu a restauração do Plymouth, mas não está conseguindo fazer muita coisa, porque o carro foi muito danificado pela água.
Mais, aqui: http://www.autosavant.com/2012/02/23/what-happened-to-the-1957-plymouth-belvedere-buried-in-tulsa/
Foi desenferrujado:
http://www.thewll2.com.br/new/cont.php?id=73
Esse carro vai entrar em contato com a umidade do solo em breve. O buraco foi impermeabilizado com manta asfáltica, sistema que não funciona para pressões positivas (de fora pra dentro do buraco). Em 2032 a JAC vai passar um vexame desgraçado.
Retificando, pressões NEGATIVAS.
Vai ter gente falando que estão adubando a terra…
Não precisa desenterrar mais não…
Eu duvido que daqui há 20 anos vá sobrar alguma coisa de um carro que só tirou crash test pq tinha dois airbags, mas vá lá…..