DICA DO DIA
Do blogueiro Alexandre Todt. O V12 Matra era um negócio assombroso. Só perde para o ronco dos dois tempos DKW. Mas ouçam. Aumentem o som. É uma delícia.
Do blogueiro Alexandre Todt. O V12 Matra era um negócio assombroso. Só perde para o ronco dos dois tempos DKW. Mas ouçam. Aumentem o som. É uma delícia.
http://www.youtube.com/watch?v=aFRA-0o87FE Esse daqui eh bem legal tb ;)
É… legalzinho, mas como dizia Paul Nelman, é assim que escreve?, não existe ronco como o de V8, e cá pra nois, o piloto é bração hém!
Putz, corrida em que o Peterson morreu. Mas enfim, o som é sensacional, embora eu ainda prefira o Honda V12. E os carros eram muito bonitos….bons tempos
O som dos V12 sempre foram espetaculares. Os V8 de hoje parecem motor de liquidificador de tanto giro. Meu preferido continua o som do Honda V12 da MP 4/7
Caramba Flavio, o mundo tá todo errado hoje em dia mesmo. Que cazzo que foram fazer a Formula 1 sair do que era pra isso que é hoje? Não tinha estratégia de treino, ficar esperando alguém ir pra pista pra ver como é que tá, pra escolher pneu, pra olhar pra meteorologia, pra dar entrevista… começou o treino e todo mundo foi pra pista, juntos!, como deve ser, enfiando o pé no acelerador, como deve ser. Mas o que mais me dá saudades, além de motores maravilhosos, cambio manual, volante que é só volante e não controle universal de tv de led 3d, são as frenagens. Longas, sábias, necessárias, lindas. Esses freios superpoderosos mataram a Formula 1, não ia precisar de kers ou drs ou pneu que esfarela ou o cacete a 4 se dessem a oportunidade de simplesmente frearem o carro sabiamente. Puta saudade de tempos atrás.
incrível…. facinho facinho de guiar #soquenao
e como já disseram acima imagens raras do último final de semana de roonie peterson
Não por nada, mas a impressão é que eram tempos em que para ser homem tinha que ser macho de verdade!
nossa
isto era o máximo,
pilotos , carros , motores.
Formula 1 do seculo passado.
era tudo de bom.
obrigado pelo vídeo.
grandes lembranças,
grandes saudades.
Flávio. Revendo alguns Grandes Prêmios da década de 70 no TUTUBO, afinal tenho 33 anos, verifiquei (posso estar enganado) que a F1 apresentava muita disparidade, parecendo 2, 3 categorias. Era assim mesmo?! (Responda, por favor)
Eu já comentei outras vezes, isso. Preferiria motores aspirados, com restrições de rpm e construção liberada, pois sonho ainda em ouvir um V12, um V10, na F1.
Som maravilhoso. Mas ainda acho mais legal o som do BRM de 16 cilindros:
http://www.youtube.com/watch?v=RBKUQPjQ16I
Números 25 e 26, Loto, Gitanes, a cor azul, grandes identificações que fizeram a Ligier se tornar uma lenda. Saudades!!!!
E não precisavam de KERS, nem asa móvel, ultrapassavam a rodo. Não tinham sistemas hidráulicos e nem trocas de pneu. Tinha braço e muito peito pra encarar os riscos. Como disse o Emerson numa entrevista, naquela época era certo de 1 ou 2 pilotos morrerem na temporada.
Verdadeira sinfonia!!!
O carro é lindo, o som é lindo, ok, mas… A Ligier só começou a andar bem mesmo depois que abandonou o Matra V12! Ela só esteve entre as grandes entre 79 e 81, movida pelo Cosworth V8 velho de guerra. Com o motor Matra, acho que conseguiu só umas 2 vitórias entre 76 e 78. No campeonato, não ia bem. Muitas quebras.
Diz a lenda que Jackie Stewart, campeão pela equipe Matra em 69 utilizando motor Cosworth, resolveu seguir seu engenheiro Ken Tyrrell na sua nova equipe depois que ficou sabendo que o plano da Matra era usar seu próprio motor apenas. Jackie queria o Cosworth e se mandou. O que restou da equipe Matra, decadente após a saída de Stewart, ao que parece, poucos anos mais tarde deu origem à Ligier.
Não sei se procede, mas ouvi falar que os motores Matra eram velhos motores de Simca, talvez não muito diferentes dos que equipavam os carros de rua que circulavam por aqui nos anos 60… Provavelmente muita potência, mas muito peso e muito consumo…
Lindo som! Nada supera o som de um V12 na F1! Mas os que ainda mais me impressionam são:
O som do AUDI Quattro S1 e S2
http://www.youtube.com/watch?v=7AQmgeMoM0A
E o do MAZDA 787B em Le Mans.
http://www.youtube.com/watch?v=nbfWwWHBJLg
PS: Quem for conferir aumente o som!
O ronco desse Mazda é sensacional !
De fato! Eu diria assustador!
Apeasr da segurança para o piloto ser praticamente inexistente, deveria ser muito mais divertido e emocionante pilotar com um V12 desses empurrando, trocando de marchas manualmente (câmbio), sem precisar se importar em apertar qualquer botão e não ficar com ninguém, nenhum engenheiro ou chefe de equipe aporrinhando nos ouvidos pelo rádio!!
Pilotos como Kimi Raikkonen se divertiriam bastante naquela época….
Bons tempos!
Não sei não, fiquei observando os punta-taco durante o video e fiquei pensando se algum piloto desses de hoje da F1 sabe fazer isso…
Oi Flávio, isso não é um ronco, é um verdadeiro hino!!!
Será que com os v6 vamos ter algo pelo menos parecido ?
Curioso é quando os carros chegam na Variante Arcari, depois da primeira curava à esquerda, percebe-se à direita (2:00) a quantidade de árvores e pessoas. Outros tempos da Fórmula 1.
Patrick Depailler 1978 onboard Montreal wet lap
http://www.youtube.com/watch?v=KqZBJCFS_Ng
O carro rabeia igual cavalo chucro (ou é xucro? Nunca acerto.).
Deveria ver este vídeo o Pastor Maldonado depois do que ele falou quando abandonou no GP da Austrália quando disse que o seu carro Williams era inguiável, coitado!
Estou vendo errado ou aos 2min15seg do vídeo Laffite ultrapassa o Copersucar do Emerson?
Eu achei o mesmo, é um Copersucar.
Ainda por cima, é um dos carros mais bonitos da história da F1
A Ligier fazia os carros mais bonitos da F1.
Monza 78, para nunca esquecer: Ronnie Peterson!!!!
Assombrosa mesmo era essa F1 dos anos 70 e 80 e não essa xaropada de hoje cheia de regras e regulamentos com decisão de corrida nos pit stops.
O piloto tinha uma sensibilidade muito maior para conduzir o carro. Número de marchas era menor. Era necessário um trabalho muito mais preciso, sensível, apurado, coordenado na utilização dos freios, do acelerador e da troca de marchas. O som dos motores, então, é incrível. Outros tempos, tempos em que o piloto era a parte mais importante nesse treco chamado F1.
Curiosidade: este vídeo traz a sessão de treinos da prova que vitimou Ronnie Peterson. Na largada desse GP o sueco voador sofreu seu acidente fatal.
Os caras tinham que frear uma semana antes da curva…. outros tempos mesmo…
Me lembro bem da equipe e do motor, se nao me engano esse eh de 1978, em 1977 esse mesmo carro tinha uma configuracao bem bizarra com uma entrada de ar que cabiam tres mulheres dos cigarros gitanes uma sobre a outra, bem nesse ano o regulamento mudou na metade do ano e tiraram as entradas de ar altas e passaram a ser baixas. O legal era que todos os carros eram muito diferentes emtre si e os desenhistas eram livres para fazer o que quisessem. Esse equipe era forte ateh entao, era o Lafitte e o Pironi, o lafitte chegou a ganhar um GP Brasil com esse carro, depois a equipe foi sumindo e se nao me engano teve depois o De cesaris e o PP Diniz, nao me lembro se a Ligier viou prost depois..um abraco
Tempo em que piloto de F1 passava marcha na alavanca, tempos que não voltam mais.
A gopro já filmava legal…
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=v9yhbiPC65U
Assistam da metade do vídeo em diante.
Ops…..troquei os links.
Esse é o correto: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vPi5uzIF75g
Caralho !!! fiquei arrepiado isso é que era uma sinfonia…bons tempos aqueles.
Parece barulho de motor dois tempos.
Além do ronco maravilhoso e do torque nas saídas, notei o “abismo” entre os freios daquela época e os de hoje. Antes se tirava o pé do acelerador bem antes de avistar e reduzia-se uma ou duas marchas. Hoje, como diz o Galvão, eles freiam pra lá do Deus me livre!
Se eu vi bem aos 2’15” ele passa pelo Emerson pilotando um Copersucar Fittipaldi.
sim, na entrada da Parabólica…
Viu bem…
Que beleza de ronco, e a força do V12 na saidade curva!!! lindo .
Eu ví ao vivo, quando era Matra e Ligier, não me recordo se outra equipe usou estes engenhos. O ronco era incrivel, sensacional indescritivel, pena que as equipes na época não tinham o equilibrio suficiente para vencer corridas, pois no antigo retão de interlagos eram imbatíveis. Eram carros e pilotos de verdade, não este autorama que vemos hj. Tempos romanticos. Saudades.
Infelizmente nunca mais teremos algo parecido com isso na F1. :/
Pelo que eu sei tem relação com o número de cilindros e a rotação final. Quanto mais cilindros, mais agudo o som e quanto maior a rotação também mais agudo. Naquela época a maioria dos motores eram de oito cilindros e a rotação era bem mais baixa do que hoje, acredito.
É isso aí, a grande maioria usava motores V8, com exceção desse Ligier Matra do vídeo, dos Ferrari 312T, que também usavam V12, dos Brabham que usavam Alfa Romeo V12 também e dos Renault, que usavam os V6.
Éh, perto do Matra V12, os motores da F1 de hj não roncam, apenas assoviam, ou como dizemos aqui em Piracicaba, “assubiam”.
Eu cheguei a mandar esse link uma vez, mas se perdeu no blog.
Esse assobio do Matra era inigualável. Nenhum V12 conseguia efeito semelhante. E que som limpo e harmônico!
…e o ronco dos de hoje parece com o de uma abelha diabética com dor de barriga.
Depois desta orquestra, agora é hora de se preparar para o berrinho dos 4 cyl em 2014.
bééééééééééééééééééééééé´!!!!!!!!!!!!!!!!! Ovelha Motor Manufacturing Ltd. em 2014. Berrinho de dar tristeza nos carros no ano que vem.
Que música! Que carro!
Esse clip faz parte do DVD “50 Yeaars Of F1 On Board”. Mario Andretti narra esta parte.
que som!!!
Talvez a musica mais espetacular da F1. O Caíque vai ficar doidinho….
Ah!!! Esse eu ouvi “berrando” em Interlagos (1977). Realmente assombroso!
E as arvores plantadas na Ascari? Nego era mucho macho merrmo!
FG, som visceral. Mas ainda sou mais o Mazda 787B, aquele protótipo que venceu Le Mans em 1991 e que usava motor rotativo Wankel…