DICA DO DIA

Do blogueiro Alexandre Todt. O V12 Matra era um negócio assombroso. Só perde para o ronco dos dois tempos DKW. Mas ouçam. Aumentem o som. É uma delícia.

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BeGOD
11 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=aFRA-0o87FE Esse daqui eh bem legal tb ;)

Adilson de souza Lima
Adilson de souza Lima
11 anos atrás

É… legalzinho, mas como dizia Paul Nelman, é assim que escreve?, não existe ronco como o de V8, e cá pra nois, o piloto é bração hém!

Valmir Passos
Valmir Passos
11 anos atrás

Putz, corrida em que o Peterson morreu. Mas enfim, o som é sensacional, embora eu ainda prefira o Honda V12. E os carros eram muito bonitos….bons tempos

Eduardo_SC
Eduardo_SC
11 anos atrás

O som dos V12 sempre foram espetaculares. Os V8 de hoje parecem motor de liquidificador de tanto giro. Meu preferido continua o som do Honda V12 da MP 4/7

Jonas Martins
Jonas Martins
11 anos atrás

Caramba Flavio, o mundo tá todo errado hoje em dia mesmo. Que cazzo que foram fazer a Formula 1 sair do que era pra isso que é hoje? Não tinha estratégia de treino, ficar esperando alguém ir pra pista pra ver como é que tá, pra escolher pneu, pra olhar pra meteorologia, pra dar entrevista… começou o treino e todo mundo foi pra pista, juntos!, como deve ser, enfiando o pé no acelerador, como deve ser. Mas o que mais me dá saudades, além de motores maravilhosos, cambio manual, volante que é só volante e não controle universal de tv de led 3d, são as frenagens. Longas, sábias, necessárias, lindas. Esses freios superpoderosos mataram a Formula 1, não ia precisar de kers ou drs ou pneu que esfarela ou o cacete a 4 se dessem a oportunidade de simplesmente frearem o carro sabiamente. Puta saudade de tempos atrás.

marcelo bueno
marcelo bueno
11 anos atrás

incrível…. facinho facinho de guiar #soquenao

e como já disseram acima imagens raras do último final de semana de roonie peterson

Alexandre Nascimento e Silva
Alexandre Nascimento e Silva
11 anos atrás

Não por nada, mas a impressão é que eram tempos em que para ser homem tinha que ser macho de verdade!

sinvas
11 anos atrás

nossa
isto era o máximo,
pilotos , carros , motores.
Formula 1 do seculo passado.
era tudo de bom.

obrigado pelo vídeo.
grandes lembranças,
grandes saudades.

Inácio Neto
Inácio Neto
11 anos atrás

Flávio. Revendo alguns Grandes Prêmios da década de 70 no TUTUBO, afinal tenho 33 anos, verifiquei (posso estar enganado) que a F1 apresentava muita disparidade, parecendo 2, 3 categorias. Era assim mesmo?! (Responda, por favor)

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Eu já comentei outras vezes, isso. Preferiria motores aspirados, com restrições de rpm e construção liberada, pois sonho ainda em ouvir um V12, um V10, na F1.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
11 anos atrás

Som maravilhoso. Mas ainda acho mais legal o som do BRM de 16 cilindros:

http://www.youtube.com/watch?v=RBKUQPjQ16I

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Números 25 e 26, Loto, Gitanes, a cor azul, grandes identificações que fizeram a Ligier se tornar uma lenda. Saudades!!!!

Carlos Antonio Reis
Carlos Antonio Reis
11 anos atrás

E não precisavam de KERS, nem asa móvel, ultrapassavam a rodo. Não tinham sistemas hidráulicos e nem trocas de pneu. Tinha braço e muito peito pra encarar os riscos. Como disse o Emerson numa entrevista, naquela época era certo de 1 ou 2 pilotos morrerem na temporada.

Maurício MV.
Maurício MV.
11 anos atrás

Verdadeira sinfonia!!!

Erik Comas
Erik Comas
11 anos atrás

O carro é lindo, o som é lindo, ok, mas… A Ligier só começou a andar bem mesmo depois que abandonou o Matra V12! Ela só esteve entre as grandes entre 79 e 81, movida pelo Cosworth V8 velho de guerra. Com o motor Matra, acho que conseguiu só umas 2 vitórias entre 76 e 78. No campeonato, não ia bem. Muitas quebras.

Diz a lenda que Jackie Stewart, campeão pela equipe Matra em 69 utilizando motor Cosworth, resolveu seguir seu engenheiro Ken Tyrrell na sua nova equipe depois que ficou sabendo que o plano da Matra era usar seu próprio motor apenas. Jackie queria o Cosworth e se mandou. O que restou da equipe Matra, decadente após a saída de Stewart, ao que parece, poucos anos mais tarde deu origem à Ligier.

Não sei se procede, mas ouvi falar que os motores Matra eram velhos motores de Simca, talvez não muito diferentes dos que equipavam os carros de rua que circulavam por aqui nos anos 60… Provavelmente muita potência, mas muito peso e muito consumo…

Paulo_maffi
Paulo_maffi
11 anos atrás

Lindo som! Nada supera o som de um V12 na F1! Mas os que ainda mais me impressionam são:

O som do AUDI Quattro S1 e S2
http://www.youtube.com/watch?v=7AQmgeMoM0A

E o do MAZDA 787B em Le Mans.
http://www.youtube.com/watch?v=nbfWwWHBJLg

PS: Quem for conferir aumente o som!

Henrique Reis
Henrique Reis
Reply to  Paulo_maffi
11 anos atrás

O ronco desse Mazda é sensacional !

Paulo_maffi
Paulo_maffi
Reply to  Henrique Reis
11 anos atrás

De fato! Eu diria assustador!

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Apeasr da segurança para o piloto ser praticamente inexistente, deveria ser muito mais divertido e emocionante pilotar com um V12 desses empurrando, trocando de marchas manualmente (câmbio), sem precisar se importar em apertar qualquer botão e não ficar com ninguém, nenhum engenheiro ou chefe de equipe aporrinhando nos ouvidos pelo rádio!!

Pilotos como Kimi Raikkonen se divertiriam bastante naquela época….

Bons tempos!

Mavex
Mavex
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Não sei não, fiquei observando os punta-taco durante o video e fiquei pensando se algum piloto desses de hoje da F1 sabe fazer isso…

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Oi Flávio, isso não é um ronco, é um verdadeiro hino!!!
Será que com os v6 vamos ter algo pelo menos parecido ?

Elio Avelino
Elio Avelino
11 anos atrás

Curioso é quando os carros chegam na Variante Arcari, depois da primeira curava à esquerda, percebe-se à direita (2:00) a quantidade de árvores e pessoas. Outros tempos da Fórmula 1.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Patrick Depailler 1978 onboard Montreal wet lap
http://www.youtube.com/watch?v=KqZBJCFS_Ng

Rafael
Rafael
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

O carro rabeia igual cavalo chucro (ou é xucro? Nunca acerto.).

Alexandre Nascimento e Silva
Alexandre Nascimento e Silva
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Deveria ver este vídeo o Pastor Maldonado depois do que ele falou quando abandonou no GP da Austrália quando disse que o seu carro Williams era inguiável, coitado!

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Estou vendo errado ou aos 2min15seg do vídeo Laffite ultrapassa o Copersucar do Emerson?

Minoru
Minoru
Reply to  Rafael
11 anos atrás

Eu achei o mesmo, é um Copersucar.

Tuvuca
Tuvuca
11 anos atrás

Ainda por cima, é um dos carros mais bonitos da história da F1

John McClane
John McClane
11 anos atrás

A Ligier fazia os carros mais bonitos da F1.

Marcio Marucci
Marcio Marucci
11 anos atrás

Monza 78, para nunca esquecer: Ronnie Peterson!!!!

Banana Joe
Banana Joe
11 anos atrás

Assombrosa mesmo era essa F1 dos anos 70 e 80 e não essa xaropada de hoje cheia de regras e regulamentos com decisão de corrida nos pit stops.

Carlos
Carlos
11 anos atrás

O piloto tinha uma sensibilidade muito maior para conduzir o carro. Número de marchas era menor. Era necessário um trabalho muito mais preciso, sensível, apurado, coordenado na utilização dos freios, do acelerador e da troca de marchas. O som dos motores, então, é incrível. Outros tempos, tempos em que o piloto era a parte mais importante nesse treco chamado F1.

Ubaldir Jr.
11 anos atrás

Curiosidade: este vídeo traz a sessão de treinos da prova que vitimou Ronnie Peterson. Na largada desse GP o sueco voador sofreu seu acidente fatal.

Luis Fernando Borro
Luis Fernando Borro
11 anos atrás

Os caras tinham que frear uma semana antes da curva…. outros tempos mesmo…

Sergio Miami
Sergio Miami
11 anos atrás

Me lembro bem da equipe e do motor, se nao me engano esse eh de 1978, em 1977 esse mesmo carro tinha uma configuracao bem bizarra com uma entrada de ar que cabiam tres mulheres dos cigarros gitanes uma sobre a outra, bem nesse ano o regulamento mudou na metade do ano e tiraram as entradas de ar altas e passaram a ser baixas. O legal era que todos os carros eram muito diferentes emtre si e os desenhistas eram livres para fazer o que quisessem. Esse equipe era forte ateh entao, era o Lafitte e o Pironi, o lafitte chegou a ganhar um GP Brasil com esse carro, depois a equipe foi sumindo e se nao me engano teve depois o De cesaris e o PP Diniz, nao me lembro se a Ligier viou prost depois..um abraco

nilson
nilson
11 anos atrás

Tempo em que piloto de F1 passava marcha na alavanca, tempos que não voltam mais.

Tiago
Tiago
11 anos atrás

A gopro já filmava legal…

Sam
Sam
11 anos atrás
Sam
Sam
Reply to  Sam
11 anos atrás

Ops…..troquei os links.

Esse é o correto: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vPi5uzIF75g

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Sam
11 anos atrás

Caralho !!! fiquei arrepiado isso é que era uma sinfonia…bons tempos aqueles.

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

Parece barulho de motor dois tempos.

Batista Lara
Batista Lara
11 anos atrás

Além do ronco maravilhoso e do torque nas saídas, notei o “abismo” entre os freios daquela época e os de hoje. Antes se tirava o pé do acelerador bem antes de avistar e reduzia-se uma ou duas marchas. Hoje, como diz o Galvão, eles freiam pra lá do Deus me livre!

Cassio Mattos
Cassio Mattos
11 anos atrás

Se eu vi bem aos 2’15” ele passa pelo Emerson pilotando um Copersucar Fittipaldi.

Marcio Marucci
Marcio Marucci
Reply to  Cassio Mattos
11 anos atrás

sim, na entrada da Parabólica…

Luiz
Luiz
Reply to  Cassio Mattos
11 anos atrás

Viu bem…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

Que beleza de ronco, e a força do V12 na saidade curva!!! lindo .

WALTER
WALTER
11 anos atrás

Eu ví ao vivo, quando era Matra e Ligier, não me recordo se outra equipe usou estes engenhos. O ronco era incrivel, sensacional indescritivel, pena que as equipes na época não tinham o equilibrio suficiente para vencer corridas, pois no antigo retão de interlagos eram imbatíveis. Eram carros e pilotos de verdade, não este autorama que vemos hj. Tempos romanticos. Saudades.

Filipe Pimenta
Filipe Pimenta
11 anos atrás

Infelizmente nunca mais teremos algo parecido com isso na F1. :/

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Pelo que eu sei tem relação com o número de cilindros e a rotação final. Quanto mais cilindros, mais agudo o som e quanto maior a rotação também mais agudo. Naquela época a maioria dos motores eram de oito cilindros e a rotação era bem mais baixa do que hoje, acredito.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  José Brabham
11 anos atrás

É isso aí, a grande maioria usava motores V8, com exceção desse Ligier Matra do vídeo, dos Ferrari 312T, que também usavam V12, dos Brabham que usavam Alfa Romeo V12 também e dos Renault, que usavam os V6.

Paulinho
Paulinho
11 anos atrás

Éh, perto do Matra V12, os motores da F1 de hj não roncam, apenas assoviam, ou como dizemos aqui em Piracicaba, “assubiam”.

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Eu cheguei a mandar esse link uma vez, mas se perdeu no blog.

Esse assobio do Matra era inigualável. Nenhum V12 conseguia efeito semelhante. E que som limpo e harmônico!

Léo Engelmann
Léo Engelmann
11 anos atrás

…e o ronco dos de hoje parece com o de uma abelha diabética com dor de barriga.

Mauro Kondo
Mauro Kondo
11 anos atrás

Depois desta orquestra, agora é hora de se preparar para o berrinho dos 4 cyl em 2014.

George McCrae
George McCrae
Reply to  Mauro Kondo
11 anos atrás

bééééééééééééééééééééééé´!!!!!!!!!!!!!!!!! Ovelha Motor Manufacturing Ltd. em 2014. Berrinho de dar tristeza nos carros no ano que vem.

Francis Ulfeldt
Francis Ulfeldt
11 anos atrás

Que música! Que carro!

Harerton
Harerton
11 anos atrás

Esse clip faz parte do DVD “50 Yeaars Of F1 On Board”. Mario Andretti narra esta parte.

Reinaldo
Reinaldo
11 anos atrás

que som!!!

regi nat rock
regi nat rock
11 anos atrás

Talvez a musica mais espetacular da F1. O Caíque vai ficar doidinho….

Augusto
Augusto
11 anos atrás

Ah!!! Esse eu ouvi “berrando” em Interlagos (1977). Realmente assombroso!

Jeremy Clarkson
Jeremy Clarkson
11 anos atrás

E as arvores plantadas na Ascari? Nego era mucho macho merrmo!

Milton Rubinho
Milton Rubinho
11 anos atrás

FG, som visceral. Mas ainda sou mais o Mazda 787B, aquele protótipo que venceu Le Mans em 1991 e que usava motor rotativo Wankel…