HABEMUS MELBOURNE (3)

aus2013cSÃO PAULO (dormir, eu?) – Adoro uma chuvinha. Uma chuvona, então, é melhor ainda. E assim começou o sábado australiano, embaralhando tudo e dando um tapa de luva molhada em quem reclamou dos dois dias de aguaceiro em Barcelona, “que não serviram para nada”.

E chovia tanto na hora da abertura dos boxes, que a direção de prova atrasou o início da classificação em dez minutos. Poças para todos os lados, condições críticas para andar colado nos muros de Albert Park. Aí, mais dez. Depois, mais dez. Um daqueles dias…

Até que 30 minutos depois do horário previsto, para alegria de quem estava com sono, a bagaça começou.

Com uma equipe a menos, a degola no Q1 e no Q2 passou a contemplar seis carros por vez. Com muita água e um spray de apavorar, Van der Garde foi o primeiro a perder um pedaço de asa. Massa foi o segundo. O brasileiro bateu forte e entortou o carro inteiro. Hamilton rodou, atolou e voltou. Passeios na grama e na brita foram fartos.

Nos últimos dez minutos, a pista começou a ficar menos pior, deixando Felipe em situação incômoda: com o carro todo arrebentado nos boxes, vendo a turma melhorar os tempos. Mas a Ferrari trabalhou rápido e ele conseguiu voltar para a pista. Alguns colocaram pneus intermediários e se deram bem numa breve janela de chuva um pouco menos forte, na parte final da sessão. Então Pic e Gutiérrez bateram e nada mais poderia mudar, com bandeiras amarelas por todos os lados.

No fim das contas, ficaram de fora os que normalmente ficariam, mesmo sob um sol senegalesco: os dois da Caterham, Pica e Van Der Lei, os dois da Marussia, Chita e Julinho Branquinho (o melhor dos quatro, porque é bem melhor mesmo), e os dois restantes que, ao longo do ano, vão se revezar entre várias equipes. Hoje foram Maldanado e Estevão Gutierros.

Na frente, com tempos bem díspares, Rosberguinho, El Fodón de Las Astúrias, Grojã, Chapolim, Canguru e Massacrado. Sapattos foi o único estreante a escapar da degola.

Como a chuva apertou, atrasaram o início do Q2 em mais dez minutos. Só que dez minutos não seriam suficientes, claro, pela força da água e do vento. Aí mandaram mais 20. E depois mais 20. E o manto da noite se aproximando. Se no claro já era ruim com tanta água, imagine no lusco-fusco. Se nada mais acontecesse, o treino seria retomado quase às 7 da noite melbúrnica.

Mas não deu. Escurecendo, pista molhada, arquibancadas abandonadas, e a direção de prova avisou: Q2 e Q3 a partir das 11h da manhã de domingo, 21h de hoje, sábado, para nosotros en Brasil. Os pilotos, que gastaram seu tempo livre entrando e saindo dos carros, colocando e tirando as balaclavas, acharam ótimo. Foram todos jantar mais cedo.

Não foi a primeira vez que uma classificação passou para o domingo. Não lembro bem o ano, mas teve uma dessas em Suzuka, por conta da passagem de um tufão.

Agora vamos para Interlagos. Não deu para dormir, paciência. Café resolve.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel Soares
Emmanuel Soares
11 anos atrás

Cacófato!

Geraldo Soares - Lagoa Santa
Geraldo Soares - Lagoa Santa
11 anos atrás

É FG

a tática da Ferrari esta definida, Se Massa largar na frente do Alonso, a equipe vai montar uma estrategia de paradas para colocar o Alonso na frente…
Ontem por exemplo se o grupo do Alonso antecipou a parada, o massa tinha que entra na próxima, ai deixaram ele mais 4 voltas e o Alonso tirou a diferença e passou! e pios ele perdeu a 3o posição.
Este ano o Massa só ganha alguma corrida se o Alonso estiver fora da corrida..
Vai ser um ano inútil para o Massa, que provavelmente deve ter renovado o contrato com esta condição..
Massa o novo Rubinho.. duro viu
Geraldo

Dedè Fogaça
Dedè Fogaça
11 anos atrás

* Todos de 1952 a 2012

Flávio,
Todos os F-1 reunidos em uma imagem, em altíssima resolução:
http://i6.minus.com/izA6tkIgZpxUI.jpg

Dedè Fogaça
Dedè Fogaça
11 anos atrás

Flávio,
Todos os F-1 reunidos em uma imagem, em altíssima resolução:
http://i6.minus.com/izA6tkIgZpxUI.jpg

samu
samu
11 anos atrás

Flavio se não me engano foi em 2004 porque a Ferrari ja havia garantido Schumacher como campeão e o Barrichello como vice,fazia umas corridas que ele nao ganhava e fez o hack tri nessa corrida ou gran xalen cm vc diz!

Marcos Foz
Marcos Foz
11 anos atrás

Nenhum comentário? Isso não é normal por aqui. Seria algo a ver com a falta de pilotos brasileiros no grid deste ano??

Giovani Jardim
Giovani Jardim
11 anos atrás

Vixe rapaz, bem na hora da novela, será que a Globo vai passar ou vai ser no Sportv?

Caio Lissoni
Caio Lissoni
11 anos atrás

Flavinho, acho que foi em 2010, recordo que cheguei e casa, liguei a TV e via os pilotos fazendo barquinhos de papel, por que correr naquele dia estava difícil!

Miguel Fam
11 anos atrás

Alguma TV irá transmitir o resto do treino?

Weber
Weber
11 anos atrás

Bottas, Sapattos… será que vai deixar Maldanado no “chinello”?

Riza Braga
11 anos atrás

Como foi a corrida? Quando sair o resultado fala pra gente!

André
André
11 anos atrás

Que eu me lembre,em Suzuka,isso aconteceu duas vezes, a primeira em 2004.Eu sempre que penso desse dia,lembro da minha mulher,que não me deixou ir por causa da chuva e por sua causa,daquela coluna sobre a tv japonesa,o vendedor de batatas,era isso mesmo?
E a outra em 2010,nessa eu fui e tomei chuva até não poder mais,a parte boa foi ir cedo no domingo e ver os carros na pista o dia todo.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

SALVAÇÃO É O CANAL FIRSTROW!!!

Treino de classificação na Austrália não vai ter transmissão ao vivo na TV brasileira na noite de sábado.

Tanto Globo quanto SporTV já têm suas grades fechadas para o horário em que foi marcado o Q2 e o Q3 da F1, 21h (de Brasília). Sabidamente neste horário, a emissora carioca exibe em TV aberta seu principal telejornal, o ‘Jornal Nacional’, e na sequência a novela ‘Salve Jorge’ e sua história turco-brasileira. Os canais por assinatura, três no total, já tem eventos ao vivo fechados.
O SporTV vai passar o Campeonato Gaúcho de Futebol e a Superliga Masculina de vôlei. O SporTV2 apresenta em sua grade o torneio de tênis de Indian Wells, que está em suas semifinais, e as finais do mundial feminino de patinação artística. O SporTV3 vêm também com semifinais, mas do circuito brasileiro de vôlei de praia, tanto masculino quanto feminino.
O GP da Austrália está garantido na Globo a partir de 2h40. O Grande Prêmio acompanha ao vivo e em tempo real a definição do grid de largada a partir de 20h45.

http://grandepremio.com.br/ao-vivo

CANAL ALTERNATIVO ABAIXO VAI PASSAR CLASSIFICAÇÃO DO GP DA AUSTRÁLIA!

Formula 1 Australian Grand Prix, Qualifying 2 and 3
http://www.firstrow1.eu/sport/motosport.html

Filipe
Filipe
11 anos atrás

Eu acho que quem critica a Globo por chamar a Red Bull de RBR devia, mesmo, maneirar nesses trocadilhos tão idiotas. Pica? Massacrado?

Fernando Sandrini
Fernando Sandrini
11 anos atrás

Espero que o Sportv passe o treino, uma vez que na porcaria da globo vai passar novela…

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

A Williams errou no último “pacote” de atualização, por isso, os dois carros foram mal no seco e na chuva. O time já admitiu o erro e vai voltar na atualização antiga bastante elogiada pelos pilotos. Mas pelo que entendi, isso não pode ser feito para essa prova na Austrália.

Muito pior é o caso da Mclaren, o time já pensa em apelar para o carro de 2012. Ou esse carro 2013 nasceu errado, ou vai precisar de tempo para evoluir, caso semelhante aconteceu com a Ferrari no início de 2012.

A Williams que briga no meio do pelotão deve voltar a andar bem na segunda etapa do mundial, já a Mclaren que briga por títulos, esta entregue a própria sorte. Quando dois pilotos vão mal com mesmo equipamento é quase certo que algo deu errado na parte técnica do carro, portanto, não se pode jogar toda culpa nos pilotos.

Bom lembrar, essa prova da Austrália nunca foi uma referencia para outras pistas, mas começando bem bota pressão na concorrência, não deixa de ser uma vantagem.

Emerson
Emerson
11 anos atrás

Ok, mas e agora, como faremos para assistir essa bagaça? Porque a Globo nao vai deixar de passar a porcaria da novela, e eu não vejo nada à respeito na programação do Sportv. Se alguém souber como acompanhar pela TV diz aí.

Claucio
Claucio
11 anos atrás

Olá Flavio, sabe informar se o treino que foi adiado para as 21:00hs vai passar na TV aberta? Obrigado

Renan martinelli
Renan martinelli
11 anos atrás

Toma um red bull pra te dar asas Hahaha!! Boa corrida a todos!

Jose Brabham
Jose Brabham
11 anos atrás

Maluquice de Bernie em fazer corrida e treino às 17h locais porque os europeus não podem ver corrida de madrugada dá nisso. Ridículo!!! Alguém tem que acabar com isso. Semana que vem tem mais em Sepang…

Quero ver o dia em que a corrida tiver que ser jogada pra segunda-feira… que audiência linda vai dar…

Estevão
11 anos atrás

Será que a Globo vai transmitir o treino? Nesse horário tem novela e não sei se os caras vão querer perder sua audiência. Que, pelo menos, transfiram para o SporTV.
Falando em Globo, até que enfim os caras pararam com aquela palhaçada de RBR e STR. Ao menos por enquanto…
Abs.

Carlos D
Carlos D
11 anos atrás

Foi em Suzuka 2004, por causa do Tufão Ma-On.
Foram todos para a pista no domingo, no qualifying, praticamente sem rodagem. Deu Schumacher fácil.

SIMÃO
SIMÃO
11 anos atrás

Começou a temporada…apesar de todas as maracutaias de bastidores que já vimos é sempre bom ver F1.
Qdo o negócio pega pra valer, sempre tem o fator surpresa…. apagam as luzes e tem os “Grojã” da vida pra fazer aquela zona na primeira freada… o Koba vai fazer falta… enfim é bom ver tudo isso ano após ano. 2013 já começa bem… chuva e classificação em cima da hora… os dados foram lançados!!!!!
Abraço FG e certamente teremos muito pra dá pitacos.

Anonimo
Anonimo
11 anos atrás

O treino foi legal debaixo de chuva. Massa deu sorte, Hamilton até andou de ré e a Williams não vai nada bem.

Agora só uma pergunta: Algum canal de TV ou streaming vai mostrar o Q2 e o Q3 hoje às 21:00?

adelson travassos sarinho
adelson travassos sarinho
11 anos atrás

Salve… Também não dormi…seus comentários de F1 são indispensáveis…estou preferindo assistir a TV sem audio, não tenho saco pro ‘que se Danee pereba’, e o rock é bem melhor…será que vai chover?…abraços…

Romero
Romero
11 anos atrás

Flavio, vc é o fodon. Eu estava achando a coluna engraçada mas quando li Ganguru e Massacrado parei de ler pois chorei de rir. Abraço vou continuar.

Jota Patrício
Jota Patrício
11 anos atrás

Olá Flávio,
Sapattos foi ótimo. Acho que a Lotus e Mercedes irá surpreender.Felipe Massa também! (Aliás acho!) Lembrei q o chefe é Alonso!

Alessandro Neri
Alessandro Neri
11 anos atrás

F1 moderna , categoria que não pode andar na chuva. Independente da pista. Ridiculo. Desde o infame gp da Belgica de 97 , quando pela primeira vez em sua história , a categoria se submeteu a largar atrás de um safety-car, que é só cair uma chuva, que a auto proclamada categoria top , e seus pilotos top ,do automobilismo mundial, não se sujeitam a pilotar , e domar suas máquinas , em pista molhada. E o pior é que esse desespero, e aversão, em ter que andar na chuva ,na maioria das vezes , parte dos próprios pilotos.Quanta saudade de Jacky Ickx, Stewart,Clark,Hunt,Villeneuve, Senna , Schumacher. Esses caras não amarelavam quando o céu escurecia. Até gostavam….

PEDRO AR MOLHADO/REFLEXIVO
PEDRO AR MOLHADO/REFLEXIVO
11 anos atrás

O tempo “mocinho passageiro” se tornou piloto bandido.
O primeiro treino do ano tinha tudo para ser especial e competitivo, mais uma vez tendo os enérgicos como protagonistas e talvez o alemão liderando a turma, seria interessante ver como os antigos coadjuvantes ocupariam os melhores lugares na largada e montariam suas estratégias para o primeiro embate de 2013. Mas Mister inesperado da Silva e sua capacidade de mudar eventos e seus resultados entram na pista e quase impossibilitou o Q1 mostrando que Miss Natureza começava o ano sem ter fechado acordo e transformando a corrida de domingo em uma vaga possibilidade. Os acidentes e a impossibilidade de ver o que acontecia na pista foram frustrantes e deixa para a manha de domingo do outro lado do mundo, o sentimento do imprevisível e principalmente a possibilidade de não termos corrida de abertura na Austrália, como o pior quadro possível provável. O tempo chuvoso que varias vezes transformou corridas insossas em grandes espetáculos, nesta madrugada se tornou aquele bandido odiado que nos filmes antigos de bang-bang prendia a atenção da platéia enfurecida conjurando todo o ódio coletivo.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

O mais legal é ver a Globo se ferrar para arrumar a grade… duvido que vá passar o treino, deve ficar com Sportv, mas não dá para cravar… bom mesmo é ver a Globo se ferrar.

Pedro Henrique Fonseca
Pedro Henrique Fonseca
11 anos atrás

Uma pena, perdi uma noite de sono a toa…. Se a corrida e a classificação ainda fossem as 14:00 locais como antigamente, dava pra ter treinado com a chuva que caía naquela hora, e mesmo que ela apertasse, teria tempo de sobra pra esperar. No Japão aconteceu duas vezes, 2004 e 2010, ambas por causa de um tufão.

calhiandro
calhiandro
11 anos atrás

Queria saber se a globo vai transmitir resto do treino, ou a sporttv?

Conde
Conde
11 anos atrás

Boa Sorte pra vc em Interlagos então ….

Francis Ulfeldt
Francis Ulfeldt
11 anos atrás

Só esperamos, encarecidamente que o Sportv passe esse final de classificação, afinal, os globúnicos não vão deixar de passar JN e novela para passar a tomada de tempo! Isso é uma das maiores certezas do universo. NINGUÉM mexe na grade da Globo. Nem eles.

Moy
Moy
11 anos atrás

Colocar treino/corrida no final da tarde local tem disso.
Tudo para não atrapalhar a vida na europa.
O ideal seria um horário padrão local, independente do horário que fosse na europa/resto do mundo.

Diego
Diego
11 anos atrás

Eu tentando associar o Sapatos a algum piloto!
kkkkkkkk Botas pô!
F*da é ficar acordado a madruga inteira pra assistir só o Q1.

Luiz Dahlem
Luiz Dahlem
11 anos atrás

Profissionalismo como sempre Flavio…..parabens e boa sorte em Interlagos!

Thiago Moyses
Thiago Moyses
11 anos atrás

Tem previsão de chuva? Isso não afeta o resultado do qualifing não? E se chover de manhã? Me responde aí Flávio já que pela primeira vez sou o primeiro a comentar e fiquei esperando até o fim sair essa ***** de Q2… só espero que demorando tanto para postar alguém não tenha comentado antes….

Leonel Mattera
Leonel Mattera
11 anos atrás

Vejam a drenagem da pista de Melbourne… aliás, que drenagem? É assim com qualquer pista temporária. Lembrem-se disso quando chover em alguma pista de rua da Indy! Se fosse aqui, já estariam noticiando a “lambança” da direção de prova, incompetência das autoridades, desrespeito aos torcedores e patrocinadores e por ai vai…

Luis
Luis
11 anos atrás

Pior vai ser para os mecânicos dos carros que bateram hoje, como o carro Allan Prost do Massa: passar a noite consertando os bólidos para estarem prontinhos logo de manhã.