SEPÂNGUICAS (3)

sepanguicas3SÃO PAULO (ingratas, as horas) – Pode parecer um detalhe besta, e vai alimentar o pachequismo dominante, mas queria dizer a vocês que no press-release da Ferrari de hoje as declarações de Alonso vieram antes que as de Massa.

O que isso significa? Provavelmente nada, além da deselegância. Porque é praxe entre quase todas as equipes, e a Ferrari está incluída, que nesses comunicados de imprensa as declarações do piloto que terminou na frente, seja um treino ou uma corrida, venham antes nas papeletas. Questão de justiça e reconhecimento pelo bom trabalho e tal.

Só que hoje Alonsito ficou em terceiro no grid. E Felipeta, em segundo. Aliás, o brasileiro volta à primeira fila depois de quase três anos — fora segundo também no Bahrein em 2010, sua última largada sem ter de olhar para a asa de nenhum outro carro no grid. Aí chega pelo correio o textinho da Ferrari e lá está El Fodón de Las Astúrias no alto da página deitando falação sobre o terceirinho no grid, “nossa, fazia um tempão que eu não largava em terceiro”, “nossa, dá até pra sonhar com uma vitória”, “nossa, chuva é loteria”.

Depois aparecem as declarações de Massa, mais contidas, até, comentando o acerto na decisão de colocar um novo jogo de intermediários para a volta final que lhe deu o segundo lugar no grid, à frente do espanhol. É a quarta vez seguida que isso acontece, sinal de que a fase é mesmo boa e ele está aproveitando. Em classificações, ao menos.

Isso posto, vamos adiante. Vettel fez a segunda pole no ano e 38ª na carreira, para quem não sabe e não conseguiu acordar às 5 da matina. No molhado. Chuva de fim de tarde em Sepang e tão previsível quanto deslizamentos em Petrópolis ou enchentes em São Paulo no verão. E foi assim hoje. No Q1 e no Q2, aquele calor insuportável e pista seca. No Q3, água.

Do começo, então.

Degola de hábito, caindo os quatro nanicos e dois seminanicos, Sapattos, da Williams, e Verme, da Toro Rosso. A registrar: novamente Jules Branquinho foi o melhor entre os piores de Marussia e Caterham. Em 19°, meteu quase 1s em Pica, 1s2 em Chaton e 1s5 em Van der Lei. E ficou apenas 0s2 atrás da Williams. Podem escrever aí nas suas agendas para, no final do ano, me cobrarem: Bianchi vai estar em equipe boa no ano que vem. Muito boa.

O melhor tempo foi de Sutil.

Quem? Sutil, isso mesmo, conhecido como Fútil pelos mais próximos. A Force India fez um carrinho muito interessante neste ano. Anda o tempo todo entre os primeiros. Capaz de terminar o campeonato na frente da McLaren.

Céu fechando, Q2 começando. Todo mundo com pressa na pista para não ser pego (ou “pégo”, como dizem no Rio) de slicks na mão debaixo d’água. Alguns foram: Grojã, o incrível Hulk, Ricardão, Gutiguti, Resta Um e Maldanado. Todos culparam a hora errada de ir para a pista, os primeiros pingos, o asfalto que molhou, essas coisas. Mas, na verdade, desses aí quem tinha a lamentar eram o francês da Lotus e o escocês da Force India, que têm carros bons o bastante para avançar ao Q3.

A registrar: 1min36s190 para Rosberguinho, melhor volta do fim de semana.

Mas no Q3 só cabem dez carros, como se sabe, e no fim das contas a surpresa foi ver a McLaren colocar os dois ali, algo que não será tão frequente neste ano. A chuva apertou, todo mundo vestiu sapatinhos biscoito (dos intermediários, a água não era para mais do que isso), o tempo foi passando, os carros também, e assim a pista esboçou secar, e os tempos de volta no fim foram bem melhores, ainda que com intermediários. Tião Alemão cravou 1min49s674 e enfiou uma tuba de 0s913 em Massa, o segundo, e 1s053 em Fernandinho. Hamilton, o quarto, terminou 2s025 atrás.

Webber larga em quinto. Desolado, o marsupial choramingou o erro de cálculo rubrotaurino que o impediu de tentar uma nova volta rápida no fim — cruzou a linha com um segundinho de atraso e em vez de ouvir pelo rádio “vai, acelera!”, escutou “acabou, recolhe”. Rosberguinho terminou em sexto e Raikkonen, o Tagarela, em sétimo. Mas como atrapalhou o alemão da Mercedes numa volta rápida, foi indiciado, acusado, detido, julgado e condenado a perder três posições no grid e vai largar em décimo. Sobre a punição, comentou: “É o mesmo para todo mundo”. Mas isso não é a chuva, Kimi, esse negócio de igual para todo mundo? “Ah, é. Então escreve aí que espero repetir o resultado domingo.” Mas isso não é o que você fala quando larga na pole, Kimi? “Ah, vá se foder e não me encha o saco.” É dura a vida de assessor de imprensa da Lotus.

Bonitton herdou o sétimo lugar, com Fútil em oitavo e Chapolim em nono.

No seco, Vettel é favorito, em que pese a alta taxa de desgaste de pneus de todos, até do safety-car, o que sempre compromete essa história de favoritismo. A borracha se desfaz de uma forma lindamente assustadora em Sepang. E como o Q3 aconteceu com chuva, todos vão poder escolher o pneu que quiserem para a largada: médios, faixa branca, ou duros, faixa cenoura. Tangerina. Seleção da Holanda. Laranja. O que indica que teremos estratégias diferentes para o início. Alguns largarão com os pneus de faixa Branco Algodão; outros com pneus de faixa Laranja Tangerina.

A Pirelli acha que três paradas é o que todos farão. Os borracheiros dão até a receita: largar com médio (Branco Nevada), trocar para duro (Laranja Cenoura) na volta 9, de novo duro na 25ª e última parada na 40ª, novamente para colocar pneus duros. Em outras palavras, a Pirelli avisa: nossos pneus Branco Ártico não servem para nada em Sepang. Livrem-se deles o quanto antes.

Alguns pilotos têm jogos de pneus novos para usar na corrida em maior quantidade que o normal, ecnonomizados por causa da chuva em parte do Q2 e no Q3. Ninguém vai precisar, pois, recorrer a pneus “remold”.

E é isso. Preparem-se para uma boa corrida. Em algum momento, vai chover. E na chuva, todos os gatos são pardos e molhados, como diz o ditado.

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JuniorSP
JuniorSP
11 anos atrás

Não vi o treino p/ o GP da Malásia de manhã, mas tbém é só oba-oba do plim-plim(sua audiência tá cada vez pior) querer fazer chamada do Felipe Lasanha, desculpe… Massa, que sairá na frente do espanhol, só pode estar de brincadeira….esse filme tô cansado de ver desde os tempos do outro brasileiro contra o alemão, ou seja, no pit stop darão um jeito do espanhol estar a frente, vide semana passada na Austrália, simples assim!!!Não venha a pachecada alegar que F-1 é Business etc e tal, que a Ferrari gasta em torno de 400milhas, tenho uma solução p/ isso, corra c/ 1carro apenas, fará uma bela economia e não precisará dar desculpas, ao Felipe tbém chega né…meu ouvido não é penico, como diria o Muricy chega de “conversinha”. Eu boicoto a Ferrari seus joguinhos baixos e torço contra, comprarei uma Lamborghini Aventador!!

Paulinho
Paulinho
11 anos atrás

Esse tipo de coisa acontece na Ferrari por um único motivo chamado Banco Santander que patrocina Fernando Alonso. Se, pelo contrário, estivesse pintado na carenagem da Ferrari um Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás etc, o Zaca é quem daria as cartas, simples assim. A F1 é como um prostíbulo de luxo, quem paga mais, tem os melhores serviços.

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  Paulinho
11 anos atrás

Duro de reconhecer, mas concordo em 100% contigo.

Claudio
Claudio
11 anos atrás

Se o Massa derrotar o Alonso, vai ser demitido por insubordinação… hahahahahaha

Jota Patrício
11 anos atrás

E essa é pra meu amigo Massa!

Sabe qual foi o segundo homem a pisar na lua? Pois é, só lembramos do primeiro!!!

Jonatas
Jonatas
Reply to  Jota Patrício
11 anos atrás

Por só lembrarmos o nome do primeiro, todos os outros que tiveram participação na conquista são irrelevantes, certo?

Burn baby Burn
Burn baby Burn
Reply to  Jota Patrício
11 anos atrás

Facil foi Buss Aldrin, tudo porque o Domenicalli o forçou a orbitar a lua por mais duas vezes com pneus super macios rsrsr

Nilo
Nilo
Reply to  Jota Patrício
11 anos atrás

Lembro que foi o Aldrin como se fosse hoje.

Tyler
Tyler
11 anos atrás

Se chove, não precisa usar o pneu branco, certo?
Acho que a melhor escolha é ir com os duros e só esperar a água, que com certeza cai.

brandao
brandao
11 anos atrás

É incrível ,como muitos aqui não tem argumentos, e ficam falando do português.
Então tá legal ,agora pra postar na internet, vou ter que redigir textos “acadêmicos”(só que não),hahahaha.os caras ficam querendo aparecer pro Flavio gomes, e pagam de mané.
Eu tenho mais o que fazer !!!opinião meus caros é o que importa.Passar atestado de quem não tem argumento é f******.

Paulo_maffi
Paulo_maffi
Reply to  brandao
11 anos atrás

Não, não meu chapa!!! Saber expressar sua opinião é o que importa e o que conta!

Fabio Tust
Fabio Tust
11 anos atrás

To fora dessa clima de pachequismo ferrari/alonso/”nosso-massa”.

Minha dúvida é: a regra que obriga a utilização de pneus macios e duros vale para corridas com chuva? Porque se não valem, acho que o melhor seria largar de duros e continuar com eles até o fim esperando a chuva. Se não vier, faz uma parada nas últimas voltas para cumprir o regulamento.

Boa corrida para todos, nos falamos as 5:00 pelo twitter!

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Mas elegância é uma palavra inexistente no vocabulário da Ferrari e do Alonso.

MarceloPOA
MarceloPOA
11 anos atrás

Se o Felipe for esperto, vai aproveitar bem este ano (como aliás, está fazendo) para cavar uma boa equipe no ano que vem. SIm, pq na Ferrari tá visto que não ganhará nada. Nem corrida, se for o caso.

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
11 anos atrás

O que difere a Ferrari das outras equipes de ponta é que ela escolhe o 1º piloto antes da 1ª corrida. Outra coisa, Flávio, gostaria de voltar a segui-lo no twitter. Acho que pisei na bola com você (@zuluquebec), Me desculpa. Sou fã de automobilismo e sempre acompanho teu blog e de outros jornalistas tipo: Lito, Téo José, Sérgio Maurício, Rafael Pereira e outros. Um abraço. Espero que reveja sua posição e me desbloqueie. Obrigado.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
11 anos atrás

Está longe de ser uma aposta ousada, mas temos uma boa chance de ter uma dobradinha amanhã. Alonso, Massa e Vettel no pódio. E o espanhol começa a abrir vantagem nos pontos.

O alemão precisa ganhar essa corrida de todo o jeito.

Burn baby Burn
Burn baby Burn
Reply to  Fabiano Lacerda
11 anos atrás

Sei não com este asfalto abrasivo, e claro um excelente Raikonnem, um bom bólido aliado a esperteza da equipe lotus para estratégias.. acho que o Finlandez vai abiscoitar de novo..

Fernando
Fernando
11 anos atrás

as chances do massa se foram qdo o bradesco ou banco do brasil deixaram passar a chance de injetar $$$$ no capenga santander 1-2 anos atras.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
11 anos atrás

Alonso, se não quebrar, vai terminar na frente de Massa.

Alonso WHO
Alonso WHO
11 anos atrás

Vai Alonso! (só que não).

Marcus Lima
Marcus Lima
11 anos atrás

Compreender a preferência pelo Alonso, achando o Massa O MAIOR PILOTO BRASILEIRO QUE CORREOU DEPOIS DA MORTE DO SENNA, é fácil. Dois títulos, ter brigado por títulos com carros ruins. Frente a uma Massa que não era esse aí. Fora isso, ter trazido consigo um mega apoio comercial como o Santander_ não estou dizendo que isso é que defina nada.É um conjunto: o mais caro, o que sempre tem uma grande performance, o que já é campeão; é prioridade.
Vejam só: disse que compreendo, não que aprovo, que acho justo, correto ou inteligente.
De fato, pequenas bobagens como essa talvez endureçam ainda mais um piloto que, rápido, reencontrou sua auto confiança. E dificultem ainda mais para ” La Chiliquenta de Oviedo”.

Podemos sonhar que o Massa dispute o título? Claro. Vejam, disse “dispute”. Vai ser ajudado na disputa pela Ferrari? Não parece ser essa a prioridade dela. Mas ele não está rápido, veloz, competitivo?Não tem performance no nível de Raikkonen, Vettel e Alonso; naõ está se mostrando um duro competidor para eles três, que talvez com um Hamilton, podem brigar? Por que não pode brigar então? Antes até de ganhar, o mais importante nesse ano, é provar aquilo que se sabia em 2008: que ele está em condições de disputar, de brigar, que as vezes perderá, as vezes ganhará desses, mas que será um competidor duro. Ganhando ou não, ficando em 3, 4; essas coisas talvez mostrem ao mundo da Fórmula 1: é um top driver. Quem sabe, então, ano que vem Pinta uma Mclaren ( que não vai ficar na draga pra sempre), pinta uma Red Bull?

Antes de ficar feliz como Brasil Sil Sil, fico feliz é pelo cara. Cara quetinho, trabalhador, que andou pra cacete e perdeu por azar 2008. Cara rápido, menos falastrão que o Barrichello.
Cara que se recuperou malemá de um acidente. Enfim. Bacana que o cara voltou: demoreou mais voltou, e mais forte, cascudo, duro que 2008. Que o diga o duelo com La Chiliquenta na Austrália!

Sandro Marques
Sandro Marques
Reply to  Marcus Lima
11 anos atrás

É isso aí Marcus. Belo comentário.
O negócio é o Massa conseguir ficar o máximo possível de vezes na frente do Alonso, só assim a Ferrari não vai ter desculpa para favorecer o espanhol. Se no final do campeonato quem estiver melhor colocado na tabela for o Felipe a equipe terá que trabalhar para ele. Ou vão querer deixar de ganhar um título só porque não é o 1º piloto que está na disputa?
Espero que esse ano, além de manter a excelente performance, o Massa ainda tenha aquilo que o Alonso costuma ter bastante. Muita sorte.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Assista o vídeo abaixo, negócio é rir para não chorar…

Tenho comentado a meses que torço muito para o Felipe largar a frente do espanhol, só pra ver Galvão disparar:

“Essa é para os críticos ficarem com muita raiva, nosso Felipe Massa esta muito feliz de contrato renovado com a Ferrari! O Felipe esta revigorado, e ele da muitas risadas do que se fala e escreve na mídia! Mas sua resposta esta sendo na pista, e nas últimas quatros classificações Felipe tem pilotado como gente grande e com muito mais qualidade-de-vida que o espanhol! Geograficamente eu sou muito mais o Felipe Massa em 2013! Alonso já começa ficar muito incomodado com a velocidade natural de Felipe largando a frente, o que você acha Reginaldo?”

“Com certeza Galvão, eu ia falar isso mesmo, não é Burti”

“Com certeza, e a Ferrari nesse GP da Malásia veio com uma nova asa dianteira atualizada, mas porque o carro de Alonso tem e o carro do Felipe não tem? Porque quanto mais tempo a asa fica no túnel de vento, melhor fica! E a Ferrari deixa pra tirar do forno na última hora, logo, não tem como fazer duas, logo, o carro de Felipe fica sem”

Muitas voltas depois e já no final do GP da Malásia, Alonso levemente se aproxima de Felipe, Galvão comentam meio contrariado:

“Eu não consigo ser purista nesse tipo de coisa, sem exagero eu queria a opinião do nosso Emerson Fittipaldi, é uma equipe chama-se Ferrari. O espanhol é extremamente bajulado na equipe, mas Felipe vem dando uma SURRA no companheiro nas últimas provas. Nesse momento da corrida, a Ferrari manipulando troca de posições seria um crime esportivo, uma afronta a quase 200 milhões de brasileiros que estão desesperados torcendo por um irmão nesse momento. O que você acha Emerson?”

“TEM QUE FAVORECER O FERNANDO ALONSO GALVÃO!!! Olha o Vettel liderando, esse alemão segundo Flávio Gomes é um monstrinho, Alonso chegando atrás de Massa com Vettel vencendo é um péssimo negócio na tabela”

Nesse momento Galvão fica espumando calado roxo de raiva, R.Leme dispara pra foder ainda mais!

“Nas circunstâncias atuais de contrato…ops, de campeonato, eu não tenho nenhuma dúvida, é isso mesmo”

Aí vem a melhor parte da corrida, o espanhol encosta de vez no Felipe, a Ferrari avisa pelo rádio e tome Galvão Bueno!!!

“É melhor que seja logo, que passe logo e que Felipe vá atrás…se não tem solução, que passe logo e que o Alonso puxe o Felipe. Veja que o Felipe ABRE SEM NENHUM PROBLEMA, para a ultrapassagem do Alonso”

“Gente, é uma coisa do ESPORTE absolutamente NORMAL, eu sei que vai chover críticas que vai ser um problemão. Mas é uma coisa do ESPORTE, fazer o que? O Felipe chegou a comentar: ” Se a Ferrari pedir com educação, eu vou ajudar meu companheiro de equipe”, e assim a coisa funciona. Aí você esta vendo TIRIRICA no boxe da Ferrari, ele é AMIGÃO do Felipe, e o TIRIRICA faz aquela cara: “Fazer o que, de circo e palhaçada eu entendo muito”

Comentário acima baseado em fatos reais, o vídeo abaixo comprova!

Galvão contrariado, engolindo jogo de equipe na Ferrari – GP de Monza 2012
https://www.youtube.com/watch?v=yYevu8Dios0

Glauber
Glauber
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Seguindo a linha “mãe Dinah” do Flávio, prevejo que o Marcelo colar este texto todas as corridas em que o Massa ficar a frente do Alonso na classificação!! :)

rapahel
rapahel
11 anos atrás

Começou da melhor forma possível o ano pro Massa. Ele tem que continuar assim, atormentando o Alonso, pra quem sabe cavar uma vaga numa equipe grande ano que vem e ter liberdade para ganhar. Se ele quer ter seu nome escrito na história com algum mérito, tem que aproveitar esse ano pra se livrar da Ferrari e do espanhol safado.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

Cadê o \bottas que deitou falação em cima do Senna ano passado, e agora ,
como ficamos ,tomando sufoco do Bianchi de Marussia , uma vêz Q3 sempre Q3.
É amigos pimento nos olhos dos outros é refresco!!!!!!!!!!!

Cesar Vilanova-Costa
Cesar Vilanova-Costa
Reply to  Celio Ferreira
11 anos atrás

Esse Botas é uma porcaria mesmo!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Cesar Vilanova-Costa
11 anos atrás

Bem lembrado. O Bottas praticamente ganhou a vaga no grito. Acho mesmo que ele é um Bosttas;

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Antes da primeira corrida do ano, disse que Sutil tem talento e se o carro ajudar, vai estar entre os 5 “postulantes” ao título (Vettel, Alonso, Kimi, Hamilton e Sutil) pois são os melhores pilotos do grid.

E teve uma mané que me chamou de “iludido” ou louco, sei lá. A force India pode sim, surpreender. Quem viu o treino hj viu a diferença de talento de Sutil e o bom Di Resta.

Pois é seu “zé mané”, espero que esteja lendo isto e acompanhando o Sutil este ano. (Chupa!)

Sobre o Massa, se ele quiser vencer uma corrida este ano, a começar por esta, tem de pensar em bater o Vettel e, “sem querer”, cortar toda a comunicação via rádio com a equipe durante a corrida. Combina as voltas de paradas para trocar os pneus e pé embaixo!

Que se f…da o Rob Smedley e a “estratégia” Ferrari.

Que Massa seja mais Nelson Piquet (ou Hamilton) e menos Barrichello este ano, começando por esta corrida. Dada a largada, esquece que tem companheiro de equipe, esquece o Alonso.

Senão, a “Ferrari” vai priorizar o outro…Já fazem isso até no press-release.

Aliás, quando que a Ferrari não é deselegante? Carcamanos…

Segafredo
Segafredo
11 anos atrás

Para os que torcem pelo brasileiro……………

Massa tem de passar Vettel na Largada e deixar o alemão entre ele e Alonso pra ver no que vai dar a briga dos 2, depois precisará abrir pelo menos de 6 a 8 seg. para garantir a manutenção da 1a posição……fácil?

igor
igor
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Ôôô, facin, facin!!

rafael pestana
rafael pestana
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Não! Nem um pouco.

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Daí, direto para a vitória… muito fácil!

Pdr Rms
Pdr Rms
11 anos atrás

A única chance do Massa terminar na frente do Alonso é ele largar bem e tomar a ponta do Vettel e o Tião ficar um bom tempo da corrida entre os dois.

Marcelo ao Pdr Rms
Marcelo ao Pdr Rms
Reply to  Pdr Rms
11 anos atrás

Pdr Rms a única chance do Massa terminar na frente do Alonso é com o espanhol abandonando por acidente ou quebra.

Rob Smedley é engenheiro da Ferrari e não de Felipe Massa…Smedley recebe ordens!

Paulo Pinto
Reply to  Pdr Rms
11 anos atrás

Sanduíche de chucrute. Legal!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
11 anos atrás

Van der Lei …foi o melhor …

Roberto Martinez
Roberto Martinez
11 anos atrás

Esses trocadilhos dos nomes estão engraçados… como a tecla SAP…

Andre
Andre
11 anos atrás

Se tem duas grandes babaquices nos comentários sobre a equipe Ferrari elas são:
1) a imprensa negando que exista o favorecimento ao Alonso, como o que colocou o espanhol à frente do brasileiro na Austrália
2) a torcida brasileira se queixando do favorecimento ao Alonso

A Ferrari é e sempre foi assim (e são raras as equipes que não são): há um primeiro piloto punto e basta.

Amanhã o Massa só chegará à frente do Alonso se houver pelo menos um carro entre eles, senão ele vai abrir caminho caladinho como estabelece o contrato (o mesmo q o Barrica cumpria). Dispensável é o biquinho e a carinha de injustiçado pós-resultado que tanto um quanto o outro sempre fizeram.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
11 anos atrás

Na verdade, o Massa tá aproveitando a boa fase em corridas também. Nas três corridas anteriores, o Alonso precisou da interferência da equipe pra ultrapassá-lo.
E já começou o favorecimento à Ferrari. Jogaram o líder do campeonato mais pra trás…

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

Se o Massa continuar assim…. a Ferrari vai propor um grande reajuste salarial pra proxima temporadada e o Massa vai renovar !!!!! A carne dele é Fraca assim como a do Rubens quando o assunto é $$$$$

Leandro Duarte
Leandro Duarte
11 anos atrás

Olá Flávio, estou desde domingo passado para te perguntar algo: Caso Massa volte a se apresentar bem como vem conseguindo, parece que recuperou a confiança em si mesmo e se sente mais confortável no carro, seria esta uma das “voltas por cima” menos esperadas da F-1? Pois são praticamente 4 anos sem resultados bons e expressivos em uma equipe de ponta, o que é algo muito raro de acontecer visto que ele poderia ter sido dispensado já em 2010 ou 2011.

Algum outro piloto conseguiu voltar a “forma”? Pensei em Button, mas ele não apresentou nada devido ao carro pífio da Honda.

brandao
brandao
11 anos atrás

eu acho que vão estar todos em igualdade, pois continuou chovendo depois do treino, então não tem lado limpo ou sujo da pista como estão falando.
tô torcendo pelo massa .mas ,as chances dele vai aumentar se o alonso se bater com o hamilton,ou largar muito mal.
e outra,disseram que o perez era gênio ,e ,olha no que deu!!!!!agora estão enchendo a bola do jules, que é apenas piloto ,coisa que os outros que concorrem com ele não são.

Fernando Corrêa
Fernando Corrêa
11 anos atrás

Concordo que Alonso é o melhor piloto em atividade. E já se mostra pra lá de consistente a recuperação de Felipe Massa nas últimas corridas! Deixemos de lado esse complexo de vira-lata e conspirações intergaláticas Ferraristicas! No cara ou coroa no motorhome Dominicali joga a moeda pra cima e diz: “cara Fernando ganha, coroa Felipe perde!”

José Guilhermo
José Guilhermo
Reply to  Fernando Corrêa
11 anos atrás

Concordo com vc, mas o grande culpado dessa situação é o proprio Massa, por onde andou esse piloto rapido em treinos nos ultimos anos? parece que hoje Massa voltou aquele estágio antes do fatidico GP da alemanha de 2010, o famoso Alonso is faster than you, de la para cá até o segundo semestre de 2012, Massa simplesmente desapareceu, nunca mais foi visto aquele piloto rapido e combativo de 2008, 2009 e mesmo no inico da temporada 2010, Massa nao piorou devido ao Acidente ele simplesmente se abateu psicologicamente depois daquela ordem, agora na minha opinião agora é tarde, Alonso ja tomou contou da equipe, afinal quem levou o time nas costas nestes anos de “ausência do Massa”, o máximo que o brasileiro pode fazer é tentar incomodar o espanhol ao máximo, para quem sabe continuar ano que vem em uma grande equipe, palpite para amanhã, Vettel vence, alonso em segundo, Massa em terceiro.

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
Reply to  Fernando Corrêa
11 anos atrás

eqto todos falam que o Alonso é o melhor piloto da atualidade, o Vettel foi o mais jovem campeão, o mais jovem bi e o mais jovem tri, chegando em sétimo sem uma parte do carro desde a primeira volta em interlagos, além de já ter 38 poles,e 26 vitórias em 103 provas.
E botou mais de um segundo no Alonso nessa classificação.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Marcelo Dalbelles
11 anos atrás

É o carro……não o piloto o Dalbelles!!!

Sandro Marques
Sandro Marques
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Se a resposta para toda superioridade do alemão é apenas e tão somente o carro então porque não é o Webber quem disputa os campeonatos com o Vettel?

Antes que diga que a Red Bull favorece o Vettel lembre-se que o australiano nem sempre está imediatamente atrás do alemão, como deveria estar já que a magia toda está no carro Segafredo.

ricardo
ricardo
Reply to  Fernando Corrêa
11 anos atrás

O melhor piloto em atividade na F1 chama-se Vettel.

Alonso WHO
Alonso WHO
Reply to  ricardo
11 anos atrás

A Ferrari só passou a dar carros iguais aos seus dois pilotos a partir da segunda metade da temporada 2012.

Burn baby Burn
Burn baby Burn
Reply to  Fernando Corrêa
11 anos atrás

Na minha opinião pessoal melhor o Massa deduzir que a referida moeda “de mágico” do Domenicalli possua “duas caras” . Em posse desta afirmação óbvio ululante o Massa deve escolher uma estratégia ultra mega hiper conservadora e deixa o Fodón ir embora.. porque se ficar na frente.. vai rolar um “Ferrari’s changes fucker” no box como de costume rsrsr.. assino embaixo e chancelo

eduardo costa
eduardo costa
11 anos atrás

Force India…. esses caras vem mantendo a regularidade neste início de temporada com bem rápidos… não me surpreenderá se em monza eles aparecem (ambos carros) no pódio. na média das velocidades finais das duas primeiras provas, os dois carros da Force India estão entre os 5 primeiros. lembrando que Sutil chegou a inclusive liderar em Melbourne quando esteve com o pneu “branco”… quando colocou o pneu “vermelho” perdeu rendimento. mas ainda assim pontuou.
a média do speedtrap está assim, considerando as duas primeiras corridas:

posição piloto velocidade
1 Adrian SUTIL 307,25
2 Kimi RÄIKKÖNEN 306,7
3 Jean-Éric VERGNE 306,6
4 Paul DI RESTA 306,35
5 Fernando ALONSO 305,95
6 Romain GROSJEAN 305,6
7 Felipe MASSA 304,7
8 Sergio PÉREZ 304,5
9 Daniel RICCIARDO 304,35
10 Max CHILTON 303,6
11 Charles PIC 303,3
12 Esteban GUTIÉRREZ 303,2
13 Pastor MALDONADO 302,45
14 Giedo VAN DER GARDE 302,25
15 Mark WEBBER 302,05
16 Sebastian VETTEL 302,05
17 Jules BIANCHI 302
18 Nico HÜLKENBERG 301,9
19 Valtteri BOTTAS 301,3
20 Jenson BUTTON 301,25
21 Lewis HAMILTON 299,6
22 Nico ROSBERG 298,05

O speed trap, que normalmente que delata quem usou pouca asa, tb traz outro dado interessante:
1- Webber e Vettel estão empatados na média: 302,5 para os dois
2- Hamilton e Rosberg seguram a lanterna: 299,6 para LH e 298,05 para NR
ou seja, estes 4 carros, na teoria, são os que tem o melhor conjunto. incluíndo aí tb a Renault, pela razão óbiva da “fácil” vitória do KR em Melbourne.

Rafael Vieira (@rafavieira1979)
11 anos atrás

Seguindo a linha “Mãe Dinah” sobre Jules Branquinho estar ano que vem em uma equipe de ponta, prevendo um pouco de Williams, essa sim deve ter um futuro negro a frente, mas bem negro mesmo, pois com essa coisa de troca-troca de pilotos, sem pederastia, e falta de plano de desenvolvimento de carro a longo prazo, a única certeza que tenho é que Bruno Senna se livrou de uma bucha e tanto.

Paulo Pinto
11 anos atrás

As “traídas” estão felizinhas: Massa novamente à frente de Alonso e ao lado do Herdeiro!

traído pelo massa
traído pelo massa
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ….triste!!!!!!ironia tipica dos contrariados meu caro .
será que o fiel alonso vai precisar de ajuda pra conseguir algo de novo!!!!!!!!!

Paulo Pinto
Reply to  traído pelo massa
11 anos atrás

Alonso “ganhou” alguns pontinhos do fiel escudeiro em 2012, mas foram insuficientes para o campeonato. Hahaha!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

traído pelo português. /\

O cara perguntou exclamando.

traído pela falta de argumento
traído pela falta de argumento
Reply to  Fabiano Lacerda
11 anos atrás

tipico !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!desviar pra desqualificar a verdade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkk.calma professor aloprado tá nervoso ????ou quer discutir nossa vasta língua?talvez tu entenda mais do que de f1(só que não)kkkkkk

Gaby
Gaby
Reply to  traído pela falta de argumento
11 anos atrás

Vocês tem namorada ou são casados? rsrsrs
Discutir por causa de Alonso e Massa é o fim do mundo pra dois marmanjos kkkkkkkkk. Namorar é muito mais legal.

Cesar Vilanova-Costa
Cesar Vilanova-Costa
Reply to  Gaby
11 anos atrás

É, depois do post da Gaby, melhor ficarem calados mesmo! Maior bobagem ficar discutindo Alonso e Massa, pois, afinal, nenhum dos dois está ganhando (e nem irão ganhar) campeonato nenhum! ¬¬

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
11 anos atrás

Que texto FODA!!! Já estou ansioso para corrida de amanhã.

Jose Brabham
Jose Brabham
11 anos atrás

O nome de quem injeta dinheiro na equipe é SANTANDER… precisa dizer mais?

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Jose Brabham
11 anos atrás

Simples assim, pena que poucos enxerguem esse fato !

rafael pestana
rafael pestana
Reply to  Pai Baô
11 anos atrás

E olha que o Santander tá escrito em letras gigantes!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Pai Baô
11 anos atrás

Não é questão de enxergar. É questão de ignorar um fato que qualquer boçal entende. O Alonso é e será favorecido pela Ferrari. A questão é se vocês vão continuar choramingando por isso ad eternum…

É uma pena que poucos não passem a vida chorando as pitangas por bobagens.

Fabio
Fabio
Reply to  Jose Brabham
11 anos atrás

CEF em vez de brigar para dar ao $$ corinthians que banque a ferrari…

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Massa sem dúvida voltou a andar bem. Vai incomodar Alonso só nos treinos, até a Ferrari começar a desligar cabos de vela, colocar pneus com calibragem alterada, etc etc … o de sempre.
Chegar na frente do espanhol em corridas … jamais! É o 2º piloto e isso está bem claro! Lá ele é um subordinado!
Se Massa ainda for um piloto competitivo e tenha alguma pretensão de vitória e/ou título na categoria (acho que ele ainda consegue), terá que sair dessa equipe!

Micromax
Micromax
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Foi o que sempre fizeram com o Rubinho na entre 2000 e 2004….e pelo visto não impediu que Schumacher conquistasse muitos fãs aqui no Brasil,…..incrível não??

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Como Alonso também conquista e conquistou, incluindo você, Micromax.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Peraí………com Alonso é diferente!!! não sou fã, apenas torço que vença em cima de Newey e a Supermáquina!!

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Quanta besteira, porque Webber não anda se tem o mesmo carro ?

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Incrível tua observação, cara. Quer dizer que finalmente descobriu a dinâmica entre primeiro e segundo piloto na F1? Com o primeiro e mais talentoso/carismático/influente tomando as rédeas da equipe e o escudeiro submisso sempre disposto a ajudar?

Meus parabéns, jovem padawan.

pc
pc
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Descobristes isso agora ou já há algum tempo? rsrsrsr

rafael pestana
rafael pestana
Reply to  pc
11 anos atrás

A questão é:se sabemos que acontece, porque concordamos?

Ulisses
Ulisses
Reply to  pc
11 anos atrás

rsrsrsss …
… já faz tempo, muito tempo!

Rafael Vieira (@rafavieira1979)
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Ulisses, não me recordo exatamente onde vi uma entrevista do Massa, onde ele declarou que jamais deixaria de ser um competidor limpo, leal e tals, ou seja, vai sempre comer na mão do Alonso, uma vez que Alonso jamais abriria mão de qualquer coisa que não o favoreça.

Ai fica a pergunta, o cara chega na categoria máxima do automobilismo pra que? O que o Piquet fazia com o Mansell era errado? Acho que eles mais preocupado com o quanto terá de Cash para desfrutar em sua aposentadoria, do que realmente eternizar seu nome na história.

Thierry Boutsen
Thierry Boutsen
11 anos atrás

Essa falsa modéstia do choronso chega a ser ridícula. Se o massa largasse em quinto ou qualquer outra posição atrás dele,ele iria ficar com a ladainha de que está levando o time nas costas,de que apenas um gênio como ele é capaz de superar as limitações do carro,que o segundo lugar é excelente, etc…
Todo ano que o choronso perde ele quer compara com a temporada de 1993 do Senna.

José Augusto Rocha F°
José Augusto Rocha F°
Reply to  Thierry Boutsen
11 anos atrás

Quem fala isso são os outros sobre ele. nunca vi ou li ele dizendo isso.

Thierry Boutsen
Thierry Boutsen
Reply to  José Augusto Rocha F°
11 anos atrás

Da forma como ele fala nem precisa;manipulação é com ele mesmo.
Dois ou três comentários afirmando que o carro é ruim e que ele tirou tudo do caro,e pronto. Luciano Burti e companhia já fazem isso por ele.

Felipe Pereira
Felipe Pereira
11 anos atrás

Com Kimi em décimo, Ferrari é a favorita pelo ritmo de prova.

Jota Patrício
11 anos atrás

A situação de Massa é a pior entre todos os pilotos. Vejamos
1) Lutar contra o melhor piloto da atualidade
2) Lutar contra sua propria equipe
3) Lutar contra a disconfiança de todos e dele próprio
Enfim, o único alento é que ele não vai ter quer lutar contra o pé frio do Galvão, acho que ele não narra amanhã!

Olha que saber? ele têm que continuar forte e máximo que puder, no meio do ano assinar com a red bull e dá uma BANANA ao presidente da Ferrari. Isso é amor próprio. Se não, correrá ao lado de Rubinho ano que vêm!

Wanderson
Wanderson
Reply to  Jota Patrício
11 anos atrás

Melhor piloto da atualidade? O Vettel, a meu ver, é o único piloto desse grid candidato à gênio. Alonso é acima da média e um bom propagandista. Ano passado por diversas vezes teve o melhor carro e fazia aquele discurso – comprado pela imprensa e até por Gomes, o Flavio – de que pilotava um Fiat Uno.

Essa pencha de o Alonso ser o melhor é absurdamente questionável…

ricardo
ricardo
Reply to  Jota Patrício
11 anos atrás

Deus ouviu minhas preces rs.

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Jota Patrício
11 anos atrás

Mas amanhã quem narra é o perdido do luis Roberto, este projeto mal acabado de Galvão, o cara parece aquelas criaturas colocadas em um posto na empresa que não sabem nada de coisa nenhuma, mas estão, e todo mundo se pergunta, o que este cara rstá fazendo lá. O pior, o cara não enxerga e tenta opinar sobre temas para os quais não foi educado. Foda.

Fábio
Fábio
11 anos atrás

Odeio ser mais pessimista que realista, mas a grande pergunta é! Qual será a estratégia da ferrari para Alonso passar Massa. Massa costuma largar melhor que Alonso na maioria das vezes, tenho a impressao que ele vai largar melhor e tomar a ponta de Vettel e fazer de tudo para diminuir o ritmo do Alemao a ponto de Alonso poder passar ele e depois numa repetição da corrida passada, Alonso assumir a ponta. Mas Vettel é Vettel e também larga muito bem.
Acho que as unicas chances do Felipe, é chover, ou entao alguem do pelotao de traz acertar uma no Alonso.

pc
pc
Reply to  Fábio
11 anos atrás

Se o Massa tá dependendo de tudo isto é porque ele aceitou ser segundão.

Henrique Reis
Henrique Reis
Reply to  Fábio
11 anos atrás

Na minha opinião, as chances do Felipe ter um excelente resultado na corrida são diminuídas exatamente no caso de chuva, visto que ele não é um bom piloto em pista molhada se comparado a Vettel, por exemplo.

rafael pestana
rafael pestana
Reply to  Fábio
11 anos atrás

A única chance do Felipe era se o Grosjean estivesse largando atrás do Alonso. Algo vai acontecer: Ou Alonso usará suas próprias forças para passar ou usará a força do rádio.

Alberto
Alberto
11 anos atrás

A Ferrari já mostrou em Melbourne que parece ter um carro bom de largada, no melhor estilo “Renault 2005/2006”, ou seja, não duvido que os dois vermelhos pulem pra ponta logo de cara. E aí será interessante ver a freada da primeira curva. E as outras curvas também. E as estratégias de pit stop, mais ainda. Prevejo conversas de rádio curiosas.

Micromax
Micromax
11 anos atrás

Estas foram as palavras de Alonso após a classificação:

– Esta não é a primeira vez que temos uma disputa acirrada e isso é bom para todo o time. Precisamos de competição dentro da equipe para trocar informações e comparar dados – afirma.
Alonso acredita que o azar atrapalhou o parceiro a mostrar do que é capaz.
– Nos últimos três anos, também andamos muito colados, mas nem tanto em termos de resultados. O Felipe teve azar com alguns incidentes e problemas mecânicos – completa Fernando.

Não achei desmerecedoras e muito menos pejorativas as palavras de Alonso em relação ao seu companheiro, muito pelo contrário, são encorajadoras e expressam o reconhecimento de Alonso por Massa!

Rafael Vieira (@rafavieira1979)
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Pelo contrário, acho que ele reconheceu e bem que tem um companheiro “quase” a altura, no qual lhe esta servindo de alguma coisa, bem diferente dos outros anos, que além de não ajudar na pista, fora dela certamente deixava um clima péssimo.

Micromax
Micromax
Reply to  Rafael Vieira (@rafavieira1979)
11 anos atrás

Bem lembrado amigo Rafael…..se Massa estivesse bem ano passado a ferrari poderia conquistar o mundial por equipes, creio!

rafael pestana
rafael pestana
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Analisadas isoladamente, elas não são, Micromax. Mas você se lembra das declarações e atitudes de Alonso quando enfrentava a disputa interna com Hamilton? O que as pessoas dizem nem sempre é o que elas pensam ou querem.

Moy
Moy
11 anos atrás

Deselegância, justiça e reconhecimento não fazem parte do vocabulário da ferrai.
Lá é “todos por um”.

alexandre
alexandre
11 anos atrás

Se for por deselegância, ótimo. O papel do Massa neste ano é este: incomodar o Alonso, mesmo tendo de ceder posições na corrida, como deve acontecer amanhã de novo. Assim, quem sabe no fim do ano o horizonte seja melhor que “ou renova com a Ferrari, ou sai da F1”, como no ano passado.

Cadu Calmon
Cadu Calmon
11 anos atrás

Eu tive acesso aos contratos da ferrari , por um amigo que trabalha la em Maranello, não posso falar o nome nem o que faz mas so digo uma coisa para todos que acham que o Massa tem chance de ser campeão .
Desde que Alonsinho, tomou Pau do Hamilton em 2007 os managers dele fecharam o contrato com clausulas relacionadas a peformace de Alonso e do carro, isso é : a num ser que Alonso bata , fique em posições no pelotão intermediario, e elimine suas chances de titulo nas corridas iniciais ele revoga a preferencia da equipe com relação a privilegios relacionadas a performace portanta o Massa ficando apenas 1 ou duas posições a frente de Alonsinho , eles não podem disputar o campeonato! Isso é a preferencia por retrospecto é de Alonsinho!!! Fim de papo

Alexandre
Alexandre
Reply to  Cadu Calmon
11 anos atrás

É mesmo é? ¬¬

Gaby
Gaby
Reply to  Cadu Calmon
11 anos atrás

Que viagem! você teve acesso aos contratos e eu sou a Madona kkkkkkkkkkk

Tonho
Tonho
Reply to  Cadu Calmon
11 anos atrás

Que mala!

Micromax
Micromax
11 anos atrás

Como já havia comentado antes, a RBR sobraria e sobrou mesmo na classificação, com Vettel metendo 1 seg na concorrencia. A posição de Massa na frente de Alonso, acho eu, se deve ao fato do espanhol não parar no boxe durante o Q3 (acho, não tenho certeza). Mesmo assim parece melhor largar em terceiro do que segundo. Levando em conta o tempo da RBR na chuva, acho que se a pista for seca, as ferraris vão se sair melhor. Mas é certo que choverá em algum momento na prova então vamos ver quem tem mais nervos(e braço) p/ administrar o tempo de Sepang….ps: segundo Villeneuve, Vettel tem cabeça fraca quando sofre pressão. Minha aposta para amanhã, claro, é Alonso salvo algum acidente na largada. E Raikkonen vai ter que remar mais que na Australia, pois acabou perdendo tres posições no grid……

Micromax
Micromax
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Retificando…………….Alonso também usou um segundo jogo de intermediários no Q3, o que ratifica a “melhor condição atual” de Felipe em “classificação”.

sandro karam
sandro karam
11 anos atrás

é bom de mais esse vettel meteu mais de 1s no alonso

Bruno
Bruno
11 anos atrás

Van Der Lei foi foda hahaha

Marcos Araujo
Marcos Araujo
11 anos atrás

Ontem eu disse que o Vettel faria a pole e venceria a corrida. A primeira parte eu já acertei.

Micromax
Micromax
Reply to  Marcos Araujo
11 anos atrás

Difícil a tarefa de prever quem fará a pole ein amigão?