SEPÂNGUICAS (5)

sepanguicas5SÃO PAULO (sorrisos amarelos) – Hamilton versus Rosberg.

A situação é muito diferente da de Webber versus Vettel. No caso da Mercedes, protecionismo explícito ao inglês. Explícito e desnecessário, inconcebível, inadmissível.

Como no caso da dupla rubrotaurina, as circunstâncias da corrida acabaram colocando os dois em terceiro e quarto. Mas, ao contrário da briga por primeiro e segundo, Lewis e Nico não estavam com carros iguais. O de Rosberg era mais rápido na parte final da corrida, e se Hamilton tinha de economizar combustível e seu companheiro não, fazer o quê?

Rosberg deixou para desfrutar de uma melhor condição de seu carro no fim porque, ao longo de 50 voltas, trabalhou para isso. Impedi-lo de colher a recompensa é sacanagem clara. Que, no caso, veio de Ross Brawn, o chefe do time — que tem histórico bastante conhecido; o que fez com Barrichello na Áustria em 2002, com a cumplicidade da cúpula ferrarista, foi uma atrocidade.

Rosberg, no entanto, é diplomático. “Não vou me esquecer disso”, falou, quase em tom de pilhéria, pelo rádio. De novo o maldito rádio. Mas, depois, disse que a Mercedes não lhe devia nada e que a decisão foi “totalmente compreensível“. Hamilton, no fim das contas, foi quem ficou contrariado. “Quem deveria estar aqui [no pódio] era ele, não eu”, disse. Mas quando soube que Nico não tinha ficado chateado, elogiou o fair-play do parceirinho.

Esse caso é menos complexo que o episódio Webber-Vettel e não envolve grandes conflitos éticos. É claro que Hamilton poderia ter tomado uma decisão magnânima: deixar o companheiro passar. Seria uma demonstração de companheirismo. Como Schumacher poderia não ter passado Barrichello em Zeltweg. Da mesma forma, o brasileiro poderia ter rejeitado a ordem, assim como o alemão. Mas nenhum dos quatro (Schumacher, Rubens, Lewis e Nico) contrariou as ordens recebidas. E não o fizeram porque decidiram analisar as consequências. Aí vai de cada um. Nesses casos, pode-se ganhar ou perder pontos internamente. Externamente, ficam todos com cara de bobo.

Brawn é o vilão da história, claro. Poderia ter deixado os dois resolverem a situação na pista sem nenhum risco. São bons pilotos, limpos, competidores. E ele não pediria nunca a Hamilton o que pediu a Rosberg. Ross gosta de deixar bem claro que é o primeiro e quem é o segundo piloto nos terreiros que dirige.

Mas se os dois aceitam sem reclamar, sou eu que vou ficar aqui soltando abelhas africanas pelas ventas?

Não mesmo. O resultado dessas papagaiadas todas, a da Red Bull e a da Mercedes, no entanto, foi o pódio menos sorridente de todos os tempos. Estavam todos putos com seus troféus.

Uma façanha que só a F-1 é capaz de proporcionar.

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
david moreira
david moreira
11 anos atrás

Sempre achei os prototipos tipo endurance mais bonitos que os monopostos de F1. Porem nunca me interessei em acompanhar as corridas pois nesse campeonato o que importa é a equipe vencer e não o piloto.
Parece que a F1 esta indo no mesmo caminho em razão da divisão dos lucros da FOCA.
Um piloto começa a correr de kart com o sonho de chegar a F1, faz de tudo para vencer nas categorias de base afim de ter destaque e ser contratado por uma equipe de F1 e ao chegar descobre que só pode vencer se a equipe deixar.

Maurício
Maurício
11 anos atrás

Coisas do Brawn. Mas achei ótimo o que o Rubinho fez em 2002. Muitos o criticam, mas ele fez o certo! Se era para deixar o outro passar, que fosse na frente de todo mundo pra jogar na cara que foi mandado fazer! Ninguém tinha acesso ao rádio das equipes naquela época. Se ele fosse mais devagar ou coisa parecida para o Schumacher passar diriam que ele era mal piloto, que andava mais devagar que o alemão, que não tinha a mesma capacidade etc. Além disso, também adorei aquela ultrapassagem raspando no muro, não sendo da mesma equipe, não tendo que acatar ordens de ninguém passou bonito o alemão. O Rubinho é muito injustiçado.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Maurício
11 anos atrás

Penso o mesmo.

Paulo Oliveira
Paulo Oliveira
11 anos atrás

O jeito é torcer para que os carros da mesma equipe fiquem sempre separados para evitar jogo de equipe. Hoje foi um dia ruim para a imagem da F1, onde quem define as posições são os chefes de equipes.
A melhor solução, seria reduzir a comunicação via rádio entre equipe e carro, pois além de amenizar as ordens de equipe, os pilotos teriam que cuidar mais dos carros.

Andre
Andre
11 anos atrás

Flavio,

Caso 1 – Acho que o que o Kekinho falou foi “remember this one”..

Caso 2 – O que e um pouco diferente de “I won’t forget this one”.

Caso 2 – Kekinho chama a responsabilidade pra si amargamente mas nao demanda uma acao de Brown..Ele simplesmente nao vai esquecer, nao significa que Keke vai fazer algo a respeito.

Caso 1 – Ele coloca a responsabiliade sobre Brawn de devolver o favor.. o tom aqui nao e de amargura mas sim de cobranca, aviso…

E uma reposta inteligente e fair…e ainda deixou claro pro mundo que o lugar era dele.. por isso que depois deste radio de Brawn “Please back away, there is nothing gain” ele manteve a mesma distancia por voltas e voltas ate o final. Ele nao respeitou o back away de Brawn..

Brawn o rato.. usou deste argumeno apos o pedido de Rosberg “Please let me pass, I can be so much faster”.. e Brawn “Lewis can be much faster too, He is only doing the “pace or rythim” (nao consigo lembrar) we asked him for”…

Rosberg mais uma vez super inteligente usando da mesma malicia de Brawn…”This is too slow. Tell him to speed up” .Ou seja.. ja que le pode ser mais rapido, entao… .

E obvio que ele sabia que Hamilton nao tinha gas e teve que diminuir o ritimo, ou seja nao tinha como ir mais rapido como Brawn tentou lhe enganar/ fazer entender… Alias outra historia e que Vetel so conseguiu passar Hamilton porque ele teve que dimiuir o motor pro modo economico.

Fantastica corrida.. Oportunidade perdida de Felipe de somar mais pontos… E o alemao spoiled brat revela sua face real. Foi comparado pelos jornalista ingleses com o Shoemaker e ainda mentiu no press conference na area externa. Disse que nao sabia do Multi 21, se mostrou espantado (nao consigo lembrar as palavra exatas) e disse que “I stick to the truth” (mentiu e foi hipocrita). Mudou o discurso depois do pedido de desculpas nao aceitos, por isso disse I stick to the truth.

Aquele que sabe a verdade, e dono da verdade, esta do lado da verdade.. nao tem a necessidade de anunciar a verdade.. E mau carater. Nao esta mau carater, nao e momento mau carater, leva tempo pra deixar de ser um (precisa ter a intencao e a consciencia primeiro de que e mau carater)

Foi arrogante com Newey.. quando cobrado da nao obediencia (na ante-sala de entrega do trofeu) I had the pace (short pause) obviously. E (aqui nao consegui pegar inteiro) mas Newey passa algum dado dando a entender que ele nao era mais rapido ou que Mark tinha condicaoes de ser rapido da mesma forma ou mais.

Agora na ultrapassagem (analise do mala do Anthony Davidson).. na ultima curva a direita ele mostra claramente que Mark podia ter expremido Vetel pra fora (mesmo movimento que fez Hulk no Kimi) e chega conclusao que Mark desisitu de lutar pela posicao…

PS – O comportamento de saber que aquilo nao lhe e devido e mesmo assim manter pra si e comum entre os ricos filhinhos de papai que foram mimados por toda vida e a eles foi ensinado como nao largar do osso jamais, mesmo que o osso nao seja seu.

Alexandre Magnos Gomes
Alexandre Magnos Gomes
Reply to  Andre
11 anos atrás

Correto, e fora a nova informação que ambos os carros corriam risco de serem punidos pela falta de gaz para os testes por erro no calculo dos combustiveis, e que o ritmo de Lewis com os mais macios foi maior na estratégia de alcançar as Red bulls, enfim, errou a equipe duas vezes.

Jota Patrício
11 anos atrás

Nossa existe vida fora da Ferrari! É nojento até mesmo na Red Bull. Tudo que vi hoje a Ferrari é 3ª divisão neste aspecto. O pior é que pelo que lí na imprensa internacional não foi tão assim Se fosse o coitado do Felipe a torcida iria pegar ela no aeroporto! Galvão iria fazer um bem amigos só dedicado a sacanagem da Ferrari! Sou apaixonado por F1, mas tudo um dia acaba!

André
André
11 anos atrás

Rosberg tinha 0 ganhou 12 foi a 12
Hamilton tinha 10 ganhou 15 foi a 25
Se fosse o inverso:
Rosberg iria 15
Hamilton iria a 22
E cá pra nós a Mercedes não está em condição de perder 3 pontos no mundial de pilotos. Lá na frente faria falta.
André

Giovanni
Giovanni
11 anos atrás

Assim que a corrida terminou desliguei a TV. Fiquei tão puto da cara com esse acontecimento que nem vi o pódio.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
11 anos atrás

É foda!

Ou o piloto se conforma em ser o 2º piloto e não encher o saco, ou levanta milhões de grana para ser 1º piloto de porra nenhuma.

Acho que Massa entendeu isso e hoje, corre para chegar em 2º. Melhor isso do que pagar pra correr.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

boa noite Gomes e galera.

me diverti vendo o Rosbarbie dando Xiliques no radio…hahahaharsss ele hj caiu na real …que e o n2 das Flechas de Prata…Lewis tem de ser previlegiado mesmo !!! vejam… o 2 x 0 que esta dando no Rosbarbie nas classificaçoes…veja a pontuaçao na tabela…go Lewis…Somente a Vitoria Interessa…valeu.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

E você está comentando o que, aqui, se “somente a vitória interessa”?

MSM
MSM
11 anos atrás

Depois de uma boa corrida, foi nojento o que eu vi no pódio, um clima de enterro que me deixou para baixo. De erros diferentes, no caso da Red Bull (culpa de Vettel) e da Mercedes (culpa da equipe) o que vimos hoje foi um dos piores exemplos de caráter, profissionalismo e companherismo. Prefiro lembrar do pódio da Austrália (corrida boa tb) em que o sempre boa praça Kimi ensinou o que é comemorar uma vitória sem roubalheira, apenas fazendo o que é o certo, andar mais rápido que os outros e ganhar um gp.

George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI DO 28"
George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI DO 28"
11 anos atrás

SÃO PIRONI, SÃO PIRONI, SÃO PIRONI ROGAI POR WEBBER E ROSBERG. AMÉM

Danilo A.
Danilo A.

ahahahaahah, figuraça.

sandro karam
sandro karam
11 anos atrás

Essa ai foi para “aparecer” do Ross Braw, não precisava. Com o Hamilton economizando combustível era só esperar a reta e usar o DRS não haveria defesa. Se queimou de graça

Emerson
Emerson
11 anos atrás

Acho que todos nós fãs do esporte deveríamos ir ao site oficial da F1 e escrever mostrando a nossa indignação com atitudes como essa. Se continuar assim, é melhor que façam logo carros que possam ser controlados sem piloto, por controle remoto, aí o proprio Ross Brawn poderia guiar do jeito que ele quisesse. E pensando seriamente em desistir de acompanhar essa merda.

Nardo77
Nardo77
11 anos atrás

N acho q Hamilton foi sacana. Ele e Rosbrg chegaram a disputar a posicao. Tudo muito honesto e limpo. Ate que veio a orden da equipe. N gosto de Orden de equipe. Acho uma palhacada Sem tamanho. P mim F1 e um esporte, e apesar de ter meus pilotos favoritos (Hmilton, Kimi), quero ver briga na pista, disputa por posicoes… Corrida de carro! Mas sabemos q a tempos, se tornou um negocio, bussines, onde dinheiro, imagem, sao mais importantes do q corrida de carro em si. O q e’ dificil de entender, porque Sem a corrida, n teria o tal negocio, bussines. N tenho conhecomento do Hamilton reclamando do Nico ou coisa do tipo na corrida. A Orden veio dos boxes, q queria evitar alguma coisa do tipo um acidente ou coisa parecida ( ate acho q o perigo n existia, pois nico estava bem rapido)E deram uma protegida no Hamilton. N estou dizendo q concordo, so q entendo, apesar de odiar, o q se tornou este esporte q tanto gosto. Ross, o maior interessado em ter os 2 nos pontos disse: Nico, segura, p o time, m vai fazer diferenca. Agora, alguem ai acha q o Hamilton teria q encostar e deixar a companheiro passar? Ele, Nico, Weber, Vettel, Alonso, Massa, querem ganhar… Eles querem chegar na frente de seus colegas de equipe. Qualquer piloto la, quer ganhar. O q o Vettel fez de errado foi concordar com as possiveis estrategias q a equipe seguiria (todos eles sabem) e na hora, fez de desentendido. Ele sabia, ele concordou com tudo. Se n concorda, fala antes. N vou fazer… Ai entramos em outra discussao, como ja disse o Flavio, e tem a ver com carater. Enfim… Hamilton n Fez nada de errado hoje, assim como Nico. So queria, mesmo q a F1 pudesse voltar a ser mais esporte do q bussines….

Giovani Jardim
Giovani Jardim
11 anos atrás

Perfeito, assim como o post anterior.

Allan
Allan
11 anos atrás

Hoje ficou claro para todos quem é o piloto numero 1 da Mercedes. O numero de pontos da equipe iria ser o mesmo se o Rosberg tivesse feito a ultrapassagem, mas o Luisinho mal chegou e já é o privilegiado da casa.
Atitude escrota e desnecessaria da equipe, junto com a briga na RBR formou o pódio mais sem graça da F1 desde o episodio da Austria com Schumi/Rubens

kleodolfo
kleodolfo
11 anos atrás

Negativo sanzio (ross brawn mode). Nico estava remando com aquela draga da mercedes e agora que o carro ficou bom, o nico eh quem deveria ter a prioridade.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
11 anos atrás

É, a F1 consegue essa proeza. Nesse caso, eu acho que se o Rosberg fosse pra cima levava com tranquilidade a posição.

Foi bundão.

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  Carlos Tavares
11 anos atrás

Não: Rosberg não foi “isso” que você escreveu. Ele sabe que se ultrapassasse Hamilton, o ambiente se deterioraria de tal forma que em 2014 talvez ele tivesse que ir pedir ‘açuçar’ na casa de algum vizinho… Uma Lotus ou Ferrari. Uma pena que os “profissionais” que atuam no pit wall pensem que são mais importantes que as disputas entre carros e pilotos. Business is business… And it was disgustin… Uma pena para uma temporada que promete ser tão sensacional quanto em 2012.

Sanzio
Sanzio
11 anos atrás

Rosberg está em seu quarto ano na Mercedes, e até hoje malemá ganhou uma prova.
O Ross Brawn está certinho em priorizar o Hamilton.

faria
faria
11 anos atrás

Não percam por esperar. Se a F1 perder muita audiência, o Bernie pode liberar 3 carros por equipe.
Assim, teríamos além da briguinha entre primeiro e segundo, a briguinha entre segundo e terceiro.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

To espumando pra ver Rubinho de comentarista ao lado de Galvão! No GP da Austrália, Di Resta disparou contra a Force Índia alegando que ela não deixou atacar Sutil. Na segunda prova, Mercedes e RBR tentam manipular resultados! Para muitos Vettel é vilão, mas pra quem quer ver briga de verdade na pista, o alemão foi herói.

Imagina Rubinho comentando jogo de equipe nessa corrida, ele ia ser a favor de Vettel e Rosberg ou contra as equipes? Lembre-se que estamos no início de campeonato!

Se Vettel foi vilão, Rosberg foi um BANANÃO! Pelo que entendi, na Mercedes sequer existe um “acordo” no final de corrida. E quando Nico avisou que estava mais rápido, e que o melhor era Lewis facilitar, ouviu de Ross Brawn:

“Negativo”

Pior, quando Nico foi pra cima de Hamilton, Brawn advertiu! Isso sim eu chamo de sacanagem, Rosberg tinha condição de ir ao pódio, mas o time não deixou! E olha que o time é alemão, mas pelo jeito quem manda é Ross Brawn que é inglês…

Avisem Rosberg, superar Schumacher-returns fora de forma é uma coisa. Superar Lewis em grande forma é completamente diferente! Se Nico quer reconhecimento, tem que superar Lewis na pista e dentro da equipe.

Até agora não conseguiu nem um nem outro, o nome dele já virou Nico Barrichello…

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Esse protecionismo lembrou a Mclaren com Mikka Hakkinen nos anos 90, na primeira corrida de 1998, Hakkinen liderava de forma tranquila, mas por algum motivo teve que ir para o boxes. Percebendo o erro, a Mclaren pediu para Mikka não parar no boxe da equipe e seguir em frente.

Coulthard assumiu a liderança, mas depois recebeu ordens para entregar a posição na cara dura!

David Coulthard(líder) allows Mika Hakkinen
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM

Era a primeira corrida do ano, que papelão Mclaren, tudo isso por medo do alemão? Se já não bastasse isso, na parte final da temporada Ron Dennis disparou em público: “Se Hakkinen for o campeão, Coulthard recebe um milhão de dólares de bônus”

Mas pra receber tal bônus, o piloto tinha que “trabalhar” duro! Semanas depois, o escocês acabava com a liderança de Schumacher no GP de Bélgica. Como podem ver a palavra ética fica em segundo lugar na F-1.

E por favor, não me venham com papo-furado que os pilotos da Mclaren tinham um “acordo de cavalheiros” nesse GP da Austrália. Uma corrida antes, no GP da Europa 97, Coulthard ficou enrolando pra entregar o segundo lugar a Mikka. Depois de alguma resistência ouviu pelo rádio:

“David aqui é Ron Dennis, se você não entregar a posição nessa volta, sera despedido!”

Hakkinen assumiu o segundo lugar, em seguida Villeneuve entregou a liderança ao finlandês. Isso mesmo, um piloto da Williams entregando a vitória a um piloto da Mclaren. As duas equipes fizeram um “acordão” pra derrotar a Ferrari. Schumacher sabendo disso foi para “tudo ou nada” em uma manobra sem sucesso contra o finlandês.

F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve
http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0

Notem que era para David vencer, ele estava a frente de Hakkinen na prova, na corrida seguinte entregaria uma vitória! Coulthard também entregou uma vitória a Damon Hill em 94. Foram pelos menos três vitórias que David entregou, fora outras posições importantes! Nem por isso o escocês fez carnaval na midia. No vídeo abaixo,o escocês foi até na parte suja da pista para facilitar a vida de D.Hill.

Coulthard entrega liderança a D.Hill – GP Portugal 1994
http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=youtu.be

Curiosamente Damon Hill também teve seus dias de “carçom”, quando precisou “serviu” o compaheiro de equipe:

Líder D.Hill entrega posição a Prost GP Canada 93
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04

Líder D Hill entrega posição a Prost GP França 93
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=youtu.be

Galvão e R.Leme(9:54) sobre favorecimento a Prost – Monza 1993
http://www.youtube.com/watch?v=4PsIAE2NfVA

Reginaldo Leme: “Williams admitiu ordem para Prost ser campeão”
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=youtu.be

Abaixo, até Ralf Schumacher recebe ordens para não tirar vitória de D.Hill
http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10&feature=related

Murilo
Murilo
11 anos atrás

Flavio, acho interessante destacar o desempenho do Rosberg. Tratam-no como se fosse um pilotinho qualquer. Botou Schumacher no bolso e não é de duvidar que faça o mesmo com Hamilton. Se bobear, a McLaren contrata ele ano que vem (pq afinal, o desempenho do Perez beira o ridículo)

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  Murilo
11 anos atrás

Não viaja: o carro da McLaren é fraco… A McLaren nega, mas precisa do patrocínio do homem mais rico do mundo… Manterá Perez a todo custo, até que ela costure um bom acordo com a Honda para fornecer motores e todo pacote técnico á baixo custo. Button tem mais 1 ou 2 temporadas em Woking e talvez pare… Não se assina um contrato de 3 anos por um bom piloto (eu escrevi “bom” – nada mais que isso) com um polpudo patrocínio para ter um outro bom piloto (Rosberg é bem melhor que Perez) e não receber uma excelente compensação financeira. A McLaren não está tantos anos no ‘circo’ (ultimamente está mais para isso mesmo, com seus espetáculos vexatórios nos bastidores) que não saiba o que fazer…

Magno Santos
Magno Santos
Reply to  Prof. Alexandre Santos
11 anos atrás

Prof. Alexandre Santos, me perdoe.
Quis responder a outro comentário.
Att
Magno Santos

Magno Santos
Magno Santos
Reply to  Murilo
11 anos atrás

Ah… eu parei de acreditar em Papai Noel depois que ele – já gordo o bastante – não passava mais pela estreita chaminé do barraco em que nasci, numa escosta muito íngreme à margem esquerda do rio Itapemirim.
Ou seja… coisas prováveis, conquanto pouco críveis.
Ler é o maior barato e ler bobagens – vez em quando – pode ser bem divertido.

Rafael Portugal
Rafael Portugal
11 anos atrás

Rosberg,Massa e Barrichello obedeceram porque quiseram. E o Rosberg tinha que ter chegado em quinto, posição preferida dele.

FTrack
FTrack
Reply to  Rafael Portugal
11 anos atrás

Você também, obedece as ordens de seu chefe porque quer.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Rafael Portugal
11 anos atrás

Concordo, assim como Schumacher e Hamilton obedeceram porque quiseram, é muito bom aceitar a ordem de ser favorecido e depois dar uma de arrependido no pódium, como o Schumacher fez com o Barrica, o Hamilton como o Rosberg e o Vettel com o Webber. Como diz o grande filósofo Capitão Nascimento, são uns fanfarrões.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Eduardo Melo
11 anos atrás

E o Alonso fez e faz com o Massa.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Essa sua raiva contra o Alonso é caso de estudo… Vettel pode tudo, Alonso não? Rubens, Rosberg e Massa são coitados, mas Shumacher e Vettel são fenomenais. Vai entender sua coerência, né?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Por enquanto, somente Schumacher é fenomenal.

Mauro
Mauro
Reply to  Eduardo Melo
11 anos atrás

Concordo.

Focastro
Focastro
11 anos atrás

As máscaras caem…. e os segundos pilotos se revelam…

Bem feito para o babaca do Webber, ficou “tirando onda” que não era segundo piloto, tipo Rubens, Massa, Berger, Cevert e outros. Se fosse “Homem” mesmo e não tivesse medo de perder emprego, como todo segundo piloto tem, tinha enfiado o Vettel na grama e apertado o botão “vão todos se foder” no volante.
O Rosberg fez certinho o que todo segundo piloto faz, deixa mais pontos para aquele que pode ser campeão e ponto.
F1 esporte? Estão de sacanagem né…

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  Focastro
11 anos atrás

Duro ter que concordar com seu comentário, mas é fato. Fácil posar de autêntico, de adotar posturas indiferentes e críticas e na hora que o calo aperta, ‘afinar’. Webber não tem mais nada a perder na F1. Seria deselegante uma fechada? Sim, anti-desportivo também… Vettel ultrapassaria Webber em seguida? Sim… Fatalmente… Então, porque ventilar essa possibilidade? É mais um anseio do público que assiste o touro querendo abalroar o toureiro do que ver a alma do esporte lavada com um piloto que está de saco cheio de ser tratado como nº 2.

JCS
JCS
11 anos atrás

O Vettel é FDP? É indisciplinado? E dái? Não quero ele para ser meu genro (como diria Nelson Rodrigues), mas como piloto da minha equipe, porque ele saber pilotar e muito bem.
Certa vez vi na TV o único comentário do João Saldanha sobre a Fórmula 1.
– Não me passa pela cabeça que algum piloto que está na F1 não está lá para ganhar. E nunca mais vou falar de Fórmula 1
E não falo mais.
É só liberarem as equipes para elas terem dois patrocinadores (um para cada carro). As equipes poderiam arrecadar mais e quero ver quem vai obrigar a dar passagem para quem.

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  JCS
11 anos atrás

Tipo, Fórmula Indy? Lutas iguais e justas pela vitória? Esquece… F1 é puro business. Neste caso, para vender latinhas de energéticos… Solução: Parem de tomá-los. O dinheiro acaba e a equipe também… Uma corporação sacana a menos.. Aí, fica só a Ferrari para manchar a tal ‘ética esportiva’.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

“O nome dele é Nico Barrichello”

No caso da RBR se tinha combinado algo antes da prova e Vettel não respeitou, o erro é do alemão e não da equipe. Vettel depois viu a cara de todos na equipe e percebeu a burrada, acabou pedindo desculpas. Isso é fácil de corrigir, basta Vettel entregar uma liderança a Webber nas voltas finais, ele vai ter essa chance esse ano. Que faça um sinal com o braço pra Webber passar, assim todos na tv ficam convencidos, No GP Brasil de 2011 Vettel recebeu uma “mensagem” pelo rádio, era uma forma de Webber vencer uma corrida em 2011, mas nessa hora ninguém vai lembrar disso.

No caso da Mercedes, vejam bem, se não tinha acordo entre os pilotos antes da prova, a equipe errou feio! Nico Barrichello tinha chance de chegar no pódio e a equipe não deixou.

Ross Brawn é um grande filho da puta deve ter pensado Nico Barrichello.

Se ultrapassa é vilão, se fica atrás é bundão!!!

Eu prefiro se vilão que bundão…

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Não vejo vilões entre os pilotos, vejo vilões contra o espetáculo, o esporte, nos boxes da RBR e da Mercedes…sem a interferência destes, a corrida terminaria como uma corrida “comum”, normal.

Claro que Ross Brawn não teria CORAGEM de pedir a Hamilton o que “pediu” a Rosberg. Por que será né? Taí a diferença…(Senna, Piquet, Schumacher, Alonso, Vettel, Kimi, Hamilton)

Quanto aos discursos de Vettle e Rosberg após a corrida, PURA POLÍTICA. O que vale é o “Não vou me esquecer disso” de Rosberg pelo rádio ao final da corrida. E para Vettel, o que valeu mesmo é que passou “na marra” e os pontos já foram computados.

O resto é balela.

Segafredo
Segafredo
11 anos atrás

Alguém pode me explicar o por que das Mercedes perderem tanto rendimento após a ultima parada??? Davam um calor tremendo na RBR e derrepente…..

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Acorda, Micromax! O carro é mediano.

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Melhor que o carro de 2012 e com um piloto muito mais estimulado… Reside aí a diferença, meu caro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Prof. Alexandre Santos
11 anos atrás

Não o suficiente.

Fargnolli
Fargnolli
11 anos atrás

A Mercedez deu a entender que, ou Hamilton é o 1º da equipe e ponto final, ou que a corrida entre seus pilotos só vale até dois terços, depois não interessa se desgastaram demais equipamento ou não, onde chegaram com 2/3 de corrida não trocarão mais de posição entre si até o final… pelamor!

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  Fargnolli
11 anos atrás

Tal qual a Ferrari, capisce?

adelson
adelson
11 anos atrás

Salve …Menos mal que Vettel pediu desculpas, mas será que ele vai “compensar” agora que a chapa esquentou? Os taurinos vão achar uma saída….e vamos aguardar a reação do Rosberguinho na pista…

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Webber amiguinho de Alonso se faz de santo do pau oco, sempre que teve a chance não ajudou seu companheiro de equipe, fez ao contrário, dificultou ao máximo sua ultrapassagem. Ele é mais lento que Vettel. O que está errado é o radio na F1, que deveria ser proibido. Se continuar assim, o negócio fica sem graça. Ross Brawn é o artifice na arte do engodo, da enganação. O que ele fez hoje com o Nico não se faz. Quero ver a reação na Alemnha terra da Mercedes e Nico. E este tem pedigri. Pode sobrar para este tal de Ross Brawn.

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Parece que vc não leu o “Sepanguicas 4”. Pelos fatos ali comentados, houve uma ordem para ambos (Vettel e Webber) seguirem com menos força no motor, pois a posição dos carros era tranquila em relação aos adversários. Daí que o Veetel trapaceou e se manteve “up” o suficiente para superar o companheiro de equipe faturar os pontos em flagrante desigualdade. Ou seja, mostrou que eh um bostinha mimado, burro e mau caráter.

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

A batata e o chucrute do Ross Brawn estão em estado de cozimento faz tempinho já… Mais uma dessas…

Nardo77
Nardo77
11 anos atrás

Verdade, nunca vi um podium mais sem graca… O q vc Flavio, talvez n tenha visto tambem, foi a transmissao da tv alema q tem patrocinio da metcedes e vive entrevistando gente da equipe. O detalhe, q ainda n entendi e’ o q o Niki Lauda e’ na equipe, sendo q ele ainda e cometarista da TV – RTL. Ai, no final Chamaram o novo chefe de imprensa da equipe Toto Wolf, q defendeu as decisoes da equipe. So q o Niki se opos a ele no ar- ao vivo, e disse q esta errado. Segundo consta ele e tipo chefe da equipe e n acho q e o tipo de coisa de discutir ap vivo na TV. Muito estranho. Acho tambem q foi desnecesario, mas vindo de Ross Brawn, n e muita novidade.

Roberto
Roberto
11 anos atrás

E se fosse somente um carro por equipe, diminuiriam os custos e poderiam haver mais equipes no grife em condições de correr?! Será que daria certo?!

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Volto a dizer, bonzinhos nunca ganharam nada na F1. Se os segundos pilotos deixarem esta situação acontecer com mais freqüência que gostaríamos, é melhor as equips correrem com um só piloto e pronto. Este Ross Brawn é o maior pilantra da história e está criando um time do mal de seguidores em outras equipes que em outros tempos não era tão patente assim. É o Imperador Palpadine de Guerra nas Estrelas. O ser do mal. Mercedes perdeu pontos hoje, Tião também, todos abraçados a Briatore, Alonso, Hmailton, Tião, Schumacher, Patrick Head, Webber, Brawn, Prost, Dominacale, etc… Time 666, Lucifer Racing Team. Mas com muitos títulos mundiais.

Rafael Wüthrich
Rafael Wüthrich
11 anos atrás

“Uma façanha que só a F-1 é capaz de proporcionar.”. Sensacional. A cada dia a F1 mostra o que não deve ser feito no esporte. Putz.

FTrack
FTrack
Reply to  Rafael Wüthrich
11 anos atrás

F1 nunca foi e nunca será esporte

Moy
Moy
11 anos atrás

Tá tudo muito estranho no circo da F1.
Às vezes penso que as “equipes” deveriam ter somente 1 carro, pra acabar essa frescura.
Tb penso que deveriam distribuir mais pontos, por algumas façanhas. Tipo pra quem fizer a pole. Andar mais tempo na liderança. Fizer mais ultrapassagens. Estiver em primeiro nas voltas múltiplas de 10, feito no ciclismo.
Algo que faça o piloto acelerar de fato. Fodam-se os pneus.

Dú
11 anos atrás

Que na China, Rosberg e Webber sejam sacanas também. Quero mais é ver o circo pegar fogo.
Como F1 deixou de ser 100% esporte faz tempo, que os pilotos se juntem ao modo de agir das equipes e do Bernie, e façam valer as horas que passamos sentados diante a tv.
Vai ser divertido.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
11 anos atrás

Ahhh, não esqueçamos da Ferrari… Lembra Flávio, quando vc disse que era amalucada… Realmente mostrou que vc está certo… Quase literalmente foderam com El Fodon…

Coisa feia, poderia ter machucado…

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  Nelson Barreiros Neto
11 anos atrás

Apenas para corrigir o que escrevi, pelo que lemos nos jornais italianos é que o amalucado foi o Fernandinho…

A decisão, pelo que li foi exclusiva dele… Até El Fodon faz cagadas…

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
11 anos atrás

Bom dia a todos.

Excelente sua lembrança Fagner… “Eu não vou esquecer disso…”. Realmente mostrou caráter mas também muito personalidade…

Mas a de Webber também foi um murro com luva de pelica no Christian Horner…” … ele tomou sua decisão, e como sempre será protegido…”.

Acho honestamente que a Red Bull arranhou uma puta encrenca com o tal Mult 21…

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  Nelson Barreiros Neto
11 anos atrás

Concordo em 95% com seu comentário, Nelson… Rosberg e Hamilton são “boa praça”, mas o que estraga mesmo a F1 é o lado comercial… Nojento.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  Prof. Alexandre Santos
11 anos atrás

Caro Professor, infelizmente a parte comercial realmente é importante mas concordo com o termo nojenta.

É essa parte comercial que está nos privando de assistir um piloto como o Koba.

Sergio Silva
Sergio Silva
11 anos atrás

Fala de Bernie Ecclestone ao jornal The Mail on Sunday sobre a volta do GP do Brasil a cidade maravilhosa:

“Eu estou insatisfeito com São Paulo há um longo tempo. Podemos estar no Rio em 2016”

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Sergio Silva
11 anos atrás

É, pra correr aonde, no parque aquático Maria Lenk ? Não viaja Tio Bernie…..

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Pai Baô
11 anos atrás

Fácil. É só o patriarca bancar a construção de um circuito, com o dinheiro que arrecada.

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Outra cagada. Considero Hamilton o melhor da geração atual, é um competidor de verdade. Mas hoje cagou no pau, e se soube da ordem dada a Nico deveria ter rejeitado. E esse Ross Brawn é um merda.

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Outra da. Considero Hamilton o melhor da geração atual, é um competidor de verdade. Mas hoje cagou no pau, e se soube da ordem dada a Nico deveria ter rejeitado. E esse Ross Brawn é um merda.

Lucas Carioli
11 anos atrás

Piloto é um ser com uma cabeça dominadora, egoísta. Ainda que agora, Hamilton e Vettel “se sintam mal” por agirem como agiram, na hora o instinto falou mais alto.

igor
igor
Reply to  Lucas Carioli
11 anos atrás

Se fosse o Alonso ou Shumy o vocabulário seria de “filho da puta” pra baixo!
Mas os outros pilotos tem o ” instinto” incontrolável!
Vamos deixar de ter dois pesos e duas medidas gente!

fagner andre
fagner andre
11 anos atrás

é isso ai, mas o alemao soltou o aço no chefe, isso tambem foi imperdivel, podem fazer mais uma camisa na f1 ” não vou me esquecer disso”.

Alexandre Werner
Alexandre Werner
Reply to  fagner andre
11 anos atrás

Hahaha, a Lotus faria a camisa com certeza. Mas o Escroto Mor Ross Brawn com certeza não fará.

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
Reply to  fagner andre
11 anos atrás

Verdade: Rosberg mandou bem… Para ele falar uma coisa dessas para um chefe de equipe é porque ele tem moral dentro da cúpula da Mercedes.