A DANÇA DOS MOTORES
SÃO PAULO (tudo se ajeita) – A Williams, que troca de motor como o Justus troca de esposa, vai usar Mercedes no ano que vem. Adieu Renault. Renault que, na semana passada, foi anunciada pela Toro Rosso como sua fornecedora para a próxima temporada. A McLaren terá Honda em 2015. Não sei bem por quê. O ano que vem para a McLaren está perdido. Perdido por perdido, que perca já com a Honda, para entrar forte em 2015. Caso contrário, perde 2015 também, já que ninguém imagina que num primeiro ano tudo dê certo.
Nessa dança dos motores, 2014 terá Renault na Red Bull, na Toro Rosso, na Lotus e na Caterham; Mercedes na McLaren, na Williams, na Force India e na Mercedes, obviamente; Ferrari na Sauber, na Ferrari, claro, e provavelmente na Marussia. Acho que é isso.
A Honda, quando entrar, deverá ter mais alguma, além da McLaren. Eu apostaria no seguinte quadro para 2015:
Mercedes – Mercedes, Williams e Force India
Renault – Red Bull, Toro Rosso e Caterham
Ferrari – Ferrari e Marussia
Honda – McLaren, Sauber e Lotus
Mas é apenas uma aposta.
O legal seria isso: aumentar de 22 para 26 carros no grid, promover uma equipe da GP2 e outra da World Series contando com o aval de uma ou duas montadoras que não estão fornecendo motores atualmente, além da entrada de novas montadoras em fornecer motores assim a Fórmula 1 (FIA) passa a adotar um campeonato de motores como já acontece entre pilotos e construtores. Isso será interessante, mas deve-se diminuir o número de provas de preferência em etapas fora da Europa visando redução de custos que é a dor de cabeça dos chefes de equipes durante vários anos.
Bem que um desses motores poderia equipar o carro 69 do “russo-luso” Gomov Flaviov, kkkkkk!!!!!
Nem sempre Ron Dennis acerta. Lembram do efémero casamento McLaren Peugeot?
Era o Mp4-9 de 1994. A Peugeot, com certeza estava só guardando o lugar pra Mercedes.
Aposto que a Marrusia venha de Honda.
A Sauber é a queridinha dos irmãos italianos, nunca vi uma empresa pra ser tão puxa saco, e duvido muito que ela vá mudar para os Honda(a não ser que a galera dos olhinhos puxados, oferecer um preço camarada e fornecer algum tipo de parceria aos Suíços)
A Force India, eu aposto que me apareça com Honda em 2016 ou 2015 mesmo, o pessoal da Mclaren vai querer dá um empurrãozinho nos Japoneses pro lados dos Indianos.
Por fim, a Lotus pra mim vai anunciar a Mercedes-Benz já pra 2014, eu aposto que o preço mais barato vai desbancar a Renault de lá.
Então pra mim em 2015 vai ficar assim:
Mercedes-Mercedes, Williams, Lotus.
Ferrari-Ferrari e Sauber
Honda-Mclaren, Force India, Marrusia
Renault-Red Bull, Toro Rosso e Carteham.
Pois eu ainda aposto no retorno de Subaru e Alfa Romeo, que querem se redimir dos vexames do passado rsrsrsrsrs. Nunca mais havera coisas independentes como Life, Zakspeed e Motori Moderni, nem no passado havia. Mas era legal quando tentava fazer isso.
Ainda é muito cedo para fazer prognósticos desse tipo.
A VW/Audi não entra mesmo na F1 nem pagando a peso de ouro!
BMW já negou e é bem provável que não venha, igual para a Toyota. É muito recente a saida de ambas e ainda lambem feridas e machucados.
Já a Ford… Bem é um player antigo e é bem possível, mas só 2015 ou 2016.
Então menos, muito menos.
E se Ford voltar será um player forte pois é hoje a montadora com a melhor tecnologia de motores.
Só perde para a Audi em termos de inovações, e por pouco, muito pouco.
Mauricio, va dormir , o que voce entende de motores??? voce sabe regular bem o motor 1.0 do seu uno mille???? KKKKkkkkkk
hahaha, se mata cara.. Ford melhor que BMW, Mercedes.. só na sua cabeça né? de certo deve ser um daqueles emergentes admiradores de jac motors, hyundai e que pensam que C4 pallas tá no mesmo nível de BMW série 3
Acho pouco provável a McLaren conseguir exclusividade. Principalmente se tiver piloto japonês envolvido na jogada, pois acho difícil a McLaren abrigar um deles nos seus cockpits. O Interessante para a Honda seria já entrar em 2014 em algum time médio/pequeno, onde poderia oferecer seus motores de graça e já ganhar tempo para desenvolvê-lo para não entrar em 2015 no escuro. Ainda mais se tratando de McLaren que já vive em 2013 muito ruim, e com o ano derradeiro com a Mercedes tende a no mínimo ficar do mesmo jeito. Um time grande não suportaria um terceiro ano na crise.
Aliás, a própria McLaren é uma incognita no futuro, pois o Button já deu sinais claros (a là Alonso em 2007) de que não está lidando muito bem com o fato do Pérez ter tido um desempenho superior nas últimas corridas, sendo ultrapassado inclusive. Se isso persistir e o desempenho da McLaren continuar ruim em relação às equipes de ponta, pode ser que surja mais um cockpit livre no futuro.
Flávio, achei no SpeedHunters, dentro de um Museu do Fusca em Wolfsburg.
http://cdn.speedhunters.com/wp-content/uploads/2013/05/VW-Museum-Wolfsburg-aircooled-58-of-75.jpg
F-Vee?
No caso da Mclarem e a Honda tudo não passa de uma questão de grana… os japoneses não querem perder dinheiro em 2014 devem ter feito uma ótima proposta para a Mclarem e colocaram as cartas na mesa de forma leonina… que a Mclarem aguente o tranco.,. Ela e os seus patrocinadores (que não devem ficar muito satisfeitos).
O que fico a pensar é na questão da “politica de contenção de gastos da F-1″… quando tudo parecia caminhar para uma acomodação os caras trocam os motores. Os fabricantes vão gastar uma “baba” de dinheiro… dinheiro que alguém irá pagar… o que por si só já é o contra senso em matéria de economizar…
Segue o jogo… certamente alguém esta ganhando com isso…
Imperador.
Vcs repararam nesse dialogo entre Vetel e o seu engenheiro no final da corrida de Monaco?
http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2013/05/28/vettel-o-radio-e-a-melhor-volta/
Quem sabe a grande Williams de tantos títulos mundiais e carros históricos volte a figurar entre as melhores.
Com uma dupla de pilotos melhores, quem sabe.
“O ano que vem para a McLaren está perdido” Dá onde você tirou isso?
Acho que o fim da parceria entre Lotus e Renault vai determinar o fim da carreira do Grosjean na F1.
Deus te ouça!
Pois é, como disseram, aparentemente a McLaren possui exclusividade com a Honda para 2015. Um outro ponto importante é que a Renault já ando ventilando que tem problemas operacionais para entregar os motores. Junte a isso o fato de serem os mais caros do grid e Caterham e Lotus devem debandar em 2015 (ou até antes… vai saber).
Por fim, para mim essa história de Ford e VW é meio balela. Simplesmente não tem nenhuma equipe grande “a pé” hoje. Não consigo entender até que ponto seria interessante para essas montadoras entrarem na F1 hoje. Com os problemas financeiros da Lotus, talvez (bem talvez), se fechassem acordo com a mesma.
Já que o momento é de palpites e adivinhações, a Renault tem uma associação com a Caterham para desenvolver o novo Alpine, que por sinal já está bem adiantado. Portanto a utilização do motor parece inevitável. A Lotus é uma Renault disfarçada, portanto…
Da listagem apresentada a dúvida é a Toro Rosso com Renault e a Sauber que deve continuar com Ferrari. E quanto a Honda aprender alguma coisa com a Mercedes o ano que vem? A Honda já participou (e foi grande vencedora) na F1 com motores turbo e corre na Indy com motores turbo. Penso que quem se tem alguém a aprender alguma coisa é a Mercedes com a Honda e não a Honda com a Mercedes.
Os motores Mercedes estão mais do que consolidados e são considerados um dos melhores da F-1 atual, se não o melhor.
Mas como em 2014 será uma “nova era”, acho que vai partir todo mundo do zero. Até porque a Honda ficou esse tempo todo fora da F-1 e mesmo que tenha sido vitoriosa na era turbo passada, muita coisa mudou de lá pra cá.
” Williams, que troca de motor como o Justus troca de esposa, vai usar Mercedes no ano que vem” Sensacional kgi de rir aqui
A Williams está vergonhosa!
se não aparecer mais alguma equipe nova por ai ou algun fornecedor novo tipo a empresa do sr. ford
Essa troca de motores por parte da equipe é bom para aumentar a competição.
http://www.onibusbrasil.com/foto/1826988/
Não acho que essa Lotus paraguaia dure até 2015.
Como não? A Lotus — a preta e dourada — está tendo resultados tanto de pista quanto de mídia muito bons e vem em franca acensão faz pelo menos duas temporadas (considerando os oito nomes que teve nesse tempo como uma equipe só).
Acho muito mais arriscado, por exemplo, a tradicional e decadente Williams sucumbir e pendurar o capacete se não encontrar um rumo mínimo no resto desse ano e mostrar vigor em 2014.
Sinto falta da FORD!
Fico imaginando um cenário (mais) mirabolante para os pneus… Esse negocio de motor/potencia é café pequeno.
A Williams dura até 2015?
a honda vai “sugar” 1 ano de informações de motores mercedes.
Nao eh bem assim. Ou tu achas que a Mercedes vai dar todas as informacoes que ela possue? Vai ser uma estrada de mao dupla. Ambas vao sugar informacoes umas das outras.
nesse caso o importante é o hardware não o softhware, será q vc me entende?
ou vc acha q desde quando a mercedes surgiu como equipe, ela deu o mesmo mapeamento da injeção dela pra mclaren q ela usa na equipe?
Querem então aproximar dos de rua para marketing. Deveriam então obrigar tecnologia tipo e-tron, pois vai ser questão de tempo. Mas sendo F1, o Bernie mais uns 3 anos mandando, depois as montadoras assumem. Dai acaba.
em apostas, o Maldonado poderia tentar a vida na Lotus, no lugar do Grosjeanta
A coluna do Jung está no ar desde ontem à noite.
Sabe que tava pensando nisso ontem… “Com o Toto Wolf na Mercedes, que diabos a Williams está fazendo de Renault?”
A Sauber, desde que a Mercedes casou com a McLaren, usou os Ferrari. Não acredito que eles tenham motivo pra mudar. Ou aconteceu algo que não tô sabendo?
A Lotus, aparentemente, está se dando bem com os Renault. Se mudar vai ser por causa do preço salgado que os Gauleses tão cobrando. E dependendo de como acabar esse ano pra eles, sei não se vão arriscar pegar um motor desconhecido e arriscar enfiar o ano que vem no saco. Mais sensato seria partirem pros Ferrari ou Mercedes.
Já a Marussia (se estiver no grid), pelas ligações que tem com a McLaren, capaz de ir de ser a equipe beta da Honda, onde vão aplicar tudo que a McLaren “colheu” dos Mercedes e deixar o terreno arado pra 2015, porque como você mesmo disse, começar 2015 às cegas vai fazer perder o ano.
Eu li em algum lugar ontem que a Lotus pode estar negociando com a Mercedes também.
Também. Posso imaginar como deve ser dura a vida das mulheres do Justus. Se der uma escorregadinha. Divórcio.
permita-me: Demissão
Diziam que a Williams usaria o motor Mercedes como tampão para usar Honda em 2015.
Pelo custo dos motores, a Renault ficará com poucos clientes mesmo.
E acho que a Sauber continuará com os motores Ferrari, é uma parceria que tem um bom tempo e os motores não são tão caros.
Eu chutaria o seguinte para 2015:
Mercedes = Mercedes, Williams, Force India e Caterham(pelo custo alto do motor Renault).
Renault = Red Bull e Toro Rosso
Ferrari = Ferrari, Sauber e Marussia
Honda = Mclaren e Lotus
“A Williams, que troca de motor como o Justus troca de esposa” que maldade Flavio, a Williams não troca tanto de motor assim…
A FORD VEM AÍ , !!!!!!!!!!!!
Aparentemente a McLaren tem contrato de exclusividade.
Ato falho.
A Honda já noticiou que em 2015 o seu contrato com a McLaren será de exclusividade, podendo ser revisto ao final de 2015, ou não, visando 2016…
Este teu panorama de 2015: Honda – McLaren, Sauber e Lotus, simplesmente não vai acontecer em 2015… Quem sabe, talvez, se tudo correr bem, poderá acontecer em 2016…
Este é o provável para 2015:
Mercedes – Mercedes, Williams e Force India
Renault – Red Bull, Toro Rosso, Lotus e Caterham
Ferrari – Ferrari, Sauber e Marussia
Honda – McLaren
Ainda digo mais, A Lotus vai debandar para o lado da Mercedes… Ou a Renault vai chutar a Caterham para o lado da Mercedes…
Não é de hoje que eles dizem que 3 times é o ideal… e que mais do que isso não compensa…
Não sei, mas imagino que um dos motivos, talvez o mais forte, para a McLaren não utilizar os motores Honda a partir de 2014, além das questões contratuais, deve ser porque a Honda não terá um motor pronto para o próximo ano. Penso que até a Mercedes teria interesse em terminar o contrato com a McLaren, uma vez que, como já foi dito, podem ser utilizados dados da Mercedes para o desenvolvimento dos motores Honda.
Pq a McLaren tem contrato até o final de 2014.
Não sei se só eu reparei, mas hoje o principal garoto propaganda da Renault é Kimi Raikkonen presença forte em todos eventos da marca, comerciais e divulgaçoes.
E não acredito que ela está disposta a abrir mao disso, Kimi hoje é o piloto mais midiatico (ironico não?), e isso quer dizer 2 coisas, ou eles faram um esforço pra se manter com a Lotus como parceira, ou isso quer dizer que kimi já esta com um pé na Red Bull pra continuar sendo um piloto Renault.
Flávio,
Vai que a VolksWagen resolva entrar na guerra dos motores para 2015, como eles andaram ventilando a noticia por ai, você tem algum palpite se eles entrarem, em qual equipe eu não faço a menor idéia se eles entrarem.
Abraço!
Leandro Rezende
Flávio
V. acha possível que algum fabricante de motores fora dos acima citados esteja desenvolvendo em segredo um motor turbo já para 2014?
Verdade… E a tal da PURE, que disse que tava desenvolvendo um motor pra 2014 desde o ano passado?
É verdade..olhem aqui:
http://www.corridadeformula1.com/pure-revela-primeira-imagem-computadorizada-do-motor-da-f1-para-2014/
Faliu antes de fazer o motor… caso similar da USF1…
A McLaren já andou murmurando que gostaria de exclusividade da Honda para 2015.
De qualquer forma acho que a Sauber mamtem os propulsores Ferrari (ditos mais baratos).
Lotus Honda é bem mais provável, nem que seja em 2016.
Falta saber o que Enstone fará para 2014 e 2015.