SIR COLIN

SÃO PAULO – Na semana em que a Pirelli decidiu mexer nos pneus (a partir do GP do Canadá, eles não vão mais derreter a céu aberto, imagina-se), achei conveniente escrever para o fundador da Lotus, Colin Chapman. Afinal de contas, se tem uma equipe que será prejudicada com essa mudança é a sua, a Lotus. Um trechinho:

selochap1Neste ano, o campeonato está muito esquisito. Fizeram uns pneus que se desmancham no ar e os caras têm de parar no box a cada seis ou sete voltas. Uma coisa de maluco. Domingo passado o Alonso, um espanhol, venceu em Barcelona com quatro pit-stops. Ele corre pela Ferrari, que é a mesma da sua época, continua vermelha e tal. Só que tem uma única equipe que não gasta tanto os pneus. A sua. Ou ex-sua. A Lotus, enfim. Fizeram um carro acertadinho, equilibrado, contrataram um piloto muito bom e o resultado é que ele consegue fazer as corridas com uma parada a menos. Mas as outras começaram a chiar e os caras que fabricam os pneus resolveram mudar tudo. Acho ótimo, porque passaram do ponto. Mas o cara que hoje toca sua equipe, ou sua ex-equipe, a Lotus, enfim, não gostou.

Para ler o texto inteiro, é só clicar aqui.

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fagner andre
fagner andre
10 anos atrás

muito bom! piquet foi o cara

Ricardo Arcuri
10 anos atrás

Olha, de certa forma concordo com a mudança. A fórmula 1 tá ficando dependente demais dos pneus. E essa mudança precisa ser urgente.

Gostaria sim de ver a Lotus mostrando que é mais que uma poupadora de pneus e que tem um carro realmente rápido. Pq Até agora, só foi bem pq tem um carro que exige menos trocas de pneus. Espero estar certo disso.

William
William
Reply to  Ricardo Arcuri
10 anos atrás

E tem aquele detalhe, que a Pirelli ter usado um carro da Lotus no desenvolvimento dos pneus, isso tambem pode se traduzir numa vantagem pra equipe.

do Pandeiro
do Pandeiro
Reply to  William
10 anos atrás

Taí, vivendo e aprendendo. Essa eu realmente não sabia…

Nelson
Nelson
10 anos atrás

Colin foi o cara. Muita coisa boa de hoje se deve a este gênio, o Newey de antigamente.

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Agora todo mundo acordou para a porcaria de pneus que a Pirelli produz para a F1, independente de ser pedido ou não do Bernie Ecclestone, é a maior propaganda negativa que eu já na história. Pior que o ADES de maçã. Mostrar seu produto no domingo pela manhã, ou a tarde na Europa, para milhares de telespectadores, e um produto que esfarela mais que bicoito de polvilho, é de um amadorismo sem tamanho. O pior, após a corrida, deixam uma sujeirada para qualquer greenpeace fechar os portões das corridas ou jogar seu barco contra a marina de Mônaco. O mesmo para a meninas do grupo Femme tirar a roupa. Deixam tanto detrito que seria possível fazer outra corrida no ano com as sobras de pneus. Um absurdo, mas hoje em dia temos tantos tapados para todos os lados que não enxergam o óbvio, que isso se torna normal, vivemos os tempos do vale-tudo, faça o que bem entender e está bom. Pirelli nem para bicicleta.

Rogerio
Rogerio
10 anos atrás

Flavio, confesso que nunca comprei muito a idéia dessas cartas. Mas essa é ótima, talvez deva pensar em fazer mais dessas póstumas… Sei lá, a mídia já explora hoje cada fio de cabelo do que acontece, fica mais do mesmo as cartas pros pilotos atuais. Vc faz muito bem isso de trazer a história pra perto, como se tivesse só trocando idéia. Parabéns e abraço

Danilo
Danilo
10 anos atrás

Sugestão de tema para próxima carta: a volta dos motores Honda à F1, endereçada ao presidente da Honda.

Dú
10 anos atrás

Andar sem Asa.
A cada dia nessa palhaçada que é a F1 de hoje, lendo nos fóruns da vida, o que essa moçada que adorava o Senna, estão aprendendo.
A Internet os fazem reviver nos games da vida, o que nunca no real, virão acontecer.
FG, vc. mandando uma carta para o Colin, onde ele estiver, vai se lembrar disso, onde começamos e a GLOBO c/ GALVÃO e sua vaidade conseguiram acabar com um produto nato, que era o Automobilismo.
Este vídeo,
http://www.youtube.com/watch?v=If0Wz0uXE2g&list=UUiTz8dJN-19xYNYf3dpaxFg&index=49
mostra a essência de uma era, e produto comercial. Virou na mãos dos Engenheiros Financeiros da detentora dos direitos, sócia “paga pau” do Bernie, a merda que é hoje, mal transmitida, com Burti e Barrichello “na mídia”, jogando no lixo mercadológico uma história.
No fringir dos ovos, quem é a dupla Rubens Barrichello e Luciano Burti para “iludir telespectadores”
Colin Chapman deve estar se escondendo faz tempo no Mato Grosso, do Global Entendido de F1, Luciano Huck, o amigo dos pilotos.
O Automobilismo de competição no Brasil acabou.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Com os pneus novos a Lotus fará apenas uma parada ,obrigatoria, terá mais
vantagem ainda, em se confirmando Kimi disputará o titulo.

Allez Alonso
Allez Alonso
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

Ahh, agora que você falou fico mais tranquilo, o Boulier então fica reclamando à toa, fanfarrão esse Boulier…

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso
10 anos atrás

Xiiii… se isso acontecer (Iceman campeão), o vice de Alonso, que já estava garantido, vai ficar com Vettel…

david
david
10 anos atrás

O que vc tomou ? Ta parecendo mais um trecho do livro ” Quando Nietzche chorou”

Minoru
Minoru
10 anos atrás

Flavio,

Gostei do selo que colocou na abertura… eu estava pensando que realmente ele teria ido para essas paragens, depois da sua “morte”.

Será que alguém na Inglaterra exumou o corpo dele para fazer exames de DNA?

Melhor não, senão vai dar um salseiro danado!

Vidotti
Vidotti
10 anos atrás

Sensacional…
Será que ele lera?

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Ótimo post, lembrei da minha juventude-etílica-boêmia dos anos 80…

Dica do dia…

Rabo de galo do Xap-Xap, meio forte, mas o verdadeiro drink de macho!!!

Então, bora com uma receita que dá fazer em qualquer lugar, se não conseguir, dá pra pedir em qualquer boteco cheio de mendigos na esquina da tua casa.

Cocktail Xap-Xap, ingredientes:

1-Dose de Cachaça a escolher
1-Dose de Vermute Tinto
1-Canela de Xap-Xap

Como fazer o drink ao estilo muito macho!

Faz um meio a meio dos três e manda pra dentro, depois solta um puta que pariu!!! Lendas informam que tem que bater o copo na mesa ou no balcão, senão coisas terríveis acontecem.

Sobre a cachaça, bom senso por favor! Se fizer com a famosa “Pedra 90”, não reclama que o negócio é forte.

Informações sobre a Pedra 90:
http://www.natashopping.com.br/supermercadonata/produtos/11824/aguardente-caninha-pedra-90;jsessionid=4549D16256459611F2D9CD48663F53AB

O vermute eu recomento o Contini Tinto, tem marcas mais brabas, mas o aviso de bom sendo ainda é válido.

Informações sobre Contini Tinto:
http://www.mercadomacae.com.br/index.php/bebidas/contini-tinto-900ml.html

Próximas dicas não percam!!!

Maria-mole do Rubinho Barrichello (Dreher & Contini), delicia!

Bombeirinho-Loko do Grosjean(Pinga & Groselha), huuuuuuuuuum!!

Hi-fi do Raikkonen(Fanta laranja e vodka), demais de bão!!!

Até a próxima…

Aparecido Rodrigues da Silva
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Uma dose de cada…bota ai oh meu!
macho que é macho, repete tudo de novo.
Gostei das lembranças que me trouxe, quando cerveja era coisa de mulher.
como saidera, uma farmácia.

Jayme
Jayme
10 anos atrás

Vamos aguardar, acho, puro palpite, que a Lotus vai continuar andando bem. Agora repare que a estratégia de poupar pneus compromete um pouco o início das corridas, com os carros mais pesados. Uma dúvida, o que faz as Ferraris largarem tão bem???

MARCELO BATISTA FRUTUOSO
MARCELO BATISTA FRUTUOSO
10 anos atrás

Flávio, essas suas cartas estão sensacionais. Será que existem selos comemorativos com imagens do automobilismo brasileiro ou internacional para ilustrar suas próximas correspondências? Acho que ficaria bem legal. Abraços.

Mauricio
10 anos atrás

Excelente crônica. Parabéns.
Saudoso Chapman. Era a figura do grid. Fez os melhores e mais perigosos carros de todos os tempos. Criatividade era o nome dele.
Tempos legais aqueles.
Quanto a borracha, creio sinceramente que a Lotus vai sofre um pouquinho, mais pela velocidade final dos carros do que pelo desgaste. Terá menos opções de estratégia. Não sei, mas acho que chegarão ao limite de tentar uma parada onde os outros pensam em três.

Romeno
Romeno
10 anos atrás

Talvez a Lotus continue a gastar menos pneus do que as outras e continuará com a mesma vantagem.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Grande Lotus… equipe que lançou o Brasil no Mundo da F-1.

O Chapman era um gênio.

Imperador

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
10 anos atrás

“Alonso, um espanhol” Estou rindo até agora!!!

Danilo Candido
Danilo Candido
10 anos atrás

Em tempo: a sigla “CABC” presente no logotipo da Lotus (e questionada em sua coluna) são as iniciais de Colin Anthony Bruce Chapman.

Tiago
Tiago
Reply to  Danilo Candido
10 anos atrás

Engraçado como no automobilismo os caras gostam dos seus próprios nomes. Frank Williams criou uma equipe com o seu nome e ainda coloca suas iniciais no nome de seus carros. Ainda teve o Stewart, o Prost, o Jordan e deve ter tido outros vários que colocaram seu nome na equipe. O mais legal que eu acho é o Sauber, que pelo menos homenageia sua esposa no nome dos carros. Mas acho isso meio tosco, assim como colocar o nome do filho de Junior, é uma homenagem a si próprio?!

Aparecido Rodrigues da Silva
Reply to  Tiago
10 anos atrás

Tradição, meu amigo.
Ford, Porsche, Mercedes, Ferrari…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Tiago
10 anos atrás

Porra, foi o cara que criou a equipe,vai homenagear quem?
Bom era o Piquet. A história é velha e conhecida, mas vá lá. Após a conquista do seu primeiro campeonato, perguntaram a quem ele dedicaria o título. Resposta: “Dedico a mim mesmo. Fui eu que ganhei, porra!”

Nelson
Nelson
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

Piquet foi o cara !

Williams Head
Williams Head
Reply to  Danilo Candido
10 anos atrás

Ainda bem que tu nos disse!