MENU

sábado, 8 de junho de 2013 - 16:14F-1

CANADIÈNNES (2)

labattsblueSÃO PAULO (é hoje) – Tenho um certo prazer sádico quando treinos e corridas acontecem nas condições de hoje em Montreal. Chuva que vai e vem, pista que melhora e piora, interrogações nas cabeças de pilotos e engenheiros e um quase caos.

Que acabam dando em coisas como: Bottas em terceiro.

Genial.

Ou: Button em 14° e Massa em 16°.

Ruim para eles, bom para a corrida. Embora, no que diz respeito à McLaren, milagres não devam ser esperados. Mas de Button, talvez. Ainda mais em Montreal.

Ou ainda: Alonso em sexto e Raikkonen em nono.

Ruim, igualmente, para ambos. Mas ótimo para a corrida de novo. Porque eles vão ter de sair à caça de Vettel, o pole, com duas Mercedes no meio do caminho.

Ou ainda mais: duas Toro Rosso entre os dez primeiros.

Esse Verme aí é bom. O Ricardão também não é ruim. Mas serão coadjuvantes, não se espere demais de nenhum dos dois.

A não ser que chova. Aí a gente pode esperar qualquer coisa.

Eu tinha apostado, terça-feira na TV, num pódio com Hamilton, Alonso e Raikkonen. Não vai dar isso, não. Vettel fez a pole com a categoria de sempre no molhado. A gente não fala muito disso, mas Tiãozinho é um dos melhores de todos os tempos do universo na chuva. Sempre achei.

Hoje, todos tiveram algum grau de dificuldade no Canadá. Já de cara, o treino livre da manhã foi cortado pela metade porque houve um acidente numa corrida de apoio e os caras demoraram para arrumar o guard-rail.

Meia hora a menos de treino na chuva faz falta, mas tudo bem. Na sexta tinha chovido também e todos andaram bastante.

Q1 com chuva fraca, moderada, a degola contemplou Di Resta, Pic, Grosjean, Bianchi, Chilton e Van der Garde. Grojã ainda vai perder dez posições no grid. Larga em 29°, atrás do medical car. Surpresa aí, apenas a presença de Resta Um, que tinha andado bem forte na sexta. A primeira do dia.

No Q2, a chuva apertava e relaxava, e os minutos finais foram engraçados, com todo mundo saindo dos boxes para dois minutos de pista depois da bandeira vermelha causada pelo acidente de Massa. O brasileiro derrapou na tentativa de salvar uma volta, rodou e bateu. Nunca foi um mestre das águas, hoje não foi de novo. Errou, acontece, seca o macacão e vamos à luta. Hülkenberg, Pérez, Maldonado, Button e Gutierrez juntaram-se a ele na segunda série de decapitações.

Aí, a destacar, o fato de o devorador de tacos partir na frente de Bonitton novamente. O resto, mais ou menos normal — considerando que já falamos aqui da surpresa de ver os dois tororrôssicos entre os dez primeiros.

O Q3 foi curioso porque a pista mudou bastante naqueles parcos minutos. E aí Vettel mostrou sua frieza no molhado, assim como Hamilton, igualmente bom de chuva. Mas bom mesmo, bom pacas, foi Bottas. Conseguir colocar essa carroça da Williams no Q3 já seria façanha digna de nota. Ficar em terceiro, é quase um milagre. Que será comemorado com a austeridade de sempre pela Williams. Uma garrafa de Sidra Cereser para ele. Para ele e para dividir com os mecânicos.

Rosberg em quarto, seguido por Webber, Alonso, Vergne, Sutil no laço, Raikkonen e Ricciardo fecharam os dez primeiros. Os dois últimos perderam duas posições cada no grid por alinharem de forma incorreta na saída do pit lane na hora da muvuca. Não muda muita coisa.

A corrida é totalmente imprevisível. Mas Vettel, pela pole, e se chover, me parece o mais forte candidato à vitória. Foi a terceira pole seguida dele em Montreal, 39ª na carreira. Pena que não vai dar para ver a prova inteira pela TV.

82 comentários

  1. Nelson disse:

    Sidra Cereser foi ótima,o Frank sempre foi um gastador ! Quanto a ser bom de chuva, concordo contigo, o Vettel é bom, até melhor que no seco, ele segue os passos do Schummy e Button que demonstram um total controle na pista molhada sabendo realmente o que estão fazendo, ao contrário de Hamilton e Senna que apesar de serem rápidos na chuva são muito mais pela coragem do que pela técnica.

  2. droption disse:

    para quem quer assistir a corrida

  3. Christian Gomes disse:

    Quanto mais pragas Alongo roga, mais ainda Vettel as rebate na pista, com poles, vitórias e títulos. Hoje dá Vettel.

  4. lelli disse:

    o massa nao chega no fim da corrida

  5. Márcio Haddad disse:

    Rí com austeridade, sobre a Sidra Cereser! Gêniooo!

  6. eduardo disse:

    ser companheiro de um grande piloto não é facil mas o massa da sinais que esta baixando a cabeça de novo,o barriquelo tão criticado tomou pau,teve que respeitar ordem mas nunca baixou a cabeça porque se ele fizesse isso tomava volta do shumacher no topo de sua carreira

  7. José Quintana disse:

    Vettel anda d+ na chuva, não se esqueça dele vencendo em Monza com uma “Minardi” …

  8. Xicones disse:

    Se é pra brincar de bater o carro, vou falar pra Ferrari que faço o mesmo que o Massa por 1% do salário.

  9. Nelson Barreiros Neto disse:

    Como eu gostaria que o Massa hoje fizesse a melhor corrida da vida dele só pra tacar no rabo da Globo.

    Canalzinho de terceiro mundo!!!

  10. Jose Brabham disse:

    Olha a Labatt aí!!

  11. Marcelo Witt disse:

    É, taí a Rede Globo pra não deixar a Band sozinha nos cortes de corridas. A Band às vezes corta a Indy pra passar futebol, a Globo agora faz igual. E aí Rede Globo? Com invejinha das emissoras concorrentes? Pensei que a Globo se achava melhor que as outras… E poderia, sim passar no SporTV, mas preferem até passar reprise de jogo, ao invés da corrida !!! Ridícula.

  12. Luiz G disse:

    Massa:

    3 porradas em 2 corridas.
    Tá começando a custar caro pra Ferrari…

  13. guilherme disse:

    O Massa tem sido o piloto mais regular no grid ultimamente. Bater três vezes seguidas travando as rodas e chapar nas barreiras com o lado esquerdo do carro não é pra qualquer um.

  14. Matteoni disse:

    V3tt3l é favorito em qualquer corrida este ano, faça chuva ou faça sol. Não ganhará todas, mas dificilmente chegará além do 4º lugar em alguma. A única estratégia da Red Bull pra ele deveria ser: senta a Botta!

  15. Danielle disse:

    Kimi e Ricciardo foram punidos, perdem duas posições, largam e 11º e 12º, respectivamente.
    E adivinhem atrás de quem o Kimi vai largar?!! Isso não vai prestar!

    Ferrari tem andado de ré, no caso do Massa, de lado.

    Vettel tá rindo à toa! O cara é blindado contra o azar e tem muita competência.

  16. eduardo disse:

    no molhado o vettel parte como grande favorito com o hamilton como seu unico rival,o verne que tem andado bem na chuva pode ser o azarão enquanto alonso e haikonem devem tentar diminuir o prejuizo,no seco muda tudo,vettel deve ter muinta dificudade de segurar as mercedes e faz mas uma corrida para pontuar bem enquanto alonso com a ferrari bem melhor no seco vem de traz e pode surpreender,a lotus não empolga no canada e haikonem no seco ou molhado deve remar muinto para poder pontuar bem,chama atenção o verne que tem dificudades numa volta lancada e sempre larga la atraz nos treinos no molhado foi destaque tanto no canada quanto em monaco

  17. Thiago basilio disse:

    Se chover dá Hamilton.

  18. Márcio16 disse:

    Quantos GPs faltam para vermos a estréia do Koba na Ferrari?

  19. Oi? disse:

    Vettel É o melhor de todos os tempos do universo.

  20. Carlos Albuquerque disse:

    Parece-me que passará na íntegra no canal Tribuna

  21. Celio Ferreira disse:

    Bottas deu sorte, amanhã não fica nem entre os dez , lembrem-se Alonso, Massa,
    Raikkonen,Button,e Peres deveriam estar na frente dêle. Amanhã podem cobrar.

  22. O Felipe Massa já supera o Fernando Alonso em batidas, e se continuar assim, o Massa ganhará o Troféu Demolição do ano! Na chuva geralmente o Massa deixa a desejar, e o Bottas consegue um terceiro no Grid com sua carroça Williams! Parabéns, Bottas!

  23. Leonardo disse:

    Acredito que essa Wiliiams estivesse acertada inteiramente para chuva, enquanto os demais carros estejam com um acerto intermediário, caso não chova na corrida. Seria essa a explicação para a posição do Bottas no grid. Mas posso estar falando besteira também.

  24. Marcos Foz disse:

    Esse Marcelo é um retardado.

  25. rolemberg disse:

    O flavio.

    olha que ideia boa: voce e o fabio seixas juntos nesse blog!

    uma coisa bacana de ver sao os bastidores de cada etapaq (viagens, cidades, problemas encontrados, questoes culturais….)

    uma outra coisa que eu gostaria de ler e as questoes tecnicas e particularidades de cada piloto (pq massa apanha tanto com esse carro e pneus?)

    voce ja tem uma otima equipe. Com a chegada do Fabio e, possivelmente, do Felipe Motta, seu site sera o mais foda das americas!

  26. LUZ PRATA disse:

    boa noite Gomes e galera.

    vai ser manero o Veloz Combate amanha..,entre o 2 Melhores do Grid…Lewis x Vettel…hj em Xapa molhada Vettel deu Show…esta de Parabens…conseguir andar 0.0.1 pentelhesimo de s… a frente do Lewis com equipamento Superior..nao e mole nao…e comfirmada a previsao de Xapa Seca…sou + Lewis/powered by MB…com a Flecha de Prata W 04…Falando Altissimo nas 2 grannndes retas Maravilhosas para as Lindas Flechas de Prata W 04 darem PAU GERAL…hahahaharsss

  27. Allez Alonso! disse:

    Sensacional Walter Boots em terceiro…

  28. ferdinandes disse:

    Eh o comeco do fim da F1 ao vivo no Brasil. Ou vcs acharam que anos seguidos de queda na audiencia não iam dar em nada? A culpa não eh do futebol, acordem.
    A proposito, essa mamata de F1 em TELEVISÃO aberta não eh a norma mundialmente.

    • Márcio Vilarinho Amaral disse:

      Certo, mas a diferença é que a maior parte da população brasileira não tem TV por assinatura. E há muitos fãs de F-1 que não podem, no momento, se dar ao luxo de ter TV por assinatura (eu, por exemplo). Apesar da Globo, acho que F-1 em TV aberta ainda dura um bom tempo.

    • thiago disse:

      E tem gente que acha que a Globo vai continuar transmitindo sem brasileiro nenhum no grid.

  29. Francês disse:

    Gostei muito em você citar Vettel ser bom na chuva. Ele é muito bom na chuva. Mas Brasileiro não gosta de reconhecer isso. Nesse treino de hoje senti o Massa, “já deu o que tinha que dar”. Não tem jeito mais não.

  30. Marcelo disse:

    A gente não fala muito que o Tiãozinho é bom de chuva, a gente fala que o Alonso é que é o Fodón, a gente acha o Hamilton um show, e o Tiãozinho só vai enfileirando títulos e quebrando todos os recordes. Até volta mais rápida em finais de corrida ele brinca de fazer, já pensando nas estatísticas. O cara sobra, no meio de vários feras.

  31. Fabiano Lacerda disse:

    O Bruno Senna nunca largou na terceira fila. Mas o Bottas não era fraco demais? rs

  32. Juca disse:

    No Sportv não está programado…

    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Formula_One_broadcasters
    Aí tem a lista de quem faz live streaming pela internet. Já assisti pela Antena3 espanhola uma vez, muito bom e não tem aquele monte de propaganda após o encerramento, você vê os pilotos descendo ao vivo e indo para o Pódium!

    Fica a dica!

  33. roberto disse:

    Bottas foi tão bem hj qm nem foi chamado de Sapattos.

  34. Fernando Cruz disse:

    Bottas e o grande destaque numa pista onde nunca tinha andado nem sequer num treino livre. Mas alem do talento tem tambem a estrelinha. O ano passado Bruno Senna foi o segundo mais rapido no Q1 de Interlagos mas a pista secou, inviabilizando uma possivel Pole Position para o brasileiro. Agora Bottas teve mais sorte e pode assim conseguir um resultado surpreendente. Calculo que tendo em conta a sua menor experiencia e um carro mais fraco, este terceiro lugar vale tanto como a Pole de Hulkenberg e talvez mais do que um resultado semelhante de Senna o ano passado, caso a pista de Interlagos tivesse continuado molhada ate ao final do Q3.

  35. Pedro Gomes disse:

    vc sabe se o pneu do massa era de 9 voltas com disseram mesmo? pq se o pneu fosse novo ele poderia passar pro q3 com o Alonso, mas com pneu velho não dava.

    • guilherme disse:

      Precisa não bater pra ir pro Q3, né? Podia ser pneu de ouro brilhando de tão novo que chapado na barreira de pneus não ia pra lugar nenhum. Talvez pro centro médico, como foi.

  36. JackSpeed disse:

    Uma das maiores merdas dessa F1 atual eh a equipe não poder acertar o carro para chuva na hora H da corrida!pqp F1!tudo sorte nessa porta agora,o piloto tem que prever as condições de amanha?quanto a Globo toda desgraça eh pouca!

  37. Paulo disse:

    Cortar a corrida no meio?isto é uma vergonha!!!!!

  38. Gerson disse:

    Quero ver duas coisas:

    - SE Button alcançar Perez, quero ver seu comportamento…Será que vai “respeitar” seu colega de equipe ‘pedindo licença’ (como ele acha que devem fazer com ele), ultrapassando como um piloto de corrida ou “alonsar” e pedir pelo rádio á equipe que ordene o companheiro a abrir passagem “porque está mais rápido”?

    - Se Raikkonen alcançar Bottas, vai fazer sinal para o compatriota ceder a posição? Ou vai dar piti se o jovem piloto “dificultar seu dia”???

    Grosjean apenas foi ele mesmo. Que patrocínio deste rapaz! Só o que causa de prejuízo, tem de garantir muita $$$ mesmo. Medíocre “as usual”.

    Já Massa…Se não me engano ouvi o Burti dizer (rapidinho) que foi um erro ‘primário’ do Massa. Depois ficou até o fim tentando achar algum motivo pra ‘aliviar’ MAIS UM erro do Massa.

    Errar DUAS VEZES no mesmo lugar em duas corridas seguidas…Vai pro Guiness. E ainda tem a corrida de amanhã.

    E tem gente que acha que a Ferrari é que limita ele em relação ao Alonso!

    Vai dar Hamilton, com Vettel e Rosberg no pódio.

    (Meu pódio “alternativo”: Sutil, Raikkonen e Perez)

    • Márcio Vilarinho Amaral disse:

      Acho que o Räikkönen não vai dar piti, não. O problema dele com o Pérez é porque foi a segunda vez que o mexicano quase põe o Räikkönen pra fora. Não é o fato de ser arrojado.

  39. Pedro disse:

    Mais ninguém estranhou a fiscal de dreadlocks com uma touquinha de urso quando o Massa bateu? Parece que não tem muita exigência pra ser fiscal de prova, mas acho que deve haver algumas normas de segurança, principalmente vendo o tamanho do cabelo.
    Se bem que depois de rever esse vídeo, o pessoal de Montréal deve estar se lixando pra segurança: http://www.youtube.com/watch?v=3sW-qQ-weGU

  40. Felipe S. disse:

    “Grojã ainda vai perder dez posições no grid. Larga em 29°, atrás do medical car.” foi a melhor! rs

    Alguém sabe se a Sportv vai passar a corrida na íntegra?

    • Tiago Diniz disse:

      Passará o compacto na globo depois de REvenge, pertim de meia noite. Na sportv passará na íntegra às 23h30

    • Eltontoptec disse:

      Parece amigo, que o sportv vai REPRISAR a corrida na íntegra logo às 20:30 hs, no domingo.

      * Parece, “veje” bem, parece que a corrida será transmitida em tempo real (não sei se com live stream) no site da globo.

      “Seje” como for, uma boa alma que se auto denomina Marcelo, postou um link de um site aí pra baixo onde dá pra acompanhar a transmissão. Em inglês, mas melhor boicotar o site global como eles incansavelmente nos boicotam, ano após ano, com o desrespeito com os fãs de automobilismo.

      • guilherme disse:

        Há alguns anos que uso esse site (http://www.firstrow1.eu/sport/motosport.html) para treinos e corridas da F1. Via pela BBC, agora que ela passou a transmitir apenas algumas provas no ano é pela Sky Sports F1, que tem uma cobertura tão boa quanto ou até melhor do que antes. Mas no site também normalmente há links para a Sport TV de Portugal, que tem uma narração sóbria e equilibrada com muita informação de bastidores em vez de falatório sem sentido e ufanismo desbragado que temos na Globo, além de ser em português para quem precisa.

        Dica: se assistir à corrida pela TV lusitana, tenha em mente que freios são chamados de travões, além de algumas outras diferenças de vocabulário. Demorou um tempo para descobrir e me acostumar com isso nas vezes que usei essa opção.

    • Paulo disse:

      Não, nem a metade. No Sportv 1 vai passar o mesmo jogo da Globo, no 2 Volei e no 3 reprise de um jogo de hoje no Brasileirão. Puta falta de consideração e bom senso.

    • Filipe Fernandes disse:

      Podem ver a corrida na integra na Sport TV Portugal em
      http://thesporttv.eu/

    • guilherme disse:

      Nem parcialmente.

  41. Rogerio disse:

    A corrida vai passar na SporTV?
    E é a 1ª vez que Bottas corre nessa pista, vale a lembrança

  42. luiz alberto disse:

    Eu acho que a equipe di Maranelho se quiser já sabe como mandar a Botta no bundão do Massa a menos que El Chilica não queira ninguém que possa lhe ofuscar o brilho e ai decida implorar por su pequeño escudero, El Capacho.

  43. Mauricio disse:

    “Acontece, seca o macacão e vamos à luta!” Dificilmente um piloto ouve isso da equipe após a terceira batida seguida.

  44. Marcelo disse:

    Recorde de poles é questão de tempo para Vettel superar, acredito que no máximo, em seis temporadas o tedesco vai passar das 68 poles.

    O que o Bruno Senna não conseguiu fazer em cinco participações com todos os treinos+classificação com aquela ótima Williams 2012, o Bottas fez com essa draga de F-1!!! Talento é talento, a Finlândia de novo deu sorte! Outro detalhe, Bottas até aqui não deu nenhuma pixotada-monstro em treinos ou corridas. Pode até acontecer, mas ele não é estabanado como Maldonado ou Bruno Senna, o finlandês esta mostrando velocidade e precisão. Se fizer uma corrida “cerebral” amanhã, pode levar bons pontos pra equipe!

    Jornalistas do Grande Prêmio:
    O Canadá foi uma das cinco pistas em que Valtteri Bottas não treinou no ano passado. Ele estava escalado, mas acabou trocando com Senna, sem conhecer a pista e com um carro limitado, o novato cravou um terceiro lugar no grid. Melhor posição de largada do Senna na Williams foi o 9º na Hungria. E teve o 7º na Lotus em Spa. Bottas é 3º na sétima corrida da carreira(Felipe Giacomelli).

    Esse terceiro lugar no grid vai dar um baita confiança ao Bottas, o garoto fez o nome na classificação. Essa Williams é um verdadeiro lixo!!!

    O novato já tinha mostrado talento nas categorias de base:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas

    Se Vettel vencer amanhã, Alonso vai botar fogo em Maranello, mas classificação nunca foi o seu forte. O espanhol vai ter que contar com “loteria” na corrida, não vai ser fácil, o espanhol tomou +1.079 do pole.

    Hamilton, para de choramingar por causa dos freios ou banco, o carro é ótimo de classificação, pena que falta precisão na hora “H” pra tomar a pole, nessa Rosberg e Vettel saíram dando risada!

    Vettel esta melhor do que nunca, como sempre: veloz-preciso-cerebral, o legado que Schumacher deixou esta em boas mãos com essa nova geração alemã!

    Podemos esperar outra grande corrida no Canadá, pena que a Globo vai passar aquele LIXO de futebol, um jogo que não vale pra nada.

    Ainda bem que existe a internet! Abaixo, fica a dica pra não perder a corrida. O site é em inglês, mas é melhor que perder metade da prova.

    http://www.firstrow1.eu/sport/motosport.html

    A Globo vai passar os melhores momentos da corrida na noite de Domingo?

    Oras, enfia esse vt naquele lugar junto com o jogo do Brasil!!! Sou seleção da França desde pequenininho…

    Sensacional a cara de BUNDA do Hamilton nas últimas três classificações.
    GP Espanha
    http://www.gazetadopovo.com.br/midia/tn_620_600_gp-espanha.jpg

    GP Mônaco
    http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSdAwetxj7ab3jrIcOAhM_axwi5MXbjJEXS3ngvrulyyJOxbhWRXg

    GP Canadá
    http://grandepremio.blob.core.windows.net/mycontainer/2013681839884_170175188_II.jpg

  45. Tiago Diniz disse:

    É uma pena que apenas a rede globo detém os direitos da F1 no Brasil. Essa merda de emissora, que comanda a CBF, vai fazer um “grande favor” para os amantes do automobilismo, cortando a corrida pela metade por causa da pelada sem futuro da CBF+Globo x França, que acontece às 16h. Aí penso eu: “Ahhh…tem sportv!”. Acontece que no Sportv1 passará também a maldita peleja, no sportv2 passará liga mundial de volei e no derradeiro Sportv passará a reprise de Cruzeiro x Internacional. Então ferrou a bagaça! O jeito vai ser fuçar um link na internet para pode acompanhar a outra parte da corrida, ou então o jeito vai ser se contentar com a porcaria do compacto que passará após seriado Revenge.

  46. João Vivaldo disse:

    Alguém sabe qual canal vai passar o restante da corrida?

  47. Alaor Jr disse:

    Grojã ainda vai perder dez posições no grid. Larga em 29°, atrás do medical car…RI MUITO AQUI!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>