O ÚLTIMO OPALA

SÃO PAULO (me fez sorrir)Que linda história, essa do último Opala produzido pela GM em São Caetano, em 1992. O carro chegou a fazer parte do acervo da Ulbra, mas foi comprado por um executivo da fábrica depois que o museu foi fechado. Hoje tem menos de 200 km rodados. O Lipe Paíga postou no Facebook e achei legal dividir com vocês.

ultimopala

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro do Opala e da Caravan
Pedro do Opala e da Caravan
9 anos atrás

e esse letreiro todo errado na tampa da mala, será que mexeram? o certo é:

4.1/S AUTOMATIC-4……………………………………………………………………………………CHEVROLET

Enzo
Enzo
Reply to  Pedro do Opala e da Caravan
8 anos atrás

No Opala Diplomata 1992 era esse o letreiro. Não vinha automatic-4 não. E tem mais, pelo que sei esse exemplar não é o último pois no vídeo onde mostra a fabricação do último juntamente com uma caravan ambulância, o carro em questão é vermelho ciprius. Abraço

Enzo
Enzo
Reply to  Pedro do Opala e da Caravan
8 anos atrás

No Opala Diplomata 1992 era esse o letreiro. Não vinha automatic-4 não. E tem mais, pelo que sei esse exemplar não é o último pois no vídeo onde mostra a fabricação do último juntamente com uma caravan ambulância, o carro em questão é vermelho ciprius. Abraço

Enzo
Enzo
Reply to  Pedro do Opala e da Caravan
8 anos atrás

No Opala Diplomata 1992 era esse o letreiro. Não vinha automatic-4 não. E tem mais, pelo que sei esse exemplar não é o último pois no vídeo onde mostra a fabricação do último juntamente com uma caravan ambulância, o carro em questão é vermelho ciprius. Abraço

Enzo
Enzo
Reply to  Pedro do Opala e da Caravan
8 anos atrás

No Opala Diplomata 1992 era esse o letreiro. Não vinha automatic-4 não. E tem mais, pelo que sei esse exemplar não é o último pois no vídeo onde mostra a fabricação do último juntamente com uma caravan ambulância, o carro em questão é vermelho ciprius. Abraço

Adolfo Brás Sunderhus Filho
10 anos atrás

Um carro maravilhoso, de um conforto fora do comum e um motor igualmente incrível… Agora, uma pena que esteja praticamente abandonado, pegando poeira e provavelmente nem recebendo manutenção direito está…

Henrique
Henrique
10 anos atrás
pc
pc
10 anos atrás

Carro instavel, mais motor que chassi, suspensão dianteira não podia ver um buraco que se esfarelava. Comia pneus como um louco. Ruim de curva e beberrão. Descanse em paz.

Lamin
Lamin
Reply to  pc
9 anos atrás

É uma pensa que vc pense assim, provavelmente já viu a placa trazeira desse carro algumas vezes, por isso a raiva. É um marco histórico na linda de automóveis nacionais.

Carlos Henrique Barros
Carlos Henrique Barros
10 anos atrás

Achei legal a história,

somente não entendo as pessoas que possuem automóveis assim e não utilizam ele. Penso que se você gosta muito do carro, acha ele porreta, mas deixa ele guardado… Para mim, o que é legal e você gosta tem de ser usado.Não importa quanto custa. Tem de usar. Pelo menos eu usaria. Se não para que guardar? A gente morre fica aí e não aproveitamos.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Carlos Henrique Barros
10 anos atrás

Concordo. Para ficar guardado só se for as miniaturas, o de verdade é para ser usado.

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Carlos Henrique Barros
10 anos atrás

Eu iria fazer o mesmo comentário que você…

Everton
Everton
Reply to  Carlos Henrique Barros
9 anos atrás

Andar todo dia e correr o risco de baterem ou ralarem o carro. Esqueça.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Pode se dizer que esse Opala é o verdadeiro “De volta para o futuro”.

Caminhão acerta em cheio carro em estrada na Rússia. Observe a fantástica estabilidade do LADA, na hora de ultrapassar, nem se mexeu…rs

http://tvig.ig.com.br/variedades/videos-da-internet/flagrante-caminhao-acerta-em-cheio-carro-em-estrada-na-russia-519a77292892a868dd0000bf.html

Fernando Assis
10 anos atrás

O meu era 90.
“Transformado” em 92 igual a este da foto, numa concessionária em Ctba!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
10 anos atrás

Belo tratamento para o último dos moicanos…

Paolo Cruz
10 anos atrás

Deu pena foi saber que justamente esse ultimo foi depenado em várias partes pra ser doador, uma baita burrice de quem autorizou, logo esse ser doador? poha,….

Opaleiro MG
Opaleiro MG
10 anos atrás

Isso não tem preço!

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
10 anos atrás

ahh eu sabia que estava errado… lendo a história do link ta explicado o emblema errado…e que história… chega a ser absurda mas que bom que com um final feliz

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
10 anos atrás

estranhos que os emblemas traseiros estão colocados fora do lugar habitual mesmo dos 92… o correto seria o 4.1/ na esquerda e o automático na direita.
o vídeo comprova o carro. http://www.youtube.com/watch?v=A05QNKh6aog

Lucas Martin
Lucas Martin
10 anos atrás

Ainda prefiro essa bela senhora atrás dele!

Daniel Sanchez
10 anos atrás

Ouvir dizer já não está mais com esse executivo da GM. Paradeiro agora desconhecido.

David Felipe
David Felipe
10 anos atrás

muito legal Gomes, bela historia!

Fernando Prass
10 anos atrás

Toda vez que ouço ou lei alguma referencia ao museu da Ulbra tenho vontade de chorar. O partilhamento do museu foi um crime lesa-pátria.

A União deveria ter confiscado todos os carros, feito uma avaliação justa do seu valor de mercado, descontado o valor total da dívida da Ulbra e movido o museu para outro local.

A coleção tinha uma valor histórico inestimável e estava disponível para a apreciação de todos. Hoje os carros estão espalhados por dezenas de garagens pelo mundo afora (literalmente), apenas para os olhos de alguns poucos. Uma lástima!

Fernando Prass
http://www.fp2.com.br
http://www.twitter.com/fp2tecnologia

Marcio
Marcio
10 anos atrás

Meu avo tinha um modelo igual a esse 1992 azul marinho, 4 marchas alcool de fabrica

Martim
Martim
10 anos atrás

Adeus Amigão -Carta de despedida – Chevrolet Opala. Muito legal.

https://www.youtube.com/watch?v=pcK0RfxSR7w

Ferdinandes
Ferdinandes
10 anos atrás

Como um carro zero km pode ser deixado largado nas instalações de uma montadora???? Por isso que quase faliu…

Pedro do Opala e da Caravan (vendi o Kadett)
Pedro do Opala e da Caravan (vendi o Kadett)
10 anos atrás

Tá tudo errado esses emblemas.
Na esquerda temos na ordem, 4.1/S AUTOMATIC-4, e na direita CHEVROLET.

Guilherme
Guilherme
10 anos atrás

Esse Opalão é do José Carlos Pinheiro Neto, pô. Por vários anos o Vice-Presidente da GM no Brasil

seu kalunga
seu kalunga
10 anos atrás

este pode ate ter sido o ultimo opala, mas o ultimo veiculo que saiu da linha de montagem em 14 de abril de 1992 as 14h foi uma caravan diplomata ambulancia, a qual se encontra encostada em um hospital no interior das minas gerais, sendo que a minha tentativa de compra-la ja perdura por 4 anos…seu kalunga sabe tudo!!!

Steve
Steve
10 anos atrás

Poutz, bem que podiam voltar a fabricar o opala. Nessa onda retrô, essa nave brigaria com um monte de carrinhos sem personalidade. Alguns carros nunca deveriam sumir. Mas aí vem a porra da mídia nos convencendo a comprar uma lata de sardinha zero em 60 vezes sem entrada, pagado o dobro, sendo que no final das prestações o carro vale menos da metade. Eu quero a volta do opala, do fusca, do 147, do passatinho, chevette, corcel, belina, Dojão, Maveco, Landau, rural, Simca chambord e todos os outros antigos que deveriam ainda estar sendo ofertados novinhos em folha.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Puta vida deu saudades do opalão 80 que eu tive em 1986, o melhor carro da minha vida.

Warley Spardelino
Warley Spardelino
10 anos atrás

Pena o museu ter se esfacelado junto com a universidade e as falcatruas do reitor.

João Daniel
João Daniel
Reply to  Warley Spardelino
10 anos atrás

É o mesmo sentimento que tenho. Deixar se perder este museu é um desrespeito pela história.

jose carlos
jose carlos
10 anos atrás

acho que este saiu com diferencial de homocinetica igual ao doomega.alguem pode esclarecer esta duvida????????
jc sete lagoas

Warley Spardelino
Warley Spardelino
Reply to  jose carlos
10 anos atrás

Não creio, quero dizer que posso estar enganado mas não e simplesmente montar o diferencia do omega na traseira do opala, têm que estar fixado o diferencial na carroceria e toda a fixação da suspensão é diferente, mas…

jose carlos
jose carlos
Reply to  Warley Spardelino
10 anos atrás

mas em bh tem varios com este diferencial adaptado e em 1995 eu comprei uma caravan 1992 na casa artur haaas em bh e uma pessoa da oficina falou que uma certa quantidade de veiculos da linha opala e caravan sairam com a tracao do omega inclusive com freio a disco,por esta razao eu questionei sobre a verassidade da informacao,tive todos os opalas desde um 1970 sedan luxo verde musgo metalico ate a esta caravan alcool 4cil 1992,o bacana que duvidou vem a bh e procure andar num opala com diferencial de omega nas serras de mg e depois me diga como os opalas ficaram bom de curvar
jc sete lagoas

Pedro do Opala e da Caravan (vendi o Kadett)
Pedro do Opala e da Caravan (vendi o Kadett)
Reply to  jose carlos
10 anos atrás

Não saiu não, era eixo rígido mesmo.

Opaleiro MG
Opaleiro MG
Reply to  jose carlos
10 anos atrás

Infelizmente não amigo. Eixo traseiro rígido, Braseixos.

Eric
Eric
Reply to  jose carlos
10 anos atrás

JC, nem fu.

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Eric
10 anos atrás

“Uma certa pessoa da oficina” falou bobagem meu amigo !

Luís Augusto Malta
10 anos atrás

Muito interessante. Conhecia a história desse último Opala, mas sempre desconfiei da sua veracidade justamente por causa de uns detalhezinhos errados no carro. O texto foi muito esclarecedor a esse respeito.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
10 anos atrás

Sonho de olhos abertos com um desses há vários anos, ano 1992 também, manual, cor azul escuro…

MInoru
MInoru
10 anos atrás

Ver essa foto foi de doer o coração…

Ricardo Arcuri
10 anos atrás

No dia que eu for presidente do mundo, este carro será meu #prontofalei

Arlindo
Arlindo
10 anos atrás

Carro fantástico, motor 4.1 beberrão e luxuoso pra caramba para um carro tupiniquim.

Helder Sobrêda
Helder Sobrêda
10 anos atrás

História sensacional, e tem esta entrevista com o dono do Opala: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=A05QNKh6aog