OUÇA

SÃO PAULO (mais do que fala) – O blogueiro Márcio colocou nos comentários do post de hoje sobre Silverstone, mas acho legal destacar. Neste link aqui tem o ronco do novo motor Renault para a F-1, o V6 turbo 1.6 que será usado a partir do ano que vem.

Rob White, diretor técnico da Renault, diz o seguinte aos que estão com medo do fim do barulho:

Fundamentalmente, o ruído do motor ainda será alto. Vai te acordar se você estiver dormindo, e os vizinhos dos autódromos vão continuar reclamando. O ronco é de um turbo, em vez de um ronco de aspirado: você vai poder ouvir o turbo quando o piloto tirar o pé do acelerador e a velocidade diminuir. Sei que muita gente vai ter saudade do ruído de motores de outras eras, inclusive dos V8 atuais, mas o barulho desses novos motores é apenas diferente. É como perguntar se você prefere Motorhead ou AC/DC. No fim das contas, é uma questão de gosto pessoal. Mas o show ainda será muito barulhento.

Gostei da comparação do Rob White.

motorrenault2014

Subscribe
Notify of
guest
49 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vivaldo Bordin Jr.
Vivaldo Bordin Jr.
8 anos atrás

Nada mais importa, som ruim ou lindo, o que importa é que o show tem que continuar, e continuará! Será lindo de ver a nova batalha, com os motores Mercedes, Renault (Infinit…) e “La Ferrari”, (sonho em ver a BMW de volta) e em 2015 teremos a Honda, mas, por 2014 a briga tem representantes apenas da Alemanha, França e Itália. Seria ainda melhor se, em 2015, além da máquina japonesa tivéssemos os EUA representados, seja pela Ford ou pela Chevrolet, e por que não um dos “Tigres Asiáticos”? Um VERDADEIRO campeonato mundial de marcas (motores), equipes e pilotos. Que venha o barulho, mas que venha em forma de grandes embates nas pistas, em um mundo maravilhoso chamado Fórmula 1.

Toninho F1
Toninho F1
8 anos atrás

Xí… Fraquinho!!! Mas tambem pudera, sou de um tempo em que se assistia o GP Brasil no Morro do Pão Duro lá no final do Kartodromo de Interlagos, entrada da curva 3, e a gente sabia quando iria sair para a pista uma Ferrari, uma Matra ou uma Lotus JPS, só de ouvir o barulho dos motores ao serem ligados lá nos boxes!

Lucas Martin
Lucas Martin
8 anos atrás

Ronco, de verdade, tinha o Mazda 787b. Depois dele ficou difícil agradar.

eduardo
eduardo
8 anos atrás

muinto se fala do barulho do motor mas só uma minoria vai aos autodromos e pela tv o barulho não é tão importante,vi uma corrida de DTM em interlagos e os carros faziam menos barulho que os formulas uno mas a corrida foi sensacional

victor freire
victor freire
8 anos atrás

me lembrou o barulho de um grupo b, só que sem a válvula de alívio.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
8 anos atrás

Boa comparação, mas na real, no final não tem jeito não, o barulho é tosco e grave, sem comparação com os F1 V8 de hoje. Comparar com V10 ou V12 então não vale nem brincar!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Só quero ver o motor Ferrari , que sempre tem o seu barulho inconfundível.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Para quem os turbo na época do Piquet o som não chega a ser tão esquisito assim… lembro do meu Pai a falar que os carros pareciam DKV num dos treinos que vimos no Rio de Janeiro.

Só acho que o motor é pequeno demais… esse negocio vai quebrar pacas.

Imperador

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

“Quem viu”…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Segue o som de um BMW Turbo da era do Piquet… http://www.youtube.com/watch?v=dfWTBNx1-kE

Duílio
Duílio
Reply to  Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

O que o tamanho do motor tem a ver com a resistência?

Tom
Tom
8 anos atrás

Tá meio fanho. Ouçam um Mclaren 1992.

http://youtu.be/2iknU4qgVts

Carlos Santista
Carlos Santista
8 anos atrás

tá mais para Restart e NX Zero

Guzz
Guzz
8 anos atrás

Legal ele falar de AC DC e Motörhead, nos anos 80/90, Carlos Lopes, vocalista da banda Dorsal Atlântica disse que apenas essas duas bandas tinham “tarimba” para fazerem sempre o mesmo som.

Alex
Alex
8 anos atrás

É o mesmo som dos turbo da década de 80, só mudou a cilindrada de 1.5 para 1.6.

Ed Kaefer
8 anos atrás

explicando com desenho, até eu entendo…. Analogia perfeita!!!

Alberto
Alberto
8 anos atrás

A comparação realmente foi perfeita. Dois bons motores barulhentos e duas ótimas bandas barulhentas.

John McClane
John McClane
8 anos atrás
John McClane
John McClane
8 anos atrás

Uma das três maiores caçadas da história da F-1, quando Silverstone era ainda um circuito sensacional e o esporte coisa pra gente grande:

http://www.youtube.com/watch?v=4G6tgZUeRm8

charmeston
charmeston
8 anos atrás

Gostei da comparação, mais ainda preferido o barulho dos Beatles e do Pink Floyd.

Ricardo
Ricardo
Reply to  charmeston
8 anos atrás

Perfeito.

tevez
tevez
8 anos atrás

Aula de como transmitir uma classificação da F1 na FoxSports aqui em Buenos Aires agora….Sensacional!!!

Daniel Camillo
Daniel Camillo
8 anos atrás

O barulho do secador lá de casa é bem parecido com o desse motor turbo :-)

Luiz
Luiz
8 anos atrás

A comparação do engenheiro é legal, mas o ronco deste motor não é legal.

Elton Ribas
Elton Ribas
8 anos atrás

Comparação dos motores V6, V8 e V10 por um guitarrista!
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=MtrSNFjkGdU

Leo costa
Leo costa
8 anos atrás

Sounds rubbish!

Pablo
Pablo
8 anos atrás

Posso estar redondamente enganado, mas o ronco desse motor parece de alguma categoria inferior da da F1, tipo uma GP2 ou GP3 da vida, sei lá… mas foi o que pareceu

gabriel
gabriel
8 anos atrás

vai ser limitado a quantos mil giros? cabe no clio?

Valente
Valente
8 anos atrás

Ahahahahahah!!! Muita gente fazendo pouco caso dos motores da Formula Indy, que tem o ronco feio, que parecem xoxos; e agora do da Formula 1 ficou igualzinho!!!
Lembrando que a configuração é parecida: V6 turbo, sendo bi turbo para o Chevy e mono turbo para o Honda.

Leonardo
Leonardo
8 anos atrás

Eu esperava um som mais encorpado, como eram os turbo até 1988….mas entre este som e o desses atuais V8, para mim tanto faz….. Que saudade dos V12 e V10.

Filipe
Filipe
8 anos atrás

Bom, tá melhor do que o som dessas brocas de dentista da atualidade…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
8 anos atrás

Meu medo é que eu vi recentemente os carros da Indy (2.2 V6 turbo), e mesmo no sambódromo de SP, com arquibancada dos dois lados canalizando o som, o barulho era bem baixo. Está certo que os da Indy vão só a 12000 rpm, mas mesmo girando mais eu acho que vai ficar silenciosa demais a F-1.

Marlon Maestri
Marlon Maestri
8 anos atrás

Esquisito. Som grave com asma. Não sei. Acho que não gostei.

Duílio
Duílio
8 anos atrás

Os fanáticos entusiastas podem falar o que quiserem, mas o downsizing de motores tanto para competições quanto para as ruas já é a tendência de um futuro bem próximo.

Felipe S.
Felipe S.
8 anos atrás

A comparação Motorhead x AC/DC foi ótima. O título do link: “Come on feel the noise” (referência ao hit da banda Slade posteriormente regravada pelo Quiet Riot), também. Mas não gostei do som não. Acredito que vamos sentir saudade do ronco dos motores atuais.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
8 anos atrás

É, mas o som parece fraquinho…

ettine
ettine
8 anos atrás

Boa a comparação, o cara saca, gosta de uma guitarra para bater o coração.

A.Vandelay
A.Vandelay
8 anos atrás

Me agradou o som. Lembra o V6 biturbo da Honda dos 80, mas mais limpo. Bem mais grave que os motores de ultimamente.

Eder
Eder
8 anos atrás

Nunca gostei do som dos F1s, passei a gostar nessa era dos v8 aspirados.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
8 anos atrás

Ainda prefiro os falecidos V12 com seu barulho de 1000 trovões… o Fiiiiiiiiiiiiii quando troca as marchas pareceu meio esquisito, combina mais com os WRC.

willian
willian
8 anos atrás

também achei sensacional a comparação do Rob White. eu prefiro AC/DC, apesar de gostar muito do Motorhead.

já sobre os motores eu chamo os atuais de AC/DC e os novos de Motorhead.

Gustavo
8 anos atrás

Não curti… :/

André
André
8 anos atrás

Cortador de grama com uma turbina…

Flávio Colorado
Flávio Colorado
8 anos atrás

Gosto dos dois “roncos”, mas…Motorhead é o “ronco”!

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

Nada sei dos futuros, mas o som dos F1turbo da década de 80, quando comparado com o de seus contemporâneos, não ficava nada a desejar… Muito pelo contrário, era muito mais limpo e bonito. Estão polemizando por nada… como é comum nesse nosso século midiático…

Clésio Luiz
Clésio Luiz
8 anos atrás

Certamente é diferente dos atuais, mas vamos ver ele instalado num carro, deve soar diferente de um montado numa bancada de testes.

Saca só um modelo (2007?) fazendo voar o boné dessa tia no vídeo;
http://www.youtube.com/watch?v=-cdVKd8G8Lg

Flávio
Flávio
8 anos atrás

Não gostei, pra mim o ronco mais bonito até hoje foram os de 1989 até 95

Bob Alex
Bob Alex
8 anos atrás

Tá, mas Come On Feel The Noise é do Quiet Riot.

Lucas Carioli
8 anos atrás

Muito semelhante aos Turbo dos anos 80. Impossível não gostar. Quem reclamar é chato, rs…