ESQUISITO

SÃO PAULO (eu, hein?) – O blogueiro que se denomina Williams Head publicou este vídeo de “cinegrafista amador” feito em Nürburgring quando Massa abandona a corrida de domingo.

Ele chama a atenção para algo estranho perto da suspensão dianteira esquerda, um treco preto. Não consegui distinguir o que é, sinceramente. Mas notei que o braço superior da suspensão parece torto, ou quebrado.

Estou vendo coisas?

Subscribe
Notify of
guest
104 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Alex
Alex
8 anos atrás

Maldição do Barrichelo é contagiosa!!!!
Será que alguma religião resolve??

Luis
Luis
8 anos atrás

Felipe Massa é que nem o PT: culpado até de coisas que não fez.

Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

É esquisito quando o piloto erra e não admite o erro! Já que o Massa quer ficar mal passado na Ferrari, então mais coisas esquisitas acontecerão!

marcombeck
marcombeck
8 anos atrás

pelo que eu vi só o Zaca conseguiu rodar nesse GP, nem o chilton e nem o gutierrez conseguiram esse feito. Éh!! a coisa tá feia pro Zaca, e pra falar a verdade se a Ferrari renovar com ele, ai todo mundo pode ir pra casa e largar a F1 de lado, porque ai pode ter certeza de que não existe esporte mesmo, é só uma arena comercial pra enganar os trouxa que acordam de madruga pra ver até treino…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

É a fumaça na roda traseira direita? Uma coisa é certa… o Galvão Bueno esta esperando até agora a Ferrari se justificar da “cagada” que fez com o Felipe Massa… vamos ver se na proxima etapa da F-1 ele continua com esse “lenga a lenga” sobre o silencio da Ferrari.

Segue o jogo… o Felipe é um bom piloto… tenho duvidas se tem o “pedigre” de piloto Campeão.
Imperador

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Esse “treco preto” pode ser um difusor de ar permitido pelo regulamento que fica na parte inferior do bico dos carros, pelo angulo da foto ele parece um “treco preto”… rs rs rs
Imperador

Rama
Rama
8 anos atrás

Pra mim a suspensão tá torta sim.

Marcos Lima
Marcos Lima
8 anos atrás

E a tortura é reflexo da haste na pintura do carro que parece um espelho…

Marcos Lima
Marcos Lima
8 anos atrás

Esse treco preto serve para OTIMIZAR A PASSAGEM DO AR.esqueceu???

Francis
Francis
8 anos atrás

As falcatruas da Fórmula 1.
Eu achava que só de uns 15 anos pra cá (era dick vigarista), é que existiam as exigências e falcatruas de equipes para beneficiar determinado piloto. Estava enganado.
Vemos que desde a época de Senna e Piquet (e por que não antes deles) já existia isso.
Por que Alonso correu um único ano na McLaren e caiu fora? Ele queria ser 1º Piloto e não teve essa regalia. Foi pra Ferrari (a rainha desse tipo de contrato) pra ter um 2º Piloto que jamais vai poder chegar na frente dele, salvo se ele já estiver com um título garantido (igual barrica x shumi). Está lá apenas para embolsar seus 7 ou 8 milhões de dinheiros por temporada (fora algumas propagandas) e assumir a culpa de tudo que acontece.

Fora isso, vemos manipulação de resultados por parte do Sr. Bernie Ecclestone. Ou ninguém se lembra que ano passado tivemos 7 ganhadores diferentes nas 7 primeiras corridas, incluindo uma vitória da Willians com Pastor Maldonado. Essa mesma Willians, se arrastava em todas as outras corridas brigando quase sempre de 10º a 15º lugares (como conseguiu ganhar uma corrida largando da pole ainda?).

Posso até estar delirando, mas será?????

Cassio
Cassio
Reply to  Francis
8 anos atrás

Poderiam ter dado uma forcinha pra Force India o ano passado. Pra ser a 8ª.

igor
igor
Reply to  Francis
8 anos atrás

Francis, vc continua desinformado! A Ferrari não é a rainha desse CIRCO.

Thiago
Thiago
8 anos atrás

Acho que ele se referia a 2 abas entortadas pra fora que a ferraris tem por baixo do bico… Isso é pra canalizar o ar fazendo ele chegar mais estável pras laterais do carro, algumas equipes tem usado isso desde o ano passado. Tinha lido sobre isso no blog do Ubiratan, recomendo a todos que também tem curiosidade sobre esses detalhes mais técnicos sobre a aerodinâmica dos F1… http://designerbira.blogspot.com.br/ … E também fiquei com a impressão que a suspensão direita quebrou

Wolfpack
Wolfpack
8 anos atrás

Ninguém notou que o Reginaldo Leme não citou Felipe Massa em sua resenha no Jornal Nacional na última segunda feira? Já seria algum sinal de que as cois já não andam tão bem pro lado do Zacarias, ou a Globo poupando o coitado, ou largando os bets de uma vez?

oswaldo
oswaldo
8 anos atrás

Bom, por mais que tenha errado e travado as rodas traseiras, o câmbio ficou travado em 5ª e o anti-stall não funcionou. então houve problema no carro sim.

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Sem querer defender um (Ferrari) ou outro (Massa), mas a Ferrari raramente assume um erro, seja de projeto ou de estratégia. Já teve vez que culparam o piloto pela maneira “agressiva” demais com que atacava as zebras para justificar um quebra de suspensão em plena reta (foi com Barrichello, se não me engano). E o silêncio do Felipe após a corrida me faz seguir essa linha de raciocínio.Ou, como disse o Michel, o Massa virou meio que um “piloto de testes”…

Focastro
Focastro
8 anos atrás

Não tem reflexo nenhum e não tem nada quebrado.
É o sol que bate na peça defletora da direita junto a roda e não está batendo na da esquerda.
Veja aqui:
http://www.bbc.co.uk/sport/0/formula1/22119346
E parem com essa infantilidade de colocar piloto de país onde não vende FIAT no lugar dele que isso não vai acontecer. Os caras da FIAT podem ser burros mas não são malucos. O piloto para vencer campeonatos já está lá. O outro é só para propaganda.

EDSON GOMES
EDSON GOMES
Reply to  Focastro
8 anos atrás

Perfeito o seu comentário e acrescento…além de piloto FIAT para o maior mercado do mundo da marca, o Brasil, tem o SANTANDER que tem no Brasil como o seu maior mercado também e ainda tem o fato da REDE GLOBO, o Brasil TEM que ter um piloto em equipe de ponta…enquanto o Felipe Nasr não chega, Felipe Massa está garantido….é o mercado, e é isso que interessa! Ah, nem vou falar da Marlboro e as cores da Ferrari: vermelho com boa dose de branco estilizado…..

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Focastro
8 anos atrás

Quantas vezes o Massa já fez propaganda da FIAT, amigo?

Santander até vá lá, mas quem compra FIAT aqui nem sabe que é da Ferrari, e se sabe não acha o Massa um motivo pra comprar carro.

Edegar Belz
Edegar Belz
8 anos atrás

É muito comum que os pilotos que abandonam uma prova deem entrevistas ainda durante a corrida. No caso em questão, a transmissão mostrava o Felipe passando reto pelos jornalistas e entrando no motorhome aparentemente puto. E ele só foi dar entrevista com as supostas explicações 1h30 depois da corrida, o que é bem esquisito.
“Sou um cara sério. As rodas travaram, mas a equipe não achou nada.” – Só eu achei essa explicação meio sem sentido?

Depois, ainda o Alonso para o carro logo depois de cruzar a linha de chegada. Rolou uma discussão sobre isso entre Reginaldo Leme e Barrichello. Todo mundo ficou curioso pra saber o que aconteceu e se haveria punição, e simplesmente ninguém mais tocou no assunto!

Sei lá, é tudo muito estranho. Às vezes, tenho a impressão que somos todos uns idiotas assistindo a um circo muito bem montado.

Rafael Vieira
Reply to  Edegar Belz
8 anos atrás

Claro que somos Edegar Belz, após Cingapura 2008 todo incidente tem que ser realmente bem analisado, inclusive esse mesmo ocorrido é que deve manter Massa na F1 até hoje, pois se ele vai a FIA, certamente anulariam o GP e ele seria declarado o campeão de 2008 (mesmo que no tapetão, mas seu nome estaria lá), mas custaria mto caro para o esporte e sua reputação, então para Bernie e Todd foi mais fácil chegar para ele perguntar: “Até quando vc quer ficar na F1 em troca do seu silêncio?”, simples assim.

Rama
Rama
Reply to  Edegar Belz
8 anos atrás

Edegar. Também achei super estranho. Depois ninguém falou nada, zero, sobre aquela parada do Alonso.

Michel
Michel
8 anos atrás

É plausível pensar que o Massa virou uma espécie de piloto de testes!
Eles colocam inovações no carro do Massa e dependendo de como funcionem podem colocar no carro do Alonso posteriormente caso seja algo bom, que trará um desempenho melhor ao carro!

Alexandre Fiamoncini
Alexandre Fiamoncini
8 anos atrás

A resposta é, as rodas traseiras travaram e ele perdeu o controle. Devem ter travado por ter esquecido de regular o freio mais para frente.

A comprovação está nessa foto: http://www.f1fanatic.co.uk/2013/07/09/top-ten-pictures-from-the-2013-german-grand-prix/gp-germania-f12013-27/

Ali dá para ver que logo após a linha branca os pneus (os dois) traseiros travam, que é bem o momento que eles iniciam a freada (na linha branca),

Dá para ver que é a freada dele porque as marcas o acompanham até a parada.

Depois tem um vídeo que postei por ai que mostar que travaram as rodas, mas eu não sabia se eram as traseiras ou dianteiras

Alexandre Fiamoncini
Alexandre Fiamoncini
8 anos atrás

Tem aqui o vídeo da rodada dele feito da arquibancada:

http://www.youtube.com/watch?v=sCY-qzRT13A

Eu continuo achando que algo errado no carro deu. Eles iniciam a frada na listra branca que cruza o final da reta, ou seja, no momento que o carro chicoteia ele está freando.

O fato é, ele começou a frear e o carro balançou. Por que balançou é que é a pergunta. Não me pareceu erro do Massa…. mas se ele mesmo assume, quem sou eu para negar…

Fernando Parlangeli
Fernando Parlangeli
8 anos atrás

A culpa disso tudo é do Zacarias que morreu e resolveu deixar um pupilo encarnado na terra para ser alvo de risadas do povo brasileiro, afinal de contas o Chumbinho Pé de Chinelo parou de correr e agora tenta ser comentarista na globo com aquele time de matuzalém falador de abobrinha….tirando o Reginaldo Leme o único que se salva ali.