FERRARUSSIA

SÃO PAULO (que dia esquisito) – Não foi surpresa, porque desde a substituição de Razia por Bianchi estava na cara que mais cedo ou mais tarde um acordo entre Marussia e Ferrari seria feito.

O anúncio saiu hoje. Bianchi foi alocado entre os marússicos para ganhar experiência. É uma aposta da Ferrari, que normalmente contrata figurões. Com Massa, lá em 2001, isso começou a mudar diante da política das rivais, de formar pilotos em casa.

A dúvida é saber se Bianchi assume como titular em 2014, ou em 2015. Isso vai depender de Felipe. O caminho natural é mais uma temporada para o francesinho na Marussia, principalmente porque a Ferrari terá como avaliá-lo melhor com essa parceria de fornecimento de motor, câmbio, KERS, macarrão e pomarola.

Assim, Massa precisa apenas repetir o que fez no ano passado, uma segunda metade de temporada convincente. Ficar na Ferrari depende exclusivamente dele.

Comentários

  • É Massa, a casa tá caindo para tu!!!

    Tudo bem que o carro dele tá quebrando…mas é preciso correr e pelo menos chegar nos pontos né…alias falando nisso, a Ferrari assumiu as falhas e quebras que causaram as batidas ou foi falha do Massa e estão tentando encobrir?

  • Acho difícil que a Ferrari traga o Bianchi já em 2014, pelo histórico da equipe, ele vai ficar cozinhando pelo menos mais uns 2 anos na Marussia, o que me parece correto.
    Se o Massa não ficar acredito que a vaga fique com o Kobayashi mesmo.

  • Apenas um comentário, a mesma opinião aqui que tenho do Rubinho, pois o Massinha segue o mesmo caminho…

    Pela lógica, um cara para ser piloto de F! deve ser naturalmente ambicioso e competitivo, ou sequer chegaria na “categoria máxima” do automobilismo.

    Mas, como todo ser humano, à exceção de poucos, chega uma hora na vida do cara, que ele pensa no futuro, em fazer um pé de meia, na família, em viver bem pro resto da vida…

    Por essa ótica, muito melhor ser um segundo-piloto-escudeiro-das-estrelas e ganhar milhões anuais garantidos por uma “escurderia” de ponta, do que trocar o “faz-me-rir” “garantido” por ficar arriscando em outras equipes, nas quais você não conhece seu chefe, seu companheiro de trabalho, ambiente… Ou arriscar numa equipe menor e promissora, mas que pode virar uma barca furada…

    Ou seja, pode ser que na cabeça dele, ser campeão, hoje, seja apenas um detalhe…

    Chegar na F1, e ficar por anos na categoria (e isto não é fácil) já é um objetivo cumprido.

    E agora ele quer é sossego, estabilidade, grana no bolso e pé de meia pra poder se divertir em seu iate (ne msei se ele tem um, mas grana pra ter um, tem) pro resto da vida…

  • 1) Se Felipe ficar na Ferrari ta fodido, a surra espanhola continua!
    2) Se for para a RBR, só muda a nacionalidade do carrasco, fodeu!
    3) Se trocar de lugar com Perez pode encarar Button, mas isso se o inglês tiver um ano bem ruim, se pegar aquele Button de 2009 ou 2011…fodeu!
    4) Se for para a Lotus(sem Kimi) pode se dar muito bem, isso se o Grosjean continuar lá, se pegar o Hülkenberg, sou mais o alemão, fodeu!
    5) Se for para a Mercedes, olha só…Hamilton esta espumando, e Rosberg esta em grande fase! Chance de Massa tomar outra surra é grande, ta foda!
    6) Se for para a Force Índia, tem que baixar 90% salário, pegar Di Resta em alta também vai ser foda!
    7) Toro-Rosso só pega piloto da casa, fodeu para o brasileiro, tem que bater em outra porta.
    8) Sauber pode ser uma ótima opção para Felipe, molezinha bater Gutiérrez, mas lá no máximo consegue pódio, fodeu de novo!
    9) Se for para Williams tem boas chances de bater Maldonado, mas vai que o venezuelano apronta como em 2012? Tem que ser muito fodido na vida pra acontecer isso, mas pode acontecer…

    10) O resto das equipes não contam: Marussia e Caterham é pedir para se foder…

    11) Se aposentar e trocar Europa pelo Brasil, ta fodido…

    12) Não sei mais o que pensar, tudo leva Felipe para o mesmo lugar…

  • Novela velha…

    Felipe Massa esta que nem o programa “Legendários” do Marcos Mion, ninguém aguenta mais!

    Puta que o pariu, não vai ser fácil aguentar o Galvão(de novo) comemorando a renovação na Ferrari:

    “O Felipe Massa esta muito feliz de contrato novo na Ferrari! E tem um detalhe Reginaldo, o Alonso foi AMPLAMENTE a FAVOR do brasileiro na equipe pra temporada 2014! Todo mundo esta feliz na Ferrari, o Felipe esta se sentindo revigorado! E ele esta dando muitas risadas do que se fala e escreve na mídia, o que você acha Reginaldo?”

    _Eu ia falar isso mesmo Galvão, não é mesmo Burti?

    _Com certeza…

    Pra mim o Massinha esta com “Síndrome de Nostradamus”, pra temporada 2014 é grande a chance de dar merda. Gosto do Felipe, ele é esforçado e não é chorão como Rubinho que fazia “carnaval” na mídia. O problema é que Felipe se “acomodou” no time italiano(seria síndrome Barrichelliana?), pego por base o Raikkonen que voltou sem escolher equipe, o finlandês esta pilotando uma barbaridade. Pra mim, nem vitórias salvam a reputação de Massa na F-1, basta comparar com Webber desde 2010. O australiano brigou por título, conquistou poles, vitórias, melhores voltas, pódios. Dias atrás a RBR ofereceu renovação, mas Webber disse não, cansou de andar atrás do companheiro e de outros rivais. Felipe Massa não percebeu isso…acho que tinha “algo mais” naquela “molada”, só pode ser isso.

    Repito, aguentar o show de besteirol do Galvão com a renovação não vai ser fácil…

  • Naqueles palpites dados um tempo atrás, sobre qual motor seriam usados pelas equipes sem motor próprio em 2014, alguém colocou o motor da Ferrari na Marussia? Andei dando um palpite, mas não lembro mais qual motor supus para a Marussia. Quem lembra, nos relembre!

  • Gente do céu…..inacreditável ler essas coisas….mais um ano pro Massa na Ferrari “ganhar experiência”?

    Uma pergunta, vocês jornalistas do meio não se cansam de repetir a mesma coisa ano após ano? Mais um ano o Massa tentando se convencer e convencer os outros a com MUITA LUTA, sexto, quinto e quarto lugar? Tá de sacanagem comigo, terceiro ano consecutivo de ladainha? Qual o medo de vocês descerem o pau no Massa? Gente….É MAIS UM ANO com o mesmo tipo de argumento em relação a ele…..ano que vem vai ser a MESMA coisa….

    Quantos anos o Massa vai ficar tentando se convencer e convencer os outros? Chega disso gente, vamos criar vergonha na cara, pelo amor de Deus.

  • Vc esta certo pra variar…Acho que vai ser em 2015, Bianchi vai estar + temperado, Massa vai esgotar sues cartuchos e Alonso que é quem + quer que Massa fique por ser um parceiro, que ele controla deve ir em busca de um carro ganhador.

    Pra mim Massa vira Rubinho caindo de degrau em degrau até não ter porta onde bater….Se aposentar após sair da Ferrari?…Nunca

  • Pra mim o grande erro da carreira do Massa foi não ter ido pra McLaren quando esta o chamou pra conversar. Não foi, ficou na mesma, continuando a ser segundão e a McLaren acertou com o Button. Este não foi campeão nem Hamilton, mas o Massa não ficaria de pajem de ninguém.

  • A fiat (que engloba a ferrari) tem uma longa historia com a russia desde a urss, a urss quebrou e ficou a russia, vejam como o design dos carros russos lembram muito os fiats. Entao nada mais natural isso, acho que depois do brasil a russia e o mais interessANTE p/ o gonglomerado fiat, alias sem esses paises a marca fiat ja teria desaparecido do planeta terra!

  • Só uma perguntinha: Ficar na Squifiosa di Maranello PRÁ QUE????????????????????????
    Nunca será mais do que é agora,um ajudante de primeiro piloto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E isto ele já demonstrou que tale-quale o anterior segundo piloto da mesma equipe que seria até tomar o pé nos traseiros(talvez ainda não tenha levado por não encontrarem um pé que seja proporcional ao seus gigantescos glúteos)

    • Ficar na Ferrari porque tem chances de pódio o que não teria nem mesmo em equipes como Force India, Toro Rosso, Sauber… além do mais a grana que o Massa fatura na Ferrari não ganharia nem mesmo em outra equipe de ponta! Quer justificativa melhor para um piloto que é apenas mediano!?

  • FG, o que você faria se fosse o FM? Ficaria na Ferrari por mais um ano sendo a sombra do Alonso, ou iria para uma outra equipe, leia-se Lotus ou McLaren (sim, até porque não creio que Perez dure muito), para respirar outros ares e tentar de fato ser alguma coisa? Apesar de que, nessa onde de contratos com condições explícitas, fica complicado fazer qualquer coisa. Enfim, o que você faria?

    • Como “pra que”? Pra ganhar dinheiro, oras! Eh a profissao dele. So na cabeca de torcedorzinho brasil-il-il os pilotos locais sao herois a busca incessavel da vitoria, como missao de vida…

  • To be, or not to be: that is the question:….. sair , buscar novos “ares” e desafios, como muitos ja escreveram seria a melhor opção ao Felipe , contudo ir , considerando todas as variáveis , para qual melhor “assento ” na F1 ? Hummm …não há muitas vagas ou opções….complicada esta dita categoria mor do automobilismo……
    Já quanto a “dupla ” motor Ferarri x Marussia..não há garantias que poderá se transformar numa Toro Rosso , mas nada que US$ dos russos não possam comprar….