MOGYORÓD (2)

mogyorod2SÃO PAULO (neva esta noite?) – O rádio que a FOM colocou no ar foi editado. Ouvimos apenas a parte simpática, Hamilton dizendo “eu sou pole? U-hu!”, o que, acho, estava pré-gravado e nem era dessa corrida. Ou, então, eles têm um cara que imita vozes, não é tão difícil.

Porque recebi a comunicação original, verdadeira, e Lewis, assim que fez a pole, começou a gritar “chupa FIA, chupa Pirelli, chupa Bernie!”, ao que Ross Brawn, com sua conhecida fleuma, respondeu: “Bom trabalho, Lewis, ótima volta, poupe esses pneus na volta aos boxes, poderemos ter de usá-los na corrida, e use ‘chupa mundo’, de forma genérica, para evitarmos problemas legais”.

30 poles na carreira, deixando para trás Fangio, quarta no ano, terceira seguida. Chegou a hora de ganhar uma corridinha, não? E pode ser amanhã. Largar na pole na Hungria é muito importante. Vocês vão ouvir isso amanhã na transmissão da TV. Fechada, diga-se. Na Globo teremos papa. A prova será transmitida ao vivo pelo SporTV, apenas.

Para ilustrar o peso de uma pole em Hungaroring, números que levantei depois de exaustiva pesquisa:

GP da Hungria, 27 edições desde 1986
– Vencedores a partir da pole: 12 (44,4%)
– Vencedores a partir do 2° lugar no grid: 5 (18,5%)
– Vencedores a partir da primeira fila: 17 (62,9%, somei para vocês, vagabundos)
– Vencedores a partir da segunda fila: 8 (6 que largaram em 3°, 2 que largaram em 4°; 29,6% no total)
– Vencedores a partir da primeira ou da segunda fila: 25 (92,6%)
– Vencedores que largaram acima de 4° no grid: 2 (os milagres foram de Mansell em 1989, 12° no grid, e Button em 2006, 14°)

Ou seja, como diria Luciano Burti: só tem chances reais de vencer quem está na primeira ou na segunda fila. Além disso, apenas na presença do papa Francisco, que está no Rio de Janeiro e não poderá ajudar ninguém. Assim, obviamente, como diria Luciano Burti, Hamilton, Vettel, Grosjean e Rosberg, os quatro primeiros no grid, são os únicos que podem ganhar amanhã na Hungria. Os demais nem precisariam correr.

Com um sol de esquentar goulash no asfalto, 33 graus e quase 50 na pista, todos os pilotos foram para o Q1 com pneus macios, porque os médios são muito mais lentos no circuito magiar. Mais de um segundo por volta. E a Mercedes colocou o pescocinho para fora do engradado com Rosberguinho e Luís fazendo 1-2. Os tempos: 1min20s350 para o alemão, 0s013 na frente do inglês. A surpresa foi Maldanado em sexto. Isso entre a turma que passou. A degola tirou os assíduos da Marussia e Caterham, mais Guti-Guti e, pasmem, senhoras, senhores, senhoritas e gentios, Resta Um. Explica-se. Os carros da Force India, tradicionalmente, desde os tempos de Shiva, não andam bem em circuitos lentos, travados, sinuosos, traiçoeiros e desmiolados. Só em pistas rápidas e assustadoras.

No Q2, Vettel foi o primeiro a entrar na casa de 1min19s, mas os mercêdicos deram o troco em seguida e fizeram 1-2 de novo: 1min19s778 para Nico, com Hamilton 0s084 atrás. Do primeiro ao 13°, menos de 1s de diferença. Pista curta é assim mesmo. Os tempos ficam muito próximos e qualquer pentelhésimo é importante. Dançaram Fútil, o Incrível Hulk, Bonitton, Verme, Maldanado e Sapattos. Tudo normalíssimo. Foram ao Q3 as duplas da Mercedes, Lotus, Ferrari e Red Bull, e os avulsos Pérez, da McLaren, e Ricardão, da Toro Rosso, cada vez mais perto de assumir a vaga de Webber no ano que vem — eu acho maluquice a Red Bull contratar o Raikkonen, não faria isso se fosse o dono, mas como admirador das coisas do automobilismo, gostaria de ver, sim; só que isso enfraqueceria demais a Lotus, o que não é legal para a F-1, então ele que fique onde está.

No Q3, as primeiras voltas da Mercedes foram ruins, acima de 1min20s, e quando Tião Alemão fez 1min19s506, um “oh” se ouviu aqui e ali. Alguém seria capaz de bater esse temporal? Webber, seu companheiro, que não. O pobre Canguru Desolado estava sem o KERS, ao que parece, além de platinados usados, bobinas velhas, giclê errado e toca-fitas TKR de gaveta, em vez do moderníssimo MP3 de Vettel. E nem saiu para fazer tempo, quando percebeu que sua Memorex enroscou no equipamento de som, e não havia caneta Bic disponível para rebobinar o dispositivo de mídia. “Sem música, nem fodendo”, explicou.

As segundas voltas rápidas dos candidatos à pole foram bem melhores. Raikkonen, falando pelos cotovelos, entrou em 1min19s851, mas Rosberg e Grojã bateram seu tempo na sequência. Então veio Lewis com 1min19s388 para acabar com a brincadeira. Vettel ainda melhorou, mas ficou a 0s038 do rapaz do carro prateado. Pela ordem, os dez primeiros: Luís, Tião, Grojã, Rosberguinho, El Fodón, Tagarela, Massacrado, Ricardão, Chapolim e Canguru.

Uma grande pole, sem dúvida. E abaixo dos dois meninos da primeira fila, sejamos honestos, os demais foram coadjuvantes. A Ferrari não se acerta em classificação e começa toda corrida em desvantagem. Alonso deve sair de Buda e de Peste ainda mais atrás de Vettel na classificação. A Lotus andou bem o fim de semana todo e é candidata a um pódio, mas tem de dar tudo certo na corrida, que é longa e desgastante. Rosberguinho foi ofuscado pelo parceiro. E o resto foi o resto.

Hamilton tem um belo retrospecto em Hungaroring, com três vitórias em seis participações. Foi sua quarta pole no circuito. Fará duas ou três paradas? Essa é a grande questão.

Mas eu acho que leva.

Subscribe
Notify of
guest
50 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Márcio Haddad
Márcio Haddad
8 anos atrás

Me caguei de rir nisso: ” e não havia caneta Bic disponível para rebobinar o dispositivo de mídia”.

Lon R. Cobb
8 anos atrás

Uma grande pole, sem dúvida. E abaixo dos dois meninos da primeira fila, sejamos honestos, os demais foram coadjuvantes. A Ferrari não se acerta em classificação e começa toda corrida em desvantagem. Alonso deve sair de Buda e de Peste ainda mais atrás de Vettel na classificação. A Lotus andou bem o fim de semana todo e é candidata a um pódio, mas tem de dar tudo certo na corrida, que é longa e desgastante. Rosberguinho foi ofuscado pelo parceiro. E o resto foi o resto.

Eduardo costa
Eduardo costa
8 anos atrás

Flavio, na saida dos boxes ha um caminhao da michelin. Sinal de mudança?
( para notar o caminhão, veja a saida dos boxes na ultima parada do Kimi)

Marcio de campos Maia
Marcio de campos Maia
Reply to  Eduardo costa
8 anos atrás

Acho que o caminhão da Michelin é por ser fornecedora da Porsche supercup, que antecede as corridas de Formula 1.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Se o Grosjean fizer com o Vettel o que o Massa vai tentar contra o Kimi dá Kimi e Alonso, não necessariamente nessa ordem.
Abs.

junior
junior
8 anos atrás

Corrida de automovel que eu saiba é pra saber quem é o mais rapido e não quem conserva melhor os pneus, torço pro negão ganhar , mas com estes pneus ta difícil , nunca pensei que veria um chefe de equipe pedir para o piloto andar devagar, ja vi que o bom é assistir só o treino, corrida ta chata.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  junior
8 anos atrás

caro Junior…analise Coerente e Perfeita…infelismente a atual F 1 esta esta Merda…valeu.

junior
junior
8 anos atrás

Tem mais gente querendo ver o papa que F1, sera???? Papa dando mais audiencia que F1?? Mai uma manipulação da eterna rivalidade Globo X Record, quem perde é o povo.

Janir
Janir
Reply to  junior
8 anos atrás

Com certeza no Brasil o Papa da mais audiência que F1.

Nelson
Nelson
Reply to  junior
8 anos atrás

Desculpe mas não concordo. A missa do papa hoje no Rio é sim mais importante para o povo do que a F1, e vale lembrar que a maioria do povo que quer assistir não tem televisão à cabo. Acho que até que enfim a GROBO conseguiu tomar uma decisão certa e agradou a todos.

enerson dias de camargo
8 anos atrás

olha na minha opinião o vettel vai ser jantado pelo Alonso na largada pois a situação do alemão na largada: ele larga na segunda posição e do seu lado esta grojean que vai ataca-lo e atrás de vettel tem rosberg idem e atrás do grojean Alonso resumindo pode passar por fora os dois, ou numa hipótese que na largada o vettel vira uma garrafa de boliche ai amigos strike nele rsrsr. opinião da vitória : Alonso , kimi e Hamilton. não boto fé em vettel sozinho pois webber sempre ali protegendo nas largadas não tem mais .

eduardo
eduardo
8 anos atrás

Grojean só para variar com Vettel em segundo e o resto disputando o terceiro lugar sem favoritos

gera
gera
8 anos atrás

há,há,há….a parte da matéria a respeito do Canguru Desolado tá muito engraçada.
É total anos 70!

bruno
bruno
8 anos atrás

o Flavio….mudasndo totalmente de assunto deste post……da uma olhada nesta entrevista do Senna e do Zico no Japão em português……como é diferente o nível de inteligência e capacidade de conversação destes dois comparada aos chamados ídolos do esporte de hoje..

http://www.youtube.com/watch?v=alhPXSdiQEg a parte 1

e

http://www.youtube.com/watch?v=l7qQuewbmHE a parte 2

Vale a pena

Abraço

Matteoni
Matteoni
8 anos atrás

Mais uma vez o V3443l só perde se o carro quebrar.

Antes da 1a curva já estará na liderança e aí um abraço.

Aliás ele, o V3443l, só tem 25 pontos a menos no campeonato porque o carro quebrou em Silverstone.

E ela vai voltar, a Michelin.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Amanhã vai dar , Vettel, Raikkonem,(grojã tera que dar caminho) e Alonso.
A mercedes lamento com esse calor na Hungria será sexto ou setimo
no maximo.Massa se tudo correr bem ficará em quinto. Ah Kimi deveria ficar na
Lotus, pois 2 galos no mesmo terreiro não da certo, lembram de Alonso e Hamilton.

Billy
Billy
8 anos atrás

Muito pelo contrário, se prevalecerem as simulações de corridas sexta-feira, Hamilton vai disputar posições com Mark Webber, que larga só em 10º. A única chance dos demais (nesse caso, Lotus e Alonso) é Vettel ficar preso atrás do Hamilton no início da prova.

Alberto
Alberto
8 anos atrás

Extrair o máximo do carro e do pneu em uma única volta. Para fazer isso é necessário talento, não há treino e técnica que supere o talento neste quesito, isso é pra quem pode não pra quem quer, e Hamilton pode. Nessa habilidade Senna foi o grande mestre, incontestável, mas Hamilton tem mostrado que isso ele também sabe fazer muito bem!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Alberto
8 anos atrás

caro Alberto vc tem Toda razao…o Negao Lewis e Phoda !!! Afirmo com Certeza ele e o Melhor do Grid…e sempre se Inspirou no… ET SENNA …com Muito Orgulho…valeu.

Billy
Billy
Reply to  Alberto
8 anos atrás

Sim, mas corrida são 305 km. Prost nem de longe era o mais rápido, e foi tetra campeão.

Nelson
Nelson
Reply to  Billy
8 anos atrás

É verdade. Prost era muito mais constante nas provas e com muito menos erros e ainda com mais melhores voltas.

Paulo Pinto
Reply to  Billy
8 anos atrás

E foi tetra com Senna na pista.

Edu Bassan
Edu Bassan
8 anos atrás

Vou fazer uma aposta diferente da turma: o calor irá prejudicar muito a durabilidade/performance dos pneus das duas Mercedes que despencaram de posições durante a prova e a Red Bull sofrerá uma quebra de motor, deixando o alemão na mão. As Lótus farão uma dobradinha com Grosjean tendo que abrir para o Kimi de forma emblemática no final, no melhor estilo: “Hoje não!.. Hoje não!… Hoje sim! Hoje sim?” e Alonso, como sempre, beliscará pontinhos importantes para o campeonato ao obter o terceiro lugar no pódio.

Christian Gomes
Christian Gomes
8 anos atrás

Amanhã Vettel vencerá.

Interessante o comentário de Burti durante o treino oficial. Ele disse que Vettel tem seus méritos, é muito competente, mas o maior mérito pertence a Adrian Newey. Também concordo.

Tá na hora de Vettel deixar a zona super confortável em que se encontra e partir para uma equipe que esteja em igualdade de condições em relação às outras. É bem fácil conquistar tudo com o melhor carro da atualidade, disparado.

Vettel será tetracampeão este ano e vai continuar quebrando recordes enquanto tiver à sua frente Adrian Newey.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Christian Gomes
8 anos atrás

Quem seria estúpido bastante para fazer isso?

Christian
Christian
Reply to  Christian Gomes
8 anos atrás

Engraçado, é o carro, então porque o Canguru sequer consegue andar perto do Vettel.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Christian
8 anos atrás

Porque é outro carro.

Billy
Billy
Reply to  Christian Gomes
8 anos atrás

Em vez de Vettel sair da zona de conforto, acho melhor a gente sair do senso comum. A história da Fórmula tem exemplos de fina sintonia entre engenheiro e piloto: Chapman e Clark, Murray e Piquet, Byrne e Schumacher, Newey e Vettel.

A melhor visão dessa história está aqui: http://tazio.uol.com.br/blog/blog-do-tazio/a-real-importancia-de-adrian-newey/

alam
alam
8 anos atrás

EU ACHO QUE ELE NAO LEVA!!!!

Ou melhor ache que ele levara pau do Vettel, o Vettel ja se cansou de ultrapassar o amilto, o Vettel deita e rola encima do amilton ja faz tempo! o amilton so ganhou do Vettel quande este tinha algum probrema como peneu ou motor,etc…., mas em condicoes de igualdade so da VEttel!!!! FG, O amilton e daqueles pilotos que so ganha com melhor carrro!!!!!

Yuri Cavalcante
Yuri Cavalcante
Reply to  alam
8 anos atrás

Por favor amigo, ano passado Vettel teve a sorte de ser campeão, por que o Hamilton quebrou na liderança umas 3~4x.

Davi Carvalho
Davi Carvalho
Reply to  Yuri Cavalcante
8 anos atrás

Sorte o Vettel não teve. Foi pura competência engatar aquela sequencia de vitórias. Mais do que merecido.

Mas é inegável que o campeonato seria do Lewis, se a McLaren e o Maldonado/Grosjean não o tivessem deixado na mão.

alam
alam
Reply to  Yuri Cavalcante
8 anos atrás

Se liga yuri,
o melhor carro e aquele que nao quebra!!!!
o Vettel deita e rola encima do amilton, o amilton sem um carro competitivo e’ um tigre sem dentes!!!!!
Faca o favor voce de largar mao de ser estupido!!!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  alam
8 anos atrás

Não viaja, senão a caterham seria a melhor equipe do grid. Melhor carro é o mais rápido.

alam
alam
Reply to  Yuri Cavalcante
8 anos atrás

Nao invente desculpas pro amilton, em 2012 ele perdeu tambem pro Alosnso e pro Raykonem, e so ganhou do Button por dois pentelhesimos pontinhos, o amilton so conseguiu ficar campeao encima dum pato manco chamado felipe massa, mas quando ele disputou com piloto de verdade como Button e vettel, ele arriou, ele se borrou todo!!!!, perdeu pro Alonso tamem e ta perdendo pro rosberguinho, amilton e bananaireA QUE JA DEU CAIXO!

Billy
Billy
Reply to  Yuri Cavalcante
8 anos atrás

Colocando os pingos nos is: Hamilton quebrou apenas 2 vezes na liderança, em Cingapura e Abu Dhabi. Já Vettel quebrou em Valencia.

Antonio
Reply to  Yuri Cavalcante
8 anos atrás

Falou tudo. Para além de ser uma pista que o Lewis tem tesão, ele pilota muito nela, ultrapassagens quase impossíveis, se Lewis não vacilar é dele.

Luis
Luis
8 anos atrás

Eu acho que o Raikkonen irá brilhar, pena que parei de ver F-1 depois de hoje. É muito descaso da Globo, e eu sou ateu.

Zetros
Zetros
8 anos atrás

Flávio, a prova será transmitida a noite, na Globo, depois da série Revenge.

Miguel Fam
Reply to  Zetros
8 anos atrás

falaram a mesma coisa das outras, e só passaram 15min da prova. sem contar que quem vai acordar cedo pro trampo na segunda dança nessa história.

Zetros
Zetros
Reply to  Miguel Fam
8 anos atrás

Teve uma prova que foi transmitida na íntegra. A outra sim, foi transmitida apenas um compacto.

Costa
Costa
Reply to  Zetros
8 anos atrás

No futuro próximo, só veremos F1 na tv paga. Graças à nossa CBA.

Deleinovich
Deleinovich
Reply to  Costa
8 anos atrás

a corrida está sendo transmitida pelo http://webfirstrow.eu/watch/112960/1/watch-sky-sports-f1.html de modo “free”

guilherme
guilherme
8 anos atrás

Para a TV britânica, ao ser questionado sobre a possibilidade de emplacar uma vitória, Brawn foi pragmático: “Tudo se resume aos pneus. Se o Hamilton fizer três paradas e o Vettel duas, não tem jeito.”

Dada a fome de borracha da equipe germânica, isso não parece nada improvável.

Marcelo dos Santos
8 anos atrás

O Weber só usa TDK 90 (pra durar a corrida toda).

LUZ PRATA
LUZ PRATA
8 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

Parabens N1 DO GRID !!!! Negao …Lewis !!!

como e bom ver vc andando de MERCEDES !!! na PONTA !!! valeu cada centavo o investimento que a MB fez ao te comtratar…ainda Bem que saiu pela porta dos Fundos …aquele Farsante… Pior Campeao de todos os Tempos….Dickxumacher…e agora SIM as …Flechas de Prata… tem um Verdadeiro n1 Campeao no Comando…outra…se a porcaria dos pirelli remold… suportarem a Balada Fortissima do comjunto … LEWIS / POWERED by MB…nao vai ter para ninguem…LEWIS vai dar PAU GERAL…hahahahahahaharsss valeu.

Paulo Pinto
Reply to  LUZ PRATA
8 anos atrás

É, prateado, vamos ver se o “campeão da última curva” consegue ganhar uma corridinha.
Eu já o apelidei de “piloto pole dance”: faz a pole e depois “dança”.

Hahahahahahaha! (sete, pra ficar bonito).

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

fala meu querido…vai ser manero o Combate entre os 2 Melhores e + Rapidos do Grid…ambos sao Legitimos Campeoes Casca Grossa !!! pena os pneuzinhos remold serem os Protagonistas durante o gp…outra…para 1 Fly Lap apenas… Lewis e sua Maravilhosa e Veloz W 04… ja colocaram a Fera Vettel e sua Espetacular Red Bull by Adriam Newey no Bolso…hahahaharsss valeu.

Nelson
Nelson
8 anos atrás

TKR de gaveta, Bic para rebobinar. Hilário. Já passei muita raiva tentando com as Bic. O pessoal hoje nem tem ideia de como era barra escutar musica nos carros. E quando passava em buracos? Ótimo texto. Quanto aos treinos, Tião é muito bom mesmo!!!

Costa
Costa
Reply to  Nelson
8 anos atrás

Se duvidar, Vettel chega em primeiro, segundo e terceiro…

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  Nelson
8 anos atrás

E eu só usava TDK. Mas se a grana tava curta, ia de basf “dentes de Elefante”.