VANESSA DAYA

SÃO PAULO – Morreu na madrugada de hoje a piloto Vanessa Daya, depois de um grave acidente numa corrida de moto em Brasília. Ela era experiente e competitiva. Os detalhes sobre o acidente ainda são pouco claros. Teria caído numa vala. Teria sido atingida pela própria moto. Vanessa tinha 31 anos.

Corridas são sempre perigosas. De moto, mais ainda. Cabe aos dirigentes minimizar riscos.

No caso de provas de moto no Brasil, o risco é mulitiplicado por 100. Os autódromos não são preparados para as magrelas. No caso de Brasília, multiplique esse risco por 1.000. O autódromo é decrépito, não tem segurança, o asfalto é velho, é uma merda sem tamanho.

Não foi sempre, claro. Um dia a pista foi nova e teve manutenção. Isso não acontece há séculos. É uma vergonha ter corrida de qualquer coisa lá. Lembram o que aconteceu com a Stock recentemente?

Enquanto os dirigentes do automobilismo e do motociclismo não se preocuparem com as pistas, pessoas como Vanessa continuarão morrendo. Enquanto os dirigentes do automobilismo e do motociclismo não se preocuparem com o preparo dos pilotos, pessoas como Vanessa continuarão morrendo. Enquanto os dirigentes do automobilismo e do motociclismo não se preocuparem com a qualificação das escolas de pilotagem, pessoas como Vanessa continuarão morrendo. Enquanto os dirigentes do automobilismo e do motociclismo se preocuparem apenas em vender carteirinhas, permitindo que qualquer um corra de qualquer coisa em qualquer lugar, pessoas como Vanessa continuarão morrendo.

O esporte a motor é perigoso. Mas no Brasil é uma palhaçada.

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gilberto v. de sousa
gilberto v. de sousa
10 anos atrás

INFELIZMENTE ESTÁ ACONTECENDO VÁRIAS MORTES NAS PISTAS,DE CORRIDA DE MOTOCICLISMO PORQUE,AUTORIZAM A FAZER A CORRIDA MÁS,NÃO COLOCAM EQUIPES MÉDICAS ESPECIALIZDAS NO AUTODROMO,COMO NO CASO DE FORMULA 1 ,PARA ATENDER COM URGENCIA,E TRANSPORTE AÉREO PARA REMOÇÃO PARA UM HOSPITAL,EM CASO DE MUITA GRAVIDADE.NA ULTIMA CORRIDA EM INTERLAGOS FALECEU UM PILOTO DE PORTO ALEGRE,QUE SOFREU UM ACIDENTE E TEVE FRATURAS NO CRANIO,E FOI REMOVIDO PARA O HOSPITAL DA PEDREIRA,PROXIMO AO AUTODROMO,SEM CONDIÇÕES NENHUMA DE ATENDIMENTO.

pc
pc
10 anos atrás

Morrem 50 mil por arma de fogo e 35 mil no transito todo ano. Piloto chega numa pista em estado deplorável, tem que se mandar pra casa e assistir pela televisão. A stock, que me parece ser a mais organizada, corre nessas ratoeiras sem a menor segurança, pistas de rua armadas pro fim de semana.Quando dá ocorrencia, vem as promessas daqui e dalí e tudo continua na mesma. Automobilismo no Brasi veio e foi . Se fecharem todos os autodromos, ninguem, a não ser os interessados diretamente, vai sair em passeata protestando. Temos coisas mais importantes a serem resolvidas.É circo, e no nosso caso, da pior qualidade. Certa vez fui em Jacarepaguá ver F1. Subi numa arquibancada de madeira à 60 graus de inclinação e fiquei contemplando o final de minha existencia, estatelado caso caisse pela fresta enorme entre os degraus. Nunca mais apareci nestas bibocas, ratoeiras da porra. O povo ali é só um detalhe. Como na favela há pouco tempo, quando morreram treze e o comando do RJ ficou impavido. Ontem, vandalizaram os bancos no Leblon e tão fazendo reunião o dia inteiro.

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Os sentimentos à familia da moça.
Chamar essas confederações de merda de entidades é ridículo, não passam de associações de vagabundos e incompetentes, que mataram o esporte a motor no Brasil e agora estão matando os poucos pilotos que fazem vista grossa aos riscos a que estão se expondo.

André
André
10 anos atrás

E por que os pilotos se sujeitam a correr em tais condições? Entendo a questão do gosto pela velocidade, mas porra, é a sua vida que está em risco…

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Vítima de acidente fatal, Vanessa Daya era apaixonada por motovelocidade e não demonstrava medo da pista: ‘Andar nas ruas é mais perigoso’

http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2013/07/pilota-que-morreu-no-df-nao-pensava-em-riscos-nas-ruas-perigo-e-maior.html#esporte-esportes-a-motor

pc
pc
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

35 mil por ano atestam sua informação.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Foi pouco divulgado, mas aconteceu denovo…

12 de julho de 2013, Ilha de Man.

Três mortes são confirmadas em apenas dois dias na mesma pista. Os pilotos Mark Madsen-Mygdal, Paul Thomas e David Jukes se acidentaram durante uma corrida na Ilha de Man e não resistiram aos ferimentos.
http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/circuito-fatal–tr%C3%AAs-mortes-s%C3%A3o-confirmadas-em-apenas-dois-dias-na-mesma-pista-181633434.html

Com isso, sobre para 243 mortes na famosa pista de Man, para ser ter idéia do perigo, em 2005 nove pilotos morreram.

Lista de acidentes fatais no TT Isle of Man:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Snaefell_Mountain_Course_fatal_accidents

Nilson Carvalho
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

O TT da Ilha de Man não conta. É perigoso e sempre foi. Quem monta em uma moto para percorrer o trajeto sabe que pode morrer e prevê esse risco. Se não me engano, morreram pilotos em quase todas as edições do TT.

Outra coisa é ir para um autódromo, com todo aquele blablabla de segurança da Federação, em um ambiente teoricamente controlado e morrer por falta de manutenção e estrutura da pista.

TT de Man e autódromo de Brasília são duas situações difícil de serem comparadas.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Triste demais a morte dessa moça, tomei um susto quando entrei no grandepremio, soube que o caso era grave, mas ela se mantinha em condição “estável”. No link abaixo, mais detalhes do acidente, e “quadro clínico” da Vanessa no hospital.

Morre pilota Vanessa Daya, que sofreu acidente no Autódromo de Brasília
http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2013/07/morre-pilota-vanessa-daya-que-sofreu-acidente-grave-no-brasiliense-de-moto.html

Vanessa Daya sofreu o acidente na 7ª volta da prova, ao perder o controle de sua moto ao passar por um trecho com terra após uma tentativa de ultrapassagem, na chamada Curva da Piscina. Ela caiu em uma espécie de valão no Autódromo Internacional de Brasília. De acordo com testemunhas do acidente, a moto capotou várias vezes, caiu em cima de Vanessa, quebrou o capacete da pilota e provocou um profundo corte no rosto e um grave trauma encefálico. Daya foi socorrida imediatamente, atendida em um posto médico e transferida para o hospital.

Após dar entrada no Hospital de Base, Vanessa Daya passou por uma cirurgia para a implantação de dois cateteres para estabilizar a pressão intracraniana, e outro para a drenagem no tórax. No entanto, a pilota não reagiu positivamente aos procedimentos e foi submetida a mais uma intervenção cirúrgica na região craniana no fim da tarde da segunda-feira. Com o estado gravíssimo em decorrência do edema cerebral e da fratura na face, Vanessa permaneceu sendo monitorada pela equipe clínica do hospital, e também foi acompanhada de perto pelo chefe da equipe médica do campeonato, Christiano Flores.

Na terça-feira, os médicos chegaram a suspeitar de morte cerebral de Vanessa. A paciente foi submetida a exames para confirmar o quadro. A pilota passou por um ecodoppler – exame que avalia as funções neurológicas do paciente – e voltou a apresentar resposta aos estímulos, descartando a morte cerebral.

Descanse em paz Vanessa, valeu!

Dú
10 anos atrás

Copiando:
O desenvolvimento das motocicletas de rua nos últimos 10 anos foi assustador. Levaram para a pista freios abs, controle de tração, e pneus então nem se fala. Equipamentos de segurança para pilotos acompanhou, e os circuitos aqui na mesma.
Área de escape é fundamental, tanto dimensões como piso nivelado, grama ou asfalto, o Piloto quando cai tem de deslizar, e isso se observa em todos circuitos brasileiros, tanto com motos, como carros, o “cross” que é feito quando saem da pista. Como exemplo as pistas de Santa Cruz e Tarumã. Ralos, valetas, painéis de publicidade em ferro, se vê de tudo. Os administradores dos autódromos e organizadores nem ao menos amarram e envelopam os pneus, oferecendo mais segurança na absorção do choque, e até tempo precioso na transmissão de tv. Quantas provas são interrompidas com pneus espalhados? Sim, fatalidades acontecem, como do acidente em Interlagos recente, mas uma vistoria e ações simples podem evitar o pior. No caso da Vanessa não vi imagens do local, mas pelo que se lê, e conhecendo Brasília dá para imaginar. Um trator para nivelar áreas de escape e a colocação das http://www.tecprobarriers.com/ ajudaria em muito a segurança. Por sinal, em Interlagos, na 2ª perna do S carece a tempo das barreiras, tanto nas motos como carros.

Venax
Venax
10 anos atrás

O Autódromo de Brasília está muito ruim realmente, mas na verdade toda a cidade se encontra abandonada. O atual governo só se preocupa com o Estádio Mané Garrincha, gastaram 1,5 bilhões e ainda não está pronto ainda vão gastar mais 400 milhões para a parte externa. Curiosamente o Autódromo faz parte do chamado complexo poliesportivo que inclui ainda o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e a Piscina Coberta além do Mané Garrincha. Tudo completamente abandonado e sem previsão de reforma.

Claudio Marauder
Claudio Marauder
10 anos atrás

É sempre assim!! Tem que morrer alguém para que sejam tomadas medidas efetivas… E olhe lá!!! Lembram do acidente fatal na stock aqui em Brasília há alguns anos?? Triste…….

Armando Bomfim
Armando Bomfim
Reply to  Claudio Marauder
10 anos atrás

Concordo… Quem realmente atua de maneira responsável na gestão de qualquer atividade de risco, não espera o pior acontecer para limitar a realização desta própria atividade quando todos os quesitos de segurança não estão presentes. São um bando de irresponsáveis… E mais que irresponsáveis, providos de grande falha de caráter, pela incapacidade de assumir posições corajosas contra interesses financeiros e expectativas de outrem.

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  Claudio Marauder
10 anos atrás

Não lembro deste acidente. Lembro de um garoto atingido por uma pedra, e também de um outro (que motivou a proibição de menores de cinco anos nos autódromos) que em um torneio de arrancada foi atingido por uma peça de um motor que explodiu e veio a falecer. Na Stock eu não lembro, me ajuda aí.

Michel
Michel
10 anos atrás

Quando a boate Kiss em Santa Maria/RS incendiou, várias inspeções foram feitas em boa parte de estabelecimentos de entretenimento(boates, casas de show, teatros, cinemas…) Brasil a fora! Então porque não inspecionar os autódromos espalhados pelo Brasil, interditando até que sejam feitas melhorias necessárias a fim de garantir a segurança dos pilotos, classificando ainda, o tipo de modalidade permitida naquele determinado autódromo!
É uma vergonha!

alexandre
alexandre
Reply to  Michel
10 anos atrás

…..quanto ao caso da boate kiss……as vistorias ja abriram as pernas de novo…….posso garantir que há locais (clube) que funcionam sem alvara de habite-se da prefeitura…..sempre estao levando a papelada na prefeitura, mas……..

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Os autódromos brasileiros estão, em sua maioria esmagadora – digo que, fora Interlagos, a grande maioria tem condições de segurança equivalente ao que se tinha 20 ou 30 anos atrás na F1 – em estado de conservação de ruim a péssimo. E estamos falando de moto, onde os requisitos de segurança são bem maiores!
O autódromo de Brasília foi, recentemente, foco de um problema sério de segurança com bueiros – num autódromo? Escapando? – que causou acidente grave na pista. Não precisa ser especialista em segurança de autódromos para ver que o autódromo – a pista, as zebras, as instalações – está bem acabado, precisando de muitas reformas para ficar minimamente decente.
A pergunta que fica é: quem foi o louco que autorizou uma corrida de moto neste local?

roxxonvaldez
roxxonvaldez
10 anos atrás

FLÀVIO agora pegou pesado. mas a situação exige isso. que vergonha nossa classe dirigente em todas instâncias e nós que cobramos pouco deles.

Sergio
Sergio
Reply to  roxxonvaldez
10 anos atrás

Sou ácido crítico do Flávio Gomes, mas discordo que o mesmo “pegou pesado”….. Aliás, muito pelo contrário……. Tanto CBA quanto CBM são entidades pouco compromissadas com o bem estar de seus pilotos, ne verdade são entidades que estão mais preocupadas com o bem estar de seus membros……. Jacarepaguá deve ter rendido uma boa grana para os bolsos da CBA……….

Leonardo Costa
Leonardo Costa
10 anos atrás

Desde que entrei a primeira vez percebi que o autódromo só tinha condições de receber os alunos do Colégio Militar, onde estudei durante seis anos, para os ensaios do desfile de 7 de setembro.

Alemão
Alemão
10 anos atrás

Este país é uma “avacalhação” em todos os setores…uma vergonha!! Os autódromos são uma vergonha! Como é que eles deixam uma “vala” na área de escape?? Logo mais não teremos mais pilotos em categorias top, tamanha a falta de incentivo!!

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
10 anos atrás

Chegou-se a entregar a operação e manutenção do autódromo de Brasília para o Nelson Piquet, mas depois de um tempo voltou para a “desadministração” do GDF (aqui tanto faz se é PT, PSD, Democratas e etc…).

Da última vez que fui ao autódromo foi para me informar sobre treinos de ciclismo no mesmo, isto foi antes da Copa das Confederações e disseram que todas as escolas de esportes (natação, ciclismo, volei e etc) iam ser suspensas até o ano que vem…

Sobre o mesmo, dava até dó das condições do mesmo, os box nunca foram lá estas coisas estavam em petição de miséria, o resto então… Sei que o mesmo é usado diariamente pelos ciclistas, as forças públicas (Bombeiros, Polícia, Presidência da República e outros) e eventualmente tem corridas lá…

josemar
josemar
10 anos atrás

Frequento o autódromo pelo menos 3 vezes ao ano, nos eventos de track-day que participo, posso afirmar que o asfalto está em péssimas condições, a pista está cheia de rachaduras e fissuras, além de pedras e muita sujeira. Definitivamente esporte a motor no brasil é o último a ter algum interesse do governo, pois é tido como elitista. Quero também salientar que muito dinheiro foi desviado desse autódromo nos últimos anos, tudo “padrão Brasil”. Vamos comemorar.

charles
charles
10 anos atrás

Deve-se atestar a competência das escolas de pilotagens. Pois, assim como no automobilismo existem os metidos a Alonso, no motociclismo existem em número ainda maior os metidos a Valentino Rossi.

Nelson
Nelson
10 anos atrás

Concordo plenamente, vergonha total.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Uma pena essa fatalidade.
Não a conhecia pessoalmente, mas só de olhar as fotos, dá para ver que se trata de ótima pessoa.
Sempre gostei de ver mulheres em esportes a motor, quando isso acontece com uma delas é muito triste!
Meus profundos sentimentos a família!

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Dirigentes esportivos, principalmente os brasileiros, tem servido apenas para contar as moedas que entram no cofrinho … veja só o “esportista” que é o nosso Ministro dos Esportes, acredito que nunca deve ter andado de bicicleta na infância!

A. Vandalay
A. Vandalay
10 anos atrás

“(…)Segundo a federação, a comissão vai analisar o estado de conservação da moto, os equipamentos de segurança pessoal da pilota e as condições da pista.”

Alguém tem fé nessa comissão?

Nilson Carvalho
10 anos atrás

Infelizmente, tragédia anunciada. Faz anos que digo que o autódromo de Brasília precisa de uma reforma completa para receber corridas, mas fazem vista grossa.

Aqui é perigoso para carros de turismo, inviável para os formula e absurdo para motos.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Alexandre… isso acontece em todos os indoors & outdoors de kart alugados no Brasil inteiro… segue o jogo… só não morre mais porque Deus existe e olha por todos nós.

Imperador

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Corridas são perigosas… até mesmo de kart alugado.

Precisamos de Autodromos “Padrão FIFA”… acho que todos os nossos problemas estariam resolvidos se o Governo investisse R$30.000.000.000,00 de reais em menos de 2 anos em nosso automobilismo… 30BI na educação… 30BI na saúde… 30BI no transporte… 30BI em segurança e por aí vai.

Que Deus conforte a Familia da Vanessa Daya.

Imperador

allan
allan
10 anos atrás

Lembrando que no espaço de 45 dias foram 6 os pilotos mortos em competições – e em motocicleta foram 2, ambos no Brasil!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

A providência mais rasteira que esse povo toma é fechar os autódromos….É como dizia o saudoso Joelmir Betting ” No Brasil se acaba com os carrapatos, matando os bois…” Caro Flavio Gomes, é impressão minha que as coisas em geral na terra Brasilis, estão em degradação acelerada?? ( de uma pessoa desiludida com o país)

Bruno
Bruno
Reply to  RENE FERNANDES
10 anos atrás

Rene, tenho uma percepção muito parecida com a sua. A impressão que tenho é que, no Brasil, mais acelerada do que a degradação dos bens públicos ,como os circuitos, as estradas, os aeroportos que não são próximos a cidades-sede da copa, as escolas públicas, os hospitais, ocorre a degradação das instituições públicas. Acho que é um ciclo vicioso do qual só sairemos com uma mudança radical. Mudança essa que pareceu iniciar com as “manifestações”, mas que a retórica e o palavrório dos governantes já tratou de travar. Pacto? Reforma? Mudança? Estamos no Brasil. O país da manutenção do status quo. O sistema se retroalimenta.
Fiquemos tranquilos pois agora o congresso está em férias.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Bruno
10 anos atrás

É…O gigante despertou…Limpou a baba da cara, coçou o saco, soltou um pum e voltou a ficar adormecido em berço esplêndido…