EMERSON, LOTUS, F-1
SÃO PAULO (bom de ver) – Eu não tinha assistido ainda. Aí está a reportagem da Mariana Becker com a experiência de Emerson Fittipaldi numa Lotus 2010 em Paul Ricard. Foi ao ar ontem no “Esporte Espetacular”. Bacana demais ver o Rato num carro preto e dourado.
Dois equívocos que constatei : o Emerson disse que a última vez que correu em Paul Ricard foi em 1974, mas naquele ano o GP da França foi em Dijon. Ele correu lá no GP da França de 1980. O outro foi o engenheiro dizer que no tempo do Emerson só havia um botão no volante, o do rádio. Nem isso havia !
Emocionante demais. Aprendi a amar o automobilismo vendo ele correr.
Emmocionante…
Emocionante demais…
Pena que o tempo passa.
Eterno Campeão!
Sensacional!!!
O comentário sobre Lauda achei normal, é impossível não comparar, as corridas são assim, não mostra que Emerson é melhor, apenas que foi muito bom seu tempo na faixa dos 60.
Sempre bom um ver um campeão elegante e educado como Fittipaldi.
Não veio com aquela conversa de “no meu tempo era muito mais difícil, hoje o carro faz tudo sozinho, não precisa ser um grande piloto pra ser campeão hoje em dia…” que MUITOS ainda imaginam por aí…
Mas a Globo não podia deixar de dar a “pachecada padrão” ao comparar a diferença de tempo da volta entre Emerson e o piloto de testes da Lotus com a diferença entre Nikki Lauda e Mark Webber numa outra oportunidade…(em outro circuito, em outras circunstancias…)
Na hora do comentário “pacheco” DESNESCESSÁRIO, pensei que eles colocariam o “tema da vitória”.
Será que não foi nessa leva que o Seixas andou também?
Sacanagem colocar o cara para andar no fim do dia… Mas foi bom vê-lo em um F1 de novo!
Emerson sempre foi Emerson. Nunca se viu nele mais que uma vertente de personalidade. Sempre um boa praça. Sincero, educado ao extremo. Um gentleman em sua essência.
8 segundos? Não é nada. 15 segundos do Lauda? Não é nada também. Se bobear com alguns treinos o Emerson com certeza correria bem mais que os pagantes da F1.
Para mim, no final ele repetiu o Delaney…
tô sem palavras.
Mas esse cara tem um depoimento:
http://www.youtube.com/watch?v=m8UzW4okBGU
Muito legal a reportagem, emocionante mesmo.
E é impressionante como o Emerson é um dos caras que tem menor rejeiçao (quase zero) no meio do esporte/automobilismo. Todo mundo gosta dele!
Muito legal. Dá para perceber na cara e na voz dele a felicidade de guiar.
E outra: além de se divertir ali, é capaz dele ter aprendido um pouco do comportamento dos carros atuais para passar informações para o neto usar mais adiante.
A comparação das experiências em carros novos com o Lauda é absolutamente ridícula e desnecessária. Coisa da “emissora oficial” mesmo.
PS. O filho do Prost é a cara do pai: igual, igual.
Olá Flávio
Fazia tempo que não me emocionava. Que sinceridade desse homem. A vontade de andar rápido, espetacular. A alma não se compra. Esses jovens pilotos precisam experimentar isso. Conhecimento técnico e velocidade pura, com gosto, esquecendo a nojeira da fama e do dinheiro. Fazendo porque ama. Gostei muito. Abraços.
Emocionante esse vídeo. A forma como ele se expressa ao descer do carro no final é de alguém que realmente ama a sua profissão, que daria tudo para poder fazer aquilo para sempre. Infelizmente a idade não permite certas coisas.
Ótimo vídeo. Deve ter sido uma grande experiência. As comparações com o Lauda, e os 8 segundos que ele tomou nao significam nada. Se ele pagou pelo teste ou nao tambemtem pouca importância. Ficaram lindas as imagens de época comparadas com as atuais. Adorei ver o filho do Prost (alias é a car do pai, coitado) dando dicas. Imagino que pela cultura do Prost o seu filho deve ter como ídolo o Emerson e outros grandes pilotos do passado. Muito bom mesmo!
Flávio Gomes, o detalhe é que o carro/equipe não se chamava Lotus, e sim Renault.
É um detalhe singelo, mas importante, porque o Lotus de 2010 era outra equipe.
Valeu.
Mais 15 minutos e ele colocaria tempo no Massa! Volta Rato!! Saudade de ver o Brasil botando tempo na turma…
Poderiam fazer uma assim com o Piquet pilotando algum carro atual também!
Para uma pessoa que viu o pai envolvido na construção de Interlagos, sempre esteve nesse meio, cresceu – junto com o irmão – nas pistas e em cima dos motores, foi campeão de F1, da Indy, ganhou 2 vezes as 500 milhas e poder ter o prazer de acompanhar e gerenciar a carreira de um neto, uma oportunidade dessas não tem preço – e nem interessa se pagou ou não. A emoção dele no final e o que disse, “quero mais, me senti vivo de novo, é minha vida…foi muita adrenalina”, e a cara dele de quem sentiu uma saudade imensa das pistas, é o que realmente importa. Sempre fui fã dele e sempre serei. Por tudo o que o país viveu no automobilismo e ainda vive, VALEU EMMO!
Flávio Kateb, você tem a obrigação de explicitar seu comentário. Não paga o quê, como?
Eu sempre fui fã desse cara. Ele é fantástico! Vai, cara! Baixa a bota nessa bagaça. Você é mais. Beeeem mais.
Muito legal! Tô torcendo para que ele tenha outra oportunidade e que possa dar mais voltas para se familiarizar mais!
Boa, Rato!
Olá Gomes, este comentário não tem nada a ver com o tópico, mas encontrei um vídeo bem legal com várias imagens onboard feitas na durante a temporada de 1991 da F1, tem inclusive uma comparação feita entre as imagens do cockpit da McLaren de Senna durante o GP Brasil, entre a volta 5 e a 70, mostrando como nas voltas finais Senna simplesmente não troca de marcha nenhuma vez.
A narração está toda em japonês: http://www.youtube.com/watch?v=GEPHdjBMcKQ
Realmente muito legais as imagens!
Que show essa comparação. Veja que até o Laranjinha ele consegue andar igual, depois que entra nas curvas de baixa, perde muito tempo. Legal demais!
SUPER ESPORTISTAS, MAS INFELIZMENTE UM EMPRESÁRIO QUE NÃO PAGAS SEUS COMPROMISSOS.
Emocionante. A globo que se foda.
QUEM SABE NUNCA ESQUECE , QUEM NÃO SABE NUNCA APRENDE
DA-LHE EMO
Também não tinha assistido.Foi tão lindo que resumirei a coisa toda em apenas duas palavras: eu chorei.
É a prova provada de que talento e humildade não se compram na farmácia…….
Acho oportuno comentar que esse evento não é uma exclusividade do/para Emerson,com qualquer 5500,00 euros é possivel ter essa “experience” (palavra da moda) basta entrar em contato com a Lotus http://lotusf1team.com/-irace-.html?lang=en ,fazer a reserva e bancar um ilustre esportista.Ver materia no Estado de SP do dia 18 de Junho de 2013 caderno Jornal do Carro.Contato da Lotus [email protected] coisa é certa,ele não pagou pelo passeio,ou foi a Globo ou a Lotus.
E o que interessa se pagou ou não ? É o grande bi-campeão correndo com uma Lotus , aos 66 !!! Muito bom !!! O cara é foda !!!
Interessa sim! Pagar é muito importante.
se nao me engano, esse irace é feito com carros equipados com motores cosworth com potencia limitada em cerca de 500 CV. Na reportagem, mencionaram que o carro usado foi o de 2010.
ESSE É O PILOTO QUANDO GANHAVA NÃO ESNOBAVA, QUANDO PERDIA NÃO DAVA DESCULPA, QUANDO INOVAVA COM A COPERSUCAR (ENALTECENDO O NO BRASIL) QUERIA APENAS QUE O AJUDASSEM.
POIS É MUITA GENTE DIZIA QUE ERA LENTO COMO DIZEM DO BARRICHELO, DO MASSA E DE TANTOS OUTROS QUE PASSARAM PELA FORMULA 1, MAS ESQUECEM QUE PILOTAR É UM DOM QUE É PARA POUCOS.
EMERSON VOCÊ SEMPRE SERÁ O MELHOR POIS VOCÊ SEMPRE INOVOU VOCÊ TENTOU E É ISSO QUE FALTA A QUEM TE CRITICOU.
Amigo Flávio,
Realmente é gratificante assistir um campeão do nível do Emmo, ouvir pacientemente as dicas sobre o carro.
Não concordo com alguns blogueiros sobre a menção ao Lauda.
Na minha opinião, ela teve o objetivo de informar que 15 segundos, olhado por outro prisma, não é tanto tempo assim.
Abraços
Não sou crítico de TV, então não vou avaliar o programa, a repórter, a emissora, dane-se, isso não é o foco… O que vale a pena focar é o protagonista. Como um homem de 66 anos ainda pilota com prazer, e pra valer, com vontade. Como ele AMA isso tudo, e se sente em casa quando está na pista. Fantástico!
Além de tudo que já se falou do Rato, o amor que ele tem pela velocidade é algo único. Tivemos e teremos ótimos pilotos, quem amam o que fazem, mas eu nunca vi alguém se emocionar como o Emerson depois de guiar um carro. Mesmo com 66 anos, chora como uma criança de 6, que acabou de dar a primeira volta em se carrinho de pedal na noite de natal.
Eu queria ver imagens de uma volta completa de uma dessas muitas cameras instaladas no coche. Emocionante o “véio” Emerson. Engraçado é ver que ele achou que foi pouco tempo, que ainda pode acelerar mais, baixar tempo, chegar perto do limite. Muito bom ver isso, o cara realmente é piloto, tem gasolina nas veias!
A matéria tem uns gatos sim, mas ver o Rato sentando a bota no carro atual e depois ainda se emocionar… eu também chorei, pois vi esse cara na F1 sendo bi campeão.
Um detalhe que ninguém lembrou: ele é uma lenda viva do esporte. Ele abriu as portas (junto com o Avallone e outros nomes que não lembro) indo correr na Europa, e daí muitos outros seguiram o mesmo caminho. Parece que o Chico Landi e outros fizeram isso antes dele, mas ele foi o cara que “vingou” e virou exemplo para muitos outros.
Alguém já tinha ouvido isso?!
http://m.youtube.com/watch?v=pr8jZ3TD82M&feature=related
Falar o quê do Rato? Ele é sensacional, só isso e um puta cara humilde!
Esse modelo adotado pela TV Globo (e seguido pelas outras) começou quando o Léo Batista saiu do Globo Esporte. Com o Léo era apenas a informação, sem qualquer tipo de interpretação ou comentário. A partir dai o negocio desandou… e ficou pior com o Thiago Leifert. Acho que eles tentaram se ‘aproximar’ do público ‘jovem’ com uma nova linguagem. Dependendo do ponto de vista, podem ter acertado, ja que o meu sobrinho de 13 anos gosta do GE. Mas eu, o tio, com 33 anos não gosto e não vejo nenhum esporte em TV aberta ha anos. GE, Esporte espetacular, e pasmem, os gols no fantástico são recheados de um tipo de humor e gracinha que me deixam constrangidos. Bem diferente do humor usado na ESPN. O humor é espontaneo entre os apresentadores – vide o Canalha João Carlos Albuquerque – e os assinantes. Eles não forçam amizade com atleta nenhum e tocam na ferida mesmo. Acho que esse modelo global não deve resistir mto tempo. Exemplo disso é o que acontece com a F1 atualmente. A audiência simplesmente despencou nos ultimos anos sem um brasileiro no pódio! E a culpa é da propria TV Globo que criou um modelo de que é ‘só o brasileiro que presta e que os outros pilotos são ruins e trapaceiros’….
Mauro, não o conheço, mas virei seu fã. Faz muito tempo que não vejo uma análise tão simples, rápida e lúcida sobre o que aconteceu ao esporte na TV aberta.
Bacana ver o Emerson num carro moderno. Ponto.
Agora, o nível que as reportagens da Globo chegaram é inacreditável. O tom, as piadinhas, a citação ao Lauda…. Nossa… Não acompanho a Globo ha muitos anos, mas fui obrigado a ver a matéria por causa do Rato. Inacreditável esse modelo de jornalismo….
A reportagem tem alguns erros. O primeiro deles é dar a entender que o Emerson não pilotava um monoposto desde que abandonou a Fórmula 1, em 1980, “esquecendo-se” dos 12 anos que ele disputou a Fórmula Indy, entre 1984 e 1996. Além disso, a última vez que Emerson pilotou um Fórmula 1 não foi em 1980, pois em 1983 ele chegou a participar de testes com a equipe Spirit, em Jacarepaguá. Outro erro foi dizer que Emerson sentiria muita diferença entre um Fórmula 1 de 2010 e os carros que ele pilotava nos anos 70, mais uma vez esquecendo-se que ele pilotou carros de Fórmula 1 nos anos 80. A parte esses erros, foi muito bom ver o Rato guiando de novo nas pistas e, principalmente, se emocionando no final com saudades do seu tempo de piloto…também chorei!
Tem mais uma consideração. Ele participou da Fórmula Masters nos anos 2000.
O mais legal foi a diferença no rosto dele antes e depois da volta! Parecia mais novo de tão feliz! Muito legal o pessoal da nova Lotus valorizar e homenagear pessoas, como o Emerson, que contribuíram tanto para o automobilismo.
Flávio, sempre que puder dê um relatório acerca do neto do Fittipaldi. Pelo jeito que aparece na matéria a Globo vai adotar o garoto e vamos ter que aguentá-lo domingo de manhã daqui uns dez anos.
E é um pouco triste a abertura da reportagem dizer que o talento passa de geração em geração. Tratam do assunto como se fosse cor do olho e não uma questão de treino e oportunidade.
Engraçado como no final do vídeo parece que podemos ver aos poucos se esmaecer a imagem do homem atual – grandioso, ídolo, bem sucedido e respeitado, para dar lugar ao apaixonado, ao verdadeiro Emerson. Ali só restou mesmo sua essência e ficou claro tudo aquilo que o move.
Bela reportagem! O Emerson é uma cara que ainda vive o automobilismo como poucos, embora já não corra mais. O tesão dele em estar num carro de corrida é muito legal de se ver. Parabéns, Emo!!
8 segundos não é nada. Fabio Seixas no mesmo evento ficou a 4.658, é o que dizem nos bastidores da Classic Cup, que estaria montando um Gordini.
Agora, a Globo sempre caga na edição. Do Lauda foi mais uma perdida. Talvez nem saibam que havia uma categoria outro dia de F1 antigos que corriam Emerson, Mansell e Cia Ltda.
80% de quem assiste o Esporte Espetacular fica com a TV ligada em casa por osmose, e nem sabe quem foi Lauda. Esta é a cultura do automobilismo que a Globo perpetuou aqui.
precisava de um minuto de introdução para a reportagem?
Totalmente desnecessário a comparação com o Lauda. Mania irritante da Globo em enaltecer um brasileiro…
Tinha a GP Masters que era, como algumas outra categorias, totalmente ignoradas pela poderosa
Como é que é? 4 segundos mais lento que quem?
4 segundos, eu não sei, mas 4 títulos vão pintar e não demora.
De quem?
Quantos sujeitos de 66 anos, ex-pilotos de F1 ou não, iriam sentar neste carro e, depois de poucas voltas, levar só 8 segundos de um jovem piloto acostumado com o carro? Coisa de quem nasceu para pilotar (muito) rápido.
Show de bola , ele merece todo e qualquer tipo de homenagem , a emoção dele é contagiante !
Senna quebrando uma cadeira no GP da Bélgica de 1991: http://www.youtube.com/watch?v=kfZX75nXcGs