O SOM AO REDOR

SÃO PAULO (acostumem-se) – Acho que já pinguei aqui algum vídeo com o som dos motores V6 turbo 1.6 do ano que vem. Da Renault, creio. Bem, a Mercedes está divulgando essa animação aí. Uma volta em Monza, com o motor em simulador. É o que ouviremos a partir de 2014.

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Leandro
Leandro
8 anos atrás

Acho cedo para analisar… Acredito que, em função da rotação mais alta, o ronco fique um pouco mais agudo e alto do que os motores turbo da década de 80, pois a especificação e parecida (motores V6 com 1.500 e 1600 cm3 de cilindrada).
Temos que ver também como o ronco ficará para os espectadores, já que, até agora, somente tivemos simulações on-board. De qualquer forma, se ficar próximo do ronco dos motores turbo da década de 80, será espetacular.

Bruno
Bruno
8 anos atrás

Som lindo, e carro mais ainda (pra mim o F1 mais bonito que já construíram):

http://youtu.be/dLf1qKQeBEs

Ricaçoaço2
Ricaçoaço2
8 anos atrás

Esse som da Mercedes tá nojento! O da Renault até que ficou legal!

lucca
lucca
8 anos atrás

barulho bom é barulho de kart rss

http://www.youtube.com/watch?v=Lf-vzEcsw2I

abraços

Allez Alonso!
Allez Alonso!
8 anos atrás

Esse barulho é um pouco melhor, o som em bancada é bem abafado. Vai ser bom, downsizing é o futuro, menos espaço e consumo, maior eficiencia e performance. Achei as reduzidas meio lentas, não tem aquele bang, bang que gosto tanto. Mas acho que pode ser um pouco de blefe tambem, é esperar…

PedroL
PedroL
8 anos atrás

Que saudade do V10, tanto no som quanto na pista.

Dú
8 anos atrás

Ao menos berra mais que os Indy.
Ligier Matra em Interlagos e motos two stroke largando, nada se compara.

Deni Williams
8 anos atrás

Hmm, melhor esperar para ver como isso será.
Talvez seja melhor do que a maioria está esperando.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
8 anos atrás

O da Renault parece (se não for o mesmo som) muito parecido com os da 1ª Era Turbo. Agora, esse da Mercedes parece uma moto, como já foi dito por aí…

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Ernesto Longhi
8 anos atrás

Pra mim, o som mais bonito de todos era do V10 da Renault do início dos ’90.
http://www.youtube.com/watch?v=5OS_k0V8Bvw
http://www.youtube.com/watch?v=oFm0m6sbOi8

A propósito, falando em barulho de motor, alguém viu isso????)?
Uma homenagem da Honda p/ AS em Suzuka, à noite 24 anos depois…
http://www.youtube.com/watch?v=oeO2q8FzcnM

LUZ PRATA
LUZ PRATA
8 anos atrás

bom dia Gomes e galera.

com certeza sera este motorzinho 1.6 Turbo MB…o Melhor… apesar das limitaçoes do regulamento fia/147… proibir a MB de Esmagar os Frageis concorrentes ….com sua tecnologia Exclusiva de empregar Berilio radioativo como a base do motor…que esta anos LUZ a frente …mesmo usando materias Basicos…que os outros fabricantes dominan…a MB como faz hj…fabrica-ra os motores turbo + potentes e comfiaveis do grid…isso somado ao novo kres MB…sera´PAU GERAL em todos…hahahahaharssss valeu.

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
8 anos atrás

O curioso é pensar o porquê de 8 marchas…. seria pela taxa de compressão?
A f1 está calcada na baboseira eletrônica. Ano que vem os kers terão um papel mais atuante (o dobro do tempo), mas prevejo uma infinidade de quebras.

Quanto ao som, uma bosta total….

Filipe
Filipe
Reply to  Rodrigo Felix
8 anos atrás

Não vai quebrar. Audi e Toyota usam uns KERS 500 vezes mais complicados por 24 horas em Le Mans.

Sabonete
Sabonete
8 anos atrás

O lado interessante vai ser o turbo elétrico, que segundo lendas, já estará presente nos carros de rua em 2014, provavelmente nos Subaru STI. Hoje em dia, as inovações tecnológicas chegam simultaneamente à Formula 1 e aos carros de rua. Ou até antecedem a Formula 1, como o caso do Kers, que veio dos trens para os carros de rua e então para a Formula1.

Matteoni
Matteoni
8 anos atrás

Por falar em som de motor, idéia genial da Honda:

http://youtu.be/oeO2q8FzcnM

Ivandro Corrêa
Ivandro Corrêa
8 anos atrás

Parece um mosquito agonizando, meu Deus, queria ter grana pra assistir a F1 em interlagos esse ano, antes dessa palhaçada!!

Lucas S.A.
Lucas S.A.
8 anos atrás

E os Alfa Romeo, V8. Tudo isso em 1986, ápice da era turbo.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

é o típico som dos mototes turbo, levemente agudo, um zunido, e com um chiado de tv antiga fora do ar.

Luiz Aguiar
8 anos atrás

Honda RA168-E 1.5 V6T – 1988 McLaren / Lotus

Architecture V6
Bore and stroke 79.0 mm x 50.8 mm
Capacity 1494 cc
Compression 9.6
Maximum power 900 bhp
Maximum revs 12500
Turbochargers 2 IHI
Dimensions
Weight 150 kg

José Morelli
José Morelli
8 anos atrás

Olha…..mais uma vez, não sei nem o que dizer a respeito do som deste motor. Me lembra muito mais motor de moto do que carro…..mas acho que irei me acostumar. Os motores V8 atuais não são bonitos também, se compararmos com a época dos V10 e V12 onde o ronco era uma obra de arte sonora. Portanto….acho que irei me acostumar.

André Micheloto
André Micheloto
8 anos atrás

Que bosta…

Joca
Joca
8 anos atrás

Baita porcaria, o que tá ruim pode ficar pior com a futura entrada dos elétricos.

João Correia
João Correia
8 anos atrás

É deprimente ver de onde viemos e para onde vamos…

http://www.youtube.com/watch?v=dB50EB3BDec

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  João Correia
8 anos atrás

Se voltar ainda mais pra trás, fica ainda mais deprimente…
http://youtu.be/v9yhbiPC65U

Alexey Karpov
8 anos atrás

Gostei pra caralho!!!

Sergio Gallo
Sergio Gallo
8 anos atrás

Parece motorzinho de dentista. Que saudade dos V10…

charles
charles
8 anos atrás

Apezaum treisquilimei! Calma tô zuando.

sandro karam
sandro karam
8 anos atrás

Quase não se escuta as reduções

Galba Cunha
Galba Cunha
8 anos atrás

Ta fraco!Vai ser corrida de abelhas!

guilherme
guilherme
8 anos atrás

O Fábio Seixas havia postado em seu finado blog.

Parece uma caixa de abelhas a princípio. Mas garanto que vai todo mundo sair embasbacado com a sensação de potência e com uma deliciosa dor de cabeça dos autódromos do mesmo jeito, é só questão de acostumar.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
8 anos atrás

Abafado, né? Tomara que não seja tão baixo quanto o da Indy. Achei estranho o escalonamento do câmbio, de 6a pra 7a tem um buracão.

Rubem
Rubem
Reply to  Rodrigo Moraes
8 anos atrás

Notei o mesmo! Muito estranho o isso… A rotação caiu toda vida ao entrar a sétima… Enfim, simuladores.

Victor
Victor
8 anos atrás

Ridículo, patético, pífio.

Reinaldo Silveira
8 anos atrás

A gente gosta de corridas e, assim, acostuma.

Mas que esse som é muito pouco perto dos V8 e dos V10, não há como negar.

Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com

rcastro
rcastro
Reply to  Reinaldo Silveira
8 anos atrás

esqueceu a sinfonia dos V12 da ferrari?

Reinaldo Silveira
Reply to  rcastro
8 anos atrás

Você tem toda razão, heresia não ter mencionado o som mágico das Ferrari V12. Na verdade, sou mais velho, lembro também dos motores BRM e Matra.

Andre Moreira
Andre Moreira
8 anos atrás

Não gostei, na minha primeira impressão. Vou precisar de muito tempo pra me acostumar… Muita saudade dos V12.

Cláudio Jr
Cláudio Jr
8 anos atrás

Me parece que o motor enche muito mais rápido do que os atuais V8.
Acredito que em 2014 os carros mesmo com menos aerodinâmica serão mais rápidos que os de 2013.
abraços FG

wagner
wagner
8 anos atrás

vou querer o f1 2014 do PS3 só pelo som…

Jaime Boueri
8 anos atrás

Ainda é mais legal (ou, menos ruim. Como queiram) do que o zunido de carrinho de controle remoto da Fórmula E.

O som dos motores, assim como a própria F1, nunca voltará a ser como antigamente.

Filipe
Filipe
Reply to  Jaime Boueri
8 anos atrás

Era só eles limitarem o giro. O McLaren MP4/4 de 88 tinha um V6 turbo. Mas como ele girava até 12 mil RPM, o ronco era mais grosso. Esses motorzinhos do ano que vem vão rodar até 16 mil giros, por isso soam esganiçados desse jeito.

José Morelli
José Morelli
Reply to  Filipe
8 anos atrás

V6? Tem certeza? Até onde sei o V6 na F1 é inédito…….acho que a McLaren de 1988 era V8 no mínimo.

Jaime Boueri
Reply to  José Morelli
8 anos atrás

Já teve V6 sim José.

Lucas Israel
Lucas Israel
Reply to  José Morelli
8 anos atrás

Não, não é. Os motores Honda da era turbo eram todos V6. Aliás, na era turbo quase todos os motores eram V6. Tipo esse, da Lotus Renault de 1986.

http://www.youtube.com/watch?v=nEjkjQam6_A

Eu acho que o som dos carros do ano que vem serão, no mínimo, muito parecidos com este.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Lucas Israel
8 anos atrás

Os BMWs era L4

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Lucas Israel
8 anos atrás

E os Alfa Romeo, V8. Tudo isso em 1986, ápice da era turbo.

Robertom
Robertom
Reply to  Lucas Israel
8 anos atrás

O BMW 1,5L Turbo era 4 cilindros em linha, e o Hart também…

Anchor Macffe
Anchor Macffe
Reply to  Lucas Israel
8 anos atrás

Os BMW eram 4 em linha turbo, chegaram a ter 1400 hp em versões de treino!

Filipe
Filipe
Reply to  Lucas Israel
8 anos atrás

Não vão, cara. Esses motores dos anos 80 giravam, no máximo, a 11, 12 mil giros. Os de 2014 vão chegar a 16 mil.

Paulo Sanabi
Paulo Sanabi
Reply to  Lucas Israel
8 anos atrás

Isso porque você é um cabeçudo q nao leu o que o maluco ali falou sobre os giros.

Robertom
Robertom
Reply to  José Morelli
8 anos atrás

O único V8 da era turbo foi o Alfa-Romeo, que era pesado e gastão.

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  José Morelli
8 anos atrás

Durante muito tempo existiram motores de até 4 cilindros em linha… Piquet foi campeão com um BMW M12.

Quantidade de cilindros não é indicativo de capacidade de potência. Tanto que os alemães depois chegaram a tirar perto de 1500CV, dum motorzinho de 1,5l.

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  José Morelli
8 anos atrás

Aliás, lembro que nessa próxima mudança chegaram a cogitar que voltassem os 4 cilindros turbinados.

Filipe
Filipe
Reply to  José Morelli
8 anos atrás

Já teve até BMW de quatro cilindros e 1.5 litro, cara.

Tribufu
Tribufu
Reply to  José Morelli
8 anos atrás

OS BMW eram 4 cilindros, inclusive o Piquet chegou a correr com eles em 1983.

marcos
marcos
Reply to  Filipe
8 anos atrás

eram v6 sim, mas a “litragem” era bem maior… esses novos serão 1.6 se não me engano… ai nao tem milagre, motorzinho de dentista mesmo…

Filipe
Filipe
Reply to  marcos
8 anos atrás

Eram até menores, 1.5 litro

EduardoRS
EduardoRS
Reply to  Filipe
8 anos atrás

Concordo, os V10 e V12 de antigamente roncavam bonito porque batiam em 11, 12, 13mil giros no máximo. Aí era um ronco mais encorpado. Se esse V6 fosse limitado em 9 ou 10mil, como os V6 turbo dos anos 80, seria mais bonito também. Mas… a gente acostuma.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Filipe
8 anos atrás

Na verdade o que faz o barulho bonito são os giros do motor, quanto mais giros, mas bonito o ronco. Veja esse Toyota revs pra mais de 20 mil rpm. Quanto mais giros melhor, mas maior o desgaste.
http://youtu.be/bxTBfU9mIfg