O SOM ELÉTRICO
SÃO PAULO (pausa) – O Fórmula E, carro elétrico que terá campeonato no ano que vem promovido pela FIA, apareceu em Frankfurt. E divulgaram até o som do bichinho, que pode ser ouvido aqui. Outra coisa interessante (sou 100% a favor disso) é o uso de pneus mistos, para chuva e pista seca. Tipo radial de rua, em resumo. Três jogos por fim de semana. Economia de borracha, isso é positivo.
Lucas di Grassi começa os testes para valer ainda neste ano. O carro é bonitinho. Será esse o futuro do automobilismo?
Parece som de engrenagens de dente reto girando 20mil rpm…
Gosto mais de carros poluidores, perdulários, pingando óleo, barulhentos, fedidos, com embreagem, câmbio e freios ruins.
Se tiver algum amassado então! …. Acho mais lindo ainda!
PS: Pode ser também uma porta com outra cor, comprada no desmanche.
Ah!
Me esqueci da folga na direção!
Me pergunto se não vai haver ‘controle de tração’ para os motores elétricos. Porque o arranque de alguns é tão violento que talvez até possa causar uma certa perda de consciência momentânea dos pilotos.
Nobuhiro ‘monster’ Tajima correu a subida (uphill) de Pikes Peak com um Mitsubishi elétrico este ano. Ficou em quinto no geral.
http://www.youtube.com/watch?v=8K6oOVET6fQ
Sim, é o futuro do automobilismo em tempos de sustentabilidade e olho no fim da gasolina daqui a algumas décadas.
Uma coisa é certa, a ultima gota de combustível derivado do petróleo nesse mundão de Deus será queimada por um avião… e não por um automóvel.
Imperador
Quem tem trauma de dentista vai sair correndo, parece o motorzinho da maquina dle
Vai ser um autorama gigante! Gostei!
O carro é lindo e concordo plenamente contigo quanto aos pneus. E o som parece um jato!
Certeza que é o futuro. Mas se essa catogoria por acaso não der certo, não quer dizer que é porque ninguém gosta de carro elétrico. É muito difícil criar uma categoria nova, do zero, e torná-la popular e competitiva. Torço demais para dar certo.
Vai ser estranho ver os carrinhos correrem praticamente no silêncio.
A aparência ficou legal. A carenagem que avança sobre os pneus é bem parecida com o que os carros da Indy usam atualmente.
Não sei se este conceito chega à outras categorias, uma vez que pode prejudicar a otimização da passagem do ar.
Abs,
Esqueci de perguntar quem projetou?
Saiu calendário já? Será um campeonato mundial, como tenta ser o WEC ou vai ser Europa + dois ou 3 pistas coxinhas?
Se passar pelo Brasil, serei obrigado a ir assistir…
Engraçado como fui a Interlagos para ver o “mighty” Audi e-tron quattro, que realmente inspira respeito e admiração. Mas a simpatia de um Lola Rebellion com seu V8 malvadão, que dá uns pipocos quando troca de marcha, acabou me cativando ainda mais, para minha própria surpresa. Não tenho opinião sobre essa F-E
Andei em kart eletrico e achei um tesao. Aquele barulho de trilhadeira dos kartesinhos a combustao irrita.
Vamos ver agora se o pessoal mais novo que fica falando mal e deixam de assistir automobilismo por causa dos combustíveis fósseis dão uma força pra essa nova vategoria, também gostei Flávio.
desculpa ai *categoria. dedo ruim depois de toma três cervejas(pequenas)
O carro é muito bonito. Designo limpo. Rodas legais. E o som do motor é bem diferente.
Tomara que a categoria vá adiante!
Não sei se sou antiquado, um museu, com apenas meus 34 anos, digo:
D-E-T-E-S-T-Á-V-E-L!!!
Dirigir um troço desses não deve empolgar em nada. Deusolivre!!!
Na boa, venho acompanhando as noticias a tempos sobre esses carros, pelo viesto eu já estava gostando. hehe Achei irado o carrinho. Fica agora a curiosidade de assistir as corridas.
Lembra vagamente o som do Audi R18 e-tron, a diferença é que o motor elétrico não funciona o tempo todo, só a partir de uma certa velocidade.
http://www.youtube.com/watch?v=CzI93pMhaLM
Parece som de turbina de avião. Não sei se empolga tanto quanto os motores à combustão.
E o Bibendum aí na foto?
Fora do assunto: parece que Kubica levou outro susto.
Estaria aí o futuro do Felipe Massa? Seria uma boa pra ele…
Idéia boa, carro bonito, barulho do motor ídem……………se tiver transmissão ao vivo então, perfeito………….volto até a acordar de madrugada se for o caso pra assistir ao vivo pq F1, nem ao vivo, as 9 da manhã (dá sempre vontade de continuar dormindo tamanha “agitação”) nem em horário e em canal alternativo (pq dá sono à tarde tbm). Se aproveitarem a chance e trocarem toda equipe de narração e comentários então, aí sim, tudo mais que perfeito.
também tenho sono
Não sei se é possível o seu retorno as formulas. Mas vendo o patrocínio do projeto da Qualcomm, que é patrocinadora da carreira do Nelsinho Piquet na Nascar, sei não?
Bom, se isso é o futuro não sei… mas acho que deve ser alguma coisa parecida com isso Flavio… Já o som do carrinho é bem legal, não parece escova de dentista (o que ja é um alívio) e está mais para um jatinho ou coisa do tipo.
Gostei da história dos pneus… além da economia, fica mais próximo do que é usado nas ruas, o que ajuda a transferir o conhecimento das corridas pras ruas (coisa que hoje a f1 não faz em quase nada, pra não dizer em nada) e não causa aquela impressão ruim que os pneus da F1 vinham deixando no inicio da temporada deste ano…
Acho que vale a pena acompanhar pra ver o que isso vira…
O conceito é legal….mas o barulho não empolgou,,,,,,
Parece o aspirador de pó da minha mulher.
Acho que ela vai ficar feliz.
Nao tenho a menor duvida que este é o futuro do automobilismo.
Ainda vai demorar um pouco mas os eletricos dominarao, com excessoes, que serao algumas categorias especificas de automobilismo romantico.
Como a foto digital tomou conta e desbancou o filme, a eletricidade vai desbancar os combustiveis fosseis. Uma questao de tempo.
Não precisa desbancar os combustíveis fósseis.
Ainda é possível imaginar automobilismo com motores a combustão. O nosso etanol é uma excelente opção para isso, vide a Indy. Mas não sei o que acontece com a mente hipócrita dos dirigentes do automobilismo mundial. Ou melhor, sei. As petroleiras ($$$) não deixarão.
Pode ser mesmo, JR..
Ops, só agora que vi o deslize…
“Não precisa desbancar os combustíveis fósseis”, e venho falar de álcool?
Quis dizer: “Não precisa desbancar os motores a combustão”.
Som horrível.
Flavio, nao quero parecer arrogante e posso estar enganado, mas pneu radial nada tem que ver com a parte externa do pneu (para chuva e pista seca). O pneu radial eh todo aquele que as espias estruturais estão orientadas a 90 graus em relação ao sentido de rodagem do pneu. Antes que tu me critique, eu nao li na wikipedia. Tenho um amigo que trabalha na Pirelli e em uma conversa no passado ele me explicou e me mostrou videos internos da Pirelli.
Se eu estiver errado, me corrija! Mas nao me xinga!
Me expressei mal, quis apenas comparar com os de rua. Já mudei.
Sou contra carros elétricos, principalmente quando as montadoras os declaram como Emissão Zero, “esquecendo-se” de que a energia elétrica não aparece do nada, além dos problemas das baterias e do preço da tecnologia.
Sou à favor dos carros híbridos, pois esses sim inovam e trazem maior eficiência, além de não sobrecarregar os sistemas de geração de energia e aproveitarem toda a estrutura montada para o abastecimento de combustíveis. Em minha opinião, o melhor concito é o carro com um motor a combustão trabalhando sempre na melhor eficiência, carregando um pequeno grupo de baterias para alimentar o motor elétrico que impulsiona o carro.
Mas acho válida uma categoria como essa, para desenvolver os motores elétricos.
Perfeito comentário.
Energia elétrica pode não aparecer “do nada”, mas ela é 100% renovável e totalmente limpa se começar a cogitar energia solar também. Mesmo as hidrelétricas causam um impacto apenas no momento de sua construção, depois é apenas a água represada girando as turbinas.
Pense numa usina nos EUA queimando carvão mineral para gerar energia elétrica que vai abastecer um carro elétrico: zero renovável, zero energia limpa.
O problema é um país como o Brasil, preso ao lobby dos usineiros, que não dá incentivos para a tecnologia híbrida. Ficaremos para trás e dependeremos cada vez mais do mercado externo. Depois o governo fica de chororô por causa da balança comercial.
Parece um avião taxeando.
Achei o som de um avião à jato!