SOBRE UM CERTO MAPA

mapanurbSÃO PAULO (bom dia, bom dia, bom dia) – Coincidentemente, ontem a TV estava ligada quando o cara apareceu para comentar a contratação do Raikkonen, ou a demissão do Massa. Olha lá o cara na TV. Quando ele fez aquele primeiro boletim para a rádio, em Melbourne, eu trabalhando na outra emissora, pensei: essa merda não vai dar muito certo.

No terceiro ou quarto boletim, já tinha dado certo.

Foi quando? 1999? Três anos depois éramos os dois a rodar o mundo pela mesma rádio, a cada corrida um levava a mala de equipamento, aquele estorvo dos infernos, e eu sempre com o saco de cabos que, às quintas-feiras, deixavam as pessoas nas salas de imprensa malucas. Sobe na mesa, sobe na cadeira, estica um cabo aqui, conecta na TV lá, passa por cima da posição do sueco, prende com fita crepe, testa a porra toda, aumenta o volume, conecta direito, seu bosta, aperta o botão certo, seu merda, qual o número a cobrar daqui? 0800 08000 55. Esse é da Alemanha, imbecil. 0800 10 055. Esse é da Bélgica. Onde estamos, caralho? Áustria, anta. 0800 200 255.

Muitas vezes a gente não sabia direito mesmo onde estava. Ou, talvez, eu não soubesse, porque ele se guiava por um remoto mapa que recebeu por fax em 1998 e, surpreedentemente, dadas suas limitações, funcionou para que saísse da Vila Mariana e chegasse a Nürburgring, para nos encontrar numa uma pensão no meio do mato.

É bem provável que o tal mapa começasse mesmo na Vila Mariana, para que ele não errasse de aeroporto, o que já seria um bom começo. Pois esse mapa que o tempo está apagando era para chegar a Nürburgring, mas fez com que ele descobrisse o mundo inteiro.

Bem, só mesmo um completo retardado para escrever no maior jornal do país sobre um mapa na semana em que Massa sai da Ferrari. Para ele, eu sair da ESPN foi mais importante. Não vou falar aqui sobre minha saída do canal, é problema meu e não quero aborrecer ninguém com essa história.

Hoje, quando fazia o que faço todos os dias, o café, um iogurte grego (estou encantado com os iogurtes gregos, mas me disseram que não são novidade nenhuma, que existem desde os tempos de Platão, mas para mim são uma novidade completa, um programa de ajuda internacional à Grécia, a quem pagamos royalties para salvá-los da merda em que se meteram) e o jornal de papel estendido no balcão da cozinha, leio o texto do cara.

Eu e o Seixas temos dez anos de diferença. Eu poderia usar aqui aquelas coisas meio clichê como é o irmão mais novo que eu não tive, ou é como meu filho blá-blá-blá.

Mas seria mesmo um clichê.

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João do Nascimento Fernandes
João do Nascimento Fernandes
10 anos atrás

Olá Flávio, li a coluna do Fábio na Folha. onde expõe com clareza o que é gratidão e amizade. Sinto saudades daquelas manhãs, onde via a tv e ouvia a Bandeirantes, onde ganhei um prêmio de uma seguradora, que tenho até hoje (boné e a sacola). Quero também me solidarizar com você, animo amigo! Abs. João do Nascimento Fernandes

André Grigorevski
10 anos atrás

Comentando atrasado, mas ainda dá tempo, né?

Foda demais… A coluna do Fabio Seixas e a sua resposta. Parabéns aos dois. E nós, leitores, ganhamos pelo privilégio de ler estes textos.

José Morelli
José Morelli
10 anos atrás

Nunca entendi muito bem esta amizade, uma vez que estamos falando de dois caras totalmente diferentes, o Fábio Seixas é todo comedido, não costuma entrar em polêmicas e etc, já o Flávio é desbocado, já vai disparando a metralhadora, arruma confusão por causa de time de futebol na TV e fora dela….rsrsrsrs, enfim, amizade estranha!

A propósito, por que vocês pararam de viajar acompanhando in loco o circo da F1? Ressaca de tanta viagem, a grana apertou, medo de muita viagem de avião?

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
10 anos atrás

Em um mundo cada vez mais vigiado, onde não sobram críticas sobre o tal “politicamente correto” é um refresco ler os textos de dois amigos agradecidos pelas experiências compartilhadas. Principalmente quando o “pano de fundo” é o mundo frio da Fórmula 1. Parabéns aos dois,.

Roberto Borges
Roberto Borges
10 anos atrás

Muito bacana o texto, diz muito do Seixas e de você, sobre relações, empenho e lealdade.
Merecido!
Como você mesmo diz, o mundo está ficando cada vez mais chato, cheio de “não me toques” e coisas consideradas “politicamente incorretas”. Em todas as áreas, e também dentro e fora das pistas.
Já que não trouxe para o blog o assunto, não sou eu quem vai puxar esse assunto. Apenas lamentei, por todos os que saíram perdendo sem sua presença na emissora, por você pelo trampo.
Digo que apenas não mude.
Abraços

Mário Sérgio
Mário Sérgio
10 anos atrás

Os xingamentos são diretamente proporcionais à amizade.

Ricardo Fulgoni
Ricardo Fulgoni
10 anos atrás

Você não perdeu o emprego. O emprego perdeu você.

Bruno Cardoso
Bruno Cardoso
10 anos atrás

Amizade.. preserve!

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Flavio Gomes, tenho certeza que ano que vem vc vai “fazer” F1 ao vivo na TV.

Flávio Manzano
Flávio Manzano
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Na Fox?

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
Reply to  Flávio Manzano
10 anos atrás

Quem sabe…do jeito que está, não vai durar muito na Globo, mesmo.

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
10 anos atrás

Não sei se conheço bem a Folha. Se realmente conheço, tá com cara de que é uma das últimas colunas do Seixas por lá! Não por ele, claro, que sempre fez um bom trabalho no jornal.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Confesse que correu uma furtiva lágrima ao ler o texto…Um grande Amigo! Aproveite a lacuna na agenda e vá ao Rio, partilhar ao menos um bolovo…

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Isso é que dar ficar distribuindo carapuças por aí: a dos gaúchos acabou servindo, aí já viu…

Alex
Alex
10 anos atrás

só me resta torcer, de todo coração, que essa mudança, ao invés de ser uma perda, te leve a coisas melhores, Flávio Gomes.

marco freitas
marco freitas
10 anos atrás

Flavio,
Sao amigos como este q mo
stram o que realmente vale na vida
Abs
Marco

Rafael Fuentes
Rafael Fuentes
10 anos atrás

Imagina esses 2 cobrindo o GP de Brokeback Mountain… bichonas

Tiago Guerra
Tiago Guerra
10 anos atrás

Muito bom. Não entendi bem o que aconteceu, mas não quero entender tbm. Continuo acompanhando o seu blog. Bela carta ao Felipe Massa.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Como diz a musica , “Amigo é coisa pra se guardar ” — Parabens
Ah , muito legal a coluna ” Felipe ” bela escrita….

Cleverson
Cleverson
10 anos atrás

Flávio, continue com o Blig, digo Blog… e seja feliz nos novos desafios profissionais. Sorte para a Portuguesa também.

Francisley Silveira
Francisley Silveira
10 anos atrás

Amizade seguramente é uma das coisas mais importantes dessa vida louca!

Romanista Ferrarista
10 anos atrás

FG, sou Italiano com muito orgulho e vivo no Brasil com mais orgulho ainda, á quase 20 anos, portanto sou Brasileiro tambem (mas acento ou corretor ortografico nao é comigo).
Sou seu grande fan … todo dia leio vc e meia duzia de jornais Italianos online. Vc é um jornalista de muito sucesso no Brasil, vc provavelmente deve saber que na Italia teria 10 vezes mais sucesso …. não vou explicar esta frase porque, pelo seu jeito de escrever e de pensar, já sabe o que estou querendo dizer. W o Brasil, W a Italia!

João cibrao
João cibrao
10 anos atrás

Talento,competência e carisma,juntos são rarissimos em qualquer apresentador de tv, eu acho que voce consegue do seu modo reunir as três, e fica muito claro pela repercussão nos sites e redes sociais que embora tenha sido você quem perdeu o emprego, quem saiu com a imagem arranhada foi a emissora, a poucos meses de uma copa do mundo e mesmo com o automobilismo no Brasil estando um pouco em baixa, pilotos brasileiros tem se destacado em varias categorias pelo mundo.Sei que ninguém é insubstituível mas também sei que não será nada fácil encontrar um substituto à altura,então meu velho sei que vou ver você logo em outro canal,a concorrência na cabo está acirrada,sportv e fox não me deixam mentir.

Glauber
Glauber
10 anos atrás

É o que eu sempre digo: “Amigos são como seios! Só no aperto conseguimos descobrir quais são os verdadeiros!!!”

Fabio
Fabio
10 anos atrás

FG, faço um pedido como fã do teu trabalho: não pára de fazer os podcasts, posta no Grande Prêmio. Era o único que eu escutava.

Daniel Patricio
Daniel Patricio
Reply to  Fabio
10 anos atrás

apoiado

Romanista Ferrarista
Reply to  Daniel Patricio
10 anos atrás

apoiado

Luis
Luis
Reply to  Daniel Patricio
10 anos atrás

3 !

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
10 anos atrás

” Quinen (SIC) Batman & Robin …..

Marcelohprego
Marcelohprego
10 anos atrás

Ganhou mais moral com a torcida da Lusa, hein? A vaga da série “B” , que hoje infelizmente pertence ao Verdão, já tem dona para o próximo ano.(SPFC). E que se fodam os babacas e hipócritas da ESPN. Canalzinho lixo.

Marcelo Masili
10 anos atrás

Ver umas amizades de verdade (eu tenho duas na mesma pegada, sou um puta sortudo) por aí ainda me dá esperança que o mundo em algum momento dê certo. Abraço pra vocês.

Aliandro Miranda
10 anos atrás

Ao ler a coluna, você chorou. Confesse.

Bruz
10 anos atrás

Oh Flavio, da un jeito nesse teu “Muy Amigo”. Se eu tivesse lido hoje de manhã o texto da Folha, ia pensar que vc habia morrido. Leio o Fabio, mas com esse saudosismo tem vezes que enche o saco.

Fábio Aguilera
10 anos atrás

Esse é chapa!

Thiago
Thiago
10 anos atrás

A primeira vez que eu vi os dois “discutindo” no twitter eu achei que rolava um ódio mútuo entre o “novato” e o “tiozinho”. Depois de um tempo, percebi que era o aprendiz e o mestre da zueira (como dizem atualmente na internet) trocando umas palavras de carinho.

Formiga
Formiga
10 anos atrás

Assistia bem a ESPN, acho que o nível caiu muito e enchi quando começou uma babação de ovo descomunal para cima do chefe por causa do América-RJ. Quando o Limite saiu do ar achei ruim demais… agora por uma bobeira você saiu. Agora assito muito pouco… por incrível que pareça o Sportv está bem mais legal (vide o Fabio Seixas lá)

Como você fala o mundo está ficando muito idiota… e ferramentas legais estão ficando pasteurizadas. Ninguém pode zoar o outro que é reprimido. Qual a graça do seu time ganhar se você não puder passar uma semana aperreando o colega, e no caso do Palmeira um ano completo?

Sergio
Sergio
10 anos atrás

Ora, isso é o que se costumava chamar de verdadeiro amigo.

Sérgio Santana
Sérgio Santana
10 anos atrás

Amigo de verdade, é aquele que a gente chama de retardado, merda, filho da puta… e o cara rí, dizendo o mesmo para você!

Mais engraçado ainda, é a gente ler e achar o máximo, como se fossemos todos íntimos de vocês, seus merdas, palhaços e retardados!!!

Cristiano
Cristiano
Reply to  Sérgio Santana
10 anos atrás

É a sua opinião. Já tive amigos de verdade que nunca falaram um palavrão para mim e nem eu para eles. Nunca tive necessidade disso, talvez Freud explique essas relações com xingamentos, sei lá. Já li em algum lugar também que amigo de verdade é aquele que, além de te xingar, dá em cima da tua mulher. Eu hein.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Aceito cabeça de bagre também. Obrigado

Moacyr Lopes dos Santos
Moacyr Lopes dos Santos
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Chamar de paçoca pode?

PS: duvido que o Palomino e o Trajano tenham um amigo verdadeiro como você

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Moacyr Lopes dos Santos
10 anos atrás

De sashimi-de-bagre também…kkkk

Sergio
Sergio
Reply to  Cristiano
10 anos atrás

Seu cabeça de pudim!

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  Cristiano
10 anos atrás

Rapaz, para de dormir de calça jeans.

fernando duarte amaral
fernando duarte amaral
10 anos atrás

DUKRALHO !!!!!
Gracas a Deus tenho alguns bons amigos, amigos de verdade, como parecem ser voces 2…
So nao se casem, por favor, pois assim acaba o encanto kkkkkk….
abracos

José Angelo
José Angelo
10 anos atrás

Não temos a mesma visão política, Flavio. Mas pra mim isso não importa. Leio seu site, seu blog e seus textos por causa da Fórmula 1 e por causa dela acabei lendo outras coisa suas também. E assim virei fã do seu texto. E por intermédio seu passei também a ler o Fábio Seixas. E virei fã dos dois. E admiro de verdade a amizade que vocês transmitem. Realmente amigos assim são raros e valem muito a pena.

Sobre os iogurtes gregos, também sou fã deles, mas toda vez que como um me vem à mente como os publicitários fazem certas coisas que acabam saindo pela culatra. Uma das primeiras propagandas que ouvi falar sobre esse tipo de iogurte tinha como slogan: “venha sentir o vigor grego”… sem mais, né?

Abraço!

Gauchão Macho
Gauchão Macho
10 anos atrás

Bah, faça logo como nós fazemos, dê a bunda para ele de uma vez!!!

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Essa história entre vocês dois é linda Flávio. Chupa Feliciano!

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
10 anos atrás

Realmente o Fabio tinha razão. O assunto era muito mais relevante do que Massa, Raikkonen ou Ferrari e Lotus. É sobre algo raro hoje em dia, portanto muito mais valioso. Amizade e gratidão. Amigos assim, nós temos talvez, um ou dois em uma vida inteira.

Sergio PIres
Sergio PIres
10 anos atrás

Essa viadagem está indo longe demais. Pega logo o Fabio, que ele tá carente….

rodney longhi mariano
10 anos atrás

Quando, de manhã, comecei a ler o artigo do Fabio Seixas na Folha, tinha certeza que estava falando do Flavio Gomes…são duas “figuras” esses dois imprescindíveis Jornalistas (com “J” maiúsculo como citou Seixas em seu artigo).
Que continuem trilhando seus caminhos com a costumeira perspicácia e lucidez nos artigos e comentários sobre o automobilismo (e até sobre a Portuguesa…).
Abs.
Rodney/Race – Sorocaba/SP

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Legal, hein Flavio? O texto de Fábio Seixas é uma homenagem e tanto. Emocionante.

Você merece. Bravo!

Riccardo
Riccardo
10 anos atrás

10. Amigo que cabe nos dedos de uma mão. Parabéns FG.

marcolla
marcolla
10 anos atrás

Emocionantes. O impresso e o hipertexto.

Erica
Erica
10 anos atrás

No fundo, nós adultos somos um bando de seres frágeis fingindo ser fortes e destemidos pra aguentar essa doidera que é viver.
Amigos são um grande contra-ponto a isso.

Você errou, mas não cometeu um crime, e não teve a chance de se redimir. Pra mim, essa foi a pior parte da história.

Um passo pra trás, dois pra frente. É o que eu te desejo!

Júlio Willich
Júlio Willich
10 anos atrás

Bacana. Como bem sabe o Fábio, nesse mundoidão, importante mesmo é quem gosta da gente.

Leonardo
Leonardo
10 anos atrás

Já vi matérias do Reginaldo narrando como era difícil cobrir a F1, a paixao por este esporte começou com vcs.
Vc é um cara bacana, tá cheio de amigos por aí! muitos vc nem conheçe.
Sou torcedor a Lusa vou sentir saudades de ver a caneca da Lusa no Pontapé Inicial, era nosso orgulho!
Vc já deve ter refletido em tudo o q aconteceu, meu conselho é q nao seja um Sardinha do Canindé na internet. Torcemos por vc! abraço

Carlos Tavares
10 anos atrás

Sensacional. É isso que falta no mundo. Dar valor ao que tem valor.

Aos gremistas (não todos, mas àqueles): Entenderam?

Rodolfo I. Vieira Filho
Rodolfo I. Vieira Filho
10 anos atrás

Bem Legal !! Bela Homenagem , imagino as experiências que vocês passaram juntos , deve ter sido 10 .

John
John
10 anos atrás

Quem tá comendo quem?

hahaha

não resisti …. pode apagar …

Bola pra frente Flavinho!

rogerio201060
rogerio201060
10 anos atrás

Só não entendo uma coisa:
-Ninguém (digo mais do que 60% dos ouvintes/vítimas) gosta do merda do Galvão e ele esta lá!