MASSA E A WILLIAMS

208321_362399_felipe_4SÃO PAULO (cqd) – A Williams acaba de anunciar oficialmente a dupla de pilotos para 2014: Felipe Massa e Valteri Bottas.

Sorry, periferia.

Sorry porque foi no dia 23 de outubro, portanto 20 dias atrás, que o Américo Teixeira Jr. deu a informação em primeira mão em seu blog, e o Grande Prêmio, como parceiro do jornalista, bancou a informação publicando-a em manchete.

Que foi solenemente ignorada pela mídia tradicional e carcomida. E bombardeada por alguns leitores-malas que frequentam nossos espaços para encher o saco de quem trabalha para trazer informação correta e bem apurada. Que só acreditam nas coisas quando a TV Globo informa. Um porre isso.

Mas, evidentemente, menos importante no que diz respeito ao fato em si. Foi só um pequeno desagravo ao Américo, jornalista sério, correto, honesto e bem-informado. Acho uma afronta a negação do talento, do esforço, da persistência por parte dos veículos daquilo que a gente chama de “velha imprensa” quando são “furados”, como se diz no jargão. Cheguei a ler que alguém disse que a contratação de Felipe pela Williams era “fantasia”.

OK. Mas vamos em frente.

Na ocasião da notícia publicada pelo Américo, falamos rapidamente sobre o que poderia representar a ida de Massa para uma equipe que há anos patina na decadência. A Lotus seria melhor? Possivelmente, embora o time viva uma era de incertezas. Maldonado vai acabar sendo anunciado lá, com a PDVSA no bolso. A empresa venezuelana deve ter acertado uma boa compensação para a Williams, por romper seu contrato de cinco anos. Ainda restavam dois. Essa grana paga os salários do brasileiro.

E o que será a Williams no ano que vem?

Ninguém sabe. Terá motores Mercedes. Mas teve Renault nos últimos anos, o motor campeão do mundo, e nem por isso se reencontrou com sua história vitoriosa — o ponto fora da curva foi a extraordinária vitória de Maldonado em Barcelona no ano passado.

Motores serão, no entanto, mais importantes em 2014 com a estreia dos turbo 1.6. Terão de consumir menos e funcionar bem com dois sistemas de recuperação de energia. Pode ser que uma marca seja melhor que a outra. Mas é impossível chutar, agora.

Para Felipe, é uma sobrevida bem-vinda para um piloto que desde o acidente de 2009 não se reencontrou mais. Alonso pode ter sido a maior pedra em seu sapato, por ser um piloto melhor que concentra as atenções em qualquer equipe, mas me parece que a longa relação com a Ferrari, de 12 anos (desde 2001, quando foi contratado e emprestado à Sauber), sofreu desgastes naturais.

Boa sorte ao Felipe. É um recomeço aos 32 anos de idade, e nem todo mundo tem a chance de recomeçar, em qualquer esporte, a essa altura da vida e da carreira.

Subscribe
Notify of
guest

192 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fidel
Fidel
10 anos atrás

Se os brasileiros não fossem otimistas, já teríam parado de assistir F1 à muitos anos. Tudo pode acontecer no ano que vem, pelo menos nas primeiras provas. Lembro das Ligier dominando as primeiras provas de um campeonato, da Brawn dominando toda a metade do campeonato e sendo campeã. A Willians poderá surpreender ao criar um carro em cima de novas regras ou ser um fracasso total. Vamos aguardar!!!

Marcus Lima
Marcus Lima
10 anos atrás

Entendo uma parte do argumento, com a qual concordo em partes. A Willians teve motor Renault em 2012 e agora em 2013. Em 2012, fica uma dúvida: uma dupla mais qualificada poderia ter dado mais pontos ao time? Sem o ” ora gênio, ora idiota” Maldonado, e o errático primeiro sobrinho, a equipe, na minha opnião, poderia ter feito pelo menos uns 50 pontos a mais….A Wiilians, com bons pilotos, poderia ter ido buscar a Mercedes. Não creio que isso seja exagero: Basta dizer que com um carro que venceu corrida, Maldonado conseguiu fazer 45 pontos, sendo 25 deles numa vitória. Pelas minhas contas, que podem estar erradas, são 14 x largando entre os 10 primeiros. Uma delas na Pole. Vamos apenas fazer um calculo bobo: que todas essas vezes em que largou entre os 10, a Willians tivesse pilotos conservadores e medianos, e tivesse arrebanhado sempre quintos lugares. Seriam 140 PONTOS! Sendo polido: disseram que o line up de 2012 era o pior, e com razão: os caras disperdiçaram uma pancada, uma porrada de pontos. Fosse Barrichelo e Hulk, com esse carro, teriam alguns podiuns, e certamente, a Willians em quinto em construtores. Porque esse raciocínio? Porque de uma certa forma, o problema é sim pilotos: tendo um line up tão ruim, teriam significado em cash esses três lugares a mais? E em atraçãod e patrocinadores? Enfim….acho que pode ser uma boa aposta: não deixa de ser aposta. Mas acho que essa aposta está encondida atrás de um histórico inadequado. Quando a Willians tinha um motor muito ruim, Cosworth, e um carro mais ou menos, o line-up era bom. Quando veio o Renault, esse motor campeão, ela foi brindada com o que alguns disseram ser A PIOR DUPLA DE PILOTOS DA F1. Será que estavam errados? Acho que esse 2011 da Willians foi melhor do que percebemos. Mais uma coisa: com esse line-up, com menos cash, e o desenvolvimento do carro do ano seguinte?
Bom, acho que com o motor certo, a equipe tem estrutura, o Felipe ainda tem uns 4 anos a queimar….enfim, espero mesmo que a Willians volte a crescer. Porque no fim, vira uma espiral de crescimento: o que ela precisa, com a formação certa, é engatar um ano bom, e conseguir manter um bom pacote e dois pilotos descentes juntos: coisa que não aconteceu nos últimos anos. Não acho que ela corresponda ao ufanismo da globo: mas ela não é tão ruim quanto os resultados dos últimos anos fazem supor.

Paulo Pinto
10 anos atrás

Um piloto desacreditado, uma equipe decadente, fãs iludidos.

Junior
Junior
10 anos atrás

O discurso é otimista. Mas precisamos ser realistas. O Massa ganhou uma despedida bonita da Ferrari e etc? Sim. Foi um piloto e pessoa queridos por lá? Também. Mas voltemos a realidade. Foi demitido por falta de resultados. Fez quatro temporadas terríveis. A realidade é essa. E não, o Massa nunca foi um super piloto. E não será a partir de agora.

Não se trata de perseguição ou brasileiro desmerecer brasileiro e torcer contra, como alguns dirão. Não é isso. Só me incomoda o fato que, de repente, estarem tratando a ida do Massa à Williams como uma revolução. Não, não será. É preciso lembrar que a Williams é a atual nona das onze equipes do grid e, apesar do passado glorioso, hoje é apenas uma equipe pequena.

Por mais radical que seja a mudança no regulamento do próximo ano, ela não terá nem recursos nem um staff técnico suficientes pra enfrentar Red Bull, Ferrari, Mercedes, Lotus e McLaren. Por melhor que seja o progresso do carro, ele lutará por alguns pontos e com muita sorte e uma revolução do piloto, um pódio.

Não. Nem Williams nem o Massa serão campeões e farão uma revolução em 2014 como alguns comentários jornalísticos, colunas e títulos de matérias dão a entender. Pode ser um recomeço pro piloto do ponto de vista de se correr livre sem ter que trabalhar sempre pro companheiro. Mas será apenas isso. É só lembrar das duas últimas temporadas do Barrichello por lá. A diversão do piloto será correr solto pra marcar uns pontinhos e só. E não há nada de errado nisso. Só não “vendam” (equipe, piloto e imprensa) a ilusão que de uma hora pra outra o Felipe vai se tornar um super piloto e lutar por vitórias e títulos. Torcedor pode até ser cego e idiota. Quem gosta de verdade de Fórmula 1 e entende como as coisas funcionam, não.

Rodrigo Oliv eira
Rodrigo Oliv eira
Reply to  Junior
10 anos atrás

Junior, parabéns. Seu raciocínio é lúcido e perfeito, bem diferente da retórica limitada e imbecil dos que escrevem comentários desse blog.

Daniel Schneider
Daniel Schneider
Reply to  Junior
10 anos atrás

Comentário perfeito! Lúcido e sem o pachequismo (parafraseando o Gomes) que tem pautado as notícias sobre a ida do Massa para a Williams. Parabéns!

mauricio
mauricio
10 anos atrás

Esses pilotos brasileiros são cheios de bravatas. O cara diz que só fica na F1 se tiver um carro competitivo, e fecha com a antepenúltima do campeonato, que tem um único e mísero ponto num sistema de pontuação que contempla até o décimo colocado!
Pára, né?

miranda
10 anos atrás

O problema e que a equipe Williams recentemente foi a porta de saída pra 2 brazucas.

Renato F1
Renato F1
10 anos atrás

Prezado Flavio Gomes

Parabéns ao Américo, ao Grande Prêmio e a você pela notícia! Sempre com seriedade e com convicção.

Agora, no meu humilde entender da gramática portuguesa (nada a ver com o time), “portanto 20 dias atrás” não é uma redundância? O meu professor de português falou que, como não existe “portanto 20 dias a frente” e sim “daqui a 20 dias”, isso seria uma redundância? Você está correto ou ele está correto?

P.S.: Não vale dizer para perguntar a ele ou a outra pessoa!

Renato F1
Renato F1
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Prezado Flavio Gomes

Em primeiro lugar, muito obrigado pela resposta. Em segundo lugar, depois de informar a sua resposta e mostrar as anotações de aula, minhas e de meus colegas, o professor disse que tinha cometido um equívoco (já que, segundo ele, professor nunca erra). E, por fim, eu prestei sim atenção à aula.

Gustavo
Gustavo
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Ri muito e alto, o cara nem leu o que está escrito no texto.

Nathan
Nathan
10 anos atrás

Mais um ano que vai passar em branco. E digo isso independente da equipe que correria Felipe.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

De vez em quando eu entro em uns blogs idiotas, os caras mal sabem escrever e ainda tiram onda:
http://blogdogroo.blogspot.com.br/2013/11/a-verdade-sobre-o-furo-descobrimos-fonte.html
Inveja é uma merda mesmo…

Camila
Camila
10 anos atrás

Que texto legal, Flávio! Parabéns!

Gostaria de ver o Felipe Massa usando o capacete original dele, só com azul e amarelo. É só um detalhe feminino, é que o acho mais bonito que o atual.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Estou contigo Flávio.
Tenho dito aqui que, para Massa, exceto a Marussia, tudo é melhor que a Ferrari.
Se carro e motor funcionarem direitinho, resultados virão com certeza, pois Massa, voltou a andar rápido, bem rápido! A Williams poderá dar um pouco mais de constância em seus resultados, por ser uma equipe onde o emocional vem depois do “técnico”.
Boa sorte a ele na nova equipe.
Estou na torcida.

Luiz Reis
Luiz Reis
10 anos atrás

A Ferrari fez uma tremenda despedida para o Massa em Mugello. Ponto para ele.

http://www.pezzolo.tv/2013/11/ferrari-faz-homenagem-a-felipe-massa-em-mugello.html

Roberto Tremper
Roberto Tremper
Reply to  Luiz Reis
10 anos atrás

Belo vídeo. Merece ser guardado. Parece que os italianos ferraristas (que idolatram o carro, não o piloto, que é apenas um condutor) ainda assim são mais gratos que os brasileiros pachequistas.
Pergunto se alguém conseguiu gravá-lo na íntegra. Quando consegui comandar o download, parou por volta de 1:05:00, talvez por baixa velocidade. Quando consegui uma boa banda larga, já não consegui mais baixar.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Parabéns pelo texto Flávio.
E é uma incógnita, pois em 2011 e 2012 e agora apareceu com força.
Nada impede que o mesmo aconteça com a Wiliams ano que vem.
Nos resta torcer e saber que não é nas duas ou tres primeiras corridas do ano que o carro vai deslanchar.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Gabriel
10 anos atrás

Em 2011 e 2012 a Lotus também era fraca.

alan
alan
10 anos atrás

A wilians tem potencial, ja o massa nao , ora, piquete, proust, vilanova e Hill foram capeons recentemtne com a uilians, so os dois sennas que nao conseguiram tirar nada dela. e o pizzonha tamam…., ate o montoia ganhou alguma coisa com ela

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  alan
10 anos atrás

SAP, por favor!!!

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
Reply to  alan
10 anos atrás

Ten tecla SAP ?

Ricardo
Ricardo
Reply to  alan
10 anos atrás

Então o Massa tá que nem o PROUST, em busca do tempo perdido?

Mauricio
Mauricio
Reply to  alan
10 anos atrás

Alan,por onde vc esteve nos ultimos 15 anos? Em um laboratorio de criogenia? Dizer que a Williams foi campeã recentemente com Prost,Hill e Vilanova ( seu tradutor levou ao pé da letra) ai é demais.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

Rsrs!

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  alan
10 anos atrás

“piquete”, “proust”, “vilanova” (deve ser aquele conde do chapolin), “capeons”, “uilians”, “pizzonha”, etc… Nunca vi tantas “perolas” num único comentário, kkkk…

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Israel Cesar Ribeiro
10 anos atrás

Conde Terranova! O que era cleptomaníaco, hehe.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  Leonardo Costa
10 anos atrás

Isso aê, kkkk… é que ele foi chamado de “conde fox terrier”, “conde são bernardo”, “conde vila nova”, etc…

Carlos Jr
Carlos Jr
10 anos atrás

Engraçado que ele falou que não iria correr nunca em uma equipe que não fosse vencedora e está na mediana Williams que há anos deixou de ser uma das equipes tops e é a equipe mediana mais fraca dessa temporada com apenas 1 ponto, só a frente das equipes da “gp2”

Eddie
Eddie
10 anos atrás

Triste fim de carreira pro Massa. Era melhor ter se aposentado. E pior é que tem um bando de sonhador achando que a Willians vai ressurgir depois de 5 anos de fracasso. Do jeito que Massa é “sortudo” é capaz do time falir e não disputar a temporada de 2014. Desejo a ele bons duelos com a Marrussia e Caterham….

Ilmar
Reply to  Eddie
10 anos atrás

5 não, 16, pois o último ano em que a Williams foi mesmo uma equipe de ponta foi 1997 ( há quem diga que foi em 2003 ).

Carlos
Carlos
Reply to  Eddie
10 anos atrás

Beócio…só falou asneiras…

Ferrari campeã em 79 e depois em 99….assim como a Williams, venceu corridas…mais nada.

McLaren campeã em 76…depois só em 84….não figurou nem entre as 3 primeiras por 8 anos…

Um bobo calado ninguém sabe que é bobo.

Henrique
Henrique
10 anos atrás

Os 2 estão em decadência há muito tempo. Sei não,estou pessimista apesar de torcer pela recuperação de ambos.

Paulo Pinto
Reply to  Henrique
10 anos atrás

“Traída” receosa…

Luiz Carlos
Luiz Carlos
10 anos atrás

O único piloto brasileiro campeão pela Williams foi o Piquet.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Luiz Carlos
10 anos atrás

Campeão, diga-se de passagem, correndo contra o então chefe Patrick Head e toda equipe!!
Outros “bebês-chorões” que conhecemos teriam debulhado lágrimas de sangue para sensibilizar imprensa e torcida “pacheca” ao invés de sentar o rabo no cockpit e fazer seu trabalho!!

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Palavras sábias FG…concordo com td o q vc disse

KILIM
KILIM
10 anos atrás

A Williams tem uma divida moral com o Brasil, e tenta pagá-la agora com Massa !

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  KILIM
10 anos atrás

Viajou longe demais, amigo!!
De onde vocês tiram essas pérolas??
“Dívida moral com o Brasil”?? Faça-me o favor!!

Kilim
Kilim
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

Vc deve ser menino, pq tem memória curta !

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Kilim
10 anos atrás

Amigo, não sou “menino” como você sugeriu.
E não tenho memória curta, pois acompanho a F1 desde 1972 e não sei de nada a respeito de qualquer “dívida moral” nem comigo, tampouco com o Brasil, que quem quer que seja tenha que pagar contratando um funcionário para sua empresa!!

Só posso entender seu comentário se eu incluí-lo entre as viúvas inconsoláveis, que até hoje pranteiam a imagem falsa de um ídolo de papel, criado pela mídia para anestesiar o povo e inflar o insaciável ego do mesmo!

Entenda uma coisa: Se o cara morreu pilotando uma Williams foi resultado de um risco inerente à profissão e a um conjunto de fatos infelizes.
A equipe/empresa não tem qualquer dívida moral com o país!!

Eu prefiro lembrar que a Williams nos propiciou ter nosso primeiro tricampeão, em 1987, em um campeonato disputadíssimo, como hoje não se vê mais!

Sou pelo esporte, amigo! Sem torcer para ninguém, sem paixões pessoais, a não ser pelo esporte em si mesmo!
Encare assim e você vai chorar menos!!

Kilim
Kilim
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

Vc está muito extressado !

Kilim
Kilim
Reply to  Kilim
10 anos atrás

Me esqueça !

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Kilim
10 anos atrás

Já esqueci.
Principalmente depois de mais essa pérola!! “Extressado”?? Não seria ESTRESSADO, amigo??
Antes de se propor a argumentar, aprenda antes a escrever!

Kilim
Kilim
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

Vc é neurótico mesmo !

Carlos
10 anos atrás

Eu só acho que a Williams poderia voltar com a pintura clássica Amarela, azul e branca =D

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Ano novo, carro novo, regulamento novo, equipe nova, 1º piloto,
BÔA SORTE MASSA, Como bom brasileiro vou torcer muito.

Paulo Pinto
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

“Traída” com torcida renovada.

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
10 anos atrás

Sir Frank Williams:
“O que você não me pede sorrindo, Ecclestone, que eu não faço chorando?”

PC Crusca
PC Crusca
Reply to  VODKA FINLÄNDIA
10 anos atrás

Eu não consigo engolir aquela vitória do Maldonado no Gp da Espanha, por conta daquele incêndio estranhíssimo que aconteceu em seguida, destruindo justamente o carro do vencedor. Muito muito estranho. Acho que rolou uma política ali com o velho Frank, de alguma forma escusa. Será que pintaram um carro da Red Bull com as cores da Williams e depois queimaram?? rsrsrs

Douglas Amorim
Douglas Amorim
10 anos atrás

Flávio, não questionamos sem motivo: você há de convir que parecia (e se confirmou) absolutamente ilógico a esta altura do campeonato o Massa assinando CINCO anos com a Willians vindo dos resultados que vinha tendo.
Parabéns ao Américo e ao Grande Prêmio por serem o pioneiros com a informação.

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Boas palavras Gomes.

PC Crusca
PC Crusca
10 anos atrás

Todo mundo fala dos motores diferentes em 2014, mas ninguém fala de outras mudanças…

Haverá? Digo porque, além do acidente em 2009, acho que o Massa sofreu em seu estilo de pilotagem com a diminuição da asa traseira e aumento da dianteira, justamente de 2008 para 2009.

Se o formato e a aerodinâmica dos carros sofrerem mudanças significativas em 2014, vejo chances tanto para a Williams quanto para o Massa voltarem aos seus grandes momentos. E habilidade o Massa já mostrou que tem em outras temporadas.

As pessoas o criticam por ser menos rápido que o Alonso, mas isso não é demérito algum. Com carro competitivo e em um time diferente, Massa pode até enfrentar o Alonso, e eu torço pra que isso aconteça, porque o cara parece ser legal.

Se forem Rob Smedley e Ross Brawn para Grove, juntamente com o Massa que é o melhor piloto que a equipe contrata desde o Montoya (sim, ele é melhor que o Rosberg, Hulkenberg, Webber e Barrichello) acho que podemos ter a volta de uma grande marca.

Torço por isso!

Leduard
Leduard
10 anos atrás

Ao Américo Teixeira Jr e ao Grande Premio os meus parabéns. Aos que não acreditaram, ou “fizeram pouco” do furo, o meu desprezo e um pedido: deixem de ser tão chatos ou vão todos para o raio que os parta.

LEANDRO TULLII
LEANDRO TULLII
10 anos atrás

PELA PRIMEIRA VEZ NA F1 FELIPE MASSA IRÁ PILOTAR UM CARRO QUE NÃO TENHA MOTOR FERRARI, E PILOTO BRASILEIRO NA WILLIANS-RENAULT DEPOIS DE UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA DE REGULAMENTO TECNICO? DA MEDO.

UI
UI
Reply to  LEANDRO TULLII
10 anos atrás

Williams Mercedes

Théo do Palavrão
Théo do Palavrão
Reply to  LEANDRO TULLII
10 anos atrás

Wiiliams-Mercedes…
O que não acho que vá mudar muita coisa, mas enfim…

Mauricio Pequim Jr
Mauricio Pequim Jr
Reply to  LEANDRO TULLII
10 anos atrás

Caro Leandro Tullii
Uma pequena correção: Williams-Mercedes.
Abs

Angelot
Angelot
Reply to  LEANDRO TULLII
10 anos atrás

Motor Mercedes ano que vem!

Renato F1
Renato F1
Reply to  LEANDRO TULLII
10 anos atrás

Para corroborar: Williams Mercedes! Isso porque motor tem que ter estrela, e não um pangaré amarelo empurrando uma carroça vermelha!

Paulo Pinto
Reply to  Renato F1
10 anos atrás

“Traídas” alvoroçadas com o motor Mercedes, o mesmo que “empurra” a McLaren…

Mano
Mano
10 anos atrás

Boa tarde a todos!

Vamos lá ….

1) Parabéns para o Américo, tomara que venham muito mais furos por ai !

2) E mais um parabéns pela simplicidade em dizer que “É do jogo, meu amigo”, o fato da RGTV não mencionar como oficial a contratação do Felipe pela Williams nas transmissões, ao invés de ficar reclamando ou exigindo que a RGTV mencionasse o fato … legal mesmo.

3) Boa sorte ao Felipe e que seja feliz, principalmente.

4) Muito pseudo-torcedor e “jornalista” queria ver o cara fora da F-1 ou se f****** em uma cadeira elétrica (citando Caterham e Marussia) só pra ver a cara do Galvão e o insucesso da tal toda poderosa … ora por favor … pensamento pequenino e irrelevante ao meu ver … esse negócio de ficar arrancando os pentelhos pelo que a Globo deveria ou não deveria falar, é um tremendo de um porre … Pelo menos para mim não existe esse negócio de que só se a Globo noticiar é verdade … para os leigos talvez … não sou um expert e nem advogado da Globo … sou somente um fã do esporte … eu procuro outros veículos de comunicação e blogs para me informar … posso acreditar na notícia ou simplesmente entender como pura especulação.

5) Williams: uma grande incógnita ! Meu chute é que se a equipe fizer algo parecido com o que fez na temporada de 2010, será ótimo para iniciar a evolução de um carro muito competitivo com o passar das temporadas, como fez a RedBull em 2009 e o faz até hoje. Quanto a Rob Smedley e Ross Brawn (Brawn na Williams = Honda em um futuro não tão distante ? Devido a relação da marca com Ross no passado ?) acho possível sim, renovação do staff do time já está acontecendo a algum tempo (contratação do Pat Symmonds, de um chefe de aerodinâmica da Lotus (?) a demissão do Mike Coughlan …), a ver …

Enfim … desejo toda a sorte do mundo pro Felipe e para a Williams, equipe que é uma das grandes da F-1, de um lugar que nunca deveria ter saído !

Caíque
Caíque
Reply to  Mano
10 anos atrás

Perfeito. Os Com Complexo de Vira-Latas é que têm que acordar.

Paulo Pinto
10 anos atrás

Essa boa notícia também deu uma sobrevida ao apelido “traídas”, criado por mim em homenagem aos fãs de Felipe Massa. Fãs teimosos e guerreiros, que terão também um recomeço em suas esperanças, a partir da próxima temporada.

Alberto
Alberto
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Nossa, que criativo.

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Alberto
10 anos atrás

Uau, que demais !!!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Impressionante! De alto conteúdo e agrega valor…

Paulo Pinto
Reply to  RENE FERNANDES
10 anos atrás

Um apelido marcante e revelador, criado logo após o “gepê mais rápido que você” e apenas três de vocês se manifestam?

De qualquer forma, obrigado pelos elogios.

andré frej
andré frej
10 anos atrás

Um porre mesmo ainda existir pessoas que só acreditam na mídia golpista, como bem alcunhou o Deputado Ferro, do Petê de Pernambuco.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Bom, pelo menos o Brasil ganha uma sobrevida na F1 a espera que nesses 3 anos apareça um piloto com potencial. A Williams tem tradição e é como aquela velha historia,juntar a fome com a vontade de comer,uma equipe que quer voltar a ser grande e um piloto que quer voltar a vencer corridas, vamos torcer pra da certo.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
10 anos atrás

Apesar dos fracos resultados da equipe nos últimos anos, devemos lembrar que a Williams é um dos times mais vitoriosos da categoria e que a mudança no regulamento para o ano que vem, praticamente reinventando a F1, será um fator de equilíbrio que pode trazer surpresas no grid.
Comenta-se que estão de malas prontas para Grove Pat Symmonds e Rob Smedley, além de uma fumacinha de comentário sobre o Ross Brawn. Caso todos esses personagens se confirmem além da boataria nervosa da “Silly Season”, o corpo técnico da Williams estaria em pé de igualdade com as melhores equipes da categoria!
Mudança de motor para os Mercedes pode não significar nada, pois os propulsores 1600cc com turbo são incógnitas.
Parabéns ao Felipe pela mudança!

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
10 anos atrás

Gostaria muito de ver um brasileiro lutando por vitórias e até pelo campeonato, mas não vejo (nunca ví) no “Felipe Passa” esse tipo de piloto. O link que indico a seguir veio de uma reportagem da Globo (sem birrinha por favor) com participação inclusive do grande Nelson Piquet e dá uma ideia bem legal do que diferencia um piloto “comum” de um piloto campeão. Assistam e deixem sua opinião. http://www.youtube.com/watch?v=5KKf94csm2U

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  Israel Cesar Ribeiro
10 anos atrás

Só completando, foi uma das poucas vezes que vi a rede Globo fazer um comentário/reportagem realmente imparcial sobre o assunto. Piloto campeão é o “Macho Alfa” da equipe. Se o cara for bund* mole, vai se segundo piloto sempre…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
10 anos atrás

Parabéns ao Américo Teixeira, ao Flávio Gomes e toda equipe do Grande Prêmio!
Parabéns também para todos nós, seguidores fiéis desse blog, que com ele aprendemos a filtrar as informações a respeito do nosso esporte favorito!

Apesar de a Globo ter restringido seus comentários a respeito da já certa transferência do Massa para a Williams, o único jornalista esportivo ligado àquela organização a comentar o fato de forma direta, inclusive citando o Américo Teixeira, foi o Lito Cavalcante durante uma transmissão pelo canal SPORTV. E deve ter tomado uma chamada da direção, porque não voltou a comentar!!

Leonardo Koerich
Leonardo Koerich
10 anos atrás

Como assim a Williams anunciou?? Para mim isso é “fake”, pegadinha das boas. Se fosse verdade o Galvão e o Regi já tinham falado alguma coisa. Pô, o Barrichello, o melhor jornalista de F1 que já vi, que está lá o tempo todo, que sempre conversa com Massa, não sabia disso???

Eu só acredito quando o Galvão disser!

Théo do Palavrão
Théo do Palavrão
Reply to  Leonardo Koerich
10 anos atrás

Você foi irônico, mas aposto que tá cheio de gente pensando assim por aí…!!

Felipe AG
Felipe AG
10 anos atrás

Primeiro, parabéns ao Américo “fura-fura” Teixeira. Mandou muito bem. Nota dez ao Grande Prêmio, como de praxe, também.
Segundo, nota zero, como de costume, à Rede Globo. Não admitem de jeito nenhum não dar crédito a quem merece. Deveriam, sim, ter mencionado no mínimo o Américo pela notícia. Mas quê…
Terceiro, boa sorte ao FM na Williams. Que deem ao rapaz algo decente para ele guiar em 2014. Porque se o carro do que vem for na mesma toada do deste ano… Coitado do Massa. Espero que o Pat Symmonds faça daquele limão uma limonada. Capacidade já provou que tem.
Último, já estou contando os dias para a primeira prova de 2014. Será uma tremenda temporada.

charles
charles
10 anos atrás

Eu sei que já falaram isso, mas, imagina se a Willians vira uma Brawn GP, e o Massa seja campeão mundial. As Alonsetes se esbofeteariam. Sonho…

Sandro Auzani
Sandro Auzani
10 anos atrás

Flávio, o grande Lito Cavalcante acaba de dar o crédito do anúncio ao Américo Texeira JR em plena Sportv, dizendo que era o segredo mais mal guardado da F1 pois já havia sido publicado desde o último dia 23 no Diário Motorsport. Agora só falta nós vermos o que a Globo vai fazer com o Lito, pois acho que eles não vão gostar nada da entregada do furo que ele deu no ar e ao vivo.

Fernando
Fernando
Reply to  Sandro Auzani
10 anos atrás

Não vão fazer nada com o Lito, que só deu os devidos créditos a quem primeiro noticiou o fato.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
Reply to  Sandro Auzani
10 anos atrás

Eu ia postar exatamente isso, justiça seja feita ao Lito Cavalcante que trabalha no SPORTV da RGTV, ele mencionou o Massa na Williams e citou como fonte o Américo Teixeira em uma transmissão dos treinos de sexta-feira que a SPORTV transmite, o problema como sempre é a emissora oficial que trata os telespectadores de F1 como idiotas, acham que somos o mesmo público alienado que assiste as suas novelas igualmente idiotas.

Norson Botrel
10 anos atrás

Sei não… dos últimos 3 brasileiros que correram lá, 2 se aposentaram e 1 morreu.

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
Reply to  Norson Botrel
10 anos atrás

Adoro gente otimista…Putaqueoparius…

Anchor Macffe
Anchor Macffe
Reply to  Norson Botrel
10 anos atrás

Rsrsrs, será que vai empatar a conta?

Caíque
Caíque
Reply to  Norson Botrel
10 anos atrás

É e um, que Vc não quis citar, se esquecendo de propósito , só foi TRI Campeão…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Norson Botrel
10 anos atrás

E o que morreu, sofreu o acidente porque simplesmente estava desesperado pois nunca soube acertar carro e estava tomando uma surra de um novato!!

Claudio
Claudio
10 anos atrás

Lito entrou agora no Arena Sportv e, ao comentar a notícia, deu o crédito ao Américo. Muito justo. Embora ache obrigatório e ético esse procedimento, achei legal da parte dele.

Clayton Duarte
Clayton Duarte
10 anos atrás

Williams acabou com as carreiras de Senna, Piquet, Barrichello, Bruno Senna, Pizzonia…

Só dizendo.

Peter Perfeito
Peter Perfeito
Reply to  Clayton Duarte
10 anos atrás

Piquet foi CAMPEÃO lá. A Williams não acabou com a carreira dele.

Teve um acidente sério com aquele carro, que o afetou é verdade, mas Piquet encerrou a carreira anos depois, depois de passar por Lotus e Benneton.

Os outros sim NADA fizeram. Um porque morreu. Outros por incompetência mesmo.

Carlos Roberto da Silva Junior
Reply to  Peter Perfeito
10 anos atrás

Quase acabou, mas Nelson Piquet soube superar esse destino!

Clayton Duarte
Clayton Duarte
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

Caras, eu sei que o Piquet foi campeão por lá. Inclusive, superou obstáculos internos gigantescos para isso. O que estou querendo dizer é que foi a partir da saída da Williams, depois de suportar aquele ambiente hostil e conturbado, é que a carreira dele assumiu uma curva descendente. Passou por Lotus e Benetton, venceu mais três provas e abandonou a F-1. Só estou lembrando que a Williams, historicamente, não dá, digamos, sorte para pilotos tupiniquins. Não precisam levar tudo a ferro e fogo.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Clayton Duarte
10 anos atrás

Piquet campeão pela equipe… Se isso é acabar com a carreira não sei como seria se fosse o contrário!

Senna morreu por causa da própria incompetência em acertar o carro, o que o levou ao desespero em função da surra que estava levando de um novato…

O Pizzonia não daria certo em lugar algum em função do gênio ruim que o fez se incompatiblizar com toda equipe!!

O Barrichello pegou o “bagaço” da equipe, e ainda fez muito!!

O Bruno Senna não tem competência ou talento para pilotar qualquer F1, quanto mais desenvolver um!!

Quer refazer suas contas??

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

Uai, o Senna fez a pole nas três primeiras corridas… Acho que ele sabia acertar o carro.

Paulo Pinto
Reply to  Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Leão de treino…

Gustavo
Gustavo
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

O que você falou do Senna? quem era o novato ? qual carro tinha o novato ? sem valvula do abastecimento e com controle de tração, é aquele carro ? fala sério, o Senna morreu porque o destino escreveu a história e não você Maurício Alves. O cara morreu porque era o dia dele e a hora dele e “ponto final”. Não conheço o Pizzonia, o barrichello deixou o carro pronto para a temporada seguinte e o Bruno, olhe os resultados, pode melhorar, mas é constante e pontuou bem. Ah, aquele dia que o maldonado fez a pole, o bruno vinha mais rápido que ele e uma catherham atrapalhou a volta dele…. abraços…

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

É lastimável a posição da grandiosa e retardada Rede Bobo.
Sempre estou aqui a procura de informação certa e precisa. Você, Flavio Gomes, o Américo Teixeira, sua equipe. Tem muito mais gente de qualidade fora da emissora oficial que dentro dela.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
10 anos atrás

“Valteri is faster than you!”

Klaus
Klaus
10 anos atrás

Massa + Williams = abraço dos afogados…
Ultimamente essa ex-grande equipe teve que pintar no umbral de sua porta um sonoro “Abandonai toda a esperança, oh vós que aqui entrais…” principalmente pros brasileiros…

Cairo
Cairo
10 anos atrás

Ele pega uma vaga que PASTOR MALDONADO não quiz. Que ponto chega o ser humano…….

Filipe Augustus
Reply to  Cairo
10 anos atrás

Existe o pessimista e o otimista, e eu sou otimista e sempre enxergo tudo com bons olhos, vamos a minha opinião sobre esse assunto.

Foi mais ou menos assim:

“Tudo começou com um diálogo entre o Brawn e o Told
Brawn comentou com o Told,—–Vou me para a Williams, o que vc acha Told?
Told diz: —— Muito bom.
Chegando em casa Told liga para seu filho, ——–Pequeno Nícolas? O Brawn e uma cambada de homens bons vão para Grove, tentar levantar aquele lugar, só que o Maldanado não sabe de nada e está querendo sair. ————-Bom Pai, vou falar com o Massa, quem sabe ele veja com bons olhos isso.

Dia seguinte, Nícolas conversando com Massa.
——-Bom Massa, tenho novidade, o Maldanado deu chilique, saiu esperneando de Grove, disse que não colocaria mais 1 centavo da Venezuela naquela merda depredou tudo, pichou tudo, e sumiu no mundo.
Felipe disse a Nícolas —– Bom, muito bom, aceito o desafio, me parece muito legal, bora levantar aquele lugar”.

rsrs

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
10 anos atrás

Parabéns ao Américo Teixeira e à equipe Grandepremio! Pra mim isto já era assunto resolvido. Só espero que a pintura dos carros no ano que vem seja parecida a dos carros de 1993 para trás. O Américo bem que poderia ver isto também… rs

Paulo Barros
Paulo Barros
10 anos atrás

Se sobrou alguma coisa de “ponta” no automobilismo brasileiro, é o jornalismo praticado pelo “Grande Prêmio”. Aqui a gente sabe de fato o que acontece no automobilismo mundial. E antes do resto.
Parabéns mais uma vez!

P.S.: E a Globo não faz jornalismo esportivo há muito tempo, aquilo lá é outra coisa. Não sei como o Reginaldo Leme aguenta.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

“Que só acreditam nas coisas quando a TV Globo informa”

Teleguiados do Galvão ou camisa 12 da emissora?
http://www.youtube.com/watch?v=nJsqxzZpNkg

Pelo que o Galvão falou da Williams e F. Massa na última corrida, pode entregar os títulos para Frank Williams, título de construtores e pilotos já esta no bolso. Que venha a temporada 2015, porque 2014 já tem dono. E um detalhe relevante, Massa deve humilhar o companheiro de equipe, outra aposta do pseudo-narrador. Essa pachecada com bandeirinha verde – amarela nas mãos merecem o Galvão…

Boa sorte ao Felipe Massa, se fizer uma temporada semelhante a de Barrichello em 2010 na mesma Williams, já esta de bom tamanho, não tem como esperar mais nesse time…

Nem tudo esta perdido, Felipe deve brigar pau a pau com as “fortíssimas” Caterham e Marussia!

Galvão vai ao delírio, e com ele uma nação…

Nelson
Nelson
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Pô Marcelo. Nesta pegou pesado…

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

É… lá no começo, quando Massa estava oficialmente dispensado da Ferrari, li não sei aonde, acho que era uma publicação em inglês, que o Rob Smedley iria para a Williams. Não tive a menor dúvida que, caso confirmasse, Massa ia junto. Ou o contrário. São essas pequenas dicas que nos fazem pensar. Depois o Américo Teixeira Junior informou, aí tudo se encaixou. Massa na Lotus, pra mim, nunca foi uma opção.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Ernesto Longhi
10 anos atrás

Para a Lotus, “comcerteza” nunca foi!