OS DEZ MAIS
SÃO PAULO (vamos tentar) – Me mandaram um link do sempre ótimo “Autoentusiastas” avisando que ali havia uma lista dos dez melhores carros criados por brasileiros. Pensei em fazer a minha sem espiar a original, elaborada por Marco Antônio Oliveira. Mas não resisti e dei uma olhada.
“Criados por brasileiros” foi critério adotado sem muita ortodoxia pelo autor, e nem poderia ser diferente. A indústria brasileira, com algumas exceções, quase sempre importou projetos de fora. O Opala deriva do Opel Reckord alemão, por exemplo. Os Dodges eram todos de origem americana. Claro que muita coisa se adaptou aqui, o que explica a relação de Marco Antônio.
Assim, meu critério é ligeiramente diferente. Em vez de “criados”, optei por “produzidos” no país. E cheguei aos meus dez mais — avisando, desde já, que DKW e Fusca não entram na lista porque são hors-concours. Mandem os seus, também. A ordem é aleatória. Como o colunista do “Autoentusiastas”, eu teria muita dificuldade em ranquear essa galera toda. Alguns dessas fotos aí embaixo são meus.
GOL
Esse foi criado aqui, mesmo. Apesar do desastre (delicioso) da primeira versão, com motor a ar de 1.300 cc, deixou uma família completa: os esportivos (GT, GTS, GTi), a perua (Parati), o sedã (Voyage), a picape (Saveiro) e o popular (1000). É o queridinho do Brasil. Desenho moderno para a época e até hoje, com suas linhas retas inspiradas nos desenhos de Giugiaro, caiu no gosto do país. Desconsidero as gerações posteriores, a partir de 1994.
PASSAT
Muita gente acha que o Pointer, o último dos Passats, foi o melhor carro já fabricado no Brasil. Pode ser. Incluo o Passat na lista por vários motivos. Um deles, memória afetiva. Quando guiei um pela primeira vez, fiquei encantado com o câmbio, seus engates precisos e curtos. Claro que não estou falando dos primeiros, 1974, que quando você engatava a primeira entrava a ré. Depois, memória afetiva de novo, quem da minha geração não sonhou com um TS?
OPALA
Nenhum carro sobrevive tanto tempo, de 1968 a 1992, se não for um fenômeno. E sobreviveu quase igual do começo ao fim, com as alterações estéticas de sempre — lanternas, faróis, bancos, painel, essas coisas. Também rendeu uma irmã, a Caravan, e versões cupê de duas portas e sedã de quatro, além dos inesquecíveis SS. Deu origem a uma categoria que mudou os rumos do automobilismo nacional, a Stock. Enfim, um queridão.
CORCEL
Aqui faço uma concessão à segunda geração, a do Corcel II, já que é um projeto inteiramente nacional — com as/os filhotes Belina, Pampa e Del Rey. Deve ser incluída na lista junto com os primeiros, igualmente inovadores e belos. Eram ágeis e econômicos. Um projetinho esperto da Renault que a Ford encampou com picardia. Duas e quatro portas, sedã e cupê, uma das mais lindas peruas, a Belina (uma woodie segue sendo sonho de consumo), e verso de música de Raul Seixas. Precisa mais?
GALAXIE
Dá para dizer que foi o único grande carro feito no Brasil. Ao Galaxie 500 juntemos todos os LTDs e Landaus. Foi durante décadas a tradução mais fiel para a expressão “carro de luxo” fabricado no país. Carregava milionários, presidentes e autoridades. Refestelar-se em seus sofás e desfrutar de sua suspensão macia era fetiche de muita gente. Continua sendo.
BRASÍLIA
Criação genuinamente nacional, foi um dos maiores sucessos de venda da história da indústria brasileira. Era para substituir o Fusca. Acabou convivendo pacificamente com ele. Compare uma Brasília com qualquer carrinho compacto de hoje. Tirando o motor traseiro, o design é praticamente o mesmo.
MONZA
A GM teve a felicidade de emplacar dois blockbusters no segmento de carros médios (e não muito baratos) ao lançar o Monza quando já planejava a aposentadoria do Opala — que acabou sendo adiada várias vezes, e eles acabaram se tornando contemporâneos. Tanto o hatch quanto o sedã atravessaram os anos vendendo muito e ostentando ótima reputação. Quando o primeiro foi apresentado, em 1982, era um estouro. Ótimo acabamento, inovações tecnológicas, atualizado com o que se fazia na Europa, garantia de sucesso. Não nos esqueçamos do S/R, nem do Classic. As alterações estéticas dos últimos anos, no entanto, nunca me encantaram.
UNO
Esqueçam o nome “Mille”. Fiquemos com Uno, o carro mundial da Fiat lançado no Brasil em 1984 para acabar com a fama da montadora de Betim de fazer apenas caixinhas de fósforo simpáticas. É um grande nome para um carro, Uno. Deixou de ser fabricado agora, no fim de 2013, quase 30 anos de estrada. É muita coisa. As versões esportivas eram (são) de arrebentar corações, como o 1.5R, o 1.6R e o Uno Turbo — esse, de chorar. O Uno deu na Elba e no Prêmio, além dos utilitários da linha Fiorino, picape e furgão. É outro que ditou tendência: frente em cunha, traseira truncada, diversas motorizações, até desembocar na sua vocação de carro popular e barato com o motor 1.0 que o rebatizou como Mille. Foi o grande “mil” do Brasil. Grazie, Mille.
ESCORT
A Ford também entrou na onda dos carros mundiais e no início dos anos 80 e mandou ver no Escort, carrinho médio invocado que vendia que nem pão quente mas que, no gosto deste blogueiro, só era legal se fosse XR3. Mas não se deve desprezar nenhuma das versões calminhas. Eram carros modernos e bem acabados, uma das características da Ford desde sempre. Ao contrário do Uno, porém, o Escort não criou família. Era ele e ele. Nada de derivados. Tinha versões mais simples, mais luxuosas, econômicas e esportivas. Mas de suas costelas não saíram peruas ou picapes.
DODGE
Nunca tive e nunca dirigi um. Mas meu pai teve. Um Charger R/T branco. E um SE, também. Se a família Dart inteira merece nosso respeito, até mesmo as últimas versões de nomes coxinhas como Le Baron, era o SE que me falava ao coração, com sua simplicidade e despojamento. Os bancos em padrão xadrez são maravilhosos. Não dá para deixar os mais notáveis V8 brasileiros fora desta lista. E, assim, o Dojão fecha a relação.
Quero ver se as listas de vocês serão tão boas. Duvido!
O “autoentusiastas” é sempre ótimo quando não se enrola publicando as merdas do Bob Sharp sobre politica e sociedade, como o absurdo artigo dele pedindo golpe militar e “supressão das librdades civis democáticas” como ele postou há algumas semanas
garanto que você o tolera pelo passado dele com a Vemag e o vasto conhcmento que ele possui na area
no mais é um poleiro de vivandeiros golpistas e prconceituoso, como o texto de ontem chvtte com mot de opala onde fala que “antes fumar era bonito e dar o f___o era feio, agora é o oposto”
ah, e leia o texto ridiculo que ele postou hj babando ovo do Barbosa
ridiculo
mas a lista dos carros nacionais foi bacana
Desses ai tive escort xr3 89 conversível, premio 86 e 87 (uno com bunda), monza sle 89 e passat ts 79 verde hepatite, ops, verde pampa…
o melhor foi o monza, de longe o mais confortável, estável, baita carro….
o passat era esquentadinho e fervia direto, apesar dos consertos, mas andava bem…
o escort era lindo, mas era o belo antonio com aquele motor cht de maquina de costura, mangueiras de radiador q estouravam direto, e aquele carburador weber 460 q entupia gicle direto e travava segundo estagio, etc.. sem contar q NÃO tinha estabilidade e o medo de rachar as longarinas de vidro…
o premio era guerreiro e economico (o 1986 S com motor fiasa 1.3) pq o 1.5 cs 87 com o motor sevel argentino andava q nem o capeta, mas mecanico nenhum consertava aquilo… principalmente carburador…
os nacionais mais bonitos na minha opinião são o maverick, puma gt 1969-1974, galaxie 500 até 1976, interlagos e esplanada (o esplanada é rarissimo tb)…
Como não saiu família do Escort?
Escort Wagon ( um carro de revenda baratíssima nos dias de hoje ) e Verona, além da aberração chamada Apolo.
Alguns pegavam fogo sozinho, outros tinham a frente ‘passarinhante’, outros tombavam com facilidade, outros saíam de traseira a velocidades surpreendentemente baixas. Enfim, um monte de aberrações com erros crassos no projeto. Se serve de consolo, naquela época. os americanos faziam os Pintos e Explorers da vida também…
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, meu xr3 conversivel tinha estabilidade digna de um bebado com tanque cheio de 51… na chuva então virava passista de escola de samba…
Bom dia, Flávio! Pitaco de um “abeiudo”: acho que o Escort não foi filho único, não. O Verona foi “parido” dele… Seu blog é espetacular, cara! Pit-stop obrigatório todos os dias! Forte abraço!
O que me chamou a atenção nas listas publicadas foi a ausência do Interlagos, especialmente a Berlineta, que marcou toda uma geração.
Por que será que ficou “esquecido”?
Gostei da sua lista, Flávio. Não dá para fugir muito dela, mas eu faria duas substituições: sairiam Monza e Escort e entrariam Maverick e Puma GTB, meu sonho de consumo lá pelos 70.
1. Kombi até 1975
2. Karmann Ghia
3. Gol GTI 88-90 Azul Mônaco
4. Brasinca Uirapuru
5. Dodge Charger R/T
6. Puma GT Tubarão
7. SP2
8. Caravan SS até 79
9. Uno Turbo
10. Alfa Romeo TI4
Faltou um SP2… mas ai ficavam 11…
Bela lista… não seria muito diferente.
Imperador
Focus (argentino, mas…)
Astra (belga, mas…)
Charger
Maverick
Tempra
Tipo
Opala
Uno
Monza
Fusca
FG! Ainda não esqueci dos frisos amarelos para o X-Egg-3. É que é dureza de achar. Gostei da sua lista porque considera a importancia dos mundiais (Monza, Escort e Uno) para a necessária renovação nos anos 80. Minha lista seria:
1 – XR3 1985 Vermelho Sunburst ou qualquer geração conversível
2 – Monza S/R
3 – Passat GTS Pointer Preto ônix
4 – Uno 1.5R 1987 (tem que ser, por causa das calotas disco de telefone)
5 – Gol GT Branco
6 – Opala Diplomata fastback 6c “saia e blusa”
7 – Kadett GS 1989 Amarelo Elbrus
8 – Gol GTI 1989 Azul Monaco
9 – Farus Quadro
10 – Miura Top Sport 1989
Senti falta dos chevettes na lista rsrs
Olá Flávio, li com atenção sua lista e gostei. Também sou fã de carros de verdade. Tenho um corcel 1977 que reformei e deixei como original. Adoro a sua dirigibilidade, como o carro é confortável e macio. Coisa de outros tempos… Com relação à sua lista, estenderia para 12, 15 ou 18 carros e não 10. Afinal, não poderia deixar de fora o saudoso fusca, o fiat 147 e suas derivações, o sp2 (ual!!!) tl, variant, zé do caixão, simca e o meu favorito, o Jeep willys. Além desses, por que não acrescentar os utilitários como a veraneio (c10, c14) e a f100, (posso colocar tb vemag ?). Ih, acho que estrapolei a lista… rsss Abraço!
MAVERICK???
Agora os mais recentes: Escort XR3 até 86, Ipanema, Chevette hatch, Santana Quantun, Passat TS, GOL GTi, FIAT Uno Turbo, FIAT 147 Rallye, MONZA 3 Volumes.
Homenagens Eternas: Fusca Bizorrão, Toyota Bandeirantes e KOMBI
DKW Fissore, Gordini, Corcel I, Brasília, KG TC, SP2, Opala, Dart, Dodge 1800 e Del Rey.
Puma DKW, Puma GTS até 75, PUMA GTB, Malzoni, K. Ghia, Bianco S, Miura (o 1º), Stª Matilde, SP2 e KG TC. Aqui só os “Esportivos”
Aprontei horrores com os Corceis, até coloquei um numa varanda do primeiro andar de um predio da Borges Lagoa esquina com a r. Dr. Barcelar (velociade insana, e uma doida dirigindo um fusca que não sabia sair de uma subida, timing errado e um pancão digno do Andrea “mordendo a orelha” De Cesaris) , mas os Mavecos GT, V-8 Quadrijets ( acho que faltaram na sua lista FG ) eram insanos, não morri porque Deus é grande, meu anjo da guarda pediu demissão umas trocentas vezes. E transar no banco traseiro do Landau do pai ( que dava para fazer a curva da Major Nathanael subindo do estadio do Pacaembu para a av. Dr. Arnaldo quase raspando a maçaneta no chão) era muito bom. A gente se divertia muito.
A foto do Dodge é digna de galeria! De quem é?
Belcar , Vemaguet , Candango , Fissore , Fusca , Kombi , Corcel , Gordini , Rural , Itamaraty.
Na minha lista não poderia esquecer o Candango, Puma, Simca, Aero-Willys, Rural, SP2, a F100, o Jeep, a Vemaguet e o Zé do Caixão (lembra dele? (o fusca 4 portas e toda a sua família). Essa é uma lista puramente afetiva, de carros que eu tive ou sonhei tê-los um dia.
Flávio uma bela lista, a minha seria composta por:
Chevette
Monza
Opala
Passat
Gol (primeira geração)
Corcel (ambas gerações)
Vectra (segunda Geração)
Brasilia
Escort XR3 (até 1986)
Uno SX ou R
10 mais
Opala
Maverick
Dodge
Galaxie
Simca Chambord
Bandeirante
Gordini
Itamaraty
e claro os mais nacionais
gurgel
troller
MONZA: A Lenda. O melhor de seu tempo. Robusto, design com grande área envidraçada, confortável e com todos os opcionais possíveis. O meu tinha toca fitas Bosch Rio de Janeiro. 2.0 à álcool com carburador 2E7. Uma usina… Era o carro pra diversas idades. Uma unanimidade. Tríplice corôa de carro do ano de 85 a 87 desbancando o Gol. Quem tinha um Monza Classic, um Ray Ban Piloto com estojo caramelo, um relógio Citizen Aqualand e uma Honda 7 Galo (CBX 750 FOUR) era o cara…
Sua lista está muito boa, mas o que me motivou a encaminhar a minha, foi o maravilhoso Corcel 70 da foto, exatamente igual ao meu primeiro carro, o único detalhe para a perfeição são os parafusos que prendem as calotas, na foto, me parece que são um tubo roscado com arruela e porca, e no original era um parafuso cromado com cabeça sextavada. O tamanho do sextavado era o mesmo dos parafusos da roda, então, se utilizava a chave de roda para retirar a calota, detalhe muito fácil de resolver. Era um excelente carro, a menos do péssimo carburador DFV, que pelo menos serviu para eu começar a aprender mecânica.
Segue a lista, sem ordem.
Rural Willys
Corcel (excluindo o Corcel ll)
Passat
Uno
Honda Civic
Gol
Classe A
Escort (Somente as 2 primeiras séries)
Willys Interlagos
Karmann Ghia (excluindo o TC)
Só para matar a saudade:
Del Rey
karman Guia
Fusca Zé do Caixão
oggi
versailes
APOLLO / VERONA
Acho Verona e Apollo bem bacana também!!
Vou fazer a lista com base nos carros que de certa forma foram importantes na minha vida. Exceção do Fusca que foi sem duvida o mais importante.
Gol, Uno, Del-Rey, Passat, Brasília, Opala, Fiat 147, Escort, Monza e Dodge Dart.
Sei que a lista foi pessoal, Flávio, mas jura mesmo que nesses tempos de SUVs a Rural Wilis não ganharia nem uma menção honrosa em sua lista?
Abs!
Sem ordem de classificação:
Puma
Rural
Corcel
Pasat
FNM JK
Dodge Dart
Kombi
Maverick
Opala
XR3
Bianco
Uirapuru
Interlagos
Puma
DKW (todas)
Sinca (todos)
Corcel
Dodge Dart
Kombi (corujinha)
Karman Ghia
Minha lista completamente isenta de caráter científico:
1- MP Lafer
2- MP Lafer TI
3- Lafer LL
4- MP Lafer AP (último protótipo da Lafer)
5- MGT (primeiro protótipo da Lafer)
6 – Bianco (era fabricado com chassis da VW repassados pela Lafer)
7 – MG Avallone (criado na esteira do sucesso do MP Lafer)
8 – MG Enseada (réplica do MP Lafer)
9 – MG Agnis (cópia fiel do MP Lafer)
10 – Fusca (forneceu o conjunto mecânico para o MP Lafer)
Minha lista é muito parecida com a sua… talvez trocando o Escort pelo Marea, e o Corcelzinho pelo Fusca.
O meu “critério” serão para carros feitos aqui (ou seja, modelos no mínimo bem “adaptados” em relação aos modelos aos quais se originam…)
1) Fora de Série Nacionais (veículos como Puma, Miura, Bianco, Farus, Dacom, Engerauto Topazzio, Grancar Futura, entre outros modelos, mostraram a criatividade e até bom gosto em alguns casos….)
2) Fiat Uno
3) Volkswagen Gol
4) Volkswagen SP2 (ao menos, seu visual era “arrebatador”, e só foi produzido aqui).
5) Ford Escort (global, mas provavelmente um dos carros mais importantes produzidos pela Ford no Brasil…)
6) Alfa Romeo 2300/TI4 (modelo com soluções únicas no mercado…)
7) Gurgel Supermini (uma boa evolução em relação ao BR-800)
8) Romi Isetta (1º carro nacional, um modelo a frente de seu tempo…)
9) Chevrolet Monza
10) Dodge Polara (um modelo que tentou se “reinventar” no mercado, devido aos diversos problemas do modelo de origem, o Dodge 1800…)
Obs: O Fiat Uno e Gol pela longevidade e pelo alto nº de emplacamentos, ano após ano. O Fiat Uno….que ficou quase 30 anos sendo produzido sem “grandes alterações” no projeto original ( na verdade, eu que tenho um Uno 1989….sei que quase nenhuma peça dos últimos modelos [pós reestilização de 2004] servem no meu carro…mas a aparência ainda é “semelhante”)!!
Conclusão: É injusto elencar apenas 10 modelos…
Cada terá seus critérios, não quais o Flávio usou, na minha lista teria os carros que se eu pudesse teria hoje.
Vamos a eles:
SP2
Gol GTS 1.8 Álcool
Dodge Chager R/T – O mais belo carro já feito no mundo!
Passat Pointer 1.8
Maverick V8
e um Sinca V8, aquele ultimo com motor Hemi, seria presente pro meu pai.
Winston
Minha lista:
Gol GTI
Passat Pointer
Corcel
Opala
Chevette Puma
Polara
Charger RT
Puma GTB
Corcel II
Ordem aleatória:
Alfa 2300
JK 2150
Monza Cassic
Kadett GS
Marea 2.0 Fivetech
Galaxie
Gol GTi (Até 1994)
Uno (Turbo)
Chevette Tubarão
Opala SS
Minha lista…
1. Dodge Charger R/T – 1974 – Vermelho (sim, o laranja que chamava vermelho) com teto de vinil preto.
2. Ford F-75 – 1966 – cor de laranja – pick-up mais linda da criação humana
3. Galaxie 500 – 1966 a 68 – sem teto de vinil – qualquer cor, mas preferencialmente branco
4. Fusca – qualquer um anterior a 1971 – com para-choque com alças. lindo demais – meu filho de 6 anos tem um 1970
5. Karmann Guia 1500 – 1969 – vermelho com interior branco, ou creme, não lembro
6. SP2 – 1975 – prata com faixa vermelha ou vermelho com faixa preta – 2o VW mais bonito do Planeta.
7. Passat TS – 1979 – cinza petróleo – meu irmão tinha um…
8. Gol Copa – 1982 – desejo de muleque de 13 anos.
9. Toyota Bandeirante – 1986 – bege – primeiro carro de trabalho que eu usei
10. Puma GTS – 1673 – amarelo puma – conversível.
Deu muito trabalho essa lista, principalmente depois dos 7o lugar.
Tudo meio antigo, da época em que os carros tinham alguma personalidade e não pareciam todos com o mesmo sabonete…
Imagino que os seus carros sejam o Gol GTS, Brasilia, Corcel e Brasilia. Acertei?
Não.
Flavio, concordo em maior parte, somente faria duas trocas, a do Dogde pela Variant II e a do uno pelo SP/ SP2, por serem projetos bem tupiniquim e acrescentaria o Gurgel Br 800… pode ser top Eleven???
Baraços
Na minha lista:
Puma VW à AR – todos
VW SP1e2
Esplanada GT
Gurgel BR800
Buggy Kadron
Passat TS
Chevete GP
Karmann Ghia
Bianco
Simca Tufão
Esse seu Passat Surf é sensacional. Melhor, só se as rodas fossem as originais.
Passat – Fiat 147 – Corcel – Escort – Gol – Uno – Chevette – Brasília – Monza – Opala
Fusca e Kombi não precisa nem mencionar.
Flavio
Da minha lista, não sei se todos são ou foram fabricados aqui, mas, espero que o pessoal goste da minha lista!
01-Golf (sei que os primeiros vinham da Alemanha)
02-Puma (a traseira do tubarão é linda)
03-Escort XR3 (sonho de consumo nos anos 80)
04-Passat (espetácular)
05-Opala SS (1974 vermelho)
06-Monza
07-Maverick
08-Fusca (não dá pra deixar ele de fora!)
09-Voyage (anos 80)
10-Tempra (lindo!)
escort xr3
civic
monzas
vectras
jetta
siena
celta
marea
onix
i 30
fusion
grandes carros comercializados no Brasil
como diria o Collor, antes da decada de 90 nossos carros eram carrocas….
Quando era garoto vi um Galaxie Landau no estacionamento da Câmara de Deputados em Brasília. Se bem que não sei o que ele fazia lá, já que no início dos anos 1990, os carros oficiais eram os Opala Diplomata.
De qualquer forma, desde então, o Galaxie Landeu é meu sonho de criança. Se tivesse grana, compraria um automático e com ar condicionado. Se tivesse grana para comprar e manter, é claro, o carrão bebe muito, como sabemos.
Sem nenhuma ordem de preferência, desde que seja boxer refrigerado a ar:
1. Fusca
2. Kombi
3. Zé do Caixão
4. Variant
5. TL
6. Brasília
7. KG
8. KG TC
9. SP1 e 2
10. Gol e família
Flavio, do escorte nao derivaram a ford courier e a escorta sw??????
Não. E escreve direito os nomes dos carros.
1 – Corcel (o antigo. Carro da minha infância e o que eu aprendi a dirigir.)
2 – Chevette (primeiro carro, um 85 branco)
3 – Puma (os primeiros)
4 – Miúra
5 – Opala
6 – Fusca
7 – Escort
8 – Santana (antigo)
9 – Monza (antigo)
10 – Passat
a minha lista em ordem: maverick v8, gol gti , passat pointer, opala ss, chevette tubarão,corcel gt, santana ex g1, monza classic,fusca e dodge rt!
Para Mim os 10 Mais Foram os Seguintes:
OPALA
CHEVETTE
CORSA
GOL
UNO
PASSAT
ESCORT
VOYAGE
D-20
FIAT 147
Quanto aos derivados do Escort, e o Verona e o Apollo (VW)?