QUE FOGO NO BAR, HEIN?
SÃO PAULO (quente) – Marcus Ericsson sacou o celular da sua família e gritou! “Fogo! Fogo!”. Talvez o rádio não estivesse funcionando, e por isso ele usou o aparelho com seu nome. Não precisava tanto, sempre tem bombeiro por perto e o carro da Caterham tem extintor, claro. Por sorte, ontem Kobayashi abasteceu pelas redondezas e o frentista perguntou se o extintor dele estava vencido. Koba disse que não, mas frentista que vende extintor é uma das raças mais insistentes do mundo, e ele enfiou a cabeça no cockpit e vibrou: “A-há, tá vencido, sim!”. E nosso mito nipônico não teve outra opção que não trocar.
Foi a sorte.
Quando chegou aos boxes, Ericsson, emburrado, cruzou com Raikkonen. “Fogo, né?”, falou. Marcus, ainda um garoto ingênuo, chegando agora, confirmou. “É, esquentou essa droga de unidade de força, acho que começou no MGU-K e passou para o MGU-H, e então…”, mas Kimi interrompeu o moço, “tô falando de ontem, que fogo no bar, hein?”, gargalhou o ferrarista, e continuou seu caminho, falando sozinho “esse Marbundas nem bebe, coitado”. O apelido foi Raikkonen que criou, e me parece indelicado, é como chamar cuscuz de “bundas-bundas”, típica piadinha sem graça.
A Caterham, como todos sabemos, usa unidades de quebra Renault, e aparentemente o fogo foi lá mesmo, e por superaquecimento. Já tive esse problema — curiosa e coincidentemente, com meu Corcel 1970. O motor é Renault, também. O jeito foi, nas descidas, colocar em ponto-morto e rezar para o vento baixar um pouco a temperatura da água — é o maior charme, o recipiente de expansão é de Pirex®; aprendi a fazer esse ®, agora me aguentem.
Nem é preciso dizer que Ericsson ficou em último, a 7s de Pérez, o mais rápido de hoje no Bahrein. Faltam dois dias para terminar a pré-temporada. A Force India está toda animadjenha, apesar de um de seus sócios ter sido preso por fraude fiscal. Mas dois dias em primeiro, aí é para comemorar, mesmo. Dizem, não consegui confirmar, que Pérez mandou o dedo do meio para o pitwall da McLaren cada vez que passou pela reta dos boxes. Foram 108 dedos.
Button viu alguns deles, porque seu carro teve um problema de câmbio e ficou parado um tempão. “Qualquer coisa ligada às unidades de pane atualmente demora muito para arrumar”, disse o inglês. Segundo ele, a equipe já sabe como usar as traquitanas todas em corrida. “Mas em termos de performance e acerto, ainda falta bastante coisa.”
Incêndio não foi exclusividade da Caterham. Maldonado, quando voltou para os boxes, ouviu de Raikkonen a mesma piadinha. “Fogo, né?”, falou o finlandês, mas o venezuelano não é mais nenhum garoto e, ao contrário de Ericsson, não deu nenhuma explicação para o colega. Antes, ameaçou partir para cima, “¡hijo de puta!”, no que foi contido pelos mecânicos da Lotus. Quando se acalmou, Kimi se dirigiu a ele e disse, colocando a mão sobre seu ombro direito: “Desculpe, Pastor. Não quis ofender. Mas me diga, é verdade que você tem medo de piscina?”. O colega não entendeu direito e, de modo rude, perguntou “¿Que dices?”, e então Raikkonen emendou: “É, você se afoga porque é mal do nado”, e saiu correndo serelepe, deixando o bolivariano espumando.
Pela piada e pelas parcas 31 voltas interrompidas pelo fogo na unidade de queima Renault, claro. Ah, Renault… Pelo menos com Vergne, na Toro Rosso, não quebrou nada. Mas foram só 61 voltas, pouco para quem precisa de milhagem. E ele ficou 4s atrás de Pérez. Melhor sorte teve a matriz. Ricardão fechou 66 voltas e foi até rápido, considerando os tempos de hoje: menos de 0s2 atrás do primeiro colocado. Motivo para festa na Red Bull? Longe disso. Outras equipes já viraram tempos bem melhores do que os registrados hoje. O time aproveitou para treinar pit stops. Tinha mecânico que nunca tinha visto o carro de perto. Amanhã e depois, Vettel deixa as funções de assessor de imprensa e assume o volante.
O alemão esteve na coletiva de Alonso e, segundo testemunhos, estava visivelmente alterado. Quando o espanhol comemorou as 122 voltas dizendo que “mais de 600 km são sempre bem-vindos, mas é difícil saber a posição em que a gente está”, Tião pediu o microfone para fazer uma pergunta e mandou: “E que posição vocês preferem? De quatro? Papai-e-mamãe? Meia…”, aí um segurança da Ferrari arrancou o microfone dele e o arrastou para fora da salinha, mas ele continuou gritando: “Cachorrinho? Boto cor-de-rosa? Canguru perneta?”. Raikkonen acompanhava a entrevista e comentou com um jornalista: “O cara tá mal. Viu ontem, que fogo no bar, hein?”.
Na Mercedes, uma quebra de câmbio tirou Hamilton da última hora e meia de treino. “Noventa minutos! Noventa minutos!”, gritava Paddy Lowe. O resultado não foi grande coisa, mas Lewis disse que o negócio é quebrar tudo agora para funcionar na primeira corrida, em Melbourne. A Sauber não teve problemas com Gutierros, assim como a Marussia, que fez seu melhor teste com Bianchi completando 75 voltas. Por fim, a Williams também fechou o dia aliviada depois que Massa percorreu 103 voltas. “Foi bom ver um sorriso em seu rosto”, falou o meigo Biela Nelson, engenheiro-chefe da equipe de testes.
Amanhã e depois, em pleno Carnaval, todo mundo na pista de novo. Como se sabe, no Bahrein os festejos momescos não são muito animados desde que cancelaram os desfiles na avenida Sheik de Sapucaih, e por isso mesmo corre-se o risco, apenas, de a paz ser perturbada por Vettel. Ele aprendeu uma versão de conhecida marchinha e foi visto, no bar, ensaiando o refrão “atravessamos o deserto na segunda/Renault estava quente/e queimou a nossa bunda”.
Por via das dúvidas, a Red Bull pediu a Ricciardo que fique até domingo na cidade.
O japa lambão precisa se benzer. Retornou à categoria numa “nanica” com motor Renault.
O leitor já é fisgado pelo título, e a narrativa lúdica que segue conquista, informa e diverte, texto excelente. Bravo!
“Como se sabe, no Bahrein os festejos momescos não são muito animados desde que cancelaram os desfiles na avenida Sheik de Sapucaih (…)”
Ri com o texto todo, mas principalmente com esse trecho! Genial!
Simplesmente hilario! Adorei. Obrigado!
20 anos sem Ayrton. Essa vai pro Marcelo:
http://youtu.be/UyNnnMWMNdw
Faltam dois meses ainda…
Então segura, se a Unidos da Tijuca vencer o Marcelo comete um arakiri.
Esses 20 anos foram dominados por Herr Hepta e seu Herdeiro. Os dois campeões, nesse período, conquistaram 11 títulos.
Foram necessários sete campeões para conquistarem os 9 títulos restantes.
Um domínio sem paralelo na história da categoria.
Brilhante !!
A marchinha foi a melhor!
Esse negócio de “Unidade de Força” é coisa de Disco Voador. Frescura (mais uma) que estão empurrando na F1.
Para nós que amamos carros, principalmente carros de corrida, vamos chamar de MOTOR mesmo!!
Pra mim é motor e acabou.
Tá fogo pro Vettel, hein? Parece que não gosta de desenvolver o carro, o chiliquento de heppenheim fez um escândalo, a rbr passou a manhã instalando atualizações e a bagaça não andou, bem feito. Achei que ele era trabalhador, mas quem anda desenvolvendo o carro sem reclamar é o Ricciardo. E tem gente que acha que ele desenvolveu o carro da toro rosso, kkkkkkk. Ou ainda que ele fez a RedBull vencedora, hahahahaha! Ingênuos! Semana passada o cara pegou a mala e se mandou, só quer sentar a bunda no carro e acelerar, carro bom diga-se. Por isso escrevi aqui no blog:
Em 2006 o túnel de vento da rbr recebeu o ultimo upgrade antes da chegada de Newey, antes o túnel da arrows comprado da british defence nao era dos mais modernos. Até 2008 as equipes podiam intercambiar projetos entre coirmãs, toro e rbr e Honda e super aguri, podendo atuar em duas frentes, Newey pôde preparar o terreno para o novo regulamento que viria em 2009. O novo túnel permitiu ao Newey fazer os bons carros da toro e tanto Liuzzi e Speed, 2007, e Vettel e Bourdais, 2008, tiveram bons resultados com a equipe satélite. A partir de 2009 proibiu-se o intercambio de projetos, a super aguri faliu e a toro nunca mais foi a mesma. Dessa forma, foi somente em 2009 que Newey pode fazer um projeto a partir de uma folha em branco, o RB5, e se não fosse o difusor duplo da Brawn, já teria sido campeã em 2009. Esse carro foi a base vencedora que deu quatro títulos ao Vettel. Para Vettel ser considerado aquele capaz de reerguer um time, ele tem que sair da asa do Adrian Newey e da RBR. Metade do grid seria campeão com uma red bull e bater um piloto como Webber em fim de carreira não é motivo de orgulho. Aconselho você ler outras fontes, preferencialmente em inglês, a Inglaterra é a Meca automobilismo e base das maiorias das equipes de f1.
http://www.autosport.com/news/report.php/id/104812
http://en.espnf1.com/f1/motorsport/story/97791.html
http://www.jamesallenonf1.com/2012/12/my-top-5-drivers-of-2012/
http://www.yallaf1.com/2012/07/08/alonso-being-hailed-as-best-of-current-generation-of-f1-drivers/
http://www.racer.com/analysis-the-top-10-formula-1-drivers-of-2012-part-2/article/270645/2/
http://www.f1fanatic.co.uk/2012/12/14/vote-f1-driver-2012/
Vários vídeos dos testes:
http://www1.skysports.com/watch/video/sports/f1
Tenho apenas duas curiosidades em relação à F-1, nesses tempos de “virada de mesa”:
O que a FIA inventará para o ano que vem, se Alonso perder mais um campeonato.
E ver tua cara, Vicellez, quando isso acontecer.
Provavelmente mudarão os pneus como fizeram no ano passado. Oh wait, a mudança dos pneus favoreceu a RedBull não a Ferrari. Sei lá talvez pontuação dobrada nas últimas corridas pra diminuir a importância das primeiras provas. Oh wait de novo, quem tem o melhor carro na fase asiática e tilkódromos é a rbr…
E você deve ficar feliz se o Vettel bater o Ricciardo.
Como assim virada de mesa?
Estávamos assistindo a um remake dos títulos fulminantes de Herr Hepta. Como parar o Herdeiro, o novo “serial winner” da categoria?
Como ninguém na pista conseguiu (nem mesmo o “piloto mais completo”), a FIA resolveu agir. Apostou alto em “n” inovações e, bingo! A RBR virou abóbora…
Não se incomode com o meu humor, Vicellez. Ficarei feliz se Alonso perder mais um título (desta vez, para um piloto impulsionado por motor Mercedes).
vc deve ter algum trauma de infância, como a Ferrari te incomoda hein!
Os fãs de Schummy contraíram uma dívida de gratidão com a Ferrari. Foi na rossa que o alemão bateu todos os redordes, inclusive o de poles, considerado por muitos como imbatível.
Simplesmente torço contra o Alonso (por ter derrotado Herr Hepta em 2006). Se o espanhol disputa o campeonato pela Ferrari, torço contra a Ferrari (mesmo carregando essa dívida de gratidão).
A minha torcida contra só se completará, no dia em que ele se aposentar sem atingir ou ultrapassar os sete títulos do maior piloto de todos os tempos.
Guardarei uma curiosidade: onde ele vai enfiar a camiseta “Schumacher Who?” que um dia teve a audácia de usar.
Sensacional!! muito criativo, adoro estas suas historias, realmente ja esta se formando uma crônica….. fiquei imaginando toda esta criatividade em alguns desenhos de mangá, vai ficar melhor ainda….
Olha só os dados do breque, pela brembo:
http://formula1.brembo.com/schede_circuiti_pdf/04_bahrain/04_bahrain_eng.pdf
Muito bom.
Flavio, olha esse vídeo que tem a Ferrari, Mercedes e o CT05 Renault. Veja como parece um ônibus parando na Av. Paulista. Acho que tem um problema serio de alivio no turbo também.
http://www.youtube.com/watch?v=INB-Km056os
Abcs.
Muito bom.
Flavio, olha esse vídeo que tem a Ferrari, Mercedes e o CT05 Renault. Veja como parece um ônibus parando na Av. Paulista. Acho que eles tem um problema serio de alivio no turbo também.
http://www.youtube.com/watch?v=INB-Km056os
Abcs.
Simplesmente fantástico, cara!
sensacional
FG tava inspirado hein ? muito bom. Corcel quando super aquece ou é a valvula termostática que emperra ou a tampa do bujão que não veda bem e deixa escapar pressão do sistema.
Muito bom texto. Sobre o carro da Williams, sei nao, to achando que pode até ter conssistencia mas em termos de tempo vai brigar entre o 10 e 13…com chances de beliscar de 7 a 10 vez ou outra dependendo da pista.
“Tião pediu o microfone para fazer uma pergunta e mandou: “E que posição vocês preferem? De quatro? Papai-e-mamãe? Meia…”,
Você pira, né?
—
Tá na hora de escrever umas crônicas.
Primeiro a Renault falou que estava tranquila, porque o problema era mais no software e não no motor em si. Agora já tá falando que o problema é no Turbo.
acho que nas primeiras corridas a chance de ter uma zebra são muito grandes devido ao o que estamos vendo nos testes em Jerez e no bahrein . acho que a willians vai fazer um bom campeonato estou muito ansioso pelo inicio da temporada go massa!
Meu pai tinha uma Belina I que também pegou fogo… coisas da Renault
Acho que uma alternativa para Red Bull é colocar o motor Renault da F-E, disseram que é rápido e confiável…
Dias atrás lembrei-me do detalhe do vaso de expansão dos meus Ford Corcel 1973 e 1975 serem da marca Pirex®. Eram de vidro, o que permitia ver com mais clareza quando era necessária a limpeza do sistema. Nos carros atuais, em plástico, rapidamente ficam foscos.
“Unidade de queima” foi boa,essa pré temporada tem rendido bons textos.
De novo!!!
Muito engraçado… Que boa maneira de comentar a F1. Muito bom!
Gosto mais quando você se refere aos pilotos com os apelidos. Sempre racho quando leio “Verme”, hahaha.
KKKKKK OTIMO!!!!
Ri litros com esse texto… muito bom!
As melhores partes são a da piada do Kimi com o Maldonado e a marchinha do Vettel… hahaha!
Sensacional. Comentários melhores que os do Fabio Seixas. Hahaha
bom demais esse texto… essa coisa de correr atras dos seus carros do passado tem feito muito bem
Medo de piscina porque é Mal do nado…. hahahah… ri muito:)
Esse carro da Willians parece bem nascido? Ou é muito cedo?
Sim, pai e mãe conhecidos, batizado e tudo.
É por textos como esse que eu acompanho seu blog!!!!
Parabéns!!!
Oh brinquedos para pegarem fogo esses desse ano. Isso não é motivo de preocupação para a temporada? A facilidade com que esses carros pegam fogo?
Engov neles!