FOTO DO DIA

Como diz minha amiga samurai Marina Miyazaki, o mundo dá voltas. É o que temos a dizer hoje, 50 anos depois.

fotododilma

Comentários

  • Gosto de fotos antigas, ainda mais quando podemos ver uma mesma cena tempos depois. Essas me lembraram como um mundo tão grande parece às vezes tão igual. Respeitando as distâncias e os tamanhos: sonhos adolescentes na face orgulhosa de uma mulher lutando por aquilo em que acredita, num tempo onde a ditadura era mais dura para uns do que para outros, separados por interesses mais ou menos comuns. E a história, dos vencedores, sempre é verdadeira ao recontar como a troca de posições é tão melhor para uns e tão pior para outros, que continuam separados por interesses. Isso me faz pensar no quanto o passado pode ser apagado e até quando o futuro vai continuar repetindo o mesmo conto.

  • não resisto fazer o seguinte comentário sobre a primeira foto: Dilma está de cara limpa, agora esconder o rosto para não ser fotografado como fazem os militares é, como se costuma dizer, conduta de meliante…..

  • Enquanto uns discutem, outros esbravejam, outros concordam, outros riem, outros aplaudem, outros discordam e outros vaiam… eu simplesmente passo para deixar um excelente dia a todos os altos, baixos, gordos, magros, esquerdas, direitas, automobilistas e motociclistas!

  • Eles batem continência com orgulho, pq eles trabalharam para que isso acontecesse. Para que um presidente pudesse ser eleito pela população. Mas ao chegar no poder essas pessoas não converteram os votos na realidade que pregavam. Estão atrás de outra realidade. E os militares virão ao trabalho novamente, para novamente dar ao Brasil a democracia.

  • Insisto que o Brasil tem problemas demais para ficarmos discutindo esquerda ou direita, comunismo ou capitalismo, PT ou PSDB … mesmo porque, nos últimos 20 anos, esses partidos provaram sua incompetência!

  • Eu sempre entendi os intelectuais, não estou sendo irônico ou pejorativo, defenderem o PT. Os ideias do partido, e jornalistas, professores, em unanimidade defendiam o PT.
    Mas eles vieram, não lutaram contra tudo o que achavam errado, pelo contrario, se entrenharam nas sujeiras do poder, se envolveram em sujeiras iguais ou maiores, e o que PSDB faz de sujeira não justifica o PT fazer igual. Eu errei, mas voce errou antes, entao seu erro anula o meu ?
    Não, nunca se viu tanta sujeira e corrupção como nesses anos de PT.
    Ah, a classe media pode comprar mais…
    Verdade, nunca se arrecadou tanto e nunca se investiu tão pouco em infra estrutura.
    Temos 39 ministérios. Pra que ??? Pra encher de dinheiro sujo quem está na maquina.
    Com tudo isso que acontece, me estranha alguem que saiba ler e escrever, que tenha acesso à informação, defender com unhas e dentes essa turma.

  • Um imensa alegria e uma grande decepção. Alegria: ter podido ver uma mulher presidente do Brasil, um orgulho mesmo. Decepção: A Dilma, infelizmente, com esse seu estilo centralizador, tipo sargentona, tem feito grandes trapalhadas, acentuando esse aspecto de o Brasil ser um eterno exportador de matéria-prima e importador de “espelhinhos”. Uma pena, pois há várias mulheres bem mais brilhantes que poderiam estar no lugar dela, ajudando a fazer deste país um lugar melhor.

  • Olá Flávio Gomes:
    Percebo que a minha opinião desta manhã foi sumariamente deletada. Vejam como é a democracia socialista encampada pelo sr. Moderador (Flávio Gomes).Ele sabe muito bem o que estou falando, pois, por expor a sua opinião foi demitido da ESPN. É um socialista capitalista. nada mais que isso.

  • O Flavio postou aí em cima uma comparação entre as atitudes esperadas da esquerda e direita em caso de golpe em 64. A foto não existe, como pode parecer à primeira vista, porque a esquerda afinal triunfou! Mas, sim porque a esquerda do Zé Dirceu, do Genoíno e de Da. Dilma daquela época perdeu!
    Pelos antecedentes conhecidos, se a esquerda tivesse sido vitoriosa, como em Cuba, duvido que uma imagem desse tipo fosse possível sob um governo comunista. Não era assim na União Soviética, não é assim nem em Cuba nem na China. Essa imagem só é possível porque a ideologia da democracia (a européia e a americana como a conhecemos) permite.

    Em tudo que eu li dos comentaristas da época, existe uma unanimidade de que haveria um golpe de esquerda ou de direita, mas haveria golpe, pela fraqueza do Governo Goulart. A direita se antecipou, com apoio americano, e a esquerda dançou. Depois a esquerda fez a grande cagada de tentar um absurdo histórico: tentar uma revolução armada, através de táticas de guerrilha, sem ter organização ou recursos para isso. Deram a desculpa que os militares queriam para perseguir e aniquilar a esquerda e quem mais se opusesse.
    Não existe, talvez, prova maior da força da democracia moderna – conceito inventado pelos europeus e abraçado pelos americanos do que essa foto aí de nossa Presidenta. Na antiga URSS ela não teria sobrevivido ao gulag, para onde teria sido fatalmente enviada, ou ao paredón em Cuba.

  • Graças a Deus aos Grupos de Esquerda perderam, os Militares perderam, e a DEMOCRACIA venceu, HOJE uma Ex-guerrilheira pelo VOTO, representatividade maior da DEMOCRACIA, foi eleita Presidente do País.
    LUGAR DE MILITAR É NO QUARTEL.
    VIVA A DEMOCRACIA.

  • Antes matavam e torturavam, e escondiam tudo.
    Hoje roubam, mentem, superfaturam e ficam milionários com isso… e tentam esconder tudo.
    Pois é, o mundo da voltas… mas continua uma porcaria.

  • Este governo da indícios mais que suficientes para instaurar aqui no Brasil a “Democracia Comunista”. Estudem os períodos pré-comunistas dos países que implantaram esse modelo de governo/economia e estudem também o que aconteceu depois de sua implantação. Não é preciso ir muito longe. Olhem para a Venezuela, Colômbia, Bolívia e Argentina. Podem olhar também a mãe Rússia, Inglaterra (isso mesmo não leram errado), e Estados Unidos. Esses três últimos no período pós-guerra. O “sentimento” comunista só surge quando há bonança econômica, e não na instalação da miséria como muitos pensam. No ocidente, os partidos de esquerda crescem por que os excedentes econômicos são capazes de sustentar uma imensa turma de socialistas e assemelhados que invariavelmente ganham a vida sem trabalhar. E ainda assim há um ar de superioridade por parte destes, que discutem suas ideias de superioridade moral e intelectual enquanto há alguém que trabalha firme para sustentá-los. Quando estes chefiam o governo, o preço cobrado é altíssimo. Os próximos anos serão sombrios com qualquer regime que ocupe o governo brasileiro. Mas a história mostrou e continua mostrando que o caminho não passa por governos comunistas/socialistas. Nenhum país que foi derrotado na 1ª e 2ª guerra reergueu-se com regimes totalitários/comunistas/socialistas. Fato é que precisaram de governos fortes e de linha dura.

  • Sou de 88, não vivi na época da ditadura, mas acho que já estudei um pouquinho.

    Uma coisa que aprendi com o Mandela, lendo o autobiografia dele, foi: “é o opressor que define a natureza da luta”.

    Não há erro maior que condenar quem apoiou e participou de luta armada. Manifestações pacíficas de nada adiantariam contra um governo opressor e sanguinário.

  • O respeito militar é ao cargo de Presidente, não à pessoa da inovadora “presidenta”. Cada um tem sua função em um país, e defesa nacional é diferente de guerrilha urbana! E acreditar que o povo elege quem quer é o mesmo que acreditar que a coca vende mais porque é melhor que guaraná…..propaganda é o nome da estratégia! Transforma até Che em Jesus…..

  • Bom acho que essa imagem de 1970 não poderia ser mais representativa da podridão que foi a ditadura militar. Quem está se escondendo são os milicos, na condição de julgadores e quem está altiva é Dilma, na condição de ré….
    Em tempo: vale a pena dar uma olhada na capa de veja desta semana, que na busca desesperada de atacar a presidenta, acaba fazendo, sem querer (é claro..) o maior elogio que um governante pode receber.

  • Eu acho ótimo para a democracia o banho de realidade que esta mulher, com dignidade, está tomando. Pena o país perder a eficiente oposição da esquerda, que não existe mais (a oposição), democracia sem oposição é tipo “não é”. A esquerda sempre fez muito mais para o país na oposição, na situação faz para si, triste.

  • Eu já havia visto esta foto – a do julgamento – anteriormente e nunca entendi o motivo de todos aqueles militares simplesmente ocultarem o rosto para a foto que foi tirada por eles mesmos… será que tinham medo que ela caísse em mãos erradas e se tornassem alvos?

    Se fosse assim, para que fotografaram?

  • É, não há como negar que essas duas fotos são bem legais.
    Mas não pode esquecer que o mundo não parou. Ele continua a dar voltas…

    Tem que lembrar que a dona poderosa aí teve poder pra ganhar continência de militar, mas não teve poder pra livrar seus “companheiros de luta” da cadeia. E hoje uma parte deles está lá. Na cadeia. Irônico, não?

    Além disso, esse ano tem uma copa do mundo que não conta com grande aprovação do povo. Inclusive, o orçamento dessa copa está sendo bem questionado. Há ainda intensões de voto na atual Presidenta em tendência de baixa, possibilidade de CPI da Petrobrás e uma tal Operação Porto Seguro que ainda não foi totalmente esclarecida. Isso só pra citar algumas coisas que ocorrerão num ano eleitoral…

    Será mesmo que as voltas do mundo vão parar nessa última foto aí. Ou será que teremos uma outra para colocar junto? Vamos ver…

    • “Tem que lembrar que a dona poderosa aí teve poder pra ganhar continência de militar, mas não teve poder pra livrar seus “companheiros de luta” da cadeia. E hoje uma parte deles está lá. Na cadeia. Irônico, não?”

      Irônico seria isso acontecer numa ditadura….

      Se isso está acontecendo hoje no Brasil, seria mais um motivo para comemorar. A “justiça” está sendo feita, independente do lado que o acusado está.

      Velho, posso te fazer um pedido? Por favor, continue postando essas barbaridades. Tô me cagando todo de rir aqui em casa! xD

    • Sou contra qualquer ditadura, militar ou “bobão Kim”, mas colocar traidora mandando no Brasil é dose. A unica vantagem que vejo nos militares é que foram e sempre serão defensores da pátria, coisa que a “turma” apostou no contrário, querendo servir de capacho
      para um CUbano. Nem Obama nem Putin, o Brasil é e sempre será dos BONS brasileiros.

  • mas Flavio, só uma pergunta, não estou afirmando nem negando nada, quanto mais de você, que se importa muito com o futuro do nosso pais, ela(Dilma rousseff) não estava junto com uns grupos armados para tentar tirar a ditadura dos militares e impor a deles no lugar, matando e roubando pessoas ligadas ao poder, tanto dos EUA, que armaram a ditadura no brasil na minha opinião, e de ministros brasileiros em troca de pessoas para se aliar a eles? o que você tem a dizer sobre isso? muito obrigado, essa é minha opinião e gostaria muito de ouvir uma resposta sua.

    • Se servir uma resposta minha…
      Se hoje você fala o que quer sobre a presidente de seu país sem que nenhum policial venha bater na porta da sua casa, para te levar à delegacia tomar uma sova, é justamente graças à essa mulher e seus companheiros terem pego em armas e lutado contra o regime que se apoderou de nosso país apoiados por gente lesada como você.

      • A policia não vem, mas estamos td gradeado pra vagabundo não entrar e te matar, avançamos…mas temos que avançar e muito para se se viver tranquilo nesse país. Fora a gateada se A a Z metendo a mão no $…acontecia antes, mas acontece muito mais.

      • Para isso mudar, vote melhor na próxima vez mas não para presidente, governador e prefeito mas sim para Senador, Deputado e vereador que estes sim, são os que fizeram e fazem a baderna que está aí.

        Quem aqui se recorda para quem votou em Deputado Federal e Senador?

        Como o Flávio já postou anteriormente, no final das contas todos nós somos sim os culpados pela bandalheira que está aí e não reclame deste ou daquele deputado corrupto pois ele está lá porque muitos cidadãos votaram nele e você aí reclamando mas sem sequer lembrar em quem votou!

      • Hoje nenhum policial vem, e amanhã?
        A proposta inicial do Marco Civil da Internet é no mínimo indecente e vai contra toda essa liberdade que você está expondo.

        Novamente, a ditadura foi e sempre será um lixo, assim como o futuro se depender dos nosso atuais governantes.

      • Sinto te informar mas haviam muitos assaltos na época da ditadura, e continuará havendo para todo o sempre.
        E não, não metem mais a mão no dinheiro agora do que antes. A diferença é que agora você fica sabendo. Até 12 anos atrás, era jogada pra baixo do tapete.

      • Mentira. Dilma e seus camaradas não lutaram pela democracia. Basta pesquisar na internet que você vai encontrar. Ou o treinamento de muitos deles em Cuba foi sobre lições de democracia?
        Ela (Dilma) tem os seus méritos, mas daí a dizer que devemos a democracia a ela já é torturar os fatos. Devemos a democracia à sociedade civil e, acredite ou não, ao presidente Ernesto Geisel, que iniciou os procedimentos em 1977, enfrentando resistência dentro do próprio exército para promovê-la. Por isso a anistia política aconteceu em 1979, como parte de um plano gradual.
        Se devemos a democracia às esquerdas, então deve ter sido porque as esquerdas deram um golpe em 1984, forçando o governo militar a renunciar. Não foi isso que aconteceu.
        A esquerda tem se apropriado da historia como se a democracia fosse devida a eles. Não é, nem nunca foi. Se dependesse deles, estaríamos em outra ditadura.

      • Tem certeza? Para mim os militares combateram o que essa mulher e seus companheiros queriam implantar aqui, um regime comunista fechado e ditador como Cuba, onde eles se formaram guerrilheiros. Regime este que estaria até hj impedindo a livre opinião. Está acontecendo hj de novo…de uma nova forma… censura em andamento….silenciosa. Espere para ver aqui. Ou já veja na Venezuela .