MANÁ-MANÁ (1)

SÃO PAULO (cultura é tudo) – Um pouco de história. Manama é a capital do Bahrein. O nome da cidade ensejou a criação do clássico da música popular interplanetária “Mahna-Mahna”, que em muppetinês quer dizer exatamente “Manama”, uma canção que louva as belezas do Bahrein. A letra diz:

Mahna mahna
(ba dee bedebe)
Mahna mahna
(ba debe dee)
Mahna mahna!
(ba dee bedebe bedebe badebe debe de-de de-de-de)
Mah mama na mahna mah namwomp mwomp
Ma mo mo mana mo

A tradução literal é:

Em Manama
(Bar de bêbado)
Em Manama
(Bar de bêbado)
Em Manama
(Bar de bêbado é pra beber e ficar bêbado)
Em Manama
Mama, mano, mama

Escolhi, pois, tal canção para batizar os posts sobre a corrida deste fim de semana no Bahrein, numa homenagem à bela cidade cheia de bares (de onde vem o nome do país).

E é por sua vocação boêmia que Manama resolveu mudar o GP para a noite, de modo que todos possam sair dos treinos e da corrida para encher a cara em seus botecos, sabendo que as atividades no dia seguinte começam mais tarde. Hoje tivemos a primeira experiência noturna no circuito de Sakhir (palavra que significa “aquele que usa o saca-rolha para abrir a garrafa de vinho”; o sufixo “ir”, em muppetinês, tem a mesma função de “er” em inglês).

Deu Mercedes e deu dó. Dó dos outros, que levarão nova sova da dupla Hamilton/Rosberg. Vejam os tempos: Alonso, em terceiro, a mais de 1s do par prateado.

Como estou escrevendo tarde, já que foram horas de estudo até chegar a “Maná-Maná”, coisa de gênio, pitaquinhos pontuais:

– A temperatura da pista entre o treino da tarde e o da noite caiu 20°C. Tudo que se fez no primeiro treino não serviu para quase nada. Duas dezenas de graus medidos por Celsius, o Homem do Tempo, alteram profundamente o comportamento de qualquer tipo de borracha. Portanto, os tempos da sessão que abriu os trabalhos não devem ser levados em consideração. Fora que a pista estava suja e há poucas semanas todas as equipes passaram oito dias testando no Bahrein, e já sabem tudo que precisam saber sobre o circuito debaixo de sol.

– Felipe Nasr treinou pela primeira vez, andou direitinho com a Williams e, como disse Sapattos, “devolveu o carro em uma peça apenas”, o que está bom demais. Esse Sapattos é meio metidinho. Quanto ao brasileiro, está se dividindo entre a Williams e a abertura da GP2. Pode dar um nó na cabeça.

– Alonso citou Ivan Lins quando disse algo como “desesperar jamais” ao avaliar o que a Ferrari deve fazer para melhorar seu desempenho. Cantarolando na entrevista, explicou: “Aqui neste momento/progride lentamente/sempre com um olho/na confiabilidade do equipamento”. Esse trecho da música de Ivan Lins foi suprimido pela gravadora na época porque os produtores acharam que “lentamente” não rimava com “equipamento”. Ivan trocou para “Afinal de contas/não tem cabimento/entregar o jogo/no primeiro tempo”. Domenicali escutou a declaração e para mostrar que o time está com o discurso bem ensaiado, emendou: “É isso mesmo, em Monza, no máximo, estaremos bem. Na pior das hipóteses, Interlagos”. Nesse momento, Raikkonen, que passava por ali, tentou agredir o chefe, mas foi contido por uma moça de burca.

– Falando em Raikkonen, a impressão que tenho é que ele está bem arrependido. Não de ir para a Ferrari. De continuar na F-1. O saco-cheio do finlandês já é visível. Ele não gosta de pilotar esses novos carros. Simples assim. Não demonstra a menor paciência para aprender tudo de novo. A F-1 que ele conheceu era outra. Essa aí é meio sacal, para moleques imberbes. O duelo imaginado com Alonso, desconfio, não vai acontecer. O que é uma lástima. Mas é apenas uma impressão inicial. Estamos ainda no terceiro fim de semana de GP. Depois me cobrem.

– A Lotus se juntou a Caterham e Marussia no grupo das nanicas. Incrível como Grojã e Maldanado sofrem com o carro-tomada.

– O pequeno bolchevique Daniil K-Viado é ótimo piloto. Verme já está começando a ficar preocupado com o menino. E quem está amando tudo isso é Helmut Marko, responsável direto pela escolha.

– Nunca os releases da Red Bull foram tão sem graça. Apesar de sinais promissores nas duas primeiras corridas, o mau-humor, talvez desânimo, de Vettel é visível.

– Frase de Button: “Ninguém está feliz com seus carros neste momento. Só os caras da Mercedes”. Tem razão. Todo mundo tem motivo para reclamar de algo. Comandante Amilton e Rosberguinho não reclamam nem se pedirem para eles irem de camelo ao autódromo amanhã.

– A Pirelli fez uma avaliação dos pneus usados até agora em 2014 e uma das conclusões foi: o “graining” diminuiu consideravelmente. O que fará com que Luciano Burti tenha de trocar a consagrada expressão “aquele macarrãozinho” por “aquele miojinho sabor galinha caipira”.

– Bonito, o circuito barenita iluminado. Mas aquele visual de deserto, o bege areia dominando a cena, acho que vai desaparecer de vez. Só em treino livre.

– Alguma dúvida sobre quem fará a pole amanhã? Mercedes, claro. Que é a Red Bull de 2014, se é que vocês me entendem.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anderson Pereira
Anderson Pereira
10 anos atrás
Leonardo Lago
Leonardo Lago
10 anos atrás

Onde encontro esse negocio que voce anda bebendo?

Emmanuel
Emmanuel
10 anos atrás

Um dia vou entender as análises do Raikkonen. O cara tem lampejos de talento e é gênio, o cara vai mal e…. tá de saco cheio? Parece que ele nunca vai mal simplesmente por ir mal mesmo. Por muito menos passei a admirar mais o Button que falou que quem não gostasse da f1 atual que fosse correr de outra coisa.

Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
10 anos atrás

FG

o site f1.com mudou a forma de exibir o LIve Timing , agora ele não mostrar os tempos intermediários (isso ficou uma merda_, vc sabe algum site que mostrar os tempos intermediários de cada volta?

abs

Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

qual FGG?

PAULO AIDAR
PAULO AIDAR
10 anos atrás

As coisas geniais geralmente são simples. Hilário.

Rodrigo monassa
Rodrigo monassa
10 anos atrás

O original é da Vila sésamo, do meu tempo de infância:

http://www.youtube.com/watch?v=gsjcb7w1Y-w

Artemiuz
Artemiuz
10 anos atrás

Alguém me explica o tempo de 1:33:2 do Madsa na pre temporada nessa pista? Será q usaram um traçado diferente?

cristiano
cristiano
10 anos atrás

A do Alonso foi a mais desoladora…rsrsrs… tadinho das asturias… kkkk… sabe que a F1 este ano pode ser engraçada… mas competitiva… certamente não será…

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

Bom falando do “affair” Massa Bottas, para mim o Felipe mostrou o que experiencia e quilometragem fazem na hora do cronometro.. uma diferença de 0.7 com pneus médios e 0.5 com pneus moles… e justamente este diferencial que aconteceu no GP passado é que acho poucos perceberam.. Na corrida é outra coisa.. e fecho com Felipe ele está admnistrando uma estratégia interessante.. mantendo a tocada.. se valendo da economia e da velocidade da Willians.. “afinal é o que tem para usar neste bólido” e claro somar pontos que no final da temporada poderá propiciar uma boa posição no final da temporada. Já o Bottas vive pilotando ao bom e desesperado estilo “flexa sem penas”. No primeiro GP ele correu o risco de ficar pelo caminho devido ao seu arrojo exagerado.. Quero ver ao longo do campeonato qual das duas estratégias será a mais vantajosa em relação ao regulamento deste ano.. Acho que o Massa irá se dar melhor neste duelo.. Opinião pessoal claro..

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Fechou com chave de ouro a noite Gomes, parabéns! Tomei todas, e foi muito bom relembrar esse vídeo, fica a pergunta: ” O que os caras lá fora tem de especial que falta aqui?”…

Eu sei, todo mundo aqui já esta de saco cheio da Educação BURRA….

Foto maravilhosa:
http://img1.wikia.nocookie.net/__cb20060128020919/muppet/images/3/39/JimandMuppets.jpg

Anderson Clayton
Anderson Clayton
10 anos atrás

Fico imaginando os comentários da torcida brasileira se fosse o Massa sendo surrado desse jeito pelo Alonso kkkkk

Zé da Silva
Zé da Silva
10 anos atrás

teste

Catanho
Catanho
10 anos atrás

Só faltou o Bar-hein, caraca na pré-temporada foi demais…..principalmente as brigas do Vettel com os outros pilotos e enchendo a cara no Bar-hein.
FG usa mais os apelidos que VC deu aos pilotos, muito tbém …
Agora é esperar o fim da corrida para ver quem vai encher a cara no boteco…
Abraços.

Apache
Apache
10 anos atrás

Eu estava vendo os treinos livres hj ao meio dia e na metade desse treino me lembrei de comparar os tempos dos pilotos da Williams, Massa e Sapattos…
Sim, caros amigos. Devido a leitura constante desse blog aqui, eu estava procurando SAP naquela tabela de tempos. Depois de uns segundos , após relembrar esse nome achei o mesmo muito engraçado e estranhei não estar ali. Gente, só depois vi que era Bottas. Ri pacarai.
Ps- a demora da entrada na pista dos dois pilotos alimentou minha confusão mental
Abraços e bom treino e corridas…

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Miojinho não! Macarrãozinho instantâneo, senão é censurado.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Cuidado com os extremistas, pois no país, é proibido falar em birita….Daí você arderá no mármore do Inferno. Já torrei muito o juízo do pessoal com esse clássico da discografia muppetiana.. Com extensos solos de Sax, feitos com a boca…Me amarro!

João Eduardo Sampaio
10 anos atrás

flavio sera que as Williams estão andando com menos combustíveis? estão falando em 10kg a menos. sera que por esse motivo não conseguiram chegar na McLaren? isso procede?

evandro garcia
evandro garcia
10 anos atrás

A idéia era aproximar as equipes com esse novo regulamento, só mudou o carro que está dominando, e não pensem que a Mercedes está dando motores iguais aos que ela usa em seu time oficial, principalmente com duas velhas raposas como Ross Brawn e Lauda no time, esse novo regulamento é uma bosta, os carros são uma bosta, se o publico e a imprensa não pressionarem para mudar o regulamento não é a Mercedes que vai fazer ,em parte o descontentamento de Montezemolo e do dono da RBR, Dietrich Mateschit faz sentido mesmo parecendo chororô , pois o próprio publico está descontente com este regulamento, a FIA e o publico sabem que ainda é possivel fazer a F-1 bem parecida com a dos anos 80.

vinicius sena
vinicius sena
Reply to  evandro garcia
10 anos atrás

Ross brawn não trabalha mais na Mercedes.

Marcio Rezende
Marcio Rezende
10 anos atrás

Parabéns pelos excelentes comentários sobre a F 1 de 2014, Flávio, Estão muito divertidos.
Mas vem cá, este companheiro do Massa tá se achando o que? Bem metidinho ele. Se morasse aqui em Ponta Grossa ia ser chamado de piá de bostta, este Valteri Bosttas…

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Sensacional! Está entendido, a Mercedes é a Red Bull de 2014. Tomara que os prateados segurem a onda. As situações, os apelidos, e as histórias escritas a partir dos fatos de um treino de F1 são impagáveis. Flavio, ótimo o texto. Bravo!

Julio Cezar Kronbauer
10 anos atrás

“The question is: what is ‘Mahna Mahna’?”
“The question is: who cares?”

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Hamilton e Rosberg seguem embalados. Se continuarem assim, Alonso não iguala o “recorde” de vices este ano.

Não gostei.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Uma pena, realmente.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
10 anos atrás

O kvyat é bom piloto mesmo!! não sei a sua formação como piloto, mas tá fazendo bonito.
Bottas: eu gosto desse piloto!!
Muito rápido nas corridas, arrojado!! dá espetáculo, como lá na austrália.
Agora… o cara é metido e arrogante.
Falou essa pérola do nasr de ter entregado o carro numa peça só e também lá na Malásia, achei ele bem arrogante, depois de tocar o Massa e dizer no rádio pro Massa passar logo o Magnussem, pois era o mais rápido.
Porém.. campeões da F1 não são bonzinhos né??!!
Então, soma velocidade, arrojo, espetáculo, arrogância etc etc etc me lembra um piloto: Ayrton Senna!!
Não estou comparando, mas ele tem todos os ingredientes do Ayrton Senna!!! se continuar assim vai dar muito o que falar.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Marcelo Martinez
10 anos atrás

Se repetir isso o Gagalvão nunca mais vai dar sossego ao cara. Vai implicar até com a respiração dele. Assim como ele faz com o Hamilton.
Abs.

Sapo
Sapo
10 anos atrás
Rafael
Rafael
Reply to  Sapo
10 anos atrás

a que o FG postou é bem melhor…

conde saknussen
conde saknussen
10 anos atrás

O Valtery se chama Botta, na verdade. Mas como acelera com as duas patas simultaneamente, mudou o nome para Bottas. Dominará o planeta F1 em breve, o sapatânico piloto.

Luís
Luís
10 anos atrás

Comandante Amilton sobrando e Felipe Massa na primeira fila?
Poço inesgotável de imaginação FG, toda vez uma grata surpresa para tratar com leveza o conjunto de textos dos finais de semana de corrida!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Interessante os tempos das três últimas equipes, eles morrem abraçados. Duas Lotus, duas Marrusias e duas Caterham. Vale destacar o avanço da Marrusia. Nenhum outro piloto do grid bate tanto nos companheiros como Alonso, Ricciardo já da trabalho na RBR, Magnusen perto do Button, mas Alonso 1 segundo no Raikkonen. Significa… Quando a resenha de bar que é a transmissão do sportv ficava quieta dava pra ouvir os carros batendo o assoalho no chão, é bem legal, inimaginável no tempo dos v8. Mas a resenha de bar só se calou com 50 min do fim do P2, uma pena, o treino já estava nos longos stints. Em 90% das 3 horas de transmissão não se narrou ou comentou o que acontecia na pista. A resenha de bar se limitou a contar causos.

R/T
R/T
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

se fosse resenha de bar seria toleravel
duro é aguentar o jeito arrogante do Lito “claudicante”, a ansiedade quase adolescente do Fábio Seixas, quando este participa da transmissão, ou a falta de noção do narrador

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  R/T
10 anos atrás

Ele confundindo mistura rica com pobre foi de doer.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

kkkkkkkk De que adianta mesmo bater no Kimi se a Ferrada é apenas a 3ª equipe do grid? Prêmio de consolação? Tipo: Fernando o maior batedor de companheiro da história Alonso?

Fala sério!

Allez Jado…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Vá ao médico urgente, você está piorando.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
10 anos atrás

vamos ver até quando durará a “alforria do chinelinho” …..ok, corre (pilota) direito, mas fala muito….

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

Uma certeza: mais um ano sem Alonso campeão. E lá se vão uns dez. Ufaaaa…

Uma dúvida: Bodico Rosberra tem capacidade de fazer frente a Hamilton? Ou o campeonato já está decidido?

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Não. O Hamilton vai entubar ele.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Eltontoptec
10 anos atrás

E entubou.

A.Vandelay
A.Vandelay
10 anos atrás

Maná-maná!