ONE COMMENT

Contestem, se forem capazes. Imagem enviada pelo camarada Lucas Chianello.

ditabranda

Subscribe
Notify of
guest

213 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luca Bastos
Luca Bastos
9 anos atrás

Eu vivi naquela época, era bem politizado, morava no Rio que era o centro dos acontecimentos, não era partidário do Jango, aliás muito pelo contrário pois achava que estávamos em um desgoverno e garanto a vocês que o Cassius Clay Regazzoni, apesar de anônimo, está correto:

“O Brasil nunca esteve perto de ser uma ditadura comunista.

Os comunistas nunca foram maioria no Brasil.”

Não houve o fato histórico de que os comunistas estavam prestes a tomar o poder, houve a mentira histórica repetida tantas vezes até alguém acreditar.

Sério, alguém acredita mesmo que o golpe foi dado e a ditadura implantada para evitar um golpe e uma ditadura comunista? O Jango não tinha liderança nem para garantir a hierarquia nas forcas armadas quanto mais para fazer as forças armadas sustentarem algum golpe.

E mais: o Jango não era e nunca foi comunista e tampouco o eram os seus ministros. É claro que existiam uns poucos comunistas no Brasil como sempre existiram e existem até hoje. Mas eles não tinham força e possibilidade para dar algum golpe.

Então vamos parar de repetir mentiras que os militares contaram há 50 anos para justificar a tomada de poder.

José Luiz
José Luiz
Reply to  Luca Bastos
9 anos atrás

Fidel não era comunista também. Muitos dizem que a revolução tomou este sentido pela falta de apoio americana. E depois disso, todos sabem quantos milhares de pessoas morreram…

Luis
Luis
9 anos atrás

Cada um que se ajude como puder, porque a política partidária nunca resolverá nada, e a economia mundial vai quebrar pior do que em 1929.

Agora, um off-topic: alguém já percebeu o quanto do “O Idiota” de Dostoiévski está contido no “O Anticristo” do Nietzsche?

Diogo
Diogo
9 anos atrás

Penso que governo está desviando o foco em revirar a ditadura, claro que não podemos apoiar o que foi feito, mas fazem 50 anos.
São Paulo ficando sem água, o Brasil sem energia, as obras da copa atrasadas, os preços subindo, a gasolina um absurdo, roubalheira na petrobras ….ACORDEM !!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Diogo
9 anos atrás

Mais um leitor da Veja….

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Partindo do fato histórico de que os socialistas queriam tomar o poder onde fosse possível (o que é natural), a exemplo dos esforços do Che Guevara na África (não me recordo o país) e depois na Bolívia, e lembrando agora de uma fala recente do senador Randolfe Rodrigues, afirmando que o Jango não era comunista, não entendo que seja absurda a suspeita de que uma revolução como a cubana estivesse em preparação no Brasil no início dos anos 60. E se o senador Randolfe está mesmo correto, Jango devia despertar desconfiança para os dois lados. Sobre a atuação dos militares, o que fica difícil de compreender é porque acabaram com a carreira política até de lideranças conservadoras. No mais, eles seguiram o mesmo rumo de regimes ditatoriais de direita, e também de esquerda, embora em escala menor quando partimos para comparações com o que ocorreu na Argentina, no Chile, Cuba, etc.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
9 anos atrás

Acrescentaria o item quatro nos planos sinistros.

4 ) Vinte anos de poder prorrogáveis indefinidamente.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

Casa onde todo mundo berra, ninguém tem razão!

Fernando Santin
Fernando Santin
9 anos atrás

Vamos usar a mesma régua!!! Cômodo demais comparar Cuba (embargada) aos EUA. Que tal comparar Cuba aos países do caribe? Que tal comparar EUA / Noruega?? Haja saco!!!

Martim
Martim
Reply to  Fernando Santin
9 anos atrás

Vamos comparar os EUA com a Noruega.A Noruega tem uma população total de 5.milhões de habitantes e sòmente a cidade de Nova iorque de 8,5 milhões de habitantes, Qual é a medida dessa régua?

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Mas que caralho, quanta gente ignorante.

Acordem babacas!

O Brasil nunca esteve perto de ser uma ditadura comunista.

Os comunistas nunca foram maioria no Brasil.

O PT não é comunista e nunca foi, é trabalhista, formado por trabalhadores, defende e sempre defendeu os interesses trabalhistas dentro do regime capitalista.

Jango foi derrubado porque queria impor as reformas de base (agrária principalmente), ou seja, porque foi contra os interesses da elite oligárquica e corrupta brasileira.

Não se trata de comunismoXcapitalismo e sim ditaduraXdemocracia.

Não é possível que existam idiotas que tentem justificar o golpe com o infantil discurso da “ameaça comunista”.

Vão estudar seu merdas.

Paulo Doin
Paulo Doin
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Flavio sera que da para colocar a opção curtir nas resposta.Esta resposta eu curtiria!!!

Paulo
Paulo
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

É isso aí!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Não se trata do PT, o PT surgiu em 1980! E o PC do B, PCB, PTN, PTS, etc? O PT não foi o primeiro partido de esquerda no Brasil. Mas realmente, o PT só fazia papel da esquerda na oposição. De Marxista esse PT não tem nada.

Herbert
Herbert
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Bem, a foice e o martelo são símbolos do comunismo por fazerem referência …. aos trabalhadores rurais e industriais, respectivamente.
Se deixa cair o P pro lado do T e o T pro lado do P até cruzá-los….tem-se estilizado a foice e martelo! Uma sutileza genial mas óbvia!
Tudo dentro da mesma estrela vermelha….
Mas é apenas coincidência….. e falta de estudo!

Herbert
Herbert
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Bem, pode ser tambem o .pt das paginas da internet de Portugal…dada a inteligencia partidária e vocação ao comércio!

Pedro
Pedro
Reply to  Herbert
9 anos atrás

E se deixar o T de ponta cabeça, centralizado com um punho fechado em baixo? E se tocar “ilariê” da Xuxa ao contrário, podemos invocar o demônio? Você tem razão. Falta estudo. Falta tudo.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Grande Cassius. Estamos na área outra vez.
As reformas de base de que vc falou tinha o apoio de 63% dos brasileiros, mas seria um direto no estômago das elites econômicas e política. Não havia qualquer chance ou interesse de uma revolução comunista, mas diante da guerra fria esta foi a desculpa esfarrapada dos gorilas. A princípio até falaram em fazer eleições em curto espaço de tempo, mas era só bla bla bla. O que eles queriam e gostaram mesmo foi do poder. De poder praticar corrupção abertamente diante de um país amordaçado.
Mas pedir que a catervagem estude ou tente mastigar as merdas que o PIG lhe impinge, antes de vomitá-las sobre nós… Hummm aí vc já está querendo demais.
Abs.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Grande Coyote, sempre na luta para trazer luz aos coxinhas de plantão.

E o Kimi, fechou com a Ferrari só pela grana ou ainda vai mostrar pro Choronso que o buraco é mais embaixo.

Abração.

Marcus
Marcus
9 anos atrás

Flavio, pode voltar a falar de automobilismo.

Kuka Lienert
Kuka Lienert
Reply to  Marcus
9 anos atrás

Boa Marcus!

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  Kuka Lienert
9 anos atrás

Automobilismo está na maioria das postagens… Mas o tempero da coisa está nos outros temas, não perceberam?

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Marcus
9 anos atrás

Uma receitinha de bolo na primeira página serve?

LFC
LFC
Reply to  Marcus
9 anos atrás

Faça um blog.

Flávio
Flávio
9 anos atrás

Alguém poderia citar um país dos mais de 70 em que o PC tenha assumido o poder, que não tenha se tornado uma ditadura?
Tenho como exemplo a Alemanha e a Coréia, é só verem as diferenças entre as comunistas e as capitalistas e imaginar o que seriamos se tivesse-mos seguido o outro lado.

PS: Não sou nenhum pouco à favor do que houve no Brasil na época, principalmente torturas. É imperdoável o que fizeram.

Eduardo Greppe
Eduardo Greppe
9 anos atrás

Flávio Gomes,

O PT emite sinais claros de sua obsessão pelo controle dos meios legais, sociais e economicos, vide o aparelhamento, sem precedentes no Brasil, da máquina estatal, marco cívil da internet, indicação de juristas camaradas ao STF, uso de estatal como meio de barganha e controle inflacionário, entre outros. Não há o que refutar.
Realmente me intriga bastante sua simpatia e a de muitos pelos piores regimes que assolaram a Humanidade, produzindo milhões de mortos, seja por inanição ou pelo simples assassinato de opositores, assim como acho interessante como choram até hoje de maneira desproporcional por menos de 400 pessoas, em sua maioria terroristas e assaltantes covardes, mortas ao longo de 20 anos, sem no entanto derramar uma lágrima pelas milhões e milhões de famílias destroçadas pelo comunismo. Cinismo em estado bruto.
Pra terminar, a diferença entre um liberal-conservador, ou reaças, na definição tacanha e absoltamente rasteira de vocês, é um esquerdista é que não admitimos nem tentamos explicar, se conveniente for, ditaduras, sejam elas de direita ou esquerda.
Um abraço.

Marco A.
Marco A.
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

E o cartoon foi vc quem fez?

paulo leite
paulo leite
Reply to  Eduardo Greppe
9 anos atrás

Moço, volte pro blog do mega-leso reinaldo azevedo, lá você se sentirá em casa.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Como dizia Millor Fernandes:
– “O capitalismo é a exploração do homem pelo homem, o comunismo é exatamente o contrário”!

Rogerio
Rogerio
9 anos atrás

Para mim, extrema esquerda e extrema direita é a mesma m…, pois no fim, o povo que se f…..

Ditadura nunca mais. Não podemos jamais esquece-la, para que não se repita jamais.

O que apenas não concordo é com a idolatria à alguns que dizem que lutaram pela democracia, quando na verdade lutaram para derrubar uma ditadura de direira para implantar uma ditadura de esquerda. Com o passar dos anos, podem até ter mudado, mas na epoca não queriam democracia alguma.

Mas que é triste hoje ver velhos apoiadores da ditadura, como Sarney e cia, ainda na vida publica, isso é.

Gabriel 1
Gabriel 1
9 anos atrás

Flavio
Se você tem a paciência de ler todos comentários sem vomitar, meus parabéns pois tem um bom estomago.
E haja tanta besteira e idiotice pior, que as fala nem se dá conta por ignorância ou mesmo por má fé e falta de caráter.
É tão dificil assim os Brasileiros lerem um pouco mais e se informarem a respeito do que vem a ser o comunismo???
E quem estudou, sabe muito bem que não existe nenhum pais comunista no mundo e nem vai ter e é safadeza pura falar que o Brasil possa ser comunista, assim como dizer que é democratico, que também não é.
O que alguns imbecis querem é se aproveitarem do assunto para falar mal do PT, apenas isso, como se os governos de outros partidos fossem um paraíso.
A unica fonte de informação do povo é a TV que só provoca atrasos ao país e não tem nenhum interesse em ter uma audiência culta, muito pelo contrario, quanto mais burros forem os telespectadores, melhor.
Para terminar, quem é a favor da ditadura é a favor de assassinatos, de falta de liberdade, de um estado totalitário.
E isto não é questão de ideologia e sim de falta de caráter e safadeza mesmo.

Paulo Doin
Paulo Doin
Reply to  Gabriel 1
9 anos atrás

Curtiria essa TB

JP
JP
9 anos atrás

Pelo menos admitiu que seus colegas comunistas tinham as mesmas inteções dos militares. Com a diferença que estes últimos entregaram o poder por não terem, de certa forma, “talento” pra ocupar as cadeira malditas. Cometeram maldades e não tinham muito saco pra conchavos e tapinhas nas costas.

Marcelo
Marcelo
Reply to  JP
9 anos atrás

Caraca….

Vai lá, leia a figura novamente…

Na figura. quem é que fala que os “comunistas” queriam fazer uma ditadura?

Perdeu a chance de não passar vergonha….

charles
charles
9 anos atrás

Na cidade em que moro, foi o governo de João Figueiredo que pavimentou a única rodovia federal (BR 163) que passa por aqui, depois disso, somente houve “remendos”, isso é fato. Também foi durante esse governo em que foi construído e pavimentado o aeroporto municipal, que leva, com inteira justiça o nome do General, recebendo aeronaves de grande porte. Infelizmente após o governo militar, não sei se por coincidência ou não, nenhuma outra grande obra de impacto foi realizada aqui.

Roberto
Roberto
9 anos atrás

Flavio, como você tem paciência para aguentar esses retardados que postam no blog? Discursinho contra ameaça comunista (?!), ditadura civil (??!!). Teve um que escreveu que “Yoani Sánchez é brutalmente violentada” (???!!!). Como pode ser tão estúpido? Não satisfeito ainda diz que “é mantida prisioneira de uma ditadura sanguinária”. Ele fez um tour pelo Brasil bancado pelo Instituto O Instituto Milenium, financiado por grandes coorporações (Gerdau, Globo, Abril, Banco Pactual, Banco BBM, Banco CSFB, Grupo Ultra, Petropar, Odebrecht, JP Morgan etc). Deu até entrevista no Roda Viva!

Jorge Diehl
Jorge Diehl
9 anos atrás

Como escrevia Millor, livre pensar é só pensar…

Breno Peixoto
Breno Peixoto
9 anos atrás

São todos farinha do mesmo saco. Oportunistas e corruptos.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
9 anos atrás

Bom dia a todos. Li um monte de bobagens aqui e gostaria de considerar:

1 – Qualquer coisa feita à base de violência é uma merda. Se alguém achar alguma, por favor, me avise (não vale os sadomasoquistas de plantão);

2 – Li outro dia o relato de uma filha de general dizendo que ele foi enganado, que marchou pelo RJ pelo golpe e que em 30 dias teríamos eleições diretas. Com todo respeito à filha do general que é uma vovozinha de mais de 80, ou o pai dela era mentiroso ou o cara mais inocente deste planeta;

3 – Sou apolítico, pra mim quem defende qualquer político é digno de pena, porque pra mim, só encontrei um que parecia ser um bom homem, chamava-se Hélio Bicudo, mas pelo amor de Deus, parem com esse negócio de que PT deu golpe, PT isso ou PT aquilo, porque eles chegaram ao poder pelo VOTO DIRETO (grito sim) e isso encerra qualquer discussão sobre o assunto. Se em 100 anos eles ficarem sendo os mais votados, acredito que fodeu, mas é assim na democracia.
Se prestam ou não, isso é outro assunto.

E como disse o Flávio, quem está descontente, use sua arma, o voto, porque lembrando a todos, na Ditadura nem isso você podia fazer, era enfiar a viola no saco, ou correr o risco de pau de arara ou coisa pior.

A propósito, o quadro estampado neste post é excelente.

mario aquino
mario aquino
Reply to  Nelson Barreiros Neto
9 anos atrás

E aqui seguem mais bobagens.

Rodrigo Brim
Rodrigo Brim
9 anos atrás

É realmente interessante que a maioria que acompanha automobilismo é de direita. Fico me perguntando o por quê desse comportamento. Me sinto um peixe fora d’água.

Luiz
Luiz
Reply to  Rodrigo Brim
9 anos atrás

Automobilismo é caro, simples assim, muitas coisas são apenas caras demais, excludentes por definição. Não deveriam existir por causa disso? Infelizmente é assim, é a vida.

mario aquino
mario aquino
9 anos atrás

Aqui neste blog é muito fácil entender o ponto de vista pró-golpe, as pessoas que aqui frequentam são aqueles cujas famílias obtiveram vantagens no período da linha dura, a exemplo da família do Roberto Campos, e naturalmente a defendem, faz parte do jogo, cada qual puxando a brasa para as suas sardinhas.
Por isto tem tempo para falar de frivolidades, os milicos garantiram centralização da riqueza para poucos privilegiados e várias gerações futuras destes, e são estes

mario aquino
mario aquino
Reply to  mario aquino
9 anos atrás

que aqui se manifestam favoravelmente a estes milicos.
Gente desprezível, pois esta riqueza foi criada a custa de sangue e da pobreza da maioria da população, que para estes privilegiados não vale a mínima.
Paga uma conta de 2.000 num restaurante, mas chora para pagar uma salario minimo por mês para um pai de família.

Acarloz
Acarloz
9 anos atrás

Ditadura de esquerda ou de direita é como escolher lingerie pra noite de nupcias…tanto faz, você vai se foder de qualquer jeito.

Ricardo Almeida
Ricardo Almeida
9 anos atrás

A ilustração é ridícula. A ditadura terminou há 30 anos com a transição ao regime democrático.
Por outro lado, perguntemos a um cubano onde ele prefere viver. Lá em Cuba a ditadura existe desde 1959. Começou antes da nossa e não terminou ainda.
Enquanto criticas ao regime militar brasileiro são colocadas diariamente na mídia, a Petrobrás é aniquilada por dentro, por causa da gestão incompetente da companheirada.
Ficar lembrando do regime militar só serve para desviar o foco das notícias de hoje.

Caio
Caio
9 anos atrás

Sempre vai ter uns alienados com nostalgia da ditadura e com medo da “ameaça de golpe comunista do PT”. Fato.

Silvio
Silvio
9 anos atrás

Flávio,

A Ditadura Militar foi um horror e todo mundo sabe disso. Mas um mal não se justifica com outro mal. Será que é tão difícil compreender isso?
Eu realmente gostaria de saber sua opinião sobre do que seria um governo composto pelo Carlos Marighella, ALN, PCB, MR8, entre outros. Por favor, tenha em mente que todos estes que citei, visitavam Cuba para fazer treinamentos militares, recebiam “incentivos” $$$$ de Moscou e, você que provavelmente leu a biografia do Marighella, sabe muito bem que ele visitou algumas vezes o “democrático” Mao Tsé-Tung.
Diga-me com quem tu andas e eu te direi quem és?

Jonatas
Jonatas
9 anos atrás

O cartum é muito bom. Captura bem o fato de que uma ditadura, qualquer que seja a ideologia inicial, faz uso de mecanismos similares para se manter no poder. As ditaduras latino-americanas de direita censuraram, perseguiram, prenderam, e torturaram cidadãos. Porém, as ditaduras de esquerda não agiram de forma muito diferente, vide União Soviética, Coréia do Norte, China. Democracia, por pior que seja, ainda é melhor que a melhor das ditaduras.

J.Paiva
J.Paiva
9 anos atrás

Lendo isso, imagino o tipo de argumento que a oposição vai usar para gerar um clima de insegurança durante a propaganda eleitoral. Uma pequena ditadura que durou 8 anos no Brasil e que dura quase 20 em São Paulo é muito pior (falo de um certo partido de direita).Tal partido sabe que pra oprimir e calar não é necessário violência; basta dar continuidade a esse método antipedagógico de ensino e formará cidadãos sem censo crítico e com dificuldade de dar prosseguimento em um curso superior pois sua base é muito fraca (basta comparar com o ensino do resto do Brasil).Depois é só formar uma geração mal educada e mimada e pronto: colheremos os frutos de uma geração perversa e criminosa com uma faixa etária cada vez menor. Na realidade vivemos em uma ditadura mental.

Gus
Gus
9 anos atrás

A alegoria está perfeita, foi o que de fato aconteceu (verdadeira caça as bruxas).

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
9 anos atrás
Alessandro
Alessandro
9 anos atrás

Votei no Lula quando da eleição para os primeiros quatro anos, acreditava que o cara poderia realmente promover um governo mais humano para a população, haja vista que o PT sempre foi defensor da idoneidade, da moral administrativa, da correção e objetivava melhorar as condições de vida da grande parcela de miseráveis do país. Corrupção? Não existia no vocabulário do Partido dos Trabalhadores. Passados todos esses anos vejo que o PT é farinha do mesmo saco, igual ou pior que os partidos que o antecederam no poder, não tem escrúpulos em tomar qualquer tipo de medida para ver os interesses dos seus se sobreporem aos dos demais. Aliena os miseráveis com a política do pão e circo e assim tenta se perpetuar no poder.

Jeff
Jeff
9 anos atrás

Não vejo a hora de ter o meu EB-5 e cair fora desta bosta de país…Direita, centro e esquerda…é tudo uma merda. Todos os partidos se locupletam dos cargos em proveito próprio e phoda-se a população que trabalha 05 meses só para sustentar o governo (e isso era assim também com FHC). PSDB,PT,DEM, PMBD e mais a miríade de partidos políticos que infestam o país são todos farinhas do mesmo saco. São todos iguais no pior de sua essência, que é roubar do país.

Jeff
Jeff
Reply to  Jeff
9 anos atrás

**PMDB**

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

A história brasileira é eivada de interferências das forças armadas… A começar pela proclamação da República… Mas os tempos são outros, o Brasil está entre as 10 maiores potências econômicas, e a coisa tem que desandar muito, mas muito mesmo, para os milicos justificarem uma nova interferência no curso do país. Os nosso perrengues nós mesmos, sociedade civil, temos que resolver.

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Cara, eu sempre passei ao largo das discussões políticas por aqui porque sei da posição do dono desse espaço, e que a mesma se choca frontalmente com a minha, o que geraria atritos, eu seria xingado, xingaria e seria degredado para o limbo eterno do spam.

De fato, não há o que questionar sobre o regime militar. Até 1966, até tentavam manter um clima de liberdade (e não sou eu dizendo isso, e sim o Elio Gaspari), mas em 1967, desembestou.

Mas há alguns fatos sobre a esquerda daquela época que precisam ser mostrados, pois essa versão de que não havia uma “ameaça vermelha” é passível de contestação.

O que vou escrever, simplesmente reproduzo do primeiro livro da série “As Ilusões Armadas” – “A Ditadura Envergonhada” do Elio Gaspari. Creio que já tenham lido:

– Jango tentou um golpe de estado em outubro de 63, tentando decretar um estado de sítio, e essa manobra foi repelida pela esquerda;

– Jango era visto com desconfiança tanto pela direita quanto pela esquerda;

– Francisco Julião, em 1963, enviou 12 militantes para treinamento em Havana. Julião já havia estado em Havana em 1961;

– Prestes era abertamente contra a opção armada da esquerda, certamente escorado pela experiência desastrosa de 1935, e tal posição provocou dissidências no PCB, que em 1962 culminou na criação do PCdoB, de tendência maoísta, a favor da luta armada e apoiado financeiramente por Pequim;

– Em 1964, 10 militantes do PCdoB embarcaram para Pequim para um curso de capacitação político-militar;

– O braço armado do PCB e do PCdoB foi fornecido pelas expulsões decorrentes das rebeliões dos marinheiros e dos sargentos (outra cagada dos milicos);

– Brizola contava com o apoio financeiro de Fidel Castro e tinha dois projetos de guerrilha: um no Acre e outro no Maranhão. Ambos foram dissolvidos em 1967;

– Em 1962, foi criada a Ação Popular (AP), ligada ao regime de Havana. Sua primeira ação foi uma bomba no aeroporto dos Guararapes em 25 de julho de 1966. Um dos seus integrantes, ao ser questionado acerca das vítimas fatais do atentado, afirmou: “morreu gente, nós lamentamos. Mas era uma guerra, tinha que haver vítimas” (qualquer semelhança com os milicos não era mera coincidência);

– Em termos gerais, haviam três vertentes da esquerda no Brasil de 64: a brizolista, financiada por Castro; o PCB, patrocinado pelos soviéticos; o PCdoB, escorado por Mao;

– O PCB, embora radicalmente contra a opção armada, recebeu até metade dos anos 80, de 200.000 a 300.000 dólares anuais, além de apoio logístico sob a forma de centros de educação ideológica e oficinas de documentos falsos. Além de “refúgios” em Moscow, Paris e Buenos Aires;

Repito: Não sou eu afirmando isso, e sim Elio Gaspari, no seu livro “A Ditadura Envergonhada”

Grifo meu: A obra “O Grande Livro das Coisas Horríveis” credita a Stalin 20 milhões de cadáveres. E pelo menos 60 milhões a Mao Tse-Tung. E 17.000 mortos pelo regime cubano…

Luiz
Luiz
Reply to  Rafael
9 anos atrás

Isto é tudo verdade, mas aparentemente não havia o risco de uma “ameaça vermelha” por aqui, apesar da guerra fria, esta sim real, com a URSS invadindo territórios e conquistando e anexando militarmente muitas nações, nome disso: imperialismo (anexar território).

Brasileiro não é bobo, fato é que a ditadura, o arbítrio se aproveitou disso para tentar se eternizar no poder, é triste, “as vítimas foram as culpadas por terem seu algoz”, já ouvi isso, ou, deram um bom argumento pelo menos, um falso argumento de poder. Só aqui mesmo. Não há risco algum de ruptura, nem ameaça vermelha ou comunista por aqui, essa guerra foi perdida por eles a mais de 20 anos. E nem deveria ser uma guerra. Enfim….

Rafael
Rafael
Reply to  Luiz
9 anos atrás

A verdade é que a esquerda que partiu para a luta armada possuía um contingente muito pequeno – ainda que com apoio externo – e, para piorar, ainda partiu pro pau sem qualquer respaldo popular contra uma força muito maior, mais abastecida e mais organizada. Só conseguiram dar os motivos para o AI-5.

Prestes já tinha sentido isso na carne em 1935. A intentona Comunista deu a Vargas o pretexto para golpe de 1937. Daí ele ser veementemente contra pegar em armas.

O próprio filme “O que é isso, companheiro?” mostra essa falta de apoio popular em dois momentos: 1) quando um dos integrantes do MR-8 compra 8 galetos e exibe um maço de dinheiro, e o dono da padaria liga para a polícia; 2) Quando o grupo, já em fuga, recortam anúncios de imóveis do jornal, mas deixam o mesmo lá com os anúncios recortados, e o dono do imóvel desconfia e chama o SNI.

Quanto ao regime militar em si, caiu de podre, principalmente pelos resultados catastróficos na economia (à partir de 1973) somados a uma concentração de renda absurda, ainda que com melhoras na condição de vida da população.

Herbert
Herbert
9 anos atrás

Eu queria dividir tudo o que tenho, mas tenho coisas que outros não tem, não podem ter e que não divido. Minha casa, é minha! Meu sapato, novinho, é meu! Meu PC, com Windows (7, pq me apego ao que funciona), é todo original, até na nota fiscal e nos impostos, e eu não divido! Meu carro, nacional, quer dizer montado no país, é usado…mas nunca foi comunitário: fica na rua, junto a outros do proletariado, pq ele não tem lugar aqui em casa!
Eu queria ter mais, mas não tenho dinheiro! Queria ter outra casa, mas nao tenho dinheiro! Queria conhecer Cuba, mas ainda está caro! Queria ir todo ano aos EUA, fazer compras pq tem de tudo a um preço justo, mas tá caro!
Queria mesmo é não querer, mas sou humano! Mesmo sendo militar, sou humano! E já fiz respiracao boca a boca por outro ser humano, já me arrisquei em aguas poluidas por outro ser humano, já entrei em incendios pelo patrimonio de seres humanos, já me sujei de merda pra ajudar outro ser humano! Uns Petistas, outros Tucanos, uns comunas, outros reaças, mas a maioria, humanos!

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Tenho certeza que a imensa maioria dos que vieram falar merda aqui seja para defender um lado, seja para defender o outro, sequer leu UM livro (de cunho acadêmico) inteiro sobre o assunto.

Mathias Aguiar
Mathias Aguiar
9 anos atrás

Bem melhor mesmo era nada disso ter acontecido estaríamos muito mais avançados em todos os sentidos, seríamos muito mais felizes, a ditadura serviu principalmente para embotar o cérebro de muita gente, Eu vejo hoje coisas mais retrógradas do que de antes do golpe sendo discutidas quando deveriam hoje já serem assuntos superados, superados a 40 anos atrás.

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Facilmente contestável. E coloque-se o contexto da época. Os comunistas fazem as 3 coisas para impor o seu regime à força, como fim, sem prazo pra acabar. É bem provável que estivessemos até hj sem liberdade alguma caso os comunistas assumissem o poder, pq esse regime é concentrador, perpetuador, inibidor na medida que tenta impor à força, e com as regras que ele acha certo, o coletivo sobre o individual. Se há liberdade hj, é pq os militares impediram que eles se instalassem. E já há sim no Brasil o início de uma ditadura comunista, não na luta armada do foice, mas cultural, inseminada, fragmentada, tomando forma e corpo aos poucos. É explícito isso. Tanto que após 12 anos o Brasil começou agora a andar para trás. A “colheita” está começando a vir. Esperem um pouco mais pra ver…esperem.
Não quero militares no poder, mas quero menos ainda a ditadura comunista. Por mim eles voltavam e assumiam o país novamente, até nova transição. A grande maioria das pessoas vivia bem na ditadura, não tinham o que reclamar dela, tinham uma vida normal. Iam e vinham onde quisessem, comiam e bebiam onde quisessem, viajavam onde quisessem, estudavam o que quisessem e onde quisessem, trabalhavam no que quisessem, ficavam com os ganhos e faziam o que quisessem com eles, andavam nas ruas sem perigo de violência. Faltava a liberdade política, e ela veio com o tempo, na transição. Hj, só vejo bagunça, a começar pela insegurança, passando pela saúde e pelo ensino com seus métodos e processos “progressistas”.
O voto? Ah, o voto…é muito pouco mecanismo atualmente para uma sociedade se expressar, e ainda apenas a cada 4 anos, e ainda com urnas eletrônicas. Quero o papel de volta. Quero a recontagem no papel. Não confio em governo algum. Ainda mais em um comunista.

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Esse tá mais com cara de FDP

Fabio
Fabio
Reply to  Sergio Trancoso
9 anos atrás

FDP? Eu nunca chamaria uma pessoa de FDP por causa de uma posição dele. Somos diferentes, sérgio. Em razão da sua posição agressiva e mal educada, deixei tua inicial em minúscula mesmo. Está do seu tamanho.

Fabio
Fabio
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

TFP? Exagero exacerbado seu.

Wolf
Wolf
Reply to  Fabio
9 anos atrás

Não adianta argumentar. Simplesmente ridiculariza-se uma opinião para diminuir-la. Igualzinho crianças no pré-primário……

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
9 anos atrás

Certas coisas ou são uma tremenda besteira ou uma grande jogada,quando a polemica sai do assunto automovel os numeros de comentarios arrebentam,eu acho que isso é para girar o taximetro do blog.

Luiz
Luiz
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Bom, gostei, o mundo é muito mais do que carros, é que as vezes você, perdão, não quero ser mal educado, se comporta como o “gordinho” que não sabe jogar futebol mas é o dono da bola. De fato o blog é seu e ninguém é obrigado a lê-lo (muito feio “lê-lo”), mas você escreve bem, fazer o que? O povo lê, reclama e/ou gosta, sorte sua.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Com todo respeito,é que não consigo acreditar que as coisas estão bem e muito menos consigo acreditar que tem gente bem informada que acredita que tudo melhorou,é só isso,eu vejo tudo sempre do mesmo jeito há 60 anos! Sera que depois desse tempo todo vendo sempre a mesma situação que obviamente só piora em função do aumento populacional eu tenho que ser “educado” e aceitar o que esta ai? Que se danem todos os que já se apossaram da cadeira do rei,o que não dá é aceitar o obvio,é o velho ditado do roto falando mal do rasgado,hoje vi condenado do mensalão falando que lutou contra a ditadura por principios! Depois de velho não entendo mais nada,se meu tempo no Brasil se foi quando eu era novo o que posso esperar agora? São 60 anos de trabalho duro e suado que sustentou um monte de vagabundos de todo tipo e especie,paguei conta pros outros ate enjoar e ainda por cima sou mal educado quando reclamo e por isso sou conhecido como “o chato”,é mole?
Na condição de morador e proprietario de parte do predio Brasil não aprovo nenhum desses sindicos e zeladores que passaram ou estão ai ainda,tá pra aparecer um cara ou uma turma boa e se eles aceitarem botar ordem na casa o povo não vai gostar ainda mais agora que todo mundo esta mal acostumado com a bagunça reinante,nada melhor do que uma bagunça generalizada para ter tranquilidade ao reinar.

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
9 anos atrás

Aos que falam em ditadura comunista, quero lembrá-los que no comunismo não existe Estado, portanto nem a URSS foi comunista um dia.
Ser comunista não é defender o legado autoritário de Stálin, mas a propriedade comum dos meios de produção para que não haja exploração e injustiça, só isso. As razões do porque o socialismo na URSS e em muitos países fracassou estão bem discutidas num excelente texto que é de agradável leitura mesmo para capitalistas: “A Era dos Extremos”, do Eric Hobsbawm.

Nem todos os regimes do “Socialismo Real” foram ou são autoritários como em uma ditadura: Procurem se informar sobre os Comitês de Defesa da Revolução, em Cuba, e descobrirão uma democracia que funciona melhor do que a nossa democracia representativa (a menos que você pense que democracia significa apenas eleger quem vai tomar todas as decisões por você).

Uma característica marcante de ditaduras é a perseguição até mesmo violenta dos opositores do poder.
Em plena democracia, quem luta por direitos no Brasil é esmagado e tratado como bandido muitas vezes.

Em Cuba, vemos como a Yoani Sánchez é brutalmente violentada, bem como todos os seus seguidores enquanto é mantida prisioneira de uma ditadura sanguinária.

Não tem problema ser de direita e apoiar a ditadura – se esta é a sua opção política. O problema mesmo é surtar, e achar que estamos vivendo uma “ditadura comunista” do PT, ou acreditar no mundo livre ignorando coisas como a operação Condor neste mesmo mundo livre.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Marcos Becker
Marcos Becker
Reply to  Atenágoras Souza Silva
9 anos atrás

Ótimo!

Antonio
Antonio
Reply to  Atenágoras Souza Silva
9 anos atrás

Com esse pretexto de socializar os meios de produção para que não houvesse injustiça e exploração, Paul Pot que estudou com intelectuais de esquerda em Paris -França, impôs o comunismo em meados dos anos 70 , e exterminou mais de 2 milhões de pessoas no Cambodja num período de 4 anos ou 25% da população. E claro mudou o nome do País ara “República Democrática do Kampuchea”

O curioso é alguns dizerem que nunca houve comunismo de fato e por isso ele não é ou não foi ruim…

Cleiton
Cleiton
Reply to  Atenágoras Souza Silva
9 anos atrás

Mortos:
1- Ditadura no Brasil: 475 a aprox.. 1000 mortos.
2- (comunismo)Revolução Cubana: 115.000 a
3 – (comunismo) (stalin)URSS : 33 milhões de mortos (sem contar os quase 8milhões de ucranianos na crise do trigo)
4 – PT da Alemanha(Hitler) – 25 milhões de mortos
5 – (comunismo)(china Mao) aprox. – 70 milhõe de mortos
6 – (comunismo)Kim Il Sung (koreia) – aprox. 3milhões de mortos
7 – (comunismo)Pol Pot – aprox. 2,5 milhões de mortos

Realmente, o comunismo é uma maravilha…
Seu coração deve estar vermelho de sangue inocente….

Rogerio
Rogerio
Reply to  Atenágoras Souza Silva
9 anos atrás

Cara, nada contra tua ideologia, mas dizer que Cuba é uma democracia???

Luiz
Luiz
Reply to  Atenágoras Souza Silva
9 anos atrás

“…Procurem se informar sobre os Comitês de Defesa da Revolução, em Cuba, e descobrirão uma democracia que funciona melhor do que a nossa democracia representativa…”

“…Uma característica marcante de ditaduras é a perseguição até mesmo violenta dos opositores do poder…”

“…Em Cuba, vemos como a Yoani Sánchez é brutalmente violentada, bem como todos os seus seguidores enquanto é mantida prisioneira de uma ditadura sanguinária…”

Decida-se Antenágonas, Cuba é uma democracia ou uma ditadura sanguinária?

Em outubro de 1917 houve um golpe de estado na Rússia, a revolução foi antes, troque o mês. Cordialmente.

Roberto
Roberto
Reply to  Atenágoras Souza Silva
9 anos atrás

Muito bom comentário. Imagine, uma ditadura do PT… Ora, como um poder ditatorial instalado no governo poderia ser alvo constante de matérias mentirosas, caluniosas e oportunistas de quase todos os meios de comunicação? Como um partido no poder, impondo uma ditadura, poderia ter seus principais líderes expostos, julgados e presos pelo STF sem que nada tenha, de fato, se comprovado? Expostos ao escárnio nacional ao vivo pela televisão? E qual represália os meios de comunicação e o STF sofreram pelo que fizeram? Nenhuma!!!!!!!!!!!! Que ditadura esquisita! Isso é desculpa daqueles que não se conformam que estejamos em uma democracia, e que o povo tenha escolhido o PT. É desculpa daqueles que, sem um projeto de país e nação, sonham em um dia derrubar o governo através de um novo golpe, que certamente será apelidado de “Revolução” novamente. Ora…

Antonio Stricagnolo
Antonio Stricagnolo
9 anos atrás

Democracia não é falar o que quer sem restrição,mesmo porque falar verdades aqui no Brasil nunca resolveu porcaria nenhuma.Democracia é quando a lei manda em tudo e todos sem distinção,isso esta longe de acontecer aqui e nunca aconteceu.Na dança das cadeiras estão sempre os mesmos,haja visto as alianças feitas por ai entre os antigos “apoiadores” da ditadura militar e os herois que lutaram contra ela,é piada!Diretas já é muito mais “ecologico” de se galgar o poder,ninguem pode reclamar,foi o povo que escolheu,se ele (povo) tem condições de ter titulo de eleitor ai é outra discursão.
Enfim tirando a Fauna e a Flora não se aproveita absolutamente nada.500 anos que equivalem a 50.Pão e circo ai gente!

ANDRE BAYAN SASSI
ANDRE BAYAN SASSI
9 anos atrás

na lista comunista faltou o quarto item: usurpar a propriedade privada (alheia).

Gabriel 1
Gabriel 1
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

É Flávio, este tal André deve achar normal escravizar funcionário para se lucrar mais e morar numa mansão.

muller
muller
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

diz aí quantos carros tem na sua coleção, para a gente poder dividir…

muller
muller
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

capitalista

Julio Hernandez
Julio Hernandez
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Nossa Flavio, quanta criatividade a sua hein !!

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  ANDRE BAYAN SASSI
9 anos atrás

a ditadura usurpou propriedade alheia.

Pan Air e TV Excelsior são exemplos.

estude, meu filho.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  ANDRE BAYAN SASSI
9 anos atrás

Perfeito.

Se quisesse acrescentar alguma coisa eu acrescentaria aquilo que acredito que foi a causa da derrocada do comunismo.

Comunismo:
Socializar os bens,
Privatizar os sonhos.

Capitalismo:
Socializar os sonhos,
Privatizar os bens.

Abs.

Wagner Neves
Wagner Neves
9 anos atrás

Nada a contestar. Mas acho que se fosse de maneira diferente, talvez hoje ainda não estivéssemos aqui falando o que queremos.

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

Se vc gostaria de viver em um país comunista, ainda pode escolher: Venezuela, Cuba, Coréia do Norte, China… Todos modelos de liberdade e democracia!

Rossini
Rossini
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

kkkkkkkkkkk, diz aí Flávio, é a primeira vez que você vê uma resposta dessas hahahahahahahahaha

Nilton Lopes
Nilton Lopes
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Ora e estes mesmos países não servem também para quem gostaria de viver em regime ditatorial? Ops, exceto Venezuela.

Luiz Filipe
Luiz Filipe
9 anos atrás

Até o momento estava colocando somente Luiz, mas como tem um outro Luiz também postando, resolvi colocar de agora em diante meu nome completo.
Esta imagem só nos confirma que qualquer ditadura, seja ela de direita ou de esquerda é um atraso para qualquer nação. Eu tinha 13 anos em 1º de abril, faria 14 anos em 1º de maio quando os militares tomaram o poder. Meu tempo de faculdade (sou engenheiro – estudei na faculdade de engenharia de Rio Grande no Rio Grande do Sul) foi todo no auge do “regime” militar. Ainda tem muitos que não aceitam o termo ditadura. Apesar de nunca ter sido afetado diretamente pelo regime – algumas vezes indiretamente, já que sempre pertenci ao D.A. da Engenharia e ao DCE – posso afirmar que não foi fácil passar por esse período. De vez em quando aparecia um baiano, ou paulista, ou carioca do nada, na faculdade e se enturmava para poder fazer um controle de nossas atividades. Do nada também sumiam. Provavelmente eram enviados para outras faculdades no restante do país.
Li todas as postagens colocadas neste espaço até agora e percebi que ouve uma discussão bastante acalorada sobre o assunto.
Se este blog existisse naquela época, ou já estaria fora do ar a muito tempo ou a linha dos assuntos teria que ser bem mais amena. Esta imagem enviada pelo Lucas nunca teria sido postada ou tanto o Lucas como o Flávio estariam levando porrada em algum porão qualquer.
A democracia – mesmo que ainda meio capenga como a nossa – nos da ampla liberdade para nos expressarmos como bem entendemos. Qualquer excesso está aí a justiça para resolver o imbróglio gerado.
Jango em nenhum momento quis implantar uma ditadura, seja ela de direita ou de esquerda, no país. A intenção era começar a fazer um país mais justo e igualitário. O problema é, como se diria usando um termo popular, que foi com muita sede ao pote. Isso assustou os que se achavam donos do país na época. Foi a sociedade civil que começou o movimento e não os militares em um primeiro momento e a desculpa na época foi o comunismo. Em plena guerra fria, os americanos viam comunistas em todos os cantos, em todas sombras. Não hesitaram em oferecer todo tipo de ajuda, para que os “comunistas” não tomassem conta do país.
Isso aconteceu no Chile, no Uruguai, na Argentina entre outros.
Claro que isso é só a pontinha de toda história.
Todo esse pessoal que foi torturado, mutilado ou morto, em que muitos pegaram em armas, só apareceu depois de 1º de abril, antes só agiam como nos agimos hoje, através da palavra e da contestação em movimentos estudantis, em partidos, em sindicatos ou em reuniões diversas. Ou em blogs como este.
Não pensem que este medo do “comunismo” seja só desta época. Lembro que quando o Lula se candidatou pela primeira vez à presidência, teve um presidente da FIESP da época – não lembro o nome – que afirmou que se ele, Lula, ganhasse as eleições se mudaria do país com mais 170 empresários, porque o Lula iria estatizar toda a indústria nacional. Isso jamais aconteceu, pelo contrário, algumas estatais foram privatizadas ou foram transformadas em economia mista.
Penso que todos nós devemos fazer uma releitura de nosso passado – literatura é o que não falta – e sem perdermos nossas convicções, passar a aprender que todos temos o direito de nos manifestarmos como achamos melhor e principalmente respeitar a opinião alheia, estou falando em respeitar, não em necessariamente concordar e sem precisar apelar para o bofetão.

Marcos Becker
Marcos Becker
Reply to  Luiz Filipe
9 anos atrás

Também passei por isto na UFRGS em 1975. Existiam “alunos” infiltrados para ver quem tinha comportamento de líder para sufocar. Na arquitetura éramos mais visados.

Saulo Caridade
Saulo Caridade
9 anos atrás

Tá forçando a barra FG.

Giovanni F.
Giovanni F.
9 anos atrás

É o famoso “domine ou seja dominado”.

Não fim das contas, não vejo a razão com nenhuma das partes.

Adrian Newey
Adrian Newey
9 anos atrás

PS: Como tanta gente acha que o Golpe de 1964 foi uma “escolha”?
“Entre esquerda e direita”? Entre “modelos”?

Amiguinhos: o Brasil NAO teria virado um país comunista. Teria virado um país bem melhor, com o dobro de PIB per capita. Tipo a Coréia do Sul, de onde vêm os produtos Samsung, Hyundai, Kia, LG e tantos outros que todo brasileiro consome.

Ah mas a Coreia do Sul recebeu dinheiro dos EUA, você dirá. E o Brasil, recebeu? Reaças: pensem nisso antes de dizer que o Golpe foi uma boa do ponto de vista econômico.

E pra finalizar. Um partido de esquerda, o PT, está há 12 anos fazendo a melhor gestão econômica da história do Brasil. Dívida interna, externa, PIB, emprego, tudo. Em TUDO essa gestão é melhor.

Ander F-1
Ander F-1
Reply to  Adrian Newey
9 anos atrás

Aí vc acordou….
Essa merda de país está melhor em que? A saúde jogada as traças, segurança.. aliás o que é isso msm? Educação está mais para Educassão…
Sem contar os portos totalmente sucateados, apesar que o de Cuba foi modernizado….

Carlos Manoel
Carlos Manoel
Reply to  Adrian Newey
9 anos atrás

Deu pra ver que você não entende nada de economia.

Caco
Caco
Reply to  Adrian Newey
9 anos atrás

Em tudo… Inclusive na Petrobrás, não é mesmo?

Marcos Lima
Marcos Lima
Reply to  Adrian Newey
9 anos atrás

KKKKK melhor????? e vc se esconde atras deste porque????tá devendo????

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Adrian Newey
9 anos atrás

Assino embaixo.
Erros, desvios e ladrões existem, mas existem também investigações, julgamentos e prisões.
Nos reinados anteriores a 2003 existiram os maiores índices de desemprego, taxa de juros a até 45% e dólar a quase R$4,00.

Não vou falar no prejuízo de 100 bilhões de dólares da privataria tucana nem nos 43 bilhões de dólares do PROER que saíram do tesouro nacional para salvar o Banco Nacional, do genro do FHC.

Nem vou falar que o professor FHC não criou uma única escola em seu reinado e que o Lula, o analfabeto, cachaceiro de 19 dedos, criou 163 escolas técnicas federais, sem falar nas universidades – na minha cidade (Divinópolis-MG) foi construído o Campus D. Lindu, da Universidade Federal de São João Del Rei, e criado o curso de medicina.

Gente do nariz em pé, que se acha o ó do borogodó, nunca mais.

Hoje um motorista de caminhão pode fazer uma viagem de avião à europa ou aos EEUU facilmente, de dois em dois anos. Mas para essa turminha “ó do borogodó” isso é um absurdo. Um disparate um pobre ir passear em Paris, Londres, Roma, Nova Iorque ou Miami.

PS. Não tenho nada contra comunistas, mas eu não sou. Mas também não sou parvo.

E quem não estiver satisfeito aqui com esse governo, pode ir p/Haiti. Lá não é ditadura. É uma maravilha governada pela direitaça reacionária. Experimentem.

Abs.

Carlinhos
Carlinhos
Reply to  Adrian Newey
9 anos atrás

Claro… vc tem toda a razão… inclusive, o cenário que estávamos passando no Brasil em nada facilitou que houvesse essa “expansão”.
Agora faça o seguinte, na próxima eleição, vote em outro partido. Dessa forma, será mais fácil culpar a próxima gestão pela quantidade de merda que vai dar.
Aliás, já pode se preparar para fazer isso no dia 02/01/2015 se algum outro partido ganhar… logo após o Papai Noel visitar a sua casa e deixar um presente na meia que estará pendurada na porta,,,

Paulo Oliveira
Paulo Oliveira
Reply to  Adrian Newey
9 anos atrás

O PT não é de esquerda, basta ver que está privatizando aeroportos, estradas, etc. O PT é um partido que tem como ideologia o poder. Tanto é que segue a politica da gestão anterior. E com relação a suas informações, acho melhor rever as fontes. A dívida pública (interna ou externa) nunca foi tão grande como é atualmente. Estamos com uma bomba relógio correndo.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,divida-publica-federal-aumenta-5-7-em-2013-e-bate-recorde,176651,0.htm

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Paulo Oliveira
9 anos atrás

Paulo Oliveira, vc tem o Estadão como fonte? Ah tá. Eu prefiro outra, a do Banco Central.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=705569886133108&set=a.178868122136623.35161.100000403087543&type=1&theater

Carlinhos, acrescente Mãe Dinah ao seu nome p/ficar mais condizente com seus prognósticos.

Ah… e aproveite para mostrar qual é a plataforma de governo dessa elitezinha de merda que vc defende, porque só com essas críticas infundadas e estatísticas inventadas vc vão simplesmente continuar tomando no copinho. Sabe por quê? Simples: quem não comia agora come, quem não tinha casa agora tem, quem implorava um subemprego por 64,79 dólares agora ganha fácil 300 dólares e por aí vai.

Escreva aí: vcs vão sifu de novo por absoluta falta de programa.

Abs.

Abs.

Carlinhos
Carlinhos
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Uau!! Elite? Vc está utilizando internet sem fio? É própria ou compartilhada com outros companheiros? Se é própria, pq não divulga a senha para q outros possam usufruir do que vc paga? Vc usa PC, MAC, Android ou Iphone para escrever aqui? Vc usa tênis, carro, tem casa própria? gosta de alguma marca? hum… entendi… fica fácil ser rebelde/revolucinário na frente de um computador!!
Falar q as coisas estão fáceis é uma visão muito simplista… quanto está a dívida externa? E o povo? Anda honrando com as dívidas? E os financiamentos de casa, carro, e caralho a quatro? Saúde pública, educação, segurança? Tá tudo funcionando direitinho?
Acho que não… portanto champs, continua aí achando q vc vive num paraíso e que os políticos que vc apóia são responsáveis pelo seu bem-estar…

Aproveitando, pq não coloca MAGOO, MAGELA ou WONDER no seu nome? Vc deve ser cego… ou tapado!!

Julio Hernandez
Julio Hernandez
Reply to  Adrian Newey
9 anos atrás

Pelo amor de São Benedito !! Quanta asneira !!!
Melhor gestão da econômica? Vai estudar um pouco vai !!

Hugo Borges
Hugo Borges
Reply to  Adrian Newey
9 anos atrás

Ótimo comentário. A ascensão econômica que viria com as reformas de base impulsionariam o Brasil para um novo patamar! Os mais pobres precisam ficar emancipar e consumir mais, fomentar o mercado interno e assim desenvolver o país. O problema é que as elites concentram a renda e não querem repartir.

Durante a ditadura a economia foi pro ralo e a concentração de renda só aumentou.

Atualmente, temos gordas reservas de dólar(FMI nunca mais), taxa de juros baixa(em relação ao período anterior ao governo PT) e desemprego nos menores níveis já vistos.

Direitosos, pensem! País rico é aquele com baixa concentração de renda. Parem de defender as elites, eles estão pouco se lixando para vocês.

Daniel Granja
Daniel Granja
9 anos atrás

Como alguém pode apoiar a ditadura?

http://www.youtube.com/watch?v=NkyE8nKMajE

Simplesmente uns monstros, os militares.

Continuo com nojo dessa turma!

Adrian Newey
Adrian Newey
9 anos atrás

Incrível como há muitas pessoas, nos comentários deste blog mais incrível ainda, que tentam achar ou criar argumentos para apoiar a ditadura militar. Algo grotesco e que fez mal a todo mundo, inclusive essas próprias pessoas. Algo indefensável.

Esse reacionarismo é algo inacreditável, de qualquer ponhto de vista racional. Os milicos foram um desastre em tudo. Mas aí lembrei que a população é bombardeada, hora após hora, dia após dia, mês após mês e ano após ano, a vida toda… com GloboNews e quejandos. Então é lógico que vão ser idiotas e defender a própria escravização. Lógico.

Penso no que aconteceria se uma grande força de mídia, tipo o que no Brasil é a Globo, começasse a falar a verdade. Acho que isso nunca aconteceu em toda a história do mundo.