UM TAPA EM INTERLAGOS
SÃO PAULO (sensato, acho) – Está decidido que os boxes de Interlagos ficarão onde estão. A intenção inicial de transferir tudo para a Reta Oposta foi descartada pela Prefeitura. Na real, os 160 milhões previstos para a obra não seriam suficientes. É o que eu acho. Mas houve alguma resistência do pessoal da F-1, também. A maior delas quanto à largada. É consenso na FIA e na FOM que a freada para o S do Senna já é um “clássico” da categoria e a ideia de uma largada no plano, lá do outro lado, sem uma freada forte e uma brusca mudança de direção ficaria meio sem graça.
Mas duvido que isso tenha sido decisivo. Foi apenas mais um dos argumentos colocados à mesa para manter os boxes e o pitlane onde estão. Há outros. Além do custo da obra (para mim, o que acabou sendo determinante), tem também o fato de as arquibancadas da atual Reta dos Boxes, todas de alvenaria e fixas, perderem valor com uma eventual mudanças dos pits para o outro lado. Lá estão as cabines de imprensa, as tribunas cobertas, os lugares mais caros. Sem boxes ali, esse povo iria ficar olhando o quê? A visibilidade da pista só seria boa se o complexo atual fosse derrubado, e isso não seria feito. A turma ficaria a corrida toda olhando para um esqueleto deserto. Hoje, há todo o movimento das equipes, que é gostoso de ver. Além da largada, da chegada e tudo mais.
Enfim, está decidido. Vão reformar os boxes atuais, ampliando a área de acordo com as necessidades da F-1. Espero que o projeto seja legal, com algum charme arquitetônico. Nada da megalomania dos novos autódromos espalhados pelo mundo, mas com charme. Eu faria um concurso público. Isso sempre funciona.
Neste ano, a pista será recapeada. Os novos boxes só serão concluídos para 2015.
Flávio e as arquibancadas do setor G continuarão sendo metálicas?
Ou de madeira.
Só uma pergunta: Ao contrario da reta oposta, onde havia o projeto dos novos boxes, a área ocupada com os boxes hoje, tem ESPAÇO e terreno plano para ampliar e reformar a parte detrás dos boxes como pede a FIA?
Eu acho que não.
Ainda bem. Que continue assim. Quer pista larga mickey Mouse, faça outra. Ou vá pra Dubai, Abu Dhabi, etc.
Sim, o traçado não mudaria. Mas pista larga tira a sensação de velocidade e os carros viram ratos.
Concordo em manter o layout atual, mas se sobrar dinheiro (que claro não irá sobrar, sempre há um jeito de sumir com ele), que pelo menos tirem aquele matagal de onde seria os novos boxes…
Sei lá, façam um gramado, canalizem o riachinho, façam um bosque, mas aquele matagal de terreno baldio é muito feio.
Concordo, R$ 160 milhões não seriam suficientes para a reforma que havia sido planejada. Mas agora, com os boxes sendo mantidos onde estão, será que vai sobrar grana?
Com os boxes onde estão sempre haverá a possibilidade de recuperar o traçado antigo, por menor que seja a esperança.
Poxa. A ampliação dos boxes seria ótima para o WEC. Porém, caso não tenha grana suficiente, nem mexe. Ta certo!
Concordo, não precisa mudar radicalmente não, mas… concurso público é igual a licitação pública? Funciona mesmo?
Concurso é uma modalidade de licitação. Difere de concurso público – este é para provimento de cargos. Concurso são para trabalhos técnicos, científicos ou artísticos. Não creio que seja essa a modalidade certa pra isso. Vai ser uma obra grande, envolvendo engenharia e arquitetura. Está mais para concorrência mesmo.
Acho que tá de bom tamanho. Uma reforminha só para o pessoal parar de reclamar e continuar como está.
Geralmente quando mudam a pista só piora. Silverstone talvez seja uma exceção.
Ufa!
Tinha certeza de que esse projeto ia ficar uma merda.
Pelo menos vai ficar como sempre foi, com todos os defeitos que fazem parte de sua história.
Na minha opinião, se fizerem os novos boxes na reta oposta, os atuais tem que ser demolidos.
Já que é para reformar, que se refaça toda a “infra”,
Caso contrário, ficará uma colcha de retalhos.
Se fosse mudar os boxes de lugar, estarias reclamando do grande gasto, irias falar que era desnecessário.
Afinal, uma decisão sensata.
Como sensato seria acolher a sugestão do FG e realizar um concurso público de arquitetura para escolher a melhor proposta para o novo Interlagos, que eu venceria, claro.
A sensação é de que o asfalto continua bom, não seria melhor fazer uma reforma dos boxes + aumento da pista e recapeamento em 2015 ?
O prazo de validade do asfalto vence este ano. Por isso tem de refazer.
Não fazendo nenhuma cagada no Box 21 tá de bom tamanho.
A não ser adicionar um lounge !
Já é lounge pra cacete, um dos últimos, fica lá no final.
Na Terra Brasílis, onde o provisório é permanente, acho que vai rolar só um puxadinho e um “asfalso”….
Se o prefeito ainda fosse o outro, será que você também acharia sensato?
Sim.
Sei…
Não, não sabe.
haha…
Não tem isso de ser clássica a freada no S do Senna. A FIA ou a F-1 não ligam para isso. Não sei como ainda não inventaram de remodelar a Eau Rouge, por exemplo. Falta pouco para isso.
Para mim a questão foi dinheiro mesmo, ou problemas (desorganização) para execução do projeto. Esta última, em se tratando de poder público, pode ser a mais provável.
Os desmandos corruptivos são tantos, que se está perdendo a noção do valor do dinheiro… Desde quando R$ 160 milhões seriam insuficientes para construir novos boxes e tudo o mais na reta oposta? R$ 160 milhões é grana pra caramba!, quando não se tem desvios, aliciamentos, superfaturamentos, etc, etc… Se construiria até um Itaquerão com isso, se aqui não fosse o Brasilsilsil!
160 milhões não seriam suficientes. A pista teria de ser alargada. A área ao lado da Reta Oposta teria de ser toda aterrada e urbanizada. Se você não conhece Interlagos, não arrisque fazer cálculos.
O Flávio tem razão.
Mas ofereço um dado que pode ajudar na comparação, inclusive com os estádios da Copa.
A University of Michigan que construiu recentemente um dos maiores estádios de futebol americano dos EUA, gastou 100 milhões de dólares.
Não tem cobertura, mas cabem 70.000. Tirem suas conclusões.
Um elemento comparativo: o circuito de Sochi, o mais recente da F-1, custou cerca de R$ 150 milhões de euros, ou R$ 459 milhões de reais (http://f1team.leiaja.com/obras-em-sochi-estao-perto-de-serem-concluidas/). O da China, o mais caro de todos, ficou pela bagatela de R$ 240 milhões de dólares, mais de meio bilhão de reais (http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_da_China).
Tem uma coisa que eu gostaria que mudasse em Interlagos. A pista, acho ela curta. Aquela sugestão que você apresentou a algum tempo atrás, aumentando a reta oposta, eu achei bem legal, acho que seria bem interessante.
Se não fosse a F1 ter ficado mais lenta este ano, logo logo os tempos cairiam para menos de um minuto em Interlagos.
Eu sei que as pistas não são feitas pensando prioritariamente no público que frequenta a arquibancada, mas principalmente no público da TV. É assim no mundo inteiro.
Só que Interlagos tem uma peculiaridade, que é a topografia, que permite que quem esteja na arquibancada possa ver quase 100% da corrida.
Posto isso, salvo o problema orçamentário, o que eu vejo como ideal hoje em Interlagos seria exatamente a inteira demolição das estruturas atuais, com a construção de novos boxes na parte externa da Reta Oposta, que deveria por sua vez ser alongada.
Com os boxes na parte externa, poderiam ser construídas arquibancadas sobre eles, de modo que o público nessas arquibancadas teriam uma inteira visão da pista.
Ao final da Reta Oposta alongada, poderiam criar uma curva fechada, para ligação com o traçado original. Segue a sugestão:
http://imageshack.us/a/img515/4967/interlagostrack3.jpg
Sugiro uma “laje” sobre o até o estacionamento/área de abastecimento.
Flávio, isso significa que teremos etapas do Paulista no segundo semestre?
Acabo de ver que teremos a 6.a e 7.a etapas em Junho e Julho.
Achei que a cúpula da Classic Cup é que tinha barrado a troca do lugar dos Boxes.