MENU

Friday, 16 de May de 2014 - 20:21F-1

E MAIS LAUDA AINDA

SÃO PAULO (treta) – Mês que vem, no dia 22, bem no meio da Copa, tem GP na Áustria. A volta do país ao calendário é muito bem-vinda. Mas já está “gerando polêmica”, como se diz.

(“Gerar polêmica” era algo que eu proibia em títulos quando trabalhava em jornal. Nada mais vago e preguiçoso. De vez em quando sai no Grande Prêmio, também…)

Mas a polêmica, como eu dizia, envolve Niki Lauda, que está doido com a Red Bull. É que a empresa de energéticos, como se sabe, comprou e reformou o A1 Ring, o velho circuito de Zeltweg. E aproveitou para renomear umas curvas mediante bom pagamento. Uma delas se chamava Niki Lauda Kurve. Virou Pirelli. A Gerhard Berger Kurve foi “vendida” para a Würth, empresa alemã que fabrica tudo. A Jochen Rindt Kurve sobreviveu, mas se alguém pingar uns caraminguás, leva o nome.

Lauda ficou pistola da vida e disse que a Red Bull só limou sua curva do circuito porque a Mercedes está enrabando o time das latinhas.

Logo_for_Red_Bull_Ring

37 comentários

  1. Paulo Pinto says:

    Se eu fosse o “Didi”, mudava a Jochen Rindt Kurve (a que sobrou) para Sebastian Vettel Kurve, só para ver o Mito “ferver em cima das tamancas”…

  2. Frajola says:

    Na verdade a Wurth não fabrica quase nada, ela só compra de fornecedores, estampa a sua marca e vende pelo dobro do preço.

  3. Caipira says:

    Ate Monaco teve nomes trocados, lembram da Curva da Gare? Virou Lowels (hotel ali?) e hoje tem outro nome, acho. Tempos modernos, que fazer?

  4. Rodrigo says:

    Engraçado que um cara que está “no negócio F1” não entenda que alguém não compre por caridade um circuito. Custa dinheiro e a empresa normalmente quer reaver parte dele, isto quando à intenção não é lucrar.

    Lauda, grande piloto, grande história de vida, mas volta e meia fala bobagem. Era simples manter os nomes. Só não vender, ou mesmo colocar uma cláusula acordando a manutenção dos nomes das curvas, daí que o Dietrich arrumasse outras maneiras de reaver seu investimento. Repito, logo o Lauda, que sabe bem como funciona o “negócio F1” ficar magoadinho… Que coisa hehehe.

  5. Pelicioni says:

    A sutileza da ENRABADA.

  6. Ricardo Bigliazzi says:

    O Lauda vai ficar mais bravo a partir do momento que a RedBull voltar a andar na frente da Mercedes.

    O Lauda fica chateado porque mudaram o nome da Curva… e nós com Interlagos???

    Degredo aos canalhas que sacrificaram o nosso circuito.

  7. Fernando Monteiro says:

    Imaginar que um dia tivemos, Zeltweg, Zandvoort, Spa-Francorchamps, Clermont-Ferrand (Charade ) , Nuburgring , Hockenheimring, Monza, Watkins Glen,… É, o mundo mudou…

  8. xutouegol says:

    “Pistola da vida”… fazia tempo que não lia essa expressão, he he he…

    Apesar do “Didi” ser o dono das latinhas e do autódromo, tendo o direito de, achei uma “puta falta de sacanagem” com o Lauda (e com o Berger, e provavelmente no futuro com o Rindt). Não se retira uma homenagem, pô! Se o autódromo é o principal do país, tradicional, que foi local de protagonismo de seus esportistas dignos de serem homenageados (dois campeões e um vencedor de corridas), e que de fato o foram, fica uma enorme constrangimento. É como se, por exemplo, o grupo Votorantim comprasse Interlagos e o renomeasse “Autódromo Internacional Antônio Ermírio de Morais”. E a história? E os descendentes da figura histórica, no caso o Moco, como ficariam? Seria uma palhaçada…

  9. Raniero says:

    Lauda está certo.

  10. Jonny'O says:

    Na verdade Lauda já era “pistola” com a equipe “Red boi”, a base técnica vaio da Jaguar onde Lauda pagou muito micos por lá…….muitos por culpa do proprio sem papas na lingua……………..pra mim quem ganha corrida atualmente é a mão acertada do engenheiro…..Lauda nunca vai projetar um carro.

  11. Carlos Pereira says:

    Falta de respeito com velhos pilotos que foram homenageados, mas … depois que acabaram com velho Osterreichring, pra fazer isso aí, não tem nem o que dizer.

  12. Anderson says:

    Pra tv brasileira isso não importa, não vao falar o nomes das empresas mesmo

  13. Filipe says:

    O circuito é de quem?

    A Red Bull tem direito de fazer o que quiser com a pista… Até mesmo destruí-la. Se Lauda quer o nome dele na curva, que pague por isso.

  14. Luís Gobbo says:

    Mas um logotipo muito bom. …

  15. Ulisses says:

    Não vejo a hora dessa ideia vir para cá!
    Já pensaram? A Curva do Café passaria a se chamar Curva Banco do Brasil!
    O S do Senna passa a se chamar Curva Tim!
    O Pinheirinho, poderia ser Curva Nestle
    A Junção poderia ser Curva Bradesco …

  16. Sil C San says:

    O Niki Lauda vendeu o espaço na cabeça dele também usando aqueles bonézinhos feinhos…

  17. Roger V says:

    Ficou bala o Logo heim?

  18. Roger V says:

    Não acho que dá pra dizer que o Dietrich Mateschitz não gosta de história. É business…
    A Mercedes podia enrabar também a FIFA! rsrsrs

    Louco pra ver os Hondeiros na pista…. o que será que vai dar?
    Se os Clios continuarem a dar vexame, será que Red Bull não vai praos Japas?

  19. Conde says:

    Red Bull gives you wings …”and money “

  20. Paulo Travaglini says:

    Que delícia alguém ainda em vida poder fazer um comentário como esse que o Lauda fez.
    Realização total.
    Beijinho no ombro pro Masteshits.

  21. Johelmyr says:

    Ele pagasse que compre o circuito… ele que reforme… e coloque o nome niki lauda chorão ring… Vá chorar na cama que é lugar quente….
    A Red Bull tá fazendo sua parte, salvando o circuito…

  22. Victor says:

    Hoje em dia é raro se ver alguém chamando as curvas pelos seus nomes, sejamos francos. Tirando os circuitos bem tradicionais (Monaco, Silverstone, Spa, Interlagos…), em todos os outros nem mesmo os comentaristas o fazem – virou um festival de Curva 1, 2, 3, 4 (…). Retas então, pior ainda…ou é oposta ou dos boxes. É uma coisa que foi se perdendo ao longo dos anos.

  23. Robertom says:

    Já imaginaram o S do Senna mudando de nome para S da Skol ?

  24. Chupez Alonso! says:

    Quando eu compro um carro, uma cada, um apartamento, ou se comprasse um circuito, também coloco e colocaria o nome que eu quisesse e no que eu quisesse.

    Se o negócio é meu, o dinheiro gasto é o meu, porque dar satisfação a alguém?

    Lauda, rico que é, que comprasse e reformasse o circuito à sua maneira.

  25. Andersom Calder says:

    Melhor curva Pirelli do que ali naquele prédio era a curva Lauda, ali naquele ginásio era a curva Rindt…

  26. Anselmo Coyote says:

    Lauda está errado. A troca foi por dois motivos, o segundo em decorrência do primeiro. Primeiro: Quem comanda a Red Bull está cagando e andando para cultura/história/homem. Segundo: Os deuses são os acionistas.

    O que eu acho? Ninguém quer saber, mas digo assim mesmo. Lamentável.

    Abs.

  27. Paulo Pinto says:

    Pergunta pertinente: na transação da venda, foi colocado em contrato, que os nomes existentes em homenagem aos pilotos nacionais, não poderiam ser substituídos?

  28. Silvio D. Rodrigues says:

    A Mercedes está enrabando todos! Fez a fila…

  29. arnold says:

    Segundo o gordinho da globo, o nome do circuito é RBR Ring.. é isso, arnaldo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *