ESQUISITICES

SÃO PAULO (onde estaria?) – Corcel Gama, já ouviram falar? Foi apenas um protótipo feito em 1979, com estudos de túnel de vento do CTA. Quem conta a história é o Carlos Meccia, no sempre excelente “Autoentusiastas”. Tem mais fotos lá. E sempre me pergunto o que as fábricas faziam com esses protótipos… Custava guardar num galpão? Se alguém aqui trabalha ou trabalhou na Ford, que conte.

E vou dizer um negócio… O Gama está sob a rubrica “Esquisitices”, mas ele não tem nada de esquisito. É lindo, mesmo.

corcelgama

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Virgo silva
Virgo silva
9 anos atrás

De frente parece um Lada Samara!

braulio stafora
braulio stafora
9 anos atrás

O esquisito é que quanto mais a Ford mexia, mais parecia um Renault…

Banana Joe
Banana Joe
9 anos atrás

O perfil lembra o ótimo Isuzu piazza!
Se tivesse sido fabricado, provavelmente seria sucesso, naquela época tínhamos pouquíssimos lançamentos…

Bruno Manhães
9 anos atrás

Corcel 3! no site carroantigo.com sessão protótipos nacionais, reparem que na foto do site as lanternas traseiras estão diferentes, uma pena não ter sido lançado acho que faria sucesso sim pois nesta época a importação de carros estava fechada, neste site tem várias fotos bacanas vale a pena dar uma olhada.

Pedro Wolthers
Pedro Wolthers
9 anos atrás

a meu ver era uma resposta da ford para o passat dacon.

Francis
Francis
9 anos atrás

Revista Quatro Rodas – Maio 1980 – páginas 114 a 117. Corcel Hatchback.

petrafan
petrafan
Reply to  Francis
9 anos atrás

pois é, eu me lembrava que a QR já havia publicado as fotos.

Vitão
Vitão
9 anos atrás

Houston, temos um problema…agora falando sério, era um protótipo para modernizar o desenho do Corcel II, ou lançar uma versão de luxo. Bons tempos em que as fábricas tinham mais liberdade de criaçao e independência de projetos globais ( embora a GM e a Ford usem bastante os centros locais para projetos mundiais, mais fica tudo pasteiruzado , com uma cara que mistura Pokemon com Godzilla, ) . E o mais impostante, os executivos tinham CULHÕES para aprovar os projetos com as matrizes e levar os projetos para a frente , e não serem vacas de présepio e dizerem amém a tudo . A Ford sofreu na década de 80 porque não tinha um projeto forte como o Omega II, ou o o Omega II não existiu porque a Ford não era forte o sufciente e fizeram a merda da Autolatrina ? Um executivo/CEO de visão e determinação faz a diferença .

sinval
9 anos atrás

muito bonito
poderia sim ter lançado
na época a Ford era a que
conseguiu a melhor tecnologia
do álcool , principalmente pelo
corcel II , que assim como o
primeiro , fez muito sucesso pela
sua mecânica confiável e econômica.
é uma pena , talvez este projeto poderia ter
segurado o carro por mais algum
tempo em produção.

Oldair
Oldair
9 anos atrás
cedujor
cedujor
9 anos atrás

Bichinho feio…Sou muito mais um Corcel II – LDO (Luxo, Distinção e Orgulho!)

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

O Corcel dos Jetsons……

clovis16
Reply to  João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

Boa !

Valente
Valente
9 anos atrás

Versões “hatch back” eram uma tendência daquela época, mas não consigo entender como vocês acham esse protótipo aí “lindo”… a desproporção das peças é nítida, tá parecendo um AMC Gremlin com mais área envidraçada http://www.cargurus.com/Cars/1978-AMC-Gremlin-Pictures-c11473_pi31981224

Rafael Mafra
Rafael Mafra
9 anos atrás
André
André
9 anos atrás

Tem um ar de Citroën. Não é muito feio. Mas o Corcel II comum é mais bonito.

André
André
Reply to  André
9 anos atrás

Ahhh, ele me fez lembrar de outro protótipo: Santana Tecno II, de 1985. ele tinha um 1.8 16v, tração integral e painel digital.
http://www.vwsantana.net/modelos/especiais/tecno2/index.htm

Paulo Lava
Paulo Lava
9 anos atrás

Interessante que apenas em 1983 a revista Quatro Rodas deu destaque para este veiculo. Além de receber foto na capa da edição #277 (Agosto de 193), duas páginas sobre o veículo à ele foram dedicadas na pauta de ‘Segredos de Fábrica’ (páginas 64 e 65); na época, haviam rumores de lançamento em 1985…

Paulo Lava
Paulo Lava
Reply to  Paulo Lava
9 anos atrás

PS: Digitei errado — Agosto, 1983.

petrafan
petrafan
Reply to  Paulo Lava
9 anos atrás

exato. foi essa edição que eu vi.

Batista Lara
Batista Lara
9 anos atrás

Carro feio… Rodas medonhas..

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
Reply to  Batista Lara
9 anos atrás

É um conceito, ignorante!
Se fosse ao mercado, provavelmente seu desenho seria bem diferente.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Flavio Bragatto
9 anos atrás

Grosseria gratuita. Coisas da inclusão digital…

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Flavio Bragatto
9 anos atrás

Ignorante??? te conheço? me conheces?? Vá te catar, debilóide!

xutouegol
xutouegol
9 anos atrás

Sinceramente…. achei bizarro. Sobretudo vendo as outras fotos.

Design “americano demais”, estilo AMC como disse o Maurício Damasceno.

Mauricio Damasceno
Mauricio Damasceno
9 anos atrás

Tão bonito que rivaliza com o AMC Pacer.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
9 anos atrás

Ops, os carros do passado poderiam ter existido. Mas, esse sonho de Sp3, Opalas, passat “quadrado” voltarem infelizmente nunca mais.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
9 anos atrás

Que super delicia seria se cada fabrica abrigasse em um galpão essas raridade. Tem um site que não me lembro qual que tem umas fotos e pequenos comentários sobre esses carros.

E o Corcel Sr? uma vez o Flavio ja tinha perguntado aqui se alguém sabia de algum. E nos dias de hoje? as fabricas ainda fazem esses protótipos bem diferentes?

Tem alguns carros que EU acharia legal se fabricassem como série especial: ja pensaram? nova Fiorino cristaleira (releitura da 147) uma edição especial dos 35 anos do Gol ano que vem, Parati frente e traseira nova, Fiesta Xr3 duas portas, etc:

Isso sem falar nos varios belos carros do passado poderiam existir ou sairem do protótipo como o Corcelzão aí, Opala V8, Opala pick up, Caravan 4 portas, Passat GTI Pointer, SP3, etc:

Antonio Carlos
Antonio Carlos
9 anos atrás

No post do AE é dito que o protótipo não foi em frente porque seria muito moderno pra época. Mas que é um carro maravilhoso, isto ele é.

Carlos Tavares
9 anos atrás

Achei o Ford Granada bem próximo de um Corcel Hatch, ou Gama. http://images.forum-auto.com/mesimages/445086/2251472706_60a2b7b1ae.jpg

uka
uka
9 anos atrás

Esquisitos… o corcel gomes e o flávio gama… :p

Gerson
Gerson
9 anos atrás

Putz !! que carro feio !! seria mais uma daquelas perolas da Ford que nao iria vender nada… acho que o diretor de Design da Ford era cego e surdo…

Carlos Tavares
9 anos atrás

Assim como tantos outros modelos híbridos, como por exemplo do próprio Corcel II. Esse gama, bem interessante. E nota-se o tamanho da influência do Passat por aqui, no Corcel, Chevette hatch e depois no Monza.

Renato Breder
Renato Breder
9 anos atrás

Curiosa semelhança…
Apenas 3 anos depois, em 1982…. Chevrolet Monza!
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,36811008,00.jpg

Carlos Tesch
Carlos Tesch
9 anos atrás

Lembro de uma Quatro Rodas pelos idos de 78 ou 79, que tinha um segredo desse Corcel.

Claudio Aun
Claudio Aun
9 anos atrás

Tenho quase certeza que a base era de uma belina e não do corcel

petrafan
petrafan
Reply to  Claudio Aun
9 anos atrás

a base de Corcel e Belina é a mesma, inclusive o entre-eixos (tem hífen?).

Marcos Guma
Marcos Guma
9 anos atrás

Parece que a GM usou esse projeto para lançar o Monza Hacth, o perfil do carro e o vidro traseiro são bem parecidos.

Felipe
Felipe
9 anos atrás

Lindo! É uma pena que só ficou no protótipo.

zurrilho_money
zurrilho_money
9 anos atrás

Faço esforço sobre humano para ao menos achar simpático. Destarte me privo a tecer quaisquer outros comentários.

Sandro Maia
9 anos atrás

Brilhante! Chique no último! Seria demais pra época.
Eu ainda tenho uma 4 rodas revelando este segredo.
Abraços

Sil C San
9 anos atrás

Lindo? Sei não, mas acho que o Spock ficou com ele…

Antonio Ancesa do Amaral
Antonio Ancesa do Amaral
9 anos atrás

A lateral é semelhante a do corcel SR (souza ramos)

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
9 anos atrás

Seria um Renault 15 brasileiro.
Lembro desse bilcho na seção de segredos da Quatro Rodas. Pena que não entrou em linha. lindão!

Conde
Conde
9 anos atrás

Não deixa de ser esquisito a fábrica não preservar um protótipo desses , Então está no lugar certo , infelizmente ,

Vitor
Vitor
9 anos atrás

lembra um pouco o DeLorean do “De volta para o futuro”

Marcelo Couto
Marcelo Couto
9 anos atrás

Para mim, o que matava o Corcel II eram as rodas aro 13. Era muita carroceria para pouca roda.. E o Gama seguiu a linha…

Francis
Francis
9 anos atrás

Com motor 1.8 acabaria com o Monza S/R…
Lembro que houve um modificado que era bem parecido com esse. Acho que era da Souza Ramos e saiu em uma 4 Rodas.

Paulo César_PCB
Paulo César_PCB
9 anos atrás

Afinal qual é a ´”lógica” para não lançar o produto ? Ou para lançar ?

É incompreensível quando as respostas à opinião do público é positiva e a “coisa” não acontece. Existem inúmeros casos de estudos / protótipos natimortos, que por algum motivo ( não razão) ou vaidade de alguém, suponho, não produziu um parafuso do “novo projeto”.

Sei de uma “história” que o Golf antes da nova geração BRA, passaria por uma maquiagem, sem ser agraciado com a “versão” gêmea germânica. Vai daí que a maquiagem brasileira ficou muito mais bonita que a alemã. Resultado proibiram os brasucas de faze-la. Verdade ou mito ?

Robertom
Robertom
Reply to  Paulo César_PCB
9 anos atrás

Verdade !

Christian Alves (@chrisalves88)
Christian Alves (@chrisalves88)
9 anos atrás

Impressioante como os caras gastam recurosos bolando projetos melhores que os da produção, pra no fim, frustrar todo mundo ejogar tudo no lixo. fazer um baita carro moderno desse, pra jogar fora, e continuar com aquele corcel feio e ruim? o del rex só escapa um pouco pq foi de luxo e ganhou motor ap. pq pra mim outro carro que nao consegue me agradar de jeito nehum, seja em desenho, desempenho ou interior. meu Deus! Da ford, só o escort salva.

perna quebrada
perna quebrada
9 anos atrás

Lindo carro! Não da pra entender porque não foi fabricado.

Charles Alexandre
Charles Alexandre
9 anos atrás

Flavio,creio que o que matou este carro,que ficou muito bonito e moderno para sua época,foi sua custosa produção.Percebe-se,pelo visual,que grande área envidraçada,muitos detalhes modernos como as lanternas etc,que a Ford não conseguiria vende-lo em um preço razoável.Assim foi fatal pára sua continuidade,o lado bom foi que mostrou que não é de hoje que Brasileiros sabem desenhar belos carros…

Lince
Lince
9 anos atrás

Gostei da placa. Este carro lembra os primeiros Monzas lançados anos depois.

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
9 anos atrás

Lembro que saiu na QR na época. Tenho esta revista

Douglas
Douglas
9 anos atrás

De meter inveja na Citroen!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
9 anos atrás

Legal! Mas não é uma cópia do Saab 900 de 78?

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
9 anos atrás

A Revenda Ford Souza Ramos , em 1980, fez esta versão Hatchback (exceto pela lanternas ) a partir da Belina e/ou Pampa; Foi desenhado pelo Anísio Campos e tinha partes em fibra de vidro.(http://www.pumaclassic.com.br/2012/07/fora-de-area-corcel-hatchback.html)

alan
alan
9 anos atrás

Que lindo caraca !!!!!

Corcel gama, quem ve gama!!!!!

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  alan
9 anos atrás

Ou não…parece um aquário!