ESQUISITICES
SÃO PAULO (onde estaria?) – Corcel Gama, já ouviram falar? Foi apenas um protótipo feito em 1979, com estudos de túnel de vento do CTA. Quem conta a história é o Carlos Meccia, no sempre excelente “Autoentusiastas”. Tem mais fotos lá. E sempre me pergunto o que as fábricas faziam com esses protótipos… Custava guardar num galpão? Se alguém aqui trabalha ou trabalhou na Ford, que conte.
E vou dizer um negócio… O Gama está sob a rubrica “Esquisitices”, mas ele não tem nada de esquisito. É lindo, mesmo.
De frente parece um Lada Samara!
O esquisito é que quanto mais a Ford mexia, mais parecia um Renault…
O perfil lembra o ótimo Isuzu piazza!
Se tivesse sido fabricado, provavelmente seria sucesso, naquela época tínhamos pouquíssimos lançamentos…
Corcel 3! no site carroantigo.com sessão protótipos nacionais, reparem que na foto do site as lanternas traseiras estão diferentes, uma pena não ter sido lançado acho que faria sucesso sim pois nesta época a importação de carros estava fechada, neste site tem várias fotos bacanas vale a pena dar uma olhada.
a meu ver era uma resposta da ford para o passat dacon.
Revista Quatro Rodas – Maio 1980 – páginas 114 a 117. Corcel Hatchback.
pois é, eu me lembrava que a QR já havia publicado as fotos.
Houston, temos um problema…agora falando sério, era um protótipo para modernizar o desenho do Corcel II, ou lançar uma versão de luxo. Bons tempos em que as fábricas tinham mais liberdade de criaçao e independência de projetos globais ( embora a GM e a Ford usem bastante os centros locais para projetos mundiais, mais fica tudo pasteiruzado , com uma cara que mistura Pokemon com Godzilla, ) . E o mais impostante, os executivos tinham CULHÕES para aprovar os projetos com as matrizes e levar os projetos para a frente , e não serem vacas de présepio e dizerem amém a tudo . A Ford sofreu na década de 80 porque não tinha um projeto forte como o Omega II, ou o o Omega II não existiu porque a Ford não era forte o sufciente e fizeram a merda da Autolatrina ? Um executivo/CEO de visão e determinação faz a diferença .
muito bonito
poderia sim ter lançado
na época a Ford era a que
conseguiu a melhor tecnologia
do álcool , principalmente pelo
corcel II , que assim como o
primeiro , fez muito sucesso pela
sua mecânica confiável e econômica.
é uma pena , talvez este projeto poderia ter
segurado o carro por mais algum
tempo em produção.
Olha ai Flávio, vespa dando show…
https://www.facebook.com/photo.php?v=678477905521655&set=vb.320400401329409&type=2&theater
Bichinho feio…Sou muito mais um Corcel II – LDO (Luxo, Distinção e Orgulho!)
O Corcel dos Jetsons……
Boa !
Versões “hatch back” eram uma tendência daquela época, mas não consigo entender como vocês acham esse protótipo aí “lindo”… a desproporção das peças é nítida, tá parecendo um AMC Gremlin com mais área envidraçada http://www.cargurus.com/Cars/1978-AMC-Gremlin-Pictures-c11473_pi31981224
Sera que algum desses sobreviveram?
http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_carros_conceito.htm
Tem um ar de Citroën. Não é muito feio. Mas o Corcel II comum é mais bonito.
Ahhh, ele me fez lembrar de outro protótipo: Santana Tecno II, de 1985. ele tinha um 1.8 16v, tração integral e painel digital.
http://www.vwsantana.net/modelos/especiais/tecno2/index.htm
Interessante que apenas em 1983 a revista Quatro Rodas deu destaque para este veiculo. Além de receber foto na capa da edição #277 (Agosto de 193), duas páginas sobre o veículo à ele foram dedicadas na pauta de ‘Segredos de Fábrica’ (páginas 64 e 65); na época, haviam rumores de lançamento em 1985…
PS: Digitei errado — Agosto, 1983.
exato. foi essa edição que eu vi.
Carro feio… Rodas medonhas..
É um conceito, ignorante!
Se fosse ao mercado, provavelmente seu desenho seria bem diferente.
Grosseria gratuita. Coisas da inclusão digital…
Ignorante??? te conheço? me conheces?? Vá te catar, debilóide!
Sinceramente…. achei bizarro. Sobretudo vendo as outras fotos.
Design “americano demais”, estilo AMC como disse o Maurício Damasceno.
Tão bonito que rivaliza com o AMC Pacer.
Ops, os carros do passado poderiam ter existido. Mas, esse sonho de Sp3, Opalas, passat “quadrado” voltarem infelizmente nunca mais.
Que super delicia seria se cada fabrica abrigasse em um galpão essas raridade. Tem um site que não me lembro qual que tem umas fotos e pequenos comentários sobre esses carros.
E o Corcel Sr? uma vez o Flavio ja tinha perguntado aqui se alguém sabia de algum. E nos dias de hoje? as fabricas ainda fazem esses protótipos bem diferentes?
Tem alguns carros que EU acharia legal se fabricassem como série especial: ja pensaram? nova Fiorino cristaleira (releitura da 147) uma edição especial dos 35 anos do Gol ano que vem, Parati frente e traseira nova, Fiesta Xr3 duas portas, etc:
Isso sem falar nos varios belos carros do passado poderiam existir ou sairem do protótipo como o Corcelzão aí, Opala V8, Opala pick up, Caravan 4 portas, Passat GTI Pointer, SP3, etc:
No post do AE é dito que o protótipo não foi em frente porque seria muito moderno pra época. Mas que é um carro maravilhoso, isto ele é.
Achei o Ford Granada bem próximo de um Corcel Hatch, ou Gama. http://images.forum-auto.com/mesimages/445086/2251472706_60a2b7b1ae.jpg
Esquisitos… o corcel gomes e o flávio gama… :p
Putz !! que carro feio !! seria mais uma daquelas perolas da Ford que nao iria vender nada… acho que o diretor de Design da Ford era cego e surdo…
Assim como tantos outros modelos híbridos, como por exemplo do próprio Corcel II. Esse gama, bem interessante. E nota-se o tamanho da influência do Passat por aqui, no Corcel, Chevette hatch e depois no Monza.
Curiosa semelhança…
Apenas 3 anos depois, em 1982…. Chevrolet Monza!
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,36811008,00.jpg
Lembro de uma Quatro Rodas pelos idos de 78 ou 79, que tinha um segredo desse Corcel.
Tenho quase certeza que a base era de uma belina e não do corcel
a base de Corcel e Belina é a mesma, inclusive o entre-eixos (tem hífen?).
Parece que a GM usou esse projeto para lançar o Monza Hacth, o perfil do carro e o vidro traseiro são bem parecidos.
Lindo! É uma pena que só ficou no protótipo.
Faço esforço sobre humano para ao menos achar simpático. Destarte me privo a tecer quaisquer outros comentários.
Brilhante! Chique no último! Seria demais pra época.
Eu ainda tenho uma 4 rodas revelando este segredo.
Abraços
Lindo? Sei não, mas acho que o Spock ficou com ele…
A lateral é semelhante a do corcel SR (souza ramos)
Seria um Renault 15 brasileiro.
Lembro desse bilcho na seção de segredos da Quatro Rodas. Pena que não entrou em linha. lindão!
Não deixa de ser esquisito a fábrica não preservar um protótipo desses , Então está no lugar certo , infelizmente ,
lembra um pouco o DeLorean do “De volta para o futuro”
Para mim, o que matava o Corcel II eram as rodas aro 13. Era muita carroceria para pouca roda.. E o Gama seguiu a linha…
Flávio, olha isso:
http://revista.pensecarros.com.br/especial/sc/editorial-veiculos/19,521,4500027,Reformado-onibus-de-1974-vira-plataforma-para-aulas-sobre-preservacao-ambiental.html
Com motor 1.8 acabaria com o Monza S/R…
Lembro que houve um modificado que era bem parecido com esse. Acho que era da Souza Ramos e saiu em uma 4 Rodas.
Afinal qual é a ´”lógica” para não lançar o produto ? Ou para lançar ?
É incompreensível quando as respostas à opinião do público é positiva e a “coisa” não acontece. Existem inúmeros casos de estudos / protótipos natimortos, que por algum motivo ( não razão) ou vaidade de alguém, suponho, não produziu um parafuso do “novo projeto”.
Sei de uma “história” que o Golf antes da nova geração BRA, passaria por uma maquiagem, sem ser agraciado com a “versão” gêmea germânica. Vai daí que a maquiagem brasileira ficou muito mais bonita que a alemã. Resultado proibiram os brasucas de faze-la. Verdade ou mito ?
Verdade !
Impressioante como os caras gastam recurosos bolando projetos melhores que os da produção, pra no fim, frustrar todo mundo ejogar tudo no lixo. fazer um baita carro moderno desse, pra jogar fora, e continuar com aquele corcel feio e ruim? o del rex só escapa um pouco pq foi de luxo e ganhou motor ap. pq pra mim outro carro que nao consegue me agradar de jeito nehum, seja em desenho, desempenho ou interior. meu Deus! Da ford, só o escort salva.
Lindo carro! Não da pra entender porque não foi fabricado.
Flavio,creio que o que matou este carro,que ficou muito bonito e moderno para sua época,foi sua custosa produção.Percebe-se,pelo visual,que grande área envidraçada,muitos detalhes modernos como as lanternas etc,que a Ford não conseguiria vende-lo em um preço razoável.Assim foi fatal pára sua continuidade,o lado bom foi que mostrou que não é de hoje que Brasileiros sabem desenhar belos carros…
Gostei da placa. Este carro lembra os primeiros Monzas lançados anos depois.
Lembro que saiu na QR na época. Tenho esta revista
De meter inveja na Citroen!
Legal! Mas não é uma cópia do Saab 900 de 78?
A Revenda Ford Souza Ramos , em 1980, fez esta versão Hatchback (exceto pela lanternas ) a partir da Belina e/ou Pampa; Foi desenhado pelo Anísio Campos e tinha partes em fibra de vidro.(http://www.pumaclassic.com.br/2012/07/fora-de-area-corcel-hatchback.html)
Que lindo caraca !!!!!
Corcel gama, quem ve gama!!!!!
Ou não…parece um aquário!