MENU

sexta-feira, 20 de junho de 2014 - 8:46F-1

TIROLESAS (1)

tyrol001RIO (quero correr!) – Bom dia, macacada! Daqui a pouco tem o segundo treino livre na linda pista de Spielberg/Zeltweg, que volta à F-1 depois de 11 anos. Aliás, a melhor coisa da F-1 neste ano, a volta da Áustria. Na primeira sessão, dobradinha da Mercedes, como de costume. Tempos muito próximos e baixos, na casa de 1min11s, porque o circuito é curtinho. Com pneus supermacios, vai baixar de 1min10s, certeza.

Voltarei mais tarde para falar do dia #1 de Zeltweg (gosto de chamar assim, embora seja mais Spielberg) depois que terminar meu programa na TV, ao meio-dia. Não vai dar para ver o segundo treino, mas acompanharei pela internet no estúdio, sempre dá.

De qualquer forma, o assunto do dia hoje é a reavaliação pela FIA do acidente de Massa e Pérez no Canadá. A Force India diz ter “novos elementos” para defender seu piloto. Vejamos o que vai acontecer.

31 comentários

  1. Fernando Carvalho disse:

    Honestamente? falemos da “loirinha ” tirolesa !!!!

  2. BoB Figueroa disse:

    Vocês acreditam em Papai Noel? Quer dizer que agora, mágicamente do nada, a Mercedes parou de andar? Dá para ver nítidamente a irritação do Lewis ná última corrida no Canadá, ele prefeiu ir para os boxes, o Nico ainda enrolou até o final. Hoje na classificação na Áustria, no Q3 o Lewis deu um jeito de nem marcar tempo, rodou na reta?!?!?!?
    Gente, vamos cair na real, tá difícil achar algum esporte sem “mutreta”

  3. Eduardo_SC disse:

    Spielberg/Zeltweg merece cadeira cativa na F1. E tem carisma, nem parece que passaram 11 anos. O relevo da curva Remus é o que há de melhor.

  4. Marcelo disse:

    Massa esta que nem o Rubinho, muito có-có-có e pouco ovo…

    O que fodeu foi ver Ricciardo e Vettel(de motor Renault) ultrapassar Pérez! Massa com carro pra vencer(Williams era a única equipe com motor Mercedes novo nessa prova). Massa ainda tinha a vantagem dos pneus em melhores condições que os rivais nas últimas voltas. Melhor volta do brasileiro foi na volta 58(carro ainda pesado) é a prova real que tinha carro pra vencer, mas nem assim Felipe conseguiu ultrapassagens na raça!!! Para ultrapassar Bottas e Hulkenberg dependeu primeiro do erro do finlandês no “grampo”.

    Não estou nem cobrando pódio do brasileiro, mas quinto lugar com essa Williams é obrigação, basta ver Bottas e Hulkenberg com equipamento semelhante(Williams advertiu os pilotos que a prioridade era levar o carro a bandeirada). Felipe esta devendo um bom resultado a muito tempo, basta lembrar o show de Bottas logo na primeira corrida. O finlandês largou em 15º, na volta nove já brigava pela 5º posição contra Alonso. Tocou no muro, caiu para 16º, depois se recuperou e chegou em 6º, Bottas deu show com duas corridas de recuperação fazendo várias ultrapassagens na pista. No Canadá, Massa sequer conseguiu passar Vettel com motor Renault. Assim fica difícil defender o piloto! Após ver Button vencendo várias corridas em 2009, disse que nem vitórias salvariam mais a carreira de Barrichello, a fatura já estava liquidada. Detalhe, Button no meio da temporada disparou na mídia que temia mais uma reação dos pilotos da RBR que o próprio companheiro.

    Na volta 51 as posições eram: ROS, PER, RIC, VET, HUL, BOT, MAS, nesse momento o brasileiro estava cerca de 8 segundos do líder Rosberg(que tinha problemas). Reginaldo Leme alertava que Massa era um segundo mais rápido por volta que Bottas, que era importante a Williams favorecer Massa no jogo de equipe, mas Luis Roberto disparou:

    “SENDO UM SEGUNDO MAIS RÁPIDO NEM PRECISA JOGO DE EQUIPE É ABRIR O DRS NA RETA E IR EMBORA”

    ***Quando Bottas estava mais rápido que Felipe na Malásia foi uma puta chiadeira…

    O brasileiro levou nove voltas para passar Bottas e Hulkengerg, depois ficou mais sete atrás de Vettel…faltou foi PILOTO pra fazer ultrapassagens! Culpado ou não pelo acidente no Canadá, foi mais uma chance jogada no lixo, em sete corridas Felipe só pontuou em três, fiasco! A pista da Áustria favorece o carro da Williams? Então faça “acontecer”, porque o brasileiro sequer conseguiu passar do 7º lugar…

    Fica a pergunta: “A Williams tem moral pra mandar Bottas ceder passagem ao companheiro?”. O finlandês esta salvando a equipe do fiasco! Bottas tem as melhores posições de largada, bandeirada e performance, e sem se envolver em pixotadas. Piloto também tem que saber se posicionar na pista e evitar acidentes, não tem só essa de jogar a culpa no mundo!

    Wilson “barão” Fittipaldi critica Felipe Massa – 2009:
    http://www.youtube.com/watch?v=DuZ0Tv1O2nM

    Felipe conseguiu 18 pontos em sete corridas, mas com esse bom carro da Williams, isso é pura obrigação. Se não vale a comparação com Bottas, veja o que esta fazendo Hulkengerg com a mediana Force Índia, esta “triturando” Pérez com velocidade e regularidade. Massa luta muito, mas não consegue superar as ‘ADVERSIDADES’ de um final de semana de corrida. Fato, Felipe é um bom piloto – limitado, inconstante ao volante e bem azarado. Outro detalhe, a cada prova Bottas fica mais confiante(só não pontuou em uma prova por quebra, não me lembro de Vatteri fazer bobagens em 2013, isso, largando no pelotão da merda). Meta do finlandês agora é outra(Massa esta sob controle na tabela), recuperar a posição perdida para Button na pontuação, e alcançar Hulkenberg em sexto no mundial. Massa já pode pensar em aposentadoria esta tomando uma “sova” do estagiário! Bottas ainda é novato, só tem uma temporada completa na F-1, Massa já vai para sua décima segunda.

    Frank Williams não aguentou Barrichello no segundo ano(começou a reclamar uma barbaridade), nessa balada…Felipe vai pelo mesmo caminho. O brasileiro pode até chegar ao pódio no GP da Áustria, mas ainda vai estar devendo em relação a Bottas. Pérez já tem pódio em 2014, mas esta longe do desempenho de Hulkenberg.

  5. Marcelo disse:

    O que doeu mesmo nem foi a batida entre Pérez e Massa, e sim observar que faltou PILOTO no carro da Williams pra vencer a prova, fiasco!

    Volta 46 do total de 70, Massa assume a ponta da corrida, Pérez em quarto estava 12.366 do líder, Ricciardo vinha 12.840 e Vettel 14.251 atrás. Observem que ainda restavam 24 voltas para os pilotos da RBR tentar ultrapassar o mexicano com segurança, e a coisa não estava fácil. Na volta 49 Felipe sai dos boxes com pneus novos voltando em sétimo logo atrás de Bottas.

    Volta 50, Massa ainda era sétimo, 9.579 do líder! Volta 53, pasmem, Alonso de “charrete” encosta no brasileiro…e foi assim até a volta 57.

    Na mesma volta 57, Bottas tenta ultrapassar Hulk no “grampo”, mas escapa da pista! Massa se aproveita passa o companheiro e Hulk no retão(esse alemão é foda mesmo, segurou duas Williams por várias voltas sem poder abrir a “asa”). Me tira o “tubo”, Felipe com um carro muito superior levou NOVE voltas para ultrapassar Bottas e Hulkenberg!!! E só conseguiu graças a “escapada” do finlandês na curva!

    Na volta 58, o brasileiro fazia a melhor volta da prova, um temporal 1’18”504, para se ter uma ideia, observem as melhores voltas dos rivais a frente:

    Vettel: 1’19″171 na volta 48.
    Ricciardo: 1’18″640 na volta 68(carro leve)
    Pérez: 1’19″491 na volta 63
    Rosberg: 1.18:881 na volta 33(pesadíssimo).

    No talento e na raça, Ricciardo ‘tirava tudo’ do carro e na volta 66 ultrapassava Pérez por fora, no mesmo trecho onde houve o acidente com Massa. Detalhe, o mexicano já vinha fazendo uma linha defensiva, Vettel e Massa deviam ter percebido isso! Na volta 68, Ricciardo faz 1’18″640 e ultrapassa Rosberg pra vencer a corrida! Vettel arrisca tudo na volta 69, joga o carro no lado sujo no retão pra ultrapassar Pérez. Bom lembrar, o brasileiro já estava a SETE voltas atrás do alemão!!! É a vez de Massa ir pra cima do mexicano, a manobra foi no mínimo afobada! Nem Pérez ou Massa se preocuparam em evitar uma possível batida! Típico acidente de corrida, cada piloto joga a culpa no outro, então cada um leva 50% de culpa! O que me deixa contrariado é observar Massa com carro superior levar 9 voltas para passa Bottas, e ficar mais 7 atrás de Vettel…

    Imaginem Alonso, Hamilton, Rosberg, Vettel ou Hulkenberg pilotando esse carro da Williams, era show de ultrapassagens nas últimas 20 voltas!!!

    Falem o que quiser, mas faltou PILOTO na Williams pra vencer o GP do Canadá! A equipe errou na parada de boxes de Massa? Ok, mas deu condições nas últimas 20 voltas de Felipe vencer a prova(estava com pneus novos), o resto era com o piloto. Esse é o problema de um piloto mediano querer dar show, todo trabalho do final de semana pode acabar no lixo. Bottas agradece, herdou duas posições sem fazer força na última volta.

    No link abaixo, Pérez se defendendo de Ricciardo no mesmo locar da batida. Observem que Vettel faz a mesma manobra pra se defender de Massa. Se o mexicano errou ao defender a posição, Massa no mínimo foi afobado! Mas então, porque não puniram Pérez por defender a posição antes? Ele mudou de linha no momento da frenagem, mesmo caso é Vettel, e até Massa. Não é a toa que a FIA a partir do GP da Áustria vai rever essas punições, muitas não faz sentido. Deixem os pilotos resolverem as “diferenças” na pista…

    Ricciardo ultrapassa Perez por fora no GP do Canadá:
    http://globotv.globo.com/rede-globo/formula-1/t/provas/v/ricciardo-ultrapassa-perez-no-gp-do-canada-de-f1/3401911/

  6. Francês disse:

    Que fórmula 1 o que. O que importa é essa tirolesa ae……………..

  7. Nico disse:

    Em 2012, GP ESPANHA houve um acidente praticamente igual.
    A diferença é que o carro da frente fez um ziguezague e foi acertado pelo que vinha atrás.
    À época a FIA entendeu que o carro DE TRÁS era o “culpado” e puniu o piloto.
    Nada como ter “critérios” justos, virtuosos e sempre válidos…

  8. Hugo Borges disse:

    Outro fato interessante é, que o problema com os freios do Perez nem foi utilizado como argumento na sua (dele) nova defesa pois este já não existia mais desde a volta 68, de acordo com a transcrição dos rádios trocados entre Perez e seu engenheiro. Abaixo os rádios desde o início do problema até a sua resolução:
    Lap 65 Sergio Perez Brad Joyce [Unclear]… I have no brakes left!
    Lap 66 Brad Joyce Sergio Perez Ok Checo… I mean, if you’re concerned…
    Lap 66 Sergio Perez Brad Joyce Reset!
    Lap 66 Brad Joyce Sergio Perez Reset BBW! And if you’re really concerned, then you’ll need to box. But stay out if you think you can. Reset the BBW switch. Off and on. Off and on.
    Lap 67 Brad Joyce Sergio Perez Push up to Ricciardo’s DRS, mate. Push up to Ricciardo…
    Lap 67 Sergio Perez Brad Joyce [Unclear]… I don’t have rear brakes. What else can I do?
    Lap 68 Brad Joyce Sergio Perez Checo stick with it. There’s just three laps to go after this one. We’re looking at it, we are looking at the issue.
    Lap 68 Brad Joyce Sergio Perez OK, it’s back on. It’s back on, Checo. Checo, move the brake balance forward. Forward brake balance to save rears. Two clicks. Come on, mate. If we push up to Ricciardo’s DRS we will overtake him. You’ll be lapping Sutil. You’ll be lapping Sutil.
    Por isso é que não se utilizou o freio na nova argumentação apresentada hoje.

  9. Gabriel disse:

    o velho conhecido “advogado do fluminense” ampliando a área de atuação?

  10. Paulo F. disse:

    Sie ist wunderbar!

  11. Williams Head disse:

    Ai Flavio! Tu ja publicaste provavelmente mais de um milhão de fotos de mulheres no teu blog, mas essa levou o prêmio Garota Gomes 2014!

    Essa eh uma daquelas que eu recebo por minha esposa, e prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

  12. Luis disse:

    Pois é o Perez e a Force Índia pagaram o maior mico. Primeiro Perez lançou uma enquete em seu próprio site e foi responsabilizado pelos seus próprios seguidores pelo acidente com o Massa. E agora a Force Índia pediu uma reavaliação do acidente do Perez pelos comissários da Áustria. E qual foi o resultado? A manutenção da punição pela FIA. Ou seja os comissários de Montreal, os seguidores de Peres e os comissários da Áustria, todos consideraram Perez culpado. Mas é claro que no Brasil sempre tem aqueles que mesmo sem motivo algum querem responsabilizar o Massa pelos infortúnios de suas vidas. Vão procurar um analista.

  13. Alemão disse:

    Hamilton vai botar “ordem na casa” e atropelar o Rorberg mais 4 GPs!! O Massa acha que nunca tem culpa de nada…uma pena, pois o acidente foi culpa dos dois!! Fica falando grosso, mas no fundo sabe que errou ao jogar o carro para a direita, ao mesmo tempo que o Perez veio para esquerda!!!!Se ele disse que tinha o carro mais rápido da pista, pq não passou as RedBull e o Perez??…O braço não deixou!

  14. Ritter disse:

    Diz no site do GP que o Massa acha que o Perez errou e que queria uma punição mais severa? Bah, o Massa ta sendo meio cuzão…

  15. Ze netto disse:

    Desculpe, não li o texto, não consegui tirar os olhos da foto….

  16. Alfredo Ramos disse:

    Não me passa pela cabeça que Pérez tenha feito alguma vilania, o que sacrificaria sua posição de chegada. Foi uma manobra mal calculada dos dois pilotos, no afã do momento (corrida chegando ao fim), que acabou num acidente à la Grosjean.

  17. Rodrigo disse:

    Gomes, Spielberg fica na Estíria, bem à leste do Tirol…

  18. Mauricio disse:

    Que saúde tem essa tirolesa…

  19. Allez Alonso! disse:

    Quantas desculpas o Lito teve que encontrar pra justificar o mal desempenho do Kimi? Engenharia? Nova equipe? Alonso se preparou pra “guerra”? Kimi abandonou 2013 faltando três provas, operou a coluna, trocou de engenheiros, vivia em Fiorano andando de LaFerrari com MPU e mesmo assim leva os MESMOS meio segundo que o massa levava. Resumindo, não faltava piloto. Ahh… e substituto na Ferrari não é o Hulk e sim o Bianchi.

    • Alfredo Ramos disse:

      Allez, dá pra notar que Kimi decretou seu próprio fim de carreira. O finlandês vai cumprir seus dois anos de contrato e dar adeus à F1.
      Ele já percebeu, e nós também, que a Ferrari não vai muito longe com esses carros.
      É correr pro gasto e receber o salário.

      Lamento pelo Alonso. A equipe continua devendo um carro à altura de seu talento.

      • Anselmo Coyote disse:

        Tem de prestar atenção a certas coisas:
        Schumacher (antes aposentado) perdendo p/Nico.
        Kimi (pilotando o fino na Lotus) perdendo p/Alonso.
        Vettel (4 campeão) perdendo p/Ricciardo.
        Normal? Bração? Isso é preguiça de pensar.
        Abs.

      • Allez Alonso! disse:

        Qual é sua teoria? Esqueceram como se pilota, os carros continuam tendo quatro rodas e um motor. O Grosjean foi várias vezes mais rápido que o Kimi, e era segundo piloto. O mesmo Grosjean nunca viu a caixa de câmbio do Alonso nos tempos de Renault. Piquet Jr. deu mais trabalho ao Alonso. Schumacher vinha de dois anos parados e nunca tinha andado de Pirelli. Não fossem as quebras, foram oito a mais que o Niko, Schumacher teria feito muito mais pontos.
        Ricciardo foi contratado como segundo piloto, se impôs e é mais rápido que o Vettel.
        Não tem que pensar muito, não. É reconhecer o óbvio.

      • Paulo Pinto disse:

        Eu venho dizendo, faz algumas corridas, que Raikkonen “jogou a toalha”. Outros já falaram (não estou sozinho), que o finlandês ligou o botão do f*#@-$&!
        E vem o Vicellez com a mesma historinha do meio segundo.
        O “Derretido” está se lixando para esse meio segundo. Ele vai “encher a burra”, pegar a mochila e dar no pé!

        A Ferrari está devendo um carro para o Alonso? Pega um modelo entre 2000 e 2004 e dá para o espanhol reclamão.
        Vai ficar melhor que o Massa, que ganhou apenas um motor…

      • Allez Alonso! disse:

        Paulo, e o Vettel jogou a toalha também?

      • Paulo Pinto disse:

        Um guerreiro dos Deuses jamais joga a toalha. Enxuga o suor nela e retorna ao combate!

  20. JAL disse:

    Continuo achando que o Massa se coloca quase sempre em situações perfeitamente evitaveis… ja sabendo da fama do Perez, bastava tentar ultrapassar 1 metro a mais pra esquerda e não teria acontecido nada. Mas o Massa é assim, sempre foi, não mudou ao longo da carreira. Está sempre enfiado em algum tipo de problema durante as provas. Talvez uns achem q seja azar, outros achem que exista um complô intergalatico contra o brasileiro… eu acho apenas que ele não consegue identificar qual o limite do risco. Arrisca sempre alem do necessario.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *