O GOL E A COPA

golcopa2RIO (esse me fala ao coração…) – Gol Copa. Lembram? A VW lançou em 1982, no ano do Mundial da Espanha, o último que o Brasil disputou jogando futebol de verdade.

Era uma série especial que, hoje, é disputada a tapa por colecionadores. O Reginaldo de Campinas postou várias fotos de um quase zero que não está à venda. Nelas, dá para notar os detalhes inesquecíveis: o adesivo no vidro traseiro, as rodas de liga aro 13, contagiro e relógio no painel, volante de TS, forração exclusiva, bolota do câmbio em forma de… bola!, faróis de milha, o azul metálico na carroceria e nos para-choques, vidros verdes e otras cositas más.

O motor era o velho boxer 1.6 a ar. Mais charmoso, talvez, apenas o GT. Mas, ainda assim, é discutível.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
xs1xs2
xs1xs2
9 anos atrás

legal, minha mãe tinha um. dentro do contexto da época, era um carro que chamava bastante a atenção, com muitos detalhes e opcionais. valeu, fg.

Jr.
Jr.
9 anos atrás

Lindo carro.

Só quem tem um VW dos antigos, é que entende o prazer que eles nos proporcionam. Feliz de mim que tenho o meu Voyage.

Valente
Valente
9 anos atrás

Um amigo tem um desses com 11 kms na prateleira dele.

Bruno
Bruno
9 anos atrás

O que gosto da VW dos nos 80 e 90 foram as séries especiais. Este Copa é um dos modelos do Gol que eu mais gosto, juntamente com o GTi e o Star, ambos de 1989.

Walter Borges
Walter Borges
9 anos atrás

Naquela época, pelo que eu me lembro, os jogadores da seleção não choravam tanto quanto os de agora… ainda mais sem ter nenhum motivo aparente. Quanto ao golzinho, é claro que eu também tive o meu. Sem palavras. Mas nada que se compare ao saudoso opala 4cc… esse sim foi o meu carro dos sonhos (tudo bem, o carro dos sonhos era o Opala 6cc, mas devido ao preço da gasosa…).

alexandre k
alexandre k
9 anos atrás

Esse carro era demais! Meus pais compraram um e, no dia seguinte de tirar da concessionária, meu irmão destruiu a frente num cruzamento no Pari! foi consertado mas, 4 anos depois, roubaram ele! O carro era demais, mas aquele estava zicado! E, sim, o vidro era serigrafado…

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
9 anos atrás

Meu tio teve um!
Eu era criança, e achava ele lindo. Hoje acho ele mais lindo ainda!

Carlos Tavares
Carlos Tavares
9 anos atrás
charles
charles
9 anos atrás

Nessa Copa, nada? Nem um HB20 mequetrefe? HB 20 Copa

Bruno
Bruno
Reply to  charles
9 anos atrás

Teve a linha VW Seleção, com Fox, Gol e Voyage.

Joel LIma
Joel LIma
9 anos atrás

Um dias desses, revi os 5 jogos da seleção de 82, pelo youtube. É de encher os olhos. A copa de 82 (que, infelizmente, não acompanhei por ser muito criança ) foi a última copa com alto nível técnico. Só o fato de um time como a Itália conseguir fazer 10 gols numa copa já é um milagre (rs). Infelizmente, ela não é perfeita como a do México 70 porque a final deveria ser França e Brasil, os dois times que jogavam mais bonito, mais pra frente. Itália e Alemanha poderiam ficar na disputa do terceiro lugar.

E 82 foi a última seleção realmente nacional, em que havia um grande jogador de um grande time brasileiro. Uma seleção em que o meio de campo conta com Sócrates do Corinthians, Zico do Flamengo, Cerezzo do Galo, Falcão do Inter (tudo bem que na época ele estava virando rei de Roma) – infelizmente, algo me diz que nunca mais veremos isso. Aliás, o que está acontecendo é pior ainda = jogadores que chegam à seleção e mal passaram por algum time do Brasil (como o David Luis). Vão direto pra Europa. Lógico que não é culpa dos jogadores. É culpa da corja que tem o poder dos clubes e da CBF. Aliás, em 82, a CBF tinha até um dirigente decente, Giulitte Coutinho, segundo o Juca Kfouri.

Enfim, Brasil 2x Itália 3 é o jogo que ainda está sendo jogado em quem viu ou veio a conhecer aquela seleção.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
9 anos atrás

Lembro que teve série especial do Gol em alusão à Copa do Mundo em 1994 (G1), 2002 (G3), 2006 (G4) e 2010 (G5). E em 1986, 1990 e 1998, não teve nenhuma versão especial?

Bruno
Bruno
9 anos atrás

Olá Flávio,

De fato o Gol Copa 82 é lindo mesmo e ainda por cima, foi o primeiro, numa Copa onde a seleção jogou muita bola (meu pai dizia que a única seleção brasileira melhor que a de 82 foi a de 1970). Tudo isso faz do Gol Copa 82, um carro lendário, com certeza.
Todavia, não vivi nada disso e, apesar de achar (inclusive na época) a seleção brasileira de 94 muito limitada (a “menos pior” daquele torneio), o Gol Copa 94 era um sonho de adolescente para mim.

Um abraço

Robertom
Robertom
9 anos atrás

É bonitinho, mas ordinário devido ao motor boxer refrigerado a ar, o barulho é uma tragédia.

retka
retka
9 anos atrás

tenho um gol copa 2006, que de copa mesmo só tem os adesivos e os bancos com o logotipo! o resto é igual o gol power.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
9 anos atrás

Eu tive um. realmente em questao a opcionais era muito legal. O que enchia era ese motorzinho a ar, fazia muito barulho.

Paulo César_PCB
Paulo César_PCB
9 anos atrás

“…ano do Mundial da Espanha, o último que o Brasil disputou jogando futebol de verdade.” Realmente, concordo em gênero, número e grau.

A equipe responsável por esta série deveria ser daquelas que realmente gostam de carro e do que faziam. Hoje botam um bando de “estilistas” para empetecar os carros de “coisas” coladas e penduradas, quando tem.

Mediocridade criativa, aí vão eles !

Nilton Camargo
Nilton Camargo
9 anos atrás

No 82 não posso afirmar com certeza, mas na réedição da série em 86, o “COPA” do vidro traseiro é serigrafado.
Eu trabalhava na Santa Marina nessa época,

Zézim
Zézim
Reply to  Nilton Camargo
9 anos atrás

Teve Gol Copa em 1986???

Nilton Camargo Camargo
Nilton Camargo Camargo
Reply to  Zézim
9 anos atrás

Infelizmente não, nessa época tinha uma Variant, mas não me lembro o ano,

guilherme
guilherme
9 anos atrás

Chama a minha atenção o detalhe da garantia: um ano sem limite de quilometragem e dois anos para os componentes em contato direto com o álcool. Na época, motor a álcool era garantia de corrosão, um perereco só.

Meu pai comprou um Fiat Oggi em 83 e pouco tempo depois ficamos 5 meses fora por conta de uma viagem de trabalho. Na volta, a ziguizira no carrinho era generalizada, o motor teve que ser mexido de cima a baixo. Lembro que comentaram que o certo teria sido esgotar todo combustível, mas claro que ninguém pensou nisso antes.

JP
JP
Reply to  guilherme
9 anos atrás

Acho que na época, motor a álcool só o CHT se salvava.

Machado
Machado
9 anos atrás

Flávio,

Me espanta um cara como você chamar de “faróis de milha” os faróis de neblina, que estão muito bem descritos no anúncio.

Nilton Camargo Camargo
Nilton Camargo Camargo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Sabe nada,,,inocente.
É FAROL DE MILHA mesmo, assim como toca – fitas era Roadstar e amplificador era Tojo.

Julio Previero
Julio Previero
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

kkkkkk

Machado
Machado
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Sério!

Fiquei mesmo, achava que ao menos um cara entendido no assunto e jornalista, soubesse a diferença entre os dois tipos de farol.

Chamar faróis de neblina de “faróis de milha” é coisa de mano. Kkkkk

Valente
Valente
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Assim como era toca fitas de gaveta, apesar do nome do acessório era “de bandeja”, mas todo mundo dizia “de gaveta”.
Isso aqui é papo para quem tem mais de 47 anos, os mais novos não vão entender…

Antonio
Antonio
Reply to  Machado
9 anos atrás

A gente que é véio chama assim mesmo!

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
9 anos atrás

Em tempo: na época comprei uma bolinha de câmbio dessas pra colocar na minha Brasilia 79.

Aparecido
Aparecido
9 anos atrás

Esse sim foi e sempre será o único GOL COPA. As outras nunca tiveram o mesmo glamour. Ia na Feira do Anhembi e um senhor sempre estava com um, babava, pois mesmo naquela época já era caro, mas merece.