SIM, ENTENDO
SÃO PAULO (e como…) – Vocês todos conhecem o Luis Finotti, o Nenê, meu chefe de equipe. Como todos nós aqui, é apaixonado por carros e corridas. Se forem carros antigos de corrida, então, melhor ainda. Lembram-se do Escort que ele descobriu em 2009? Está aqui, just in case:
E, na semana passada, caiu no colo do Nenê (na verdade, essas coisas nunca “caem no colo”; elas procuram o dono certo…) mais um desses. Trata-se de um Uno Turbo que disputou a Copa Uno nos anos 90. O carro pertenceu, um dia, a Ciro Aliperti Jr. Nos selinhos da FASP, a última corrida está lá: 1995. Nenê ficou tão emocionado com o achado, que escreveu o que segue no Facebook:
Como eu gosto disso! Passei o domingo nele, achando cada detalhe, até as duas chaves do tanque penduradas em duas coridnhas, uma na tampa traseira e outra no painel. Bem, a última etapa que andou foi em 1995, o selo da vistoria explica isso. Ele está com o turbo e até a bateria pegou carga. O motor está virando com a mão, mas é muito arriscado dar a partida sem abrir o motor para revisar. Não dormi enquanto não fui buscá-lo, deu tremedeira nas pernas e até lágrimas escorreram quando coloquei no guincho… Isso aí é uma história! Infelizmente são raros os que sobreviveram, eu vi esses carros correndo… Lembro quando chegaram ao autódromo pela primeira vez e eu falei: “Meu, são turbo!”. Nunca tinha visto nada igual. Que legal depois de anos ter um brinquedo destes, demais! Bem, agora é trabalhar. Ele vai ficar igual aos tempos em que andava com turbo, vamos estrear na Clássicos de Competição, e quando este dia chegar estarei pela primeira vez andando com um turbo em Interlagos, companheiro do Escort “Flechinha de Prata”. esta noite eles colocaram o papo em dia, têm muita coisa para conversar!
É isso. O Nenê, como eu e tantos de nós, sabe que carros falam entre eles. Por isso é meu chefe de equipe… Bem-vindo, Uninho Turbo, à nossa garagem de loucos!
FG,
Meu primeiro emprego em 1982 foi ser boy do Ciro Aliperti Jr em uma construtora que ele tinha. Lembro-me de sair para comprar adesivos (numeros) que por sua vez seriam colados em seus carros, que ele corria com Caetano, seu irmão.
Abs
Harry
E o que aconteceu com esse Escort que não me lembro de o ver nas pistas atualmente?
O Gustavo Araújo me mandou as fotos desse carro assim que o encontrou, sabendo que sou fieteiro e corro de Uno, imediatamente mandei para o Fábio Greco, organizador da categoria que de prontidão confirmou que quem pilotava era o Ciro Aliperti Jr. Posteriormente o Gustavo passou a dica para quem vai tratar o carro muito bem… Tomara que usem o modelo da roda scorro 14″ usado na categoria com os pneus Slick, como era na turbo,
Tenho guardado um jg de Cruz de Malta 13×6″ idênticas a estas, originais scorro e novas mas elas não combinam com o Uno Turbo, apesar de ficarem mto bem nos Uno frente alta como nos ano 80 no Brasileiro de Marcas.
Estou feliz, espero que outros sejam encontrados!
coloquei estas rodas para movimentar ele , estou procurando as originais dos unos turbo que corriam se tiver fotos para ver o modelo agradeço
Nene, eu postei pra vc lá no face algumas fotos dele com vista lateral e parado. Da pra ver bem o modelo. Vlw e boa sorte.
Tive um desses (o de rua, claro). O carro mais legal e divertido que guiei na vida.
Não vai ter pra ninguém na Classic a partir de agora.
Também tive, era um 95 vermelho..isso em 2000. Dei uma rebaixada e o carro fazia muita curva, muita mesmo!
esse Escort não é o do Matheis, era do paulista mesmo, força livre, patrocinio tecman nas laterais.
Era do Mattheis.
Sim, mas antes disso era o do Matheis, da Cibié. Sabe de nada inocente.
Hoje sexta, com o Nenê na pizza falando deste carro, do avião que vinha da represa, a Onix Jeans, que o Piquet correu e se assustou com Paulão e Cia. Almas destes carros como o Finotti Pai disse: Estão perto da gente e aparecendo!
Não entendi direito, ele será turbo e vai correr em Interlagos na Clássicos de Competição? Tem regulamento que carro com motor turbo se enquadre sem ser a força livre?
Gustavo, a Clássicos de Competição é quase um desfile, com limite de tempo e tudo. Uma porta de entrada para a Classic Cup. Por isso, qualquer carro que resgate um pouco de história é aceito. Seja do jeito que for.
Agora entendi.
Como também é normal conversarmos com os carros, sobretudo quando não estamos de pileque. Apesar do asco que mantenho quanto aos carros da Fiat, todos eles, longa vida ao Uninho turbo do Nenê.
OMG Indiana, gostei muito da matéria, realmente fui transportado pelo seu “Túnel do tempo” e me reencontrei em 84, 85 na minha aventura pela categoria carioca Estreantes e Novatos, carros nacionais com quase nenhuma modificação, obrigatório serem movidos à álcool. Valeu.
Uma vez alguem, algum piloto que estava correndo num destes, me disse que chegavam na 3 a mais de 200 nestas casquinhas, e que tremia tudo, e que era simplesmente “apavorante”. Boas lenhas. Bons tempos.
Um amigo me garantiu que fazer a curva do café de pé cravado com o Passat turbo de pneus gastos era um desafio para poucos…
Olá Flávio. O autódromo de Goiânia foi reformado. Abraços
E eu com isso?
lembro comentário de piloto da revista quatro rodas. mesmo que você tenha –
um vectra 16v.não tente arrancar com êle pois vai passar vergonha.
Carro de corrida tem alma. Querm não percebe isso está por fora!