SIM, ENTENDO

SÃO PAULO (e como…) – Vocês todos conhecem o Luis Finotti, o Nenê, meu chefe de equipe. Como todos nós aqui, é apaixonado por carros e corridas. Se forem carros antigos de corrida, então, melhor ainda. Lembram-se do Escort que ele descobriu em 2009? Está aqui, just in case:

E, na semana passada, caiu no colo do Nenê (na verdade, essas coisas nunca “caem no colo”; elas procuram o dono certo…) mais um desses. Trata-se de um Uno Turbo que disputou a Copa Uno nos anos 90. O carro pertenceu, um dia, a Ciro Aliperti Jr. Nos selinhos da FASP, a última corrida está lá: 1995. Nenê ficou tão emocionado com o achado, que escreveu o que segue no Facebook:

Como eu gosto disso! Passei o domingo nele, achando cada detalhe, até as duas chaves do tanque penduradas em duas coridnhas, uma na tampa traseira e outra no painel. Bem, a última etapa que andou foi em 1995, o selo da vistoria explica isso. Ele está com o turbo e até a bateria pegou carga. O motor está virando com a mão, mas é muito arriscado dar a partida sem abrir o motor para revisar. Não dormi enquanto não fui buscá-lo, deu tremedeira nas pernas e até lágrimas escorreram quando coloquei no guincho… Isso aí é uma história! Infelizmente são raros os que sobreviveram, eu vi esses carros correndo… Lembro quando chegaram ao autódromo pela primeira vez e eu falei: “Meu, são turbo!”. Nunca tinha visto nada igual. Que legal depois de anos ter um brinquedo destes, demais! Bem, agora é trabalhar. Ele vai ficar igual aos tempos em que andava com turbo, vamos estrear na Clássicos de Competição, e quando este dia chegar estarei pela primeira vez andando com um turbo em Interlagos, companheiro do Escort “Flechinha de Prata”. esta noite eles colocaram o papo em dia, têm muita coisa para conversar!

É isso. O Nenê, como eu e tantos de nós, sabe que carros falam entre eles. Por isso é meu chefe de equipe… Bem-vindo, Uninho Turbo, à nossa garagem de loucos!

dociro

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Harry
Harry
9 anos atrás

FG,
Meu primeiro emprego em 1982 foi ser boy do Ciro Aliperti Jr em uma construtora que ele tinha. Lembro-me de sair para comprar adesivos (numeros) que por sua vez seriam colados em seus carros, que ele corria com Caetano, seu irmão.
Abs
Harry

Matheus
Matheus
9 anos atrás

E o que aconteceu com esse Escort que não me lembro de o ver nas pistas atualmente?

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Matheus
9 anos atrás

O Gustavo Araújo me mandou as fotos desse carro assim que o encontrou, sabendo que sou fieteiro e corro de Uno, imediatamente mandei para o Fábio Greco, organizador da categoria que de prontidão confirmou que quem pilotava era o Ciro Aliperti Jr. Posteriormente o Gustavo passou a dica para quem vai tratar o carro muito bem… Tomara que usem o modelo da roda scorro 14″ usado na categoria com os pneus Slick, como era na turbo,
Tenho guardado um jg de Cruz de Malta 13×6″ idênticas a estas, originais scorro e novas mas elas não combinam com o Uno Turbo, apesar de ficarem mto bem nos Uno frente alta como nos ano 80 no Brasileiro de Marcas.
Estou feliz, espero que outros sejam encontrados!

nene finotti
nene finotti
Reply to  Marcelo Pacheco #49
9 anos atrás

coloquei estas rodas para movimentar ele , estou procurando as originais dos unos turbo que corriam se tiver fotos para ver o modelo agradeço

Marcelo #49
Marcelo #49
Reply to  Marcelo Pacheco #49
9 anos atrás

Nene, eu postei pra vc lá no face algumas fotos dele com vista lateral e parado. Da pra ver bem o modelo. Vlw e boa sorte.

Marcos
Marcos
9 anos atrás

Tive um desses (o de rua, claro). O carro mais legal e divertido que guiei na vida.

Não vai ter pra ninguém na Classic a partir de agora.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Marcos
9 anos atrás

Também tive, era um 95 vermelho..isso em 2000. Dei uma rebaixada e o carro fazia muita curva, muita mesmo!

Alexandre Perlini
Alexandre Perlini
9 anos atrás

esse Escort não é o do Matheis, era do paulista mesmo, força livre, patrocinio tecman nas laterais.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Alexandre Perlini
9 anos atrás

Sim, mas antes disso era o do Matheis, da Cibié. Sabe de nada inocente.

Dú
9 anos atrás

Hoje sexta, com o Nenê na pizza falando deste carro, do avião que vinha da represa, a Onix Jeans, que o Piquet correu e se assustou com Paulão e Cia. Almas destes carros como o Finotti Pai disse: Estão perto da gente e aparecendo!

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
9 anos atrás

Não entendi direito, ele será turbo e vai correr em Interlagos na Clássicos de Competição? Tem regulamento que carro com motor turbo se enquadre sem ser a força livre?

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Agora entendi.

Luc Monteiro
9 anos atrás

Como também é normal conversarmos com os carros, sobretudo quando não estamos de pileque. Apesar do asco que mantenho quanto aos carros da Fiat, todos eles, longa vida ao Uninho turbo do Nenê.

FLÁVIO
FLÁVIO
9 anos atrás

OMG Indiana, gostei muito da matéria, realmente fui transportado pelo seu “Túnel do tempo” e me reencontrei em 84, 85 na minha aventura pela categoria carioca Estreantes e Novatos, carros nacionais com quase nenhuma modificação, obrigatório serem movidos à álcool. Valeu.

Roberto Cox
Roberto Cox
9 anos atrás

Uma vez alguem, algum piloto que estava correndo num destes, me disse que chegavam na 3 a mais de 200 nestas casquinhas, e que tremia tudo, e que era simplesmente “apavorante”. Boas lenhas. Bons tempos.

Robertom
Robertom
Reply to  Roberto Cox
9 anos atrás

Um amigo me garantiu que fazer a curva do café de pé cravado com o Passat turbo de pneus gastos era um desafio para poucos…

Paulo Edward
Paulo Edward
9 anos atrás

Olá Flávio. O autódromo de Goiânia foi reformado. Abraços

luiz
luiz
9 anos atrás

lembro comentário de piloto da revista quatro rodas. mesmo que você tenha –
um vectra 16v.não tente arrancar com êle pois vai passar vergonha.

Americo Teixeira Jr.
9 anos atrás

Carro de corrida tem alma. Querm não percebe isso está por fora!