VITÓRIA!

SÃO PAULO(uma boa notícia, enfim) – Mais de três anos depois de ter sido fechado, o Belas Artes reabre sábado. Um presente para a cidade e uma vitória de tanta gente que nunca se conformou com o fechamento, a Prefeitura inclusive. O cinema foi inaugurado em 1943 e é um dos últimos de rua de São Paulo. A foto abaixo eu vinha guardando havia anos, para uma oportunidade especial. É agora. Bom lembrar que no comecinho de 2011 a gente já gritava aqui contra a aberração que seria a transformação do espaço em uma loja qualquer. E ainda tinha a história do Riviera, que estava fechado na época. O Riviera também reabriu, embora seja hoje chique demais para meu gosto. Mas tudo bem. Aos poucos, a civilização vai ganhando algunas batalhas.

BELASANTIGO

Comentários

  • Enfim, ainda resta a esperança de que pequenas vitórias como esta possam mudar o rumo de nossa civilização… Grande notícia, mesmo para mim que não moro em São Paulo, mas vale pelo sentido, pela fundamentação.

  • Para quem aprecia arquitetura e urbanismo, fotos em preto e branco com alguns carros típicos de um Brasil que não existe mais, uma ótima notícia: a USP digitalizou o acervo da Revista Acrópole:

    http://www.acropole.fau.usp.br/

    Cuidado para não ficar horas e horas folheando as páginas, e descobrir que o arquiteto Lucio Costa, que concebeu o plano de Brasília, pediu um Fusca como parte do pagamento para planejar a Barra de Jacarepaguá, pois sua aposentadoria não dava para trocar seu velho Peugeot…

  • Assisti ótimos filmes lá. Mas a última vez que fui, há uns 10 anos, após uma das várias reformas que teve, fiquei incomodado com as escadarias apertadas para entrar e para sair da sala. Achei-o meio inseguro, não fiquei com vontade de voltar. Me parece que exageram no número de salas, em detrimento da segurança… Espero que tenham melhorado isso… Outro dia vi que fecharam o Lumiere, cinema de rua à moda antiga na rua Joaquim Floriano. Muito mau…

  • Flavio a civilização só vai ganhar quando diminuírem os privilégios dados aos shopping Center e a grandes condomínios residenciais ( seja apartamentos ou casas). As pessoas não circulam mais nas ruas. Não olhamos mais nos olhos das pessoas, tudo esta pasteurizado. O dia a dia esta muito chato sem surpresas. A reinauguracao do Belas Artes tem que ser um marco para esta virada. Mas infelizmente não acredito nisto. Espero estar errado.

  • Flávio
    Não sei se vc já sabe, mas a prefeitura de SP demoliu o Clube de Regatas Tietê, que durante 107 anos colecionou glórias no esporte ( ex Maria Esther Bueno no tênis e Maria Lenk na natação). De muitos anos prá cá serviu de ocupação esportiva para centenas de idosos de SP. Mas a prefeitura resolveu retomar o terreno e transformá-la num parque. Enfim, mais um pedaço da história do país que vem abaixo. O CRT construiu a primeira piscina olímpica da América Latina. Fui sócio na minha adolescência e sentirei falta dos ginásios, das quadras, das salas de troféus, etc… Abs

    • Estranhamente quase ninguém falou desse absurdo. Era um caso de dívidas, assim como era o de Belas Artes. Enfim, porque uma coisa merece mais espaço do que outra jamais saberemos. Esse clube tinha muito mais “história” que o cinema, que deveria ser preservado, claro, assim como o clube.

      • Sim, o CR Tietê tinha uma história muito rica, MAS se encontrava em petição de miséria, praticamente sem sócios pagantes e com instalações mais do que deterioradas. Enfim, ocupava uma área pública em completo estado de abandono. Foi incompetência de sucessivas gestões. Passe lá hoje e veja que já foi quase tudo derrubado, as obras estão em andamento forte para ser um clube esportivo municipal. Disse o secretário de esportes que inaugura em Setembro. O Esperia, clube-gêmeo do outro lado do rio, cuidou de seu patrimônio – também em área pública – e dificilmente será retirado de lá.