SEM NÚMERO 1

MONTEVIDEU (pizza à noite)Saiu a numeração dos pilotos da F-1 para o ano que vem. Com uma novidade: o campeão não vai usar o número 1. Lewis Hamilton optou por continuar com o #44. Felipe Nasr vai de #40, Verstappen escolheu o #33 e Sainz Jr. optou pelo #55.

Salvo engano, 1994 foi o último ano sem um #1 — o campeão do ano anterior, Prost, parou de correr. Estou certo?

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Drone
Drone
10 anos atrás

Ver o senna correndo com o número 2 não tinha preço…

Brabham-5
Brabham-5
10 anos atrás

Aí se o Alonso ou Vettel (ou qualquer outro piloto) cismar de usar o “1” vão chamar de “metido”, “pretensioso”. Mas eles teriam medo da opinião alheia, de usar o “1” sem serem os campeões da temporada passada? Não deveriam.
Ah, bons tempos aqueles que os pilotos eram menos COXINHA e pouco se f…. para o tal do “marketing pessoal” e ‘formavam sua imagem’ e identificação pelo pé pesado, e pela personalidade, dentro e fora da pista.
Falta ainda aparecer um cara tipo James Hunt, novato que seja, mas assumir esse número 1, ser “carudo” mesmo e acabar com essa bundamolice que é confundida com “profissionalismo” da pilotaiada atual.
Um cara que chega e diz: Bom já que ninguém quer ser o número 1, me dê aqui, coloque bem visível no meu carro.
Os caras atuais ficam falando de “inspiração” em Senna, Prost, Schumacher e fogem do número 1?
Senna, Prost, Schumacher, Villeneuve (pai e filho), até o Juan Pablo Montoya não fariam cerimônia de usar o “1” mesmo assim.
Esse geração criada em condomínio fechado e atleta de videogame é uma geração de coxinhas politicamente corretos. Chatos pra carai….
Vai te catar.
“Coloca o “1” aí no meu carro e coloca bem grande, bem visível! Vou mostrar quem eu sou.”

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
10 anos atrás

“Falta ainda aparecer um cara tipo James Hunt”.
Me refiro á personalidade rebelde, com gana e sem ‘floreios’.
Sei que Hunt não usou o “1”.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Brabham-5
10 anos atrás

James Hunt usou o nº 1 na temporada de 77, no ano seguinte ao seu campeonato, como manda o regulamento.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Brabham-5
10 anos atrás

Essa moda de bom mocismo é uma merda mesmo. O que falta é um piloto no estilo Nelson Piquet. Duvido que o Piquet recusaria correr com o #1. Apesar que Alonso declarou esses dias que pretende conseguir o carro #1 de volta para a McLaren no ano de 2016. Ainda há esperanças. E não se esqueça que Vettel não abriu mão do #1 neste ano. Hamilton que quer pagar de bonzinho, assim como o Marquez na MotoGP. Na MotoGP adoraria ver o Lorenzo detonando com o Marquez ano que vem.
Um cara que prefere ficar usando #93 ao invés de pegar e colocar um #1 bem grande em sua moto merece mesmo é perder.

Reube
Reube
10 anos atrás

Se o Piquet disse que o Senna usava o #12 pq era meio viado, o Rosberg pode usar o #24 ?!?

Roberto
Roberto
10 anos atrás

Em 94 Hill foi o 0 e Senna 2

FAB1000
FAB1000
Reply to  Roberto
10 anos atrás

Porque como ele escreveu, Prost, o campeão de 93, parou.

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

O N°1 basicamente estreou com o Emerson (Campeão de 1972) em 1973 com a fixação dos números que antes era feita por sorteios em cada corrida. O curioso é que em 1974 o Ronnie Peterson correu com o N°1 mesmo não sendo Campeão Mundial porque essa numeração (1 e 2) valeu mais pelo Campeonato de Construtores da Lotus em 1973 que acabou beneficiando o Ronnie nesse sentido. Em 1993 com a saída de Nigel Mansell (Campeão de 1992) a Williams ficou com os números Zero e Dois, mas o Zero ficaria com Alain Prost, só que ele não aceitou por não considerar o Zero um número, que acabou ficando com o Damon Hill nas temporadas de 93 e 94. O Lewis Hamilton acabou recusando o N°1 para não se sentir Campeão Mundial e partir pra cima do Tricampeonato sem a mínima cerimônia.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

Mas tudo isso aconteceu, por causa dessa boiolagem de permitir pilotos de escolherem seus números para correr. Caso as regras fossem diferentes, Hamilton seria obrigado a correr com o #1. A única forma dele se livrar do #1 seria ter um ano sabático. Numeração por equipes, ao estilo Fórmula Indy e Fórmula-E, é a melhor solução. E se Hamilton quiser correr com o #44 de qualquer jeito, ele que compre a Marussia, mude o nome da equipe para Hamilton GP, coloque o pai dele como chefe da equipe, e a numeração da equipe seria 44/45. Mas isso não seria algo muito inteligente.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
10 anos atrás

Sinceramente, esse critério da numeração por pilotos, é pior do que a numeração por posição no campeonato. A equipe campeã tem que ter o direito de usar o dígito #1, e não de ficar refém do piloto campeão. A Mercedes-Benz é muito maior e mais tradicional do que qualquer piloto.

A numeração certa galera, seria essa:

Mercedes
#1 Lewis Hamilton
#2 Nico Rosberg

Red Bull (herdando numeração da Tyrrell)
#3 Daniel Ricciardo
#4 Daniil Kyvat

Williams
#5 Valtteri Bottas
#6 Felipe Massa

McLaren-Honda
#7 Jenson Button
#8 Fernando Alonso(seu segundo número favorito)

Lotus
#11 Pastor Maldonado
#12 Romain Grosjean

Force India
#14 Nico Hulkenberg
#15 Sérgio Perez(número com o qual se destacou na Sauber)

Toro Rosso(repetindo numeração de 2014 e herdando a Ligier)
#25 Max Verstappen
#26 Carlos Sainz Jr.

Ferrari
#27 Sebastian Vettel
#28 Kimi Raikkonen

Sauber
#29 Marcus Ericsson
#30 Felipe Nars

Se caso Caterham corra, sua numeração seria 20/21. E a numeração da Marussia seria 22/23. Se tudo fosse desse jeito, seria bem melhor.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Fontana o poderoso
10 anos atrás

Equipe não tem número, piloto sim. Cada um escolhe o seu e leva junto para o carro que for pilotar. Bem melhor assim.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Leonardo Costa
10 anos atrás

Claro que as equipes tem número, Fórmula 1 foi assim nos anos 70/80 e até a primeira parte dos anos 90. Fórmula Indy é assim também até hoje. Ou você acha bom ver o #27 fora da Ferrari ou o 5/6 fora da Williams? Quando não tiver nada de importante para comentar, é melhor largar o teclado e ir beber um café. Se quiser ver numeração por pilotos e não por equipes, vá assistir NASCAR.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Leonardo Costa
10 anos atrás

Você comentou sua opinião e eu comentei a minha, não há problema nenhum nisso. Sempre que alguém comentar algo que você não concorda vai dizer que não é importante, mandar tomar café e assistir outra categoria? Converse com a pessoa. É bem melhor.

Voltando à conversa…

A F-1 foi assim. Não é mais. Eu prefiro como está agora, mas não são regras de numeração que vão me fazer acompanhar ou não a Nascar, F-1 ou Indy. Não tenho essa ligação tão grande com os números, por isso não me importo tanto em ver o número 1 com o campeão ou o 27 na Ferrari. Para ser o atual campeão não precisa ter o número 1 escrito no carro, assim como para ser Ferrari não precisa ter o 27. Mesmo que os números fossem das equipes e nunca mudassem, o número 1 no carro campeão não é algo que me atrai. Se a Ferrari fosse campeã eu preferiria vê-la com o 27 e 28 em vez de 1 e 2, 1 e 27 ou 1 e 28.

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
Reply to  Fontana o poderoso
10 anos atrás

A Toro Rosso deveria usar o 23/24, que era da Minardi. A Caterham poderia ficar com 9/10, que sempre foi de equipes pequenas mesmo. E acho que a Sauber combina mais com 14/15, que usaram em algumas temporadas nos anos 90.

Sil Vino
Sil Vino
Reply to  Fontana o poderoso
10 anos atrás

Que pena não ser mais assim, Seria otimo ver as Williams com o 5 e o 6 novamente.

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
10 anos atrás

Se o Hamilton mantiver o 44, será o primeiro campeão mundial a abrir mão de usar o número 1 e continuar correndo.

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
10 anos atrás

Citaram o Jochen Rindt que não pôde usar o número 1, mas até 1973 a numeração não era fixa, os números mudavam de uma corrida para a outra e o nº 1 não necessariamente era o campeão do ano anterior. A partir de 1974 é que se fixou o nº 1 para o campeão do ano anterior – mesmo que mudasse de equipe, o 1 iria com ele. Somente 3 campeões mundiais não usaram o 1 na temporada seguinte: Jackie Stewart, Nigel Mansell e Alain Prost, todos porque deixaram a categoria após levarem o título (Mansell voltaria depois, em 1994). Em 1974, o 1 acabou indo para Ronnie Peterson, já que, na ausência do campeão de pilotos, deram os números 1 e 2 para a equipe campeã de construtores. Em 93 e 94, optaram por não dar o 1 para ninguém e o número 0 para Damon Hill.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Na verdade são apenas numero para inscrição , pois na transmissão não vemos nada.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

Você é cego, então.

Roberto
Roberto
Reply to  Carlos Tavares
10 anos atrás

Vc por um acaso foi paciente do dr, Rudy Wells?

Matheus
Matheus
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

Boa!!! Acho que também sou cego…

Moa
Moa
10 anos atrás

Flávio, sobre os motores para 2016. Seria utopia de mais deixar novamente livre as escolhas de tipo de motores??se a Ferrari quiser ir de V12 que vá… Se a Mercedez quiser manter o turbo V6 e a Renault aspirado V8 que seja… Quem sabe a Ford não se anima a voltar com um EcoBoost da vida ???

Seria bem interessante… Cada motor seria favorito em um tipo de circuito…

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Moa
10 anos atrás

Ford realmente deixou saudades. Nos anos 70 a Ford dominava a Fórmula 1. Ford me faz lembrar Emerson e Stewart, brigando por títulos, e ambos usando motores Ford.

Jonny'O
Jonny'O
10 anos atrás

Ridículo…… ….tomara que o Hamilton nunca mais vença um campeonato.

E ridícula esta F1 se NASCARIZANDO!!!

Quem venceu o campeonato foi o carro da Mercedes e este deveria carregar o numero 1 .

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Jonny'O
10 anos atrás

Concordo. Por isso sempre digo que a numeração tem que pertencer as equipes, nunca aos pilotos. Pilotos vem e vão, as equipes, pelo menos as mais tradicionais, ficam. Ferrari andando sem o #27 de Villeneuve ou Williams sem o #5 de Nigel Mansell e o #6 de Piquet e Rosberg é inaceitável. Apesar que eu concordo que o #5 o #6 e o #27 estão bem nas mãos de Vettel e dos Nicos.

FAB1000
FAB1000
Reply to  Jonny'O
10 anos atrás

É isso mesmo, campeão bota o Nrº 1 e pronto. Essa lenga lenga do Hamilton não cola, é papo de marqueteiro.

Mas… quero ver daqui a alguns anos, quando acabarem todos os números, como vão fazer. rsrsrs

Matheus
Matheus
Reply to  Jonny'O
10 anos atrás

Vai ver estão aprendendo…

Pirata
Pirata
10 anos atrás

Damon Hill trouxe o 0 de volta após o Mansell ir para a Indy em 1992. Ou seja, em 93 não tivemos o #1 e em 1994 a historia se repetiu com a aposentadoria do Prost..

Luiz Seiji
Luiz Seiji
10 anos atrás

Pessoal,ele está afirmando qual foi o último ano que foi disputado sem o número 1,portanto o flavio está corretissimo.

Reube
Reube
10 anos atrás

Acho que o Massa deveria usar o 66 tipo o BO77AS, ficaria MA66A.

Andre
Andre
Reply to  Reube
10 anos atrás

Melhor então ele usar o 55 —- MA55A

Carlos Henrique
Carlos Henrique
Reply to  Reube
10 anos atrás

Então não seria melhor 55 para o Ma55a ?

Roberto
Roberto
Reply to  Reube
10 anos atrás

Não seria melhor Ma55a, amigo?

Reube
Reube
Reply to  Roberto
10 anos atrás

Boa pessoal MA55A fica melhor mesmo.
Dá até pra fazer questão de raciocinio lógico com esse tema, seria legal se o MA55A se ligasse nisso.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Reube
10 anos atrás

Então, pela sua linha de raciocínio, deveria ser “Ma55a”. . .
Concordas?

pierre
pierre
Reply to  Reube
10 anos atrás

MA55A

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Reube
10 anos atrás

Melhor seria o 55 ——-Ma55a .

Robertom
Robertom
Reply to  Reube
10 anos atrás

Então seria melhor o 55.
MA55A.

rafael
rafael
Reply to  Reube
10 anos atrás

Faz mais sentido MA55A

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Reube
10 anos atrás

E Ve44el?

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Reube
10 anos atrás

Esse post só serviu pra floodarem com Ma55a.

Gui Boni
Gui Boni
10 anos atrás

Com certeza, mais que absoluta, o Hamilton se inspirou no Vali46 para manter o número. Isso não é uma humildade típica da F1 . Hamilton tenta parecer, que mesmo sem querer tem a inigualável unicidade de Valentino, que no fundo por ser tão especial, jamais será igualado!

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Gui Boni
10 anos atrás

Valentino e seu eterno #46, e agora o Marquez fazendo a mesma coisa, ganhando títulos e nada faz ele largar o #93. Qual o problema de usar a moto #1?

Matheus
Matheus
Reply to  Fontana o poderoso
10 anos atrás

Acredito que seja o mesmo problema de não usar: nenhum!

Felipe Masr
Felipe Masr
10 anos atrás

Então o meu vai ser o #10 (mix). Vou vestir a camisa!

Elton
Elton
10 anos atrás

Flavio, o Max Verstappen correrá com o #33 e não #38

Fonte: o próprio piloto.
https://twitter.com/MaxVerstappen3/status/543446709305901056

Augusto César
Augusto César
10 anos atrás

Creio que a melhor combinação de números seja dos carros da Williams 19 e 77, não concorda Magliari?

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Augusto César
10 anos atrás

Na minha opinião é a da Toro Rosso. 33/55. Na Williams, seria boa a combinação se o Massa trocasse o 19 pelo 99.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
10 anos atrás

Será que alguém já correu com o número 0 além do Hill?

Elias Gottardo
Elias Gottardo
Reply to  Rafael Mafra
10 anos atrás

Jody Scheckter correu com o numero O no Gp do EUA e do Canadá em 1973 com seu McLaren M23

Pdr Rms
Pdr Rms
10 anos atrás

Ridículo, o cara preteriu o número 1 por causa de merchandising pessoal. Deveria ser obrigatório que o número 1 fosse utilizado a menos que o campeão não disputasse a temporada seguinte.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Pdr Rms
10 anos atrás

Esse negocio de ” OBRIGATÓRIO ” é coisa de ditador e não de esportista , e livre-arbítrio é direito de qualquer cidadão devidamente educado e civilizado . e alem do mais é só um número que não ajuda ou prejudica ninguém , a e a bem da verdade ,também é muito pouco visível no grafismo usado atualmente nos carros de competição

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

“obrigatório” não tem nada a ver com ditadura, mas sim com regulamento. O cabra pode escolher o número mas é OBRIGATÒRIO o uso de carros homologados, usar dois tipos de pneus, chegar à linha de cegada a bordo do carro, chegar ao fim da corrida com combustível suficiente para o retorno ao parque, usar indumentária de segurança e etc..
Aliás mesmo em democraias é OBRIGATÓRIO o pagamento de tributos, o serviço militar e o exercício de sufrágio.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Pdr Rms
10 anos atrás

Concordo, é ridículo os números pertencerem aos pilotos, e não as equipes. O 1 teria que ser do Hamilton, ou no pior dos casos, deveria ser oferecido ao Rosberg, que mesmo não tendo sido campeão de pilotos, foi fundamental para o título de construtores. Por essas e outras sou a favor da numeração fixa, mas POR EQUIPES, e não por pilotos.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

O número 1 tem um peso enorme, não só pela importância mas também pela responsabilidade.
Alguns conseguiram bisá-lo de forma consecutiva e somente Fangio e seus Herdeiros conseguiram multiplicá-lo seguidamente.

É um número para poucos.

Gilles
Gilles
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Damon Hill de Arrows que diga. E Vettell vai com que digito?

Marcelo R.
Marcelo R.
Reply to  Gilles
10 anos atrás

Vettel vai de 5

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Gilles
10 anos atrás

Vettel vai correr com o nº 5, já pensando no penta.

Victor
Victor
Reply to  Gilles
10 anos atrás

#5.

Airton da Silva
Airton da Silva
10 anos atrás

Vamos ver:
1995 e 1996: Schumacher
1997: Hill
1998: Vilanova
1999 e 2000: Hakkinen
2001 a 2005: Schumacher
2006 e 2007: Alonso
2008: Raikkonen
2009: Hamilton
2010: Button
2011 a 2014: Vettel
Conferido

Samu
Samu
Reply to  Airton da Silva
10 anos atrás

Ta tudo errado
Schumacher 94/95
Hill 1996
Villeneuve 1997
Hakkinen 1998/99
Schumacher 2000/04
Choronso 2005/2006
Raikkonen 2007
Hamilton 2008 2 2014
Button 2009
Vettel 2010/13

Roberto
Roberto
Reply to  Samu
10 anos atrás

vc está errado amigo, o Airton tá certo

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Samu
10 anos atrás

Airton se referia aos pilotos que usaram o carro #1 e não aos campeões de cada temporada. Lembre-se que quem utiliza o #1 é sempre o campeão da temporada anterior.

Marcelo Saldanha da Silva
Marcelo Saldanha da Silva
10 anos atrás

Flávio você está correto.

Fabrício
Fabrício
10 anos atrás

1993 tbm não houve carro 1… Mansell foi pra indy!

Patrick
Patrick
Reply to  Fabrício
10 anos atrás

Poxa cheguei atrasado exato entrei só pra responder sobre Mansell

Reube
Reube
Reply to  Fabrício
10 anos atrás

Teve tb o Johen Hint da Lotus campeão póstumo que não pôde usar o n° 01 por razões óbvias

Robertom
Robertom
Reply to  Reube
10 anos atrás

Jochen Rindt.
Só poderia ter o nº 1 na lápide.