DICA DO DIA

SÃO PAULO (ah, Japão…) – Um blog só faz sentido quando a blogaiada participa ativamente, como aqui. A maioria dos posts acaba vindo de vocês, e a gente só descobre algumas coisas graças a essa interatividade impressionante. Acabo de receber um e-mail de Fabio Kendi. Leiam:

Oi, Flavio!

Nesses 13 anos que te acompanho, até hoje não sei como ninguém falou disso aqui, ainda…

É o seguinte: no final do ano fui visitar minha namorada (hoje noiva) lá em Yokohama, lugar onde, descobri depois, foi fundada a Nissan. No único dia em que saí andando a esmo pra conhecer a cidade, avistei o prédio executivo da empresa e vi um monte de gente indo à sua direção.

Até aí, você sabe bem, o prédio pode servir de passagem pra alguma das dezenas de estações de trem e metrô (é, pra entrar em prédios no Japão, a gente não precisa passar por balcão de cadastro, pegar crachazinho e tirar foto na webcam). Eis que um croqui logo na entrada aponta que existe um Nissan Motor Hall (ou coisa do tipo, não me lembro exatamente).

As fotos falam por si mesmas, mas é de arrepiar o trabalho com que foi feito esse, sei lá, quase-museu — e dei sorte porque a marca comemora 80 anos em 2015. Na minha opinião, há um defeitinho porque a parte histórica está meio escondida (e é o que me emocionou de verdade), mas entendo que, acima de tudo, há os negócios. E, olhando por outro ângulo, até acho que tem justificativa, já que por este corredor passam engenheiros, executivos, secretários… Talvez seja uma forma de lembrá-los de como tudo começou.

Enfim, quem for a Yokohama e gosta de carros, acho difícil não começar a sentir uma baita empatia pela marca (problemas trabalhistas à parte, como a gente viu no Salão do Automóvel aqui em SP), porque, aprendi com você, não se trata apenas de motor, lataria e vendas, mas sim da alma de muita gente que aplicou, arriscou e conseguiu construir histórias/carros tão cheios de vida.

Um grande abraço e Feliz 2015.

Outro abraço enorme, Fabio. As fotos ficaram muito boas e estão aqui. Escolhi uma a esmo para ilustrar o post. Parabéns à Nissan.

WP_20141222_05_34_54_Pro

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Rogala
9 anos atrás

Esse é o famoso Nissan Pao!

Eric Ohtake
Eric Ohtake
9 anos atrás

Que achado! Já está na minha lista de coisas de carros que ainda não vi nestes 4 meses vivendo no Japão. Valeu!

Romanista Ferrarista
9 anos atrás

… a frene parece muito com o Renault 4. Lindo!

Estevão
Estevão
9 anos atrás

Já que você aprecia tanto a sua “blogaiada”, poderia ser menos ignorante nas respostas. Ou, se for pra ser ignorante, nem responde que é melhor. Vide suas duas respostas no post sobre a reforma dos boxes de Interlagos.

PS.: boa essa música

Obrigado!

Estevão
Estevão
Reply to  Estevão
9 anos atrás

A música do Teenage fanclub.

Fabio Kendi
Fabio Kendi
9 anos atrás

Oi, Flavio! Muito obrigado por disponibilizar minhas fotos, é uma honra tê-las citado aqui nesse blog!
Não me alonguei no e-mail, mas sabe o que é mais interessante? Lá no Japão toda marca tem um salão desses! Em Tóquio tem um lugar chamado (esse sim, nome exato) Honda Welcome Plaza, que expunha até os carros de F-1 um tempo atrás! No meu penúltimo dia lá no Japão fui até Iwata (Deus salve o rail pass) ver o Yamaha Communication Center e prestigiar a famiglia do Doutor Rossi, mas estava fechado…
Enfim, só de não ter Hyundai andando lá já me trouxe outros ares. hehehe
Obrigado de novo e um abraço!
PS: Esse carrinho que você postou na “foto a esmo” chama-se PAO. É…… Pois é.

Torcedora Japonesa
Torcedora Japonesa
9 anos atrás

Que saudade do tempo que eu morava em Yokohama…
Muito legais as fotos!!

ze Ruela
ze Ruela
9 anos atrás

Muitos aqui devem conhecer, e depois de muitas andancas nao tenho duvidas em dizer que o lounge da Mercedes em Stuttgart eh de longe o mais espetacular entre todas as grandes marcas. So como referencia o investimento foi de 600 milhoes de euros. Pra quem gosta de automovel, vale uma viagem exclusiva ao destino.

Vitão
Vitão
9 anos atrás

Marca que foi vendida muitos anos nos EUA como Datsun .

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

O Datsum 1935, eleito por mim o mais legal, abraços Fabio Kendi.

Alexandre
9 anos atrás

Você suas fotos a esmo, kkkk. O carro é lindo.