MP4-30

SÃO PAULO (vamos lá) – Muito bem. Se é verdade que a Williams já divulgou fotos de seu novo carro, cabe à McLaren a primazia de mostrar de verdade seu modelo para 2015. A apresentação aconteceu hoje em Woking, na presença dos titulares Fernando Alonso e Jenson Button e do reserva Kevin Magnussen.

Fiquei decepcionado. E explico.

Quando aparece um carro novo, acho que já disse isso, a única coisa que me interessa, num primeiro momento, é a pintura. O visual. Porque as inovações tecnológicas, em geral, estão debaixo da carenagem, escondidas. E a não ser que uma equipe parta para alguma solução aerodinâmica muito radical, como aquele carro-barbeador da Williams, o resto é tudo mais ou menos igual.

E a pintura da McLaren não combina com a expectativa que se criou. Nem preta, nem vermelha e branca. Segue com aquele cromado insosso, que era legal quando era novidade, com detalhes vermelhos e laterais pretas. Um layout apagado, em suma. Conservador, sem graça.

No mais, nota-se um bico evidentemente diferente, bem baixo, e o resto é chute. Como sempre, vão fazer análises apuradas, que chegarão à conclusão inevitável: é uma evolução do carro do ano passado e os engenheiros trabalharam para otimizar os fluxos de ar.

Tomara que ande muito bem. No quesito estética, nota zero.

mclarenmp4030

Subscribe
Notify of
guest

139 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Moyses
Thiago Moyses
9 anos atrás

Flávio Gomes, o Ron Dennis anunciou hoje que vão mudar a pintura do carro, mas não revelou quando.

Edu
Edu
9 anos atrás

Eu por exemplo adoro esse cromado. E como a McLaren trouxe essa cor para a F-1 nada mais justo que permanecer com ela, afinal é bonito e chama muita atenção. Achei que fossem usar laranja nos testes, mas fiquei feliz com a cor o cromo que simplesmente é demais e quem joga os simuladores deve gostar porque fica além de bonito nos games também fica excelente nas pistas e da destaque aos patrocinadores. Aquele H da Honda e aquele detalhe em vermelho ficaram excelentes. Ao meu ver o carro tem uma junção de eras e é isso que deve permanecer. Ninguem reclama da ferrari ser vermelha, ou alguém reclama, sendo que a cor original é amarela (pode buscar a informação). A McLaren é única com esse cromo, quero dizer, foi quem criou, lançou e combina muito bem com preto, vermelho ou qualquer outra cor e a própria Honda quando equipe não era vermelha e branca totalmente. Ficou bonito sim e tenho certeza que esse carro vai além da beleza, esta muito bem desenhado e agora a interrogação é com relação ao motor, mas sei que a japonesada manda muito bem nesse quesito. Pra cima deles Team! E continuem com esse uniforme cromo, pois é excelente!

Japoneis
Japoneis
9 anos atrás

O branco e vermelho dos anos 80-90 eram alusivos ao patrocinador da época, Marlboro. Hoje patrocinador da Ferrari, logo impossível de ver as cores branca e vermelha na Mc Laren

Luiz Morais
Luiz Morais
9 anos atrás

Acho que sobrou muitos galões da tinta cromada. Em tempos de economia dr recursos, não se pode desperdiçar nada, nem a bosta da tinta cromada. Aliás nem cromada consegue ser, só se for um cromado meio jateado. Um horror de pintura.
A McLaren podia deixar essas bobagens de lado e pintar a caranga de laranjão. Aposto que a Honda ia lascar de vender civics Si laranja, ô se ia.

Marcus LIma
Marcus LIma
9 anos atrás

O desamparo do jornalista é o nosso tb. Nós que vimos os vídeos, esperamos. E percebe, que o desalento foi tanto, que o jornalista mal consegue olhar para o cara e fazer sua detalhada análise aerodinâmica, tipo ” vemos pelas formas cuidadosamente esculpidas, pelo formato dos retrovisores, porcas de roda, alojamento da câmara on board e até mesmo pelas pequenas vigas que sustentam a tomada de ar principal, que os projetistas priorizaram a melhoria dos fluxos de ar.”…Agora, sobre a pintura horrível, tenho a impressão que a Mclaren pegou seu pessoal mais experiente, criativo e brilhante, e pois para mexer com os videozinhos e teasers…imagina o diretor de criação voltando a sua sala, e pedindo para o estagiário: ei, deixa eu ver as opções para o layout do carro….não, essa opção não gostei, deixa eu ver as outras…como assim só fez essa….candcrush, o que raios é isso…..o que???como assim o carro já esta pintado????…. é bem provável que essa fictícia conversa tenha teminado com o diretor de criação desmaiado.

Fernando Pessoinha
Fernando Pessoinha
9 anos atrás

Eu não gostei, embora feio não seja. O problema é que essa pintura é ainda dos tempos de… Mercedes! Será que os 20 anos de parceria com a fábrica alemã fizeram os caras de Woking esquecer que a fornecedora agora é outra? Só pode…

Edu
Edu
Reply to  Fernando Pessoinha
9 anos atrás

McLaren correu 2 anos de vermelho e branco com as cores da mercedes e a própria cor na época da flecha de prata era por causa do patrocinador master a West! Basicamente motos e outros carros patrocinados pela West eram naquelas cores!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Uma pequena e triste constatação:

No vídeo em que a McLaren simula um De Volta Para o Futuro, eles mencionam retornar ao GP Brasil de 1988.

Naquele dia, 26 carros largaram. Este ano, é capaz de termos 10 a menos no grid, se a Force India realmente não for à Austrália.

Ou a FIA e Bernie fazem algo, ou a F1 vai ter o mesmo destino da Cart e IRL.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_do_Brasil_de_1988_(F%C3%B3rmula_1)

Martinho
Martinho
9 anos atrás

Parece o carro da finada Hispania.

gLAUCIO
gLAUCIO
Reply to  Martinho
9 anos atrás

Penso a mesma coisa.. em especial o bico, tanto no design quanto na pintura..! “Hispania is back ! “

GUS
GUS
9 anos atrás

Todos ficaram decepcionados! Imagine no UK então…

Ju
Ju
9 anos atrás

Hahahaha……bando de puxa saco………figurinha repetida não completa álbum….quem vive de passado…….

Lucas S.A.
Lucas S.A.
9 anos atrás

Ficou ó… Uma bosta.

Jonny'O
Jonny'O
9 anos atrás

Feio…. carro prateado acho feio…tuning …feio !

Tomara que seja um layout provisório , ou vou achar os caras da Honda muito inocentes ……estão gastando os tubos no motor pra Mclaren receber um por fora ainda da Mercedes…..só pode.

Ou será o cigarro WEST ????……em propaganda disfarçada como a Marlboro na Ferrari?????

Marcos José
Marcos José
9 anos atrás

Este MP4-30 e o VJM08 (VJM07B?) foram desenhados pelo mesmo projetista? Fora alguns detalhes (principalmente na frente do carro) eles são muitos parecidos!

Marcos José
Marcos José
Reply to  Marcos José
9 anos atrás

O detalhe que me chama mais a atenção é a frente do cockpit (onde se imagina o lugar dos pedais do carro) nestá area no Mp4-30 é mais acentuado e mais alto já no VJM08 (VJM07B) é mais arrendondado e mais baixo em relação ao McLaren. A asa dianteira e o bico também são bem parecidos (apenas alguns detalhes mas o desenho básico é o mesmo).

Ricardo Jimenez
Ricardo Jimenez
9 anos atrás

Essa espectativa do pessoal é que foi exagerada até parece que a McLaren ia trocar de cor. A McLaren trocou de pintura só tres vezes na historia e nada indicava que ela faria isso esse ano.

Rogério
Rogério
9 anos atrás

Como são inocentes.. é óbvio que essa pintura é provisória, a Autosprint já tinha dado que o carro ia ser preto ou prata… O carro vai ser vermelho e branco só ver o casco do Jenson…

Rubens Junior
Rubens Junior
9 anos atrás

Flavinho, por que você colocou a foto da penske do will power para ilustrar o post???
KKKKKKKKKKKKK

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Ué copiou a Force India, a diferença é o vermelho e o laranja. Agora o bico
bem baixo foge um pouco do outros, será que vai dar certo ?

Sergio Melo
9 anos atrás

Não gostei da pintura.
Estava aguardando o layout da McLaren, como a muito tempo não fazia no inicio da temporada. Confesso que não acredito esta pintura sera a oficial.
Pensando no marketing em cima do lançamento e a expectativa criada através de vídeos, entrevistas e redes sociais.
Penso que a McLaren vai passar a pre-temporada com o carro e motor se ajustando (com a cor prata predominando), numa transição do passado recente para o presente. Quando chegar na Austrália, devera trazer alguma surpresa….
A maquina da temporada 2015 surgiria com sua cor original, atraindo muita mídia e propagando o nome da equipe de forma positiva.
Não esqueçam que em todos os sites especializados, não se fala de outra coisa, que não seja a decepção com o layout da McLaren. Se eles queriam chamar a atenção. Conseguiram!
Vamos esperar e ver o que vem do futuro….

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

Fuéééé!! Que engôdo! Tem algo de errado aí! As coisas não estão casando…

Osmar Umbelino
Osmar Umbelino
9 anos atrás

Acho que o medo da McLaren é trazer de volta as cores da antiga parceria, mas não os resultados…e é, inclusive, bastante provável que aconteça. Afinal, só isso justificaria não adotar aquele lindo layout da época vitoriosa.

Rafael Pastore
Rafael Pastore
9 anos atrás

Alguma chance de ser um blefe??? Acho que a pintura adotada não esta a altura da propaganda feita em cima do lançamento deste carro.

Não duvido nem um pouco a Mclaren surgir com uma pintura diferente em Melbourne, principalmente porque o vestuário do time colocados a venda hoje não condizem com o visual do carro.

http://www.mclaren.com/formula1/car/2015-teamwear/

Rafael Pastore
Rafael Pastore
Reply to  Rafael Pastore
9 anos atrás

Um re-lançamento ao estilo back to the future seria “marqueteiramente” brilhante.

A Pereira
A Pereira
Reply to  Rafael Pastore
9 anos atrás

Tenho quase certeza que em na primeira corrida da temporada em Melbourne, as cores serão outras.
Esse preto ai é pra esconder as inovações que a equipe ira usar nos testes da pre-temporada.
Não duvido que na Australia as cores serão o branco e vermelho.
Fontes da internet informam que a Mclaren ainda negocia com o Santander para estampar o nome do banco espanhol no carro e/ou nos macacões.
É aguardar pra ver.

Douglas
Douglas
Reply to  Rafael Pastore
9 anos atrás

Difícil acreditar, porque o teamwear de 2014 também não correspondia aquela pintura horrorosa do carro do ano passado. Veja: http://www.mclarenstore.com/stores/mclaren/products/product_browse.aspx?category%7ccategory_root%7c48832=Clothing&category%7ccat_48832%7c48839=T-Shirts%20%26%20Tops

Douglas
Douglas
Reply to  Rafael Pastore
9 anos atrás

Se lançassem um carro preto e branco, que remetesse ao antigo Mp4-4 pelas formas “chapadas”, seria fantástico.

Douglas
Douglas
9 anos atrás

Vamos ser sinceros. Os carros dos três últimos anos pisaram um pouco no design, sendo o do ano passado simplesmente horrível – o pior do grid. Ficou feio pra burro, perderam uma ótima chance. Melhor que corresse todo laranja.

Rafael Benjamim
Rafael Benjamim
9 anos atrás

A McLaren já começou o ano decepcionando!!

Flavio Costa
Flavio Costa
9 anos atrás

Diante de tanta expectativa criada em torno do lançamento, foi decepcionante mesmo! Muito feio!

Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Na boa nao tem ainda patrocinador-master, mas nao tem problema, pode se fazer algo simples e bonito.. Que seja predominante Preto ou Branco, mas da para ficar ao menos agradavel e pode usar alguns detalhes dos patrocinadores que ja existem e fica facil colocar algum master q venha aparecer. Mas desapega desse cromado/prata, ja deu
E na boa Mclaren, esta tb reclamando dos altos custos, pode entao poupar, mandando o seu time de design todo embora, pq nao presta para nada. Pega um estudante do primeiro periodo q faz melhor ou quer saber, faz uma promocao na rua que vai sair coisa melhor q isso.

Mas se vencer tudo, ta valendo

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Marussia???

EduardoRS
EduardoRS
9 anos atrás

Pra mim a McLaren é a equipe que melhor sintetiza o atual estado da F1. São uns bundões. Tentaram ser “legais” fazendo aqueles videozinhos, mas no fim das contas não fizeram picas.

Eu esperava que eles usassem Laranja no carro, que era a cor original da equipe. Já que eles não tem patrocínio, poderiam ter feito. Perderam a chance. E o pessoal da Honda, o que será que acha de ver o carro pintado na cor “oficial” da Mercedes?

luiz alberto
luiz alberto
9 anos atrás

Como dizia Il Commendatore ;¬ Carro bonito é o que ganha corridas !
Então só resta esperar e ver o que ira acontecer quando os GPs acabarem .
Mesmo com o grid pequeno eu espero que o campeonato tenha mais que uma equipe protagonista , aquelas lá do fundo só servem para atrapalhar alguns pilotos com dificuldade de ultrapassagens,creio que para estes , seja até um alivio não terem os ” lentões”nas provas.

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
9 anos atrás

Tava ficando legal…

GUSTAVO RANGEL
GUSTAVO RANGEL
9 anos atrás

Só por curiosidade, a McLaren falou para vcs terem expectativas, falou que ia ser assim ou assado? NÃO. Vcs ficam alimentando isso pra, como diz aquele seu colega jornalista da novela das 9 da noite, o site tenha muitos CLIKS. Portanto, quem não gostou da cor, reclame com o povo do site que falou que, por exemplo, que ia ser vermelho e branco remetendo a vcs sabem bem quando……

João Paulo Dias Evangelista
João Paulo Dias Evangelista
9 anos atrás

Ficou um lixo podre.
Estava maior ansioso pra ver o vermelho em branco.O que eu mais gosto de ver no comço da temporada saõ as cores dos carros também.
São paga-pau da Mercedes.
Tomara que chegue em ultimo também, só de raiva.

A.Vandelay
A.Vandelay
9 anos atrás

Bem, que venham os layouts do público. Que serão muito melhores que essa chochice e só vão deixar a gente na vontade.

Robson Leandro
Robson Leandro
9 anos atrás

Para mim faltou a criatividade que a Lotus teve quando reviveu o preto e dourado da John Player Special. A McLaren deu sinais de que não usaria o preto e vermelho justamente usando o argumento nos últimos dias de que se deve ter orgulho do passado mas é preciso olhar para frente.

E, apesar de saberem bem usar a internet como os vídeos produzidos mostram, a McLaren “andou” para os apelos da torcida em reviver a pintura branca e vermelha. Ou eles não souberam como não deixae o carro parecendo uma caixa de cigarros como antigamente.

Douglas
Douglas
Reply to  Robson Leandro
9 anos atrás

A Lotus desse ano também poderia ser melhor.

celso
celso
9 anos atrás

FG,
Concordo, foi brochante.
De qualquer forma, os bicos deste ano estão bem melhores (exceto Williams).
Disso não podemos mais reclamar.
Abraço!

Brito
Brito
9 anos atrás

Essa pintura remete mais ao bi-campeonato do Hakkinen do que à parceria Mclaren-Honda. Decepcionante.

celso
celso
9 anos atrás

FG,

Concordo, foi brochante. De qualquer forma, os bicos deste ano estão bem melhores (exceto Williams). Disto não podemos mais reclamar.
Abraço!

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

Parece que Dennis tem birra com a Mercedes por causa da cor prata.
A McLaren pós Senna é prata, mas as Mercedes são prata desde Fangio, paciência…
Gostei do carro, mas não do layout. Branco e preto, com a faixa vermelha. Pronto! O macacão vai ficar muito feio perto desse carro, nada a ver.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

E a Mercedes acaba de trolar o lançamento da Mclaren, hehehehe.

Rafael Vieira
9 anos atrás

Também dei uma brochada homérica. Fiquei até tarde da noite acordado (estou na costa leste americana) pra ver em primeira mão a tal maravilha que vinha bem pacas, mas fiquei frustrado quando eu vi que nada mudou tanto assim.

Cláudio F1
Cláudio F1
9 anos atrás

A McLaren resolveu homenagear os cigarros West este ano!

Julio Lima
Julio Lima
9 anos atrás

Concordo contigo. Essa era uma boa oportunidade para deixar qualquer resquício da parceria com a Mercedes para trás, inclusive esse cromado/prateado que eles carregam desde sei lá quando.

Deveriam ter se inspirado na Williams (que se inspirou na história) e fazer uma boa pintura, de preferência laranja, para resgatar a identidade do começo da equipe. Não fizeram e ainda ficou parecido com a Force India.

Com isso, provavelmente a Williams continuará com o título de pintura mais bonita da temporada. Tomara que assim seja.

Gustavo
Gustavo
9 anos atrás

Flavio, uma das coisas que aguardo no começo do ano com as apresentações dos carros, é depois entrar no blog e ver sua análise sobre “o trabalho realizado para otimizar os fluxos de ar”….racho o bico com isso hehehehehe….do resto, a pintura deixou a desejar mesmo…

Giovanni F.
Giovanni F.
9 anos atrás

Pintura bem parecida com usada nos anos de 2004/2005.

Alberto
Alberto
9 anos atrás

Bonito é ganhar corrida!

Tiago S.
Tiago S.
9 anos atrás

Putz, frustrante, criaram uma expectativa diferente, ficou com a cara do carro do ano passado… Cara de carro lento.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

a pintura realmente foi brochante!!!! será que estão escondendo uma pintura nova pra mostrar depois? dai faz tanta expectativa, pra mostrar depois? kkkkkk

agora pra quem reclama, seguindo as devidas proporções da evolução de segurança e essas coisas, esse bico é o mais proximo das antigas que já vimos até hoje!! retão, pega toda asa dianteira etc…esse visual é mais parecido com anos 80 que já vimos até agora em anos

Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

A parte mais bonita do carro é a Asa traseira………aquele patrocínio é nostálgico d+!

Bem, como nosso amigo Pinto previu……é de chorar todo o resto!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Eu previ o quê?

Renato
Renato
9 anos atrás

Car… Tem uma propaganda de avião exatamente sobre o bico do carro…

Renato
Renato
Reply to  Renato
9 anos atrás

Quero dizer que a propaganda é na página do grande prêmio e não neste glorioso blog.

Rodrigo Borges
9 anos atrás

Vou torcer contra só por causa da frustração com essa pintura [a McLaren está muitíssimo preocupada que eu vou torcer contra, inclusive]

Yuri Nehy
Yuri Nehy
9 anos atrás

O grid da Fórmula 1 tá ficando tipo um show room concessionária Honda… só tem branco, preto e prata: Mercedes, Lotus, Force India, Williams, McLaren… tomara que a Sauber venha de azul e amarelo, como estão dizendo. Sinto falta daquele colorido dos anos 80…

Renan
Renan
9 anos atrás

Esta pintura nada mais é que uma evolução das usadas entre 1997 e 2005 (patrocínio West), sendo q o prata foi por causa da Mercedes, não pela West (que usava azul e vermelho).
Não ficou feia, mas ficou sem graça. Ainda mais com a volta da Honda…aí além de sem graça, ficou sem sentido.
E eu torcendo para eles fazerem um carro branco com o logo “boomerang” da McLaren no lugar da bandeira da Marlboro…podia até ter o contorno preto para evitar processos por mensagem subliminar…