NO CAPRICHO!

SÃO PAULO (merecido)Olha só o resultado da enquete do Grande Prêmio sobre narradores de esportes a motor na TV e no rádio do Brasil: deu Sérgio Maurício, o simpaticíssimo locutor do SporTV, que concentra suas atividades automobilísticas na F-1 e na Stock Car.

Sérgio faz uma dupla do barulho com Lito Cavalcanti nas coisas da velocidade, mas é um narrador eclético e competentíssimo que transita com autoridade por várias modalidades esportivas. Não o conheço pessoalmente, mas quando o vejo na TV, sei lá por quê, tenho sempre a impressão de que estou diante de um grande amigo.

Foi uma surpresa? Talvez, dada a popularidade da turma dos canais abertos, como Galvão e Cléber Machado. Mas gostei do resultado.

E vocês, quem elegeriam com o melhor?

Ah, a foto eu peguei emprestada deste vídeo aqui, até para homenagear Jacarepaguá.

sergiomauricio

Comentários

  • Gosto é mesmo que nem bunda, cada um tem o seu…

    Acho o Sergio Mauricio um cara muito bom , conhece automobilismo, é kartista, e sabe do que tá falando. É um cara simpático, humilde o suficiente para, quando dá uma mancada, se desculpar e corrigir o que disse. Acho que Sergio deveria assumir definitivamente as transmissões de F1 da Globo.
    Max tem se mostrado um excelente comentarista, centrado, conhecedor, já sentou a bunda em F3000 e F1, logo sabe o que fala. Alem disso, se mostra um excelente tradutor simultâneo.
    Lito é um comentarista a moda antiga, tem excelente conhecimento do automobilismo do passado, mas já mostra alguns sinais de idade, errando mais do que antes. Fato que, aliás, tem ocorrido com Galvão.
    Galvão, aparte qualquer resquício da rejeição que angariou ao longo dos últimos anos, em função da prepotência exacerbada, é referencia em qualquer tipo de narração. Eu pessoalmente sou um dos que não tem mais paciência com ele, mas, cada vez que vejo o Luis Roberto ou Cleber Machado narrando F1, sinto saudades dele…Porém, é triste notar que, como o Lito, já sofre com os problemas da idade: uma certa gaguejada no inicio das frases, memoria que falha, etc….
    Reginaldo, continua excelente, é é outra referencia.
    Burti, pra quem já sentou a bunda lá, considero fraco e pouco simpatico.
    Do Fox, temos o Mattar que vem cada dia mais brilhando nos cometários, o Téo Jose, que considero bom, porém um pouco exagerado, o Sergio Lago,

    São muitos caras bons, e escolher um é questão de gosto pessoal. O novo locutor de F3 e F2 no SporTV, me parece que é bom e tem futuro no aqutomobilismo (esqueci o nome dele).
    Pessoalmente, onde estiverem o Mattar, Reginaldo, Lito, Sergio Mauricio, Max Wilson, e até o Galvão, me sinto bem atendido.

    Ah…e o Edgar ??? Bom, o Edgar é o coringa, ele é BOM EM TUDO, narrando, comentando, brincando, sacaneando, gritando, falando do passado, se emocionando, do jeito que for !!!! O Edgar é bom até falando de avião !!!! Esse pode estar em qualquer lugar, que abrilhanta qualquer transmissão. É o melhor disparado,
    em qualquer quesito, Pra mim , é HORS CONCOURS !!!! a Categoria para avaliação do Edgar é: Bom pra Caralho !!!!

    Ah, é o Guto Nejaim e o Fauso Macieira ??? Sem duvida como dupla, é a melhor do esporte a motor na TV. São complementares, são homogeneos, ambos tem excelente conhecimento, e “jogam por musica”. Nota Mil !!! Dominaram a Moto GP e não devem ser tirados de lá de jeito nenhum. Além de que o Guto é uma píada ambulante, com tiradas sensacionais, no tempo certo. Serio quando deve ser, engraçado quando pode ser. Fantastico !!!

    No computo geral, acho que a escolha do Sergio premia o esforço, a simpatia e o conhecimento de um locutor ecletico, que vai muito bem no automobilismo.

    Antonio

  • O Sérgio é o melhor narrador e faz um grande trio ao lado do Max e do mito Lito, uma pena é a SporTV não poder transmitir a corrida ao vivo. E você Flavinho é o melhor comentarista futebolístico do país, concordo sempre com tudo que você fala, principalmente quando se trata do Flamengo

  • O único problema dos narradores do Brasil é que eles gritam demais, gritar não significa passar emoção, o Sérgio Maurício ainda sabe fazer o estilo de narração, clássico, informa o que acontece e sempre pede a opinião dos comentaristas, o que não acontece com o Galvão, que narra, comenta e se bobear faz a reportagem de pista.

    Imaginei o Romulo Mendonça narrando, “começa o GP do Bahrein e Hamilton pula na frente, e ele disse adeus!” hahahahahahahaha

  • Gosto muito da narração (alegre e simpática) do Sérgio Maurício. O único pecado dele é não dar, às vezes, aquele pequeníssimo espaço de tempo entre o que está acontecendo e a informação, acarretando uma imprecisão na mesma.
    Aproveito o espaço para elogiar os comentários precisos e esclarecedores de Lito Cavalcante.

    Concordo com o blogueiro: prêmio merecido.

  • Acho que o Sérgio só precisa estudar um pouco mais o assunto, conhecer mais as equipes e os pilotos, as regras da F1 (será que alguém sabe??), o funcionamento dos carros, a história das pistas (as que têm isso…) coisas que o Galvão também não demonstra conhecer bem, mas de “ouvir falar”… Fora isso, é o menos pior da turma. Já o Lito precisava acompanhar umas corridas e treinos de perto, “in loco”. Informação pela Internet a gente mesmo consegue… Tira o pobre do Reginaldo (que é o que mais entende e é o menos altivo) de perto do Galvão e junta com o Sérgio: todo mundo sai ganhando.

  • longe de mim criticas gratuitas, mas quem perguntou foi o blog: esse e o cleber machado apesar de parecerem gente finissima, também parece que nunca fizeram esporte na vida. são ruins mesmo no ofício. argh!!!

  • Concordo com o resultado.
    Melhor que todos os outros que narram a F1 e a F Indy na tv aberta.
    Gostaria de assistir a F1 com uma equipe formada com Sergio Mauricio e Reginaldo Leme. E o FG ao vivo, direto dos boxes.
    “puxa-saco”! kkkkkkkk

  • Eu não acho, falta a ele muita coisa, especialmente calma.
    Ele “faz uma voz”, emula um timbre, é sempre o mesmo, não é uma voz “colorida” com diferentes entonações. E é irritante, ele grita mesmo em baixo tom.
    Come letras. Fala “hastag” no lugar de hashtag, “Vestappen”, etc.
    Desculpe, mas o cara tem falhas gritantes e não se ouve, certamente. Acho muito ruim, só superado pelo tom de “vovozinho” do sábio Lito.

  • […] Não o conheço pessoalmente, mas quando o vejo na TV, sei lá por quê, tenho sempre a impressão de que estou diante de um grande amigo.

    Eu o conheço pessoalmente. Sua impressão está certíssima. Ele é um cara extremamente simples (estava de camiseta e mochila nas costas quando o vi pela primeira vez saindo de um autódromo) e simpático com todos, como se todos fôssemos amigos, como se a paixão pelo esporte aproximasse a gente de um jeito que não dá pra explicar.

    Antes de “melhor narrador”, ele deveria receber o prêmio de “maior boa-praça da RGT”.

    • Tb conheço o Sérgio pessoalmente. Muitíssimo gente fina como vc falou. Mas além disso, depois do Galvão, ele é o melhor narrador da Grobo. O Galva é aquela coisa, fala um monte de merda e faz a gente se divertir. Hajacoração!

  • Além de chato, erra demais. E o Lito, coitado, só fala besteira.(Além de se achar) Quando tem alguém que entende do lado (um piloto) aí vc percebe bem. Haja visto no treino oficial da última corrida, o Max disse q os pilotos já sairiam para o q1 com pneus macios e o Lito o contradisse (eles vão entrar com o duro para poupar para o Q3). De repente todos os pilotos saíram de macios. (com exceção das mercedes, é claro. outra categoria) Resumindo. Quando narram e comentam, parece q vc está assistindo outra corrida.

  • Dos narradores de automobilismo, no momento ele é o melhor. Mas sofre do mesmo mal que aflige praticamente todos os seus pares: Síndrome do Grito Galvão Bueniana. Nem o falecido Bolacha escapava.

  • Chato de galocha, fala mais que a boca, a RGT o está treinando para ser Galvão. Quer dizer, vai piorar ainda mais.
    Tenho assistido tudo sem som, ouvir gavião e o sérgio não compensa nem para esperar as falas dos ótimos comentaristas Regi e Lito.
    Narração e comentários de corrida perfeitos feitos por gente (Guto Nejain & Fausto Macieira) que ama e se emociona com o esporte, você só encontra na Motovelocidade da sportv.

      • Roberto Figueiroa consegue ser ainda PIOR do que Galvão e Sérgio Maurício juntos. Quando existia o chatíssimo Speed Channel aqui no Brasil, lembro muito bem das transmissões que ele fazia da Fórmula 3 Inglesa, onde a ´única coisa que dizia era da linha do “fulano passa sicrano” e nada mais. Sem contar que chamava o Felipe Nasr de “NaRS”, como muita gente ainda faz por aqui. O cara não conhece nada de automobilismo que não seja a Nascar. É péssimo!

    • perfeito véio!! é isso aee memo!! Guto Nejain e Fausto Macieira são de longe os melhores…e a motogp é insuperável…F1? tá difícil de assistir…carros de milhões de euros (ou dólares) reféns desses pneus vagabundos que deixam a pista igual um chiqueiro, é inadmissíve!!……mas enfim… tudo menos Luis Roberto….o narrador mais chato, inconveniente e insuportável de todos….e pior ainda: é surdo….

  • Nao há muita surpresa mesmo já que a enquete foi realizada por um site especializado em automobilismo, cujo público é mais crítico em suas preferências. Se fosse feita em site genérico, tipo na home do UOL ou do Terra (existe ainda?), quase certamente o resultado seria diferente e Galvão & cia teriam muita chance de liderar os votos. Já se fosse no G1, só ia ter mesmo opção de votar nos narradores da Vênus Platinada — mas a enquete perguntaria quem é o melhor narrador do Brasil de qualquer forma, como se outros veículos sequer existissem, à lá Melhores do Ano –, então nem vale a pena comentar. Para o grande público, sem muito critério, estrelas globais ainda são os melhores em tudo dada a exposição maciça que recebem. Prova que o senso comum nem sempre merece crédito.

  • Dos narradores, esse é o melhorzinho, o único porém, mas isso é um mal que aflige à todos, é que as vezes “come barriga”, troca nome de piloto, troca nome de equipe. Ok, que errar é humano, mas os profissionais que se dispõe à fazer isso, pelo menos deveriam estudar melhor os pilotos, as equipes.

  • Pra mim ele ganhou no capricho! As corridas da madrugada eu deixo de assistir ao vivo para ver a reprise mais tarde pela empolgante narração de Sérgio Mauricio. Na minha humilde opinião, a Globo está chupando bala ao não colocá-lo no canal principal para narrar F1. Galvão já saturou faz tempo.
    Eu acho Sergio Mauricio “O cara!” e “Sobe o Som!”.

  • Vejo Sérgio Lago como melhor narrador/comentarista de esporte à motor. Sérgio Maurício é bem humorado mas erra muito e raramente corrige estes erros.
    O que eu achei incrível foi Téo José receber votos. Já assisti corrida com a TV sem som porque o narrador era ele.

  • Também gostei do resultado. Ele demonstra segurança e conhecimento, de uma forma sóbria e discreta, mas sem tornar a transmissão monótona.

    Os demais narradores (Galvão, Cleber Machado, Luis Roberto, Teo José) comprometem em um ou mais dessas características supracitadas.

  • “E aí, tá ligado?”

    Merecidíssimo! Sérgio é um narrador muito bom, sem papas na língua, apesar de trabalhar naquelas empresas cheias das frescuras que são a RGT e o SPV, que consegue transmitir emoção na dose certa e sem pachequismo!

    Lado a lado com ele colocaria o Sérgio Lago, muito legal assistir a NASCAR com ele. Nada contra o Thiago Alves ou o Rodrigo Mattar, mas quando a dupla era Sergio Lago e Roberto Figueroa, nos tempos de Speed, era divertidíssimo passar as mais de 3horas de corrida com os dois narrando e comentado com muita irreverência.

      • Se eu não tava cheirando a fumaça de maconha de tabela do vizinho do meu prédio, logo que coloquei a FOX lá em casa era de noite e tava passando uma corrida de carros de turismo e era você Flavio Gomes que estava narrando, daí pensei “Caracas, legal é o Flavio Gomes que está narrando” daí fiquei assistindo a corrida.Foi no ano passado.Foi bem legal.
        Imagina:”NÃO PERDE MAIS MEIANOV”
        “VÊM NO CAPRICHO NO CAPRICHO MEIANOV”
        “ÉRRRRRRRRRRRRRRRGUE OS BRAÇOS, SERRRRRRRRRRRRRRRA O PUNHO, MEIAMEIAMEIANOV”

  • Sérgio “no capricho” Maurício é um narrador que ainda está apaixonado pelo que faz, por isso narra tão bem as várias competições para a qual é escalado. Aquele choro na narração da medalha de ouro da Sarah Menezes em 2012 não foi encenação, é emoção de verdade, de quem ama o que faz. Que continue assim e continuaremos elegendo ele o melhor de todos.

  • Putz, não concordo. Acho ele muito ruim. A locução em sim é legal. Mas ele nunca acerta o nome (às vezes nem a equipe) quando narra uma ultrapassagem ou entrada de boz. É impressionante. Acho ele bem pior que o Galvão neste quesito. Tenho dó do Lito, que deve se contorcer ao lado dele toda vez que confunde toro rosso por red bull…

    Fabio Seixas faz um trabalho infinitamente melhor no rádio.

  • Justo o resultado, o Sérgio”(NO CAPRICHO” Maurício é o melhor narrador de automobilismo no Brasil, e junto ao Lito Cavalcanti forma uma dupla sensacional!!!

    Se colocar o Reginaldo Leme formam um trio imbatível!!!

    Só que lembro também do Edgar Mello Filho, que era impagável narrando do DTM na década de 90…

    • O Reginaldo é um cara fantástico, bacana, inteligente, mas dá cada escorregada que dá até dó, é que ele só tem amigos no meio e seu tempo de automobilismo é espetacular, uma bagagem impressionante, mas não está bem como antigamente não.

      • Há muitos anos, infelizmente, o trabalho do Reginaldo Leme deixou de ter alguma relevância na TV. Hoje, o cara vai a alguns GPs e ele não faz mais reportagem de campo, deixando isso para a mulher do Jayme Brito – Mariana Becker – ou o Marcelo Courrege.

  • Eu não sei se é só comigo, mas eu tenho a impressão de que o Sérgio Maurício consegue deixar até o Lito Cavalcanti mais bem humorado! hhahahah Curto os dois. Mas curto outros também, como o Fausto Maciera e Guto Nejaim. Na Globo pra mim o melhor é o Cléber Machado. Pode não ser muito entusiasmado mas raciocina bem sobre o que diz.

  • Acho legal o Sergio Mauricio, mas esta longe de ser o melhor narrador de esportes a motor do BR, Concordo com o comentário do Jeferson Araujo no tocante a ansiedade.
    Pra mim o melhor é GUTO NEJAIM. Esse é o cara, transmite com segurança e deixa o telespectador preso na TV. MotoGP então é incrível!!