POEIRA EM LONTRAS

SÃO PAULO (alucinante) – O Francis “Poeira na Veia” mandou o vídeo feito pelo Fausto de Lucca, tetracampeão catarinense na terra. Foi gravado em Lontras, uma espécie de Meca das pistas de terra brasileiras. Muito legal, com legenda e tudo.

Esse aí é o automobilismo brasileiro que não se verga.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
PAULO A.TREVISAN
PAULO A.TREVISAN
8 anos atrás

Estive no Autódromo nesse dia (7h de estrada de P.Fundo), C/o Crescêncio editor da revista Potencia Máxima p/fazer cobertura, o assessor Paulo McCoy Lava e; recebido pelas lideranças do automobilismo e mega anfitrião Francis Trennepohl.. No resto do Brasil raros tem noção do que acontece em SC. Alguns números: Alinharam exatos 100 carros nas diferentes categorias com a chegada na ultima hora de uma gaiolinha(conferi carros na pista com planilhas de classificação). Tinha 4 helicópteros no domingo. Transmissão direta, drome na largada,não levanta poeira pelo know how que dispõem, conheci a Eni da revista Pista Livre de Curitiba que merece todo nosso apoio, fotógrafos altamente profissionais e entre eles o homônimo do piloto Ingo Hofmann apaixonado que faz por prazer,´Muitas famílias e público de 12mil pessoas que já chegou a 20mil nessa pista, e uma organização impecável. Muitos carros Gol zerados e pilotos(vários com passagens nas principais categorias do país) que podem enfrentar qualquer parada em qualquer pista. A curva de alta a subir no final da reta é para quem culhões roxos. Que SC jamais perca a essência desse automobilismo de garra e de show. Na minha ótica SC com seu poderio econômico nunca fez autódromo asfaltado porque não quis!! PAULO TREVISAN

Eni Alves Santana
Reply to  PAULO A.TREVISAN
8 anos atrás

O Automobilismo Catarinense tem tradição. Possui o autódromo de Terra mais antigo do país (o Cavalo de Aço, em Joaçaba) e outras pistas, como a de Lontras, em que o show de velocidade e de pilotagem realmente acontece. Pilotos altamente técnicos, preparadores competentes, profissionais de várias mídias na cobertura do evento e o público prestigia sempre. Este vídeo traduz um pouco do que acontece no campeonato. Vídeo feito com paixão, com sentimento, com a emoção de quem vive o esporte. É assim que o Deivicris, Jimmi Torres, Ingo Hofmann, Elke Zalazik, Angelo Gomes, Chico Vargas, Renni Schoenberger e Victor Lara trabalham, com paixão pelo que fazem. Obrigada ao amigo Paulo Trevisan pela menção ao meu nome. Não é fácil acompanhar e divulgar o automobilismo em mídia impressa, muitas vezes pensamos em desistir, mas pessoas como você Paulo Trevisan, alguns pilotos e organizadores que nos apoiam e reconhecem o trabalho da imprensa, nos motivam a continuar o trabalho que o editor da revista Pista Livre (o Palestra) iniciou a 23 anos. Histórias e mais histórias registradas em nossas páginas nas 145 edições impressas.

Francis H. Trennepohl
Reply to  PAULO A.TREVISAN
8 anos atrás

Paulo, só posso agradecer pela visita e pelo carinho.
Suas palavras tem um peso redobrado e me emocionam muito, pois vem de alguém que conhece perfeitamente bem o sabor e o calor da poeira.
Grande abraço, e se Deus quiser nos vemos em Joaçaba em junho!

Marcelo Pacheo #49
Marcelo Pacheo #49
8 anos atrás

Boa tarde. Esta pista de Lontras é pra mim a melhor do estado para pilotar, a mais técnica, seletiva e a mais perigosa, não permite erro. Foi nela que fiz minha melhor prova ,quando com um carro da cat TCC/B fiz pole, volta mais rápida e vitória nas duas baterias do fim de semana a bordo do Uno Scuderia #49, frente aos carros da TCC/A e ainda tive a honra de recebe o troféu do ídolo Gunnar Vollmer, bi campeão Catarinense e bi Brasileiro de Marcas e Pilotos (Copa Shell). Eu fui bi campeão na categoria TCC – Turismo Clássico Catarinense em 2011 e 2013, em 2014 optei pela experiencia de andar no asfalto de Tarumã onde em duas provas conquistei um 4º e uma vitória pela Copa Classic.Este ano vou voltar pra terra na etapa de Joaçaba na pista de terra mais antiga do Brasil dividindo o Uno #41 do amigo acima e parceiro de equipe Ike Nodari. Aqui segue um vídeo de uma volta rápida nesta mesma pista, durante um treino livre. https://www.youtube.com/watch?v=SYeLv9BARm0.
Aqui um vídeo make de um fds da nossa equipe (Uno #41 Ike Nodari e Uno #49 Marcelo Pacheco) também em Lontras
No meu canal e fã page tenho muitas fotos e diversos outros vídeos das minhas (nossas) provas nas pistas catarinenses com câmeras dentro, fora, na suspensão e até no motor.
Canal do You Tube: https://www.youtube.com/user/supervisormarcelo
FãPage Scuderia#49: https://www.facebook.com/Scuderia49Competizione
Abraço a todos e obrigado pelo espaço cedido ao automobilismo catarinense, puro na sua essência.

Carlos Sestrem
Carlos Sestrem
8 anos atrás

Show esse vídeo do Fausto #51 na categoria Marcas A… Com tempos de voltas muito próximos, a categoria MINI FOMRMULA TUBULAR que também faz parte do campeonato catarinense de automobilismo, bem como os moegas e opalas …. Confira o vídeo https://m.youtube.com/watch?v=A5tot0A6wu4

Deivicris de Cristo
9 anos atrás

Boa noite, FG!
Agradeço demais a você e ao Francis pelo prestígio do compartilhamento deste vídeo que produzi. Confesso que fiquei muito ansioso quando soube da postagem e quis conferir logo que cheguei em frente ao pc. Realmente o nosso automobilismo na terra é fascinante. Muita adrenalina, muito profissionalismo e o melhor, automobilismo de verdade em sua pura essência. Apesar do profissionalismo ser cada vez mais inserido nesta modalidade, ainda há muita alma em tudo isso. Voltimeia vamos coisas impossíveis de se ver nas modalidades profissionais, como o famoso “Davi vencendo Golias”. Vemos pessoas levando seus filhos, parentes e amigos desde a sexta feira do final de semana de corrida, armando seus acampamentos e acendendo suas churrasqueiras. Vemos a magia nos olhos das crianças quando os pilotos pulam as cercas e recebem seus fãs dando seus brindes e mostrando que atrás dos volantes, os heróis são ser humanos. É isto que eu tento retratar em cada vídeo que faço. Procuro mostrar a essência e ao mesmo tempo a magia que gira em torno de tudo isso. Para demonstrar um pouco mais o que eu quero dizer, sugiro que vejam este vídeo, que resume bem o que eu digo: https://www.youtube.com/watch?v=9d46MrCzT7Y

Não há como agradecer e descrever o meu sentimento em ter um vídeo feito por mim em sua página. Apenas o meu muito obrigado.

Deivicris de Cristo.
http://noaltogiro.blogspot.com.br/

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
9 anos atrás

Sensacional!
Os caras se divertem e são muito competentes.
Quais os custos da categoria? Imagino que seja consideravelmente mais barata que as de asfalto.
Muito legal!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Interessante, o chão batido tem bastante grip, aderencia. Mais que o asfalto molhado, bacana! Seria legal se tivéssemos mais pistas de terra correndo junto o regional de marcas em autódromos, tipo a truck series e aquele oval na terra que não lembro o nome.

André Bueno de Moraes
André Bueno de Moraes
9 anos atrás

Tudo muito caro nesse País, sempre quis tirar minha carteira de piloto, mas precisa ter muita grana pra começar em alguma coisa, só para constar, 1/2 hora de kart, quase 100 conto, absurdo! Agora com quase 30 anos, já era… Por isso o automobilismo tão pra baixo nesse país e categorias como essa que mereciam destaque, ficam “escondidas” de todos, que gostam de velocidade.

Tiago
Tiago
9 anos atrás

Show de bola!
Você poderia fazer um vídeo assim FG, “comentando” uma volta onboard da sua caranga.

Pedro Santana
Pedro Santana
9 anos atrás

Achei muito bacana ir na corrida, sou da região e acampo todos os anos, outro perfil com muitos vídeos é do jymmi do barulho de motor

Rafael Mafra
Rafael Mafra
9 anos atrás

Aos 8:14 mostra um acontecimento raro: O pega de dois pilotos que disputavam o título de 2014 na marcas A ambos com pneus furados disputando o título nos momentos finais. Não sei se na história do automobilismo Brasileiro já aconteceu isso.

https://www.youtube.com/watch?t=599&v=Ot9bDIeRjaE

Toni Klemtz
Toni Klemtz
9 anos atrás

Muito legal a pilotagem (e o vídeo). Só quem pilotou na terra sabe quanta adrenalina rola e como é difícil o controle. Quem é rápido numa pista desta será rápido em qualquer lugar.

jan crispim
jan crispim
9 anos atrás

mto bacana, e da prova, nenhma imagem ?

Deivicris de Cristo
Reply to  jan crispim
9 anos atrás

Boa noite, Jan.
Inscreva-se no nosso canal: YouTube.com/Deivicris
Assim, todas as novidades você poderá receber em seu feed. A partir da semana que vem, os vídeos desta etapa estarão disponíveis em nosso canal.
Valeu!

Rafael Mafra /Baln. Camboriú
Rafael Mafra /Baln. Camboriú
9 anos atrás

Tem uma montãnha de vídeos legais, divertidos arrepiantes la no blog Poeira Na Veia, os meus preferidos são os antigos da série pra machucar corações.

Valeu Flavio, Valeu Francis.

https://www.youtube.com/watch?v=LJNeLVQsQMk

Francis H. Trennepohl
Reply to  Rafael Mafra /Baln. Camboriú
9 anos atrás

Valeu Rafael, você é de casa!!!
E os meus preferidos também são os antigos, os vídeos e os carros!

tevez
tevez
9 anos atrás

Sensacional…..Puta braço esse cada….Favoritado o Blog quero ver como ele anda la em SBS….Deve ser uma maravilha com certeza….

Deivicris de Cristo
Reply to  tevez
9 anos atrás

Boa noite, Tevez.
Sugiro que assista este vídeo então: https://www.youtube.com/watch?v=8FQfuO5a2z8
Aqui você poderá conferir como foi a 1ª etapa de 2015. Foi uma corrida bem movimentada.
Aproveito para sugerir que inscreva-se no nosso canal: YouTube.com/Deivicris
Assim, todas as novidades você poderá receber em seu feed. A partir da semana que vem, os vídeos desta etapa estarão disponíveis em nosso canal.
Valeu!

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Top… Essas corridas no barro são um grande barato… Muito bacana!!!

Ike Nodari
Ike Nodari
Reply to  Luciano
9 anos atrás

Não é corrida no barro, pois isso é outra categoria. Chama-se velocidade na terra e quando chove e a pista fica totalmente embarrada não há disputa.

Thiago
Thiago
9 anos atrás

Eu nasci em Rio do Sul, cidade próxima a Lontras e todos os meus parentes, pelo menos uma vez na vida, já assistiram uma etapa do Catarinense na Terra.
O Vale do Itajaí, aonde acontece a maior parte das corridas, tem várias equipes que disputam em várias categorias (ainda temos muitos Omegas da Estock que correm nesses campeonato, com pequenas alterações). Se um dia vierem a SC, procurem se informar, as provas são realizadas o ano inteiro e é bem divertido, é um evento familiar.

Bruno Cardoso
Bruno Cardoso
9 anos atrás

Vários dos carros, já participaram de outras categorias no automobilismo nacional.
Bem que a Classic Cup, poderia ter uma etapa na terra.

Francis H. Trennepohl
Reply to  Bruno Cardoso
9 anos atrás

Apoiadíssimo, Bruno!
Temos a TCC (Turismo Clássico Catarinense) que é a categoria dos “velhozes” na terra!

Bruno Cardoso
Bruno Cardoso
Reply to  Francis H. Trennepohl
9 anos atrás

Que legal Francis!!
Já estou assistindo todos os vídeos e fotos disponíveis na internet.
Realmente é o maximo ver esses carros na ativa.
Que coisa linda que vocês estão fazendo!

Francis H. Trennepohl
Reply to  Francis H. Trennepohl
9 anos atrás

Valeu Bruno, obrigado!!!
Se puder, apareça. Meu email é [email protected]. Será muito bem vindo!

Caco Brandenburg
Caco Brandenburg
9 anos atrás

Essa turma da Velocidade na Terra de SC toca muito! E sabem fazer um espetáculo como poucos.
E o trabalho do pessoal do “No Alto Giro” (https://www.youtube.com/channel/UCDfj7-Fv5CkHlvPkoo5X8zA) é de se aplaudir de pé.
Parabéns à todos de SC pelo belíssimo trabalho que vem sendo feito nas pistas de terra!

Deivicris de Cristo
Reply to  Caco Brandenburg
9 anos atrás

Boa noite, Caco!
Agradeço demais o seu comentário e fico lisonjeado com os elogios. Realmente fazemos o possível para que o que os pilotos fazem dentro das pistas, sejam retratados da forma mais digna possível em vídeo depois.
Abraços, e seja sempre bem vindo!

Fernando Melo
Fernando Melo
9 anos atrás

Aí sim!

Francis H. Trennepohl
9 anos atrás

Valeu FG, obrigado por divulgar mais uma vez nosso apaixonante Catarinense de Automobilismo e valorizar a Velocidade na Terra como um todo.
Lontras é nossa “Monaco”, Joaçaba nossa “Monza”, Santa Cecília nossa “Magny-Cours” e São Bento do Sul nossa “Indianápolis”.
Quem ainda não conhece reforço o convite que venha sentir o calor e o sabor dessa poeira sagrada!

Valdemir
Valdemir
Reply to  Francis H. Trennepohl
8 anos atrás

Obrigado por lembrar de Santa Cecília Francis, embora a cidade tenha ficado um bom tempo fora do calendário, aos poucos está virando rotina novamente.

Francis H. Trennepohl
Reply to  Valdemir
8 anos atrás

Valeu Valdemir!
Santa Cecília não deveria ter ficado de fora nunca, mas ainda bem que uma pessoa muito “teimosa” comprou a briga e outros “teimosos” se juntaram nessa luta e deu certo a volta de Santa Cecília.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
9 anos atrás

Automobilismo de verdade! Tudo bem improvisado – vejam os boxes… Muita emoção. Só acho que deveriam pensar um pouco em segurança, porque se o piloto erra, vai parar aonde?

Francis H. Trennepohl
Reply to  Davi Ribeiro
9 anos atrás

Davi, apenas para esclarecer-lhe: a segurança está em primeiro lugar, e certamente você jamais esteve “ao vivo” numa corrida de terra aqui em SC para fazer este comentário.
É bem verdade que a estrutura é modesta, por questões financeiras, mas nestes mais de 30 anos consecutivos de Campeonato Catarinense de Automobilismo JAMAIS (repito: JAMAIS) houve acidente fatal dentro da pista ou na área de box. O Campeonato teve sua primeira edição em 1982.
Há sim itens que podem e devem ser melhorados, mas posso lhe garantir que aqui se pensa em segurança tanto quanto em outras categorias, talvez até mais, pois temos noção a mais do que representa “perigo” em função do tipo de pista e a falta de área de escape.
Se você procurar no “Você Tubo” irá encontrar diversos acidentes nas provas aqui. A “área de escape” é o barranco, não há espaço para erros, e você verá que em 99% dos acidentes os pilotos saem sozinhos antes mesmo do socorro chegar. Os carros tem Santo Antônio da mais alta qualidade e os itens como banco e cinto são uma preocupação coletiva.
Convido-lhe para assistir uma etapa aqui e comprovar o que estou dizendo.
Abraço

Deivicris de Cristo
Reply to  Davi Ribeiro
9 anos atrás

Boa noite, Davi!
Só reforçando o que o Francis disse, segurança é um dos aspectos que mais nos orgulha, haja visto o nosso histórico de acidentes sem haver se quer uma fatalidade. Existem carros que levam em sua armação de proteção até cromomolibdênio. Quanto as áreas de escape, não acredito que seja um problema, e sim um obstáculo, me fazendo observar que em pistas de rali não existem as tais áreas de escape também, mas sim, carros muito bem preparados em termos de equipamentos de segurança.
Reforço também o convite pra você e quem ainda não conhece. Acredito que irão se surpreender com o profissionalismo dos envolvidos, onde temos até equipe que foi campeã de Stock Car.

Abraços!

Ike Nodari
Ike Nodari
Reply to  Davi Ribeiro
9 anos atrás

Ao ler seu comentário percebi um total desconhecimento sobre o assunto. Levamos muito a sério nossa brincadeira. Sou piloto da TCC (turismo clássico catarinense) e uso macacão e balaclava anti-chama, cinto homologado e dentro da validade. Assim como eu, outros pilotos também o fazem. Não somos irresponsáveis improvisadores.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Davi Ribeiro
8 anos atrás

Sempre tem um pra criticar! Isso é muito bom. Eu, por exemplo, vou criticar o meu estado de MINAS GERAIS que nada tem de automobilismo na terra. Vivo no estado errado. Que inveja!