DICA DO DIA
Quase certeza que é repeteco, mas esses Voyaginhos de lado no Brasileiro de Marcas e Pilotos de 1992 em Jacarepaguá… Tenho muito que aprender.
Quase certeza que é repeteco, mas esses Voyaginhos de lado no Brasileiro de Marcas e Pilotos de 1992 em Jacarepaguá… Tenho muito que aprender.
Sempre de lado…
Obrigado Alessandro.
Lembro de ter visto a matéria na tv sobre os fórmula 1 no aeroporto mas nunca achei a matéria. Abraço e obrigado.
Por essa época, até meu filho nascer em julho de 93, eu acompanhava a equipe da concessionária Vicauto. Só em Jacarepaguá. Era um Uno pilotado pelo Murilo Pilotto. Em termos de corrida era uma época muito boa. Era tudo simples, informal, sem frescuras. Como eu não entendia o suficiente de mecânica, fazia qualquer coisa que não atrapalha-se. Normalmente cronometrava o tempo do retão das arquibancadas. Da mureta dos boxes fixava o olho num ponto no início do retão, iniciava o cronômetro e no final da reta marcava.
Num domingo bem cedo, um dos preparadores/mecânicos da equipe passou na minha casa e fomos pro autódromo na Fiorino da concessionária. Daqui de casa no Rio Comprido, perto do Túnel Rebouças, até o autódromo, acho que levamos menos de 15 min. A Av. das Américas não tinha um sinal e muito menos radar. Acho que fomos os primeiros a chegar. Fomos até a reta dos boxes e sentamos na pista. O asfalto era tão abrasivo que incomodava ficar apoiado com as mãos no chão. Foi uma sensação incível, aquilo tudo em silêncio e eu sentado ali. No meio da pista. Depois o cheiro de embreagem, freio, combustível, borracha e o som dos motores berrando.
Quantos carros! Que belas imagens!
Duas coisas me chamaram atenção: os Escortinhos de lado mostrando que também preciso aprender bastante, e o fato de não haver placas de publicidade à beira da pista numa etapa de Brasileiro.
LUC, era uma época em que já andava mal das pernas… 93 entraram os Escort europeus a preços subsidiados e foi a última cartada que durou até 94.
Tenho trauma dessa época. Era moda cores estilo fosforecente. Até a MacLaren usava essas cores quando patrocinada pela Marlboro.
Graças a Deus essa breguiçe foi embora, junto com as calças santropeito e bag.
breguice
Flávio, alguma chance do Bon Voyage estar neste vídeo?
Simplesmente ANIMAL!!!!! Como eu queria ter assistido todas as baterias de um Brasileiro de Marcas assim!!!
É, com pneuzinho 13 radial vem de lado a joia.
13 nos carros do Carioca que largavam juntos, os de trás… 14 aro Jolly Mod Momo c pneus Firewalk F660 nos do Brasileiro… Os da ponta.
so carrão escort voyage e passat mas esse escortinho era moto vw olha ele aqui no programa do acelerados
https://www.youtube.com/watch?v=AurV91N-1W4
Nunca assistisse indiana Gomes? Procura saber que vas ver esse carro do teu link
Caramba… Que coisa louca isso! O mais impressionante é que até bem pouco tempo atrás, quando existia o Speed estes campeonatos regionais atuais passavam direto na TV. Mas com o fechamento do canal isso simplesmente não acontece mais. É só futebol.
Mas mudando de saco para mala, alguém aí pra baixo pediu vídeos da Copa Uno e vejam o que lhes trago:
https://www.youtube.com/watch?v=Ehlzsk77r5Q
É a Copa Petrobras de Fórmula Uno (Cat.Turbo), etapa de Tarumã de 1995.
Tem Ingo Hoffmann, Xandi Negrão, Chico Serra e muitos outros grandes da época e de sempre correndo de Uno Turbo na chuva!
A extinta TV Bandeirantes transmitia e eu não perdia uma! Depois eu e mais dois amigos (todos de Uno) nos encontrávamos pra comentar as corridas. Era muito legal.
Extinta TV Bandeirantes?
Põe 60lbs nos pneus traseiros e que comecem as atravessadas! hahahaha
Muito show esse vídeo.
Parece KART, os caras entram na curva atravessando mesmo!!!!!!!!
O SAFETY CAR me lembrou tb as corridas da copa uno!!!!!!!!
os “UNINHOS” levantavam uma das rodas traseiras nas curvas mais acentuadas, se tiver um vídeo da copa uno bota aí pra apreciação!!!!!!
Muitas lembranças desta corrida! Jorge Freitas dominando a 1ª bateria com VW Apollo, e grid formado com os carros do regional carioca, incluindo os carros da Copa Passat! Estas imagens da curva do Cheirinho são demais! Muita saudade de Jacarepaguá…
Neste grid tinha Jorginho Freitas, Toninho da Matta, Andreas Matheis, Guga Ribas, e uma dupla especial correndo de Escort: Ingo e Paulão juntos no #22.
Vou tentar achar algumas fotos pra te mandar…
Flavio, saiu um artigo sobre carros esportivos com tração dianteira no site FlatOut falando sobre escorregar a traseira e fazer curvas com melhor aceleração. Também usam videos dos voyages para ilustrar.
Eu moro no RJ, e perdi a conta de quantas vezes fui ao autódromo de Jacarepaguá (hoje dizem que ali é Barra da Tijuca), para ver esses e outros carros na pista.
Nas primeiras vezes, não deixavam eu entrar, pois era menor de idade e sempre estava sozinho.
Mas com o tempo, fui conhecendo o pessoal da bilheteria (que me deixavam entrar) seguranças, pessoal das equipes e pilotos.
Quando vc anunciou que correria de Voyage, imediatamente lembrei dessa época e me perguntei se o “Bon Voyage” seria um desses carros que vi de perto durante a minha infância.
Estudando?
Será que o seu não estava aí entre eles?
Tem um Passat verdinho muito maneiro! É esse que eu quero… Uma dúvida: a ambulância é uma Kombi? Me pareceu outro tipo de van.
[]s
A ambulância parece ser um Agrale Furgovan
Marcas é assim mesmo, joga a traseira e vem controlando! Show!!
Você sabe que está rápido quando sai fumaça … do pneu traseiro!
“Show de rodas”. Eram transmitidas não me lembro o canal, nossa muito bom…automobilismo na essência!!
Na mais veloz curva do saudoso Jacarepaguá, a linda ” Curva do Cheirinho” que ficava na parte norte do circuito. Quantos domingos passados ali junto do guard-rail na inesquecível Cheirinho…. Crime hediondo e obsceno que perpetraram contra JPA. Indesculpável e que nunca será esquecido. Ficam somente as memórias e as imagens de quem vivenciou o nosso amado autódromo de JPA. E para os mais jovens as imagens se tornam as provas mais eloquentes. Sim garotada, o automobilismo brasileiro ( e carioca) foi assim um dia.
Olá Alessandro
Vejo que vc foi assíduo frequentador de JPA. Me tire uma dúvida se for possível. Em 1978 estive com meu pai para ver a divisão C é um dos carros era o dePaupo Gomes Ribrauto Coca Cola. O carro era branco e vermelho. Se não me engano o pneu estourou e ele continuou correndo. Essa informação procede ou minha memória de criança falhou? Foi um ano antes do início da Stock Car. Outra pergunta. Em que ano as Renault F1 foram treinar na pista do aeroporto de Jacarepaguá por interdição momentânea do autódromo. Caso alguém lembre me refresquem a memória. Grato.
Alex, a primeira pergunta não tenho como confirmar e não foram as Renault que foram ao aeroporto testar na reta. Foi a Ligier em 1981. Abs