DICA DO DIA

Correndo o risco de ser um repeteco, uma evolução das câmeras on-board dos anos 50 até hoje. Alexander Snows mandou.

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leoengelmann
leoengelmann
8 anos atrás

Como assim, não tem a P34???
Como assim???

https://www.youtube.com/watch?v=AoyWgxhhTco

Zé Maria
Zé Maria
8 anos atrás

Curiosa a maneira como o Mario Andretti empunhava o volante com a mão esquerda nas curvas à direita, acho que era Anderstorp/78 com a Lotus 79 dominadora absoluta daquela temporada.

WAGNER
WAGNER
8 anos atrás

PARA MIM, AS MELHORES SINFONIAS SÃO DOS MOTORES DOS ANOS 50 E 80, SÃO SIMPLESMENTE MARAVILHOSAS

Victor
Victor
8 anos atrás

Uai, em 2015 o som foi editado, deu pra escutar o barulho do motor ao invés dos pneus…

BondKart
8 anos atrás

Vídeo interessante, mas deveria ser mostrado de fora do carro tb, como foi a evolução do equipamento. Um exemplo: http://2.bp.blogspot.com/-tPqW9-UORL4/TrakyhoFfVI/AAAAAAAACC8/9cAOJqwXGZI/s1600/c%25C3%25A2mera+on+board+prim%25C3%25B3rdios.jpg

Bruno Laporta
Bruno Laporta
8 anos atrás

A Tyrrell ou Ligier aos 2:16 dando aquela saidinha de traseira é de gelar a alma. Incrível.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Pelas imagens tudo evoluiu na F1 , imagens , carros velocidades, etc…
só o ronco que diminuiu .

Tales Guimarões
Tales Guimarões
8 anos atrás

Nada se compara à pilotagem que os carros dos anos 50 exigia.

Thiago Sabino
Thiago Sabino
8 anos atrás

Olha…todas as imagens muito sensacionais, bacanas, etc e tal…

Mas o Patrick Depailler em Mosport’76 naquela piscina, é para mim, uma das maiores demonstrações de habilidade de um piloto…..

Um controle absoluto da máquina e do meio. Punta-tacos sem moderação, bem como destracionadas plenamente controladas…. E a pista completamente espelhada.

O urro do Cosworth, e o controle do sobreesterço e do pedal da direita….

Esse vídeo é um tratado de alta pilotagem.

Flavio poderia lançar uma coluna ” Risco de ser repeteco”…..

Abraços.

Adriano Reis
Adriano Reis
Reply to  Thiago Sabino
8 anos atrás

Montreal, na Ilha de Notre Dame, não Mosport.

dionisio
dionisio
8 anos atrás

na ordem:

Modena
Zanvoort
Nurburgring
Mônaco
Brants Hatch
Monza (2X)
Montreal
Brands Hatch
Anderstop
Kyalami
Imola
Nurburgring
Monaco
Detroit
Jerez
Montreal
Monza (3x)
Barcelona
Albert Park
Monaco
Albert Park
Monza
Sepang

Abraço

guilherme
guilherme
8 anos atrás

Esses dias eu estava pensando no seguinte: a gente sempre diz que os carros de antigamente eram coisa de louco pra pilotar, que dá pra ver o perrengue dos pilotos dentro dos carros, que hoje é tudo suave e eles parecem que estão andando em um tapete voador. Naturalmente, os carros são mesmo mais dóceis hoje em relação aos da década de 80, mas quanto dessa percepção de que hoje são pôneis domesticados em vez de mustangues ariscos não se deve ao vídeo on-board, esse sim melhorado por ordens de magnitude?

Quando se vê a imagem balançando pra todo lado da Lotus do Piquet em Detroit em 1980 (https://youtu.be/nGt-79-vdho) e uma volta do Hulkenberg em HD estabilizado em Sochi (https://youtu.be/fgzTOFLR3i8), realmente a diferença é gritante. Quanto disso impacta a percepção do comportamento dos carros além do real apenas com base na qualidade do vídeo?

Hélio
8 anos atrás

A mais interessante pra mim é a posicionada no nariz do carro, baixa, mais proxima do solo, em que a imagem treme toda, e dá toda noção de quanto trepida e é dificil a pilotagem. Depois elevaram ela pro sant´antonio e perdeu muito da graça. Daí colocaram ao lado do capacete, fixa no carro, quando voltou a gerar uma imagem espetacular, com a visual do piloto se contorcendo e trepidando todo pra dominar a maquina. Daí voltaram pro santantonho…

Lembro que quando comecei a acompanhar F1, era uma ou duas cameras onboard no total. E quando a transmissão cortava pra elas, eram loucar pra dar interferencia e ficavam corriqueiramente chuviscadas. Hoje qualquer mortal tem os equipamentos de captação, gravação, edição e transmissão todos de uma rede de TV de decadas passadas sobre sua mesa…

Vídeo bem bacana!

Alexandre Arruda
Alexandre Arruda
8 anos atrás

Rapaz, ninguém esterça nesses F1 novos não? Compara as imagens de 1950-1990 com as mais novas: antigamente as mãos dos pilotos não paravam quietas. Agora os pilotos fazem umas curvas com uma tranquilidade… parece até fácil, hahaha

luigi
luigi
Reply to  Alexandre Arruda
8 anos atrás

Caro Alexandre , nos “antigamente ” a direção não era assistida (eletro ou hidraulicamente ) ,então havia a necessidade de de uma desmultiplicação maior na caixa de direção ,se não o piloto não conseguiria virar o volante . Por isso é costumes entre os “véios ,como eu ” dizerem ; no meu tempo piloto tinham que ter braço , além das outras qualidades inerentes a função ,claro !

Fabio
Fabio
8 anos atrás

Hoje é dia do fusca não se esqueça.

cleverson
cleverson
8 anos atrás

Uma das coisas que eu mais sinto falta hoje na F1. Você poder dar uma volta completa numa perseguição por uma ultrapassagem. Só no simulador agora.

Pedro Perez
8 anos atrás

Lembrando que até meados dos 80’s as câmeras eram usadas apenas em treinos para ações promocionais. Em transmissões de corridas a partir de 1985.

luigi
luigi
8 anos atrás

Alem de vermos a evolução das câmeras ,também podemos rever grandes pilotos e lindos traçados com suas curvas de alta ,infelizmente após a Tilkhção de boa parte dos autódromos ,os traçados em sua maioria só tem curvas de baixa (baixíssima) velocidade ; Ou seja os antigos traçados tinham em sua maioria muitas curvas de alta ,e os atuais luxuosos Tilkhdromos na maior parte do traçado só curvas idiotas. E tenho a impressão que quem pilota ou o que gosta de automobilismo prefere mais , ver carros em aceleração lado a lado em curvas de alta do que em frenagens estupidamente fortes para curvas de baixa e que não permitem carros lado a lado e se por acaso algum mago piloto o conseguir é devidamente punido pelo bando de pilotos frustados ,conhecidos nos autódromos como “Comissários Especiais”,que gostam de subtitular a causa como “conduta sob investigação” . e depois queixam-se da perda de audiência televisiva .
Alguém deveria avisar ao Sr. Bernie ,que nem os “Véios” ,como eu ,não estão querendo mais assistir a estes Gp de F1 com suas ultrapassagens em box ou na falcatrua do D S R e ainda mais nestes traçados horríveis feitos pelo Tilktrancarua , e que embora o Sr. Bernie pense que seja eterno , tanto ele como os velhos amantes do automobilismo passarão e se a categoria não ganhar as novas gerações , estará acabada para mídia.
* Obs ; Como era lindo ver um piloto controlando o carro na eminência de uma perda de controle ou controlando a derrapagem em uma curva [ quem teve a felicidade de ver um Graham Hill ou mesmo um grande entre tantos outros igualmente bons pilotos brasileiros chamado Bird Clemente(que resto do mundo não teve a felicidade de vê-lo em ação) sabe do que estou falando.] Eu ainda tive a felicidade de ver carros de corrida ,antes de Jim Hall colocar uma asa sobre eles ,a aderência era só mecânica e na sensibilidade do piloto . Foram bons tempos , não posso me queixar ,mesmo a Porsche nos infligindo muitas derrotas em nossa categoria

Beto Santos
Beto Santos
8 anos atrás

Pelos capacetes dá pra saber que são os pilotos. Eu consegui lembrar de vários (nem todos). Alguém se arrisca a acertar todos?

Beto Santos
Beto Santos
Reply to  Beto Santos
8 anos atrás

Desculpem, escrevi errado….”dá pra saber QUEM são os pilotos…”

RENATO
RENATO
Reply to  Beto Santos
8 anos atrás

E esses capacetes GPA como são lindos.

charles
charles
8 anos atrás

Impressionante as imagens de 1950, pois em um tempo em que tudo “engatinhava”, as imagens são espetaculares.

Tales Guimarões
Tales Guimarões
Reply to  charles
8 anos atrás

Concordo.

PRNDSL
PRNDSL
8 anos atrás

No site da GOPRO tem imagens da guerra da Síria, com tangues com câmeras nos canhões dos tanques em capacetes dos soldados !!! Batalhas de ruas mesmo !!!