LINDO DEMAIS
[bannergoogle] SÃO PAULO (inveja monstro da cidade) – O Azerbaijão fica quase na Ásia, mas é Europa. E é por isso que a corrida que será disputada pela primeira vez neste ano levará esse nome, GP da Europa — que foi disputado pela última vez em 2012, em Valência.
Aliás, para refrescar a memória, antes de seguir falando sobre a prova de Baku, segue a lista de GPs que foram batizados com o nome do continente, opção escolhida para nomeá-los porque eles sempre aconteceram em países que já tinham outra etapa no calendário.
Notem que essa prova não acontecia em anos seguidos, não era permanente no Mundial. Entrava no calendário por conveniência, mesmo. Entre parênteses, os vencedores:
1983 – Brands Hatch, Inglaterra (Nelson Piquet/Brabham-BMW)
1984 – Nürburgring, Alemanha (Alain Prost/McLaren-TAG Porsche)
1985 – Brands Hatch, Inglaterra (Nigel Mansell/Williams-Honda)
1993 – Donington Park, Inglaterra (Ayrton Senna/McLaren-Ford)
1994 – Jerez de La Frontera, Espanha (Michael Schumacher/Benetton-Ford)
1995 – Nürburgring, Alemanha (Michael Schumacher/Benetton-Renault)
1996 – Nürburgring, Alemanha (Jacques Villeneuve/Williams-Renault)
1997 – Jerez de La Frontera, Espanha (Mika Hakkinen/McLaren-Mercedes)
1999 – Nürburgring, Alemanha (Johnny Herbert/Stewart-Ford)
2000 – Nürburgring, Alemanha (Michael Schumacher/Ferrari)
2001 – Nürburgring, Alemanha (Michael Schumacher/Ferrari)
2002 – Nürburgring, Alemanha (Rubens Barrichello/Ferrari)
2003 – Nürburgring, Alemanha (Ralf Schumacher/Williams-BMW)
2004 – Nürburgring, Alemanha (Michael Schumacher/Ferrari)
2005 – Nürburgring, Alemanha (Fernando Alonso/Renault)
2006 – Nürburgring, Alemanha (Michael Schumacher/Ferrari)
2007 – Nürburgring, Alemanha (Fernando Alonso/McLaren-Mercedes)
2008 – Valência, Espanha (Felipe Massa/Ferrari)
2009 – Valência, Espanha (Rubens Barrichello/Brawn-Mercedes)
2010 – Valência, Espanha (Sebastian Vettel/Red Bull-Renault)
2011 – Valência, Espanha (Sebastian Vettel/Red Bull-Renault)
2012 – Valência, Espanha (Fernando Alonso/Ferrari)
Voltemos a Baku e ao Azerbaijão. A cidade é a capital do país, tem pouco mais de dois milhões de habitantes e fica às margens do Mar Cáspio. Disputado por persas e russos por séculos, o Azerbaijão, majoritariamente muçulmano, prosperou imensamente a partir do fim do século 19 por conta de suas enormes reservas de petróleo. Era objetivo master de Hitler na Segunda Guerra, inclusive.
Por conta das muitas invasões, da influência soviética quando era uma república da URSS — que não era muito chegada em religiões –, da presença de gente do mundo todo, Baku é uma cidade cosmopolita onde aparentemente todos convivem em relativa paz. Ninguém é obrigado a andar de burca e mulheres de minissaia não são espancadas. Assim deveria ser no mundo todo, inclusive. Quer beber? Bebe. Quer passar a vida sem tomar uma cervejinha sequer? À vontade.
A cidade é linda e o traçado escolhido é emoldurado por um cenário maravilhoso. Arriscaria dizer que será a prova mais fotogênica do campeonato, bem mais do que Mônaco e do que aquelas baboseiras de Abu Dhabi e Cingapura.
A pista é essa aí embaixo, em vídeo enviado — de novo — pelo Alexandre Neves.
Essa é uma corrida para ir…
ATUALIZANDO…
A Fórmula 1, babaca como ela só, coloca um vídeo em seu canal no YouTube sobre o circuito. A opção de “incorporar” está habilitada. Eu copio e coloco aqui. Quem clica vai dar audiência para aquele canal, não para mim. Cinco minutos depois a Fórmula 1 bloqueia o vídeo incorporado. É uma burrice monumental. Como eles querem entrar no século 21, na era da internet, desse jeito?
Burros e antipáticos. O vídeo está aqui. Troquei o frame inicial por uma foto com uma representação dos boxes.
Plagiando a F-E na cara dura, a água tá subindo…
Tão bonita que até parece Havana.
A linha que separa a Europa da Ásia trespassa o país.
Apesar de políticamente ligado à Europa, geograficamente a ONU considera o Azerbaijão um país asiático.
Está mais que na hora desses velhos que comandam a F1 saírem, pra dar lugar a gente com ideias melhores e novas.
Do jeito que está, a F1 está fadada ao limbo…
Em 2007, Nurburgrung foi o GP da Alemanha, a última vez que Nurburgring e Hockenheim correram no mesmo ano foi em 2006.
Me lebrou muito o antigo traçado da F1 em Detroit: reta de largada na beira de um espelho d’água com uma curva a 90o à esquerda e uma sequência de esquinas no “miolo”. Pode dar um caldo…
Flavio, da vontade de mandar essa Fia duma mae tomar no Baku dela!!!!
por falar nisso…
http://www.autoportal.iol.pt/desporto/formula-1/grosjean-obrigado-a-apagar-videos-f1-e-muito-tacanha/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
por falar em F1 nas redes sociais…
http://www.autoportal.iol.pt/desporto/formula-1/grosjean-obrigado-a-apagar-videos-f1-e-muito-tacanha/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
Em 2007, Nurburgring foi GP da Alemanha mesmo, o último ano onde tivemos corrida em Nurburgring e Hockemheim foi 2006.
Flavio, já viu esse vídeo de um 911?https://www.facebook.com/carpartpanda/videos/436741029857802/?fref=nf
Imagina…..Censuram , agora, o Grosjean por ter postado aquilo que ele esta inserido em (sua equipe, sua intimidade…) Gente mesquinha em um contexto retrógrado………..
Depois reclamam que perdem audiência….
Linda a pista, será espetacular assistir esta corrida. Sobre a falta de sensibilidade da FOM para as redes sociais, o que aconteceu com Romain Grosjean que teve de deletar o vídeo que postou, mostra o quão atrasada ela está em relação à capitalizar atenção da web.
Em principio não gosto de circuitos de rua e não assisto F1 nem categoria alguma em nenhum deles. Vou abrir exceção para este por não ter chicanes( apesar dos cotovelos e “esquinas”), por ter vários pontos em que se atinge mais de 300Kph e pela bela arquitetura. Mas se houver poucas ultrapassagens como Mônaco não assisto mais.
Nossa. Que seletivo…
´´E tudo muito bonito , mas F1 é pra correr , em Monza, Spa , Interlagos.Paul Ricard,
Estoril. , etc….etc…..
Monaco vai ficar é no chinelo perto disso ai, isso sim.
O Azerbaijão é um país transcontinental, tem porções nos dois continentes, Europa e Ásia. Mas considerar Baku, na beira do Mar Cáspio, como Europa, é pra lá de forçado… Se a OTAN colocar forças lá o Putin dispara um míssel antes…
sabe o que senti falta do GP, uma comparação das melhores voltas de Mercedes e Ferrari com os pneus médios, acho que eles só usaram esse tipo (que eu me lembre)
O maré, sentiu falta? Pega os dados e faz uma tabela num Excel.
Povo folgado.
Mestre Bobo, não ví problema nenhum no pedido dele.
Que pista linda! Coloca aquela cafonice ranheta de Mônaco no chinelo, fácil.
Alguma categoria ja correu nesse traçado? Nem que fosse “racha” de fds. Algum documentario?
O cenário da corrida é realmente muito belo.
Mas meio mudando de assunto, na minha humilde opinião, atitudes como esta de impedir que um simples vídeo seja compartilhado é o que arruína a F1 na “Idade da Internet”. Bernie “Neandertal” Ecclestone precisava largar o osso.
Acho que deve haver mulheres muito bonitas uma vez que pode haver a mistura de eslavas (que acostumam ser lindíssimas ) com as persas ,que também tem lindas criaturas (Arzebaijão era na antiguidade parte do Irã ,conhecido no ocidente como Pérsia ). Acredito que Baku deva ser muito bonita mesmo ,pois a arquitetura desta região sempre foi muito interessante,principalmente as edificações clássicas no estilo “1001 noites” se é que me entendem .
Quanto ao circuito ,embora eu não goste de circuitos de rua ,ele me parece bem interessante (quem sabe até venha gostar )pois parece que permite velocidades próprias para F1. Que venha a corrida e vejamos o que acontece .
Para quem não saiba ; Iranianos e Iraquianos não são Árabes ,tem idioma e costume próprios .
Tenho medo desses paraísos islâmicos. Dá a impressão de que, a qualquer momento, tudo vai mudar radicalmente do dia pra noite e se transformar numa merda total.
Você tem problemas cognitivos? Em que parte do mundo uma ex-republica soviética será um paraíso Islâmico?
Vai ler a Wikipédia e para de comer alfafa.
Quem tem problemas cognitivos e de socialização é você, escroto!
Identifique-se antes de ofender alguém.
Uau!
Mas é um país péssimo quando se trata de direitos humanos e liberdade política:
https://www.hrw.org/europe/central-asia/azerbaijan
https://freedomhouse.org/country/azerbaijan
Ainda teve o GP do Pacífico em 94, que não teve o nome do continente, mas o mesmo pretexto pra ter duas corridas no mesmo país.
95 também teve GP do Pacífico
Parece bem interessante o circuito, parece que desta vez o Hermann Tilke acertou a mão. A área dos boxes, em especial o paddock, será montando somente para os dias de corrida, como acontece em Mônaco? Pelo fato que ele fica à frente de um palácio histórico.
acho q vai ter o pneu ultra macio nessa vai ser um gp bem interessante
Por uma F1 com mais circuitos de rua como esse! Valencia tb era legal.
Linda cidade realmente! Nessas horas a gente percebe o poder de marketing da F1. Quantos milhões de pessoas não irão descobrir Bakur a partir desse GP? Confesso que se não fosse essa prova, dificilmente eu tomaria conhecimento desse interessante canto do planeta. Pelas mídias tradicionais só são vinculadas as imagens sensacionalistas de sempre a cerca do terrorismo e conservadorismo mulçulmano. A saber: moro nos EUA há anos, mas imagino que no Brasil seja a mesma reprodução preconceituosa.
Fodástica Baku.
Quero ir!!!
Amigo Flavio,
A preferencia do “anão endinheirado” por paises exoticos do ponto de vista financeiro e politico me espanta muito. Azerbaidjan é daqueles paises que nao respeita direitos humanos, justiça e nem nada. Se em 1918 foi o primeiro Estado muçulmano democratico e até reconheceu o direito de votos feminino (enquanto alguns paises europeus ainda nao o tinham), perdeu isso com a truculencia do comunismo (?) sovietico. Na capital vemos minissaias e no interior os veus a cobrir os corpos femininos. Mas tem o seu lado bom, pois é o unico pais em que a poluição virou atração turisticia. A minipeninsula de Baku temos gigantescos andaimes de canos enferrujados que ocupam tantos espaços e ha uma procura grande por voos de helicopteros até equipamentos petroliferos igualmente abandonados no mar Capsio. Querem ser o Kwait do Capsio mas é um pais de um homem so no poder, passado de pai pra filho…..mas é um país interessante de se visitar….se acha cada pérola, vale a pena….
Cenário lindo, mas essas pistas de rua são uma porcaria… Mais uma corrida para dormir no meio.
Pior que não Flávio, faz sentido sim. Quando um vídeo é incorporado o view não é registrado, apenas quando ele é exibido na página do youtube que isso acontece. E pior, não é possível para as pessoas darem like nos vídeos ou compartilharem quando eles estão incorporados, o que afeta de forma significativa a forma como ele é ranqueado na busca do google e gera retorno financeiro para o dono do canal. Ou seja, para o dono do canal, é melhor não ter o vídeo incorporado em lugar algum, apenas na página dele do youtube.
Olá, Carlos,
Sinto muito, mas você está equivocado. Tanto a visualização de vídeo incorporado é contabilizada quanto é possui curtir ou não curtir o vídeo incorporado.
Abraço!
Olá, na era pilotos, o famoso quarteto venceu as primeiras, depois a era carros….
Perdoem minha ingenuidade, mas… Por quê não chamar a corrida simplesmente de GP do Azerbaijão?
Já suspenderam o vídeo.
Essa de 2009 do Barrichello foi a última vitória de piloto brasileiro, se não me engano.
Os países da antiga URSS são muito bonitos, kazaquistao, Estônia etc. Muito legal será essa prova.
Não, teve a da Itália, duas corridas depois…