Flavio Gomes quinta-feira, 10 de março de 2016 17:28 19 comentários
Esse V8 dois tempos cairia bem no #96… O carro é um Volvo Amazon. O motor, um Evinrude que, pelo que entendi, equipava barcos. É isso? O Bráulio mandou o vídeo pelos comentários.
Não manjo muito de motor náutico, mas acho que usa água corrente para refrigerar, água essa que estaria normalmente a uns 25 graus Celsius. Como será que vão resolver isso com um radiador, que normalmente resfria a água a uns 70 graus Celsius?
Eles usam termostatica tb, mas claro, ter um mundo de agua fria disponivel é muito difreente de ter que se virar com radiador.
Mas ainda acho que o pior é não ter um flange para acoplar em uma cambio normal, o fato de trabalharem em pé e isso complica instalar porque os em V tem a admissão no meio do V e os carburadores onde normalmente sria o carter, por baixo do motor que como trabalha em pé ferra tudo. Os mais modernos tem efi que elimina isso. Tem uns V6 modernos 2 tempos bem fortes 200/225/250/275 e 300 cavalos que seriam muito legais e são muito pequenos em tamanho se comparados a motor automotivo.
Evinrude e johnson fizeram motores em V, 2 tempos, 4, 6 e 8 cilindros.
O que se ve no video é fruto de uma quantidade imensa de pesquisa, desenvolvimento e trabalho muito duro. Este tipo de motor, ainda que em seus fundamentos identicos a um motor automotivo é completamente diferente nos quesitos de acoplamento e volante motor. Vejo que seria uma tarefa muito complexa casar ele em uma transmissão automotiva e de quebra ainda fazer tudo funcionar direito. Outro senão serio é refrigeração, na medida que motores nauticos não lidam com radiadores ou tem restrições de suprimento de agua para refrigerar. Inclusive o proprio coletor de escape de paredes duplas tem esta função.
Definitivamente não é impossivel, mas vai ser um longo longo caminho até a perfeição. Claro, como mecanico com certificação mercury e indmar é tranquilo ver tudo isso e reconhecer um trabalho alheio bem feito!
Outra coisa estes motores geralmente foram feitos para trabalhar em uma rotação constante sem muita variação, por isso eles geralmente não tem volante de inercia acoplado ao virabrequim, que no caso dos motores para automóveis tem, justamente para deixar a condução do veiculo mais tranquila.
Eles tem volante sim, mas ao contrario de um motor normal veicular o volante é apenas isso, um volante armazenador de energia e não há provisão para por uma embreagem nele ou usar ele como ponto de said de torque do motor, na medida que muitos são localizados com uma chaveta simples. Em motores menores tem mecanismo de partida a corda. Quando tem partida eletrica o arranque aciona o motor por meio de uma cremalheira como nos automotivos. Tem uns videos deste mesmo motor funcionando ainda em pé, com os buras originais e é possivel ver o volante motor, arranque etc etc etc
Luis felipe
8 anos atrás
Evinrude e sò barcos… Achava que ia apenas ate o v6….:
Ney Freire Prates
8 anos atrás
Porra, Flávio, esse motor é o canal! Se descobrir como conseguir um, valeria a pena vc fazer um novo 96. Ia dar pau em muita gente!
Cata em marinas e em empresas de manutenção nautica, tem pencas deles quebrados por aí. Vc não vai achar um johnson/evinrude V8 de graça, mas V6 2 t tem aos montes e serviriam muito bem ao mesmo proposito. Quebrados valem nada ou quase.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Que coisa magnifica…….S E N S A C I O N A L……………….esse Blue Cold é do cão….kkkkkkkkkkkkkkk
Corrigindo Blue Cloud……..falha nossa
Aaaaaai sim!!!!
E quando você vai buscar o #96????????
8=16!
Gostei do estilo, parece um daqueles sucatões turbinados do filme Mad Max.
E S P E T A C U L A R!
Som de moto grande.
Bom pra espantar mosquito da dengue.
Você é um insensível! … kkkkkkkkkkkkk
Não manjo muito de motor náutico, mas acho que usa água corrente para refrigerar, água essa que estaria normalmente a uns 25 graus Celsius. Como será que vão resolver isso com um radiador, que normalmente resfria a água a uns 70 graus Celsius?
Eles usam termostatica tb, mas claro, ter um mundo de agua fria disponivel é muito difreente de ter que se virar com radiador.
Mas ainda acho que o pior é não ter um flange para acoplar em uma cambio normal, o fato de trabalharem em pé e isso complica instalar porque os em V tem a admissão no meio do V e os carburadores onde normalmente sria o carter, por baixo do motor que como trabalha em pé ferra tudo. Os mais modernos tem efi que elimina isso. Tem uns V6 modernos 2 tempos bem fortes 200/225/250/275 e 300 cavalos que seriam muito legais e são muito pequenos em tamanho se comparados a motor automotivo.
http://youtu.be/kjJ1iYtg_OM
Pra quem curte 2 tempos uma Yamaha 700 cc 3 cilindros.
http://youtu.be/oEBPDTIA1Yg
E uma Yamaha amarela TZ 750 Flat Track igual do Kenny Roberts
Bela sinfonia
Porcalapotana…..que coisa!!!!!
Evinrude e johnson fizeram motores em V, 2 tempos, 4, 6 e 8 cilindros.
O que se ve no video é fruto de uma quantidade imensa de pesquisa, desenvolvimento e trabalho muito duro. Este tipo de motor, ainda que em seus fundamentos identicos a um motor automotivo é completamente diferente nos quesitos de acoplamento e volante motor. Vejo que seria uma tarefa muito complexa casar ele em uma transmissão automotiva e de quebra ainda fazer tudo funcionar direito. Outro senão serio é refrigeração, na medida que motores nauticos não lidam com radiadores ou tem restrições de suprimento de agua para refrigerar. Inclusive o proprio coletor de escape de paredes duplas tem esta função.
Definitivamente não é impossivel, mas vai ser um longo longo caminho até a perfeição. Claro, como mecanico com certificação mercury e indmar é tranquilo ver tudo isso e reconhecer um trabalho alheio bem feito!
Outra coisa estes motores geralmente foram feitos para trabalhar em uma rotação constante sem muita variação, por isso eles geralmente não tem volante de inercia acoplado ao virabrequim, que no caso dos motores para automóveis tem, justamente para deixar a condução do veiculo mais tranquila.
Eles tem volante sim, mas ao contrario de um motor normal veicular o volante é apenas isso, um volante armazenador de energia e não há provisão para por uma embreagem nele ou usar ele como ponto de said de torque do motor, na medida que muitos são localizados com uma chaveta simples. Em motores menores tem mecanismo de partida a corda. Quando tem partida eletrica o arranque aciona o motor por meio de uma cremalheira como nos automotivos. Tem uns videos deste mesmo motor funcionando ainda em pé, com os buras originais e é possivel ver o volante motor, arranque etc etc etc
Evinrude e sò barcos… Achava que ia apenas ate o v6….:
Porra, Flávio, esse motor é o canal! Se descobrir como conseguir um, valeria a pena vc fazer um novo 96. Ia dar pau em muita gente!
Cata em marinas e em empresas de manutenção nautica, tem pencas deles quebrados por aí. Vc não vai achar um johnson/evinrude V8 de graça, mas V6 2 t tem aos montes e serviriam muito bem ao mesmo proposito. Quebrados valem nada ou quase.