SOBRE ONTEM À TARDE

abudom20

SÃO PAULO (agora, pausa) – Embora não tenha tido efeito, no final, a tática de Hamilton ontem concentrou as discussões pós-GP de Abu Dhabi. O que ele fez foi legal? Limpo? Honesto? Se você fosse Rosberg, acharia o companheiro um pulha? Se fosse Lewis, faria a mesma coisa?

Minha opinião: achei meio sujo. Sim, entendo que não é contra o regulamento, que ele não jogou o carro em ninguém, que estava na dele. Mas eu não faria. Não faria isso com alguém que estava honestamente fazendo seu trabalho. O que ele fez pode não contrariar regra nenhuma, mas prejudicou um companheiro de equipe e colocou em risco sua posição de forma artificial e deliberada.

“Ah, mas a F-1 é competitiva, os grandes vencedores são assim”, li por aí nas famosas e quase insuportáveis redes sociais, onde todo mundo tem opinião sobre tudo, ou acha que tem. É isso que está acabando com o mundo: o espírito competitivo acima de qualquer outra coisa. Em nome da competição e do triunfo pessoal, tudo é permitido.

[bannergoogle]Não, não é. Não deveria ser. Espírito esportivo, isso sim é legal no esporte. Hamilton, ontem, podia ter sumido na frente para vencer o GP — em última análise, a meta de qualquer piloto. Sem pensar em atrapalhar o colega. Era uma estratégia possível? Sim, era. Mas era, também, egoísta. E desrespeitosa, já que o ritmo mais lento tinha como único objetivo atrair outros carros para brigarem com o companheiro de equipe. Não com ele, obviamente.

Enfim, cada um pensa o que quer. Verstappen, por exemplo, disse que faria o mesmo. Nosso Victor Martins defendeu a estratégia antes mesmo da corrida, batizando-a de “tática Villeneuve” — lembrando o que Jacques fizera no GP do Japão de 1997. Vettel achou que o inglês “jogou sujo”. Na Mercedes, Toto Wolff não sabia bem o que pensar. Um dia depois da corrida, continua sem saber.

Para Hamilton, previsivelmente, o que fez não teve “nada de perigoso ou injusto”. Rosberg, absolutamente gentil e elegante, disse que compreendeu o que o parceiro fez: “Ele tinha de tentar alguma coisa, compreendo isso, e não acho que devemos discutir mais o assunto. O melhor é deixar para trás”. E ainda elogiou o inglês, dizendo que “bater um dos maiores da história é algo fenomenal“.

A isso se chama “saber ganhar”. O que Hamilton fez se chama “não saber perder”.

Polêmica à parte, agora, alguns pitaquinhos:

– Keke Rosberg disse que ninguém é campeão com azar. Que se é verdade que seu filho Nico se beneficiou da quebra de Lewis na Malásia, não é menos verdade que em 2014 e 2015 ele também teve problemas mecânicos que facilitaram a vida do inglês.

abudom15– Aliás, coincidências envolvendo títulos de pais e filhos. Graham Hill foi campeão pela primeira vez em 1962 (chegaria ao bi em 1968) e Damon (aí no lado, na foto, cabeleira cada vez mais branca) repetiria a conquista 34 anos depois. No caso de Keke e Nico, os anos são 1982 e 2016 — também 34 de diferença. E são anos que terminam com 2 e 6 em ambos os casos. Isso é coisa dos Illuminati, sem dúvida.

– Mesmo campeão, Rosberguinho não deve usar o número 1 no ano que vem. Ele adora o #6. “Dá muita sorte”, falou. Era o número de Keke em 1982, também. Foi por isso que ele o escolheu em 2014, quando a numeração passou a ser fixa na F-1.

– A Haas encerrou bem sua temporada de estreia na F-1, com 29 pontos e o oitavo lugar no Mundial. Mas a equipe pode reclamar do “quase”. Foram oito vezes em 11º — ontem, com Grosjean.

– As despedidas de Felipe Massa e Jenson Button foram emocionantes, cada uma do seu jeito. O brasileiro encerra sua trajetória na categoria com 250 GPs, 11 vitórias, 41 pódios, 16 poles e 937 voltas na liderança. Seu melhor ano foi 2008, de longe: vice-campeão, tendo perdido o título na última curva da última volta da última corrida do ano para Hamilton. Já Button fecha a caixinha (ele não vai voltar) com 305 corridas disputadas, 15 vitórias, 50 pódios, oito poles, 761 voltas na liderança e um título, em 2009 pela Brawn — equipe que sucedeu a Honda e, no fim daquele ano, foi vendida para a Mercedes e virou o que virou.

abudom16– Jenson, inclusive, correu com um capacete amarelo marca-texto como o da Brawn de sete anos atrás — foto à esquerda. Bela lembrança.

– A F-1 volta à atividade, agora, com duas sessões de testes de pré-temporada em Barcelona: de 27 de fevereiro a 2 de março e de 7 a 10 de março. O Mundial de 2017 começa na Austrália no dia 26 do mesmo mês.

Subscribe
Notify of
guest

449 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lincoln Falcão
Lincoln Falcão
7 anos atrás

Sem um negro na foto,, achei que a foto foi tirada na Arena Corinthians ou no Allianz Park…

emerson57
emerson57
7 anos atrás

Seu Amiltu fez o que fez porque conhece e se rende ao caráter do Rosberguinho.
Explico: Se o Rosberg quisesse era só mirar no meio do carro do Hamilton e sair com ele da corrida.
Rosberg Campeão.
Só que Hamilton sabia que Rosberg NÃO faria isso.
Entre tantas outras, Só por essa atitude, Rosberg MERECEU o título e foi “o kara” da corrida.

gustavo
gustavo
7 anos atrás

faltou o bernie combinar uma ultima foto de massa e button ao fim da corrida, quem sabe ate mesmo no podio

e tb podia rolar do campeao levantar o trofeu do titulo mundial na pista, e nao so na premiaçao de gala da FIA

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
7 anos atrás

Quando o Hamilton segurou o ritmo, certamente foi desleal com a equipe, pois colocou em risco o resultado do Rosberg, do time. Merece levar um puxão de orelhas da equipe. Como chefe, eu daria.
Foi como em Mônaco, se esta mais lento, deixe passar.

Em relação à briga dos dois pilotos, eu já não sei dizer. Era arma que ele tinha. O que ele fez se equipara a usar um colega de escudeiro, coisa que já aconteceu aos montes. Imagine você brigando pelo título contra alguém que está à sua frente. Que o seu rival consegue colocar um carro (escudeiro) entre vocês e que o escudeiro é muito amigo ou companheiro dele. Ou que é encardido feito um Verstappen (imagine a fria que é tentar passar o Verstappen). Dá quase na mesma.
Não que eu concorde. Até porque uma das coisas mais feias que vi no automobilismo foi num campeonato de F3 sulamericana. O Helinho estava brigando pelo título e um monte de argentinos (uns 4) propositalmente atrapalharam o brasileiro na última prova, que perdeu o título. O que ficou feio é que você via que eram uns 5 contra 1. Na corrida da F1, os outros pilotos ainda foram imparciais. Ou os que podem ter sido parciais, como o Vettel, não sacanearam.

O que o Hamilton fez foi deselegante, mas não chega a ser ilegal.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
7 anos atrás

Todos sabemos de fato quem foi o verdadeiro campeão. A resposta foi dada pelos chefes de equipe que elegeram Lewis Hamilton como melhor de 2017. O que prova que o campeão que levou a taça é no máximo segundo. E sabemos que não é, pois de cara – e sem pensar muito – existem outros dois muito superiores à ele: um veterano e um novato.
Não sou “Sennista” mas tenho noção da superioridade do falecido brasileiro sobre Berger e pra mim – não que isso interesse muito pra alguém – domingo Berger venceu Senna. E antes que me matem, não estou comparando Hamiltom com Senna mas a diferença entre primeiro e segundo piloto.

regis
regis
Reply to  Alessandro Silva
7 anos atrás

Flavio Gomes acha que fazer as quatro últimas corridas para chegar em segundo lugar, como fez Nico Roberg, é uma atitude de GRANDE ESPORTIVIDADE. Isso se chama ENGANAR o consumidor.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Essa tática do Hamilton de diminuir o ritmo na tentativa de induzir o Rosberg a um erro poderia te dado certo só com o Mansell que tinha um certo desequilíbrio emocional, Piquet que o diga! Sujo mesmo seria o Hamilton ter combinado com alguém pra tirar o Rosberg da corrida pra ser Tretacampeão. O piloto do dia foi o Vettel, mas o piloto espetacular da corrida foi o Verstappen. Massacrado e Jenson Button já se despediram, agora só ficam faltando Alonso e Räikkönen!

bike boy colorado
bike boy colorado
7 anos atrás

Por partes, conforme pregava (e cortava) o velho Jack;

1- Bom, se o Hamilton é melhor piloto que o Berger, ele não confirmou na prática. Se não estou enganado o campeão é o piloto que faz o maior nº de pontos e nesta temporada com justiça, pela regularidade e competência o alemão levou o caneco. Bicho no bolso, faixa no peito e taça no armário vamos ver o que a temporada de 2017 nos reserva. Mas esse título certamente elevará a autoconfiança do alemão e ele continuará a ser uma pedra no sapato do inglês.

2- Quando precisou ser competente na última corrida o Berger foi, fazendo uma excelente ultrapassagem sobre o Verstappen.

3- O Berger segurou legal a pressão. Se o 2º e até o 3º lugar lhe davam o título, porque arriscar? Inteligente o tedesquinho!

4- Para quem achou bacana, legal e coisa e tal o que o Hamilton fez, reduzindo o ritmo propositalmente para que outros pilotos pudessem chegar no Berger, quero só ver se essa moda pega, o piloto da frente segura o ritmo para ferrar que vem atrás. Dá para imaginar umas dez etapas de F1 tipo Abu Dhabi? E dê-lhe corrida xarope.

5- Por fim, sobre o Verstappinho, o cara é fera, competente, técnico, arrojado. Mas tá cantando de galo muito cedo. É só questão de tempo para ele levar uma enquadrada, ou mais!

Luiz G
Luiz G
7 anos atrás

Galera, não acho que o Flavio Gomes precise da minha defesa, apoio ou de ninguém, mas é cada coisa que a gente lê aqui que eu vou me arriscar num comentário.

Eu frequento esse blog porque acho que o autor do blog escreve bem.
Ás vezes concordo com a opinião do autor, ás vezes não, mas ainda acho que o cara escreve bem.

Não venho aqui ler algo que me agrade.
Venho ler o que ele escreveu e pronto.

A gente tá aqui pra ler as opiniões de um jornalista profissional sobre automobilismo, e não para julgar o que o jornalista escreve.
Discordar faz parte, julgar grosseiramente não faz parte.

Nunca vi um blogueiro tão aberto com as opiniões pessoais como o Flavio Gomes e ele ainda tem que aturar grosseria.
Se ele não fosse Jornalista, seria Padre. Haja paciência.

Não, não sou amigo do Flavio Gomes, nunca o vi e mesmo que o visse não me apresentaria como “leitor do blog”.

Luiz G
Luiz G
7 anos atrás

Concordo em gênero, numero e grau, Flavio.
O verdadeiro esportista busca uma bela corrida para si mesmo e para os outros.
A vitória no esporte deve ser o resultado de um trabalho bem feito, e não da malandragem mais eficiente.

…Que os chefes de equipe fiquem de olho no tipo de pessoa que Max Verstsapen mostra ser. (Um mal caráter…ou um grande amigo do Hamilton?)

Renato Amorim
Renato Amorim
7 anos atrás

Também achei suja! E acho que o Rosberg, diante desta tática, devia ir pra cima do Hamilton e passar de qualquer jeito! se batessem……paciência. Os dois fora, Rosberg campeão! Amor com amor se paga!

Anthony
Anthony
Reply to  Renato Amorim
7 anos atrás

Imagine uma situação um pouco diferente: O piloto da mercedez está em 1º lugar, mas não está disputando campeonato; o outro piloto do time está disputando o campeonato, mas está em 4º; alguém veria alguém problema se o piloto da frente segurasse o ritmo dos rivais para que o companheiro se aproximasse? Isso já aconteceu tantas vezes… Nem mesmo o radiofreak do Vettel diria “o Hamilton tá muito lento aqui na frente e o rosberg vai chegar em mim e eu vou perder o campeonato”. Se dissesse, ouviria a resposta “ se o cara está lento, passa!”.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Anthony
7 anos atrás

Anthony, você está certo, mas essa é a velha e antiga questão sobre Senna e Prost:
Prost tirou Senna da corrida em 1989.
Senna tirou Prost da corrida em 1990.
Quem está mais certo e mais errado?

Os dois estão errados.
Os pilotos de uma mesma equipe podem se ajudar trocandoi informações sobre o acerto do carro, podem trocar de posição numa corrida, podem criar uma estratégia para dificultar a corrida dos outros……mas manipular o resultado da corrida é anti-esportivo.

Vide o caso de Nelsinho Piquet batendo de propósito para ajudar Alonso em 2008.
O que havia de errado naquilo?
Foi manipúlação de resultados.
É anti-esportivo!

Sim, F1 é um negócio, mas ainda é um esporte.
Se não é esporte, pra quê a corrida???

Renato Amorim
Renato Amorim
Reply to  Anthony
7 anos atrás

Valeria a mesma lógica. Acho que, independente do time, qualquer tática anti-desportiva está sujeita a ter a mesma resposta. Nesse teu exemplo, depende da situação do campeonato dos envolvidos. Ja vimos isto outras vezes e sempre acaba mal. Senna, Prost, Schumacker , Alonso. Atitude anti-desportiva será sempre mal vista!! Se o Hamilton tivesse feito a prova dele normalmente, teria o titulo perdido da mesma forma, porém sem esta mancha em sua imagem.

anronio neto
anronio neto
7 anos atrás

Politicamente correto eh uma bosta. Por isso o mundo ta indo pelo ralo. Vamos falar as verdades por favor. O cara mandou bem. Pena que nao deu certo. Ta pensando que ali era o Massa ou o Rubinho???

Luiz G
Luiz G
Reply to  anronio neto
7 anos atrás

Hitler concordaria com você.
Se ele tivesse ganho a guerra, alguns diriam que ele, simplesmente mandou bem.
Pena que não ganhou.
Após a guerra, alguns nazistas foram executados sob “crime contra a humanidade”.
Como se vê, mesmo na Guerra existem regras.
Quando não há cumprimento de regras, o mundo vai pelo ralo.

Paulo Magalhães
Paulo Magalhães
7 anos atrás

A fórmula 1 ficou chata!! Só mimimi. Fórmula 1 nunca foi esporte de equipe (entre pilotos). Hamilton pode fazer o que quiser desde que não infrinja o regulamento.

Ronaldo
Ronaldo
7 anos atrás

Era só o Rosberg passar o Hamilton. Só isso. O Rosberg não consegue? Oh dó.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Ronaldo
7 anos atrás

Porque o Hamilton poderia jogar o carro em cima dele e ter a sorte de ficar na corrida.
Só o Rosberg poderia perder num embate desses.
Rosberg sabe que Hamilton não tem um grande código de ética, logo, fez bem em segurar o ego, deixar o Hamilton vencer e garantir o título.
Daqui a 10 anos todo mundo vai lembrar que Rosberg foi o campeão de 2016, mas ninguém vai lembrar como foi a corrida.

Quem é que lembra que Hill poderia ser bi-campeão se Schumacher não jogasse o carro nele em 1994.
Pra todo mundo, isso já é passado.

Francisco calixto
Francisco calixto
7 anos atrás

Por que o Nico não ultrapassou o Hamilton afinal? ????

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Francisco calixto
7 anos atrás

Porque o segundo lugar que ele ocupava lhe dava o título.

Simples assim.

Claudio
Claudio
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Isso mesmo, o segundo lhe servia e por mais que tentasse Hamilton aumentaria o ritmo e seria mais rápido.

Reinaldo
Reinaldo
7 anos atrás

O Hamilton fez o que tinha que ser feito. O Hamilton, na realidade, mostrou para o Rosberg e para a Mercedes que é de fato o melhor entre os dois. O Roberg, deveria ter tentado passar o Hamilton, aí sim seria um autêntico campeão. No fim de semana do GP de Abu Dhabi o Rosberg sequer ameaçou o Hamilton e na corrida se comportou como um piloto sem sal e sem açucar. Foi uma pena o Motor do Hamilton na Malásia ter quebrado, senão seria campeão pela quarta vez sem adversários.. No meu ponto de vista, a Mercedes boicotou o Hamilton para que um alemão fosse campeão por uma equipe alemã.

Célio Pires
Célio Pires
7 anos atrás

Ele certamente não viu as temporadas de 2014 e 2015.
Os anos citados acima domino de Hamilton na pista outra conclusão é papo de quem não viu as corridas.
Em si tratando de quebra o fato é que Hamilton perdeu o campeonato esse ano pela quebra na Malásia.
É piada ou ele ta tentando subestimar a inteligencia alheia?!

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Se formos fazer uma retrospectiva das atitudes dos dois pilotos da Mercedes nas pistas vamos encontrar eventos deploráveis dos dois lados. Não vou me dar ao trabalho de pesquisar os incidentes entre os dois em ultrapassagens (ou tentativas) nas quais um deles jogou o carro em cima do rival. Prefiro comparar dois eventos únicos.
Vejo a maioria da imprensa questionando (ou seria melhor, condenando) a atitude do Hamilton de expor o companheiro de equipe a ataques dos rivais. A atitude, de acordo com essas avaliações, seria antiética (deplorável, digna de um mau caráter, etc.). Dizem os jornalistas, e os demais críticos, que ele deveria cuidar da própria corrida ao invés de tentar prejudicar o companheiro/competidor.
Não tenho dúvida que esse incidente vai ser lembrado diversas vezes durante o restante da carreira do piloto inglês.
A respeito do Rosberg, por outro lado, raramente é lembrado que ele saiu deliberadamente da pista no Q3 do GP de Mônaco 2014, apenas para impedir que o Hamilton fosse mais rápido na última tentativa do dia. Nessa ocasião, além de prejudicar o companheiro de equipe, ele afetou pilotos de diversas outras equipes que nada tinham a ver com a disputa entre os pilotos da Mercedes. Vejo pouquíssimas pessoas com a opinião de que o alemão deveria ter tentado ser mais rápido na pista ao invés de usar um artifício desonesto contra o inglês.
Se for feito um levantamento, corrida a corrida, do comportamento dos dois pilotos desde que o Hamilton chegou na Mercedes, provavelmente vamos encontrar um rastro equivalente de canalhices, de parte a parte.
A grande diferença entre Hamilton e Rosberg está na imagem dos dois frente ao público e à imprensa.
O inglês é o “bad boy”, tatuado, amigo de rappers (péssimas companhias) e frequentador da noite. Só pode ser um mau elemento. Sendo assim, qualquer uma das suas ações polêmicas tem o peso triplicado.
O alemão, por outro lado, segue a risca a cartilha das assessorias de imprensa. É o bom moço, que jamais cria polêmica em público e diz apenas aquilo que a cartilha do politicamente correto recomenda. Além disso, ao contrário do rival, é um pai de família, caseiro e focado exclusivamente na sua carreira. Como consequência, as suas ações questionáveis são amenizadas e multiplicadas por 0,5.
A imagem é a única razão que faz com que a atitude do Hamilton em Abu Dahbi 2016 seja considerada absurda e a manobra do Rosberg em Mônaco 2014 não seja sequer lembrada.

Rodrigo Brayner
7 anos atrás

OBRIGADO FLÁVIO!!!

Mais uma vez vc matou a pau…

Foi sujo..Hamilton é mal perdedor… igual ao ídolo dele…igual ao espanhol..todos que precisam aparecer demais… muito sujos… é isso ganhou quem mereceu e ponto.

Fernando de Carvalho
Fernando de Carvalho
7 anos atrás

Justo seu texto, espírito esportivo deve estar sempre presente.

Gabriel
Gabriel
7 anos atrás

Se ele estava tão lento, segurando tanto, atraindo tanto. É obvio que os carros são semelhantes, por que o Rosberg, que andou na frente dele grande parte da temporada, não o ultrapassou? Como um genio, Ayrton fazia, buscando sempre a vitória. E com este resultado não dependeria de nada. Na minha opinião, Rosberg é mais um piloto mediano, que se aproveitou de oportunidades (carro acima dos outros) e foi campeão.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
7 anos atrás

Apesar de esportivamente não ser muito bela, aceitável, ética, a tática adotada por Hamilton em si não é incorreta, ilegal, passível de punição. O fato de ele reduzir para os oponentes chegaram em Rosberg e terem a oportunidade de ultrapassar, não tem nada demais, desde que com isso, ele não venha a provocar um acidente de maneira deliberada.
O problema é que quase isso aconteceu nas últimas curvas, quando chegou todo mundo junto – devido ao inglês reduzir demais nas últimas curvas. Caso acontecesse de alguém bater, e Rosberg ser prejudicado, aí sim seria claramente um jogo sujo.

Eduardo Bitencourt
Eduardo Bitencourt
7 anos atrás

Flávio Gomes, o Mundo enaltece Ayrton Senna como o maior piloto de todos os tempos. Não vou entrar nesse mérito. Mas o que aconteceu no Japão em 1990 sempre foi justificado como algo “justo, diante da trapaça de 1989”, inclusive pela Imprensa especializada. Diante disso, falar que o Hamilton foi sujo por simplesmente jogar o jogo conforme as regras que tinha em mãos eu acho demais. Hamilton agiu nas regras, Rosberg teve sangue frio para suportar a pressão e foi Campeão. Ponto Final.

vitor
vitor
7 anos atrás

Discordo 100% do texto. Tudo o que o Hamilton fez durante o GP foi totalmente dentro das regras e, em condições análogas, todos com capacidade e confiança fariam o mesmo. Sujo foi o que fizeram Alain Prost e Ayrton Senna na década de 90, ao jogar o carro deliberadamente em cima de seu rival ou quando Michael Schumacher tentou fazer o mesmo contra Damon Hill e Jacques Villeuneuve, em 96 e 97, respectivamente.

Marcelo
Marcelo
Reply to  vitor
7 anos atrás

O que o Schumi, que na minha opinião, foi o mais sujo da história, Senna e Prost fizeram foi sim digno de punição, pois agiram fora do regulamento. Hamilton não agiu contra o regulamento, pois, diferentemente, teria sido punido. Esse pessoal que fica aí falando em sujeira, blá-blá-blá, são muito chorões, nossa !!! O próprio Rosberg elogiou, e muito, a pilotagem do Hamilton, em Abu Dhabi. Eu imagino esses chorões competindo, seria hilário, um mimimi sem fim. Sugiro a vocês chorões, que assistam a outros esportes, como, por exemplo, ginástica olímpica ou patinação sobre o gelo e similares. Ano que vem, se a Mercedes oferecer um carro competitivo que possa brigar pelo título, vocês verão que o Hamilton vai trucidar o Rosberg, porque ele tá puto, em razão dos problemas que teve e que o fizeram perder a taça. O Rosberg que ponha as barbas de molho !!!

André R T
André R T
7 anos atrás

Juro, nas 15 voltas finais, com o Hamilton “jogando limpo”, diminuiu o ritmo para embolar a parte de trás do pelotão, me deu saudades da época do Senna, Mansel, Piquet e muitos outros. Nessas circunstâncias o Hamilton ia comer poeira, mas acontece que o Nico foi um cordeirinho e o Vetel nitidamente não quis passá-lo.

Alex
Alex
7 anos atrás

Respeito a opinião da maioria, mas não vamos esquecer que esses caras se acham divindades, tanto pelo que fazem mas principalmente por quanto ganham.
Neste “circo” não existem santos, pelo contrário. Veja a atitude do “nosso” ídolo Senna ao jogar o carro em cima do Prost.
Existem episódios mais grotescos, como do “Dick Vigarista Schumi” jogando o carro em cima de propósito para ser campeão.
Hamilton jogou com o regulamento e pronto. Ética e cavalheirismo ficam por conta do medíocre do Button, que ganhou o título em cima do eterno perdedor, “Rubinho Pé de Chinelo”, que deu mais uma desculpa para perder, culpando os freios traseiros do carro.
A F1 é assim e tem coisa muito pior que certamente não é divulgada. Quem não gosta, que mude de canal.

j2c
j2c
Reply to  Alex
7 anos atrás

“Ética e cavalheirismo ficam por conta do medíocre…” Acho q sempre tentei ser medíocre e não sabia…

Ernani Roic
Ernani Roic
7 anos atrás

Todos os comentário a favor do hamilton estão de parabéns!!!!
Não sejamos hipócritas… Senna fez pior, prost também..Shumy tb. A F1 tá muito fresca, não pode isso, aquilo..o que é isso gente?

Al
Al
7 anos atrás

O espírito competitivo é prejudicial em várias circunstâncias, mas no caso da F1, o que seria dela sem competição???
O Rosberg fez o jogo dele. Não precisava vencer, jogou com o regulamento debaixo do braço. Assumiu seus riscos e deu certo.
O Hamilton, por sua vez, não jogou o carro em cima de ninguém, não despejou uma caixa de pregos atrás dele, não fez nada ilegal ou sequer imoral. Fez o jogo dele, só isso. E sua tática, inclusive, deu mais emoção para um GP que tinha tudo para ser mais uma procissão chata.

Adolfo
7 anos atrás

Julgar é difícil. Não houve nada de irregular nem nada que colocasse alguém em risco. A grande pergunta, na minha opinião é, “Farias diferente?”

Bruno
Bruno
7 anos atrás

A F1 é uma piada mesmo. É o único esporte que um atleta que tenta ser campeão é criticado.

Que piada!

hahahahahhahahahah

Eu não acredito que eu li isso.

Fábio
Fábio
7 anos atrás

Ah, faça-me o favor!
Não teve nada de sujo no que ele fez. Apenas demonstrou sangue frio, inteligência, e total capacidade de administrar a corrida. Tática de gênio. Pena que não deu certo, mas ele tentou o que estava ao alcance dele pra ser campeão.

Sidão
7 anos atrás

Falar o que se o Flávio Gomes é o dono da verdade só porque está empregado. Nos comentaristas desempregados além de estatística que somos ainda temos que aturar o mau humor e a deselegância de quem, empregado hoje que pode virar desempregado amanhã, se arvora proprietário da opinião. Assim como o Hamilton perdeu a chance de melhorar sua imagem (aliás, nem sei se ele está preocupado com isso) o comentarista empregado perdeu a chance de ser um pouco mais educado e simpático. Tchau querido !!!!!

New Mam
New Mam
7 anos atrás

Fosse um corrida entre “frades franciscanos”, eu até concordaria com o FLÁVIO GOMES. Mas, numa competição, dentro das regras, pode-se utilizar de táticas para se alcançar a VITÓRIA. Condenar o Hamilton, seria o mesmo que dizer que o Bolt, por ter uma velocidade final maior, não pudesse ganhar, afinal, na arrancada, perdeu ou, como disse uma das pessoas em seu comentários, deixar o Rosberg passar e ficar atazanando, para induzi-lo a erro. Agora, na reta de chegada, deixar o companheiro passar para ganhar a corrida, como homenagem, somente o Senna que, em outra ocasião, retribuindo o que o Prost havia feito no ano anterior, “deixou o “professor” colidir com seu carro, sendo campeão.

José Francisco
José Francisco
7 anos atrás

O melhor comentário foi o primeiro de Guilherme Costa: Como o Hamilton é melhor piloto, deveria deixar Rosberg assumir a ponta e daí em diante, pressioná-lo de todas as formas, pois seu carro parecia estar mais rápido, e provocar um erro do Rosberg. Assim teria grandes chances de reverter o resultado e tornar-se campeão novamente.

DANIEL
DANIEL
7 anos atrás

Só pra lembrar, o grande Ayrton Senna, deixou seu companheiro de equipe passar na última volta, pois já se consagrara campeão sem a necessidade de um primeiro lugar. Isso fez a diferença entre um piloto competitivo e um piloto competitivo com caráter.

julio
julio
7 anos atrás

flavio, vc não faria o que ele fez mesmo não pilota nada;

julio
julio
7 anos atrás

flavio, vc não faria o que ele fez mesmo não pilota nem bicicleta. kkkkkkk

Diego
Diego
7 anos atrás

Não vejo erro algum, em usar uma tática pouco comum para tentar ser campeão, se for para criticar a atitude a de Hamilton, então deveria criticar a atitude de Rosberg no GP da Áustria onde visivelmente ele jogou o carro em cima do Hamilton para tentar tirá-lo da corrida.
Acho o Rosberg um bom piloto mas como ano que vem com as mudanças no regulamento não dará mas certeza se a Mercedes vai dominar, quiseram da um titulo para um piloto Alemão, por isso até a equipe de mecânicos do Hamilton passou ser do Rosberg. É certo que se Hamilton não tivesse tantos problemas no carro como houve esse ano ele teria ganhado mais um título.

Luciano Santos Oliveira
Luciano Santos Oliveira
7 anos atrás

Rapaz, o que Hamilton fez nessa ultima corrida foi umas das coisas mais incríveis dos últimos tempos, isso sem contar que falamos de uma GP que, sinceramente, não tem NADA de emocionante. Na verdade, ele salvou a corrida que já tinha um enredo mais que previsível, onde todos sabiam que o Nico não iria se expor por nada naquele GP. Realmente, com pensamentos assim, estamos caminhando com passos largos para uma F1 (sem piloto brasileiro, meu deus…) e totalmente sem graça, sem emoção.

Smith
Smith
7 anos atrás

Criticar o Hamilton por sua tática, é o mesmo q no futebol, criticar o Time que está ganhando, em vez de atacar, tocar a bola de lado pra fazer o tempo passar…
Nada demais, nada que qualquer outro não faria, inclusive o Vettel!

Elias Sampaio
Elias Sampaio
7 anos atrás

Com todo respeito, nunca vi uma reportagem/comentário tão sem sentido. Tenho certeza que se tratasse de um Airton Senna, o teor do texto seria outro. A regra na F1 é clara. Se Rosberg queria maior velocidade de Hamilton que fosse para cima. Não foi porque ele simplesmente é menos piloto do Hamilton em todos os sentidos. Os números estão ai para comprovar. Infelizmente, o carro de Hamilton quebrou mais do que deveria porque se não fosse assim, mesmo com os erros que ele cometeu ele terminaria o campeonato com mais de 15 pontos de frente e não os míseros 5 de Robesrg. 2017 vem ai com maior igualdade de equipamento e vamos ver quem é que vai estar na disputa final

Roberto Silva
7 anos atrás

O que eu acho mais engraçado, q quando Senna e Prost jogavam um e outro para fora da pista literalmente para ganhar o Campeonato era lindo…Para de MIMIMI.

Marco Machado
Marco Machado
7 anos atrás

É muito mi mi mi, reclamam que a F1 está sem graça, não é como antigamente, brigas por posições, loucuras de alguns pilotos, e quando um piloto vem colocando um pouco emoção na prova ( dentro do regulamento) ai começam com o chororo, esses que criticam não conseguiriam assistir corridas na década de 80/90 entrariam em pânico com o que os verdadeiros pilotos faziam.

Bruno
Bruno
7 anos atrás

Só uma duvida , Sr Flavio Gomes , o Sr correu com quem ? Correu aonde ?
Tem alguma experiencia sobre o que esta comentando ?
Errado fui eu em entrar nesse blog

Luiz G
Luiz G
Reply to  Bruno
7 anos atrás

Então sai do Blog, cara.
O Flavio Gomes está pedindo pra você ler o que ele escreve?

Claudio
Claudio
Reply to  Luiz G
7 anos atrás

Kkkkkk não pediu mas se abre espaço para comentários quem lê tem o direito de comentar , babão!

Jose Carlos
Jose Carlos
7 anos atrás

Enfim, Flavio Gomes, cada um pensa o que quer.

Wagner
Wagner
7 anos atrás

Este Flavio deveria pensar antes de escrever tanta asneira! Minha opinião que torci para o Rosberg, mas estão querendo crucificar o Hamilton por tentar ganhar? Ele está lá para vencer e o piloto que pensar como o cara que escreveu essa matéria será sempre um segundo piloto. Senna, Piquet e qq grande campeão faria o mesmo do Hamilton. Agora a midia hj em dia e o tal politicamente correto estão acabando com o mundo! Hamilton não fez nada demais. E a mercedes que estava claramente este ano favorecendo o Rosberg, as quebras do Hamilton e troca de motores suspeitos e a troca dos mecânicos ninguém diz nada? O mundo hj com qq coisa é bullying ou essa coisa de “ah não é proibido mas não é politicamente correto é uma besteira! Rosberg campeão e Parabéns a ele mas o Hamilton agiu certo. Vettel criticou ele mas e quando o Vettel jogou o carro em cima do Mark Webber? Quando desobedeceu ordens de equipe e ultrapassou e ai Flavio? Pura babaquice este artigo!

João
João
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Digo mais: o mundo dos comentários abertos é insuportável. Há uma legião de gente hoje que não sabe que existe vírgula, ponto final, aspas…

Mauricio Okamoto
Mauricio Okamoto
7 anos atrás

redes sociais, onde todo mundo tem opinião sobre tudo, ou acha que tem.

Isaac
Isaac
Reply to  Mauricio Okamoto
7 anos atrás

Isso na sua opinião.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Mauricio Okamoto
7 anos atrás

Não só nas redes sociais, mas na vida secular, de uma forma geral, todas as pessoas têm visões diferentes sobre, tudo é isso sempre será normal, pois faz parte da essência do ser humano é sugiro a você que busque ter sua própria opinião, para que as pessoas não pensem por você. No seu comentário, você, também, emitiu sua opinião.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcelo
7 anos atrás

É a Democracia da Palavra. E como toda democracia, a nossa liberdade termina onde começa a dos demais.

Isaac
Isaac
Reply to  Marcelo
7 anos atrás

Sim, você tem razão, era a minha opinião e eu estava ciente disso. E não precisa sugerir que eu tenha, com todo respeito, eu tenho, bem como todo mundo tem, mais ou menso influenciada por um ou por outro. Minha intenção foi apenas uma brincadeira, de verdade!

Marcos
Marcos
7 anos atrás

Comentário ôco, para dizer o mínimo. Quem foi prejudicado mesmo foi Hamilton que é muito, mais muito mais piloto que Rosberg que precisou da “ajuda” da Mercedes em Sapang para ganhar o campeonato. Coincidência né ? Após esta corrida Rosberg só precisava de segundos lugares para ser campeão. Foi a forma encontrada pela Marcedes para ter um carro alemão, pilotado por um alemão para ser campeão. A propósito, muito mais piloto que Rosbeg, além do Hamilton(arrojado e técnico), temos Alonso (técnico e arrojado) Vettel (tetra campeão mundial) além de Verstappen que com certeza ainda será campeão do mundo além de Bottas. Respeito sua opinião (que procura ser sempre polemica para chamar atenção) mais discordo totalmente dela.

Jorge Prates
Jorge Prates
7 anos atrás

Não houve deslealdade? Está faltando bom senso às hamiltetes de plantão. Jogo sujo! Claramente sujo! Não importa o regularmento, eu sei, vocês sabem, todos sabem! Jogo sujo! Mas enfim, nada inesperado, apenaa Hamilton sendo Hamilton. Todo mundo já sabe como ele é. Pode ganhar quantas corridas quiser e bater quantos recordes puder. Sempre será visto como um trapaceiro desprovido de espiriro esportista.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Jorge Prates
7 anos atrás

E o Rosberg ??!! Procure no YouTube, porque eu acho que você só assistiu às últimas três corridas ou tem uma memória RAM bem fraquinha. Rosberg, Bélgica 2014, Mônaco 2014 e Áustria 2015. Veja aí, dos dois, quem é o piloto sujo. Há, me esqueci de Barcelona 2016. Abraço

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Marcelo
7 anos atrás

Memória seletiva Marcelo, que varia de acordo com a conveniência.

Venilson
Venilson
7 anos atrás

Além de censurarem meu comentário, o suposto jornalista ainda publica uma mensagem ofendendo os leitores, os quais são imprescindíveis para o exercício da sua função.

Enviarei um e-mail agora para a direção do UOL pedindo uma punição a esse senhor, que foi extremamente desrespeitoso publicando a mensagem abaixo:

“Abriram a porteira do Inferno. Este post deve ter ido para a home do UOL. É o que explica a invasão de debiloides”

Ainda por cima não sabe reagir a criticas.

Espero que o senhor seja punido para não voltar a ter esse comportamento.

Armando
Armando
7 anos atrás

O Hamilton jogou com o regulamento assim como o Rosberg. Se o Hamilton estava devagar então o Rosberg devia ultrapassá-lo.
Simples assim.