YES, MARINA (2)

abu16a

SÃO PAULO (cumprindo tabela) – Consegui ver o treino que definiu o grid de Abu Dhabi pelo celular do Giordano, até que o plano de dados dele derrubou a conexão. Pobre é foda. Ia começar o Q3. Aí peguei o celular da noiva dele, e consegui ver tudo até o fim.

Está muito claro que Hamilton é o grande favorito à vitória amanhã. O cara foi o mais rápido em todos os treinos e fez a pole enfiando respeitáveis 0s303 em Rosberguinho. Ricciardo foi o terceiro e Raikkonen, o quarto. Vettel, que fecha uma temporada bem fraquinha, e Verstappinho estão na terceira fila.

O que significa que Max não vai perturbar Nico, o que na minha visão deveria ser sua única preocupação na corrida. Se chegar, vai demorar. Tem duas Ferrari e o companheiro à frente no grid, e nessa pista passar é coisa complicada — mesmo para alguém voluntarioso como o jovem holandês. O circuito é uma droga, e a prova tende a se desenrolar em fila indiana.

[bannergoogle]Lewis deve vencer. Voltou a guiar muito bem, e está lembrando o Rosberg das últimas provas de 2016. Nico não precisa muito, só um terceirinho. Acho que levanta a taça amanhã sem grandes sustos. E com merecimento. Detalhe relevante: os dois rubro-taurinos fizeram seus tempos no Q2 com pneus supermacios. Isso lhes dá uma boa margem de manobra na escolha da estratégia de paradas. O resto, inclusive a dupla prateada, está de ultramacios — que podem até não gastar loucamente no tapete árabe, mas forçam um primeiro stint mais curto.

Alguns números mercêdicos. Hamilton fez sua 12ª pole no ano e 61ª na carreira. Foi também a 20ª da equipe alemã no ano, recorde para uma mesma temporada. E foram 14 primeiras filas em 21 etapas. Coisa pacas.

No mais, a última corrida do ano não teve grandes surpresas no grid. A Toro Rosso, talvez. Para o mal. Nenhum de seus pilotos passou ao Q2. Também ficaram no Q1 os dois da Sauber, previsivelmente, mais Ocon e Magnussen. Aqui, palmas para Wehrlein, que levou a Manor à segunda parte da classificação.

Nessa fase, quem não correspondeu às expectativas foi Bottas, eliminado no último segundo por um Alonso (foto abaixo) que parece no auge da forma e que merece um carro melhor. No mais, tudo normal.

alonsoabu

Gostei de ver Button com o capacete amarelo marca-texto que usou em 2009, quando foi campeão pela Brawn. Boa forma de se despedir da categoria. Com ele, amanhã, encerra a carreira na F-1 Felipe Massa — e ganhou de presente da Williams o carro que usou no GP do Brasil, uma enorme gentileza que mostra o carinho do time por ele. Isso é previsto e anunciado. O que não se sabe é se Felipe II também estará se despedindo. A situação do brasileiro, neste momento, é quase insolúvel. Se estiver no grid no ano que vem, será uma enorme surpresa. E se não conseguir o lugarzinho na Sauber — que precisa de piloto pagante, e ele não pode pagar mais nada –, não sei também o que será de sua carreira.

Não que isso vá mudar o preço do dólar, mas é bom que as pessoas comecem a conviver com a ideia de o Brasil não ter piloto nenhum na F-1 na próxima temporada. Será a primeira vez desde a estreia de Emerson, em 1970. E, sem Nasr, podem esperar por uma longa estiagem verde-amarela no principal campeonato do mundo. Não tem ninguém na fila. Rigorosamente ninguém.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
7 anos atrás

O treino, pra variar, é igual à corrida: Mercedes na frente.

perna quebrada
perna quebrada
7 anos atrás

Olha que legal esse vídeo…

A treta do Hunt com o repórter é impagável

https://www.youtube.com/watch?v=_3M2E0iNy64

rogerV
rogerV
7 anos atrás

…. O ruim agora é ficar esperando para ver os carangos de 2017, testes… promessas, mentiras…até a primeira prova! Espero que a RTVG, nos faça o imenso favor – de jogar para o canal co-irmão as transmissões! Sobre o Felipe II…. ‘sabe-se’ lá… Assistirei a F1, da mesma forma que hoje! Qual será a pintura mais legal nos testes?

Porque não se aposentez também, Alonso?
Porque não se aposentez também, Alonso?
7 anos atrás

Convém, no texto sobre o título do Rosberg, lembrar que ele deu passagem para o Hamilton em Mônaco. Do contrário, Hamilton não teria nunca ganho aquela corrida e não estaria nessa briga acirrada hoje.

P.S.: Tetra é Luxo!

Zé Maria
Zé Maria
7 anos atrás

Correr com o regulamento debaixo do braço traz seus riscos.
Vai que o Mico encontra um Petrov pela frente, daí babau.
Tem também aquela alternativa Prostsenniana de Suzuka, dá logo um porrão no Hamilton na disputa da 1ª freada e vai prá galera. Já aconteceu antes e ficou por isso mesmo.
Brasileiros na F?
Nenhum merece, nem Nasr nem Pietro nem Pedro, os pimpolhos então, não fizeram nada que prestasse esse ano.
A conferir, torcendo pelo Mico.

José
José
7 anos atrás

Pra falar a verdade, eu como fã de Fórmula 1 e não de brasileiros na Fórmula 1, vejo até com bons olhos a falta de um piloto brasileiro no grid. Assim a Globo será forçada a vender melhor o seu produto ao invés de ficar apenas “pachecando” e alimentando falsas esperanças no público em geral.

Faz tempo que digo isso, o problema de audiência não se resume à Fórmula 1 (que tem muita coisa pra melhorar, lógico), mas não é o principal problema.

Iz Kariotz
Iz Kariotz
7 anos atrás

Flávio, acho que o público da f-1 no Brasil atualmente não tá nem aí se tem ou não brasileiro correndo.
Gostam da f-1 e ponto.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Iz Kariotz
7 anos atrás

Teve brasileiro correndo este ano?

Carlos Pereira
Carlos Pereira
7 anos atrás

Vê-se que a CBA nada faz para descobrir, desenvolver, e revelar pilotos nesse país.
Triste.

clodoaldo
clodoaldo
7 anos atrás

se e pra ter o nars na sauber como piloto brasileiro na f1 então não obrigado

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Só fica faltando o campeonato pro Rosberg, e perder nessa sua melhor chance seria pior do que levar um tiro na cabeça! Leva pra casa esse carro Massacrado que foi o seu único prêmio de consolação desse ano que não vai deixar muita saudade. Então é bom o Brasil valorizar essa corrida de Abu Dhabi 2016 que pode ser a última de um piloto brasileiro na F-1 nesse momento crítico, mas que triste realidade.

Danilo Silva
Danilo Silva
7 anos atrás

O sonho acabou. Brasil na F1? Fo**-se! Fidel morreu :(

Robertom
Robertom
7 anos atrás

Batista, para se situar veja isso:
https://en.wikipedia.org/wiki/2016_Formula_V8_3.5_Series
Ele fez uma temporada fraca na Formula V8 3,5 em 2016, e uma temporada horrível na Formula 3 Européia em 2015.

Robertom
Robertom
Reply to  Robertom
7 anos atrás

Falando do Pietro Fittipaldi.

Leovegildo Fernandes
Leovegildo Fernandes
7 anos atrás

Nelsinho. Este era o cara que deveria estar representando o Brasil na f1. Uma pena o que aconteceu. Desperdício de talento. Além dele, Di Grassi.

Porque não de aposentez também, Alonso?
Porque não de aposentez também, Alonso?
7 anos atrás

“Está muito claro que Hamilton é o grande favorito à vitória amanhã. O cara foi o mais rápido em todos os treinos…”

– Teve o TL3 em que Ve44el foi P1.

“…encerra a carreira na F-1 Felipe Massa — e ganhou de presente da Williams o carro que usou no GP do Brasil…”

– Será o carro batido?

Diego Puerta
Diego Puerta
7 anos atrás

FG, como está a situação do Pedro Piquet e do Pietro Fittipaldi? O projeto de ambos é pra F1, certo?

Fernando
Fernando
7 anos atrás

É, desde o Emerson tem brasileiro na F1, e já fomos o país com mais títulos na categoria, não é pouco não, foi legal. Mas quem gosta mesmo de automobilismo não liga muito prá isso não, claro, é melhor torcer pros nossos brazucas, mas se não tiver nenhum, e daí? Eu também não vejo ninguém na fila, mas a F1 também esta meia boca, então tanto faz. Interlagos parece que esta com os dias contados, isso é uma merda, o automobilismo nacional esta acabando, se a F1 sumir daqui Interlagos não se sustenta mais, mas é a vida, muita coisa acaba no mundo, muita coisa muda, é só aceitar, entender e pronto. Jacarepaguá acabou, mudou de finalidade, a imprensa especializada até elogiou as Olimpíadas, é a vida novamente, tudo muda, tudo acaba e muita coisa não vai deixar saudades.

ze otavio
ze otavio
7 anos atrás

Boa noite, estou ate agora esperando seu texto sobre o Fidel. Bjs

Mentecapto
Mentecapto
7 anos atrás

Acho que o Hamilton vence de ponta a ponta, e torço para uma prova épica do Rosberg, tipo, algum problema que o leve para o fundo do grid e em uma prova de recuperação fantástica, chegar em terceiro.

Mas concordo com o dono do blog, que a prova tem uma forte tendência para ser bem morna. Espero que não, e torcendo para um pódio do aussie gente boa!

Julio Cesar
Julio Cesar
7 anos atrás

Pessoal do Sportv sugeriu uma vaquinha pela internet para ajudar o Nara, achei ridículo.

O que pensa sobre isso Flávio?

Julio Cesar
Julio Cesar
Reply to  Julio Cesar
7 anos atrás

Nars **

Robertom
Robertom
Reply to  Julio Cesar
7 anos atrás

Errou de novo!
Herrar é umano!
Nasr.

Andre Oliveira
Andre Oliveira
7 anos atrás

Minha aposta: Hamilton bloqueia Rosberg na largada, deixa 2 ou 3 pilotos ultrapassar, depois da última parada pra troca de pneus parte pra recuperação e seja o que Deus quiser.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Prezado F&G : Fim dos Felipes na F-1, jogadinha de tio Bernie( segredo), herdeiros de campeões brasileiros da F-1 ,sob a tutela de tio Bernie ( F/P), uma pizza na aposta ok-
Fittipaldi e Piquet, novamente em muito breve na F-1.
Parabéns pela corrida no Paraná, a sorte foi das sapatilhas amarelas kkkkkkkkkk
Saudações palmerenses verdão campeão.

Sanzio
7 anos atrás

Qual programa você usa pra assistir pelo celular?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Eu nem ligo se não tem brasileiro, pois gosto do carro e a mecânica refinada.Refino esse, quê hoje está atrapalhando muito a categoria.Mas não dá para dizer quê é ruim, ver Fittipaldi,Piquet e Senna ganhando seus títulos.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
7 anos atrás

Olá, Flávio.
Gostaria de mandar uma foto para o ‘Álbum sobre rodas’. Imagem típica de família dos anos sessenta, além do fusca e do pessoal “a caráter”, tem um DKW, acho que você vai gostar.
Um abraço!

Angelo
Angelo
7 anos atrás

Massa ganhou o carro porque a lanternagem tava muito cara, o seguro deu PT no carro usado no Brasil. rsrsrs

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Angelo
7 anos atrás

E nem é flex. Não vale a pena arrumar. Quero não.

jaimewc
jaimewc
7 anos atrás

Sem Nasr na F1, acho que periga o GP tambem dancar.. Espero que nao,

ags
ags
7 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk Esse FG..é phodinha.. papando o que…?.. só se for as sopas de feijão que o avõ sem grana anda querendo vender o pimpolho..mas..não tem tanto neguim bobo não viu seu emerson.. Teu guri não chega em formula um antes de 2019..
Amanhã…
Nico vai cafungar na nuca no nico.. ambos ficam na curva 3..
Hamilton..ensina como se leva uma baratinha no melhor spot..
Tetra..sem rolo nenhuum…..
HAMILTON.. campeão..e olhem o Alonso..dando um samba no pigmeu..rssssss

Daniel
Daniel
7 anos atrás

E o seti-camara? Ele tá no programa da Red Bul, será que não tem chance de subir?

Matheus Mueller
Matheus Mueller
7 anos atrás

Acredito que o sette câmara será o próximo brasileiro a ter chance.

Lázaro Ventura
Lázaro Ventura
7 anos atrás

“Nessa fase, quem não correspondeu às expectativas foi Bottas, eliminado no último segundo por um Alonso (foto abaixo) que parece no auge da forma e que merece um carro melhor. No mais, tudo normal.”

Mas vc disse uma vez no Paddock GP que considerava Vettel e Hamilton e achava que Alonso não fazia parte desse excelente time.

Fabricio
Fabricio
7 anos atrás

Anão, as Mercedes fizeram o q2 de ultra macios. Só as Red Bulls o fizeram de super. O Iphone do carcamano é pirata, talvez isto o confundiu.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Porra FG tao te chamando de anao!!!!

ms
ms
7 anos atrás

“…força mental…” nunca foi o forte de rosberg…..acho (e torço) que amanhã ele amarela e hamilton será tetracampeão

MarcioD
MarcioD
7 anos atrás

Nico vem falando que vai lutar pela vitória, assim como falou nos últimos GP’s, o que duvido que faça. Vai correr pelo regulamento.
Ele não vai ser louco de se arriscar, pois pode ser sua ultima chance de ser campeão, vem ai uma mudança de regulamento em 2017 em que tudo pode acontecer, além dele ser um piloto inferior a Hamilton.
Com a grande superioridade dos Mercedes e sendo uma quebra deles algo improvável, eu se estivesse no lugar de Lewis partiria para o tudo ou nada e seguraria o pelotão atrás para tentar criar uma disputa de Nico com quem vem depois, de onde pode surgir uma toque por exemplo.
Se ele sumir na frente como fez das outras vezes, vai ficar dependendo de uma quebra ou acidente improváveis envolvendo Rosberg.

Marcelo
Marcelo
Reply to  MarcioD
7 anos atrás

Pensei a mesma coisa. A estratégia com maior probabilidade de sucesso do Hamilton seria embolar a disputa atrás dele. Só que isso seria percebido pela telemetria da Mercedes, e não sei o quanto o “liberados para acelerar para disputar o título” também abrange “tirar o pé para disputar o título”.

Mas não deixa de ser curioso pensar que para ter mais chances, o Hamilton precisaria guiar mais lentamente na corrida amanhã..

Claudio
Claudio
7 anos atrás

Muito bem FG, temos os mesmos palpites, pelo menos na F1,
Ainda bem que teu amigo te emprestou a noiva, digo o celular da noiva, isso sim que é amigo, queria ter uma amigo com noiva assim, eu ia pegar emprestado o celular com a noiva junto…mas falando nisso, se o Giordano é pobre e voce FG, cade teu celular, tu tens celular, e conexão???? KKKKkkkk desculpe as brincadeiras amigos!
Como eu disse e o FG assina embaixo, o hamilton ia fazer a pole fácil uma vez que rosgerguer só pensa no título então não tá ariscando um centavo sequer, ele nem peida mais dentro do carro pra não correr nenhum risco, pra ele não importa muito mais uma pole ou vitória, mas o título é fundamental e tem que ser esse ano!!!! depois como eu já disse anteriormente vem o resto: ferrarida, redebule, foice india ui-lians , renauticos hassiaticos, renauticos,maninhos, taurinos e a salber, alias salber no rabo dos outros é refresco, o filipinho II que o diga e como FG disse se ele ficar fora do circo da F1 teremos sim um grande hiato ate surgir um brazuca denovo no circo de F1. Tomara que nao venha mais cascateiros, o massinah encheu o saco, diz ele que ia fazer a pole hoje se o carro corresse mais…. alias pelas explicaçoes do massaneta ele ganharia quase todas as corridas se nao fosse um ou outro probrema….. acho que o probrema era ele! Dizem que em interlagos tinha muita agua nao so pela chuva mas pelas lagrimas do filipeta…. vá chorar assim la na casa do…… e o filipe poderia tentar carreira numa chorosa novela mexicana pois certeza ia se dar bueno!!!! As dis-putas sera rosbife X hamburguer, alongsoXmassinhaXsainz dis-putando o decimo lugar no ano e salberX MiRTes dis-putando quem chega por ultimo pra ser a mulher do padre……

Air Junior
Air Junior
7 anos atrás

Nem Pedro Piquet teria alguma chance de aparecer na F1 nos próximos anos, ou a família ficou queimada por causa do Nelsinho?

Batista Lara
Batista Lara
7 anos atrás

E o Pietro Fittipaldi? Parece que está papando tudo nas categorias de acesso… Será que vinga?